Matthew Henry

Esdras 2

Argumento

O capítulo anterior nos informou que muitos voltaram da Babilônia após a proclamação de Ciro; aqui temos um catálogo das diversas famílias que voltaram, v. 1. I. Os líderes, v. 2. II. O povo, vv. 3-35.

III. Os sacerdotes, os levitas e os servidores ligados ao templo, vv. 35-63. IV. O total geral, com um relato de seu séquito, vv. 64-67. V. Suas ofertas para o serviço do templo, vv. 68-70.

Versículos 1 a 35

O Retorno dos Cativos. (a.C. 536.)

Podemos observar aqui: 1. Foi mantido por escrito um registro das famílias que saíram do cativeiro e do número de pessoas de cada uma. Isso foi feito para honrá-las, como parte da recompensa por sua fé e coragem, sua confiança em Deus e seu amor à própria terra, e para estimular outros a seguir seu bom exemplo.

Deus honrará assim os que o honram. Os nomes de todos os verdadeiros israelitas que aceitam a oferta de libertação por Cristo serão encontrados, para sua honra, num registro mais sagrado que este: o livro da vida do Cordeiro.

O registro das famílias que saíram do cativeiro também se destinava ao benefício da posteridade, para que soubessem de quem descendiam e a quem estavam ligados por parentesco.

  1. São chamados de “filhos da província”. Judá tinha sido um reino ilustre, ao qual outros reinos se haviam tornado províncias sujeitas e dependentes. Agora, porém, ela própria se tornara província, recebendo leis e ordens do rei da Pérsia e prestando-lhe contas.

Veja como o pecado diminui e rebaixa uma nação que a justiça exaltaria. Mas, ao se tornarem servos, foram lembrados da pátria melhor — assim como os patriarcas o foram ao peregrinar numa terra que lhes pertencia por promessa —, isto é, a celestial (Hebreus 11:16): um reino que não pode ser abalado nem transformado em província.

  1. Diz-se que cada um voltou “à sua cidade”, isto é, à cidade designada. Nessa designação, sem dúvida, levou-se em conta onde Josué antes os estabelecera; e, tanto quanto possível, voltaram ali, pois não consta que outros, pelo menos nenhum capaz de se opor a eles, tivessem ocupado esses lugares durante sua ausência.

  2. Os líderes são mencionados primeiro, v. 2. Zorobabel e Jesua foram para eles como Moisés e Arão: o primeiro, seu principal príncipe; o segundo, seu principal sacerdote.

Neemias e Mardoqueu também são mencionados aqui. Alguns pensam que não se trata dos homens célebres com esses nomes que encontraremos depois; provavelmente eram os mesmos, mas posteriormente voltaram à corte para servir a seu país.

  1. Algumas dessas diversas famílias recebem o nome das pessoas que foram seus antepassados; outras, dos lugares onde antes moravam. Também entre nós muitos sobrenomes são nomes próprios de pessoas, enquanto outros são nomes de lugares.

  2. Há pequenas diferenças entre o número de membros de algumas famílias aqui e em Neemias 7, onde esse catálogo se repete. Isso pode ter ocorrido porque alguns que primeiro deram seus nomes para partir depois recuaram: disseram “Vou, senhor”, mas não foram, reduzindo assim o número de suas famílias.

Outros, que a princípio recusaram, depois se arrependeram e foram, aumentando o número. 7. Há aqui duas famílias chamadas de filhos de Elão (uma no v. 7, outra no v. 31) e, estranhamente, ambas têm o mesmo número: 1.254.

  1. Os filhos de Adonicão, nome que significa senhor elevado, eram 666, exatamente o número da besta (Apocalipse 13:18). Ali se diz que é “o número de um homem”, o que, segundo o sr. Hugh Broughton, se refere a esse homem.

  2. Os filhos de Belém (v. 21) eram apenas 123, embora essa fosse a cidade de Davi. Belém era pequena entre os milhares de Judá; contudo, dali deveria surgir o Messias, Miquéias 5:2.

  3. Anatote tinha sido um lugar famoso na tribo de Benjamim, mas aqui contava apenas 128 pessoas (v. 23). Isso deve ser atribuído à maldição divina que os homens de Anatote trouxeram sobre si ao perseguir Jeremias, que era da cidade deles.

Jeremias 11:21, 23: “Não haverá remanescente deles, pois trarei mal sobre os homens de Anatote”. E veja Isaías 10:30: “Ó pobre Anatote!” Nada traz ruína a um povo mais depressa que a perseguição.

