Efésios 5
Argumento
Tivemos diversas exortações importantes no fim do capítulo anterior, e elas continuam neste; particularmente:
I. Temos aqui uma exortação ao amor e caridade mútuos, v. 1, 2.
II. Contra toda espécie de impureza, com razões e remédios apropriados propostos contra tais pecados; e são acrescentadas algumas cautelas ulteriores e recomendados outros deveres, vv. 3-20.
III. O apóstolo orienta para o cumprimento consciencioso dos deveres nas relações, do v. 21 ao longo deste capítulo e no início do próximo.
Versículos 1 a 2
Cautelas contra a Impureza. (61 d.C.)
Temos aqui a exortação ao amor mútuo, ou à caridade cristã. O apóstolo havia insistido nisso no capítulo anterior, particularmente em seus últimos versículos, aos quais a partícula por isso se refere, e liga o que havia dito ali ao que está contido nestes versículos, assim:
“Porque Deus, por causa de Cristo, perdoou vocês, por isso sejam seguidores de Deus, ou seus imitadores”; pois assim a palavra significa.
As pessoas piedosas devem imitar o Deus que adoram, até onde ele se revelou como imitável por elas. Devem se conformar ao seu exemplo e ter sua imagem renovada sobre elas.
Isso confere grande honra à religião prática: ela é a imitação de Deus. Devemos ser santos como Deus é santo, misericordiosos como ele é misericordioso, perfeitos como ele é perfeito.
Mas não há atributo de Deus mais recomendado à nossa imitação do que sua bondade. Sejam imitadores de Deus, ou semelhantes a ele, em toda graça, especialmente em seu amor e em sua bondade perdoadora.
Deus é amor; e os que habitam no amor habitam em Deus, e Deus neles. Assim proclamou seu nome: gracioso e misericordioso, e abundante em bondade.
“Como filhos queridos”: como os filhos (que costumam ser muito amados por seus pais) geralmente se assemelham a eles nos traços e feições de seus rostos e nas disposições e qualidades de suas mentes.
Ou como convém aos filhos de Deus, que são amados e acalentados por seu Pai celestial. Os filhos são obrigados a imitar seus pais no que é bom, especialmente quando são queridos por eles.
O caráter que temos de filhos de Deus nos obriga a nos assemelhar a ele, especialmente em seu amor e bondade, em sua misericórdia e prontidão para perdoar. E somente são filhos queridos de Deus os que o imitam nisso.
Segue-se: “E andai em amor”, v. 2. Essa graça semelhante à de Deus deve conduzir e influenciar toda a nossa conduta, o que é significado por andar nela. Deve ser o princípio pelo qual agimos; deve dirigir os fins a que visamos.
Devemos ser mais zelosos em dar prova da sinceridade de nosso amor uns pelos outros. “Como Cristo também nos amou”.
Aqui o apóstolo nos dirige ao exemplo de Cristo, que os cristãos são obrigados a imitar, e em quem temos um exemplo do amor mais livre e generoso que já houve, aquele grande amor com que nos amou.
Todos compartilhamos desse amor e participamos de seu conforto, e, por isso, devemos amar uns aos outros, tendo Cristo amado todos nós e dado tal prova de seu amor por nós; pois ele se deu em nosso favor.
O apóstolo se estende deliberadamente sobre o assunto; pois o que pode nos fornecer matéria mais agradável para contemplação do que isso?
Cristo se deu para morrer em nosso favor; e a morte de Cristo foi o grande sacrifício de expiação: “Uma oferta e um sacrifício a Deus”; ou uma oferta, precisamente um sacrifício, um sacrifício propiciatório, para expiar nossa culpa, que havia sido prefigurado nas oblações e sacrifícios legais.
E isso “por um aroma de cheiro doce”. Alguns observam que nunca se dizia das ofertas pelo pecado que eram um aroma de cheiro doce; mas isso é dito do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Assim como se ofereceu com o desígnio de ser aceito por Deus, assim Deus aceitou, agradou-se e foi apaziguado por aquele sacrifício. Repare:
Assim como o sacrifício de Cristo foi eficaz junto a Deus, assim seu exemplo deve conseguir o intento conosco, e devemos imitá-lo zelosamente.
Versículos 3 a 19
Proteções contra a Impureza; Cautelas e Advertências. (61 d.C.)
Estes versículos contêm uma cautela contra toda espécie de impureza, com remédios e razões apropriados propostos; são acrescentadas algumas cautelas ulteriores e recomendados outros deveres.
As concupiscências imundas devem ser suprimidas para sustentar o santo amor. Andem em amor e evitem a fornicação e toda impureza. Fornicação é insensatez cometida entre pessoas não casadas.
Toda impureza inclui todas as outras espécies de concupiscências imundas, que eram comuns demais entre os gentios.
“Ou cobiça”: estando assim ligada e mencionada como algo que não deve ser sequer nomeado, alguns a entendem, no estilo casto da Escritura, como concupiscência contra a natureza.
Ao passo que outros a tomam no sentido mais comum, como um desejo imoderado de ganho ou amor insaciável às riquezas, que é adultério espiritual.
Pois, por isso, a alma, que estava desposada com Deus, se desvia dele e abraça o peito de um estranho; e, por isso, os mundanos carnais são chamados adúlteros: “Vós, adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus?”
Ora, esses pecados devem ser temidos e detestados no mais elevado grau: “Não seja sequer nomeado entre vós”, nunca em aprovação nem sem aversão, “como convém a santos”, pessoas santas, separadas do mundo e dedicadas a Deus.
O apóstolo não só recomenda cautela contra os atos grosseiros do pecado, mas contra o que alguns podem tender a fazer pouco caso e pensar ser desculpável.
“Nem imundície” (v. 4), pela qual podem ser entendidos todos os gestos e conduta lascivos e indecorosos; “nem conversa insensata”, discurso obsceno e libertino ou, mais geralmente, discurso vão que manifesta muita insensatez e indiscrição, e está longe de edificar os ouvintes; “nem gracejos”.
A palavra grega eutrapelia é a mesma que Aristóteles, em sua Ética, considera uma virtude: o ser agradável na conduta. E há, sem dúvida, gracejos inocentes e inofensivos que não podemos supor que o apóstolo proíba aqui.
Alguns o entendem como aquelas observações grosseiras e abusivas que tendem a expor outros e fazê-los parecer ridículos.
Isso é ruim o bastante; mas o contexto parece restringir a expressão àqueles gracejos de discurso imundos e obscenos, que ele talvez também tenha em vista ao falar daquela comunicação corrupta, ou pútrida e podre, em Efésios 4:29.
Dessas coisas diz: não são convenientes. De fato, há nelas mais do que inconveniência, até muito dano. Estão tão longe de ser proveitosas que contaminam e envenenam os ouvintes.
Mas o significado é que essas coisas não convêm aos cristãos e são muito inadequadas à sua profissão e caráter. Aos cristãos é consentido ser joviais e agradáveis; mas devem ser alegres e sábios.
O apóstolo acrescenta: “Mas antes dando graças”. A maneira de alegria do cristão deve estar tão longe daquela de engenho obsceno e profano que possa deleitar sua mente e tornar-se jovial pela lembrança grata da bondade e misericórdia de Deus para consigo, e por bendizê-lo e louvá-lo por causa delas. Repare:
Devemos aproveitar todas as ocasiões para render ações de graças e louvores a Deus por sua bondade e favores para conosco.
Uma reflexão sobre a graça e bondade de Deus para conosco, com o desígnio de incitar nossa gratidão a ele, é apropriada para revigorar e deleitar a mente do cristão e torná-lo jovial.
O Dr. Hammond pensa que eucharistia pode significar discurso gracioso, piedoso e religioso em geral, em oposição ao que o apóstolo condena.
Nossa jovialidade, em vez de irromper no que é vão e pecaminoso, e numa profanação do nome de Deus, deve se expressar como convém aos cristãos e no que possa tender à sua glória.
Se os homens abundassem mais em expressões boas e piedosas, não seriam tão propensos a proferir palavras más e impróprias; pois bênção e maldição, libertinagem e ações de graças sairão da mesma boca?
I. Para nos fortalecer contra os pecados de impureza, etc., o apóstolo insiste em diversas razões e prescreve diversos remédios no que segue:
- Insiste em diversas razões, como:
(1.) Considerem que são pecados que excluem as pessoas do céu: “Pois isto sabeis”, etc., v. 5. Sabiam, tendo sido informados disso pela religião cristã.
Por homem cobiçoso, alguns entendem um libertino devasso e lascivo, que se entrega àquelas concupiscências vis que eram consideradas marcas certas de um pagão e idólatra.
Outros entendem no significado comum da palavra; e tal homem é um idólatra porque há idolatria espiritual no amor a este mundo.
Assim como o epicurista faz de sua barriga um deus, assim o cobiçoso faz de seu dinheiro um deus, põe nele aquelas afeições e coloca nos bens mundanos aquela esperança, confiança e deleite que devem ser reservados somente para Deus. Serve a mamom em vez de Deus.
Dessas pessoas é dito que não têm herança no reino de Cristo e de Deus. Isto é, o reino de Cristo, que é Deus, ou o reino que é de Deus por natureza e de Cristo por ser Mediador, o reino que Cristo comprou e Deus concede.
O céu é aqui descrito como reino (como frequentemente em outros lugares) com respeito à sua eminência e glória, plenitude e suficiência, etc.
Nesse reino, os santos e servos de Deus têm uma herança; pois é a herança dos santos na luz. Mas os que são impenitentes e consentem consigo mesmos, seja nas concupiscências da carne, seja no amor do mundo, não são cristãos na verdade.
E assim não pertencem ao reino da graça, nem jamais chegarão ao reino da glória. Sejamos, então, incitados a estar em guarda contra aqueles pecados que nos excluiriam e barrariam do céu.
(2.) Esses pecados trazem a cólera de Deus sobre os que são culpados deles: “Que ninguém vos engane com palavras vãs”, etc., v. 6.
“Que ninguém lisonjeie vocês, como se tais coisas fossem toleráveis e devessem ser consentidas aos cristãos, ou como se não fossem muito provocadoras e ofensivas a Deus, ou como se pudessem se entregar a elas e contudo escapar impunes. Essas são palavras vãs.” Observe:
Os que lisonjeiam a si mesmos e a outros com esperanças de impunidade no pecado somente pregam um embuste a si mesmos e a outros.
Assim Satanás enganou nossos primeiros pais com palavras vãs quando lhes disse: “Certamente não morrereis”. São de fato palavras vãs; pois os que confiam nelas se descobrirão miseravelmente iludidos.
Pois “por causa dessas coisas vem a cólera de Deus sobre os filhos da desobediência”.
Por filhos da desobediência podem ser entendidos os gentios, que não creram e se recusaram a se conformar e se submeter ao evangelho; ou, mais geralmente, todos os pecadores obstinados, que não querem ser recuperados, mas são entregues à desobediência.
A desobediência é a própria malignidade do pecado. E é por um hebraísmo usual que tais pecadores são chamados filhos da desobediência; e assim de fato são desde a infância, desviando-se assim que nascem.
A cólera de Deus vem sobre eles por causa de seus pecados; às vezes neste mundo, mas mais especialmente no próximo. E ousamos fazer pouco caso do que nos colocará sob a cólera de Deus? Oh, não:
“Não sejais, por isso, participantes com eles”, v. 7. “Não participem com eles em seus pecados, para não compartilharem de sua punição.”
Participamos com outros homens em seus pecados não só quando vivemos da mesma maneira pecaminosa que eles, e anuímos e nos conformamos a suas tentações e solicitações ao pecado.
Mas quando os animamos em seus pecados, os incitamos a pecar, e não evitamos e impedimos isso até onde esteja em nosso poder fazê-lo.
(3.) Considerem sob que obrigações os cristãos estão de viver de modo diferente de tais pecadores: “Pois antes éreis trevas, mas agora”, etc., v. 8.
O significado é: “Tais caminhos são muito inadequados à sua condição presente; pois, ao passo que em seu estado gentio e não regenerado vocês eram trevas, agora passaram por uma grande mudança.”
O apóstolo chama sua condição anterior de trevas no abstrato, para expressar as grandes trevas em que estavam. Viviam vidas perversas e profanas, destituídos da luz da instrução exterior e da iluminação e graça do bendito Espírito interior. Repare:
Um estado de pecado é um estado de trevas. Os pecadores, como homens no escuro, vão sem saber para onde e fazem sem saber o que.
Mas a graça de Deus havia produzido uma poderosa mudança em suas almas: “Agora sois luz no Senhor”, iluminados para a salvação pela palavra e Espírito de Deus.
Agora, ao crerem em Cristo e receberem o evangelho. “Andai como filhos da luz”. Filhos da luz, segundo o modo de expressão hebraico, são os que estão em estado de luz, dotados de conhecimento e santidade.
“Ora, sendo assim, sua conduta deve ser adequada à sua condição e privilégios, e, de acordo com isso, vivam à altura da obrigação sob a qual estão por aquele conhecimento e aquelas vantagens que desfrutam.”
“Provando o que é aceitável ao Senhor” (v. 10), examinando e explorando diligentemente o que Deus revelou ser sua vontade, e tornando evidente que a aprovam ao se conformarem a ela. Observe:
Devemos não só temer e evitar o que desagrada a Deus, mas investigar e considerar o que será aceitável a ele, explorando as Escrituras com esse intuito, assim nos mantendo à maior distância desses pecados.
- O apóstolo prescreve alguns remédios contra eles, como:
(1.) Se não quisermos ser enredados pelas concupiscências da carne, devemos produzir os frutos do Espírito, v. 9.
Isso é esperado dos filhos da luz: que, sendo iluminados, sejam também santificados pelo Espírito e por isso produzam seu fruto, que é em toda bondade, uma inclinação para fazer o bem e mostrar misericórdia, e justiça, que significa equidade em nossos negócios.
Assim são tomados mais estritamente; mas, mais geralmente, toda a religião é bondade e justiça. E nelas e com elas deve haver verdade, ou sinceridade e retidão de coração.
(2.) Não devemos ter comunhão com o pecado nem com os pecadores, v. 11. As obras pecaminosas são obras das trevas: vêm das trevas da ignorância, buscam as trevas da ocultação e levam às trevas do inferno.
Essas obras das trevas são obras infrutíferas; nada se ganha com elas a longo prazo. Seja qual for o proveito alegado pelo pecado, de modo algum compensará a perda; pois termina na ruína e destruição completas do pecador impenitente.
Não devemos, por isso, ter comunhão com essas obras infrutíferas; assim como não devemos praticá-las nós próprios, assim não devemos apoiar outros em sua prática.
Há muitas maneiras de sermos cúmplices dos pecados de outros: por elogio, conselho, anuência ou ocultação. E, se compartilhamos com outros de seu pecado, devemos esperar compartilhar com eles de suas pragas.
Além disso, se assim temos comunhão com eles, estaremos no maior perigo de agir como eles em pouco tempo. Mas, em vez de ter comunhão com eles, devemos censurá-los, o que implica que, se não censuramos os pecados de outros, temos comunhão com eles.
Devemos prudentemente e em nossos lugares testemunhar contra os pecados de outros e procurar convencê-los de sua pecaminosidade quando pudermos fazê-lo oportunamente e com pertinência, em nossas palavras; mas especialmente pela santidade de nossas vidas e por uma conduta religiosa.
Censurem seus pecados abundando nos deveres contrários. Um motivo dado é: “Pois é vergonha até falar dessas coisas”, etc., v. 12.
São tão imundas e abomináveis que é vergonha mencioná-las, exceto em censura; muito mais deve ser vergonha ter qualquer comunhão com elas. As coisas que são feitas por eles em segredo.
O apóstolo parece falar aqui dos idólatras gentios e de seus horrendos mistérios, que abundavam em perversidade detestável e a ninguém era concedido divulgar sob pena de morte. Observe:
Um homem bom se envergonha de falar o que muitas pessoas perversas não se envergonham de fazer; mas, até onde sua perversidade aparece, deve ser censurada pelos homens bons.
Segue outro motivo para tal censura: “Mas todas as coisas censuradas são manifestadas pela luz”, v. 13.
O significado dessa passagem pode ser este: “Todas aquelas obras infrutíferas das trevas que vocês são chamados a censurar são expostas e feitas aparecer em suas cores próprias aos próprios pecadores.”
“Pela luz da doutrina ou palavra de Deus em suas bocas, como censuradores fiéis, ou por aquela luz instrutiva difundida pela santidade de suas vidas e por seu andar exemplar.” Observe:
A luz da palavra de Deus e sua exemplificação numa conduta cristã são meios apropriados para convencer os pecadores de seu pecado e perversidade.
Segue-se: “Pois tudo o que manifesta é luz”. Isto é, a luz revela o que antes estava oculto nas trevas; e, de acordo com isso, convém aos filhos da luz, que são luz no Senhor, revelar a outros seus pecados e procurar convencê-los de seu mal e perigo, assim brilhando como luzes no mundo.
O apóstolo insiste, além disso, nesse dever a partir do exemplo de Deus ou Cristo: “Por isso diz”, etc. (v. 14).
Como se tivesse dito: “Fazendo isso, vocês imitarão o grande Deus, que se empenha em despertar os pecadores de seu sono e levantá-los da morte do pecado, para que recebam luz de Cristo.”
“Ele diz”. O Senhor diz constantemente em sua palavra o que é mais particularmente expresso em Isaías 60:1. Ou Cristo, por seus ministros, que pregam o evangelho eterno, continuamente chama os pecadores nesse sentido: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos”.
Essas expressões diferentes têm principalmente o mesmo desígnio; e servem para nos lembrar a grande estupidez e miserável segurança dos pecadores, quão insensíveis são ao seu perigo e quão naturalmente incapazes de movimentos, sensações e ações espirituais.
Quando Deus os chama a despertar e levantar, quer dizer que rompam com seus pecados pelo arrependimento e comecem um curso de santa obediência.
E os anima a tentar e fazer seu máximo nesse caminho por aquela promessa graciosa: “E Cristo te dará luz”; ou Cristo iluminará você, ou brilhará sobre você.
“Ele trará você a um estado de conhecimento, santidade e conforto, assistindo você com sua graça e revigorando sua mente com alegria e paz aqui, e recompensando você por fim com glória eterna.” Observe:
Quando procuramos convencer os pecadores e reformá-los de seus pecados, imitamos Deus e Cristo naquilo que é seu grande desígnio ao longo de todo o evangelho.
Alguns, de fato, entendem isso como chamado a pecadores e santos: aos pecadores para se arrependerem e se voltarem; aos santos para se despertarem para seu dever. Os primeiros devem se levantar de sua morte espiritual; e os últimos devem despertar de sua inércia espiritual.
(3.) Outro remédio contra o pecado é circunspecção, cuidado ou cautela (v. 15): “Vede, pois”, etc.
Isso pode ser entendido ou com respeito ao que imediatamente precede: “Se vocês devem censurar outros por seus pecados e quiserem ser fiéis ao seu dever nisso, devem olhar bem por si mesmos e por seu próprio comportamento e conduta.”
(E, de fato, somente são aptos a censurar outros os que andam eles próprios com a devida circunspecção e cuidado.) Ou então temos aqui outro remédio, ou antes proteção contra os pecados mencionados anteriormente.
E considero que esse seja o desígnio do apóstolo, sendo impossível manter pureza e santidade de coração e vida sem grande circunspecção e cuidado.
“Andai circunspectamente”; ou, como a palavra significa, acuradamente, exatamente, no caminho correto, para o que devemos consultar frequentemente nossa regra e as orientações que temos nos oráculos sagrados.
“Não como insensatos”, que andam ao acaso, não têm entendimento de seu dever nem do valor de suas almas e, por negligência, indolência e falta de cuidado, caem em pecado e destroem a si mesmos; “mas como sábios”, pessoas a quem foi ensinado por Deus e que são dotadas de sabedoria do alto.
O andar circunspecto é o efeito da verdadeira sabedoria, mas o contrário é o efeito da insensatez. Segue-se: “Remindo o tempo” (v. 16), literalmente, comprando a oportunidade.
É uma metáfora tomada dos mercadores e comerciantes que diligentemente observam e aproveitam as épocas favoráveis à compra e venda e ao comércio. Grande parte da sabedoria cristã é remir o tempo.
Os bons cristãos devem ser bons administradores de seu tempo e tomar cuidado para aproveitá-lo para os melhores propósitos: vigiando contra as tentações, fazendo o bem enquanto está no poder de suas mãos, e preenchendo-o com ocupação apropriada, uma proteção especial contra o pecado.
Devem fazer o melhor uso que puderem das épocas presentes de graça. Nosso tempo é um talento que Deus nos deu para algum fim bom, e é mal gasto e perdido quando não é empregado segundo seu desígnio.
Se perdemos nosso tempo antes, devemos procurar remi-lo dobrando nossa diligência em fazer nosso dever no futuro.
O motivo dado é “porque os dias são maus”, ou por causa da perversidade dos que habitam neles, ou antes por serem tempos adversos e perigosos para vocês que vivem neles.
Eram tempos de perseguição quando o apóstolo escreveu isso; os cristãos estavam em perigo a toda hora. Quando os dias são maus, temos uma razão adicional para remir o tempo, especialmente porque não sabemos quão cedo podem ser piores.
As pessoas são muito propensas a se queixar dos tempos ruins; seria bom se isso as despertasse para remir o tempo.
“Por isso”, diz o apóstolo (v. 17), “por causa da maldade dos tempos, não sejam imprudentes, ignorantes de seu dever e negligentes acerca de suas almas, mas entendam qual é a vontade do Senhor.”
“Estudem, considerem e se familiarizem, além disso, com a vontade de Deus como determinante de seu dever.” Observe:
A ignorância de nosso dever e a negligência de nossas almas são evidências da maior insensatez; ao passo que o conhecimento da vontade de Deus e o cuidado de nos conformarmos a ela manifestam a melhor e mais verdadeira sabedoria.
II. Nos três versículos seguintes, o apóstolo avisa contra alguns outros pecados particulares e insiste em alguns outros deveres:
- Avisa contra o pecado da embriaguez: “E não vos embriagueis com vinho”, v. 18.
Esse era um pecado muito frequente entre os pagãos, particularmente nas festas de seus deuses, e mais especialmente em suas bacanais; então costumavam se inflamar com vinho, e todas as espécies de concupiscências desordenadas eram sua consequência.
E, por isso, o apóstolo acrescenta: “No qual”, ou nessa embriaguez, “há excesso”. A palavra asotia pode significar luxo ou dissolução; e é certo que a embriaguez não é amiga da castidade e pureza de vida.
Mas contém, na prática, toda espécie de extravagância e transporta os homens à sensualidade grosseira e a enormidades vis. Repare:
A embriaguez é um pecado que raramente vai sozinho, mas frequentemente envolve os homens em outros casos de culpa: é um pecado muito provocador a Deus e um grande impedimento à vida espiritual.
O apóstolo pode querer dizer toda aquela intemperança e desordem opostas ao comportamento sóbrio e prudente que tem em vista em seu conselho de remir o tempo.
- Em vez de serem enchidos de vinho, os exorta a ser enchidos do Espírito. Os que estão cheios de bebida não são propensos a estar cheios do Espírito; e, por isso, esse dever é oposto ao pecado anterior.
O significado da exortação é que os homens devem trabalhar por uma abundante medida das graças do Espírito, que encham suas almas com grande alegria, força e coragem, coisas que os homens sensuais esperam que seu vinho lhes inspire.
Não podemos ser culpados de nenhum excesso em nossos esforços por elas; ou melhor, não devemos nos satisfazer com um pouco do Espírito, mas aspirar a medidas que nos façam ser enchidos do Espírito.
Ora, por esse meio chegaremos a entender qual é a vontade do Senhor; pois o Espírito de Deus é dado como Espírito de sabedoria e de entendimento.
E, porque os que são enchidos do Espírito serão levados a atos de devoção e a todas as suas expressões apropriadas, por isso o apóstolo exorta:
- A cantar ao Senhor, v. 19. Os bêbados costumam cantar canções obscenas e profanas. Os pagãos, em suas bacanais, costumavam cantar hinos a Baco, que chamavam deus do vinho.
Assim expressavam sua alegria; mas a alegria dos cristãos deve se expressar em canções de louvor ao seu Deus. Nelas devem falar entre si em suas assembleias e encontros, para edificação mútua.
Por salmos podem ser entendidos os salmos de Davi, ou aquelas composições que eram adequadamente cantadas com instrumentos musicais.
Por hinos podem ser entendidos os outros restritos à matéria de louvor, como os de Zacarias, Simeão, etc. Os cânticos espirituais podem conter maior variedade de matéria: doutrinária, profética, histórica, etc. Observe aqui:
(1.) O cantar salmos e hinos é uma ordenança do evangelho: é uma ordenança de Deus e designada para sua glória.
(2.) Embora o cristianismo seja inimigo da alegria profana, contudo anima a alegria e o contentamento e suas expressões apropriadas nos que o professam. O povo de Deus tem motivo para se alegrar e cantar de alegria.
Devem cantar e fazer melodia em seus corações; não só com suas vozes, mas com afeição interior, e então fazê-lo será tão agradável e aceitável a Deus quanto a música é a nós.
E devemos fazê-lo com o desígnio de agradá-lo e promover sua glória; e então será feito ao Senhor.
- A ação de graças é outro dever a que o apóstolo exorta, v. 20. Somos designados a cantar salmos, etc., para expressar nossa gratidão a Deus.
Mas, embora não estejamos sempre cantando, nunca deve nos faltar disposição para esse dever, assim como nunca nos falta matéria para ele.
Devemos continuá-lo ao longo de todo o curso de nossas vidas; e devemos dar graças por todas as coisas.
Não só pelas bênçãos espirituais desfrutadas e as eternas esperadas (pelo que temos em mãos das primeiras e pelo que temos em esperança das outras), mas também pelas misericórdias temporais.
Não só por nossos confortos, mas também por nossas aflições santificadas; não só pelo que diz respeito sem mediação a nós mesmos, mas também pelos casos da bondade e favor de Deus para com outros.
É nosso dever dar graças em tudo a Deus e Pai, a Deus como Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai nele, em cujo nome devemos oferecer todas as nossas orações, louvores e serviços espirituais, para que sejam aceitáveis a Deus.
Versículos 21 a 33
Deveres dos Maridos e Esposas. (61 d.C.)
Aqui o apóstolo começa sua exortação ao cumprimento dos deveres nas relações. Como fundamento geral desses deveres, estabelece aquela regra do v. 21.
Há uma submissão mútua que os cristãos devem uns aos outros, condescendendo em levar os fardos uns dos outros: não se elevando acima dos outros, nem dominando uns sobre os outros e dando leis uns aos outros.
Paulo era um exemplo dessa disposição verdadeiramente cristã, pois se fez tudo para todos os homens. Devemos ter um espírito que cede e se submete, e estar prontos para todos os deveres dos respectivos lugares e posições que Deus nos atribuiu no mundo.
“No temor de Deus”: isto é, até onde seja compatível com o temor de Deus, por causa dele e por consciência para com ele, e para assim dar prova de que na verdade o tememos.
Onde há essa condescendência e submissão mútuas, os deveres de todas as relações serão mais bem desempenhados.
Do v. 22 até o fim, fala dos deveres dos maridos e esposas; e fala deles de maneira cristã, estabelecendo a igreja como exemplo da sujeição da esposa e Cristo como exemplo de amor nos maridos.
I. O dever prescrito às esposas é a submissão aos seus maridos no Senhor (v. 22), submissão que inclui honrá-los e lhes obedecer, e isso a partir de um princípio de amor por eles.
Devem fazê-lo em conformidade com a autoridade de Deus, que o ordenou, o que é fazê-lo como ao Senhor; ou pode ser entendido como comparação e semelhança, de modo que o sentido pode ser: “Assim como, sendo dedicadas a Deus, vocês se submetem a ele.”
Do primeiro sentido podemos aprender que, pelo cumprimento consciencioso dos deveres que devemos aos nossos semelhantes, obedecemos e agradamos ao próprio Deus.
E do último, que Deus não só exige e insiste nos deveres que dizem respeito sem mediação a ele próprio, mas também nos que dizem respeito aos nossos próximos.
O apóstolo dá o motivo dessa submissão das esposas: “Pois o marido é o cabeça da esposa”, v. 23.
A metáfora é tomada da cabeça no corpo natural, que, sendo a sede da razão, sabedoria e conhecimento e a fonte de percepção e movimento, é mais excelente do que o restante do corpo.
Deus deu ao homem preeminência e direito de dirigir e governar pela criação e naquela lei original da relação: “Teu desejo será para teu marido, e ele governará sobre ti”.
Seja qual for a inquietação nisso, é efeito do pecado vindo ao mundo. Geralmente, também, o homem tem (o que deve ter) superioridade em sabedoria e conhecimento.
É, por isso, o cabeça, assim como Cristo é o cabeça da igreja. Há uma semelhança da autoridade de Cristo sobre a igreja naquela superioridade e posição de cabeça que Deus designou ao marido.
O apóstolo acrescenta: “E ele é o Salvador do corpo”. A autoridade de Cristo é exercida sobre a igreja para salvá-la do mal e supri-la de tudo o que lhe é bom.
De maneira semelhante, o marido deve se ocupar da proteção e conforto de sua esposa; e, por isso, ela deve tanto mais alegremente se submeter a ele.
Assim segue-se: “Por isso, como a igreja é sujeita a Cristo” (v. 24), com alegria, fidelidade e humildade, “assim sejam as esposas a seus próprios maridos em tudo”.
Em tudo a que sua autoridade se estende justamente, em tudo lícito e compatível com o dever para com Deus.
II. O dever dos maridos, por outro lado, é amar suas esposas (v. 25); pois, sem isso, abusariam de sua superioridade e posição de cabeça.
E, onde isso prevalece como deve, acarretará os outros deveres da relação, pois é necessária em favor dela uma afeição especial e peculiar.
O amor de Cristo pela igreja é proposto como exemplo disso; seu amor é uma afeição sincera, pura, ardente e constante, apesar das imperfeições e falhas de que ela é culpada.
A grandeza de seu amor pela igreja apareceu em se entregar à morte em favor dela. Observe:
Assim como a sujeição da igreja a Cristo é proposta como modelo às esposas, assim o amor de Cristo por sua igreja é proposto como padrão aos maridos; e, enquanto tais modelos são oferecidos a ambos e tanto é exigido de cada um, nenhum tem motivo para se queixar das ordens divinas.
O amor que Deus exige do marido em favor de sua esposa compensará a sujeição que exige dela a seu marido; e a sujeição prescrita da esposa será um retorno abundante daquele amor do marido que Deus fez ser devido a ela.
O apóstolo, tendo mencionado o amor de Cristo pela igreja, se estende sobre ele, dando o motivo pelo qual se entregou em favor dela: para santificá-la neste mundo e glorificá-la no próximo.
“Para que a santificasse e limpasse, com a lavagem de água pela palavra” (v. 26). Para dotar todos os seus membros de um princípio de santidade e livrá-los da culpa, contaminação e domínio do pecado.
Os meios instrumentais pelos quais isso é efetuado são os sacramentos instituídos, particularmente a lavagem do batismo e a pregação e recepção do evangelho. “E para apresentá-la a si mesmo”, etc., v. 27.
O Dr. Lightfoot pensa que o apóstolo alude aqui ao zelo extraordinário dos judeus em suas lavagens para purificação.
Eram zelosos para que não houvesse ruga que impedisse a carne de receber água, nem mancha ou sujeira que não fosse inteiramente lavada.
Outros o entendem como aludindo a uma veste recém-saída das mãos do pisoeiro, purgada de manchas e alisada das rugas, as primeiras recém-adquiridas, as últimas pelo longo tempo e costume.
“Para apresentá-la a si mesmo”: para uni-la perfeitamente a si mesmo no grande dia, uma igreja gloriosa, perfeita em conhecimento e santidade, “não tendo mancha, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante”.
Nada de deformidade ou mácula restante, mas inteiramente amável e agradável a seus olhos, “santa e sem defeito”, livre dos menores restos de pecado.
A igreja em geral e os crentes particulares não estarão sem mancha ou ruga até chegarem à glória.
Disso e do versículo anterior juntos podemos notar que a glorificação da igreja é visada em sua santificação; e que os que, e somente os que, são santificados agora serão glorificados no futuro.
“Assim devem os homens amar suas esposas como seus próprios corpos”, etc., v. 28.
Sendo a esposa feita uma com seu marido (não num sentido natural, mas num sentido civil e relativo às relações), essa é uma razão pela qual ele deve amá-la com uma afeição tão cordial e ardente quanto aquela com que ama a si mesmo.
“Pois nenhum homem jamais odiou sua própria carne”, v. 29. Nenhum homem em seu juízo certo jamais odiou a si mesmo, por mais deformado que fosse ou quaisquer que fossem suas imperfeições.
Tão longe disso que a nutre e acalenta; trata a si mesmo com muito zelo e ternura, e é diligente em suprir a si mesmo de tudo que lhe é conveniente ou bom, de alimento e roupas, etc.
“Assim como o Senhor a igreja”: isto é, como o Senhor nutre e acalenta a igreja, à qual fornece tudo que vê necessário ou bom para ela, tudo que contribui para sua felicidade e bem-estar eternos.
O apóstolo acrescenta: “Pois somos membros do seu corpo, da sua carne e dos seus ossos”, v. 30.
Dá isso como motivo pelo qual Cristo nutre e acalenta sua igreja: porque todos os que pertencem a ela são membros de seu corpo, isto é, de seu corpo místico.
Ou somos membros extraídos de seu corpo: toda a graça e glória que a igreja tem vêm de Cristo, assim como Eva foi tirada do homem.
Mas, como alguém observa, sendo maneira das Escrituras sagradas expressar um corpo complexo pela enumeração de suas diversas partes, como céu e terra pelo mundo, tarde e manhã pelo dia natural, assim aqui, por corpo, carne e ossos, devemos entender ele próprio.
O significado do versículo é que somos membros de Cristo. “Por essa causa” (porque são um, como Cristo e sua igreja são um), “um homem deixará seu pai e sua mãe”; o apóstolo se refere às palavras de Adão quando Eva lhe foi dada como auxílio apropriado, Gênesis 2:24.
Não devemos entender disso que a obrigação de um homem para com outras relações seja cancelada ao se casar, mas somente que essa relação deve ser preferida a todas as outras.
Há uma união mais próxima entre esses dois do que entre quaisquer outros, de modo que o homem deve antes deixar qualquer um daqueles do que sua esposa.
“E os dois serão uma só carne”: isto é, em virtude do vínculo matrimonial. “Esse é um grande mistério”, v. 32.
Aquelas palavras de Adão, acabadas de mencionar pelo apóstolo, são ditas literalmente do casamento; mas têm também um sentido místico oculto, relacionado à união entre Cristo e sua igreja, da qual a união conjugal entre Adão e a mãe de todos nós era um tipo.
Embora não instituída ou designada por Deus para significar isso, contudo era uma espécie de tipo natural, por ter uma semelhança com ela: “Falo acerca de Cristo e da igreja”.
Depois disso, o apóstolo conclui essa parte de seu discurso com um breve sumário do dever dos maridos e esposas, v. 33.
“Contudo (embora haja tal sentido místico secreto, ainda assim o sentido literal claro diz respeito a vocês), cada um de vocês em particular ame assim sua esposa como a si mesmo, com uma afeição tão sincera, peculiar, singular e capaz de conseguir o intento quanto aquela que tem por si mesmo.”
“E a esposa veja que reverencie seu marido.” A reverência consiste em amor e estima, que produzem cuidado para agradar, e temor, que desperta cautela para que não se dê justa ofensa.
Que a esposa assim reverencie seu marido é a vontade de Deus e a lei da relação.