Matthew Henry

Ester 9

Argumento

Deixamos em vigor dois decretos reais, ambos expedidos na corte de Susã. O primeiro, datado do dia 13 do primeiro mês, determinava que todos os judeus fossem mortos no dia 13 do décimo segundo mês seguinte.

O segundo, datado do dia 23 do terceiro mês, autorizava os judeus, no dia marcado para sua matança, a empunhar a espada em defesa própria e resistir aos inimigos da melhor maneira possível.

Sem dúvida, havia grande expectativa quanto àquele dia e seu desfecho. A causa dos judeus seria decidida em batalha, e o dia do combate fora fixado por autoridade. Seus inimigos decidiram não perder as vantagens que o primeiro decreto lhes dera, na esperança de vencê-los pela superioridade numérica.

Os judeus confiaram na bondade de seu Deus e na justiça de sua causa, e decidiram empenhar todas as forças contra seus inimigos.

Por fim, chegou o dia; e aqui somos informados: I. Que dia glorioso foi aquele ano para os judeus, e também os dois dias seguintes: um tempo de vitória e triunfo, tanto na cidade de Susã quanto em todas as demais províncias do rei, vv. 1-19.

II. Como esse dia se tornou memorável para a posteridade por meio de uma festa anual em comemoração desse grande livramento, chamada “festa de Purim”, vv. 20-32.

Versículos 1 a 19

Os Judeus Vingados. (a.C. 509.)

Temos aqui uma batalha decisiva entre os judeus e seus inimigos, da qual os judeus saíram vitoriosos. Nenhum dos lados foi surpreendido, pois ambos haviam recebido o aviso com bastante antecedência; assim, foi uma prova justa da habilidade de cada um. Tampouco um lado podia chamar o outro de rebelde, pois ambos tinham o apoio da autoridade real.

I. Os inimigos dos judeus foram os agressores. Esperavam, apesar do decreto posterior, dominá-los com base no anterior (v. 1), e os atacaram por isso. Organizaram-se em grupos e se aliaram contra eles para lhes causar prejuízo, v. 2.

A paráfrase caldaica diz que ninguém se apresentou contra os judeus, exceto os amalequitas, que estavam obcecados e tinham o coração endurecido, como o de Faraó contra Israel, para pegar em armas e caminhar para a própria destruição.

Alguns nutriam pelos judeus uma malícia tão antiga e implacável que a queda de Hamã e a ascensão de Mardoqueu, em vez de convencê-los, apenas os exasperaram e os tornaram ainda mais violentos e decididos a degolar todos os judeus.

Os filhos de Hamã, especialmente, juraram vingar a morte do pai e levar adiante seus desígnios, que chamavam de nobres e corajosos, fossem quais fossem os riscos que corressem. Para isso, haviam formado um partido forte tanto em Susã quanto nas províncias.

Eles insistiam em lutar, embora vissem claramente a Providência lutar contra eles; assim, ficaram obcecados a ponto de caminhar para a própria destruição. Se tivessem ficado quietos e nada tivessem tentado contra o povo de Deus, nem um fio de cabelo lhes teria caído da cabeça.

Mas não conseguiam convencer-se a fazer isso; precisavam intrometer-se, mesmo que o resultado fosse sua própria ruína, e rolar uma pedra pesada que voltaria sobre eles.

II. Os judeus, porém, foram os vencedores. O mesmo dia em que o decreto real para sua destruição deveria ser executado, e que os inimigos julgavam ser o dia deles, mostrou-se o dia de Deus, Salmos 37:13. Tudo se inverteu em relação ao esperado, e os judeus dominaram aqueles que os odiavam, v. 1. Aqui somos informados:

  1. O que os judeus fizeram por si mesmos (v. 2): reuniram-se em suas cidades, formaram grupos e se puseram em posição de defesa, sem agredir ninguém, mas desafiando a todos. Se não tivessem recebido um decreto que os autorizasse, não ousariam agir assim; mas, contando com esse apoio, contenderam dentro da lei.

Se tivessem agido separadamente, cada família por si, teriam sido presa fácil dos inimigos. Mas, agindo em conjunto e reunindo-se em suas cidades, fortaleceram uns aos outros e ousaram enfrentar seus adversários. Vis unita fortior — as forças atuam com mais poder quando estão unidas.

Os que escrevem sobre a situação atual dos judeus apresentam isso como a razão pela qual, embora sejam muito numerosos e ricos em muitas regiões, ainda são tão desprezados: em geral, são tão egoístas que não conseguem unir-se em um só corpo.

Estando sob a maldição da dispersão, não podem unir-se nem, como aqui, reunir-se; pois, se pudessem, com seu número e sua riqueza seriam capazes de ameaçar os Estados mais poderosos.

  1. O que os governantes das províncias fizeram por eles, sob a influência de Mardoqueu. Todos os oficiais do rei, a quem o decreto sanguinário ordenara que ajudassem a destruir os judeus (Ester 3:12, 13), conformaram-se ao decreto posterior e ajudaram os judeus, fazendo a balança pender para o lado destes, v. 3.

O novo decreto, ao se opor juridicamente ao anterior, deixara a questão em aberto e dera aos oficiais a liberdade de seguir o que preferissem. As províncias em geral acompanhariam a inclinação de seus governantes; por isso, o favor deles aos judeus seria uma grande ajuda.

Mas por que os ajudaram? Não por afeição aos judeus, mas porque o temor de Mardoqueu caiu sobre eles, pois era evidente que ele contava com o apoio de Deus e do rei. Todos viram que lhes convinha ajudar os amigos de Mardoqueu.

Ele não apenas era importante na casa do rei e estimado pelas pessoas da corte (como muitos que não têm mérito próprio para sustentar sua reputação); sua fama de sabedoria e virtude se espalhara dali por todas as províncias. Por toda parte era exaltado como um grande homem.

Também o consideravam um homem em ascensão, que se tornava cada vez maior (v. 4); por isso, todos os oficiais do rei ajudaram os judeus por temor a ele. Os poderosos podem fazer muito bem por sua influência; muitos que não temem a Deus terão temor deles.

  1. O que Deus fez por eles: infundiu em todos os povos o temor dos judeus (v. 2), como os cananeus foram levados a temer Israel (Josué 2:9; 5:1). Desse modo, embora fossem bastante ousados para atacar os judeus, não tiveram coragem para levar o ataque adiante.

Quando chegaram ao combate, faltou-lhes o ânimo, e nenhum dos valentes conseguiu achar as próprias mãos.

  1. A derrota que os judeus então infligiram: ninguém pôde resistir-lhes (v. 2), e fizeram o que quiseram com aqueles que os odiavam, v. 5. De maneira extraordinária, os judeus foram fortalecidos e animados, enquanto seus inimigos foram enfraquecidos e desalentados.

Assim, nenhum daqueles que se haviam identificado como destruidores dos judeus escapou: feriram-nos ao fio da espada. Mais especificamente: (1.) No dia 13 do mês de adar, abateram quinhentos homens na cidade de Susã (v. 6) e os dez filhos de Hamã, v. 10.

Quando leem o livro de Ester na festa de Purim, os judeus se obrigam a ler os nomes dos dez filhos de Hamã num só fôlego, sem pausa alguma, pois dizem que todos foram mortos juntos e entregaram o espírito no mesmo instante. — Buxt., Synag. Jud., cap. 24.

A paráfrase caldaica diz que, quando os dez foram abatidos, Zeres escapou com mais setenta filhos de Hamã; depois eles passaram a mendigar pão de porta em porta.

(2.) No dia 14, abateram em Susã outros trezentos homens que haviam escapado da espada no dia anterior de execução, v. 15. Ester obteve do rei autorização para que fizessem isso, a fim de causar maior terror aos inimigos e esmagar por completo aquele grupo de homens mal-intencionados.

O rei havia recebido a contagem dos mortos à espada no primeiro dia (v. 11), comunicou-a a Ester (v. 12) e perguntou-lhe o que mais desejava. “Nada”, respondeu ela, “senão autorização para outro dia de ação semelhante.”

Ester certamente não era sedenta de sangue nem tinha prazer na matança, mas possuía algumas razões muito boas para fazer esse pedido. Também pediu que os cadáveres dos dez filhos de Hamã fossem pendurados na forca em que o pai deles fora enforcado, para maior desonra da família e terror de seus partidários (v. 13); assim se fez, v. 14.

Supõe-se que foram pendurados por correntes e deixados ali por algum tempo. (3.) Os judeus das regiões rurais obedeceram às ordens e não abateram mais inimigos além daqueles que foram abatidos no dia 13. Em todas as províncias, foram 75 mil ao todo, v. 16.

Se todos eram amalequitas (como dizem os judeus), sem dúvida foi então que a lembrança de Amaleque foi totalmente apagada, Êxodo 17:14. De todo modo, o que justifica a morte de tantos é que agiram em defesa própria, justa e necessária: lutaram pela vida, autorizados tanto pela lei da autopreservação quanto pelo decreto do rei.

(4.) Nessas diversas execuções, repara-se em que eles não puseram a mão nos despojos, v. 10, 15, 16. A autorização do rei lhes permitia tomar como presa os bens dos inimigos (Ester 8:11), e tiveram boa oportunidade de enriquecer com eles.

Se os partidários de Hamã tivessem vencido, sem dúvida teriam usado sua autorização para confiscar os bens e as propriedades dos judeus, Ester 3:13. Mas os judeus não quiseram fazer-lhes o mesmo:

[1.] Para mostrar, em honra de sua religião, um desprezo santo e generoso pelas riquezas deste mundo, imitando seu pai Abraão, que rejeitou enriquecer com os despojos de Sodoma.

[2.] Para deixar claro que não pretendiam nada além de preservar a própria vida e usavam sua influência na corte para salvá-la, não para aumentar suas propriedades.

[3.] Sua autorização lhes permitia destruir as famílias dos inimigos, até os pequeninos e as mulheres, Ester 8:11. Sua humanidade, porém, os impediu de fazer isso, embora fosse o que seus inimigos planejavam contra eles. Não abateram ninguém além dos que encontraram armados.

Por isso, não tomaram os despojos, mas os deixaram às mulheres e aos pequeninos que haviam poupado, para que se sustentassem. Do contrário, teria dado no mesmo abatê-los ou fazê-los morrer de fome, tirar-lhes a vida ou tirar-lhes o sustento. Nisso agiram com consideração e compaixão dignas de imitação.

  1. A satisfação que tiveram com sua libertação. Os judeus das regiões rurais livraram-se de seus inimigos no dia 13 do mês, descansaram no dia 14 (v. 17) e fizeram dele um dia de ação de graças, v. 19.

Os judeus de Susã, a cidade real, dedicaram dois dias à ação militar; por isso, descansaram no dia 15 e fizeram dele seu dia de ação de graças, v. 18. Ambos celebraram a festa no dia seguinte ao término da luta e à conquista do objetivo.

Quando recebemos misericórdias extraordinárias de Deus, devemos ser prontos e rápidos em lhe apresentar nossa gratidão, enquanto a misericórdia ainda está viva na memória e sua impressão é mais nítida.

Versículos 20 a 32

A Festa de Purim. (a.C. 509.)

Podemos imaginar quanto Mardoqueu e Ester foram tocados pelos triunfos dos judeus sobre seus inimigos e com quanta satisfação viram o resultado daquele dia decisivo, na mesma medida do cuidado e da preocupação com que o aguardaram. Como seus corações se expandiram de alegria em Deus e em sua salvação, e quantos novos cânticos de louvor lhes foram postos na boca!

Mas aqui nos é contado o que fizeram para divulgar o acontecimento entre seu povo e perpetuar sua lembrança para a posteridade, em honra de Deus e para animar seu povo a confiar nele em todo tempo.

I. A história foi escrita, e cópias dela foram distribuídas entre todos os judeus de todas as províncias do império, tanto próximas como distantes, v. 20. Todos conheciam algo da história, pois estavam diretamente envolvidos: o primeiro decreto lhes mostrara o perigo, e o segundo, a libertação. Mas não sabiam como ocorrera essa surpreendente reviravolta.

Por isso, Mardoqueu escreveu todas essas coisas. Se este livro é o mesmo que ele escreveu, como muitos pensam, não posso deixar de observar quanta diferença existe entre o estilo de Mardoqueu e o de Neemias.

Neemias, a cada passo, repara na Providência divina e a boa mão de seu Deus sobre ele, o que é muito apropriado para despertar sentimentos devotos nos leitores. Mardoqueu, porém, nem sequer menciona o nome de Deus em toda a história.

Neemias escreveu seu livro em Jerusalém, onde a religião estava em voga e sua presença aparecia na conduta cotidiana das pessoas. Mardoqueu escreveu o seu no palácio de Susã, onde a política reinava mais que a piedade, e escreveu de acordo com o espírito do lugar.

Mesmo aqueles em quem existe a raiz da religião tendem a perder seu sabor e a deixar sua folha murchar quando convivem apenas com pessoas de pouca religião.

Prefiro o modo de escrever de Neemias; é esse que eu imitaria. Ainda assim, aprendo com Mardoqueu que alguém pode ser, na verdade, devoto sem abundar em demonstrações e expressões de devoção e que, portanto, não devemos julgar nem desprezar nossos irmãos.

Como, porém, há tão pouco da linguagem de Canaã neste livro, muitos pensam que ele não foi escrito por Mardoqueu, mas extraído dos anais dos reis da Pérsia. Estes relatavam os fatos, que os próprios judeus sabiam interpretar.

II. Foi instituída uma festa para os judeus observarem todos os anos, de geração em geração, em memória da obra maravilhosa que Deus fizera em favor deles. Assim, as crianças que nasceriam a conheceriam e a contariam aos próprios filhos, para que pusessem em Deus a sua esperança, Salmos 78:6, 7.

Isso honraria a Deus como protetor de seu povo e a Israel como objeto do cuidado do Céu. Confirmaria a fidelidade da aliança de Deus, convidaria os estrangeiros a entrar em seus vínculos e animaria o próprio povo de Deus a depender alegremente de sua sabedoria, poder e bondade nas maiores agruras.

A posteridade colheria os benefícios desse livramento e, por isso, deveria celebrar sua memória. A respeito dessa festa, somos informados:

  1. Quando era observada: todos os anos nos dias 14 e 15 do décimo segundo mês, exatamente um mês antes da Páscoa, v. 21. Assim, o primeiro e o último mês do ano conservavam a lembrança dos meses passados, até mesmo dos dias em que Deus os preservara.

Guardavam dois dias seguidos como dias de ação de graças e não achavam excessivo gastar esse tempo louvando a Deus. Não sejamos mesquinhos ao retribuir com louvor aquele que nos concede seus favores com tanta generosidade.

Observe: não celebravam o dia em que lutaram, mas os dias em que descansaram; em Susã, descansaram no dia 15, e observavam ambos os dias. O sábado não foi designado no dia em que Deus concluiu sua obra, mas naquele em que descansou dela.

Os judeus modernos observam o dia 13, marcado para sua destruição, como dia de jejum, baseando essa prática no v. 31: “os assuntos de seus jejuns e de seu clamor”. Mas essa referência diz respeito ao que ocorreu nos dias de sua aflição (Ester 4:3, 16), e não deveria continuar quando Deus transformara seus jejuns em alegria e contentamento, Zacarias 8:19.

  1. Como era chamada: a festa de Purim (v. 26), de Pur, palavra persa que significa sorte. Hamã havia determinado por sorte que aquele seria o tempo da destruição dos judeus, mas o Senhor, a quem cabe dispor da sorte, havia determinado que fosse o tempo do triunfo deles.

O nome da festa lhes lembraria o domínio soberano do Deus de Israel, que realizou seus propósitos por meio das superstições insensatas dos gentios e venceu os que faziam previsões mensais em seu próprio ofício (Isaías 47:13), frustrando os sinais dos mentirosos e enlouquecendo os adivinhos, Isaías 44:25, 26.

  1. Por quem foi instituída e decretada. Não era uma instituição divina e, por isso, não é chamada dia santo; era uma determinação humana que a tornou um dia bom, v. 19, 22.

(1.) Os judeus a instituíram e assumiram para si a obrigação de observá-la (v. 27); comprometeram-se voluntariamente a continuar o que haviam começado, v. 23. Vincularam-se a isso por anuência comum.

(2.) Mardoqueu e Ester confirmaram sua decisão para que obrigasse ainda mais a posteridade e fosse bem recomendada por aqueles nomes ilustres. Escreveram: [1.] Com toda autoridade (v. 29), como podiam fazer, pois Ester era rainha e Mardoqueu, o principal ministro de Estado.

É bom quando os que exercem autoridade a usam para autorizar o que é bom. [2.] Com palavras de paz e verdade. Embora escrevessem com autoridade, fizeram-no com ternura, sem tom imperioso nem imposição, mas com uma linguagem semelhante à do concílio de Jerusalém em seu decreto (Atos 15:29): se fizerem isto e aquilo, farão bem; passem bem.

Assim era o estilo dessas cartas, ou ao menos sua saudação inicial ou despedida: Paz e verdade sejam com vocês.

  1. Por quem deveria ser observada: por todos os judeus, seus descendentes e todos os que se juntassem a eles, v. 27. A celebração dessa festa deveria ser universal e perpétua. Os prosélitos deviam observá-la, como sinal de sincera afeição pela nação judaica e de que seus interesses estavam unidos aos dela.

Participar juntos das alegrias e dos louvores é um aspecto da comunhão dos santos.

  1. Por que deveria ser observada: para que a memória das grandes coisas feitas por Deus em favor de sua igreja jamais desaparecesse entre seus descendentes, v. 28. Deus não faz maravilhas para durarem apenas um dia, mas para serem lembradas para sempre. O que ele faz durará para sempre e, portanto, deve ser sempre lembrado, Eclesiastes 3:14.

Nessa questão, recordar-se-iam de: (1.) As más ações de Hamã contra a igreja, para seu descrédito perpétuo (v. 24): porque ele tramou contra os judeus para destruí-los. Que isso permaneça na memória, para que o povo de Deus nunca fique despreocupado enquanto tiver inimigos tão maliciosos, aos quais deve vigiar com atenção.

Os inimigos não visam a nada menos que sua destruição; por isso, é em Deus que o povo deve confiar para sua salvação.

(2.) Os bons serviços de Ester à igreja, para sua honra imortal. Quando, arriscando a vida, Ester compareceu diante do rei, ele revogou o decreto, v. 25. Isso também devia ser lembrado: onde quer que a festa fosse celebrada e a história lida para explicá-la, o que Ester fizera seria contado em sua memória.

As boas obras feitas em favor do Israel de Deus devem ser lembradas para animar outros a fazer o mesmo. Deus não as esquecerá; portanto, nós também não devemos esquecê-las.

(3.) Suas próprias orações e as respostas que receberam (v. 31): “os assuntos de seus jejuns e de seu clamor”. Quanto mais clamores apresentamos em nossa aflição e quanto mais oramos pela libertação, maior é nossa obrigação de agradecer a Deus por ela. Invoquem-me no tempo da aflição e, depois, ofereçam ações de graças a Deus.

  1. Como deveria ser observada. A esse respeito, vejamos:

(1.) O que foi ordenado aqui, e era muito bom: que fizessem dessa festa [1.] Um dia de contentamento, de banquetes e alegria (v. 22); e um banquete foi feito para o riso, Eclesiastes 10:19. Quando Deus nos dá motivo para alegrar-nos, por que não deveríamos expressar nossa alegria?

[2.] Um dia de generosidade, enviando porções uns aos outros em sinal de sua alegria e do respeito mútuo. Os perigos públicos e livramentos que compartilharam, incluindo esse, os uniam ainda mais em amor. Os amigos têm seus bens em comum.

[3.] Um dia de caridade, enviando presentes aos pobres. Não devemos enviar sinais de consideração apenas aos parentes e vizinhos ricos, mas também aos pobres e aleijados, Lucas 14:12, 13. Os que receberam misericórdia devem mostrar misericórdia em sinal de gratidão.

E nunca faltam oportunidades, pois sempre temos os pobres conosco. Ação de graças e esmolas devem andar juntas, para que, ao nos alegrarmos e bendizermos a Deus, o coração dos pobres se alegre conosco e seus lombos nos bendigam.

(2.) O que se acrescentou a isso, e era muito melhor. Durante a festa, liam diariamente toda a história na sinagoga e dirigiam três orações a Deus. Na primeira, louvavam-no por considerá-los dignos de participar daquele serviço divino; na segunda, agradeciam-lhe pela preservação milagrosa de seus antepassados.

Na terceira, louvavam-no por terem vivido para observar mais uma festa em memória do ocorrido. Assim relata o bispo Patrick.

(3.) Aquilo em que a festa degenerou desde então, e é muito pior. Os próprios escritores judeus reconhecem que ela costuma ser celebrada entre eles com glutonaria, embriaguez e excessos desenfreados.

O Talmude deles afirma expressamente que, na festa de Purim, o homem deve beber até não conseguir distinguir entre “Maldito seja Hamã” e “Bendito seja Mardoqueu”. Veja no que a natureza humana corrompida e perversa muitas vezes transforma aquilo que, de início, tinha boa intenção.

Aqui está uma festa religiosa transformada em carnaval, uma verdadeira farra, como as festas paroquiais entre nós. Nada purifica mais o coração e adorna a religião do que a alegria santa; nada contamina mais o coração e desacredita a religião do que a folia carnal e o prazer dos sentidos.

Corruptio optimi est pessima — o que é melhor, quando corrompido, torna-se o pior.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra