Ester 3
Argumento
Abre-se aqui uma cena muito sombria e lamentável, que ameaça arruinar todo o povo de Deus. Se não houvesse noites tão escuras, a luz da manhã não seria tão bem-vinda. I. Hamã torna-se o favorito do rei, v. 1. II. Mardoqueu se recusa a prestar-lhe a honra que ele exige, vv. 2-4.
III. Por causa de Mardoqueu, Hamã jura vingar-se de todos os judeus, v. 5, 6. IV. Por meio de uma sugestão maliciosa, obtém do rei uma ordem para que todos sejam massacrados em determinado dia, vv. 7-13. V. A ordem é divulgada por todo o reino, v. 14, 15.
Versículos 1 a 6
A Proposta Maligna de Hamã. (a.C. 510.)
Temos aqui:
I. Hamã elevado pelo príncipe e, por isso, adorado pelo povo. Assuero havia pouco acolhera Ester junto ao peito, mas ela não tinha influência suficiente sobre ele para conseguir cargos para seus amigos ou impedir a promoção de alguém que sabia ser inimigo de seu povo.
Quando pessoas boas alcançam grandeza, continuam descobrindo que não conseguem fazer o bem nem impedir o dano tanto quanto desejariam. Hamã era agagita (amalequita, segundo Josefo), provavelmente descendente de Agague, nome comum dos príncipes de Amaleque, como se vê em Números 24:7.
Alguns pensam que ele era príncipe de nascimento, como Joaquim, cujo assento foi posto acima dos demais reis cativos (2 Reis 25:28), assim como se fez com o de Hamã, v. 1. O rei tomou gosto por ele (os príncipes não precisam explicar seus favores) e o tornou seu favorito, seu confidente e seu principal ministro de Estado.
A corte exercia então tal influência que, ao contrário do provérbio, aqueles a quem ela abençoava também eram abençoados pelo país. Todos adoravam esse sol nascente; os servos do rei receberam ordem especial para curvar-se diante dele e reverenciá-lo (v. 2), e assim fizeram.
Pergunto-me o que o rei viu em Hamã de louvável ou meritório. É evidente que ele não era homem de honra nem de justiça, nem de verdadeira coragem ou conduta firme, mas orgulhoso, irascível e vingativo. Ainda assim, foi promovido e favorecido, e ninguém era tão importante quanto ele. Os favoritos dos príncipes nem sempre são homens dignos.
II. Mardoqueu se apegou aos seus princípios com resolução ousada e destemida e, por isso, recusou-se a reverenciar Hamã como faziam os demais servos do rei, v. 2. Seus amigos insistiam para que o fizesse, lembrando-lhe a ordem do rei e, portanto, o perigo em que incorria ao desobedecer; isso poderia custar-lhe a vida, sobretudo diante da insolência de Hamã, v. 3.
Falavam-lhe todos os dias (v. 4), procurando convencê-lo a se conformar, mas em vão: ele não lhes dava ouvidos e lhes disse claramente que era judeu e não podia fazer aquilo em sã consciência.
Sem dúvida, quando se passou a reparar em sua recusa e ela se tornou assunto de conversa, costumavam atribuí-la ao orgulho e à inveja: diziam que não queria prestar respeito a Hamã porque, apesar de seu parentesco com Ester, ele próprio não fora promovido tanto quanto Hamã.
Ou a atribuíam a um espírito faccioso e sedicioso, hostil ao rei e ao seu governo. Os que procuravam a explicação mais favorável consideravam sua atitude uma fraqueza ou falta de educação; chamavam-na de capricho e de singularidade afetada.
Não consta que alguém além de Mardoqueu tivesse escrúpulos em obedecer à ordem. Ainda assim, sua recusa era piedosa, conscienciosa e agradável a Deus, pois a religião de um judeu lhe apresentava estes impedimentos:
- Não podia prestar a qualquer homem mortal honras tão extravagantes quanto as exigidas, sobretudo a um homem tão perverso como Hamã. Nos capítulos apócrifos deste livro (Ester 13:12-14), Mardoqueu é apresentado apelando a Deus sobre isso:
“Sabes, Senhor, que não foi por desprezo nem orgulho, nem por desejo de glória, que não me curvei diante do orgulhoso Hamã; pois, pela salvação de Israel, eu teria de boa vontade beijado as solas de seus pés. Mas fiz isso para não preferir a glória do homem à glória de Deus, e não adorarei ninguém além de ti.”
- Ele considerava especialmente uma injustiça contra sua nação prestar tal honra a um amalequita, membro daquele povo condenado com o qual Deus jurara manter guerra perpétua (Êxodo 17:16) e a respeito do qual dera esta ordem solene (Deuteronômio 25:17): “Lembra-te do que fez Amaleque.”
Embora a religião de modo algum destrua as boas maneiras, mas nos ensine a dar honra a quem ela é devida, é próprio do cidadão de Sião desprezar, não só em seu coração, mas também a seus olhos, uma pessoa tão vil quanto Hamã, Salmos 15:4.
Que aqueles que são guiados por princípios de consciência permaneçam firmes e resolutos, por mais que sejam censurados ou ameaçados, como Mardoqueu permaneceu.
III. Hamã planeja vingança. Alguns que esperavam, com isso, conquistar seu favor chamaram-lhe a atenção para a atitude rude de Mardoqueu, aguardando para ver se este se curvaria ou se quebraria, v. 4. Então o próprio Hamã a observou e encheu-se de cólera, v. 5.
Um homem manso e humilde teria desprezado a afronta e dito: “Deixem-no seguir seu capricho; que prejuízo isso me traz?” Mas o espírito orgulhoso de Hamã se enfurece, agita-se e ferve por dentro, tornando-o um incômodo para si mesmo e para todos ao redor.
Logo se decide que Mardoqueu deve morrer. A cabeça que não se curva a Hamã tem de ser cortada; se não puder receber dele a honra, receberá seu sangue. Nessa corte, deixar de adorar Hamã é tão punível quanto era, na corte de Nabucodonosor, deixar de adorar a imagem de ouro que ele erguera.
Mardoqueu era homem de posição, ocupava um cargo honroso e era primo de primeiro grau da rainha. Mesmo assim, Hamã considerava sua vida insuficiente para compensar a afronta: milhares de vidas inocentes e preciosas teriam de ser sacrificadas à sua indignação.
Por isso, jurou destruir todo o povo de Mardoqueu por causa dele, pois este alegara sua condição de judeu para não reverenciar Hamã. Nisso aparecem o orgulho intolerável de Hamã, sua crueldade insaciável e a antiga aversão dos amalequitas ao Israel de Deus.
Saul, filho de Quis e benjamita, poupou Agague; Mardoqueu, filho de Quis e benjamita (Ester 2:5), porém, não receberá misericórdia desse agagita. Seu desígnio era destruir todos os judeus de todo o reino de Assuero (v. 6), incluindo, suponho, os que haviam voltado à própria terra, pois agora ela era uma província de seu reino.
“Vinde, e exterminemo-los para que não sejam nação”, Salmos 83:4. Hamã compartilhava o desejo bárbaro de Nero: que todos eles tivessem apenas um pescoço.
Versículos 7 a 14
Hamã Obtém Permissão para Matar os Judeus. (a.C. 510.)
Hamã se orgulha da ideia ousada e temerária de destruir todos os judeus, que julgava digna de seu grande espírito: empreendimento à altura de seu autor e que, esperava ele, perpetuaria sua memória. Não duvida de que encontrará homens desesperados e sanguinários suficientes para degolar todos eles, se ao menos o rei lhe der permissão.
Conta-se aqui como obteve a permissão e a autorização para fazê-lo. Ele tinha os ouvidos do rei; bastava deixá-lo agir para conseguir conduzi-lo.
I. Faz ao rei uma apresentação falsa e maliciosa dos judeus e de seu caráter, v. 8. Os inimigos do povo de Deus não poderiam tratá-lo tão mal como tratam se antes não lhe dessem má fama. Hamã queria que o rei acreditasse:
Que os judeus eram um povo desprezível, cuja presença no reino não lhe trazia honra. Há certo povo, sem nome, como se ninguém soubesse de onde vinha nem quem era; não está integrado, mas espalhado e disperso por todas as províncias como fugitivos e vagabundos sobre a terra, residentes estrangeiros em todos os países, fardo e vergonha dos lugares onde vive.
Que eram um povo perigoso, cuja presença no reino não era segura. Têm leis e costumes próprios e não se conformam aos estatutos do reino nem aos costumes do país; por isso, podem ser considerados hostis ao governo e propensos a contaminar os outros com suas peculiaridades, o que pode acabar em rebelião.
Não é novidade que homens dos melhores recebam caracterizações tão odiosas quanto essas. Se não é pecado matá-los, tampouco é pecado caluniá-los.
II. Oferece uma grande soma pela permissão de destruir todos eles, v. 9. Sabia que muitos odiavam os judeus e se lançariam de bom grado contra eles, se ao menos recebessem autorização: Escreva-se, portanto, que sejam destruídos. Bastava dar ordens para um massacre geral dos judeus, e Hamã se encarregaria de executá-lo facilmente.
Se o rei o satisfizesse nesse assunto, ele lhe daria dez mil talentos, a serem pagos aos tesouros reais. Acreditava que isso seria um forte incentivo para o rei anuir e afastaria a principal objeção: a destruição de tantos súditos necessariamente reduziria as receitas do governo. Esperava que uma soma tão grande compensasse essa perda.
Homens orgulhosos e maliciosos não hesitam diante das despesas de sua vingança nem poupam custo algum para satisfazê-la. Contudo, sem dúvida Hamã sabia como se ressarcir com os despojos dos judeus, dos quais seus janízaros se apoderariam em seu favor (v. 13).
Assim faria os próprios judeus arcarem com o custo de sua ruína, enquanto esperava não apenas evitar prejuízo, mas lucrar com o negócio.
III. Obtém o que desejava: autorização plena para fazer dos judeus o que quisesse, v. 10, 11. O rei era tão desatento aos negócios e tão fascinado por Hamã que não dedicou tempo algum a verificar a verdade das alegações.
Estava tão disposto quanto Hamã poderia desejar a acreditar no pior sobre os judeus e, por isso, entregou-os às mãos dele como cordeiros a um leão: O povo é seu; faça com eles o que lhe parecer bom.
Não disse: “Mata-os, abate-os” (esperando que, com a mente mais fria, o próprio Hamã atenuasse o rigor da sentença e se decidisse a vendê-los como escravos), mas: Faça com eles o que quiser.
Pouco considerou quanto perderia em tributos e quanto Hamã ganharia com os despojos: deu-lhe também os dez mil talentos, dizendo: A prata é sua.
Confiava também tão cegamente em Hamã e abandonara tão completamente o cuidado do reino que lhe entregou seu anel, seu selo privado ou assinatura pessoal, para confirmar qualquer decreto que ele quisesse redigir para esse fim.
Miserável é o reino sujeito a uma cabeça como essa: tem apenas um ouvido e um nariz pelo qual pode ser conduzida, mas não tem olhos nem cérebro, e quase não tem língua própria.
IV. Em seguida, consulta seus adivinhos para descobrir um dia de sorte para o massacre planejado, v. 7. A decisão foi tomada no primeiro mês do décimo segundo ano do rei, quando Ester era sua esposa havia cerca de cinco anos. Era preciso escolher algum dia daquele ano.
Como se não duvidasse de que o Céu favoreceria seu desígnio e o levaria adiante, deixou à sorte, isto é, à Providência divina, a escolha do dia. No resultado, porém, ela se mostrou melhor amiga dos judeus do que de Hamã: a sorte caiu no décimo segundo mês.
Assim, Mardoqueu e Ester tiveram onze meses para empenhar-se em frustrar o desígnio. Caso não conseguissem, ainda haveria tempo para os judeus fugirem e procurarem um modo de se pôr em segurança.
Embora ansioso por exterminar os judeus, Hamã se submete às leis de sua superstição e não antecipa o dia supostamente favorável, não, nem mesmo para satisfazer sua vingança impaciente. Provavelmente temia que os judeus se mostrassem fortes demais para os inimigos; por isso, não ousou empreender algo tão arriscado sem o sorriso de um bom presságio.
Isso pode envergonhar-nos, pois muitas vezes não aceitamos as orientações e disposições da Providência quando contrariam nossos desejos e intenções. Aquele que crê na sorte, e muito mais aquele que crê na promessa, não se apressará.
Veja, porém, como a sabedoria de Deus realiza seus propósitos por meio da insensatez dos homens. Hamã apelou à sorte e à sorte se submeterá. Ao adiar a execução, ela profere sentença contra ele e quebra o pescoço da trama.
V. O decreto sangrento é então redigido, assinado e publicado. Ordenava às forças armadas de cada província que estivessem prontas para o décimo terceiro dia do décimo segundo mês e, nesse dia, assassinassem todos os judeus, homens, mulheres e crianças, e se apoderassem de seus bens, vv. 12-14.
Se o decreto determinasse que todos os judeus fossem banidos e expulsos dos domínios do rei, já teria sido severo o bastante. Mas certamente nunca um ato de crueldade se mostrou tão descarado como este: “destruir, matar e fazer perecer” todos os judeus, destinando-os como ovelhas ao matadouro sem apresentar motivo algum.
Nenhum crime lhes é imputado. Nem sequer se alega que estivessem sujeitos a punição pela justiça pública, nem se oferece qualquer condição que, uma vez cumprida, pudesse poupar-lhes a vida. Eles tinham de morrer, sem misericórdia.
Assim os inimigos da igreja tiveram sede de sangue, do sangue dos santos e dos mártires de Jesus, e dele beberam até ficarem completamente embriagados (Apocalipse 17:6). Ainda assim, como a sanguessuga, clamam: “Dá, dá.”
Essa cruel proposta é ratificada com o selo do rei, dirigida aos governadores do rei e redigida em seu nome, embora o rei não saiba o que está fazendo. Mensageiros são enviados com toda a rapidez para levar cópias do decreto às respectivas províncias, v. 15. Veja como a malícia dos inimigos da igreja é incansável: não poupa esforços nem perde tempo.
VI. O contraste entre o ânimo da corte e o da cidade diante disso. 1. A corte ficou muito alegre: o rei e Hamã sentaram-se para beber, talvez brindando: “Confusão para todos os judeus.”
Hamã temia que a consciência do rei o acusasse pelo que fizera e que ele começasse a desejar desfazer tudo. Para impedir isso, monopolizou sua companhia e o manteve bebendo. Muitos recorrem a esse método maldito para afogar o convencimento de sua culpa e endurecer tanto o próprio coração quanto o de outros no pecado.
- A cidade ficou muito triste (e sem dúvida também as outras cidades do reino, quando souberam): “A cidade de Susã estava perplexa”; não só os judeus, mas todos os seus vizinhos que tivessem algum senso de justiça e compaixão.
Entristecia-os ver seu rei tão manipulado, ver a perversidade no lugar do juízo (Eclesiastes 3:16) e ver homens que viviam em paz tratados com tanta barbárie. Não sabiam quais seriam as consequências disso para eles próprios. O rei e Hamã, porém, não se importavam com nada disso.
Repare: é absurdo e ímpio entregar-nos à alegria e ao prazer quando a igreja está aflita e a população está perplexa.