Esdras 4
Argumento
A boa obra de reconstrução do templo mal havia começado quando encontrou oposição daqueles que lhe queriam mal. Os samaritanos eram inimigos dos judeus e de sua religião e se empenharam em impedir a obra.
I. Ofereceram-se para participar da construção, a fim de ter meios de retardá-la, mas foram recusados, vv. 1-3. II. Desanimaram os judeus e tentaram dissuadi-los, v. 4, 5.
III. Difamaram vilmente tanto o empreendimento quanto seus responsáveis diante do rei da Pérsia, por meio de um memorial que lhe enviaram, vv. 6-16. IV. Obtiveram dele uma ordem para interromper a construção (vv. 17-22), que imediatamente executaram, v. 23, 24.
Versículos 1 a 5
Oposição aos Judeus. (a.C. 535.)
Temos aqui um exemplo da antiga inimizade posta entre a descendência da mulher e a descendência da serpente. O templo de Deus não pode ser construído sem que Satanás se enfureça e as portas do inferno combatam contra ele. Do mesmo modo, o reino do evangelho haveria de ser estabelecido em meio a muita luta e disputa.
Nesse aspecto, a glória da segunda casa foi maior que a da primeira. Ela representava melhor o templo da igreja de Cristo. Salomão construiu seu templo quando não havia adversário nem infortúnio, 1 Reis 5:4. Este segundo templo, porém, foi construído apesar de grande oposição.
Ao remover e vencer tal oposição e, por fim, concluir a obra apesar dela, Deus manifestou grandemente sua sabedoria, poder e bondade, e a igreja foi encorajada a confiar nele.
I. Os responsáveis pela obra são chamados aqui de “filhos do cativeiro” (v. 1), título que os faz parecer muito pequenos. Saíram há pouco do cativeiro, nele tinham nascido e ainda traziam suas marcas. Embora já não fossem cativos, continuavam sob o domínio daqueles de quem, até recentemente, haviam sido prisioneiros.
Israel era filho de Deus, seu primogênito; mas, por sua iniquidade, o povo se vendeu e se escravizou, tornando-se assim filhos do cativeiro. Ao que parece, pensar nessa condição os estimulou a realizar a obra, pois fora por negligenciarem o templo que haviam perdido a liberdade.
II. Os opositores da obra são chamados de “adversários de Judá e Benjamim”. Não eram os caldeus nem os persas, que não os perturbaram e de bom grado os deixavam construir. Eram os remanescentes das dez tribos e os estrangeiros que se haviam unido a eles e montado aquela religião mestiça descrita em 2 Reis 17:33.
Temiam o Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses. São chamados de “povo da terra”, v. 4. Os piores inimigos de Judá e Benjamim eram os que diziam ser judeus sem o ser, Apocalipse 3:9.
III. A oposição que fizeram continha muito da astúcia da antiga serpente. Ao saberem que o templo estava sendo construído, perceberam de imediato que isso seria um golpe fatal contra sua superstição e se dispuseram a impedir a obra.
Não tinham poder para fazê-lo pela força, mas tentaram todos os meios possíveis para obter o mesmo resultado.
- Ofereceram-se para construir com os israelitas somente para, alegando ajudá-los, conseguir uma oportunidade de retardar a obra.
(1.) A proposta era bastante plausível e parecia bondosa: queriam construir com eles, ajudar no planejamento e contribuir para as despesas, pois afirmavam buscar o mesmo Deus que eles, v. 2.
Isso era falso. Embora buscassem o mesmo Deus, não buscavam somente a ele nem o buscavam da maneira que ele determinara; portanto, não o buscavam como os israelitas. Tinham o desígnio de, se possível, impedir a construção ou, pelo menos, impedir que os judeus desfrutassem dela com alegria.
Para os judeus, quase seria melhor não ter o templo do que tê-lo sem poder reservá-lo para si, para a adoração pura do Deus verdadeiro e dele somente. Assim, os beijos do inimigo são enganosos: suas palavras são mais suaves que a manteiga quando há guerra em seu coração.
(2.) A recusa da ajuda oferecida foi inteiramente justa, v. 3. Os chefes das famílias de Israel logo perceberam que, por mais que alegassem o contrário, os adversários não lhes queriam bem; na verdade, tinham o desígnio de lhes causar dano. Por isso, embora precisassem muito de auxílio caso pudessem confiar nele, falaram-lhes com franqueza.
Não tinham nada a ver com os judeus nem parte ou direito naquela obra. Não eram israelitas de nascimento nem adoradores fiéis de Deus; a eles se aplicava: “Adorais o que não conheceis”, João 4:22. Não estavam entre aqueles com quem os judeus ousariam manter comunhão. Por isso, os próprios judeus construiriam o templo.
Não invocaram diante deles a lei de Deus que proibia misturar-se com estrangeiros, embora a tivessem especialmente em vista.
Alegaram algo a que os adversários dariam mais atenção: a autorização do rei, dirigida somente aos judeus. O rei da Pérsia lhes ordenara construir aquela casa, e chamariam auxílio estrangeiro à custa de demonstrar desconfiança e desrespeito a ele.
Repare: para fazer o bem, precisamos da sabedoria da serpente tanto quanto da inocência da pomba; e, como se lê em seguida, devemos ter cuidado com os homens, Mateus 10:16, 17.
Precisamos considerar atentamente com quem nos associamos e em cuja mão nos apoiamos. Ao confiarmos em Deus com piedosa segurança, devemos confiar nos homens com prudente desconfiança e cautela.
- Fracassada essa trama, fizeram tudo que podiam para afastar os judeus da obra e desanimá-los. Enfraqueceram-lhes as mãos dizendo que seria inútil tentar. Chamaram-nos de construtores insensatos, que começavam o que não seriam capazes de terminar; com suas insinuações, perturbaram-nos e tornaram lento seu trabalho.
Nem todos tinham o mesmo zelo. Os mornos e indiferentes foram afastados da obra por esses artifícios, embora ela precisasse da ajuda deles, v. 4. Como os adversários sabiam que os judeus desconfiariam de suas próprias palavras e não se deixariam influenciar por elas, contrataram conselheiros contra eles, às escondidas.
Esses conselheiros, fingindo oferecer a melhor orientação, deveriam dissuadir os judeus de prosseguir e, assim, frustrar seu propósito (v. 5); ou dissuadir os homens de Tiro e Sidom de lhes fornecer a madeira contratada (Esdras 3:7).
Ou, se os judeus tivessem algum negócio na corte persa e pedissem concessões ou favores específicos com base no decreto geral de liberdade, haveria pessoas pagas e prontas para se apresentar como conselheiros contrários a eles.
Não se admire da inquietação incessante dos inimigos da igreja ao tentar impedir a construção do templo de Deus.
Aquele a quem servem e cuja obra realizam não se cansa de percorrer a terra de um lado para outro a fim de praticar o mal. E os que desanimam uma boa obra e enfraquecem as mãos dos que nela trabalham vejam a quem tomam por exemplo.
Versículos 6 a 16
Os Judeus Difamados. (a.C. 521.)
Ciro manteve-se firme no apoio aos judeus e sustentou a concessão que fizera. De nada adiantaria propor-lhe algo que a prejudicasse. Ele agira por um bom princípio, no temor de Deus, e por isso permaneceu fiel à sua decisão.
Embora seu reinado inteiro tenha durado trinta anos, alguns pensam que, depois da conquista da Babilônia e do decreto de libertação dos judeus, ele reinou somente três anos; outros dizem, sete. Então morreu ou renunciou ao governo daquela parte do império.
Seu sucessor ali foi Assuero (v. 6), também chamado Artaxerxes (v. 7), que se supõe ser aquele a quem os autores pagãos chamam Cambises.
Esse sucessor nunca prestara aos desprezados judeus atenção suficiente para se interessar por eles, nem possuía o conhecimento do Deus de Israel que seu antecessor tinha.
Foi a ele que os samaritanos escreveram pedindo uma ordem para interromper a construção do templo. Fizeram-no no começo de seu reinado, decididos a não perder tempo ao julgarem ter um rei favorável ao seu propósito.
Veja como os inimigos da igreja vigiam para aproveitar a primeira oportunidade de lhe causar dano. Que seus amigos não sejam menos cuidadosos em lhe fazer o bem. Temos aqui:
I. O teor geral da carta que enviaram ao rei para informá-lo do assunto. Ela é chamada de acusação contra os habitantes de Judá e Jerusalém (v. 6). O diabo é o acusador dos irmãos, Apocalipse 12:10, e leva adiante seus desígnios maliciosos contra eles.
Ele não apenas os acusa pessoalmente diante de Deus, como fez com Jó. Também age como espírito de mentira na boca de seus instrumentos, que emprega para acusá-los diante de governantes e reis, torná-los odiosos aos olhos de muitos e expô-los ao poder dos grandes.
Não se admire se os mesmos artifícios ainda forem usados para desacreditar a piedade sincera.
II. As pessoas envolvidas na redação da carta. São mencionados os que maquinaram a ação (v. 7), os que redigiram a carta (v. 8) e os signatários (v. 9), que concordaram com ela e se uniram àquela representação, que eu deveria chamar de deturpação.
Veja aqui: 1. Como os governantes, junto com seus companheiros, tramam contra o Senhor e seu templo. A construção do templo não lhes causaria prejuízo algum; ainda assim, opõem-se a ela com o maior empenho e rancor.
Talvez o façam porque os profetas do Deus de Israel haviam anunciado que todos os deuses dos pagãos seriam enfraquecidos e pereceriam, Sofonias 2:11; Jeremias 10:11.
- Como o povo se une aos governantes ao imaginar essa coisa vã. Seguiram o clamor, embora ignorassem os méritos da causa.
Todas as diversas colônias daquele povoamento — nove são mencionadas aqui — tomaram seus nomes das cidades ou regiões da Assíria, Caldeia, Pérsia e outras terras de onde vieram. Por meio de seus representantes, assinaram a carta.
Talvez estivessem irritados com os judeus que haviam retornado porque entre eles havia muitos das dez tribos. Os colonos se haviam apossado das propriedades dessas pessoas e, por isso, temiam que um dia tentassem recuperá-las.
III. Uma cópia da própria carta, que Esdras insere aqui a partir dos arquivos do reino da Pérsia, onde fora registrada. É bom tê-la, para vermos de onde se copiam métodos semelhantes, ainda empregados para expor pessoas boas ao desprezo e frustrar bons desígnios.
- Eles se apresentam como muito leais ao governo e profundamente interessados em sua honra e em seus interesses. Querem fazer crer que, em todos os seus domínios, o rei não possuía súditos tão dedicados e fiéis quanto eles, nem tão conscientes de suas obrigações para com ele, v. 14.
“Porque somos salgados com o sal do palácio” — assim diz a margem —: “recebemos nosso salário da corte e não poderíamos viver sem ele, assim como a carne não poderia ser conservada sem sal”.
Ou, segundo alguns, sua remuneração ou pensão lhes era enviada em sal; ou: “Porque fomos educados no palácio e criados à mesa do rei”, como encontramos em Daniel 1:5.
Eram aqueles que o rei pretendia promover; comiam da porção da comida real. Em vista disso, alegavam não ser correto assistir à desonra do rei. Por essa razão, insistiam que ele interrompesse a construção do templo, como se nada pudesse desonrá-lo mais do que essa obra.
Repare: uma inimizade secreta contra Cristo e seu evangelho costuma ser dourada com uma suposta afeição por César e seu poder. Os judeus odiavam o governo romano, mas, quando lhes convinha, podiam gritar: “Não temos rei senão César”.
Aludindo a isso: se os que viviam às custas da coroa se julgavam obrigados, por gratidão, a defender seus interesses, temos motivos ainda maiores para nos convencer a zelar piamente pela honra de Deus.
Recebemos nosso sustento do Deus do céu, somos salgados com seu sal, vivemos de sua generosidade e estamos sob o cuidado de sua providência. Por isso, não é correto ver sua desonra sem nos indignarmos e fazermos o que pudermos para evitá-la.
- Apresentam os judeus como desleais e perigosos para o governo, e Jerusalém como cidade rebelde e má (v. 12), prejudicial a reis e províncias, v. 15. Veja como Jerusalém, “alegria de toda a terra” (Salmos 48:2), é aqui exposta ao descrédito como vergonha de toda a terra.
Os inimigos da igreja não poderiam praticar contra ela os males que têm o desígnio de cometer se primeiro não lhe dessem má fama.
Jerusalém fora leal aos seus legítimos príncipes, e seus habitantes de então eram tão favoráveis ao rei e ao seu governo quanto os de qualquer outra província.
Daniel, que era judeu, havia demonstrado pouco antes tanta fidelidade ao seu soberano que seus piores inimigos não conseguiram encontrar falha alguma em sua administração, Daniel 6:4.
Ainda assim, Elias foi injustamente acusado de perturbar Israel; os apóstolos, de virar o mundo de cabeça para baixo; e o próprio Cristo, de perverter a nação e proibir o pagamento de tributo a César. Não devemos estranhar se o mesmo jogo continuar a ser praticado. Vejamos agora:
(1.) Sua narrativa do passado era maliciosa: diziam que naquela cidade houvera rebelião desde tempos antigos e que, por isso, ela fora destruída, v. 15. Não se pode negar que as tentativas de Jeoaquim e Zedequias de se livrar do jugo do rei da Babilônia deram alguma aparência de fundamento à acusação.
Se tivessem permanecido fiéis à sua religião e ao templo que agora reconstruíam, jamais teriam caído sob tal jugo.
Mas é preciso considerar: [1.] Eles próprios e seus antepassados eram príncipes soberanos. Seus esforços para recuperar seus direitos, se não houvesse neles violação de juramento, teriam sido justificáveis, até onde sei; e teriam sido bem-sucedidos se tivessem usado os meios certos e feito primeiro as pazes com Deus.
[2.] Embora aqueles judeus e seus príncipes tivessem sido culpados de rebelião, era injusto, por isso, marcar indelevelmente a cidade, como se dali em diante ela tivesse de ser chamada para sempre de cidade rebelde e má.
Durante o cativeiro, os judeus haviam dado provas de boa conduta suficientes para remover tal descrédito aos olhos de qualquer pessoa razoável.
Receberam a instrução — e temos motivo para esperar que a cumpriram — de buscar a paz da cidade em que eram cativos e orar ao Senhor por ela, Jeremias 29:7. Portanto, era muito injusto, embora não raro, atribuir desse modo aos filhos a iniquidade dos pais.
(2.) A informação que davam sobre os fatos presentes era grosseiramente falsa. Tiveram o cuidado de comunicar ao rei que os judeus haviam levantado os muros da cidade e até os terminado — assim diz a margem — e unido os alicerces (v. 12). Isso estava muito longe da verdade.
Haviam apenas começado a construir o templo, como Ciro lhes ordenara. Quanto aos muros, nada fora feito nem havia desígnio de repará-los, como mostra o estado em que ainda se encontravam muitos anos depois: todos em ruínas, Neemias 1:3.
Que se dará, e que se fará, a essas línguas falsas ou, pior ainda, a essas penas mentirosas? Sem dúvida, flechas agudas de um guerreiro e brasas de zimbro, Salmos 120:3, 4.
Se não tivessem perdido inteiramente a virtude e a honra, não teriam escrito ao rei aquilo que todos os vizinhos sabiam ser uma mentira notória. E, se não estivessem muito seguros do apoio do rei, não teriam ousado fazê-lo. Veja Provérbios 29:12.
(3.) Suas previsões das consequências eram inteiramente infundadas e absurdas. Estavam muito seguros do que diziam e queriam que o rei acreditasse apenas em sua palavra: se a cidade fosse reconstruída, os judeus não pagariam pedágio, tributo nem imposto (v. 13).
E, como é tão fácil contar uma grande mentira quanto uma pequena, afirmavam que o rei não teria parte alguma deste lado do rio (v. 16): todos os países deste lado do Eufrates se revoltariam de imediato, seguindo o exemplo dos judeus.
Se o príncipe que então governava tolerasse isso, prejudicaria não só a si mesmo, mas também a seus sucessores: “Tu prejudicarás a receita dos reis”. Veja como cada linha da carta transpira tanto a astúcia quanto a malícia da antiga serpente.
Versículos 17 a 24
Temos aqui:
I. As ordens que o rei da Pérsia deu em resposta à informação enviada pelos samaritanos contra os judeus. Deixou-se enganar pela fraude e falsidade deles.
Não se deu ao trabalho de examinar as alegações da petição sobre o que os judeus estavam fazendo naquele momento; presumiu que a acusação era verdadeira e prontamente os satisfez com uma ordem do conselho para suspender a obra.
- Consultou os arquivos sobre Jerusalém e descobriu que, de fato, ela se rebelara contra o rei da Babilônia e que, portanto, fora, como eles diziam, uma cidade má (v. 19). Descobriu também que, no passado, reis haviam governado ali, recebendo tributos de todas as terras daquele lado do rio (v. 20).
Concluiu, por isso, que havia o risco de os judeus voltarem a reivindicá-las se um dia tivessem condições — o que dificilmente aconteceria.
Assim, repete o que disseram os acusadores e alega apresentar uma razão para isso. Veja a difícil condição dos príncipes: precisam ver e ouvir pelos olhos e ouvidos de outros e julgar os fatos como lhes são apresentados, embora muitas vezes recebam relatos falsos.
O juízo de Deus é sempre justo porque ele vê as coisas como são e julga conforme a verdade.
- Designou os samaritanos para interromper imediatamente a construção da cidade, até que novas ordens fossem dadas a respeito, v. 21, 22. Nem eles, na carta, nem o rei, em sua ordem, mencionaram o templo ou sua construção.
Tanto os acusadores quanto o rei sabiam que os judeus tinham não apenas permissão, mas ordem de Ciro para reconstruí-lo; nem mesmo os samaritanos tiveram a ousadia de pedir a revogação dessa ordem.
Falaram somente da cidade, para impedir que fosse construída como cidade com muros e portas. O objetivo era evitar, de todo modo, que disso resultasse estrago em prejuízo dos reis. O rei não queria que a coroa perdesse com seu governo.
II. O uso que os inimigos dos judeus fizeram das ordens obtidas por fraude. Ao recebê-las, subiram às pressas a Jerusalém, v. 23. Seus pés corriam para o mal, Provérbios 1:16. Estavam impacientes para intimar os construtores com a proibição, que apresentaram como autorização para fazê-los parar pela força e pelo poder.
Assim como enganaram o rei com informações falsas para obter a ordem, também abusaram do rei ao executá-la.
A ordem só impedia a construção dos muros da cidade. Mas, tendo a força e o poder do seu lado, interpretaram-na como referente ao templo. Era contra este que nutriam aversão; só precisavam de algum pretexto para impedir sua construção.
Havia, de fato, uma cláusula geral ordenando que aqueles homens parassem, mas ela se referia à reclamação sobre a construção dos muros. Os samaritanos a aplicaram à construção do templo.
Veja quanto precisamos orar não só pelos reis, mas também por todos os que exercem autoridade sob eles e pelos governadores que enviam. A tranquilidade e a paz de nossa vida, em toda piedade e honestidade, dependem muito da integridade e sabedoria dos magistrados inferiores, além das do governante supremo.
Em consequência, a obra da casa de Deus cessou por algum tempo, devido ao poder e à insolência dos inimigos. Por causa da frieza e indiferença dos amigos da obra, ela continuou parada até o segundo ano de Dario Histaspes. A sequência desta história sagrada me parece mostrar claramente que se trata desse Dario, v. 24.
Embora agora a violência dos samaritanos tivesse interrompido a obra, os judeus poderiam, pouco depois, tê-la retomado com a tolerância das autoridades, se amassem devidamente o empreendimento.
Isso fica claro porque, antes mesmo de receberem do rei a autorização expressa para prosseguir (Esdras 6), foram censurados pelos profetas por não o fazerem, Esdras 5:1, comparado com Ageu 1:1, etc.
Se tivessem tomado o cuidado de informar Cambises sobre a verdade do caso, talvez ele revogasse a ordem. Mas, até onde sei, alguns dos construtores estavam quase tão dispostos a parar quanto os próprios adversários.
Em certas épocas, a igreja sofreu mais com a frieza dos amigos do que com o ardor dos inimigos; quando ambos se juntam, a obra da igreja costuma avançar devagar.