Versículos 36 a 63

Temos aqui um relato: I. Dos sacerdotes que voltaram. Eram numerosos, cerca da décima parte de toda a companhia: o total passava de 42.000 (v. 64), e quatro famílias de sacerdotes somavam mais de 4.200 (vv. 36-39). Assim, a décima parte era a porção de Deus: uma bendita separação do dízimo.

Três dos antepassados dos sacerdotes aqui citados eram chefes de turnos, 1 Crônicas 24:7, 8, 14. O quarto era Pasur, v. 38. Se estes descendiam daquele Pasur que maltratou Jeremias (Jeremias 20:1), é surpreendente que um homem tão mau tivesse uma descendência tão boa e numerosa.

II. Dos levitas. Não posso deixar de me admirar com seu pequeno número: incluindo tanto os cantores quanto os porteiros (vv. 40-42), não chegavam a 350. Houve um tempo em que os levitas eram mais prontos a cumprir seu dever do que os sacerdotes (2 Crônicas 29:34), mas agora não era assim.

Se hoje um lugar ou uma família tem reputação de zelo piedoso, outro lugar ou outra família poderá tê-la noutra época. O vento sopra onde quer e muda de direção.

III. Dos netineus, que, supõe-se, eram os gibeonitas, entregues — como seu nome significa — primeiro por Josué (Josué 9:27) e de novo por Davi (Esdras 8:20), depois que Saul os expulsou, para serem empregados pelos levitas no trabalho da casa de Deus como rachadores de lenha e tiradores de água.

Junto com eles, temos os filhos dos servos de Salomão, que ele entregou para serviço semelhante (não se sabe se eram judeus ou gentios). Eles são mencionados aqui entre os servidores ligados ao templo e contados com os netineus, v. 55, 58. Repare: é uma honra pertencer à casa de Deus, mesmo no ofício mais humilde.

IV. De alguns que eram considerados israelitas de nascimento, e outros que eram considerados sacerdotes, mas não podiam comprovar claramente seu direito a essa honra: 1. Havia alguns, em número considerável, que não conseguiam provar que eram israelitas (v. 59, 60).

Presumiam ser da descendência de Jacó, mas não podiam apresentar suas genealogias. Ainda assim, queriam subir a Jerusalém, por amor à casa e ao povo de Deus. Com isso envergonhavam os israelitas de nascimento comprovado que não eram chamados de verdadeiros israelitas.

Estes tinham saído “das águas de Judá” (Isaías 48:1), mas haviam perdido o gosto por essas águas. 2. Havia outros que não conseguiam provar que eram sacerdotes, embora se supusesse que descendiam de Arão. O que não se conserva preto no branco provavelmente será esquecido em pouco tempo.

Agora nos é contado: (1.) Como perderam a prova de sua linhagem. Um de seus antepassados casou-se com uma filha de Barzilai, aquele grande homem de quem lemos no tempo de Davi. Ele se gloriava da ligação com aquela família honrada e a preferiu à dignidade de seu sacerdócio.

Por isso, quis que seus filhos recebessem o nome da família de Barzilai e que sua genealogia fosse conservada nos registros daquela casa, não nos da casa de Arão. Assim, perderam a prova. Na Babilônia, nada se podia ganhar com o sacerdócio, e por isso não se importavam em ser ligados a ele.

Os que consideram seu ministério, ou seu parentesco com ministros, uma diminuição ou desonra para si esquecem quem disse: “Engrandeço o meu ofício”.

(2.) O que perderam junto com a prova. Não se podia presumir que fossem sacerdotes quando não conseguiam apresentar os documentos; foram, “como impuros, afastados do sacerdócio”. Agora que os sacerdotes haviam recuperado seus direitos e podiam novamente viver do altar, eles bem queriam ser reconhecidos como sacerdotes.

Mas haviam vendido seu direito de nascença pela honra de serem nobres. Por isso, com justiça foram rebaixados e proibidos de comer das coisas santíssimas. Repare: Cristo se envergonhará dos que se envergonham dele e de seu serviço.

Foi o tirsata, ou governador, quem lhes impôs esse afastamento. Alguns entendem que era Zorobabel, o governador daquele momento; outros, que era Neemias (assim chamado em Neemias 8:9; 10:1), que deu essa ordem quando chegou, alguns anos depois.

Mas a proibição não era absoluta: tratava-se apenas de uma suspensão até que houvesse um sumo sacerdote com Urim e Tumim, por meio do qual pudessem conhecer a vontade de Deus sobre o caso. Parece que isso era esperado e desejado, mas não consta que alguma vez tenham sido abençoados com isso durante o segundo templo.

Tinham o cânon completo do Antigo Testamento, melhor que o Urim. Pela falta daquele oráculo, foram ensinados a esperar o Messias, o grande Oráculo, de quem o Urim e o Tumim eram apenas figura. Tampouco consta que o segundo templo tivesse a arca, nem a antiga nem uma nova.

Essas sombras desapareceram pouco a pouco à medida que a realidade se aproximava. Deus, por meio do profeta, indica ao seu povo que não sofreriam prejuízo pela falta da arca, Jeremias 3:16, 17.

Naqueles dias, quando chamarem Jerusalém de trono do Senhor e todas as nações se reunirem a ela, já não dirão “A arca da aliança do Senhor”, nem se lembrarão dela, pois passarão muito bem sem ela.

Versículos 64 a 70

Aqui está: I. O total geral da companhia que voltou da Babilônia. As somas particulares mencionadas antes não chegam a 30.000 (são 29.818). Portanto, havia mais de 12.000 pessoas que não entravam em nenhuma daquelas contas.

É provável que fossem das demais tribos de Israel, além de Judá e Benjamim, e não soubessem dizer de qual família ou cidade particular vinham, mas soubessem que eram israelitas e a qual tribo pertenciam. Ora: 1. Eram mais que o dobro dos levados cativos para a Babilônia por Nabucodonosor.

Assim, como no Egito, o tempo de sua aflição foi o tempo de seu crescimento. 2. Eram poucos para começar uma nação; contudo, em virtude da antiga promessa feita a seus pais, multiplicaram-se até se tornarem um povo muito numeroso antes de sua última destruição pelos romanos, cerca de quinhentos anos depois. Quando Deus diz que cresçam e se multipliquem, um pequeno se tornará mil.

II. Seu séquito. Eles próprios estavam pouco acima da condição de servos; por isso, não admira que seus servos fossem relativamente poucos (v. 65), e os animais de carga, aproximadamente tantos quanto eles, v. 66, 67.

Sua situação agora não era como nos dias passados. Mas se faz menção de duzentos cantores e cantoras entre eles. Podemos supor que se destinavam, como aqueles de 2 Crônicas 35:25, a despertar o luto, pois se havia anunciado que, nessa ocasião, iriam chorando (Jeremias 50:4), com canções de lamentação.

III. Suas ofertas. Diz-se (v. 68, 69): 1. Que chegaram à casa do Senhor em Jerusalém. Contudo, aquela casa, aquela casa santa e bela, estava então em ruínas, reduzida a um monte de entulho.

Mas, como seu pai Abraão, quando o altar já não existia, foram com devoção ao lugar onde ele estivera (Gênesis 13:4). É próprio dos verdadeiros filhos de Sião ter apreço até pelo pó dela, Salmos 102:14.

  1. Que contribuíram voluntariamente para reconstruí-la em seu lugar. Ao que parece, essa foi a primeira casa cuja reconstrução discutiram. Embora acabassem de uma viagem e estivessem recomeçando a vida — duas coisas dispendiosas —, contribuíram, e o fizeram voluntariamente, para a construção do templo.

Que ninguém se queixe das despesas necessárias de sua religião; creiam, porém, que, ao acertar as contas, verão que valeu o custo. Sua oferta não era nada em comparação com as ofertas dos príncipes no tempo de Davi: então deram talentos (1 Crônicas 29:7); agora, dracmas.

Ainda assim, essas dracmas, dadas conforme suas possibilidades, eram tão aceitáveis a Deus quanto aqueles talentos, como as duas pequenas moedas da viúva. As 61.000 dracmas de ouro somavam, segundo o cálculo de Cumberland, tantas libras de nossa moeda e tantas moedas chamadas groats.

Ele calcula que cada maneh, ou libra de prata, equivale a sessenta siclos (isto é, trinta onças), que podemos calcular em 7 libras e 10 xelins de nossa moeda. Assim, essas 5.000 libras de prata valeriam mais de 37.000 libras em dinheiro.

Ao que parece, Deus os abençoou na Babilônia com crescimento de sua riqueza, assim como de seu número. E, conforme Deus os havia feito prosperar, eles contribuíram com alegria para o serviço de sua casa.

  1. Que habitaram em suas cidades, v. 70. Embora elas estivessem deterioradas, contentaram-se em morar nelas por serem suas cidades, aquelas que Deus lhes havia designado. Eram gratos pela liberdade e pela propriedade, embora tivessem pouca pompa, abundância ou poder.

Sua pobreza era uma causa ruim, mas sua união e unanimidade eram um bom efeito dela. Havia espaço para todos e seus bens; por isso, não havia contenda, mas perfeita harmonia: um bendito prenúncio de sua estabilidade, assim como as discórdias nos últimos tempos daquele estado prenunciaram sua ruína.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra