Efésios 6
Argumento
Neste capítulo: I. O apóstolo prossegue na exortação aos deveres relativos aos outros, que começou no anterior; particularmente insiste nos deveres dos filhos e pais, e dos servos e senhores, vv. 1–9.
II. Exorta os cristãos e os orienta sobre como se conduzir na guerra espiritual contra os inimigos de suas almas; e a exercer diversas graças cristãs, que lhes propõe como tantas peças de armadura espiritual, para preservá-los e defendê-los no conflito, vv. 10–18.
III. Temos aqui a conclusão da epístola, na qual se despede deles, recomendando-se às orações dos efésios crentes e orando em favor deles, vv. 19–24.
Deveres dos Filhos para com os Pais; Deveres dos Servos para com os Senhores. (d.C. 61.)
Versículos 1 a 9
Temos aqui orientações ulteriores acerca dos deveres relativos aos outros, nas quais o apóstolo é muito minucioso.
I. O dever dos filhos para com seus pais. “Vinde, filhos, ouvi-me, eu vos ensinarei o temor do Senhor”. O grande dever dos filhos é obedecer aos seus pais (v. 1), sendo os pais os instrumentos de sua existência, tendo Deus e a natureza lhes dado autoridade para ordenar, em subordinação a Deus.
E, se os filhos forem obedientes aos seus pais piedosos, estarão num bom caminho para ser piedosos como eles. A obediência que Deus exige de seus filhos, em favor dos pais, inclui uma reverência interior, assim como expressões e atos exteriores.
“Obedecei no Senhor.” Alguns entendem isso como uma limitação, e o compreendem assim: “Até onde seja compatível com seu dever para com Deus”. Não devemos desobedecer ao nosso Pai celestial em obediência aos pais terrenos; pois nossa obrigação para com Deus é anterior e superior a todas as outras.
Eu antes o entendo como um motivo: “Filhos, obedeçam aos seus pais; pois o Senhor o ordenou; portanto, obedeçam-lhes por causa do Senhor e tendo-o em vista”. Ou pode ser uma especificação particular do dever geral:
“Obedeçam aos seus pais, especialmente nas coisas que dizem respeito ao Senhor. Seus pais lhes ensinam boas maneiras, e nisso devem obedecer-lhes. Ensinam-lhes o que é para sua saúde, e nisso devem obedecer-lhes; mas as principais coisas em que devem fazê-lo são aquelas que dizem respeito ao Senhor.”
Os pais religiosos ordenam aos seus filhos que guardem os caminhos do Senhor, Gênesis 18:19. Ordenam-lhes que sejam encontrados no caminho de seu dever para com Deus e que tomem cuidado com os pecados mais comuns à sua idade; nessas coisas, especialmente, devem cuidar de ser obedientes.
É dado um motivo geral: “Pois isso é correto”; há nisso uma equidade natural, Deus o ordenou, e convém muito aos cristãos. É a ordem da natureza que os pais ordenem e os filhos obedeçam. Embora isso possa parecer uma palavra árdua, contudo é dever, e deve ser feito por aqueles que desejam agradar a Deus e apresentar-se aprovados diante dele.
Para provar isso, o apóstolo cita a lei do quinto mandamento, que Cristo estava tão longe de pretender ab-rogar e revogar, que veio confirmá-lo, como se vê por sua defesa dele, Mateus 15:4, etc.
“Honra teu pai e mãe” (v. 2), honra que implica reverência, obediência, e socorro e sustento, se estes forem necessários. O apóstolo acrescenta: “Que é o primeiro mandamento com promessa”.
Disso surge uma pequena dificuldade que não devemos ignorar, porque alguns que apelam em favor da legitimidade das imagens apresentam isso como prova de que não estamos obrigados pelo segundo mandamento. Mas não há força alguma nessa razão.
O segundo mandamento não tem uma promessa particular, mas apenas uma declaração ou afirmação geral, relativa a toda a lei, de que Deus guarda misericórdia para milhares.
E, então, não se entende por isso o primeiro mandamento do decálogo que tem promessa, pois nenhum outro depois dele a tem; portanto, seria impróprio dizer que é o primeiro. Mas o sentido pode ser este:
“Este é um mandamento principal ou de primeira importância, e tem uma promessa; é o primeiro mandamento na segunda tábua, e tem uma promessa.” A promessa é: “Para que te vá bem”, etc., v. 3.
Observe: Enquanto a promessa no mandamento faz referência à terra de Canaã, o apóstolo mostra por isso que essa e outras promessas que temos no Antigo Testamento, relativas à terra de Canaã, devem ser entendidas de modo mais geral.
Para que vocês não pensem que somente os judeus, a quem Deus deu a terra de Canaã, estavam obrigados pelo quinto mandamento, ele aqui lhe dá um sentido ulterior: “Para que te vá bem”, etc. Prosperidade exterior e vida longa são bênçãos prometidas aos que guardam esse mandamento.
Esse é o caminho para que nos vá bem, e os filhos obedientes são frequentemente recompensados com prosperidade exterior. Não que, de fato, seja sempre assim. Há exemplos de filhos desse tipo que encontram muita aflição nesta vida; mas ordinariamente a obediência é assim recompensada e, onde não é, isso é compensado com algo melhor. Observe:
O evangelho tem suas promessas temporais, assim como espirituais.
Embora a autoridade de Deus seja suficiente para nos levar ao nosso dever, contudo nos é consentido considerar a recompensa prometida. E:
Embora contenha algum proveito temporal, até isso pode ser considerado como motivo e ânimo para nossa obediência.
II. O dever dos pais: “E vós, pais”, v. 4. Ou, vocês, pais:
- “Não provoquem seus filhos à cólera. Embora Deus lhes tenha dado poder, não devem abusar desse poder, lembrando que seus filhos são, de maneira particular, partes de vocês mesmos; portanto, devem ser governados com grande ternura e amor.”
“Não sejam impacientes com eles, não usem severidades desarrazoadas nem lhes imponham ordens rígidas. Quando lhes recomendarem cautela, quando os aconselharem, quando os censurarem, façam-no de maneira a não os provocar à cólera.”
“Em todos esses casos, tratem-nos prudente e sabiamente, procurando convencer seus juízos e atuar sobre sua razão.”
- “Criem-nos bem, na formação e advertência do Senhor, na disciplina de correção apropriada e compassiva, e no conhecimento daquele dever que Deus exige deles e pelo qual podem conhecê-lo melhor. Deem-lhes uma boa educação.”
É o grande dever dos pais ser zelosos na educação de seus filhos:
“Não apenas os criem, como fazem os brutos, cuidando de prover em favor deles; mas criem-nos em formação e advertência, de maneira apropriada às suas naturezas racionais.”
“Ou melhor: não apenas os criem como homens, em formação e advertência, mas como cristãos, na advertência do Senhor. Deem-lhes uma educação religiosa. Instruam-nos a temer pecar; e informem-nos de todo o seu dever para com Deus e despertem-nos para ele.”
III. O dever dos servos. Este também se resume numa palavra: obediência. Ele discorre mais longamente sobre este assunto, sabendo que havia a maior necessidade disso. Esses servos eram geralmente escravos. A servidão civil não é incompatível com a liberdade cristã. Podem ser homens livres do Senhor aqueles que são escravos de homens.
“Seus senhores segundo a carne (v. 5), isto é, aqueles que têm o comando de seus corpos, mas não de suas almas e consciências; somente Deus tem domínio sobre estas.” Ora, com respeito aos servos, ele exorta:
Que obedeçam com temor e tremor. Devem reverenciar aqueles que estão acima deles, temendo desagradá-los e tremendo para não incorrer justamente em sua ira e indignação.
Que sejam sinceros em sua obediência: “Em singeleza de coração”; não alegando obediência quando têm o desígnio de desobedecer, mas servindo-os com fidelidade.
Devem ter Jesus Cristo em vista em todo o serviço que prestam aos seus senhores (vv. 5–7), prestando serviço como ao Senhor, e não aos homens; isto é, não somente ou principalmente aos homens.
Quando os servos, no cumprimento do dever de seus lugares, têm Cristo em vista, isso confere honra à sua obediência e a torna aceitável. O serviço prestado aos seus senhores terrenos, tendo-o em vista, também se torna serviço aceitável a ele.
Ter Cristo em vista é lembrar que ele os vê e está sempre presente com eles, e que sua autoridade os obriga a cumprir fiel e conscienciosamente os deveres de sua posição.
- Não devem servir aos seus senhores com serviço apenas à vista (v. 6), isto é, somente quando o olhar de seu senhor está sobre eles. Mas devem ser tão conscienciosos no cumprimento de seu dever quando eles estão ausentes e fora do caminho, porque então seu Senhor no céu os contempla.
Portanto, não devem agir como os que agradam a homens, como se não tivessem consideração por agradar a Deus e apresentar-se aprovados diante dele, se puderem iludir seus senhores. Observe: Uma consideração constante pelo Senhor Jesus Cristo tornará os homens fiéis e sinceros em toda posição da vida.
- O que fazem devem fazer alegremente: “Fazendo a vontade de Deus de coração”, servindo aos seus senhores como Deus deseja que sirvam, não de má vontade nem por constrangimento, mas por um princípio de amor a eles e aos seus interesses.
Isso é fazê-lo com boa vontade (v. 7), o que tornará seu serviço fácil para eles mesmos, agradável aos seus senhores e aceitável ao Senhor Cristo. Deve haver boa vontade para com seus senhores, boa vontade para com as famílias em que estão, e especialmente prontidão para cumprir seu dever para com Deus.
Observe: O serviço prestado com consciência e por consideração a Deus, embora seja a senhores injustos, será considerado por Cristo como serviço prestado a ele mesmo.
- Que os servos fiéis confiem em Deus para receber seu salário, enquanto cumprem seu dever em seu temor: “Sabendo que qualquer coisa boa” (v. 8), por mais pobre e humilde que seja, considerada em si mesma, “essa mesma receberá do Senhor”; isto é, por metonímia, a recompensa dela.
Embora seu senhor na terra o negligencie ou maltrate, em vez de recompensá-lo, certamente será recompensado pelo Senhor Cristo, seja escravo ou livre, seja um pobre servo cativo ou um homem livre ou senhor. Cristo não considera essas diferenças entre os homens no presente; nem as considerará no grande e final julgamento.
Vocês pensam: “Um príncipe, magistrado ou ministro que cumpre seu dever aqui certamente receberá sua recompensa no céu; mas que capacidade tenho eu, um pobre servo, de me recomendar ao favor de Deus?”
Ora, Deus tão certamente recompensará você pela mais humilde labuta feita por um senso de dever e tendo o próprio Deus em vista. E o que se pode dizer mais apropriado ou para levar os servos ao seu dever ou para animá-los a ele?
IV. O dever dos senhores:
“E vocês, senhores, façam a eles as mesmas coisas (v. 9), isto é, ajam da mesma maneira. Sejam justos com eles, como esperam que sejam com vocês; mostrem semelhante boa vontade e preocupação em favor deles, e sejam zelosos nisso para se apresentar aprovados diante de Deus.”
Observe: Os senhores estão sob obrigações tão estritas de cumprir seu dever para com seus servos como os servos de ser obedientes e dedicados ao dever para com eles.
“Deixando as ameaças; anientes: moderando as ameaças e remitindo os males com que os ameaçam. Lembrem que seus servos são feitos do mesmo molde que vocês mesmos; portanto, não sejam tirânicos e imperiosos sobre eles, sabendo que seu Senhor também está no céu.” Algumas cópias leem: o Senhor tanto de vocês como deles.
“Vocês têm um Senhor a obedecer, que faz disso seu dever; e vocês e eles são apenas conservos com respeito a Cristo. Serão tão sujeitos a punição por ele, por negligenciar seu dever ou agir contrariamente a ele, como quaisquer outros de condição mais humilde no mundo.”
“Portanto, devem mostrar favor aos outros, assim como esperam encontrar favor com ele; e nunca estarão à altura dele, embora possam ser fortes demais para seus servos.”
“Nem há acepção de pessoas com ele”; um senhor rico, abastado e de elevada posição, se for injusto, imperioso e abusivo, não está nem um pouco mais perto de ser aceito por Deus por suas riquezas, patrimônio e honra.
Ele chamará senhores e servos a prestar contas imparcialmente por sua conduta uns para com os outros; e nem poupará os primeiros por serem mais elevados, nem será severo com os últimos por serem inferiores e humildes no mundo.
Se tanto os senhores como os servos considerassem sua relação e obrigação para com Deus, e a prestação de contas que em breve devem dar a ele, seriam mais zelosos em seu dever uns para com os outros. Assim o apóstolo conclui sua exortação aos deveres relativos aos outros.
Versículos 10 a 18
A Guerra Espiritual. (d.C. 61.)
Aqui está uma exortação geral à constância em nossa carreira cristã e à coragem em nossa guerra cristã. Nossa vida não é uma guerra? É, pois lutamos com as calamidades comuns da vida humana.
Nossa religião não é muito mais uma guerra? É, pois lutamos com a oposição dos poderes das trevas e com muitos inimigos que desejam manter-nos longe de Deus e do céu. Temos inimigos contra quem lutar, um capitão por quem lutar, uma bandeira sob a qual lutar e certas regras de guerra pelas quais devemos governar-nos.
“Finalmente, meus irmãos (v. 10), resta que vocês se apliquem ao seu trabalho e dever como soldados cristãos.” Ora, é necessário que um soldado seja tanto corajoso como bem armado. Se os cristãos são soldados de Jesus Cristo:
I. Devem cuidar de ser corajosos. Isso é aqui prescrito: “Sede fortes no Senhor”, etc. Aqueles que têm tantas batalhas a travar e que, no caminho para o céu, devem disputar cada passagem a golpes de espada precisam de muita coragem.
Portanto, sejam fortes: fortes para o serviço, fortes para o sofrimento, fortes para a luta. Por mais bem armado que um soldado esteja por fora, se não tiver por dentro um coração corajoso, sua armadura de pouco lhe servirá. Repare: A força e a coragem espirituais são muito necessárias para nossa guerra espiritual.
“Sede fortes no Senhor”, ou em sua causa e por causa dele, ou antes em sua força. Não temos força suficiente própria. Nossa coragem natural é como perfeita covardia, e nossa força natural como perfeita fraqueza; mas toda a nossa suficiência é de Deus. Em sua força devemos sair e prosseguir.
Pelos atos da fé, devemos buscar graça e ajuda do céu para nos capacitar a fazer o que por nós mesmos não podemos fazer em nosso trabalho e guerra cristãos. Devemos despertar-nos para resistir às tentações, confiando na plena suficiência de Deus e na onipotência de seu poder.
II. Devem estar bem armados:
“Vistam toda a armadura de Deus (v. 11), usem todos os recursos defensivos e armas apropriados para repelir as tentações e estratagemas de Satanás; obtenham e exerçam todas as graças cristãs, toda a armadura, para que nenhuma parte fique nua e exposta ao inimigo.”
Observe: Aqueles que desejam apresentar-se como possuidores da verdadeira graça devem almejar toda a graça, toda a armadura. Ela é chamada armadura de Deus porque ele tanto a prepara como a concede. Não temos armadura própria que seja armadura à prova de ataque em tempo de provação.
Nada nos servirá senão a armadura de Deus. Essa armadura é preparada para nós, mas devemos vesti-la; isto é, devemos orar por graça, usar a graça que nos é dada e colocá-la em ação e exercício conforme haja ocasião.
A razão dada para que o cristão esteja completamente armado é que possa resistir às astúcias do diabo. Que possa perseverar e vencer, apesar de todos os ataques do diabo, tanto de força como de fraude, todos os enganos que pratica contra nós, todas as armadilhas que nos prepara e todas as suas maquinações contra nós. O apóstolo desenvolve isso aqui e mostra:
- Qual é nosso perigo e que necessidade temos de vestir toda essa armadura, considerando com que espécie de inimigos temos que tratar: o diabo e todos os poderes das trevas. “Pois não lutamos contra carne e sangue”, etc., v. 12.
O combate para o qual devemos estar preparados não é contra inimigos humanos comuns, não meramente contra homens compostos de carne e sangue, nem contra nossas próprias naturezas corruptas consideradas isoladamente, mas contra as diversas categorias de diabos, que têm um governo que exercem neste mundo.
(1.) Temos que tratar com um inimigo sutil, um inimigo que usa astúcias e estratagemas, como no v. 11. Ele tem mil maneiras de enganar almas instáveis; por isso é chamado serpente por sua sutileza, uma antiga serpente, experiente na arte e no ofício de tentar.
(2.) Ele é um inimigo poderoso: “Principados”, e “potestades”, e “governantes”. São numerosos, são vigorosos; e governam naquelas nações pagãs que continuam nas trevas. As partes escuras do mundo são a sede do império de Satanás.
Sim, e ainda: são príncipes usurpadores sobre todos os homens que continuam num estado de pecado e ignorância. O reino de Satanás é um reino de trevas, ao passo que o de Cristo é um reino de luz.
(3.) São inimigos espirituais: “Perversidade espiritual nos lugares elevados”, ou espíritos perversos, como alguns traduzem. O diabo é um espírito, um espírito perverso; e nosso perigo por causa de nossos inimigos é maior porque são invisíveis e nos atacam antes que percebamos sua presença.
Os diabos são espíritos perversos e principalmente incomodam os santos com perversidades espirituais e os incitam a elas: orgulho, inveja, malícia, etc.
Diz-se que esses inimigos estão em lugares elevados, ou lugares celestiais, assim é a palavra, tomando céu (como diz alguém) por todo o expansum, ou extensão do ar entre a terra e as estrelas, sendo o ar o lugar de onde os diabos nos atacam.
Ou o sentido pode ser: “Lutamos a respeito de lugares celestiais ou coisas celestiais”; assim alguns dos antigos o interpretam. Nossos inimigos contendem para impedir nossa subida ao céu, privar-nos de bênçãos celestiais e obstruir nossa comunhão com o céu.
Eles nos atacam nas coisas que pertencem às nossas almas e trabalham para desfigurar a imagem celestial em nossos corações; portanto, precisamos estar em guarda contra eles.
Precisamos de fé em nossa guerra cristã, porque temos inimigos espirituais com quem lutar, assim como de fé em nosso trabalho cristão, porque temos força espiritual a buscar. Assim vocês veem seu perigo.
- Qual é nosso dever: tomar e vestir toda a armadura de Deus, e então manter nossa posição e resistir aos nossos inimigos:
(1.) Devemos resistir, v. 13. Não devemos ceder aos atrativos e ataques do diabo, mas opor-nos a eles. Diz-se que Satanás se levanta contra nós, 1 Crônicas 21:1.
Se ele se levanta contra nós, devemos levantar-nos contra ele; estabelecer e manter um interesse em oposição ao diabo. Satanás é o maligno, e seu reino é o reino do pecado; resistir a Satanás é contender contra o pecado. “Para que possais resistir no dia mau”, no dia da tentação ou de alguma aflição severa.
(2.) Devemos manter nossa posição: “E, tendo feito tudo, permanecer”. Devemos resolver, pela graça de Deus, não ceder a Satanás. Resistam-lhe, e ele fugirá. Se desconfiamos de nossa causa, de nosso líder ou de nossa armadura, lhe damos vantagem.
Nossa ocupação presente é resistir aos ataques do diabo e perseverar; e então, tendo feito tudo o que cabe aos bons soldados de Jesus Cristo, nossa guerra estará concluída, e seremos finalmente vitoriosos.
(3.) Devemos permanecer armados; e isso é aqui mais amplamente desenvolvido. Aqui está um cristão em armadura completa; e a armadura é divina: armadura de Deus, “armadura da luz”, Romanos 13:12. “Armadura da justiça”, 2 Coríntios 6:7.
O apóstolo especifica as peças dessa armadura, tanto ofensiva como defensiva: o cinturão ou cinto militar, a couraça, as grevas (ou calçados do soldado), o escudo, o capacete e a espada.
É observável que, entre todas elas, nenhuma é para as costas; se viramos as costas ao inimigo, ficamos expostos.
[1.] A verdade ou sinceridade é nosso cinturão, v. 14. Foi profetizado de Cristo (Isaías 11:5) que a justiça seria o cinturão de seus lombos e a fidelidade o cinturão de seus rins. Com aquilo de que Cristo estava cingido todos os cristãos devem ser cingidos.
Deus deseja verdade, isto é, sinceridade, nas partes interiores. Essa é a força de nossos lombos; e prende todas as outras peças de nossa armadura, e por isso é mencionada primeiro. Não conheço religião sem sinceridade.
Alguns entendem que se trata da doutrina das verdades do evangelho. Elas devem aderir a nós como o cinturão adere aos lombos, Jeremias 13:11. Isso refreará a libertinagem e a licenciosidade, como um cinturão restringe e contém o corpo. Esse é o cinto do soldado cristão; não cingido com ele, não é bem-aventurado.
[2.] A justiça deve ser nossa couraça. A couraça protege os órgãos vitais, abriga o coração. A justiça de Cristo imputada a nós é nossa couraça contra as flechas da cólera divina. A justiça de Cristo implantada em nós é nossa couraça para fortalecer o coração contra os ataques que Satanás faz contra nós.
O apóstolo explica isso em 1 Tessalonicenses 5:8: “Vestindo a couraça da fé e do amor”. A fé e o amor incluem todas as graças cristãs; pois pela fé somos unidos a Cristo e pelo amor aos nossos irmãos.
Essas coisas implicarão uma observância diligente de nosso dever para com Deus e uma conduta justa para com os homens, em todos os ofícios da equidade, verdade e caridade.
[3.] A resolução deve ser como as grevas para nossas pernas: e seus pés calçados com a preparação do evangelho da paz, v. 15. Calçados, ou grevas de bronze, ou semelhantes, eram antigamente parte da armadura militar (1 Samuel 17:6).
Seu uso era defender os pés contra os estrepes e as estacas pontiagudas que costumavam ser postos secretamente no caminho para obstruir a marcha do inimigo, ficando aqueles que caíam sobre eles incapazes de marchar.
A preparação do evangelho da paz significa uma disposição de coração preparada e resoluta para aderir ao evangelho e permanecer nele, que nos capacitará a andar com passo firme no caminho da religião, apesar das dificuldades e perigos que possa haver nele.
Ele é chamado evangelho da paz porque traz todas as espécies de paz: paz com Deus, conosco e uns com os outros. Também pode significar aquilo que prepara para a recepção do evangelho, a saber, o arrependimento.
Com isso nossos pés devem ser calçados; pois, vivendo uma vida de arrependimento, estamos armados contra as tentações ao pecado e os desígnios de nosso grande inimigo. O Dr. Whitby pensa que este pode ser o sentido das palavras:
“Para que estejam prontos para o combate, sejam calçados com o evangelho da paz; procurem aquela mente pacífica e tranquila que o evangelho exige.”
“Não sejam facilmente provocados, nem propensos a desavenças; mas mostrem toda mansidão e toda longanimidade para com todos os homens, e isso certamente os preservará de muitas grandes tentações e perseguições, como aqueles calçados de bronze preservavam os soldados daqueles estrepes”, etc.
[4.] A fé deve ser nosso escudo: “Acima de tudo”, ou principalmente, “tomando o escudo da fé”, v. 16. Isso é mais necessário que qualquer das peças. A fé é tudo em tudo para nós numa hora de tentação. A couraça protege os órgãos vitais; mas com o escudo nos viramos para todos os lados. Essa é a vitória sobre o mundo, isto é, nossa fé.
Devemos estar plenamente persuadidos da verdade de todas as promessas e ameaças de Deus, sendo uma fé assim de grande utilidade contra as tentações.
Considere a fé como a evidência de coisas não vistas e a substância de coisas esperadas, e parecerá de utilidade admirável para esse propósito. A fé, ao receber Cristo e os benefícios da redenção, derivando assim graça dele, é como um escudo, uma espécie de defesa universal.
Nosso inimigo, o diabo, é aqui chamado o maligno. Ele próprio é perverso e procura tornar-nos perversos. Suas tentações são chamadas dardos por seu voo veloz e imperceptível e pelas feridas profundas que causam à alma.
Dardos ardentes, por alusão aos dardos venenosos que costumavam inflamar as partes feridas por eles e, por isso, eram assim chamados, como as serpentes com ferroadas venenosas são chamadas serpentes ardentes. Tentações violentas, pelas quais a alma é incendiada pelo inferno, são os dardos que Satanás atira contra nós.
A fé é o escudo com que devemos apagar esses dardos ardentes, no qual devemos recebê-los e assim torná-los ineficazes, para que não nos atinjam, ou ao menos não nos prejudiquem.
Observe: A fé, exercida sobre a palavra de Deus e aplicando-a, exercida sobre a graça de Cristo e aproveitando-a, apaga os dardos da tentação.
[5.] A salvação deve ser nosso capacete (v. 17), isto é, a esperança, que tem a salvação por seu objeto; assim em 1 Tessalonicenses 5:8. O capacete protege a cabeça.
Uma boa esperança de salvação, bem fundada e bem construída, tanto purificará a alma e a impedirá de ser maculada por Satanás, como confortará a alma e a impedirá de ser perturbada e atormentada por Satanás. Ele deseja tentar-nos a desesperar; mas a boa esperança nos mantém confiando em Deus e alegrando-nos nele.
[6.] A palavra de Deus é a espada do Espírito. A espada é uma parte muito necessária e útil do equipamento de um soldado. A palavra de Deus é muito necessária e de grande utilidade para o cristão, para manter a guerra espiritual e ter êxito nela.
É chamada espada do Espírito porque é escrita pelo Espírito, e ele a torna eficaz e poderosa e mais afiada que uma espada de dois gumes. Como a espada de Golias, nenhuma como aquela; com ela atacamos os atacantes.
As razões das Escrituras são as razões mais poderosas com que repelir a tentação. O próprio Cristo resistiu às tentações de Satanás com: “Está escrito”, Mateus 4:4, 6, 7, 10.
Isso, escondido no coração, preservará do pecado (Salmos 119:11) e mortificará e matará aquelas concupiscências e corrupções que ali estão latentes.
[7.] A oração deve afivelar todas as outras partes de nossa armadura cristã, v. 18. Devemos juntar oração a todas essas graças, para nossa defesa contra esses inimigos espirituais, implorando ajuda e auxílio de Deus conforme o caso exige; e devemos orar sempre.
Não como se devêssemos fazer nada mais além de orar, pois há outros deveres da religião e de nossas respectivas posições no mundo que devem ser cumpridos em seu lugar e tempo; mas devemos manter horários constantes de oração e ser constantes neles.
Devemos orar em todas as ocasiões e tão frequentemente quanto nossas próprias necessidades e as dos outros nos chamem a isso. Devemos sempre manter uma disposição para a oração, e devemos entremear orações jaculatórias com outros deveres e com ocupações comuns.
Embora a oração marcada e solene possa às vezes ser inoportuna (como quando outros deveres devem ser cumpridos), contudo as jaculatórias piedosas nunca podem sê-lo.
Devemos orar com toda oração e súplica, com todas as espécies de oração: pública, privada e secreta, social e solitária, solene e repentina; com todas as partes da oração: confissão do pecado, petição por misericórdia e ações de graças por favores recebidos.
Devemos orar no Espírito; nossos espíritos devem estar ocupados nesse dever, e devemos fazê-lo pela graça do bom Espírito de Deus. Devemos vigiar para isso, procurando manter nossos corações numa disposição de oração, valendo-nos de todas as ocasiões e aproveitando todas as oportunidades para esse dever.
Devemos vigiar todos os movimentos de nossos próprios corações em direção ao dever. Quando Deus diz: “Buscai minha face”, nossos corações devem obedecer, Salmos 27:8.
Devemos fazer isso com toda perseverança. Devemos permanecer no dever da oração, qualquer que seja a mudança em nossas circunstâncias exteriores; e devemos continuar nele enquanto vivermos no mundo.
Devemos perseverar numa oração particular, não a abreviando quando nossos corações estão dispostos a ampliá-la, há tempo para isso e nossas ocasiões a exigem. Devemos igualmente perseverar em pedidos particulares, apesar de alguns desânimos e recusas presentes.
E devemos orar com súplica, não apenas em favor de nós mesmos, mas em favor de todos os santos; pois somos membros uns dos outros.
Observe: Ninguém é tão santo e está em condição tão boa neste mundo que não precise de nossas orações, e deve recebê-las. O apóstolo passa daí à conclusão da epístola.
Versículos 19 a 24
A Conclusão. (d.C. 61.)
Aqui: I. Ele deseja suas orações em favor dele, v. 19. Tendo mencionado súplica em favor de todos os santos, inclui-se nesse número. Devemos orar em favor de todos os santos e particularmente dos ministros fiéis de Deus. Irmãos, orem em nosso favor, para que a palavra do Senhor corra e seja glorificada.
Observe o que ele gostaria que pedissem em seu favor:
“Que me seja dada expressão”; que eu seja solto de minhas restrições presentes e assim tenha liberdade de propagar a fé de Cristo; que tenha capacidade de me expressar de maneira adequada e apropriada.
E “que abra minha boca com ousadia”, isto é, que exponha todo o conselho de Deus sem qualquer temor vil, vergonha ou parcialidade. Para dar a conhecer o mistério do evangelho; alguns entendem que se refere àquela parte do evangelho relativa ao chamado dos gentios, que até então havia estado oculta como um mistério.
Mas todo o evangelho era um mistério até ser dado a conhecer pela revelação divina; e é o trabalho dos ministros de Cristo publicá-lo. Observe: Paulo tinha grande domínio da linguagem; chamavam-no Mercúrio porque era o principal orador (Atos 14:12); contudo, queria que seus amigos pedissem a Deus o dom da expressão em seu favor.
Era um homem de grande coragem e frequentemente se distinguia por ela; contudo, queria que orassem para que Deus lhe desse ousadia. Sabia tão bem o que dizer como qualquer homem; contudo, deseja que orem em seu favor, para que fale como deve falar.
A razão com que reforça seu pedido é que, por causa do evangelho, era um embaixador em amarras, v. 20. Era perseguido e aprisionado por pregar o evangelho; embora, apesar disso, continuasse na embaixada que Cristo lhe confiara e persistisse em pregá-lo. Observe:
Não é coisa nova os ministros de Cristo estarem em amarras.
É árduo para eles falar com ousadia quando esse é seu caso.
Os melhores e mais eminentes ministros precisam das orações dos bons cristãos e podem receber proveito delas; portanto, devem desejá-las fervorosamente. Tendo assim desejado suas orações:
II. Ele lhes recomenda Tíquico, v. 21, 22. Enviou-o com esta epístola para que lhes desse a conhecer aquilo de que outras igrejas eram informadas, a saber, como Paulo estava e o que fazia; como era tratado pelos romanos em suas amarras e como se conduzia em suas circunstâncias presentes.
É desejável para os bons ministros tanto que seus amigos cristãos conheçam seu estado como que eles conheçam a condição de seus amigos; pois, assim, podem ajudar-se melhor uns aos outros em suas orações.
E para que confortasse seus corações, dando um relato de seus sofrimentos, de sua causa e da disposição de sua mente e sua conduta sob eles, que pudesse impedir que desfalecessem diante de suas tribulações e até lhes proporcionasse motivo de alegria e ações de graças.
Ele lhes diz que Tíquico era um irmão amado e ministro fiel no Senhor. Era um cristão sincero e, assim, um irmão em Cristo; era um ministro fiel no trabalho de Cristo, e era muito querido a Paulo.
Isso torna ainda mais observável o amor de Paulo por esses efésios cristãos, pois agora se separava de um amigo tão bom e querido por causa deles.
Sua companhia e convivência devem ter sido especialmente deleitosas e úteis para ele mesmo. Mas os servos fiéis de Jesus Cristo costumam preferir o bem público aos seus próprios interesses privados ou pessoais.
III. Ele conclui com seus bons desejos e orações em favor deles, e não apenas em favor deles, mas de todos os irmãos, v. 23, 24. Sua bênção habitual era “graça e paz”; aqui é: “Paz seja aos irmãos, e amor com fé”.
Por paz devemos entender toda espécie de paz: paz com Deus, paz com a consciência, paz entre eles mesmos; e toda prosperidade exterior está incluída na palavra. Como se tivesse dito: “Desejo a continuação e o aumento de toda felicidade para vocês”.
“E amor com fé.” Isso explica em parte o que ele entende no versículo seguinte por graça; não apenas graça na fonte, ou o amor e favor de Deus, mas graça nas correntes de água, a graça do Espírito que flui daquele princípio divino; a fé e o amor abrangem todo o restante.
É a continuação e o aumento dessas coisas que ele deseja em favor deles, em quem já haviam começado. Segue-se: “De Deus Pai”, etc. Toda graça e todas as bênçãos são derivadas para os santos de Deus, pelo mérito e intercessão de Jesus Cristo nosso Senhor.
A bênção final é mais ampla que a anterior; pois nela ele ora em favor de todos os verdadeiros crentes em Éfeso e em toda parte. É o caráter indubitável de todos os santos que amem nosso Senhor Jesus Cristo.
Nosso amor a Cristo não é aceitável se não for em sinceridade. De fato, não existe amor a Cristo, seja o que for que os homens possam alegar, onde não há sinceridade. As palavras podem ser lidas:
A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo em incorrupção, que continuam constantes em seu amor por ele, de modo a não se deixarem corromper e afastar dele por quaisquer iscas ou seduções, e cujo amor por ele não é corrompido por qualquer concupiscência oposta ou pelo amor de qualquer coisa que lhe desagrade.
A graça, isto é, o favor de Deus e todo bem (espiritual e temporal), isto é, seu produto, estão e estarão com todos aqueles que assim amam nosso Senhor Jesus Cristo. E é, ou deveria ser, o desejo e oração de todo aquele que ama Cristo que assim seja com todos os seus irmãos cristãos. Amém, assim seja.