Matthew Henry

Ester 6

Argumento

Uma cena muito surpreendente se abre neste capítulo. Quando Hamã esperava ser o juiz de Mardoqueu, foi feito seu pajem, para grande desconcerto e humilhação próprios. Assim se preparou o caminho para frustrar a trama de Hamã e libertar os judeus.

I. A providência de Deus faz Mardoqueu cair nas graças do rei durante a noite, vv. 1-3. II. Hamã, que veio incitar o rei contra Mardoqueu, é empregado como instrumento do favor do rei para com Mardoqueu, vv. 4-11.

III. Com base nisso, seus amigos lhe anunciam a condenação, que se cumpre no capítulo seguinte, vv. 12-14. Agora fica claro que a intercessão de Ester por seu povo foi felizmente adiada, De die in diem — de um dia para o outro.

Versículos 1 a 3

O Registro da Lealdade de Mardoqueu. (a.C. 510.)

No capítulo anterior, lemos como Satanás pôs no coração de Hamã o plano de matar Mardoqueu; aqui nos é contado como Deus pôs no coração do rei o plano de honrá-lo. Se a palavra do rei prevalecer sobre a de Hamã (pois, embora Hamã seja um homem importante, o rei no trono deve estar acima dele), muito mais prevalecerá o conselho de Deus, quaisquer que sejam os planos no coração dos homens.

Portanto, Hamã se opõe em vão, quando tanto Deus quanto o rei querem que Mardoqueu seja honrado. Isso acontece justamente quando a elevação de Mardoqueu e a frustração de Hamã ajudariam a amadurecer a grande questão da libertação dos judeus para a iniciativa que Ester tomaria no dia seguinte.

Às vezes, a demora acaba sendo uma boa decisão. Esperemos um pouco e talvez terminemos mais cedo. Cunctando restituit rem — ele venceu pela demora. Acompanhemos os passos que a Providência deu para elevar Mardoqueu.

I. Naquela noite, o rei não conseguiu dormir. O sono fugiu dele (assim diz o texto); talvez, como uma sombra, quanto mais ele o perseguia, mais o sono se afastava. Às vezes não conseguimos dormir justamente porque queremos muito dormir.

Mesmo depois de um banquete regado a vinho, o rei não conseguiu dormir, pois a Providência tinha um desígnio a cumprir mantendo-o acordado. Não lemos que ele tivesse qualquer indisposição física capaz de interromper seu sono; foi Deus, de quem o sono é dom, que o reteve.

Aqueles que mais firmemente decidem abandonar as preocupações nem sempre conseguem fazê-lo; encontram-nas no travesseiro quando não as esperam nem as acolhem. Quem comandava 127 províncias não conseguia comandar uma hora de sono.

Talvez os encantos da conversa com Ester no dia anterior tenham levado seu coração a censurá-lo por negligenciá-la e afastá-la de sua presença por mais de trinta dias, embora ela fosse a esposa do seu coração; isso pode tê-lo mantido acordado. Uma consciência ofendida encontra ocasião para falar quando será ouvida.

II. Sem conseguir dormir, mandou trazer-lhe o livro dos registros, os anais de seu reinado, para que o lessem para ele, v. 1. Certamente não pretendia que a leitura o embalasse até adormecer; antes, ela lhe encheria a mente de preocupações e afastaria o sono.

Mas Deus pôs em seu coração o desejo de pedir esse livro, em vez de músicas ou canções, com as quais os reis persas costumavam ser entretidos (Daniel 6:18) e que teriam mais probabilidade de acalmá-lo e fazê-lo descansar. Quando os homens fazem algo inexplicável, não sabemos o que Deus pretende com isso.

Talvez quisesse ouvir a leitura desse livro de assuntos do governo para aproveitar o tempo e elaborar alguns projetos úteis. Se esse fosse o caso do rei Davi, ele teria encontrado outro modo de ocupar os pensamentos: quando não conseguia dormir, lembrava-se de Deus e meditava nele (Salmos 63:6).

Se quisesse que lhe lessem algum livro, seria sua Bíblia, pois meditava naquela lei dia e noite.

III. O servo que lia para o rei ou abriu logo na passagem referente a Mardoqueu ou, depois de ler por muito tempo, chegou finalmente a ela. Entre outras coisas, achou-se escrito que Mardoqueu havia descoberto uma conspiração contra a vida do rei e, assim, impedido sua execução, v. 2.

Mardoqueu não gozava de tanto favor na corte para que o leitor escolhesse aquela passagem de propósito. A Providência, porém, conduziu-o até ali. E mais: se pudermos crer na tradição dos judeus (como a relata o bispo Patrick), ao abrir o livro nessa página, o leitor virou as folhas e quis ler outra parte, mas elas voltaram sozinhas ao mesmo lugar em que havia aberto o livro.

Assim, foi obrigado a ler aquele parágrafo. Em Ester 2:23, lemos como se registrou o bom serviço prestado por Mardoqueu; aqui o encontramos no registro.

IV. O rei perguntou que honra e distinção haviam sido concedidas a Mardoqueu por isso. Suspeitava que o bom serviço não tivesse sido recompensado e, como o copeiro de Faraó, lembrava-se de sua falta naquele dia, Gênesis 41:9. Repare: a lei da gratidão é uma lei da natureza.

Devemos ser especialmente gratos aos que estão abaixo de nós e não pensar que todos os serviços que nos prestam são deveres para conosco, sem perceber que eles também nos tornam devedores. Da pergunta do rei, podemos extrair duas regras de gratidão:

  1. Melhor uma honra do que nada. Se não podemos ou não precisamos recompensar aqueles que foram bondosos conosco, ao menos os honremos, reconhecendo sua bondade e nossas obrigações para com eles. 2. Antes tarde do que nunca. Se por muito tempo deixamos de retribuir com gratidão os bons serviços recebidos, enfim nos lembremos de nossas dívidas.

V. Os servos informaram ao rei que nada havia sido feito por Mardoqueu em reconhecimento daquele serviço notável. Antes ele se assentava à porta do rei, e ali continuava. Repare: 1. É comum que os poderosos deem pouca atenção aos que estão abaixo deles.

O rei não sabia se Mardoqueu havia sido promovido até que seus servos lhe contaram. Os altivos se orgulham de não se preocupar com os que estão abaixo deles, de não se importar com eles e de desconhecer sua situação. O grande Deus, porém, presta atenção até ao mais humilde de seus servos e sabe que honra ou desonra lhe é feita.

  1. Humildade, modéstia e abnegação, embora sejam de grande valor aos olhos de Deus, geralmente impedem a ascensão dos homens no mundo. Mardoqueu não sobe além da porta do rei, enquanto o orgulhoso e ambicioso Hamã conquista o ouvido e o coração do rei. Mas, embora os que ambicionam subir avancem depressa, os humildes permanecem firmes.

A honra deixa os orgulhosos tontos, mas sustenta os humildes de espírito, Provérbios 29:23. 3. A honra e a dignidade têm grande valor nos livros do rei. Ele não pergunta: “Que recompensa foi dada a Mardoqueu? Que dinheiro? Que propriedade?”, mas apenas: “Que honra?”

É uma coisa pequena, que seria apenas um peso se Mardoqueu não tivesse meios de sustentá-la. 4. Os maiores méritos e os melhores serviços muitas vezes passam despercebidos e ficam sem recompensa entre os homens. Pouca honra é dada aos que mais a merecem, mais aptos são a recebê-la e mais bem fariam com ela. Veja Eclesiastes 9:14-16.

A obtenção de riqueza e honra costuma ser uma verdadeira loteria, na qual os que menos arriscam geralmente levam o melhor prêmio. Ou melhor: 5. Os bons serviços às vezes estão tão longe de elevar um homem que nem sequer o protegem.

Nesse momento, pelo decreto do rei, Mardoqueu está condenado à destruição junto com todos os judeus, embora se reconheça que ele merecia distinção. Os que servem fielmente a Deus não precisam temer ser tão mal recompensados.

Versículos 4 a 11

A Honra Concedida a Mardoqueu. (a.C. 510.)

É manhã, e as pessoas começam a movimentar-se.

I. Hamã está tão impaciente para ver Mardoqueu enforcado que chega cedo à corte, a fim de estar presente à audiência matinal do rei e, antes que qualquer outro assunto lhe seja apresentado, obter autorização para a execução (v. 4). Tem certeza de que a receberá à primeira palavra.

O rei lhe concederia um pedido ainda maior. Hamã poderia dizer-lhe que estava tão seguro da justiça do pedido e do favor do rei nessa questão que já havia preparado a forca: bastava uma palavra real para completar sua satisfação.

II. O rei está tão impaciente para honrar Mardoqueu que manda descobrir quem está no pátio e pode ser empregado nessa tarefa. Informam-lhe que Hamã está lá, v. 5. “Que entre”, diz o rei: ele é o homem mais apropriado tanto para aconselhar quanto para conceder o favor real. O rei nada sabia da desavença entre Hamã e Mardoqueu.

Hamã é introduzido imediatamente, orgulhoso da honra de ser admitido, ao que parece, no quarto do rei antes mesmo de ele se levantar. Afinal, bastaria que o rei ordenasse as honras a Mardoqueu para ficar com a mente tranquila e tentar dormir.

Hamã pensa ter agora a melhor oportunidade possível para fazer seu pedido contra Mardoqueu. Mas o coração do rei está tão cheio quanto o dele, e convém que o rei fale primeiro.

III. O rei pergunta a Hamã como deve manifestar seu favor a alguém que escolheu para favorito: “Que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar?”, v. 6. Repare: é uma boa qualidade de reis e de outros superiores ter prazer em conceder recompensas, e não em castigar.

Pais e senhores devem ter prazer em elogiar aqueles sob seus cuidados pelo que fazem de bom e em animá-los a continuar.

IV. Hamã conclui que ele próprio é o favorito de que o rei fala e, por isso, propõe as maiores demonstrações de honra que poderiam, por uma vez, ser concedidas a um súdito. Seu coração orgulhoso logo lhe sugere: “A quem o rei desejaria honrar mais do que a mim? Ninguém merece tanto”, pensa Hamã, “nem tem melhores condições de receber essa honra.”

Veja como o orgulho engana as pessoas. 1. Hamã tinha de seus méritos uma opinião melhor do que havia motivo para ter: julgava que ninguém era tão digno de honra quanto ele. É insensatez pensar que somos as únicas pessoas merecedoras ou que merecemos mais do que todas as outras.

O engano de nosso próprio coração se manifesta sobretudo no conceito elevado que temos de nós mesmos e de nossas realizações; por isso, devemos vigiar e orar constantemente contra ele. 2. Hamã também tinha de sua influência uma opinião melhor do que havia razão para ter.

Pensava que o rei não amava nem estimava ninguém além dele, mas se enganava. Devemos desconfiar de que a estima que os outros dizem ter por nós não seja tão grande quanto parece, ou quanto às vezes gostamos de acreditar, para que não pensemos bem demais de nós mesmos nem depositemos confiança excessiva nos outros.

Hamã agora pensa estar preparando honras para si e, por isso, o faz com muita liberalidade, v. 8, 9. Vai além: com presunção, propõe honras grandes demais para qualquer súdito. O homem deve ser vestido com o traje real, usar a coroa real e montar o próprio cavalo do rei.

Em suma, deve apresentar-se com toda a pompa e grandeza do próprio rei, faltando-lhe apenas portar o cetro, símbolo do poder. Um dos príncipes mais nobres do rei deve acompanhá-lo como seu lacaio, e todo o povo deve ser levado a reparar nele e prestar-lhe reverência.

Por isso, deve percorrer as ruas a cavalo, em grande aparato, enquanto se proclama diante dele, para sua honra e para animar todos a buscarem o favor do governante: “Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar.” Essa proclamação tinha o mesmo propósito da que se fez diante de José: “Ajoelhai-vos.”

Todo bom súdito honrará aqueles que o rei deseja honrar. Não deveria, então, todo bom cristão honrar aqueles que o Rei dos reis deseja honrar e chamar excelentes os santos que estão na terra?

V. O rei o deixa atônito com uma ordem categórica: ele mesmo deve ir imediatamente conceder todas essas honras a Mardoqueu, o judeu, v. 10. Se o rei tivesse dito, como Hamã esperava: “Você é o homem”, que bela oportunidade Hamã teria de cumprir o propósito que o levara ali!

Poderia pedir que, para aumentar a solenidade de seu triunfo, Mardoqueu, seu inimigo declarado, fosse enforcado naquela mesma ocasião. Mas como fica fulminado quando o rei lhe ordena, não apenas que mande conceder todas aquelas honras, mas que ele próprio as conceda a Mardoqueu, o judeu, o homem que Hamã mais odiava e cuja ruína naquele momento planejava!

Agora, não adianta pensar em pedir ao rei coisa alguma contra Mardoqueu, pois ele é o homem a quem o rei deseja honrar. Salomão diz que o coração do rei é insondável (Provérbios 25:3), mas não é imutável.

VI. Hamã não ousa contestar a ordem do rei nem sequer demonstrar desagrado. Com toda a contrariedade e relutância imagináveis, leva as honras a Mardoqueu, que, suponho, não se curvou diante de Hamã mais do que antes. Deu ao falso respeito de Hamã o mesmo valor que dera à sua malícia oculta.

Trazem o traje; Mardoqueu é vestido com ele e percorre a cidade a cavalo, com grande aparato, reconhecido como o favorito do rei, v. 11. É difícil dizer qual dos dois precisou fazer maior esforço contra a própria vontade: o orgulhoso Hamã ao conceder essa honra a Mardoqueu, ou o humilde Mardoqueu ao aceitá-la. O rei assim quis, e ambos tiveram de se submeter.

Por isso, a honra era aceitável para Mardoqueu como sinal do favor do rei e lhe dava esperança de que Ester conseguiria a revogação do decreto contra os judeus.

Versículos 12 a 14

Hamã Abatido. (a.C. 510.)

Podemos observar aqui:

I. Quão pouco Mardoqueu se envaideceu com sua ascensão. Voltou à porta do rei (v. 12); retomou imediatamente seu lugar e suas tarefas, cuidando de seu trabalho com a mesma dedicação de antes. A honra é bem concedida àqueles que não se tornam orgulhosos e ociosos por causa dela nem se julgam acima de seu trabalho.

II. Quanto Hamã se abateu com sua decepção. Não pôde suportá-la. Servir a qualquer homem, especialmente a Mardoqueu, e justamente quando esperava vê-lo enforcado, bastava para despedaçar um coração tão orgulhoso quanto o seu.

Correu para casa em luto, com a cabeça coberta, como alguém que se julgava arruinado e, de certo modo, condenado. Que mal lhe fizera curvar-se assim diante de Mardoqueu? Isso o tornara pior? Não era exatamente o que ele próprio propusera que um dos príncipes mais nobres do rei fizesse?

Por que, então, ressentia-se de fazer o mesmo? Mas aquilo que despedaça o coração de um orgulhoso não tiraria o sono de um humilde.

III. Como a esposa e os amigos de Hamã lhe anunciaram a condenação com base nesse acontecimento: “Se Mardoqueu é, como dizem, da descendência dos judeus, diante dos quais você começou a cair, ainda que apenas numa questão de honra, não espere jamais prevalecer contra ele, pois certamente cairá diante dele”, v. 13.

Todos foram consoladores miseráveis. Não o aconselharam a arrepender-se e pedir perdão a Mardoqueu pelo mau plano contra ele; antes, anunciaram seu destino como fatal e inevitável. Previram duas coisas:

  1. Que Hamã fracassaria em sua investida contra os judeus: “Você não conseguirá exterminar esse povo. O Céu claramente luta contra você.” 2. Que ele próprio seria destruído: “Certamente cairás diante dele.” O combate entre Miguel e o dragão não terminará empatado; não, Hamã cairá diante de Mardoqueu.

Basearam essas previsões em duas coisas: (1.) Mardoqueu pertencia à descendência dos judeus. Seus inimigos às vezes os chamavam de judeus fracos, mas em outras ocasiões descobriram que eram judeus temíveis.

São uma descendência santa, uma descendência que ora, em aliança com Deus e que o Senhor tem abençoado ao longo de toda a sua história. Portanto, seus inimigos não devem esperar triunfar sobre eles.

(2.) Hamã havia começado a cair e, portanto, sua ruína era certa. Observou-se a respeito de grandes favoritos da corte que, uma vez caídos em desagrado, tombam por completo, tão depressa quanto subiram. Isso vale para os inimigos da igreja: quando Deus começa a agir contra eles, leva a obra até o fim. Quanto a Deus, sua obra é perfeita.

IV. Como foi oportuno que Hamã fosse chamado nesse momento ao banquete preparado por Ester, v. 14. Ele julgou o convite oportuno, esperando que lhe reanimasse o ânimo abatido e salvasse sua honra decadente.

Na verdade, o momento era oportuno porque, abatido pelo doloroso desapontamento, Hamã poderia ser mais facilmente derrotado pela denúncia de Ester contra ele. A sabedoria de Deus aparece na escolha do momento dos meios de libertação de sua igreja, para manifestar sua própria glória.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra