Esdras 7
Argumento
O precioso nome de Esdras nos saudou pela primeira vez no título do livro, mas só neste capítulo o encontramos na narrativa, quando ele entra em ação pública sob outro reinado, o de Artaxerxes.
Podemos supor que Zorobabel e Jesua já estivessem velhos, se não tivessem saído de cena. Também não ouvimos mais falar de Ageu e Zacarias; terminaram seu testemunho. Que será da causa de Deus e de Israel quando esses instrumentos úteis forem postos de lado?
Confiemos em Deus, que tem o restante do Espírito, para levantar outros em seu lugar. Esdras aqui, e Neemias no livro seguinte, são tão úteis em seu tempo quanto aqueles foram no seu.
Aqui está: I. Um relato geral do próprio Esdras e de sua viagem a Jerusalém para o bem público, vv. 1-10. II. Uma cópia da comissão que Artaxerxes lhe deu, vv. 11-26. III. Sua gratidão a Deus por ela, v. 27, 28.
O capítulo seguinte nos dará uma narrativa mais detalhada de seus companheiros, de sua viagem e de sua chegada a Jerusalém.
Versículos 1 a 9
A Chegada de Esdras a Jerusalém. (a.C. 457.)
Aqui está: I. A genealogia de Esdras. Ele era um dos filhos de Arão, um sacerdote. Deus o escolheu para ser instrumento do bem de Israel, a fim de honrar o sacerdócio, cuja glória o cativeiro havia ofuscado muito.
Diz-se que era filho de Seraías, supostamente aquele Seraías que o rei da Babilônia mandou matar quando saqueou Jerusalém, 2 Reis 25:18, 21. Mesmo pela contagem mais curta, setenta e cinco anos se haviam passado desde a morte de Seraías; muitos calculam um período bem maior.
Por suporem que Esdras foi chamado ao serviço público na flor da idade, esses estudiosos pensam que Seraías não era seu pai imediato, mas seu avô ou bisavô: o primeiro personagem notável encontrado ao subir por sua genealogia.
Ela é levada aqui até Arão, embora muitos nomes sejam omitidos por brevidade; podem ser supridos com base em 1 Crônicas 6:4, etc. Ele era um irmão mais novo, ou seu pai era Jozadaque, pai de Jesua. Assim, não era sumo sacerdote, mas parente próximo do sumo sacerdote.
II. Seu caráter. Embora pertencesse ao ramo mais jovem da família, suas qualidades pessoais o tornaram muito notável. 1. Era homem de grande erudição: um escriba, um escriba hábil na lei de Moisés, v. 6.
Conhecia muito bem as Escrituras, sobretudo os escritos de Moisés; tinha as palavras prontas na memória e conhecia bem seu sentido e significado. É de temer que o saber estivesse em baixa entre os judeus na Babilônia, mas Esdras contribuiu para reavivá-lo.
Os judeus dizem que ele reuniu e comparou todas as cópias da lei que conseguiu encontrar e publicou uma edição fiel dela, junto com todos os livros proféticos, históricos e poéticos dados por inspiração divina.
Assim compôs o cânon do Antigo Testamento, acrescentando as profecias e histórias de seu próprio tempo. Se Deus o levantou, capacitou e inclinou para essa obra, todas as gerações têm motivo para chamá-lo bendito e para bendizer a Deus por ele.
Deus enviou aos judeus profetas e escribas, Mateus 23:34. Esdras pertencia à segunda categoria. Agora que a profecia estava prestes a cessar, era hora de promover o conhecimento das Escrituras, conforme a orientação dada por Deus por meio do último dos profetas, Malaquias 4:4: “Lembrai-vos da lei de Moisés”.
Os ministros do evangelho são chamados escribas instruídos para o reino dos céus (Mateus 13:52), escribas do Novo Testamento. Foi lamentável que um nome tão digno passasse a ser usado, nas épocas de decadência da igreja judaica, por homens que eram inimigos declarados de Cristo e de seu evangelho.
“Ai de vós, escribas e fariseus”: conheciam a letra da lei, mas eram estranhos ao seu espírito. 2. Era homem de grande piedade e santo zelo (v. 10): havia preparado seu coração para buscar a lei do Senhor, etc.
(1.) O que escolheu para estudar foi a lei do Senhor. Os caldeus, entre os quais nasceu e cresceu, eram famosos por sua literatura, em especial pelo estudo dos astros; sendo estudioso, Esdras, podemos supor, foi atraído a dedicar-se a isso.
Mas venceu a atração. A lei de seu Deus valia para ele mais que todos os escritos dos magos e astrólogos caldeus, dos quais conhecia o bastante para desprezá-los com razão.
(2.) Buscou a lei do Senhor: empenhou-se em investigá-la, examinou as Escrituras e nelas procurou conhecer a Deus, sua mente e sua vontade. Esse conhecimento pode ser encontrado ali, mas não sem busca.
(3.) Considerou um dever de consciência agir segundo ela: tomou-a por regra, formou por ela suas opiniões e disposições e conduziu toda a sua vida conforme essa lei. Esse é o uso que devemos fazer do conhecimento das Escrituras, pois felizes seremos se praticarmos o que conhecemos da vontade de Deus.
(4.) Dedicou-se a ensinar a Israel os estatutos e juízos dessa lei. Queria transmitir o que sabia em benefício de outros, pois a ministração do Espírito é dada a cada um para proveito comum. Observe, porém, sua ordem: primeiro aprendeu, depois ensinou.
Buscou a lei do Senhor e, assim, acumulou um bom tesouro; depois instruiu os outros e distribuiu o que havia acumulado. Primeiro também praticou, depois ensinou: obedeceu aos mandamentos e, em seguida, orientou os outros a praticá-los. Assim, seu exemplo confirmou sua doutrina.
(5.) Preparou o coração para fazer tudo isso, ou firmou o coração. Aplicou-se aos estudos e se equipou plenamente para realizar seu desígnio; então tomou a firme resolução de prosseguir e perseverar neles. Desse modo, tornou-se um escriba hábil.
Moisés no Egito e Esdras na Babilônia, ambos em cativeiro, foram maravilhosamente preparados para prestar serviços notáveis à igreja.
III. Sua viagem a Jerusalém para o bem de seu país: subiu da Babilônia (v. 6) e chegou a Jerusalém em quatro meses, v. 8. Era estranho que um homem como ele permanecesse tanto tempo na Babilônia depois da partida de seus irmãos.
Mas Deus não o enviou para lá até que houvesse ali uma obra para ele realizar; e ninguém partiu, a não ser aqueles cujo espírito Deus despertou para subir.
Alguns pensam que esse Artaxerxes era o mesmo Dario cujo decreto vimos (Esdras 6) e que Esdras chegou no ano seguinte à conclusão do templo: aquela foi no sexto ano, e esta, no sétimo (v. 8). Essa é a opinião do dr. Lightfoot.
Meu digno e erudito amigo, o sr. Talents, falecido há pouco, situa a viagem em suas tabelas cronológicas cerca de cinquenta e sete anos depois da conclusão do templo; outros a situam ainda mais tarde. Cabe-me observar apenas:
- Como o rei foi bondoso com ele. Concedeu-lhe tudo o que pediu, tudo quanto desejava para poder servir a seu país. 2. Como seu povo foi bondoso com ele. Quando partiu, muitos outros o acompanharam, pois não queriam ficar na Babilônia depois que Esdras saísse de lá.
Também se dispuseram a morar em Jerusalém depois que ele fosse para lá. 3. Como seu Deus foi bondoso com ele. Obteve esse favor do rei e de seu país pela boa mão do Senhor que estava sobre ele, v. 6, 9.
Repare: cada criatura é para nós aquilo que Deus a faz ser, e é dele que procede o nosso juízo. Assim como devemos ver na mão de Deus os acontecimentos que ainda virão, também devemos ver a mão de Deus nos acontecimentos que ocorrem e reconhecê-lo com gratidão quando temos motivo para chamar essa mão de sua boa mão.
Versículos 11 a 26
O Decreto de Artaxerxes. (a.C. 457.)
Temos aqui a comissão que o imperador persa concedeu a Esdras, dando-lhe autoridade para agir em benefício dos judeus. Ela é muito ampla e completa, além do que se poderia esperar. Supomos que a comissão siga a forma habitual: “Artaxerxes, rei dos reis”.
Esse, porém, é um título elevado demais para qualquer mortal. De fato, ele era rei de alguns reis; mas falar como se fosse rei de todos os reis era usurpar a prerrogativa daquele que tem todo o poder no céu e na terra.
Envia saudações a seu fiel e estimado Esdras, a quem chama “escriba da lei do Deus do céu” (v. 12). Ao que parece, Esdras prezava esse título e não desejava outro, nem mesmo quando foi elevado à dignidade proconsular.
Considerava maior honra ser escriba da lei de Deus do que ser par do reino ou príncipe do império. Observemos os artigos dessa comissão.
I. Ele permite que Esdras suba a Jerusalém, acompanhado de tantos compatriotas quantos quiserem ir com ele, v. 13. Esdras e eles eram cativos; portanto, não sairiam dos domínios do rei sem sua licença real.
II. Dá-lhe autoridade para investigar os assuntos de Judá e Jerusalém, v. 14. A regra dessa investigação seria a lei de seu Deus, que estava em suas mãos.
Deveria verificar se os judeus tinham essa lei e agiam segundo ela em sua religião: se o templo havia sido construído, o sacerdócio estabelecido e os sacrifícios oferecidos conforme a determinação divina.
Se encontrasse algo errado, deveria cuidar de corrigi-lo e, como Tito em Creta, “pôr em ordem as coisas que faltavam”, Tito 1:5. Assim a lei de Deus é engrandecida e honrada; assim os judeus recuperam o antigo privilégio de governar-se por ela.
Deixam, portanto, de estar sujeitos aos estatutos que não eram bons, os estatutos de seus opressores, Ezequiel 20:25.
III. Confia-lhe o dinheiro dado voluntariamente pelo próprio rei e por seus conselheiros e arrecadado entre seus súditos para o serviço da casa de Deus, v. 15, 16.
- Isso merece atenção: (1.) Para honra de Deus, o único Deus vivo e verdadeiro. Até os que adoravam outros deuses estavam tão convencidos da soberania do Deus de Israel que se dispunham a gastar para recomendar-se ao seu favor. Veja Salmos 45:12; 68:26.
(2.) Para louvor desse rei pagão. Honrou o Deus de Israel, embora seus adoradores fossem um punhado desprezado de homens pobres, incapazes de custear a própria religião e agora vassalos dele.
Ainda que não tivesse sido levado a abandonar suas próprias superstições, protegeu e animou os judeus em sua religião. Não se limitou a dizer que se aquecessem e se saciassem; deu-lhes o que precisavam.
(3.) Para descrédito da memória dos reis perversos de Judá. Eles haviam sido criados no conhecimento e na adoração do Deus de Israel e tinham sua lei e seus profetas; mesmo assim, muitas vezes saquearam e empobreceram o templo. Aqui, porém, um príncipe pagão o enriqueceu.
Mais tarde, o evangelho também foi rejeitado pelos judeus, mas acolhido pelos gentios. Veja Romanos 11:11: “Pela queda deles, a salvação chegou aos gentios”. Atos 13:46.
- Somos informados de que se confiou a Esdras: (1.) Receber esse dinheiro e levá-lo a Jerusalém. Era um homem de integridade reconhecida, no qual podiam confiar: não desviaria para uso próprio nem a menor parte do que fora dado ao bem público.
Vemos Paulo ir a Jerusalém numa missão semelhante, levando esmolas à sua nação e ofertas, Atos 24:17. (2.) Aplicar esse dinheiro da melhor maneira: em sacrifícios a serem oferecidos no altar de Deus (v. 17) e em tudo mais que ele ou seus irmãos julgassem conveniente (v. 18).
Havia apenas esta limitação: tudo devia ser feito segundo a vontade de seu Deus, que eles conheciam melhor que o rei. Que a vontade de nosso Deus seja sempre a regra de nossos gastos, especialmente do que aplicamos em seu serviço. A obra de Deus deve sempre ser feita conforme a vontade dele.
Além do dinheiro, também lhe foram dados utensílios para o serviço do templo, v. 19. Ciro havia restituído o que por direito pertencia ao templo; estes foram dados a mais. Assim, o templo recebe o que é seu com juros.
Esdras devia entregar esses utensílios diante do Deus de Jerusalém, pois se destinavam à honra dele, ali onde Deus havia posto seu nome.
IV. Passa-lhe uma ordem de pagamento, ou melhor, um mandado aos tesoureiros do outro lado do rio. Exige que lhe forneçam o que precisar das receitas do rei e lancem a despesa na conta real, v. 20, 22.
Foi uma medida ponderada: Esdras ainda precisava investigar a situação e não sabia do que necessitaria; além disso, era modesto em seus pedidos. Foi também uma medida bondosa, que demonstrou grande amor pelo templo e grande confiança em Esdras.
É do interesse dos príncipes e dos homens importantes usar sua riqueza e seu poder para sustentar e animar a religião. Para que servem grandes receitas, senão para permitir que se faça muito bem dessa espécie, desde que haja disposição para fazê-lo?
V. Ordena-lhe que nada do que seja necessário fazer no templo ou em torno dele falte para a honra do Deus de Israel. Observe nessa ordem (v. 23): 1. Com quanta honra ele fala de Deus.
Antes o chamara Deus de Jerusalém; agora, para que não se pensasse que o considerava uma divindade local, chama-o duas vezes, com grande reverência, Deus do céu.
- Com quanto rigor atenta para a palavra e a lei de Deus, que provavelmente havia lido e admirado. Tudo o que o Deus deles ordenou deveria ser feito, sem que o rei, embora se intitulasse rei dos reis, ousasse alterar ou acrescentar o menor jota ou til às suas instituições.
Que se faça, que se faça diligentemente, com cuidado e rapidez. 3. Com quanta preocupação procura evitar a cólera de Deus: “Por que haveria cólera contra o reino?”
A negligência e o desprezo pela religião trazem os juízos de Deus sobre reis e reinos. O meio mais provável de afastar sua cólera quando ela está prestes a irromper contra um povo é sustentar e animar a religião. Queremos assegurar nossa paz e prosperidade? Cuidemos para que a causa de Deus não passe fome.
VI. Isenta todos os ministros do templo de pagar impostos ao governo. Do maior entre os sacerdotes ao menor entre os netineus, não seria lícito aos oficiais do rei cobrar deles o pedágio, o tributo ou o imposto que os demais súditos pagavam, v. 24.
Isso lhes conferia grande honra como habitantes livres do império e lhes granjearia respeito como favorecidos da coroa. Também lhes dava liberdade para se dedicar ao ministério com mais alegria e desembaraço.
Supomos que a isenção se aplicasse apenas ao que precisavam para si, para suas famílias e para o sustento de seu ministério. Se algum deles aproveitasse esse privilégio para envolver-se em comércio e transações mercantis, perderia com justiça o benefício.
VII. Dá a Esdras poder para nomear e designar juízes e magistrados para todos os judeus daquele lado do rio, v. 25, 26. Era grande favor para os judeus ter tais nobres entre os seus, especialmente por serem escolhidos por Esdras.
Todos os que conheciam as leis do Deus de Esdras, isto é, todos os que professavam a religião judaica, ficariam sob a jurisdição desses juízes. Isso indica que estavam isentos da jurisdição dos magistrados pagãos.
Permitia-se e animava-se que esses juízes fizessem prosélitos: que ensinassem as leis de Deus aos que não as conheciam. Embora o rei não quisesse tornar-se judeu, não se importava com quantos de seus súditos o fizessem.
Tinham autoridade para executar as sentenças proferidas e as ordens dadas segundo a lei de Deus, que assim se tornava também lei do rei, mediante penas severas: prisão, banimento, multa ou morte, conforme determinasse sua lei.
Não tinham permissão para criar leis novas, mas deviam cuidar da devida execução das leis de Deus. Para isso, fora-lhes confiada a espada, a fim de que fossem motivo de temor para os malfeitores.
Que mais poderiam ter feito Josafá, Ezequias ou o próprio Davi, como reis, para honrar a Deus e promover a religião?
Versículos 27 a 28
A Gratidão de Esdras a Deus. (a.C. 457.)
Esdras não consegue prosseguir com a narrativa sem inserir seu reconhecimento agradecido da bondade de Deus para com ele e seu povo nesse assunto. Assim que termina de transcrever a comissão do rei, em vez de acrescentar “Deus salve o rei”, o que seria bastante apropriado, acrescenta: “Bendito seja o Senhor”.
Devemos dar graças em tudo e, quaisquer que sejam os acontecimentos que nos agradem, reconhecer neles a mão de Deus e louvar seu nome. Esdras bendisse a Deus por duas coisas: 1. Por sua comissão.
Supomos que tenha beijado a mão do rei por ela, mas isso não foi tudo. Bendito seja Deus, diz ele, que pôs tal coisa no coração do rei. Deus pode pôr no coração das pessoas coisas que não surgiriam ali por si mesmas, e também pode pô-las em sua mente.
Ele o faz tanto pela providência quanto pela graça, nos assuntos relativos à vida e à piedade. Se algo bom aparece em nosso coração ou no de outros, devemos reconhecer que foi Deus quem o pôs ali e bendizê-lo por isso; é ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar o que é bom.
Quando príncipes e magistrados agem para reprimir o vício e animar a religião, devemos agradecer a Deus por ter posto isso no coração deles, tanto quanto se nos tivessem concedido algum favor particular.
Quando a casa de Deus foi construída, Esdras se alegrou com o que foi feito para embelezá-la. Não lemos sobre ordens para pintá-la, dourá-la ou adorná-la com pedras preciosas, mas para assegurar que as ordenanças de Deus fossem ali ministradas continuamente, com cuidado e exatidão, segundo sua instituição.
Isso, de fato, era embelezar o templo. 2. Pelo ânimo recebido para agir segundo sua comissão (v. 28): ele estendeu a misericórdia até mim.
Podemos supor que o rei, ao honrá-lo, tivesse em vista seus méritos e o promovesse por considerá-lo homem muito sensato e inteligente. Esdras, porém, atribui seu cargo exclusivamente à misericórdia de Deus. Foi ela que o recomendou ao favor do príncipe.
Esdras era corajoso, mas atribuía seu ânimo, não ao próprio coração, e sim à mão de Deus. Foi fortalecido para assumir as tarefas, pois a mão do Senhor, seu Deus, estava sobre ele para guiá-lo e sustentá-lo.
Se Deus nos dá sua mão, somos ousados e alegres; se a retira, somos fracos como água. Seja qual for o serviço que nos seja dado fazer por Deus e por nossa geração, toda a glória deve ser dele. A força para realizá-lo vem de Deus; por isso, o louvor por ele também deve ser dado a Deus.