Matthew Henry

Esdras 3

Argumento

No fim do capítulo anterior, deixamos Israel em suas cidades. Podemos, porém, muito bem imaginar como seus assuntos estavam em mau estado: a terra sem cultivo, as cidades em ruínas, tudo em desordem. Aqui, contudo, temos um relato do zelo que logo tiveram em restabelecer a religião entre eles.

Assim lançaram bem o alicerce e começaram seu trabalho pelo lado certo. I. Ergueram um altar, ofereceram sacrifícios nele, celebraram as festas e contribuíram para a reconstrução do templo, vv. 1-7. II. Lançaram o alicerce do templo em meio a uma mistura de alegria e tristeza, vv. 8-13.

Era o dia das coisas pequenas, que não devia ser desprezado, Zacarias 4:10.

Versículos 1 a 6

A Renovação dos Sacrifícios. (a.C. 536.)

Aqui está: I. Uma assembleia geral dos israelitas que haviam voltado, reunida em Jerusalém no sétimo mês, v. 1. Podemos supor que saíram da Babilônia na primavera e devemos contar pelo menos quatro meses para a viagem, pois foi esse o tempo que Esdras e sua companhia levaram para chegar, Esdras 7:9.

Logo chegou, portanto, o sétimo mês, no qual muitas festas do Senhor deviam ser celebradas solenemente. Então se reuniram em Jerusalém por acordo entre si, mais do que por ordem de uma autoridade.

Tinham acabado de chegar às suas cidades e estavam muito ocupados ali, providenciando o necessário para si e suas famílias. Isso poderia tê-los dispensado de comparecer ao altar de Deus até passar um pouco da agitação, como muitos, de modo insensato, adiam sua participação na comunhão até estarem estabelecidos no mundo.

Apesar disso, ainda assim eles tinham tamanho ardor pela religião, depois de acabarem de sair de um período de correção por sua falta de religião, que deixaram todos os seus afazeres no campo para comparecer ao altar de Deus.

E, coisa admirável, nesse ardor piedoso todos concordavam: vieram como um só homem. Adiemos os afazeres do mundo em favor dos assuntos da religião, e eles prosperarão melhor.

II. O zelo de seus líderes em preparar um altar ao qual o povo pudesse comparecer:

  1. Josué e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel e seus irmãos, os príncipes, construíram o altar do Deus de Israel (v. 2), provavelmente no mesmo lugar em que estivera, sobre as mesmas bases, v. 3.

O bispo Patrick observa que, antes da construção do templo, parece ter-se erguido um tabernáculo para o culto divino, como no tempo de Davi, não no monte Moriá, mas no monte Sião (1 Crônicas 9:23). Por isso, supõe que o altar tenha sido erguido ali para uso durante a construção do templo.

Aprendamos daqui: (1.) A começar com Deus. Quanto mais difícil e necessitada for nossa condição, mais precisamos levá-lo conosco em todos os nossos caminhos. Se esperamos ser dirigidos por seus oráculos, que ele seja honrado por nossas ofertas.

(2.) A fazer o que podemos no culto a Deus quando não podemos fazer o que desejaríamos. Eles não podiam ter um templo imediatamente, mas não quiseram ficar sem altar.

Abraão erguia um altar onde quer que fosse. Onde quer que cheguemos, embora talvez não tenhamos o benefício do candelabro da pregação e dos pães da proposição da eucaristia, ainda assim, se não trouxermos os sacrifícios de oração e louvor, faltaremos ao nosso dever, pois temos sempre à disposição um altar que santifica a oferta.

  1. Observe o motivo apresentado aqui para a pressa em erguer o altar: tinham medo do povo da terra. Viviam entre inimigos hostis a eles e à sua religião, diante dos quais estavam em desvantagem.

(1.) Embora estivessem nessa situação, construíram o altar mesmo assim, segundo alguns leem o texto. Não quiseram ser afastados de sua religião pelo medo da oposição que provavelmente encontrariam nela. Nunca deixemos que o medo dos homens nos faça cair nessa armadilha.

(2.) Justamente por estarem nessa situação, ergueram o altar. A percepção do perigo deve despertar-nos para cumprir o dever. Temos muitos inimigos? Então é bom ter Deus como amigo e manter a comunhão com ele.

Devemos fazer esse bom uso de nossos temores: deixá-los levar-nos aos joelhos. Até Saul se julgaria perdido se o inimigo viesse contra ele antes de ter feito sua súplica a Deus, 1 Samuel 13:12.

III. Os sacrifícios que ofereceram no altar:

O altar foi erguido para ser usado, e eles o usaram. Que os que têm um altar não o façam morrer de fome.

  1. Começaram no primeiro dia do sétimo mês, v. 6. Não há indicação de que, para começar, recebessem fogo do céu como Moisés e Salomão; o fogo comum lhes serviu, assim como servira aos patriarcas.

  2. Depois de começar, mantiveram o holocausto contínuo (v. 5), de manhã e à noite, v. 3. Haviam conhecido pela triste experiência o que era não ter o consolo do sacrifício diário ao qual recorrer em suas orações diárias. Agora que o sacrifício fora restabelecido, resolveram não permitir que cessasse de novo.

O cordeiro diário prefigurava o Cordeiro de Deus, cuja justiça deve ser nossa confiança em todas as nossas orações.

  1. Observaram todas as festas fixadas pelo Senhor e ofereceram os sacrifícios designados para cada uma, especialmente na festa dos tabernáculos, v. 4, 5. Depois de receberem de Deus tamanha misericórdia, aquela festa alegre era especialmente oportuna.

Como começavam a se estabelecer em suas cidades, a festa também podia lembrá-los de seus pais, que haviam morado em tendas no deserto. A festa que tinha uma relação especial com os tempos do evangelho (como se vê em Zacarias 14:18) também ganhou especial destaque agora que esses tempos se aproximavam.

Sobre os ritos da festa de sete dias, com sacrifícios próprios, diz-se que fizeram “conforme o dever de cada dia exigia” (veja Números 29:13, 17, etc.): Verbum die in die suo, a palavra, ou o assunto, do dia no seu dia, como está no original. Essa expressão tornou-se proverbial entre os habituados à linguagem bíblica.

Se a festa dos tabernáculos era uma figura de um modo de viver conforme o evangelho, marcado pelo contínuo desapego do mundo e pela alegria em Deus, podemos concluir que cabe a todos nós fazer o trabalho de cada dia no seu dia, conforme o dever desse dia exige.

Isso significa: (1.) Devemos aproveitar o tempo, encontrando a cada dia alguma tarefa que traga bom resultado. (2.) Devemos aproveitar a oportunidade, adaptando-nos àquilo que é a tarefa apropriada para o dia presente. Tudo é belo em sua estação.

O décimo dia desse mês era o dia da expiação, um dia solene e muito oportuno naquela ocasião. É bem provável que o tenham observado; contudo, não há menção disso aqui. Na verdade, não me lembro de nenhuma menção, em todo o Antigo Testamento, à celebração desse dia.

Era como se bastasse termos sua lei em Levítico 16 e seu evangelho, que era seu principal propósito, no Novo Testamento.

  1. Ofereceram a oferta voluntária de cada um, v. 5. A lei exigia muito, mas eles trouxeram mais.

Embora tivessem poucos recursos para custear seus sacrifícios, tinham muito ardor e, podemos supor, economizavam em suas próprias mesas para abastecer fartamente o altar de Deus. Felizes são os que saem da fornalha da aflição trazendo consigo um santo calor como esse.

IV. Os preparativos que fizeram para a construção do templo, v. 7. Empenharam-se nisso imediatamente, pois, enquanto fazemos o que podemos, devemos continuamente buscar fazer mais e melhor.

Tiro e Sidom agora tinham de fornecer-lhes trabalhadores, como no passado, e o Líbano, madeira. De Ciro haviam recebido ordens para ambas as coisas. Podemos confiar que a providência de Deus nos dará os meios para fazer aquilo a que ele nos chama.

Versículos 8 a 13

Lançado o Alicerce do Templo. (a.C. 535.)

Não houve discussão entre os judeus que voltaram sobre se deveriam construir o templo ou não. Isso foi decidido imediatamente, assim como fazer a obra com toda a rapidez.

Que consolo teriam em sua própria terra se lhes faltassem esse sinal da presença de Deus entre eles e o memorial de seu nome? Temos aqui, portanto, um relato do início dessa boa obra. Observe:

I. Quando ela começou: no segundo mês do segundo ano, assim que a estação do ano permitiu (v. 8), depois de concluídas as solenidades da Páscoa. Gastaram pouco mais de meio ano preparando o terreno e os materiais, tamanho era o empenho de seu coração nessa obra.

Repare: quando há uma boa obra a fazer, será sábio começá-la depressa, sem perder tempo, mesmo que prevejamos dificuldades e oposição. Assim nos comprometemos com ela e conseguimos que Deus aja em nosso favor. Uma obra bem começada, como dizemos, está meio acabada.

II. Quem a começou: Zorobabel, Jesua e seus irmãos. A obra de Deus tende a avançar bem quando governantes, ministros e povo se dedicam a ela de todo o coração e concordam em promovê-la, cada qual em seu lugar. Deus lhes deu um só coração para esse serviço, e isso era um bom presságio.

III. Quem foi empregado para fazê-la avançar. Designaram os levitas para impulsionar a obra (v. 8), e estes o fizeram impulsionando os trabalhadores (v. 9) e fortalecendo-lhes as mãos com palavras boas e consoladoras.

Repare: os que não trabalham pessoalmente podem, ainda assim, prestar bom serviço ao estimular e animar aqueles que trabalham.

IV. Como Deus foi louvado no lançamento do alicerce do templo (v. 10, 11):

Os sacerdotes com as trombetas designadas por Moisés e os levitas com os címbalos designados por Davi formaram um conjunto musical, não para agradar aos ouvidos, mas para acompanhar o canto daquele hino eterno que nunca ficará antiquado e com o qual nossas línguas nunca deveriam deixar de estar afinadas:

Deus é bom, e sua misericórdia dura para sempre, o refrão de Salmos 136. Remontemos todos os rios de misericórdia à fonte. Seja qual for nossa condição, por numerosos que sejam nossas dores e nossos temores, reconheçamos que Deus é bom e que, seja o que for que falhe, sua misericórdia não falha.

Cantemos isso com aplicação, como se fez aqui; sua misericórdia não apenas dura para sempre, mas dura para sempre para com Israel quando cativo em terra estrangeira e estrangeiro em sua própria terra.

Seja como for, ainda assim “Deus é bom para Israel” (Salmos 73:1), bom para nós. Atribuamos o ressurgimento dos interesses da igreja, quando pareciam mortos, à permanência eterna da misericórdia de Deus, pois é por isso que a igreja permanece.

V. Como o povo foi afetado. Houve nessa ocasião uma notável mistura de sentimentos diversos. Entre os membros do povo de Deus havia opiniões diferentes, e cada um se expressava conforme a sua. Mesmo assim, não houve discórdia entre eles: não se afastaram uns dos outros nem retardaram por isso a causa comum.

  1. Os que só conheciam a miséria de não ter templo algum louvaram o Senhor com gritos de alegria ao ver lançado apenas o alicerce de um templo, v. 11. Até esse alicerce lhes parecia grandioso, como vida que vem dos mortos; para suas almas famintas, até isso era doce.

Gritaram tão alto que o som foi ouvido de longe. Repare: devemos agradecer pelo começo da misericórdia, ainda que não tenhamos alcançado sua plenitude. Depois de uma longa desolação, os alicerces de um templo são necessariamente fontes de alegria para todo israelita fiel.

  1. Os que se lembravam da glória do primeiro templo, construído por Salomão, e consideravam quanto este provavelmente lhe seria inferior, talvez em tamanho e certamente em magnificência e suntuosidade, choravam em alta voz, v. 12.

Se datarmos o cativeiro com o primeiro, a partir do quarto ano de Jeoaquim, haviam passado cerca de cinquenta e dois anos desde que o templo fora queimado; se o datarmos a partir do cativeiro de Jeconias, haviam passado apenas cinquenta e nove.

Assim, muitos dos que ainda viviam podiam lembrar-se do templo em pé. Foi grande misericórdia para os cativos que a vida de tantos sacerdotes e levitas tivesse sido prolongada: eles podiam contar o que eles próprios lembravam da glória de Jerusalém para estimulá-los em seu retorno.

Esses homens lamentavam a desproporção entre este templo e o anterior. (1.) Havia alguma razão para isso; se dirigiram suas lágrimas pelo caminho certo e lamentaram o pecado que causara essa triste mudança, fizeram bem.

O pecado mancha a glória de qualquer igreja ou povo e, quando percebem que foram reduzidos e humilhados, a culpa deve ser atribuída a ele.

(2.) Contudo, foi fraqueza deles misturar essas lágrimas à alegria geral e, assim, diminuí-la. Desprezaram o dia das coisas pequenas e foram ingratos pelo bem que desfrutavam, porque era menor que o de seus antepassados, embora fosse muito maior do que mereciam.

Na harmonia das alegrias públicas, não sejamos cordas desafinadas. O desânimo que assim causaram ao povo era ainda mais grave porque eram sacerdotes e levitas.

Deveriam ter sabido, e ensinado aos demais, como reagir de modo adequado às diversas providências, sem deixar que a lembrança das aflições passadas afogasse a percepção das misericórdias presentes.

Essa mistura de tristeza e alegria retrata este mundo. Alguns se banham em rios de alegria, enquanto outros se afogam em torrentes de lágrimas. No céu, todos cantam e ninguém suspira; no inferno, todos choram e se lamentam, e ninguém se alegra.

Aqui na terra, porém, mal podemos distinguir os gritos de alegria do som do choro. Aprendamos a nos alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram; quanto a nós, a nos alegrar como se não nos alegrássemos e a chorar como se não chorássemos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra