Matthew Henry

Eclesiastes 7

Argumento

Salomão havia apresentado muitas provas e exemplos da vaidade deste mundo e de suas coisas. Agora, neste capítulo, I. Recomenda-nos alguns bons meios apropriados para remediar esses agravos e nos armar contra o dano de que corremos perigo por causa deles, a fim de tirarmos o melhor partido do que é mau:

  1. O cuidado com nossa reputação, v. 1. 2. A seriedade, vv. 2-6. 3. A calma de espírito, vv. 7-10. 4. A prudência na condução de todos os nossos assuntos, v. 11, 12. 5. A submissão à vontade de Deus em todos os acontecimentos, adaptando-nos a cada condição, vv. 13-15.

  2. O cuidado consciente para evitar todos os extremos perigosos, vv. 16-18. 7. A brandura e a ternura para com aqueles que nos fizeram injúria, vv. 19-22.

Em suma, o melhor modo de nos livrarmos do aborrecimento que a vaidade do mundo nos causa é manter a serenidade e exercer rigoroso domínio sobre nossas paixões.

II. Lamenta sua própria iniquidade, que lhe causava mais aborrecimento do que qualquer dessas vaidades: o mistério da iniquidade de ter muitas mulheres, pelo qual foi afastado de Deus e de seu dever, vv. 23-29.

Versículos 1 a 6

O Valor de um Bom Nome.

Nestes versículos, Salomão apresenta algumas grandes verdades que parecem paradoxos à parte irrefletida da humanidade, isto é, à sua imensa maioria.

I. Que a honra da virtude é realmente mais valiosa e desejável que toda a riqueza e o prazer deste mundo (v. 1): um bom nome vem antes de um bom unguento (assim se pode ler); é preferível a ele e será antes escolhido por todos os sábios.

O bom unguento representa aqui todos os lucros da terra (entre cujos produtos o azeite era considerado dos mais valiosos), todos os deleites dos sentidos (pois unguento e perfume alegram o coração, e ele é chamado óleo da alegria), ou melhor, e os mais altos títulos de honra conferidos aos homens, pois os reis são ungidos.

Um bom nome é melhor que todas as riquezas (Provérbios 22:1): trata-se da reputação de sabedoria e bondade entre os sábios e bons, a memória dos justos. Esse bem dará à mente prazer mais grato, proporcionará ao homem maiores oportunidades de ser útil e irá mais longe e durará mais que a mais preciosa caixa de unguento.

Pois Cristo pagou a Maria por seu unguento com um bom nome, um nome nos Evangelhos (Mateus 26:13), e sabemos que ele sempre paga com vantagem.

II. Que, considerando tudo, nossa saída do mundo é para nós maior favor do que foi nossa entrada: o dia da morte é preferível ao dia do nascimento. Embora, quanto aos outros, houvesse alegria quando uma criança nascia no mundo e haja lamentação onde há morte, contudo, quanto a nós mesmos, o dia de nossa morte é melhor, se tivermos vivido de modo a merecer um bom nome.

Esse dia porá fim a nossos cuidados, trabalhos e tristezas e nos levará ao descanso, à alegria e à satisfação eterna. O dia de nosso nascimento nos introduziu num mundo de tanto pecado e tribulação, vaidade e aborrecimento. Nascemos para a incerteza, mas o homem bom não morre na incerteza.

O dia de nosso nascimento sobrecarregou nossas almas com o peso da carne; o dia de nossa morte as libertará desse peso.

III. Que ir a um funeral nos fará mais bem que ir a uma festa (v. 2): “É melhor ir à casa do luto” e ali chorar com os que choram “do que ir à casa do banquete”, a um casamento ou a uma festa popular, para se alegrar com os que se alegram. Isso nos fará mais bem e nos causará impressões melhores.

Podemos legitimamente ir a ambas as casas, conforme a ocasião. Nosso Salvador participou do banquete de casamento de seu amigo em Caná e chorou junto ao túmulo de seu amigo em Betânia. É possível glorificar a Deus, fazer o bem e receber benefícios na casa do banquete.

Mas, considerando como somos propensos à vaidade e à frivolidade, ao orgulho e à segurança, e a satisfazer a carne, é melhor irmos à casa do luto, não para ver a pompa do funeral, mas para participar da tristeza e aprender boas lições, tanto com o morto, que dali vai para sua morada permanente, como com os pranteadores, que percorrem as ruas.

  1. Da casa do luto podemos tirar estas lições: (1.) Como informação: “esse é o fim de todos os homens”. É o fim do homem quanto a este mundo, o término definitivo de sua condição aqui; ele não voltará para sua casa. É o fim de todos os homens: todos pecaram e, por isso, a morte passou a todos.

Assim devemos ser deixados por nossos amigos, como os pranteadores, e deixá-los, como os mortos. O destino dos outros será o nosso; a taça passa de mão em mão e logo chegará nossa vez de bebê-la.

(2.) Como advertência: “o vivo levará isso ao coração”. Levarão mesmo? Seria bom que sim. Os espiritualmente vivos o levarão a sério; e, quanto aos sobreviventes em geral, seria de esperar que também o fizessem. Se não o fazem, a culpa é deles, pois nada é mais fácil e natural que a morte alheia nos lembrar da nossa.

Alguns talvez levem isso a sério e considerem seu fim, embora não quisessem levar a sério um bom sermão.

  1. Para provar ainda mais esse ponto (v. 4), ele apresenta as características: (1.) Do sábio: seu coração está na casa do luto; ocupa-se muito com assuntos tristes, o que demonstra sua sabedoria e a faz crescer. A casa do luto é a escola do sábio, onde aprendeu muitas boas lições, e ali, onde se mantém sério, está em seu elemento.

Quando está na casa do luto, seu coração está ali para aproveitar as cenas de mortalidade apresentadas a ele. Ou melhor: quando está na casa do banquete, seu coração se encontra na casa do luto, por compaixão dos que sofrem.

(2.) Do insensato: seu coração está na casa da alegria; tudo o que ele quer é estar alegre e festivo. Todo o seu prazer está na diversão e no divertimento, nas histórias alegres, canções alegres e companhias alegres, nos dias alegres e noites alegres.

Se por acaso está na casa do luto, sente-se constrangido; seu coração permanece na casa da alegria. Essa é sua insensatez e o torna cada vez mais insensato.

IV. Que a gravidade e a seriedade nos convêm mais e nos fazem mais bem que a alegria e a folia, v. 3. O provérbio comum diz: “Uma onça de alegria vale uma libra de tristeza”; o pregador, porém, nos ensina a lição contrária: “A tristeza é melhor que o riso”.

Ela se ajusta mais à nossa condição presente, em que pecamos e sofremos diariamente, em maior ou menor grau, e vemos todos os dias os pecados e sofrimentos alheios.

Enquanto estivermos num vale de lágrimas, devemos nos conformar à disposição do clima. Isso também nos beneficia mais, pois a tristeza que aparece no rosto muitas vezes melhora o coração. Repare: 1. O melhor para nós é o que é melhor para nossa alma e melhora o coração, ainda que desagrade aos sentidos.

  1. A tristeza muitas vezes é um meio feliz de nos tornar sérios. A aflição que prejudica a saúde, os bens e a família pode beneficiar a mente e causar nela impressões que transformem muito seu caráter para melhor: torná-la humilde e mansa, desapegada do mundo, arrependida do pecado e cuidadosa com o dever.

Vexatio dat intellectum — O aborrecimento aguça o intelecto. Periissem nisi periissem — Eu teria perecido se não tivesse sido feito miserável.

Por outro lado, segue-se que a alegria e os divertimentos estampados no rosto tornam pior o coração: mais vão, carnal, sensual e seguro de si, mais apaixonado pelo mundo e afastado de Deus e das coisas espirituais (Jó 21:12, 14), até que se torne inteiramente indiferente às aflições de José, como aqueles de Amós 6:5-6 e o rei e Hamã, Ester 3:15.

V. Que é muito melhor que a repreensão do sábio mortifique nossas corrupções do que a canção dos insensatos as satisfaça, v. 5. Muitos gostariam de ouvir a instrução dos sábios e, mais ainda, seus elogios e consolos, mas não querem ouvir suas repreensões, isto é, não querem que lhes apontem os erros, por mais sábio que seja o modo de fazê-lo.

Nisso, porém, não são amigos de si mesmos, pois “as censuras da instrução são o caminho da vida” (Provérbios 6:23) e, embora não sejam tão agradáveis quanto a canção dos insensatos, são mais salutares. Ouvir a repreensão do sábio não só com paciência, mas com prazer, é sinal e meio de sabedoria.

Mas gostar da canção dos insensatos é sinal de que a mente é vã e é o caminho para torná-la ainda mais vã. Que absurdo alguém se encantar tanto com prazer tão passageiro como o riso do insensato!

Esse riso pode ser bem comparado à queima de espinhos debaixo de uma panela: faz muito barulho e uma grande labareda por pouco tempo, mas imediatamente se acaba, espalha suas cinzas e quase nada contribui para fazer a água ferver, pois isso exige fogo constante.

O riso do insensato é ruidoso e vistoso, e não demonstra verdadeira alegria. Isso também é vaidade: engana os homens para sua destruição, pois o fim dessa alegria é a tristeza.

Nosso bendito Salvador pronunciou nossa condenação: “Bem-aventurados sois vós que agora chorais, pois rireis”; “Ai de vós que agora rides, pois vos lamentareis e chorareis”, Lucas 6:21, 25.

Versículos 7 a 10

Cenas de Luto e de Alegria.

Salomão já se queixara muitas vezes das opressões que via debaixo do sol, as quais davam ocasião a muitas reflexões melancólicas e desanimavam muito a prática da virtude e da piedade. Aqui, então:

I. Reconhece que a tentação é forte (v. 7): certamente muitas vezes é verdade demais que “a opressão enlouquece o sábio”. Se um homem sábio é muito e longamente oprimido, tende a falar e agir de modo que não combina com ele, a pôr as rédeas sobre o pescoço de suas paixões e a irromper em queixas indecorosas contra Deus e os homens, ou a recorrer a meios ilegais e desonrosos para obter alívio.

Os justos, quando a vara dos perversos repousa muito tempo sobre sua herança, correm o risco de estender as mãos à iniquidade, Salmos 125:3. Quando até homens sábios são submetidos a agruras desmedidas, têm grande dificuldade de manter a serenidade e permanecer em seu lugar.

Isso destrói o coração de quem possui dons (assim se pode ler a segunda cláusula); até o coração generoso, pronto a dar presentes, e o coração agraciado, dotado de muitos dons excelentes, é destruído pela opressão.

Devemos, portanto, ter muita compreensão por aqueles que são maltratados e injustiçados, sem ser severos em nossas censuras a eles, embora não ajam com toda a prudência que deveriam; não sabemos como agiríamos se estivéssemos no lugar deles.

II. Apresenta argumentos contra essa tentação. Não nos inquietemos com o poder e o êxito dos opressores, nem os invejemos, pois:

  1. O caráter dos opressores é muito mau; assim alguns entendem o v. 7. Se alguém tido por sábio se torna opressor, torna-se louco; perdeu a razão.

Não é melhor que um leão que ruge e um urso que anda à espreita. Os presentes, os subornos que recebe, os ganhos que parece obter com suas opressões, só destroem seu coração e extinguem por completo os pobres restos de discernimento e virtude que nele havia.

Por isso, é mais digno de pena que de inveja. Deixem-no em paz, e agirá com tamanha insensatez e correrá com tanta fúria que logo arruinará a si mesmo.

  1. O desfecho acabará sendo bom: “Melhor é o fim de uma coisa do que seu princípio.” Pela fé, vejamos como será o fim e aguardemo-lo com paciência.

Quando homens orgulhosos começam a oprimir seus vizinhos pobres e honestos, imaginam que seu poder os sustentará; não duvidam de que vencerão e conseguirão o que querem.

Mas o fim será melhor do que o princípio fazia parecer: seu poder será quebrado, suas riquezas obtidas pela opressão serão gastas e desaparecerão, eles serão humilhados e rebaixados e terão de responder por sua injustiça, e a inocência oprimida receberá alívio e recompensa.

Melhor foi o fim do tratado de Moisés com o faraó, aquele opressor orgulhoso, quando Israel saiu em triunfo, do que o começo, quando a quantidade exigida de tijolos foi dobrada e tudo parecia desanimador.

III. Arma-nos contra ela com algumas orientações necessárias. Se não quisermos ser levados à loucura pela opressão, mas conservar a posse de nossas próprias almas:

  1. Devemos nos revestir de humildade. Os orgulhosos de espírito não suportam ser pisados; ficam furiosos e se inquietam quando passam por dificuldades. Aquilo que parte o coração do orgulhoso não tira o sono do humilde. Mortifiquemos, portanto, o orgulho, e o espírito humilde se conformará facilmente com uma condição humilde.

  2. Devemos nos revestir de paciência: a paciência de suportar, para nos submetermos à vontade de Deus na aflição, e a paciência de esperar, para aguardarmos o desfecho no tempo determinado por Deus. Os pacientes de espírito se opõem aqui aos orgulhosos de espírito, pois onde há humildade haverá paciência.

Aqueles que reconhecem não merecer nada das mãos de Deus agradecerão por qualquer coisa. Diz-se que os pacientes são melhores que os orgulhosos: têm mais paz consigo mesmos, são mais agradáveis aos outros e têm maior probabilidade de ver um bom desfecho para suas dificuldades.

  1. Devemos governar nossas paixões com sabedoria e graça (v. 9): “Não te apresses em teu espírito a irar-te.” Quem se apressa em suas expectativas e não suporta demoras tende a se irar se não é atendido imediatamente. “Não te ires contra opressores orgulhosos nem contra ninguém que seja instrumento de tua aflição.”

(1.) “Não te ires depressa: não sejas rápido em perceber uma ofensa e ressentir-te dela, nem em manifestar teu ressentimento.”

(2.) “Não te ires por muito tempo.” Embora a ira possa entrar no íntimo do sábio e atravessá-lo como um viajante, só no íntimo dos insensatos ela repousa. Ali reside e permanece; ali ocupa o lugar mais profundo e mais alto, é abraçada como algo querido, guardada no peito, e não é facilmente abandonada.

Portanto, quem quer mostrar-se sábio o bastante para “não dar lugar ao diabo” não deve deixar o sol se pôr sobre sua cólera, Efésios 4:26-27.

  1. Devemos tirar o melhor partido daquilo que existe (v. 10): “Não consideres certo que os dias passados eram melhores que estes, nem perguntes por que eram assim; pois nisso não perguntas com sabedoria, já que procuras a razão de algo antes de ter certeza de que seja verdade.”

“Além disso, conheces tão pouco o passado e és juiz tão incapaz até mesmo do presente que não podes esperar resposta satisfatória à tua pergunta. Portanto, não perguntas com sabedoria; ou melhor: essa suposição é uma censura insensata à providência de Deus no governo do mundo.”

Repare: (1.) É insensatez reclamar da maldade de nosso tempo quando temos mais motivo para reclamar da maldade de nosso próprio coração (se o coração das pessoas fosse melhor, os tempos melhorariam). Temos também mais motivo para agradecer porque os tempos não são piores e porque, até nos piores deles, desfrutamos de muitas misericórdias, que os tornam não só suportáveis, mas confortáveis.

(2.) É insensatez exaltar os tempos antigos de modo a diminuir a misericórdia de Deus para conosco em nossos dias. Seria como se as gerações passadas não tivessem as mesmas razões de queixa que nós ou, mesmo que em alguns aspectos não as tivessem, como se Deus tivesse sido injusto e pouco bondoso ao nos colocar numa idade de ferro, em comparação com as idades de ouro anteriores.

Isso não nasce senão da inquietação e do descontentamento, da disposição para arrumar desavenças com o próprio Deus. Não devemos pensar que haja decadência universal na natureza ou degeneração nos costumes. Deus sempre foi bom, e os homens, maus; se em certos aspectos os tempos agora são piores do que antes, talvez em outros sejam melhores.

Versículos 11 a 22

As Vantagens da Sabedoria.

Nestes versículos, Salomão nos recomenda a sabedoria como o melhor antídoto para os transtornos da mente aos quais estamos sujeitos por causa da vaidade e do aborrecimento de espírito presentes nas coisas deste mundo. Aqui estão alguns louvores e preceitos da sabedoria.

I. Os louvores da sabedoria: muitas coisas são ditas em seu favor para nos levar a adquiri-la e conservá-la:

  1. A sabedoria é necessária para administrar corretamente nossos bens materiais e aproveitá-los: “A sabedoria é boa com uma herança”, isto é, uma herança pouco vale sem sabedoria. Embora alguém tenha grandes bens, embora lhe venham facilmente por herança de seus antepassados, seria melhor que não os tivesse se lhe falta sabedoria para usá-los conforme a finalidade para a qual os possui.

A sabedoria é boa não só para os pobres, a fim de que vivam contentes e tranquilos, mas também para os ricos: junto com as riquezas, ela impede que as riquezas lhes causem prejuízo e os capacita a fazer o bem por meio delas.

A sabedoria é boa em si e torna a pessoa útil. Se a ela se juntam bens consideráveis, porém, aumentam suas oportunidades de ser útil; com sua riqueza, ela pode servir a sua geração mais do que conseguiria sem ela. Também fará amigos para si, Lucas 16:9.

A sabedoria é tão boa quanto uma herança; sim, e ainda: é melhor (assim se lê na margem): é mais propriamente nossa, honra-nos mais, torna-nos maiores bênçãos, permanece conosco por mais tempo e produz resultado melhor.

  1. Ela nos traz grande vantagem ao longo de toda a nossa passagem por este mundo: por ela há verdadeiro proveito para os que veem o sol, tanto para quem a possui como para seus contemporâneos. É agradável ver o sol (Eclesiastes 11:7), mas esse prazer não se compara ao da sabedoria.

A luz deste mundo nos ajuda a realizar os assuntos deste mundo (João 11:9); mas, para quem dispõe dessa vantagem, ela pouco vale se não vier acompanhada da sabedoria necessária para conduzir tais assuntos. A clareza dos olhos do entendimento nos é mais útil que a visão dos olhos do corpo.

  1. Ela contribui ainda mais para nossa segurança e nos abriga das tempestades da tribulação e de seu calor abrasador; é sombra (assim diz a palavra), como a sombra de uma grande rocha numa terra cansada. A sabedoria é defesa, e o dinheiro (isto é, assim como o dinheiro) é defesa.

Assim como o rico faz de sua riqueza uma cidade forte, o sábio faz o mesmo com sua sabedoria. À sombra da sabedoria (assim diz o texto) e à sombra do dinheiro há segurança. Ele junta sabedoria e dinheiro para confirmar o que dissera: a sabedoria é boa com uma herança. A sabedoria é como um muro, e o dinheiro pode servir de cerca de espinhos para proteger o campo.

  1. Ela traz alegria e verdadeira felicidade ao homem. Nisto consiste a excelência do conhecimento, o conhecimento divino, não só acima do dinheiro, mas também da sabedoria humana, a sabedoria deste mundo: ele dá vida aos que o possuem. O temor do Senhor é sabedoria, e é vida; prolonga a vida.

A riqueza dos homens expõe sua vida a perigos, mas sua sabedoria os protege. Ou melhor: ao passo que a riqueza não prolonga a vida natural, a verdadeira sabedoria dá vida espiritual, penhor da vida eterna. Por isso, é muito melhor adquirir sabedoria que ouro.

  1. Ela dá força à pessoa e lhe serve de amparo e sustento (v. 19): “A sabedoria fortalece os sábios”; fortalece o espírito deles e os torna corajosos e resolutos, porque os mantém sempre sobre fundamentos seguros. Fortalece a posição deles e lhes conquista amigos e boa reputação.

Fortalece-os para seus serviços em meio aos sofrimentos e contra os ataques que recebem, mais do que dez homens poderosos, grandes comandantes, fortalecem uma cidade.

Os que são na verdade sábios e bons estão sob a proteção de Deus e ali estão mais seguros do que estariam se dez dos homens mais poderosos da cidade, homens de maior poder e influência, assumissem sua defesa e se tornassem seus patronos.

II. Alguns preceitos da sabedoria, que nos trará tantas vantagens:

  1. Devemos olhar para Deus e para sua mão em tudo o que nos acontece (v. 13): “Considera a obra de Deus.” Para calar nossas queixas diante de acontecimentos adversos, consideremos neles a mão de Deus e não abramos a boca contra aquilo que ele faz.

Vejamos o dispor de nossa condição e de todas as suas circunstâncias como obra de Deus, fruto de seu conselho eterno, que se cumpre em tudo o que nos acontece. Consideremos que toda obra de Deus é sábia, justa e boa, que há admirável beleza e harmonia em suas obras e que, por fim, tudo se revelará para o melhor.

Portanto, demos-lhe a glória por todas as obras que faz em relação a nós e procuremos corresponder a seus desígnios nelas. Consideremos também que não podemos alterar a obra de Deus. “Quem poderá endireitar o que ele fez torto?” Quem pode mudar a natureza das coisas estabelecida pelo Deus da natureza?

Se ele fala tribulação, quem pode produzir paz? Se cerca o caminho de espinhos, quem pode avançar? Se saem juízos devastadores por sua ordem, quem pode detê-los? Portanto, já que não podemos corrigir a obra de Deus, devemos tirar dela o melhor partido.

  1. Devemos nos adaptar às diversas disposições da Providência que nos dizem respeito e cumprir o trabalho e o dever de cada dia em seu devido dia, v. 14. Observe: (1.) Como as determinações e os acontecimentos da Providência se alternam.

Neste mundo, ao mesmo tempo, alguns prosperam e outros enfrentam adversidade; as mesmas pessoas passam por grande prosperidade numa época e por grande adversidade em outra. Ou melhor: pode acontecer à mesma pessoa, ao mesmo tempo, um fato próspero e outro doloroso.

Ambos vêm da mão de Deus; de sua boca procedem tanto o mal quanto o bem (Lamentações 3:38). Ele pôs um em contraste com o outro, de modo que a passagem entre eles é curta e fácil, e um realça o outro. Dia e noite, verão e inverno, são postos em contraste.

Assim, na prosperidade, podemos nos alegrar como se não nos alegrássemos e, na adversidade, chorar como se não chorássemos, pois podemos enxergar claramente uma condição a partir da outra e logo trocar uma pela outra.

Isso acontece para que o homem nada descubra do que virá depois: que não tenha certeza sobre os acontecimentos futuros nem sobre a continuação da situação presente, mas viva dependente da Providência e preparado para o que suceder. Ou, então, para que o homem não encontre na obra de Deus nada que possa alegar corrigir.

(2.) Como devemos nos conformar à vontade de Deus nos acontecimentos de ambos os tipos. Nossa religião, em geral, deve ser a mesma em todas as condições; seus exercícios e manifestações particulares, porém, devem variar conforme nossa situação exterior, para que andemos após o Senhor.

[1.] No dia da prosperidade (e ele é apenas um dia), devemos nos alegrar, estar bem, fazer o bem e receber o bem, manter uma alegria santa e servir ao Senhor com alegria de coração na abundância de todas as coisas. “Quando o mundo sorrir, alegra-te em Deus e louva-o; seja a alegria do Senhor tua força.”

[2.] No dia da adversidade (que também é apenas um dia), devemos considerar. Os tempos de aflição são próprios para a reflexão; então Deus nos chama a considerar (Ageu 1:5), e então, mais que em qualquer outra ocasião, estamos inclinados a fazê-lo. Sem isso, não tiraremos benefício algum da aflição.

Não podemos cumprir o propósito de Deus ao nos afligir se não considerarmos por que e por qual motivo ele contende conosco. A reflexão também é necessária para nosso conforto e amparo em meio às aflições.

  1. Não devemos nos escandalizar com a maior prosperidade dos perversos nem com as mais tristes calamidades que podem sobrevir aos piedosos nesta vida, v. 15. A sabedoria nos ensinará a interpretar esses capítulos obscuros da Providência de modo a conciliá-los com a sabedoria, a santidade, a bondade e a fidelidade de Deus.

Não devemos achar isso estranho. Salomão nos conta que houve casos assim em seus dias: “Tudo vi nos dias da minha vaidade; reparei em tudo o que aconteceu, e isso me surpreendeu e confundiu tanto quanto qualquer outra coisa.”

Observe: embora Salomão fosse homem tão sábio e importante, ainda assim chama os dias de sua vida de dias de vaidade, pois até os melhores dias na terra são assim, comparados aos dias da eternidade.

Ou talvez se refira aos dias de sua apostasia de Deus (esses foram, de fato, os dias de sua vaidade) e reflita sobre o que o tentou à incredulidade, ou pelo menos à indiferença religiosa: ele viu homens justos perecerem em sua justiça.

A maior piedade não protegia as pessoas das maiores aflições vindas da mão de Deus; ou melhor, e às vezes as expunha às maiores injúrias das mãos de homens perversos e irracionais.

Nabote pereceu em sua justiça, e Abel, muito antes dele. Salomão também vira homens perversos prolongarem a vida em sua perversidade: vivem, envelhecem; sim, e ainda: “são poderosos em poder” (Jó 21:7). Sim, e ainda: por sua fraude e violência, conseguem se proteger da espada da justiça.

“Agora, nisso, considera a obra de Deus e não permitas que ela seja para ti ocasião de tropeço.” As calamidades dos justos os preparam para sua futura bem-aventurança; os perversos, enquanto seus dias se prolongam, apenas amadurecem para a ruína.

Virá um juízo que corrigirá essa aparente irregularidade, para a glória de Deus e a plena satisfação de todo o seu povo. Até lá, devemos esperar com paciência.

  1. A sabedoria servirá tanto de cautela para os santos em seu caminho como de freio para os pecadores no deles. (1.) Quanto aos santos, ela os levará a prosseguir e perseverar em sua justiça, e contudo será uma advertência para que tomem cuidado para não cair em extremos.

Um justo pode perecer em sua justiça, mas não deve atrair dificuldade sobre a própria cabeça por imprudência e zelo precipitado e depois acusar a Providência de tratá-lo com dureza.

“Não sejas justo em excesso” (v. 16). “Nos atos de justiça, governa-te pelas regras da prudência e não te deixes levar, nem mesmo pelo zelo por Deus, a ardores ou paixões desmedidas, nem a práticas indignas de teu caráter ou perigosas para teus interesses.”

Repare: é possível exagerar até em fazer o bem. A abnegação e a mortificação da carne são boas; mas, se por elas prejudicamos nossa saúde e nos tornamos incapazes de servir a Deus, somos justos em excesso.

É bom censurar os que ofendem; mas lançar essa pérola diante de porcos, que se voltarão contra nós e nos despedaçarão, é ser justo em excesso.

“Não te faças sábio em excesso.” “Não sejas apegado às tuas opiniões nem convencido das tuas próprias capacidades.” “Não te apresentes como ditador, nem alegues dar leis a todos ao teu redor e emitir juízo sobre eles.”

“Não te ponhas como crítico para achar defeito em tudo o que se diz e faz, nem te intrometas nos assuntos alheios, como se soubesses tudo e pudesses fazer qualquer coisa. Por que te destruirias, como tantas vezes fazem os insensatos ao se meterem em contendas que não lhes dizem respeito?”

“Por que provocarias as autoridades e te lançarias entre espinhos com contradições desnecessárias e ao saíres de tua esfera para corrigir o que está errado? Sê sábio como as serpentes; acautela-te dos homens.”

(2.) Quanto aos pecadores, se a sabedoria não consegue levá-los a abandonar os pecados, pode pelo menos refreá-los para que não se tornem excessivamente desregrados. É verdade que há perverso que prolonga a vida em sua perversidade (v. 15); mas ninguém diga que, por isso, pode ser perverso quanto quiser sem perigo.

Não: não sejam perversos em excesso (v. 17); não se entreguem a excessos de devassidão. Muitos que não se deixam mover pelo temor de Deus nem pelo receio dos tormentos do inferno para evitar todo pecado, ainda assim evitarão, se tiverem um mínimo de reflexão, os pecados que arruínam sua saúde e seus bens e os expõem à justiça pública.

Salomão usa aqui essas considerações: “O magistrado não porta a espada em vão; tem olhos atentos e mão pesada, e é terror para quem pratica o mal; por isso, teme cair ao alcance dele, não sejas tão insensato a ponto de te expor à lei; por que morrerias antes do teu tempo?”

Nessas duas advertências, Salomão provavelmente tinha em vista especial alguns de seus súditos descontentes com seu governo, que planejavam a revolta realizada logo após sua morte. Alguns talvez entrassem em desavença com os pecados de seu governante e os usassem como sua alegação; a esses diz: não sejam justos em excesso.

Outros estavam cansados do rigor do governo e do culto do templo, o que os fazia desejar outro rei. Salomão, porém, usa a espada da justiça para dissuadir uns e outros de práticas sediciosas e também para impedir que os demais se envolvam com os que são dados a mudanças.

  1. A sabedoria nos guiará pelo meio entre dois extremos e nos manterá sempre no caminho do dever, que veremos ser claro e seguro (v. 18): “É bom que te apegues a isto, a esta sabedoria, a este zelo de não te lançares em armadilhas. Sim, e ainda: também disto não retires tua mão: nunca diminuas tua diligência nem tua determinação de manter o devido decoro e o bom governo de ti mesmo.”

“Segura as rédeas que precisam conter tuas paixões teimosas, para que não te precipitem em algum dano ou outro, como o cavalo e a mula sem entendimento. Tendo-as segurado, conserva a firmeza e não retires delas a mão; pois, se o fizeres, a liberdade que elas tomarão será como a soltura das águas, e não recuperarás facilmente o controle.”

“Sê consciencioso e, ao mesmo tempo, cauteloso; exercita-te nisso. Governa-te constantemente pelos princípios da religião e verás que quem teme a Deus sairá de todos os apertos e dificuldades em que se metem os que abandonam esse temor.”

O temor do Senhor é essa sabedoria que serve de fio para nos tirar dos labirintos mais intrincados. A honestidade é a melhor política. Os que na verdade temem a Deus têm apenas um objetivo a servir e, por isso, agem com constância.

Deus também prometeu dirigir os que o temem e ordenar seus passos não só pelo caminho certo, mas para fora de todo caminho perigoso, Salmos 37:23-24.

  1. A sabedoria nos ensinará a agir diante dos pecados e das ofensas alheias, que costumam perturbar nosso descanso mais que qualquer outra coisa e acarretam tanto culpa como dor.

(1.) A sabedoria nos ensina a não esperar que as pessoas com quem lidamos sejam isentas de faltas. Nós mesmos não o somos, ninguém o é, não, nem mesmo os melhores. Essa sabedoria fortalece os sábios tanto quanto qualquer coisa e os arma contra o perigo da provocação (v. 19), de modo que não se descontrolam por causa dela.

Consideram que as pessoas com quem tratam e convivem não são anjos encarnados, mas filhos e filhas pecadores de Adão. Até os melhores o são, pois “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e não peque”, v. 20. Salomão afirmou isso em sua oração (1 Reis 8:46), em seus provérbios (Provérbios 20:9) e agora em sua pregação.

Repare: [1.] É próprio dos justos fazer o bem, pois a árvore se conhece por seus frutos. [2.] Mesmo os melhores, os que mais fazem o bem, não podem dizer que estejam completamente livres do pecado; nem os santificados são isentos de pecado. Ninguém que vive deste lado do céu vive sem pecar. Se dissermos que não pecamos, enganamos a nós mesmos.

[3.] Pecamos até ao fazer o bem; há algo defeituoso, ou melhor, algo ofensivo em nossas melhores ações. Aquilo que, em essência, é bom e agrada a Deus não é feito tão bem quanto deveria; omissões no cumprimento do dever são pecados, assim como deixar de cumpri-lo.

[4.] Somente os justos que estão na terra se sujeitam assim ao pecado e à fraqueza. Quando os espíritos dos justos se libertam do corpo, são aperfeiçoados em santidade (Hebreus 12:23) e, no céu, fazem o bem sem pecar.

(2.) A sabedoria nos ensina a não perceber rapidamente, como quem vê ou fareja, as afrontas para nos ressentirmos delas. Ensina-nos, antes, a fechar os olhos a muitas injúrias e agir como se não as víssemos (v. 21): “Não dês atenção a todas as palavras que se dizem; não ponhas nelas o coração.”

“Não te aborreças com as observações irritadas ou as suspeitas dos outros a teu respeito; sê como um surdo que não ouve, Salmos 38:13-14. Não te preocupes nem procures saber o que dizem de ti: se falarem bem, alimentarão teu orgulho; se falarem mal, despertarão tua ira.”

“Cuida, portanto, de ser aprovado por Deus e por tua consciência; depois, não te importes com o que os homens disserem de ti. Quem fica à escuta, costumamos dizer, raramente ouve coisas boas a seu respeito.”

“Se prestares atenção a cada palavra dita, talvez ouças teu próprio servo amaldiçoar-te quando pensa que não o escutas. Podem contar-te que ele faz isso, talvez falsamente, caso dês ouvidos a mexeriqueiros, Provérbios 29:12.”

“Ou melhor: talvez seja verdade, e podes ficar atrás da cortina e ouvi-lo pessoalmente: podes ouvir não só censuras e desprezo, mas maldições, as piores coisas ditas a teu respeito e desejadas para ti, vindas de um servo, alguém dos mais humildes, dos desprezados.”

“Ou melhor: de teu próprio servo, que deveria defender-te, protegendo teu bom nome e também teus outros interesses. Talvez seja um servo a quem trataste com bondade e que te retribui tão mal; isso te aborrecerá, e teria sido melhor não o ouvir.”

“Talvez seja um servo a quem lesaste e trataste injustamente; embora não ouse dizer-te isso, diz aos outros e a Deus; então tua própria consciência se juntará a ele no descrédito, o que tornará o descrédito muito mais penoso.”

O bom nome dos mais importantes está em grande medida à mercê até dos mais humildes. Talvez se diga muito mais mal de nós do que imaginamos, por pessoas de quem pouco esperaríamos isso.

Não cuidamos, porém, de nosso próprio descanso, nem mesmo de nosso crédito, embora aleguemos zelo por ele, quando damos atenção a cada palavra que nos diminui. É mais fácil deixar passar vinte afrontas dessas do que vingar uma só.

(3.) A sabedoria nos lembra de nossas próprias faltas (v. 22): “Não te enfureças contra os que falam ou desejam mal de ti, pois muitas vezes, nesse caso, se voltares o olhar para dentro de ti, tua consciência te dirá que tu mesmo amaldiçoaste outros, falaste e desejaste mal deles e, agora, recebes pagamento na mesma moeda.”

Repare: quando sofremos alguma afronta ou injúria, é oportuno examinar nossa consciência para ver se não fizemos o mesmo, ou algo igualmente mau, a outras pessoas. Se, ao refletir, descobrirmos que fizemos, devemos aproveitar a ocasião para renovar nosso arrependimento, reconhecer a justiça de Deus e moderar nosso ressentimento.

Se estivermos na verdade irados conosco, como devemos estar, por difamar e censurar os outros, ficaremos menos irados com eles por nos difamarem e censurarem. Devemos mostrar toda mansidão para com todos os homens, pois nós mesmos já fomos insensatos, Tito 3:2-3; Mateus 7:1-2; Tiago 3:1-2.

Versículos 23 a 29

O Mal do Pecado.

Até aqui Salomão vinha demonstrando a vaidade do mundo e sua total incapacidade de tornar os homens felizes. Agora passa a mostrar a vileza do pecado e sua tendência certa a torná-los miseráveis. Como no caso anterior, prova isso pela própria experiência, adquirida a alto custo.

Aqui, mais do que em qualquer outra passagem do livro, assume a postura de um penitente. Revê o que já havia discutido e nos diz que suas afirmações eram aquilo que sabia com certeza e a que estava decidido a se manter fiel: “Tudo isso provei pela sabedoria”, v. 23. Aqui, então:

I. Reconhece e lamenta as deficiências de sua sabedoria. Tinha sabedoria suficiente para enxergar a vaidade do mundo e experimentar que ele não podia ser o quinhão de uma alma. Ao investigar mais a fundo, porém, viu-se perdido: sua vista era fraca demais e sua linha de medir, curta demais. Embora tivesse descoberto isso, havia muitas outras coisas que não conseguia provar pela sabedoria.

  1. Suas explorações eram diligentes. Deus lhe dera uma capacidade de conhecimento superior à de todos; começou com um grande estoque de sabedoria e teve as mais amplas oportunidades de se aperfeiçoar que alguém já teve.

(1.) Resolveu alcançar seu objetivo, se possível: “Eu disse: Serei sábio.” Desejava ardentemente a sabedoria por considerá-la muito valiosa; tinha firme desígnio de alcançá-la, por julgá-la possível, e decidiu não se contentar com menos, Provérbios 18:1.

Muitos não são sábios porque nunca decidiram sê-lo, pois lhes é indiferente; Salomão, porém, fez da sabedoria o alvo de seus esforços. Quando experimentou os prazeres dos sentidos, ainda pensava em familiarizar seu coração com a sabedoria (Eclesiastes 2:3) e não se desviar de sua busca.

Talvez tenha descoberto, contudo, que não era tão fácil quanto imaginara conservar sua ligação com a sabedoria enquanto se entregava tanto aos prazeres. Contudo, sua vontade era boa; disse: “Serei sábio.” E isso não era tudo:

(2.) Resolveu não poupar esforços (v. 25): “Apliquei meu coração; eu e meu coração nos voltamos para todos os lados. Não deixei pedra por virar nem meio por tentar para alcançar meu objetivo. Dediquei-me a conhecer, explorar e buscar a sabedoria, a me instruir em todo conhecimento útil, na filosofia e na teologia.”

Se não tivesse se dedicado assim ao estudo, dizer “Serei sábio” teria sido mera brincadeira, pois quem deseja alcançar o fim precisa seguir o caminho certo. Salomão era homem de grande rapidez de entendimento; contudo, em vez de usar isso, como muitos fazem, como desculpa para a preguiça, via nisso incentivo à diligência.

Quanto mais facilidade tinha para dominar uma boa ideia, mais se empenhava em dominar muitas outras. Aqueles que têm os melhores talentos devem fazer os maiores esforços, assim como os que têm o maior capital devem negociar mais.

Não se aplicou apenas a conhecer o que estava na superfície, mas a explorar o que se ocultava fora da vista e do caminho comum. Não explorou um pouco para depois desistir por não achar imediatamente o que procurava; procurou até encontrar, foi até o fundo. Tampouco procurou conhecer apenas as coisas, mas também as razões das coisas, para poder dar o relato delas.

  1. Mesmo assim, seu êxito não correspondeu a seus esforços nem o satisfez: “Eu disse: Serei sábio, mas isso ficou longe de mim; não consegui alcançá-lo. Depois de tudo, só sei que nada sei; quanto mais sei, mais percebo quanto resta saber e mais consciência tenho da minha ignorância. O que está longe e é muito profundo, quem o descobrirá?”

Refere-se ao próprio Deus, a seus conselhos e obras. Ao explorá-los, imediatamente se viu perplexo e sem saída. Não conseguia ordenar suas palavras por causa da escuridão. Isso é mais alto que o céu; que pode ele fazer? Jó 11:8.

Bendito seja Deus: nada do que precisamos fazer deixa de ser claro e fácil; a palavra está perto de nós (Provérbios 8:9). Mas há muito que desejaríamos conhecer e que está longe e é muito profundo, entre as coisas secretas que não nos pertencem.

Provavelmente Salomão lamenta aqui uma ignorância e um erro pelos quais era culpado: seus prazeres e os muitos divertimentos de sua corte lhe haviam cegado os olhos e lançado uma névoa diante deles, de modo que não alcançava a verdadeira sabedoria como era seu desígnio.

II. Reconhece e lamenta os casos de sua insensatez, nos quais excedeu, assim como lhe faltou sabedoria. Aqui está:

  1. Sua investigação sobre o mal do pecado. Aplicou o coração para conhecer a perversidade da insensatez, até da tolice e da loucura. Observe:

(1.) O conhecimento do pecado é um conhecimento difícil e árduo de alcançar; Salomão se esforçou para isso. O pecado se disfarça de muitas maneiras para esconder o que é, pois reluta em se mostrar como pecado. É muito difícil tirar-lhe esses disfarces e vê-lo em sua verdadeira natureza e cor.

(2.) Para nos arrependermos do pecado, precisamos conhecer seu mal, assim como, para curar uma doença, é preciso conhecer sua natureza, causas e malignidade. Por isso São Paulo prezava a lei divina, que lhe revelava o pecado, Romanos 7:7.

Nos dias de sua insensatez, Salomão usara a inteligência para inventar prazeres e afiá-los, e fora engenhoso em fazer provisões para a carne. Agora que Deus lhe abrira os olhos, empenha-se igualmente em descobrir o que agrava o pecado e, assim, aguçar seu arrependimento.

Pecadores engenhosos devem ser penitentes engenhosos. A inteligência e o saber, entre os outros despojos do homem forte armado, devem ser distribuídos pelo Senhor Jesus.

(3.) Convém aos penitentes falar do pecado da pior maneira que puderem, pois a verdade é que nunca conseguiremos dizer mal suficiente dele. Para humilhar-se ainda mais, Salomão desejava enxergar melhor: [1.] A pecaminosidade do pecado. É nisso que mais insiste nesta investigação: conhecer a perversidade da insensatez.

Talvez se refira à sua própria iniquidade, o pecado da impureza, geralmente chamado de insensatez em Israel, Gênesis 34:7; Deuteronômio 22:21; Juízes 20:6; 2 Samuel 13:12. Quando se entregava a esse pecado, tratava-o como coisa leve; agora deseja enxergar sua perversidade, sua grande perversidade, como José se refere a ele, Gênesis 39:9.

Ou a expressão pode ser tomada em sentido geral, para todo pecado. Muitos diminuem seus pecados dizendo: “Foram insensatez”; Salomão, porém, vê perversidade nessas insensatezes, ofensa a Deus e injustiça à consciência. Isto é perversidade, Jeremias 4:18; Zacarias 5:8.

[2.] A insensatez do pecado: assim como há perversidade na insensatez, há insensatez na perversidade, até tolice e loucura. Pecadores obstinados são tolos e loucos; agem tanto contra a reta razão quanto contra seus verdadeiros interesses.

  1. O resultado dessa investigação:

(1.) Descobriu então, mais do que nunca, o mal daquele grande pecado de que ele próprio fora culpado: amar muitas mulheres estrangeiras, 1 Reis 11:1. É isso que aqui lamenta com maior sentimento e em expressões muito comoventes.

[1.] Achou muito dolorosa a lembrança do pecado. Oh, como pesava em sua consciência! Quanta agonia sentia ao pensar na perversidade, na insensatez e na loucura de que fora culpado! “Acho-o mais amargo que a morte.” Ao refletir sobre isso, tomou-o terror tão grande como se já estivesse sob prisão da morte.

Assim clamam contra seus pecados aqueles que os veem postos diante de si por um convencimento profundo: eles são amargos como fel, ou melhor, amargos como a morte, para todos os verdadeiros penitentes. A impureza é pecado que, por sua própria natureza, faz mais mal que a própria morte.

A morte pode ser honrosa e acompanhada de consolo, mas esse pecado só pode produzir vergonha e dor, Provérbios 5:9, 11.

[2.] Achou muito perigosa a tentação desse pecado. Para quem se arriscava a entrar nela, era extremamente difícil, quase impossível, escapar de cometê-lo; para quem já caíra nele, era igualmente difícil recuperar-se pelo arrependimento.

O coração da mulher adúltera é laços e redes. Ela usa tanta arte e sutileza para arruinar almas quanto um caçador de aves usa para capturar um pássaro ingênuo. Os métodos desses pecadores são tanto enganosos quanto destruidores, como laços e redes.

Almas descuidadas são atraídas pela isca do prazer, que agarram com avidez, prometendo a si mesmas satisfação; mas são apanhadas antes de perceber e sem conseguir libertar-se. As mãos dela são como amarras com que, sob aparência de abraços afetuosos, prende firmemente aqueles que capturou. Eles ficam presos nas cordas do próprio pecado, Provérbios 5:22.

A concupiscência ganha força quando é satisfeita, e seus encantos se tornam mais poderosos.

[3.] Considerava grande manifestação do favor de Deus que, por sua graça, alguém fosse preservado desse pecado: “quem agrada a Deus escapará dela”, sendo poupado ou de ser tentado a esse pecado ou de ser vencido pela tentação.

Os que são preservados desse pecado devem reconhecer que é Deus quem os guarda, não sua própria força ou resolução, e considerar isso grande misericórdia. Os que desejam graça suficiente para se armar contra ele devem procurar agradar a Deus em tudo, guardando suas ordenanças, Levítico 18:30.

[4.] Considerava esse pecado uma punição por outros pecados tão penosa quanto qualquer outra em que um homem possa cair nesta vida: “o pecador será apanhado por ela”. Primeiro, quem se entrega a outros pecados, que lhe cegam a mente e corrompem a consciência, é atraído a esse com mais facilidade.

Segundo, é justo da parte de Deus deixá-lo entregue a si mesmo para cair nesse pecado. Veja Romanos 1:26, 28; Efésios 4:18-19. Assim Salomão, como que tomado de horror, procura resguardar-se do pecado em que antes mergulhara.

(2.) Descobriu então, mais do que nunca, a corrupção geral da natureza humana. Segue essa corrente até a fonte, como fizera antes seu pai em ocasião semelhante (Salmos 51:5): “Eis que fui formado em iniquidade.”

[1.] Esforçou-se para descobrir o número de suas transgressões efetivas (v. 27): “Eis o que achei”, isto é, o que esperava achar. “Pensei que pudesse compreender meus erros e compor uma lista completa deles, pelo menos de suas principais categorias; pensei que pudesse contá-los um a um e chegar ao total.”

Desejava descobri-los como penitente, para reconhecê-los mais especificamente; em geral, quanto mais específica é nossa confissão do pecado, maior é o consolo que encontramos na certeza do perdão. Também desejava descobri-los como pregador, para dar aviso aos outros com maior precisão.

Repare: o convencimento sólido de um só pecado nos levará a investigar toda a conspiração deles. Quanto mais coisas erradas vemos em nós mesmos, mais diligentemente devemos investigar ainda mais nossas próprias faltas, para que se revele aquilo que ainda não vemos, Jó 34:32.

[2.] Logo se viu perdido e percebeu que as transgressões eram incontáveis (v. 28): “O que minha alma ainda procura: continuo contando e desejando descobrir o total, mas não o acho. Não consigo contá-las todas nem completar sua conta. Continuo fazendo descobertas novas e espantosas da perversidade desesperada que há em meu coração”, Jeremias 17:9-10.

Quem pode conhecer esse coração? Quem pode compreender seus erros? Quem pode contar quantas vezes ofende? Salmos 19:12. Salomão descobre que, se Deus entrar em juízo com ele, ou se ele próprio julgar todos os seus pensamentos, palavras e atos, não poderá responder por um em mil, Jó 9:3.

Ilustra isso comparando a corrupção de seu coração e de sua vida com a do mundo, onde mal encontrou um homem bom entre mil. Ou melhor: entre todas as suas mil esposas e concubinas, não encontrou uma mulher boa sequer.

“Assim também”, diz ele, “quando me ponho a lembrar e examinar meus pensamentos, palavras e atos, e todos os acontecimentos de minha vida passada, talvez entre os que foram varonis encontre um bom em mil, e só isso. Os demais, mesmo desse grupo, tinham alguma corrupção.”

Ele reconhecera (v. 20) que pecava até quando fazia o bem. Quanto aos atos efeminados, em que se entregava à satisfação de seus prazeres, todos eram maus; nessa parte de sua vida não aparecia sequer um ato bom em mil. Em nosso coração e em nossa vida aparece, no melhor dos casos, pouco bem; às vezes, nenhum.

Sem dúvida, isso não pretende censurar o sexo feminino em geral. É provável que tenha havido e ainda haja mais mulheres boas que homens bons (Atos 17:4, 12). Salomão apenas faz alusão à própria e triste experiência.

Talvez haja mais um sentido: em seus provérbios, ele nos adverte contra os laços tanto do homem mau quanto da mulher estranha (Provérbios 2:12, 16; 4:14; 5:3). Observou, porém, que os caminhos das mulheres más eram mais enganosos e perigosos que os dos homens maus, e que era mais difícil descobrir as fraudes delas e escapar de seus laços.

Por isso compara o pecado a uma adúltera (Provérbios 9:13) e percebe que não consegue desvendar o engano de seu próprio coração mais do que consegue desvendar o de uma mulher estranha, cujos caminhos são instáveis, de modo que você não pode conhecê-los.

[3.] Assim, remonta todas as correntes de transgressões efetivas à fonte da corrupção original. A origem de toda a insensatez e loucura do mundo está na apostasia do homem em relação a Deus e em sua degeneração da retidão primitiva (v. 29): “Eis apenas isto que achei: quando não conseguia descobrir cada caso particular, ainda assim o quadro geral estava bastante claro.”

“É tão evidente como o sol que o homem se corrompeu e se rebelou, e já não é como foi criado.”

Observe, primeiro, como o homem foi criado pela sabedoria e bondade de Deus: Deus fez o homem reto; Adão, o primeiro homem, segundo o caldeu. Deus o fez e o fez reto, como deveria ser. Criado como ser racional, era, em todos os aspectos, como um ser racional deve ser: reto, sem irregularidade alguma. Ninguém podia achar defeito nele.

Era reto, isto é, voltado somente para Deus, em contraste com as muitas invenções às quais depois se desviou. O homem, ao sair das mãos de Deus, era, por assim dizer, um pequeno retrato de seu Criador, que é bom e reto.

Segundo, como o homem foi estragado e, na prática, desfeito por sua própria insensatez e maldade: eles buscaram muitas invenções — eles, nossos primeiros pais, ou toda a raça humana, todos em conjunto e cada um em particular.

Buscaram grandes invenções (segundo alguns), invenções para se tornarem grandes como deuses (Gênesis 3:5), ou invenções dos grandes (segundo outros), dos anjos caídos, dos magnatas; ou, simplesmente, muitas invenções.

Em vez de descansar no que Deus havia providenciado, o homem quis procurar uma condição melhor, como o pródigo que deixou a casa do pai para buscar fortuna. Em vez de querer o que é um, quis muitas coisas; em vez das instituições de Deus, quis suas próprias invenções.

A lei de sua criação não o conteve: quis dispor de si mesmo e seguir suas próprias opiniões e inclinações. O homem vão quer ser sábio, mais sábio que seu Criador. É instável e inconstante em suas buscas e, por isso, tem muitas invenções. Os que abandonam a Deus vagueiam sem fim.

As transgressões efetivas dos homens se multiplicam. Salomão não conseguia descobrir quantas eram (v. 28), mas percebeu que eram muitíssimas: muitos tipos de pecado, cometidos repetidas vezes. São mais numerosos que os cabelos de nossa cabeça, Salmos 40:12.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra