Matthew Henry

Efésios 4

Argumento

Percorremos a primeira parte desta epístola, que consiste em diversas verdades doutrinárias importantes, contidas nos três capítulos anteriores. Entramos agora na última parte, na qual temos as exortações mais importantes e sérias que podem ser dadas.

Podemos observar que nesta, como na maioria das outras epístolas de Paulo, a primeira parte é doutrinária e apropriada para informar a mente dos homens nas grandes verdades e doutrinas do evangelho.

A última é prática e destinada à orientação das suas vidas e costumes, sendo todos os cristãos obrigados a buscar a solidez na fé e a regularidade na vida e prática.

No que veio antes, ouvimos falar dos privilégios cristãos, que são matéria do nosso conforto. No que segue, ouviremos falar dos deveres cristãos e do que o Senhor nosso Deus exige de nós em consideração a tais privilégios concedidos a nós.

A melhor maneira de entender os mistérios e participar dos privilégios sobre os quais lemos antes é praticar conscienciosamente os deveres prescritos a nós no que segue.

Assim como, por outro lado, uma consideração séria e crença nas doutrinas que nos foram ensinadas nos capítulos anteriores será um bom fundamento sobre o qual edificar a prática dos deveres prescritos naqueles que ainda temos diante de nós. A fé cristã e a prática cristã se ajudam mutuamente.

Neste capítulo, temos diversas exortações a deveres importantes:

I. Uma mais geral, v. 1.

II. Uma exortação ao amor mútuo, à unidade e à concórdia, com os meios e motivos apropriados para promovê-los, vv. 2-16.

III. Uma exortação à pureza cristã e à santidade de vida; e isso tanto de modo mais geral (vv. 17-24) quanto em diversos casos particulares, v. 25 até o fim.

Versículo 1

Coerência Exigida. (61 d.C.)

Esta é uma exortação geral a andar como convém à nossa profissão cristã. Paulo era agora prisioneiro em Roma; e era prisioneiro do Senhor, ou no Senhor, o que significa o mesmo que em favor do Senhor. Veja sobre isso Efésios 3:1.

Menciona isso uma e outra vez para mostrar que não se envergonhava das suas amarras, sabendo bem que não sofria como malfeitor; e igualmente para recomendar o que lhes escrevia com maior ternura e alguma vantagem especial.

Era uma doutrina que considerava valer a pena sofrer por ela e, por isso, certamente deveriam considerá-la digna da sua séria consideração e da sua observância obediente. Temos aqui o pedido de um pobre prisioneiro, um dos prisioneiros de Cristo: “Eu, portanto, o prisioneiro do Senhor, vos rogo”, etc.

Considerando o que Deus fez em favor de vocês e a que estado e condição os chamou, como foi exposto antes, venho agora com um pedido sincero a vocês.

Não para me enviarem socorro, nem para usarem a sua influência para obter a minha liberdade, a primeira coisa que os pobres prisioneiros costumam solicitar aos seus amigos.

Mas que se mostrem bons cristãos e vivam à altura da sua profissão e chamado; que andem dignamente, de maneira conforme, apropriada e congruente com aquelas felizes circunstâncias às quais a graça de Deus trouxe vocês, a quem converteu do paganismo ao cristianismo.

Observe: Os cristãos devem se ajustar ao evangelho pelo qual são chamados e à glória para a qual são chamados; ambos são a sua vocação. Somos chamados cristãos; devemos corresponder a esse nome e viver como cristãos.

Somos chamados ao reino e glória de Deus; devemos, por isso, ocupar-nos desse reino e glória e andar como convém aos seus herdeiros.

Versículos 2 a 16

Exortação à Unidade; Motivos de Persuasão à Unidade. (61 d.C.)

Aqui o apóstolo passa a exortações mais específicas. Neste capítulo, desenvolve duas: a unidade e o amor, a pureza e a santidade, que os cristãos devem buscar com grande empenho. Não andamos de modo digno do chamado que recebemos se não formos amigos fiéis de todos os cristãos e inimigos jurados de todo pecado.

Esta seção contém a exortação ao amor mútuo, à unidade e à concórdia, com os meios e motivos apropriados para promovê-los. Nada nas Escrituras é insistido com maior empenho do que isso. O amor é a lei do reino de Cristo, a lição da sua escola e a libré da sua família. Observe:

I. Os meios da unidade: “Humildade e mansidão, longanimidade e suportando uns aos outros em amor”, v. 2. Humildade significa ter de nós mesmos uma opinião modesta, em oposição ao orgulho.

Mansidão é aquela excelente disposição da alma que torna as pessoas pouco propensas a provocar os outros e pouco inclinadas a irritar-se ou ofender-se com as debilidades deles; e opõe-se aos ressentimentos irados e à irritabilidade. Longanimidade implica suportar as injúrias com paciência, sem buscar vingança.

Tolerar uns aos outros em amor significa suportar as debilidades deles por um princípio de amor, sem deixar de amá-los por causa delas.

Os melhores cristãos precisam tolerar uns aos outros, avaliar uns aos outros da melhor maneira e estimular as graças uns dos outros, não suas paixões.

Encontramos em nós mesmos muitas coisas que nos custa perdoar a nós mesmos; portanto, não devemos estranhar encontrar nos outros aquilo que nos parece difícil perdoar, mas ainda assim devemos perdoá-los como perdoamos a nós mesmos.

Sem essas qualidades, não se pode preservar a unidade.

O primeiro passo para a unidade é a humildade. Sem ela, não haverá mansidão, paciência nem tolerância; e sem essas coisas, não haverá unidade. O orgulho e a paixão destroem a paz e causam todo tipo de dano. A humildade e a mansidão restauram e preservam a paz.

Somente pelo orgulho vem a disputa; somente pela humildade vem o amor. Quanto maior a humildade, maior a unidade de pensamento.

Não andamos de modo digno do chamado que recebemos se não formos mansos e humildes de coração, pois aquele por quem somos chamados e a quem somos chamados se destacou pela mansidão e humildade de coração, e nos ordenou que aprendêssemos com ele.

II. A natureza da unidade prescrita pelo apóstolo: é a unidade do Espírito, v. 3. A sede da unidade cristã está no coração ou no espírito; ela não consiste em um único conjunto de ideias, nem numa só forma ou modo de culto, mas num só coração e numa só alma.

Pode-se dizer que essa unidade de coração e afeto vem do Espírito de Deus: ele a produz, e ela é um dos frutos do Espírito.

Devemos esforçar-nos para conservá-la. Esforçar-se é uma palavra do evangelho: devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Se outros quiserem ter desavenças conosco, devemos tomar todo o cuidado possível para não ter desavenças com eles. Se nos desprezarem e odiarem, não devemos desprezá-los nem odiá-los.

No vínculo da paz. A paz é um vínculo: une as pessoas e faz com que vivam amistosamente umas com as outras.

Uma disposição e uma conduta pacíficas unem os cristãos; a discórdia e as desavenças dispersam e dividem seus corações e afetos. Muitos ramos finos, amarrados juntos, tornam-se fortes. O vínculo da paz é a força do convívio.

Não se pode imaginar que todas as pessoas boas e todos os membros dos convívios devam ter exatamente a mesma estatura, as mesmas opiniões e o mesmo juízo em tudo; contudo, o vínculo da paz une todos, com um non obstante a essas diferenças.

Como um feixe de varas, podem ter comprimentos e forças diferentes; mas, amarradas por um só vínculo, ficam mais fortes do que qualquer uma delas, até mesmo do que era a mais grossa e forte sozinha.

III. Os motivos apropriados para promover essa unidade e concórdia cristãs:

O apóstolo apresenta vários para nos persuadir.

  1. Considerem quantas unidades são motivo de alegria e glória para a nossa profissão cristã. Deve haver um só coração, pois há “um só corpo e um só espírito”, v. 4. Dois corações num só corpo seriam uma monstruosidade. Se há um só corpo, todos os que pertencem a esse corpo devem ter um só coração.

A igreja Católica é um corpo místico de Cristo, e todos os bons cristãos formam um só corpo, incorporado por um só estatuto, o do evangelho, animado por um só Espírito, o mesmo Espírito Santo que vivifica, anima e governa esse corpo por meio dos seus dons e graças.

Se pertencemos a Cristo, somos todos movidos por um só e mesmo Espírito e, portanto, devemos ser um. “Assim como fostes chamados numa só esperança do vosso chamado.” Esperança aqui representa o seu objeto, aquilo que esperamos: a herança celestial, para cuja esperança fomos chamados. Todos os cristãos são chamados para a mesma esperança de vida eterna.

Há um só Cristo em quem todos esperam e um só céu pelo qual todos aguardam; por isso, devem ter um só coração.

“Um só Senhor” (v. 5), isto é, Cristo, a cabeça da igreja, a quem, por designação de Deus, todos os cristãos estão diretamente sujeitos. Uma só fé, isto é, o evangelho, que contém a doutrina da fé cristã; ou a mesma graça da fé, a fé em Cristo pela qual todos os cristãos são salvos.

Um só batismo, pelo qual professamos nossa fé ao sermos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e assim assumimos a mesma aliança sacramental com o Senhor Cristo.

“Um só Deus e Pai de todos”, v. 6. Um só Deus, que reconhece todos os verdadeiros membros da igreja como seus filhos.

Ele é Pai de todos eles por uma relação especial, assim como é Pai de todos os homens pela criação.

Está acima de todos por sua essência e pelas gloriosas perfeições da sua natureza, e porque governa todas as criaturas, especialmente a sua igreja. Age por meio de todos, sustentando-os e governando-os pela sua providência.

E “em todos vós”, em todos os que creem, nos quais habita como em seu santo templo, por seu Espírito e sua graça especial.

Se há tantas unidades, seria uma pena que não houvesse mais uma: um só coração, ou uma só alma.

  1. Considerem a variedade de dons que Cristo concedeu aos cristãos: “Mas a cada um de nós é dada graça segundo a medida do dom de Cristo”.

Embora os membros da igreja de Cristo concordem em tantas coisas, contudo, há algumas em que diferem; mas isso não deve gerar diferenças de afeto entre eles, pois todos os dons procedem do mesmo autor generoso e se destinam aos mesmos grandes fins.

A cada um de nós cristãos é dada graça, algum dom da graça, de alguma espécie ou grau, para o auxílio mútuo.

A cada um de nós ministros é dada graça: a alguns, maior medida de dons; a outros, menor. Os diferentes dons dos ministros de Cristo foram grande ocasião de disputa entre os primeiros cristãos: um era de Paulo e outro, de Apolo.

O apóstolo mostra que não tinham motivo algum para ter desavenças por causa desses dons, mas todo motivo no mundo para concordar em usá-los juntos, para a edificação de todos, pois tudo foi dado segundo a medida do dom de Cristo, na medida que lhe pareceu melhor conceder a cada um.

Observe: todos os ministros e todos os membros de Cristo devem a ele todos os dons e graças que possuem. Isso é bom motivo para amarmos uns aos outros, pois a cada um de nós foi dada graça. Todos a quem Cristo deu graça e concedeu dons, ainda que tenham tamanhos, nomes e opiniões diferentes, contudo, devem amar uns aos outros.

O apóstolo aproveita a ocasião para especificar alguns dos dons que Cristo concedeu.

Prova que foram concedidos por Cristo com as palavras de Davi, que predisse isso a respeito dele (Salmos 68:18): “Por isso diz” (v. 8), isto é, o salmista diz: “Quando subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”.

Davi profetizou a ascensão de Cristo, e o apóstolo desenvolve essa profecia aqui e nos três versículos seguintes. “Quando subiu às alturas.”

Podemos entender que o apóstolo se refere tanto ao lugar para o qual Cristo subiu em sua natureza humana, os céus mais altos, quanto à condição à qual foi elevado, pois então foi altamente exaltado e glorificado de modo eminente pelo seu Pai.

Pensemos na ascensão de Jesus Cristo: nosso bendito Redentor ressuscitou dos mortos e foi para o céu, onde se assenta à direita da Majestade nas alturas, completando assim a prova de que era o Filho de Deus.

Quando grandes conquistadores desfilavam em seus carros triunfais, costumavam ser acompanhados pelos mais ilustres dos seus prisioneiros, conduzidos acorrentados, e distribuíam suas dádivas e generosidade aos soldados e a outros espectadores do triunfo.

Assim, Cristo, ao subir ao céu como conquistador triunfante, levou cativo o cativeiro.

Essa expressão é usada no Antigo Testamento para indicar a vitória sobre os inimigos, especialmente os que antes haviam levado outros cativos; veja Juízes 5:12. Cativeiro aqui representa os cativos e significa todos os nossos inimigos espirituais, que antes nos mantinham cativos. Ele venceu os que nos haviam vencido: o pecado, o diabo e a morte.

De fato, triunfou sobre eles na cruz; mas o triunfo se completou em sua ascensão, quando se tornou Senhor de todos e recebeu as chaves da morte e do Hades.

E concedeu dons aos homens. No salmo, lê-se: recebeu dons em favor dos homens. Recebeu-os em favor deles, para dá-los a eles: uma grande medida de dons e graças. Em particular, enriqueceu seus discípulos com o dom do Espírito Santo.

Ao falar da ascensão de Cristo, o apóstolo observa que ele primeiro desceu, v. 9, como se dissesse: “Quando Davi fala da ascensão de Cristo, indica o conhecimento que tinha da humilhação dele na terra; pois dizer que subiu implica que primeiro desceu. O que isso prova ou demonstra, senão que ele desceu?”

Às partes mais baixas da terra. Isso pode referir-se à sua encarnação, conforme Davi diz: “Minha substância não foi escondida de ti, quando fui feito em segredo e primorosamente trabalhado nas partes mais baixas da terra” (Salmos 139:15).

Ou ao seu sepultamento, conforme Salmos 63:9: “Os que buscam a minha alma para destruí-la irão às partes mais baixas da terra”. Alguns dos pais chamam sua morte de descida às partes mais baixas da terra.

Ele desceu à terra em sua encarnação e desceu para dentro da terra em seu sepultamento. Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem esteve no coração da terra.

“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus” (v. 10), muito acima dos céus atmosféricos e estrelados, que são visíveis, até o céu dos céus, para encher todas as coisas, todos os membros da sua igreja, com dons e graças adequados às respectivas condições e posições deles.

Observe: nosso Senhor primeiro se humilhou e depois foi exaltado; primeiro desceu e depois subiu.

Em seguida, o apóstolo nos diz quais foram os dons de Cristo em sua ascensão: “Concedeu uns para apóstolos”, etc., v. 11. De fato, enviou alguns deles antes da ascensão (Mateus 10:1-5), mas outro foi acrescentado naquela ocasião (Atos 1:26).

Todos foram investidos de maneira mais solene e confirmados publicamente em seu ofício quando Cristo derramou visivelmente sobre eles o Espírito Santo, de maneira e medida extraordinárias. Repare: o grande dom que Cristo deu à igreja em sua ascensão foi o dom do ministério da paz e da reconciliação. O dom do ministério é fruto da ascensão de Cristo.

Os ministros têm dons variados, todos concedidos pelo Senhor Jesus.

Os oficiais que Cristo deu à igreja eram de dois tipos: os extraordinários, promovidos a um ofício superior, como apóstolos, profetas e evangelistas. Os apóstolos ocupavam o primeiro lugar.

Cristo os chamou sem mediação, os equipou com dons extraordinários, poder para fazer milagres e infalibilidade ao expor sua verdade.

Como testemunhas dos milagres e da doutrina dele, enviou-os para difundir o evangelho e fundar e governar igrejas.

Os profetas parecem ter sido aqueles que explicavam os escritos do Antigo Testamento e prediziam acontecimentos futuros.

Os evangelistas eram pessoas ordenadas (2 Timóteo 1:6), que os apóstolos levavam como companheiros de viagem (Gálatas 2:1) e enviavam para organizar e estabelecer igrejas fundadas pelos próprios apóstolos (Atos 19:22).

Como não estavam fixos a um lugar específico, deviam continuar nesse trabalho até serem chamados de volta (2 Timóteo 4:9).

Há também ministros comuns, que atuam num campo inferior e mais estreito, como pastores e mestres. Alguns entendem que esses dois nomes designam um único ofício, que inclui as funções de governar e ensinar. Outros pensam que se referem a dois ofícios distintos, ambos comuns e de uso permanente na igreja.

Nesse caso, os pastores são fixados à frente de igrejas particulares, com o desígnio de orientá-las, instruí-las e alimentá-las da maneira determinada por Cristo; são frequentemente chamados bispos e presbíteros. Os mestres também pregavam o evangelho e instruíam o povo por meio de exortação.

Vemos aqui que pertence a Cristo a prerrogativa de designar na igreja os ofícios e oficiais que desejar. Quão rica é a igreja, que teve no princípio tanta variedade de oficiais e ainda possui dons tão diversos! Quão bondoso é Cristo com sua igreja! Como cuida dela e da sua edificação! Quando subiu, obteve o dom do Espírito Santo.

Os dons do Espírito Santo são variados: uns têm medidas maiores, outros menores, mas todos existem para o bem do corpo. Isso nos leva à terceira razão:

  1. Essa razão é tomada do grande fim e desígnio de Cristo ao conceder dons aos homens. Os dons de Cristo destinavam-se ao bem da sua igreja e ao avanço do seu reino e interesse entre os homens.

Como todos se destinam a um só fim comum, há um bom motivo para que todos os cristãos vivam em amor fraternal e não invejem os dons uns dos outros.

Todos são “para o aperfeiçoamento dos santos” (v. 12), isto é, conforme o sentido do original, para conduzir a uma condição e disposição espiritual ordenada aqueles que o pecado havia como que deslocado e desconjuntado; depois, para fortalecê-los, firmá-los e fazê-los avançar nessa condição, de modo que cada um, em seu devido lugar e função, contribua para o bem de todos.

“Para a obra do ministério”, ou para a obra da dispensação: isto é, para que distribuam as doutrinas do evangelho e cumpram com sucesso as várias partes da sua função ministerial.

“Para a edificação do corpo de Cristo”: isto é, para edificar a igreja, que é o corpo místico de Cristo, aumentando suas graças e acrescentando novos membros.

Tudo se destina a nos preparar para o céu: “até que todos cheguemos”, etc., v. 13.

Os dons e ofícios de que se falou — alguns deles — devem permanecer na igreja até que os santos sejam aperfeiçoados, o que só acontecerá quando todos chegarmos à unidade da fé, quando todos os verdadeiros crentes se reunirem por meio da mesma fé preciosa, e ao conhecimento do Filho de Deus.

Não se trata de mero conhecimento especulativo, nem apenas de reconhecer que Cristo é o Filho de Deus e o grande Mediador, mas de um conhecimento acompanhado de apropriação e afeto, com toda a honra, confiança e obediência devidas.

“A um homem perfeito”, ao pleno crescimento em dons e graças, livres das debilidades infantis às quais estamos sujeitos neste mundo.

“À medida da estatura da plenitude de Cristo”, para sermos cristãos plenamente maduros e desenvolvidos em todas as graças que procedem da plenitude de Cristo; ou segundo a medida da estatura que completará a plenitude de Cristo, isto é, seu corpo místico. Nunca chegaremos ao homem perfeito antes de chegar ao mundo perfeito.

Há uma plenitude em Cristo e uma plenitude a ser derivada dele; certa estatura dessa plenitude e certa medida dessa estatura são designadas no conselho de Deus para cada crente. Só chegaremos a essa medida quando chegarmos ao céu. Os filhos de Deus continuam crescendo enquanto estão neste mundo.

O dr. Lightfoot entende que o apóstolo fala aqui de judeus e gentios unidos na unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, formando assim um homem perfeito e a medida da estatura da plenitude de Cristo.

Nos versículos seguintes, o apóstolo mostra o desígnio de Deus em suas instituições sagradas e o efeito que devem produzir em nós.

(1.) Que, daqui em diante, não sejamos mais crianças, etc. (v. 14): isto é, que deixemos de ser crianças no conhecimento, fracos na fé e inconstantes em nossos juízos, cedendo facilmente a toda tentação, concordando prontamente com o gosto de qualquer pessoa e seguindo qualquer um.

Crianças são facilmente iludidas. Devemos tomar cuidado para não sermos levados de um lado para outro, como navios sem lastro, nem carregados como nuvens no ar por doutrinas sem verdade ou solidez, que, apesar disso, se espalham por toda parte e por isso são comparadas ao vento.

Pela astúcia dos homens. Essa metáfora vem dos jogadores e significa a sutileza danosa dos sedutores.

E pela habilidade ardilosa, isto é, pela destreza com que encontram maneiras de seduzir e enganar, pois o texto diz em seguida: “com que ficam à espreita para enganar”, como numa emboscada, a fim de surpreender os fracos e afastá-los da verdade.

Repare: devem ser homens muito perversos e ímpios aqueles que se dedicam a seduzir e enganar os outros com falsas doutrinas e erros. O apóstolo os descreve como homens vis, que recorrem a muita arte diabólica e astúcia para esse fim.

A melhor maneira de nos proteger contra eles é estudar as Escrituras sagradas e orar pela iluminação e pela graça do Espírito de Cristo, para conhecer a verdade como ela está em Jesus e permanecer firmes nela.

(2.) Que devemos falar a verdade em amor (v. 15), ou seguir a verdade em amor, ou ser sinceros no amor aos nossos irmãos cristãos. Enquanto aderimos à doutrina de Cristo, que é a verdade, devemos viver em amor uns com os outros. O amor é excelente, mas devemos ter o cuidado de preservar a verdade junto com ele. A verdade é excelente, mas devemos dizê-la em amor, e não em disputa.

Essas duas coisas devem andar juntas: a verdade e a paz.

(3.) Que devemos crescer em Cristo em todas as coisas, para ficarmos mais profundamente enraizados nele. Em todas as coisas: no conhecimento, no amor, na fé e em todas as partes do novo homem. Devemos crescer até a maturidade, em oposição a sermos crianças. Os cristãos que crescem em Cristo estão progredindo.

Quanto mais crescermos no conhecimento de Cristo, na fé nele, no amor por ele e na dependência dele, mais floresceremos em toda graça. Ele é o cabeça, e devemos crescer assim para honrá-lo. O crescimento do cristão contribui para a glória de Cristo.

(4.) Devemos assistir e ajudar uns aos outros, como membros do mesmo corpo, v. 16.

O apóstolo compara o corpo natural ao corpo místico de Cristo, cuja cabeça é Cristo, e observa que, assim como os membros do corpo precisam ter comunhão e comunicações mútuas para crescer e se desenvolver, os cristãos também precisam de amor e unidade mútuos, com os frutos apropriados dessas virtudes, para progredir espiritualmente e crescer na graça.

De quem, diz ele — isto é, de Cristo, a cabeça, que transmite influência e sustento a cada membro — todo o corpo dos cristãos, bem ajustado e unido, ordenada e firmemente ligado, cada um em seu devido lugar e posição.

Cada junta fornece sua parte: a ajuda que cada membro unido oferece ao todo, ou o Espírito, a fé, o amor, os sacramentos etc., que, como as veias e artérias do corpo, servem para unir os cristãos a Cristo, sua cabeça, e uns aos outros como companheiros membros.

Segundo a atividade eficaz na medida de cada parte. Alguns entendem que isso se refere ao poder que o Espírito Santo exerce para tornar eficazes os meios designados por Deus para esse grande fim, na medida que Cristo julga suficiente e apropriada para cada membro, de acordo com seu lugar e função no corpo.

Outros entendem que se refere ao poder de Cristo, que, como cabeça, influencia e vivifica cada membro. Outros ainda entendem como a atividade eficaz de cada membro ao repartir com os outros aquilo que recebeu.

O sustento é transmitido a todos na devida proporção e conforme a condição e a necessidade de cada parte. O corpo promove seu crescimento, um crescimento conveniente para o corpo.

Observe: os cristãos particulares recebem de Cristo seus dons e graças em benefício de todo o corpo. Para a edificação de si mesmo em amor.

Podemos entender isso de duas maneiras: ou todos os membros da igreja alcançam maior medida de amor por Cristo e uns pelos outros; ou são levados a agir da maneira mencionada pelo amor a Cristo e uns aos outros.

Observe: o amor mútuo entre os cristãos contribui muito para o crescimento espiritual. É em amor que o corpo se edifica; um reino dividido contra si mesmo, porém, não pode subsistir.

Exortação à Pureza e à Santidade; Cautelas contra o Pecado; Contra Entristecer o Espírito. (61 d.C.)

Versículos 17 a 32

Depois de exortar ao amor mútuo, à unidade e à concórdia nos versículos anteriores, o apóstolo passa a exortar à pureza e à santidade cristãs de coração e de vida, tanto de modo geral (vv. 17-24) quanto em vários exemplos específicos (vv. 25-32).

Ele introduz solenemente essa exortação: “Digo, portanto, isto e testifico no Senhor; isto é, visto que as coisas são como foram descritas, visto que vocês são membros do corpo de Cristo e participantes de tais dons, insisto nisso diante da consciência de vocês e testifico que é seu dever, em nome do Senhor e pela autoridade que recebi dele.” Considerem:

I. A exortação mais geral à pureza e à santidade de coração e de vida:

  1. Ela começa assim: “Que, daqui em diante, não andeis como andam os outros gentios; isto é, que não vivam nem se comportem como pagãos ignorantes e não convertidos, guiados inteiramente por um entendimento ocupado com coisas vãs, seus ídolos e seus bens terrenos, coisas que não trazem proveito algum às suas almas e frustram suas expectativas.”

Os gentios convertidos não devem viver como os gentios não convertidos. Embora vivam entre eles, não devem viver como eles. Aqui temos:

(1.) O apóstolo aproveita a ocasião para descrever a maldade do mundo gentio, do qual os cristãos regenerados foram arrancados como tições tirados do fogo. [1.] O entendimento deles estava obscurecido, v. 18.

Não tinham conhecimento salvador algum; sim, e ainda, eram ignorantes de muitas coisas sobre Deus que a luz natural poderia lhes ter ensinado.

Estavam sentados em trevas e preferiam-nas à luz; pela ignorância, estavam alienados da vida de Deus.

Estavam afastados da vida de santidade e sentiam desagrado e aversão por ela. Essa vida não é apenas o caminho que Deus exige e aprova, e pelo qual vivemos para ele; também se assemelha ao próprio Deus em pureza, justiça, verdade e bondade.

A ignorância voluntária deles os afastava dessa vida de Deus, que começa com luz e conhecimento. A ignorância grosseira e deliberada destrói a religião e a piedade.

Qual era a causa dessa ignorância? A cegueira ou dureza do coração. Não era que Deus não tivesse se revelado por meio de suas obras, mas eles não admitiam os raios instrutivos da luz divina. Eram ignorantes porque queriam ser assim.

Sua ignorância procedia da obstinação e da dureza de coração, da resistência à luz e da rejeição de todos os meios de iluminação e conhecimento.

[2.] A consciência deles estava corrompida e cauterizada: “Os quais, tendo perdido a sensibilidade”, v. 19. Não tinham consciência do pecado nem da miséria e do perigo em que ele os colocava; por isso, entregaram-se à libertinagem.

Satisfizeram suas cobiças impuras e, submetendo-se ao domínio delas, tornaram-se escravos e serviçais do pecado e do diabo, praticando toda espécie de impureza com avidez.

Fizeram da prática de toda espécie de impureza seu costume, até mesmo dos pecados mais antinaturais e monstruosos, e com desejos insaciáveis. Observe: quando a consciência das pessoas fica cauterizada, não há limites para seus pecados.

Quando entregam o coração à satisfação das cobiças, o que se pode esperar senão a sensualidade e a devassidão mais abomináveis, e que suas horríveis perversidades se multipliquem? Esse era o caráter dos gentios.

(2.) Esses cristãos, porém, devem distinguir-se de tais gentios: “Não aprendestes assim a Cristo”, v. 20. Pode-se ler: Mas vocês não são assim; vocês aprenderam a Cristo.

Os que aprenderam a Cristo são salvos das trevas e da mácula em que os outros vivem; e, por conhecerem mais, têm o dever de viver melhor que os outros. É uma boa razão contra o pecado dizer que não aprendemos assim a Cristo.

Aprender a Cristo! Cristo é um livro, uma lição, um caminho, um ofício? O sentido é: “Vocês não aprenderam assim o cristianismo, as doutrinas de Cristo e as regras de vida que ele prescreveu; não de modo a fazer como os outros.”

“Se é que, ou visto que, o ouviram (v. 21), ouviram sua doutrina pregada por nós e lhes foi dado ensino por ele, interior e eficazmente, pelo seu Espírito.” Cristo é a lição; devemos aprender a Cristo. Cristo também é o mestre; por ele nos é dado ensino.

Como a verdade está em Jesus. Isso pode ser entendido de duas maneiras: “A vocês foi ensinada a verdade real, tal como Cristo a apresentou em sua doutrina e em sua vida”; ou: “A verdade causou em seu coração, na medida de vocês, a mesma impressão que causou no coração de Jesus”.

A verdade de Cristo aparece em sua beleza e poder quando se manifesta como em Jesus.

  1. Outra parte da exortação geral vem nas palavras: “Que vos despojeis, quanto à conduta anterior, do velho homem”, etc., vv. 22-24. “Isso constitui grande parte da doutrina que lhes foi ensinada e que aprenderam.” Aqui o apóstolo usa metáforas relacionadas às roupas.

Os princípios, hábitos e disposições da alma precisam mudar antes que possa haver uma mudança salvadora da vida.

É necessária a santificação, que consiste em duas coisas: (1.) É preciso despojar-se do velho homem. A natureza corrompida é chamada de homem porque, como o corpo humano, consiste em várias partes que se sustentam e fortalecem mutuamente. É o velho homem, como o velho Adão, de quem a herdamos. Está entranhada nos ossos e veio conosco ao mundo.

É sutil como o velho homem; mas, em todos os santos de Deus, vai definhando e murchando como um velho, pronta para desaparecer. É chamada corrupta porque o pecado na alma corrompe suas faculdades; se não for mortificado, piora cada dia e tende à destruição. Segundo as cobiças enganosas.

Inclinações e desejos pecaminosos são cobiças enganosas: prometem felicidade às pessoas, mas as tornam mais miseráveis e, se não forem dominados e mortificados, levam-nas à destruição.

Por isso, devem ser tirados como uma roupa velha na qual deveríamos ter vergonha de ser vistos; devem ser dominados e mortificados. Essas cobiças prevaleciam sobre eles na sua conduta anterior, isto é, no período em que não eram regenerados e viviam como pagãos.

(2.) É preciso revestir-se do novo homem. Não basta abandonar princípios corrompidos; devemos ser movidos por princípios de graça. Devemos acolhê-los, abraçá-los e tê-los escritos em nossos corações. Não basta deixar de fazer o mal; é preciso aprender a fazer o bem.

“Sede renovados no espírito da vossa mente” (v. 23), isto é, usem os meios apropriados e prescritos para que a mente, que é um espírito, seja renovada cada vez mais.

“E que vos revistais do novo homem”, v. 24. O novo homem é a nova natureza, a nova criatura, movida por um novo princípio, a graça regeneradora, que capacita a pessoa a levar uma vida nova, de justiça e santidade, como exige o cristianismo.

Esse novo homem é criado, ou produzido da confusão e do vazio, pelo poder onipotente de Deus, de quem é obra; é na verdade excelente e belo.

Segundo Deus, isto é, em imitação dele e em conformidade com esse grande exemplo e modelo. A perda da imagem de Deus na alma foi tanto a pecaminosidade quanto a miséria do estado decaído do homem; a semelhança com Deus é a beleza, a glória e a felicidade da nova criatura.

Em justiça para com as pessoas, que inclui todos os deveres da segunda tábua; e em santidade para com Deus, que significa obedecer sinceramente aos mandamentos da primeira tábua, uma santidade verdadeira, em oposição à santidade exterior e cerimonial dos judeus.

Dizemos que nos revestimos do novo homem quando, usando todos os meios designados por Deus, buscamos essa natureza divina, essa nova criatura. Essa é a exortação mais geral à pureza e à santidade de coração e de vida.

II. O apóstolo passa a alguns assuntos mais específicos. Como as generalidades não costumam nos impressionar tanto, somos informados de quais membros específicos do velho homem devem ser mortificados, quais trapos imundos da antiga natureza devem ser abandonados e quais ornamentos próprios do novo homem devem adornar nossa profissão cristã.

  1. Tomem cuidado com a mentira e tenham sempre o cuidado de dizer a verdade (v. 25): “Portanto, já que vocês foram tão bem instruídos no dever e estão sob tantas obrigações de cumpri-lo, que o comportamento e a conduta futuros mostrem que houve em vocês uma mudança grande e real, especialmente pelo abandono da mentira”.

Os pagãos eram muito culpados desse pecado, afirmando que uma mentira útil era melhor do que uma verdade prejudicial. Por isso, o apóstolo os exorta a abandonar a mentira e tudo o que se opõe à verdade.

A mentira é uma parte do velho homem que deve ser abandonada; a parte do novo homem que deve ser adotada em seu lugar é falar a verdade em todas as nossas relações com os outros. O povo de Deus se caracteriza por ser formado por filhos que não mentem, não ousam mentir e odeiam e abominam a mentira.

Todos os que têm graça fazem questão de dizer a verdade e não contariam uma mentira deliberada nem pelo maior ganho e benefício próprio.

O motivo apresentado para dizer a verdade é: somos membros uns dos outros. A verdade é uma dívida que devemos uns aos outros; se amamos uns aos outros, não enganaremos nem mentiremos uns aos outros.

Pertencemos ao mesmo convívio, ou ao mesmo corpo, que a falsidade ou a mentira tendem a dissolver; por isso devemos evitá-las e dizer a verdade.

Observe: mentir é um pecado muito grave, uma violação peculiar das obrigações dos cristãos, e muito injuriosa e prejudicial ao convívio cristão.

  1. “Tomem cuidado com a ira e as paixões desgovernadas. Irai-vos e não pequeis”, v. 26. Isso vem da tradução grega dos Setenta de Salmos 4:4, que traduzimos como: “Estai em temor e não pequeis”. Aqui há uma concessão simples, que devemos entender assim, e não como uma ordem. “Irai-vos”.

Deus sabe que temos bastante tendência a isso; mas é muito difícil observar a restrição: “e não pequeis”.

“Se em algum momento tiverem motivo justo para se irar, cuidem para que a ira não seja pecaminosa; portanto, tomem cuidado com o excesso da sua ira.” Se quisermos ficar irados sem pecar, diz alguém, devemos irar-nos apenas contra o pecado e ter mais zelo pela glória de Deus do que por qualquer interesse ou reputação nossa.

Um pecado frequente e grave da ira é deixá-la arder até transformar-se em cólera e depois permitir que permaneça; por isso, recebemos aqui essa cautela.

“Se vocês foram provocados e tiveram seus espíritos muito perturbados, e sentiram amargamente alguma afronta que lhes foi feita, antes da noite acalmem e aquietem seus espíritos, reconciliem-se com o ofensor e façam tudo ficar bem novamente: ‘Não se ponha o sol sobre a vossa cólera’.”

“Se ela se transformar em cólera e amargura de espírito, oh, tratem de reprimi-la depressa.” Observe: embora a ira em si não seja pecado, há o máximo perigo de que se torne pecado se não for vigiada com cuidado e reprimida depressa. Por isso, embora a ira possa entrar no peito do sábio, só repousa no peito dos tolos.

“Nem deis lugar ao diabo”, v. 27. Os que persistem na ira pecaminosa e na cólera deixam o diabo entrar no coração e permitem que ele os domine, até levá-los à malícia e a maquinações danosas, etc. “Não deem lugar ao caluniador, ou ao falso acusador” (como alguns leem as palavras); isto é: “Fechem os ouvidos aos que cochicham, aos mexeriqueiros e aos difamadores”.

  1. Aqui somos avisados contra o pecado do furto, que viola o oitavo mandamento, e aconselhados ao trabalho honesto e à beneficência: “Aquele que furtava não furte mais”, v. 28.

É uma cautela contra todo tipo de injustiça, pela força ou pela fraude. “Os que entre vocês cometeram essa perversidade quando eram pagãos não devem continuar cometendo-a.”

Não devemos apenas evitar o pecado, mas também nos dedicar conscienciosamente ao dever contrário: não apenas deixar de furtar, mas, antes, trabalhar, fazendo com suas mãos o que é bom. A ociosidade faz ladrões. Como diz Crisóstomo: To gar kleptein argias estin — “Furtar é efeito da ociosidade”.

Os que não querem trabalhar e têm vergonha de pedir esmolas expõem-se muito à tentação do furto.

Por isso, as pessoas devem ser diligentes e esforçadas, não em alguma atividade ilícita, mas numa ocupação honesta. Trabalhar no que é bom. O esforço em alguma atividade honesta impedirá que as pessoas caiam na tentação de cometer injustiça.

Há outra razão para trabalhar: poder praticar algum bem, além de se proteger da tentação. “Para que tenha para dar a quem necessita.”

Devem trabalhar não apenas para viver e viver honestamente, mas também para repartir, suprindo as carências dos outros. Observe: mesmo os que ganham a vida com o próprio trabalho devem ser caridosos com o seu pouco em favor dos que não podem trabalhar.

Ser caridoso para com os pobres é um dever tão necessário e obrigatório que até trabalhadores, servos e os que pouco têm para si mesmos devem colocar sua pequena oferta no tesouro. Deus deve receber o que lhe é devido, e os pobres são seus recebedores.

Observe ainda: as esmolas que provavelmente serão aceitáveis a Deus não devem ser fruto de injustiça e roubo, mas de honestidade e trabalho. Deus detesta o roubo oferecido em holocaustos.

  1. Aqui somos avisados contra a comunicação corrupta e orientados àquilo que é útil e edificante, v. 29.

Palavras e conversas obscenas e impuras são venenosas e contagiosas, como alimento podre e estragado: procedem de muita corrupção no coração de quem fala e a revelam, e tendem a corromper a mente e a conduta dos que as ouvem. Por isso, os cristãos devem evitar toda conversa assim.

Pode-se entender de modo geral como tudo o que desperta as cobiças e as paixões dos outros. Não devemos apenas abandonar a comunicação corrupta, mas adotar o que é bom para a edificação. A grande utilidade da fala é edificar aqueles com quem conversamos.

Os cristãos devem procurar promover uma conversa proveitosa, que transmita graça aos que ouvem, isto é, que lhes seja boa e agradável por meio de informação, conselho, censura pertinente ou coisas semelhantes.

Observe: é grande dever dos cristãos cuidar para não ofender com seus lábios e aproveitar a conversa e o diálogo, tanto quanto possível, para o bem dos outros.

  1. Aqui temos outra cautela contra a cólera e a ira, com mais conselhos sobre o amor mútuo e a disposição bondosa uns para com os outros, v. 31, 32. Amargura, cólera e ira significam ressentimento e desagrado intensos no íntimo contra os outros.

Gritaria significa palavras duras, ameaças em voz alta e outras falas descontroladas pelas quais se expressam a amargura, a cólera e a ira.

Os cristãos não devem acolher essas paixões vis no coração nem gritar com a língua.

A maledicência significa toda fala de insulto, vitupério e descrédito contra aqueles de quem estamos irados. Malícia é a ira arraigada que leva as pessoas a projetar e fazer dano aos outros. Em seguida, vem o contrário de tudo isso: “Sede bondosos uns para com os outros”.

Isso implica o princípio do amor no coração e suas expressões exteriores num comportamento afável, humilde e cortês.

É próprio dos discípulos de Jesus serem bondosos uns com os outros, como pessoas que aprenderam e desejam ensinar a arte de ser atencioso. Compassivos, isto é, misericordiosos e sensíveis às angústias e sofrimentos dos outros, de modo que se comovam depressa com compaixão e piedade. Perdoando uns aos outros.

Surgirão ocasiões de divergência entre os discípulos de Cristo; por isso, devem ser conciliadores e prontos a perdoar, imitando o próprio Deus, que os perdoou por causa de Cristo, e muito mais do que podem perdoar uns aos outros.

Repare: com Deus há perdão. Ele perdoa o pecado por causa de Jesus Cristo e da expiação que ele fez perante a justiça divina.

Repare novamente: os perdoados por Deus devem ter espírito perdoador e perdoar como Deus perdoa, com sinceridade e de coração, prontamente e com alegria, universalmente e para sempre, quando o pecador se arrepende sinceramente, lembrando-se de que oram: “Perdoa-nos as nossas transgressões, como perdoamos aos que transgridem contra nós”.

Agora podemos observar que todos esses assuntos aos quais o apóstolo se dedicou pertencem à segunda tábua. Assim, os cristãos devem aprender as rigorosas obrigações que têm para com os deveres da segunda tábua.

Quem não os cumpre conscienciosamente não pode temer nem amar a Deus com verdade e sinceridade, por mais que alegue fazê-lo.

Em meio a essas exortações e cautelas, o apóstolo acrescenta esta exortação geral: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus”, v. 30. Considerando o que vem antes e depois, podemos ver o que entristece o Espírito de Deus.

Os versículos anteriores indicam que toda libertinagem e impureza, a mentira e a comunicação corrupta que desperta apetites e cobiças impuras entristecem o Espírito de Deus.

O que vem depois indica que as paixões corrompidas — amargura, cólera, ira, gritaria, maledicência e malícia — entristecem esse bom Espírito.

Não devemos entender que esse Ser bendito possa propriamente entristecer-se ou irritar-se como nós; o desígnio da exortação é que não ajamos para com ele de modo que costume causar tristeza e perturbação aos nossos semelhantes.

Não devemos fazer o que contraria sua natureza santa e sua vontade. Não devemos recusar ouvir seus conselhos nem rebelar-nos contra seu governo.

Essas coisas o provocariam a agir conosco como as pessoas costumam agir com aqueles que as desagradam e entristecem: afastando-se, retirando-lhes a bondade habitual e abandonando-os aos inimigos.

Ó, não provoquem o bendito Espírito de Deus a retirar de vocês sua presença e suas influências graciosas! Um bom motivo para não entristecê-lo é que por ele somos selados para o dia da redenção.

Haverá um dia de redenção: o corpo será resgatado do poder da sepultura no dia da ressurreição; então o povo de Deus será liberto de todos os efeitos do pecado, bem como de todo pecado e miséria, algo que só lhes acontecerá quando forem resgatados da sepultura. Então começará sua felicidade plena e completa.

Todos os verdadeiros crentes são selados para esse dia. Deus os distinguiu dos outros, colocando neles sua marca, e lhes dá o penhor e a garantia de uma ressurreição alegre e gloriosa. O Espírito de Deus é o selo.

Onde quer que esse bendito Espírito esteja como santificador, ele é o penhor de todas as alegrias e glórias do dia da redenção.

Estaríamos perdidos se Deus tirasse de nós seu Espírito Santo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra