Matthew Henry

Efésios 3

Argumento

Este capítulo consiste em duas partes:

I. O relato que Paulo dá aos efésios acerca de si mesmo, como foi designado por Deus para ser o apóstolo dos gentios, vv. 1-13.

II. Sua oração devota e afetuosa a Deus em favor dos efésios, vv. 14-21.

Podemos observar que era muito habitual esse apóstolo entremear suas instruções e conselhos com intercessões e orações a Deus em favor daqueles a quem escrevia, por saber que todas as suas instruções e ensinos seriam inúteis e vãos, a menos que Deus cooperasse com eles e os tornasse eficazes.

Esse é um exemplo que todos os ministros de Cristo devem imitar, orando intensamente para que as operações eficazes do Espírito divino acompanhem suas ministrações e as coroem de êxito.

Os Sofrimentos do Apóstolo; A Designação de Paulo como Apóstolo; Os Trabalhos de Paulo como Apóstolo. (d.C. 61.)

Versículos 1 a 13

Temos aqui o relato que Paulo dá aos efésios acerca de si mesmo, como foi designado por Deus apóstolo dos gentios.

I. Podemos observar que lhes dá a conhecer as tribulações e sofrimentos que suportou no cumprimento daquele ofício, v. 1. A primeira oração se refere ao capítulo anterior e pode ser entendida de uma destas duas maneiras:

  1. “Por essa causa: por ter pregado a doutrina contida no capítulo anterior e afirmado que os grandes privilégios do evangelho pertencem não só aos judeus, mas também aos gentios crentes, embora não sejam circuncidados.”

“Por isso sou agora prisioneiro, mas prisioneiro de Jesus Cristo, pois sofro em sua causa e por causa dele, e continuo seu servo fiel e objeto de sua proteção e zelo especiais, enquanto assim sofro por ele.” Observe:

Os servos de Cristo, se vierem a ser prisioneiros, são seus prisioneiros; e ele não despreza seus prisioneiros. Nunca os considera piores pelo mau caráter que o mundo lhes atribui ou pelo tratamento mau que encontraram nele.

Paulo aderiu a Cristo, e Cristo o reconheceu quando estava na prisão. “Por vós, gentios”: os judeus o perseguiam e aprisionavam porque era o apóstolo dos gentios e lhes pregava o evangelho.

Podemos aprender daí que os ministros fiéis de Cristo devem distribuir suas verdades sagradas, por mais desagradáveis que possam ser para alguns e seja o que for que eles próprios sofram por fazer isso. Ou:

  1. As palavras podem ser entendidas assim: “Por essa causa, visto que vocês não são mais estranhos e estrangeiros (como em Efésios 2:19), mas estão unidos a Cristo e admitidos à comunhão com sua igreja.”

“Eu, Paulo, que sou prisioneiro de Jesus Cristo, oro para que vocês sejam capacitados a agir como convém a pessoas assim favorecidas por Deus e feitas participantes de tais privilégios.”

Nesse sentido vocês o encontram se expressando no v. 14, onde, depois da digressão contida nos diversos versículos intermediários, prossegue com o que começou no primeiro versículo. Observe:

Os que receberam graça e favores assinalados de Deus precisam de oração, para que se aperfeiçoem e avancem, e continuem a agir como lhes convém.

E, visto que Paulo, enquanto era prisioneiro, se ocupava dessas orações a Deus em favor dos efésios, devemos aprender que nenhum sofrimento particular nosso deve nos tornar tão ansiosos acerca de nós mesmos que negligenciemos a situação dos outros em nossas súplicas e palavras dirigidas a Deus.

Fala novamente de seus sofrimentos: por isso desejo que vocês não desfaleçam diante de minha tribulação em favor de vocês, que é a sua glória, v. 13.

Enquanto estava na prisão, sofria muito ali; e, embora sofresse por causa deles, contudo não queria que ficassem desanimados nem consternados com isso, visto que Deus havia feito coisas tão grandes em favor deles mediante o ministério de Paulo.

Que terna preocupação havia aqui com esses efésios! O apóstolo parece ter estado mais ansioso para que eles não desanimassem e desfalecessem diante de suas tribulações do que acerca do que ele próprio suportava.

E, para evitar isso, lhes diz que seus sofrimentos eram a glória deles e estariam tão longe de ser um verdadeiro desânimo, se considerassem devidamente a questão, que lhes proporcionavam motivo para se gloriar e se alegrar.

Pois isso revelava a grande estima e consideração que Deus tinha por eles, nisto: que não só enviou seus apóstolos para lhes pregar o evangelho, mas até para sofrer em favor deles e confirmar as verdades que expunham pelas perseguições que suportavam. Observe:

Não só os próprios ministros fiéis de Cristo, mas também seu povo têm algum motivo especial de alegria e de se gloriar quando sofrem por causa da distribuição do evangelho.

II. O apóstolo lhes informa que Deus o designou para o ofício e o preparou e qualificou eminentemente para ele, por uma revelação especial que lhe fez:

  1. Deus o designou para o ofício: “Se ouvistes da dispensação da graça de Deus, que me é dada para convosco”, v. 2.

Eles não poderiam deixar de ter ouvido disso, e, por isso, ele não tem o desígnio de falar dessa questão com dúvida. Eige às vezes é uma partícula afirmativa, e podemos ler: visto que vocês ouviram, etc.

Chama o evangelho de graça de Deus aqui (como em outros lugares), porque é o dom da graça divina aos homens pecadores; e todas as propostas de graça que ele faz, e as notícias alegres que contém, procedem da rica graça de Deus.

E é também o grande instrumento nas mãos do Espírito pelo qual Deus opera graça nas almas dos homens. Fala da dispensação dessa graça que lhe foi dada.

Quer dizer que foi autorizado e comissionado por Deus para distribuir a doutrina do evangelho, cuja comissão e autoridade lhe foram dadas principalmente para o serviço dos gentios: “para convosco”.

E novamente, falando do evangelho, diz: “Do qual fui feito ministro”, etc., v. 7. Aqui novamente afirma sua autoridade.

Foi feito ministro: não se fez assim; não tomou para si aquela honra; e foi feito assim segundo o dom da graça de Deus para com ele.

Deus o supriu e equipou para seu trabalho; e, em seu desempenho, o assistiu adequadamente com todos os dons e graças necessários, tanto ordinários quanto extraordinários.

E isso pela operação eficaz de seu poder, mais especialmente nele próprio e também em grande número daqueles a quem pregava, pelo que seus trabalhos entre eles tiveram êxito. Observe:

Para aquilo a que Deus chama os homens, ele os prepara, e faz isso com poder onipotente. Uma operação eficaz do poder divino acompanha os dons da graça divina.

  1. Assim como Deus o designou para o ofício, assim o qualificou eminentemente para ele, por uma revelação especial que lhe fez. Menciona tanto o mistério que foi revelado quanto sua revelação:

(1.) O mistério revelado é que “os gentios sejam coerdeiros, e do mesmo corpo, e participantes da sua promessa em Cristo, pelo evangelho” (v. 6).

Isto é, que sejam herdeiros juntamente com os judeus crentes da herança celestial; e que sejam membros do mesmo corpo místico, recebidos na igreja de Cristo e participantes das promessas do evangelho, assim como os judeus, e particularmente daquela grande promessa do Espírito.

E isso “em Cristo”, sendo unidos a Cristo, em quem todas as promessas são sim e amém; e “pelo evangelho”, isto é, nos tempos do evangelho, como alguns entendem; ou pelo evangelho que lhes foi pregado, que é o grande instrumento e meio pelo qual Deus opera a fé em Cristo, como outros entendem.

Essa era a grande verdade revelada aos apóstolos: Deus chamaria os gentios à salvação pela fé em Cristo, e isso sem as obras da lei.

(2.) Fala da revelação dessa verdade, vv. 3-5. Aqui podemos observar que a união dos judeus e gentios na igreja do evangelho era um mistério, um grande mistério: algo destinado no conselho de Deus antes de todos os mundos, mas que não poderia ser plenamente entendido por muitas eras, até que seu cumprimento explicasse suas profecias.

É chamado mistério porque suas diversas circunstâncias e peculiaridades (como o tempo, maneira e meios pelos quais seria efetuado) estavam ocultas e mantidas secretas no próprio peito de Deus, até que por uma revelação sem mediação as fez conhecidas a seu servo. Veja Atos 26:16-18.

E é chamado mistério de Cristo porque foi revelado por ele (Gálatas 1:12), e porque se relaciona tão grandemente com ele. Desse mistério o apóstolo deu algumas indicações antes, ou pouco antes, isto é, nos capítulos anteriores.

“Pelo que, quando ledes”; ou, como essas palavras podem ser lidas, ao que atentando (e não nos basta apenas ler as Escrituras, a menos que atentemos para elas, e consideremos seriamente e guardemos no coração o que lemos), “podeis entender meu conhecimento no mistério de Cristo”.

Assim poderiam perceber como Deus o havia preparado e qualificado para ser apóstolo dos gentios, o que poderia ser para eles um sinal evidente de sua autoridade divina.

Esse mistério, diz ele, “em outras eras não foi feito conhecido aos filhos dos homens, como agora é revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito” (v. 5).

Isto é: “Não foi tão plena e claramente revelado nas eras antes de Cristo como agora é revelado aos profetas desta era, os profetas do Novo Testamento, que são sem mediação inspirados e recebem ensino do Espírito.”

Observemos que a conversão do mundo gentio à fé de Cristo era um mistério adorável, e devemos bendizer a Deus por isso.

Quem teria imaginado que os que haviam estado tanto tempo nas trevas e a tão grande distância seriam iluminados com a luz maravilhosa e aproximados?

Aprendamos daí a não desesperar dos piores, das piores pessoas e das piores nações. Nada é árduo demais para a graça divina fazer; ninguém é tão indigno que Deus não possa ter por bem lhe conferir grande graça.

E quanto nós próprios participamos dessa questão! Não só por vivermos em um tempo em que o mistério é revelado, mas particularmente por sermos parte das nações que em tempos passados eram estrangeiras e estranhas, e viviam em idolatria grosseira; mas agora são iluminadas pelo evangelho eterno e participam de suas promessas!

III. O apóstolo lhes informa como se ocupava nesse ofício, e isso com respeito aos gentios e a todos os homens:

  1. Com respeito aos gentios, lhes pregava as riquezas insondáveis de Cristo, v. 8. Observe, neste versículo, quão humildemente fala de si mesmo e quão elevadamente fala de Jesus Cristo:

(1.) Quão humildemente fala de si mesmo: sou menor do que o menor de todos os santos. São Paulo, que era o principal dos apóstolos, chama a si mesmo de menor do que o menor de todos os santos; quer dizer por ter sido antes perseguidor dos seguidores de Cristo.

Era, em sua própria estima, tão pequeno quanto possível. O que pode ser menor do que o menor? Para falar de si como tão pequeno quanto possível, fala de si como menor do que poderia ser. Observe:

Os que Deus promove a ocupações honrosas, ele humilha e torna pequenos a seus próprios olhos; e, onde Deus dá graça para ser humilde, dá toda outra graça. Vocês podem também observar de que maneira diferente o apóstolo fala de si mesmo e de seu ofício.

Enquanto engrandece seu ofício, rebaixa a si mesmo. Observe: Um ministro fiel de Cristo pode ser muito humilde e pensar muito modestamente de si mesmo, até quando pensa e fala muito elevada e honrosamente de sua função sagrada.

(2.) Quão elevadamente fala de Jesus Cristo: “As riquezas insondáveis de Cristo”. Há um poderoso tesouro de misericórdia, graça e amor guardado em Cristo Jesus, e isso tanto para judeus quanto para gentios.

Ou as riquezas do evangelho são aqui mencionadas como as riquezas de Cristo: as riquezas que Cristo comprou em favor de todos os crentes e lhes concede.

E são riquezas insondáveis, cujo fundo não podemos encontrar, que a sagacidade humana nunca poderia ter descoberto, e os homens não poderiam de outro modo alcançar seu conhecimento senão por revelação.

Ora, era ocupação e trabalho do apóstolo pregar essas riquezas insondáveis de Cristo entre os gentios; e era um favor que valorizava grandemente e considerava uma honra indizível para si.

“A mim esta graça é dada; este favor especial Deus concedeu a uma criatura tão indigna como sou.” E é um favor indizível para o mundo gentio que a ele sejam pregadas as riquezas insondáveis de Cristo.

Embora muitos permaneçam pobres e não sejam enriquecidos com essas riquezas, contudo é um favor que sejam pregadas entre nós e nos seja feita uma oferta delas; e, se não somos enriquecidos com elas, é nossa própria culpa.

  1. Com respeito a todos os homens, v. 9. Sua ocupação e trabalho eram fazer todos os homens verem (publicar e fazer conhecido ao mundo inteiro) qual é a comunhão do mistério (que os gentios, até aqui estranhos à igreja, serão admitidos à comunhão com ela).

Esse mistério desde o princípio do mundo esteve oculto em Deus (mantido secreto em seu propósito), que criou todas as coisas por Jesus Cristo.

Como em João 1:3: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele não foi feita coisa alguma que foi feita”; e, por isso, não admira que salve os gentios assim como os judeus; pois é o Criador comum de ambos.

E podemos concluir que é capaz de realizar o trabalho da redenção deles, visto que foi capaz de realizar o grande trabalho da criação.

É verdade que tanto a primeira criação, quando Deus fez todas as coisas do nada, quanto a nova criação, pela qual os pecadores são feitos novas criaturas pela graça conversora, são de Deus por Jesus Cristo.

O apóstolo acrescenta: “Para que agora aos principados e poderes nos lugares celestiais fosse feita conhecida, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus”, v. 10.

Essa era uma das coisas, entre outras, que Deus tinha em vista ao revelar esse mistério: que os anjos bons, que têm preeminência em governar os reinos e principados do mundo e são dotados de grande poder para executar a vontade de Deus nesta terra (embora sua residência ordinária seja no céu), sejam informados, pelo que ocorre na igreja e é feito nela e por ela, da multiforme sabedoria de Deus.

Isto é, da grande variedade com que Deus sabiamente distribui as coisas, ou de sua sabedoria manifestada nos muitos caminhos e métodos que adota ao ordenar sua igreja em suas diversas eras, e especialmente ao receber os gentios nela.

Os anjos santos, que olham para o mistério de nossa redenção por Cristo, não poderiam deixar de reparar nesse ramo daquele mistério: entre os gentios são pregadas as riquezas insondáveis de Cristo.

E isso é “segundo o propósito eterno que propôs em Cristo Jesus nosso Senhor”, v. 11. Alguns traduzem as palavras kata prothesin ton aionon assim: segundo o dispor antecipado das eras que fez, etc. Assim o Dr. Whitby, etc.

“Na primeira das eras”, diz esse autor, “sua sabedoria julgou adequado dar a promessa de um Salvador a um Adão caído; na segunda era, tipificá-lo e representá-lo aos judeus em pessoas, ritos e sacrifícios sagrados; e na era do Messias, ou última era, revelá-lo aos judeus e pregá-lo aos gentios.”

Outros entendem, segundo nossa tradução, o propósito eterno que Deus se propôs executar em Jesus Cristo e por meio dele, sendo tudo o que fez na grande questão da redenção do homem em prosseguimento de seu decreto eterno acerca daquela questão.

O apóstolo, tendo mencionado nosso Senhor Jesus Cristo, acrescenta acerca dele: “Em quem temos ousadia e acesso com confiança pela fé nele” (v. 12).

Isto é: “Por (ou através de) quem temos liberdade de abrir nossas mentes livremente a Deus, como a um Pai, e uma persuasão bem fundamentada de sermos ouvidos e aceitos por ele; e isso por meio da fé que temos nele como nosso grande Mediador e Advogado.”

Podemos chegar com humilde ousadia para ouvir de Deus, sabendo que o terror da maldição foi desfeito; e podemos esperar ouvir dele palavras boas e confortadoras.

Podemos ter acesso com confiança para falar a Deus, sabendo que temos tal Mediador entre Deus e nós, e tal Advogado junto ao Pai.

Versículos 14 a 21

A Oração do Apóstolo. (d.C. 61.)

Chegamos agora à segunda parte deste capítulo, que contém a oração devota e afetuosa de Paulo a Deus em favor de seus amados efésios. “Por essa causa”.

Isso pode se referir ou ao versículo imediatamente anterior, para que vocês não desfaleçam, etc., ou, antes, o apóstolo está aqui retomando o que começou no primeiro versículo, de que se desviou nos interpostos. Observe:

I. A quem ora: a Deus, como Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, acerca do que veja Efésios 1:3.

II. Sua postura exterior na oração, que era humilde e reverente: “Dobro os meus joelhos”. Repare: Quando nos aproximamos de Deus, devemos reverenciá-lo em nossos corações e expressar nossa reverência na conduta e gesto mais adequados e apropriados.

Aqui, tendo mencionado Cristo, não pode prosseguir sem um elogio honroso de seu amor, v. 15. A igreja universal depende do Senhor Jesus Cristo: “Do qual toda a família no céu e na terra recebe seu nome”.

Os judeus costumavam se vangloriar de Abraão como seu pai, mas agora tanto judeus quanto gentios são denominados a partir de Cristo (assim entendem alguns); ao passo que outros entendem os santos no céu, que usam a coroa de glória, e os santos na terra, que prosseguem aqui no trabalho da graça.

Tanto uns quanto outros formam somente uma família, uma casa; e a partir dele recebem o nome de cristãos, como realmente são, reconhecendo sua dependência de Cristo e sua relação com ele.

III. O que o apóstolo pede a Deus em favor desses seus amigos: bênçãos espirituais, que são as melhores bênçãos, e devem ser buscadas e pedidas em oração com a maior intensidade por cada um de nós, tanto em nosso favor quanto no de nossos amigos:

  1. Força espiritual para o trabalho e dever a que eram chamados e em que estavam ocupados: que concedesse a vocês, segundo as riquezas de sua graça, ser fortalecidos, etc.

O homem interior é o coração ou alma. Ser fortalecido com poder é ser poderosamente fortalecido, muito mais do que eram no presente; ser dotado de um elevado grau de graça e capacidades espirituais para cumprir o dever, resistir às tentações, suportar perseguições, etc.

E o apóstolo ora para que isso seja segundo as riquezas de sua glória, ou segundo suas gloriosas riquezas: correspondendo àquela grande abundância de graça, misericórdia e poder que reside em Deus e é sua glória.

E isso por seu Espírito, que é o operador direto da graça nas almas do povo de Deus. Observe dessas coisas que a força do Espírito de Deus no homem interior é a melhor e mais desejável força.

Força na alma, a força da fé e de outras graças, força para servir a Deus e fazer nosso dever, e perseverar em nosso curso cristão com vigor e com jovialidade.

E observemos, além disso, que, assim como o trabalho da graça é primeiro começado, assim é continuado e levado adiante pelo bendito Espírito de Deus.

  1. A habitação de Cristo em seus corações, v. 17. Diz-se que Cristo habita nos de seu povo, pois está sempre presente com eles por suas influências e operações de graça. Observe:

É algo desejável ter Cristo habitando em nossos corações; e, se a lei de Cristo está escrita neles e o amor de Cristo está derramado neles, então Cristo habita neles.

Cristo é um habitante na alma de todo bom cristão. Onde seu espírito habita, ele habita; e habita no coração pela fé, por meio do exercício contínuo da fé nele.

A fé abre a porta da alma para receber Cristo; a fé o admite e se submete a ele. Pela fé somos unidos a Cristo e temos participação nele.

  1. A fixação de afeições piedosas e devotas na alma: para que vocês, sendo arraigados e fundamentados em amor, estejam firmemente fixados em seu amor a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e a todos os santos, os amados de nosso Senhor Jesus Cristo.

Muitos têm algum amor a Deus e a seus servos, mas é um clarão, como o crepitar de espinhos sob uma panela; faz grande barulho, mas desaparece imediatamente.

Devemos desejar intensamente que boas afeições sejam fixadas em nós, para que sejamos arraigados e fundamentados em amor.

Alguns entendem que os efésios sejam firmados e estabelecidos na percepção do amor de Deus por eles, o que os inspiraria com maiores ardores de santo amor a ele e uns aos outros.

E quão desejável é ter uma percepção firmada e fixa do amor de Deus e Cristo por nossas almas, para podermos dizer com o apóstolo em todo tempo: ele me amou!

Ora, a melhor maneira de alcançar isso é sermos zelosos em manter um amor constante a Deus em nossas almas; isso será a evidência do amor de Deus por nós. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. Para isso ora:

  1. Pelo conhecimento dos efésios, pela experiência, do amor de Jesus Cristo. Quanto mais íntimo o conhecimento que temos do amor de Cristo por nós, mais nosso amor será atraído a ele e aos que são seus, por causa dele.

“Para que possais compreender com todos os santos”, etc. (v. 18, 19). Isto é, entender mais claramente e crer firmemente no maravilhoso amor de Cristo pelos seus, que os santos entendem e em que creem em alguma medida, e entenderão mais no futuro.

Os cristãos não devem almejar compreender acima de todos os santos; mas se contentar com que Deus trate com eles como costuma fazer com os que amam e temem seu nome: devemos desejar compreender com todos os santos, ter tanto conhecimento quanto é consentido aos santos ter neste mundo.

Devemos ambicionar alcançar os três primeiros, mas não ir além da medida da estatura de outros santos. É observável quão magnificamente o apóstolo fala do amor de Cristo.

As dimensões do amor redentor são admiráveis: “A largura, e comprimento, e profundidade, e altura”.

Enumerando essas dimensões, o apóstolo tem o desígnio de significar a grandeza excedente do amor de Cristo, as riquezas insondáveis de seu amor, que é mais alto que o céu, mais profundo que o inferno, mais comprido que a terra e mais largo que o mar, Jó 11:8, 9.

Alguns descrevem as particularidades assim: por sua largura podemos entender sua extensão a todas as eras, nações e classes de homens; por seu comprimento, sua continuidade de eternidade a eternidade.

Por sua profundidade, seu rebaixamento à condição mais baixa, com o desígnio de socorrer e salvar os que afundaram nas profundezas do pecado e miséria; por sua altura, o dar-nos direito à felicidade e glória celestiais e o elevar-nos a elas.

Devemos desejar compreender esse amor: é o caráter de todos os santos fazê-lo; pois todos têm satisfação e confiança no amor de Cristo. “E conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa o conhecimento”, v. 19.

Se ultrapassa o conhecimento, como podemos conhecê-lo? Devemos orar e nos empenhar em conhecer algo, e devemos continuamente cobiçar e contender para conhecer mais e mais dele, embora, depois dos melhores esforços, ninguém possa compreendê-lo plenamente: em sua extensão plena ultrapassa o conhecimento.

Embora o amor de Cristo possa ser mais bem percebido e conhecido pelos cristãos do que geralmente é, contudo não pode ser plenamente entendido deste lado do céu.

  1. Ora para que sejam enchidos de toda a plenitude de Deus. É uma expressão elevada: não ousaríamos usá-la se não a encontrássemos nas Escrituras.

É como aquelas outras expressões de ser participantes de uma natureza divina e de ser perfeitos como nosso Pai no céu é perfeito.

Não devemos entender sua plenitude como Deus em si mesmo, mas sua plenitude como um Deus em aliança conosco, como um Deus para seu povo.

Uma plenitude como Deus está pronto a conceder, disposto a enchê-los todos até o máximo de sua capacidade, e isso com todos os dons e graças de que vê que precisam.

Os que recebem graça por graça da plenitude de Cristo podem ser ditos enchidos da plenitude de Deus, segundo sua capacidade, tudo isso para chegarem ao mais elevado grau do conhecimento e desfrute de Deus, e a uma conformidade inteira com ele.

O apóstolo encerra o capítulo com uma doxologia, v. 20, 21. É apropriado concluir nossas orações com louvores. Nosso bendito Salvador nos ensinou a fazê-lo. Repare em como descreve Deus e como lhe atribui glória.

Descreve-o como Deus que “pode fazer excedente e abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos”.

Há uma plenitude inesgotável de graça e misericórdia em Deus, que as orações de todos os santos nunca podem esgotar.

Seja o que for que possamos pedir, ou pensar em pedir, continuamente Deus continua capaz de fazer mais, abundantemente mais, excedente e abundantemente mais.

Abram a boca tão largamente quanto quiserem, continuamente ele tem com que enchê-la. Repare: Em nossas petições a Deus, devemos animar nossa fé pela consideração de sua suficiência completa e poder onipotente.

“Segundo o poder que opera em nós”. Como se tivesse dito: “Já tivemos uma prova desse poder de Deus no que operou em nós e fez em nosso favor, tendo-nos vivificado por sua graça e convertido a si mesmo.”

O poder que continuamente opera em favor dos santos é segundo aquele poder que operou neles. Onde quer que Deus dê de sua plenitude, dá que se experimente seu poder.

Tendo assim descrito Deus, lhe atribui glória. Quando chegamos a pedir graça de Deus, devemos dar glória a Deus. “A ele seja glória na igreja por Cristo Jesus”.

Atribuindo glória a Deus, lhe atribuímos todas as excelências e perfeições, sendo a glória seu resplendor e resultado de todas elas. Observe: A sede dos louvores de Deus é na igreja.

Aquele pequeno tributo de louvor que Deus recebe deste mundo vem da igreja, um convívio sagrado constituído para a glória de Deus, do qual cada membro particular, tanto judeu quanto gentio, se junta aos demais nesse trabalho de louvar a Deus.

O Mediador desses louvores é Jesus Cristo. Todos os dons de Deus vêm dele a nós pela mão de Cristo; e todos os nossos louvores passam de nós a ele pela mesma mão.

E Deus deve ser e será louvado assim por todas as eras, mundo sem fim; pois sempre terá uma igreja para louvá-lo e sempre terá seu tributo de louvor de sua igreja. Amém. Assim seja; e assim certamente será.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra