Eclesiastes 6
Argumento
Neste capítulo, I. O pregador real prossegue mostrando a vaidade das riquezas deste mundo quando os homens põem nelas a felicidade e se mostram ávidos e desmedidos em acumulá-las. Nas mãos de um homem sábio e generoso, as riquezas servem para alguma coisa; mas, nas mãos de um avarento sórdido, rasteiro e cobiçoso, não servem para nada:
Ele faz um levantamento dos bens e das alegrias que tal homem pode ter. Tem riquezas (v. 2), tem filhos para herdá-las (v. 3) e vive por muito tempo (v. 3, 6).
Descreve sua insensatez por não tirar delas nenhum consolo: não tem poder para comer delas, deixa que estranhos as devorem, nunca se farta de coisas boas e, por fim, nem sequer recebe sepultura (v. 2, 3).
Condena isso como um mal, um mal comum, uma vaidade e uma enfermidade (v. 1, 2).
Considera a condição de uma criança natimorta preferível à de tal homem (v. 3). A infelicidade da criança natimorta consiste apenas numa privação (v. 4, 5), mas a do homem mundano e cobiçoso é efetiva: ele vive muito tempo para se ver infeliz (v. 6).
Mostra a vaidade das riquezas, que dizem respeito apenas ao corpo e não dão satisfação à mente (v. 7, 8), e a dos desejos sem limites com que os cobiçosos inquietam a si mesmos (v. 9). Ainda que sejam satisfeitos da forma mais completa possível, deixam o homem sendo apenas homem (v. 10).
II. Ele encerra esse discurso sobre a vaidade das coisas criadas com esta conclusão evidente de tudo o que disse: é insensatez pensar em construir nossa felicidade nas coisas deste mundo (v. 11, 12). Nossa satisfação deve estar em outra vida, não nesta.
Versículos 1 a 6
As Misérias da Cobiça.
No fim do capítulo anterior, Salomão mostrou como é bom fazer uso agradável dos dons da providência de Deus. Agora mostra o mal do contrário: ter e não usar, juntar para guardar em vista de futuras eventualidades incertas, sem gastar nas necessidades mais urgentes do presente.
Esse é um mal que o próprio Salomão viu debaixo do sol (v. 1). Há muito mal debaixo do sol. Acima dele existe um mundo onde não há mal; contudo, Deus faz seu sol brilhar sobre maus e bons, o que agrava a maldade.
Deus acendeu uma lâmpada para seus servos trabalharem à sua luz, mas eles enterram seu talento, como servos preguiçosos e inúteis, desperdiçando essa luz e mostrando-se indignos dela.
Como rei, Salomão examinava os costumes de seus súditos e reparou nesse mal como prejuízo para o público, que sofre estrago não só pela prodigalidade dos homens, de um lado, mas pela avareza deles, de outro. Assim como acontece com o sangue no corpo natural, assim acontece com a riqueza no corpo político: se estagna em vez de circular, haverá más consequências.
Como pregador, Salomão observava os males praticados para poder censurá-los e dar aviso às pessoas contra eles. Em seus dias, esse mal era comum, embora houvesse então grande abundância de prata e ouro, o que, seria de esperar, tornaria as pessoas menos apegadas às riquezas.
Os tempos também eram pacíficos, sem perspectiva de tribulação, que para alguns constituem tentação de acumular. Mas nenhuma providência, por si só e sem a ação conjunta da graça de Deus, curará o apego corrompido da mente carnal ao mundo e às suas coisas; ou melhor: quando as riquezas aumentam, é que mais facilmente pomos nelas o coração.
Agora, quanto a esse avarento, observe:
I. As abundantes razões que ele tem para servir a Deus com alegria e satisfação de coração; quanto Deus lhe fez bem:
- Deus lhe deu riquezas, bens e honra (v. 2). Repare: (1.) As riquezas e os bens geralmente proporcionam honra às pessoas entre os homens. Embora se trate apenas de uma imagem, se for de ouro, todos os povos, nações e línguas se prostrarão e a adorarão.
(2.) Riquezas, bens e honra são dádivas de Deus, dons de sua providência, mas não são concedidos igualmente a todos, como a chuva e a luz do sol; ele os dá a uns e não a outros, conforme lhe parece apropriado.
(3.) Contudo, são dados a muitos que não fazem bom uso deles, a muitos a quem Deus não concede sabedoria e graça para desfrutá-los e com eles servi-lo. Os dons da providência comum são concedidos a muitos a quem se negam os dons da graça especial; sem estes, aqueles muitas vezes causam mais prejuízo que benefício.
Nada lhe falta para sua alma de tudo quanto deseja. A Providência foi tão generosa com ele que possui tudo quanto seu coração poderia desejar, e ainda mais (Salmos 73:7). Não deseja graça para sua alma, que é a melhor parte; tudo o que deseja é o bastante para satisfazer os apetites sensuais, e isso ele tem. Seu ventre está cheio desses tesouros ocultos (Salmos 17:14).
Supõe-se que tenha uma família numerosa, que gere cem filhos. Eles são o amparo e a força de sua casa, como uma aljava cheia de flechas para ele; são a honra e o crédito de sua família, e neles ele espera que seu nome se perpetue e alcance toda a imortalidade que este mundo lhe pode oferecer.
“Estão cheios de filhos” (Salmos 17:14), enquanto muitos do povo de Deus são registrados como sem filhos e privados de tudo.
- Para completar sua felicidade, supõe-se que viva muitos anos, ou melhor, muitos dias, pois nossa vida deve ser contada mais em dias do que em anos. São muitos os dias de seus anos; sua constituição é tão saudável e a velhice se aproxima tão devagar que provavelmente serão muitos mais.
Ou melhor: supõe-se que viva mil anos, coisa que, tanto quanto sabemos, nenhum homem jamais fez; ou melhor: duas vezes mil anos. Bastaria, pensaríamos, uma pequena parte desse tempo para convencer os homens, por experiência própria, da insensatez tanto dos que esperam encontrar todo o bem na riqueza mundana quanto dos que esperam encontrar nela algum bem sem usá-la.
II. A pouca disposição que ele tem para empregar aquilo que Deus lhe dá nos fins e propósitos para os quais o recebeu. Esta é sua falta e insensatez: não corresponde ao benefício que lhe foi feito nem serve ao Senhor Deus, seu benfeitor, com alegria e satisfação de coração em meio à abundância de todas as coisas.
No dia da prosperidade, não se alegra. Tristis es, et felix? — Você é feliz e, contudo, está triste? Veja sua insensatez:
- Não encontra disposição em si para desfrutar o que possui. Tem alimento diante de si e recursos para manter a si mesmo e à família com conforto, mas não tem poder para comer deles. Seu temperamento sórdido e mesquinho não lhe permite gastar, nem mesmo consigo, nem mesmo com aquilo de que mais necessita.
Não tem poder para livrar-se dessa incoerência pela razão nem para vencer sua inclinação cobiçosa. É fraco, de fato, quem não tem poder para usar o que Deus lhe dá, pois Deus não lhe concede esse poder: retém-no como castigo por outros abusos que ele comete com sua riqueza. Como não tem vontade de servir a Deus com ela, Deus lhe nega o poder de com ela servir a si próprio.
- Permite que pessoas a quem não deve coisa alguma se aproveitem dele: “Um estranho a consome”. Esse é o destino comum dos avarentos. Talvez não confiem nem nos próprios filhos, mas dependentes e aproveitadores, hábeis em bajular, insinuam-se junto deles e encontram meios de consumir seus bens ou de obtê-los por testamento.
Deus dispõe as coisas de modo que um estranho os consuma. Estranhos lhe devoram as forças (Oseias 7:9; Provérbios 5:10). Bem se pode chamar isso de vaidade e de enfermidade má. O que possuímos é vão se não o usamos; e a disposição mental que nos impede de usá-lo é certamente um distúrbio miserável. Nossas piores enfermidades são as que nascem da corrupção do próprio coração.
- Priva-se do bem que poderia ter obtido de seus bens terrenos: não apenas abre mão dele, mas rouba a si mesmo e o afasta de si. Sua alma não se farta do bem (v. 3). Continua insatisfeito e inquieto. Suas mãos estão cheias de riquezas, seus celeiros e suas bolsas estão cheios, mas sua alma não se farta do bem, nem mesmo desse bem, pois sempre deseja mais.
Ou melhor: ele não viu o bem (v. 6); nem sequer consegue agradar ao seu olho, pois ele continuamente olha mais adiante e, com inveja, para os que possuem mais. Não tem sequer o bem palpável de uma propriedade. Embora não veja além das coisas visíveis, ainda assim nem mesmo nelas encontra verdadeiro prazer.
- Não tem sepultura, nenhuma condizente com sua posição, nenhuma sepultura decorosa, mas o enterro de um jumento. Pela sordidez de seu temperamento, não consente em ter um funeral conforme a moda e o proíbe; ou os estranhos que o consumiram o deixam por fim tão pobre que não tem recursos para isso.
Ou aqueles a quem deixa seus bens têm tão pouca consideração por sua memória e são tão ávidos do que receberão dele que não aceitam os custos de sepultá-lo dignamente. Seus próprios filhos, se lhes tivesse deixado os bens, não lhe recusariam isso.
III. A preferência que o pregador dá a uma criança natimorta em comparação com ele: uma criança que vai do ventre à sepultura está em condição melhor que a sua. Melhor é o fruto que cai da árvore antes de amadurecer do que o que fica pendurado até apodrecer.
Jó, em sua paixão, considera a condição de uma criança natimorta melhor que a sua na adversidade (Jó 3:16). Salomão, porém, a declara melhor que a de um homem mundano em sua maior prosperidade, quando o mundo lhe sorri.
- Ele admite que a condição de uma criança natimorta é, sob muitos aspectos, muito triste (v. 4, 5): “Vem com vaidade”, pois, quanto a este mundo, quem nasce e morre imediatamente nasceu em vão; e “parte nas trevas”. Pouca ou nenhuma atenção lhe é dada.
Por nascer sem vida, não tem nome; e, se o tivesse, logo seria esquecido e sepultado no esquecimento. O nome seria coberto pelas trevas, como o corpo é coberto pela terra.
Ou melhor: (v. 5), não viu o sol: das trevas do ventre é levado imediatamente às da sepultura. Pior que não ser conhecido por ninguém, não conheceu coisa alguma; por isso, ficou privado daquilo que constitui o maior prazer e a maior honra do ser humano.
Os que vivem em ignorância voluntária e nada conhecem de proveitoso não são melhores que uma criança natimorta que não viu o sol nem conheceu coisa alguma.
- Ainda assim, ele prefere essa condição à do avarento cobiçoso. A criança natimorta tem mais descanso que o outro: ela tem algum descanso, mas ele não tem nenhum. Ela não sofre tribulação nem perturbação, mas ele vive em agitação constante e só conhece tribulação, tribulação que ele próprio cria.
Quanto mais curta a vida, mais longo o descanso; e quanto menos dias temos e menos contato mantemos com este mundo trabalhoso, menos tribulação conhecemos.
Melhor morrer criança aos quatro anos Do que viver e morrer como criança aos oitenta.
O motivo pelo qual ela tem mais descanso é que todos vão para o mesmo lugar de repouso, e ela chega antes ao seu (v. 6). Quem vive mil anos vai para o mesmo lugar que a criança que não vive nem uma hora (Eclesiastes 3:20). A sepultura é o lugar onde todos nos encontraremos.
Quaisquer que sejam as diferenças entre a condição dos homens neste mundo, todos têm de morrer e estão sujeitos à mesma sentença; na aparência exterior, suas mortes são semelhantes.
Para uns e outros, a sepultura é terra de silêncio, trevas e separação dos vivos, um lugar de dormir. É o ponto de encontro comum de ricos e pobres, honrados e humildes, instruídos e ignorantes. Os que viveram pouco e os que viveram muito se encontram ali; apenas um chega a galope, e o outro por um meio mais lento. O pó dos dois se mescla e jaz indistinto.
Versículos 7 a 10
A Insaciabilidade do Desejo.
O pregador mostra aqui, mais uma vez, a vaidade e a insensatez de acumular riquezas deste mundo e de esperar nelas a felicidade.
I. Por mais que trabalhemos pelo mundo e dele obtenhamos bens, não podemos conseguir para nós mesmos mais do que o sustento (v. 7): “Todo o trabalho do homem é para sua boca”, que exige isso dele (Provérbios 16:26). Trata-se apenas de alimento e roupa; o que vai além disso pertence a outros, não a nós. Tudo é para a boca.
Os alimentos são para o ventre e o ventre para os alimentos; não há nada para a cabeça e o coração, nada que nutra ou enriqueça a alma. Pouco basta para nos sustentar com conforto, e muito não pode fazer mais do que isso.
II. Os que têm muitíssimo ainda continuam desejando: por mais que um homem trabalhe para satisfazer a boca, o apetite não se farta. 1. Os desejos naturais sempre voltam e insistem; um homem pode banquetear-se hoje e, ainda assim, sentir fome amanhã.
- Os desejos mundanos e pecaminosos são insaciáveis (Eclesiastes 5:10). A riqueza é para o homem mundano como a bebida para alguém que sofre de hidropisia: só aumenta a sede.
Alguns leem o versículo inteiro assim: ainda que todo o trabalho de um homem resulte exatamente conforme ele quer (ori ejus obveniat — de modo a corresponder a suas expectativas, segundo Juvenal), ainda que tudo ocorra precisamente como desejava, seu desejo não se satisfaz; ele continua querendo mais alguma coisa.
- Os desejos da alma não encontram nas riquezas do mundo nada que lhes dê satisfação. “A alma não se farta”: assim diz o texto. Quando Deus concedeu aos israelitas o que pediram, enviou magreza às suas almas (Salmos 106:15). Insensato foi aquele que, vendo os celeiros cheios, disse: “Alma, descansa”.
III. Um insensato pode possuir tanta riqueza mundana quanto um sábio e desfrutar igualmente seus prazeres; ou melhor: talvez nem perceba tanto a inquietação que a acompanha: “Que tem o sábio mais que o insensato?” (v. 8).
Talvez não tenha uma propriedade tão boa, um negócio tão bom nem um cargo tão bom quanto o insensato. Ou melhor: suponha-se que os dois tenham posses iguais: que pode um sábio, um erudito, uma pessoa sagaz ou um político extrair de seus bens além do necessário para se manter? Até alguém de pouco entendimento consegue fazer isso.
Um insensato pode alimentar-se tão bem e saborear tanto a comida quanto o sábio, vestir-se tão bem e apresentar-se tão bem quanto ele em público. Portanto, se não houvesse prazeres e honra próprios da mente, que o sábio possui mais que o insensato, ambos estariam no mesmo nível quanto a este mundo.
IV. Até mesmo um homem pobre que tenha um negócio e o administre com discrição, diligência e destreza pode atravessar este mundo com tanto conforto quanto alguém carregado de uma fortuna excessiva.
Considere o que falta ao pobre em comparação com o rico, desde que saiba portar-se diante dos vivos, conduzir-se com decoro, cumprir seu dever para com todos, ganhar o sustento honestamente pelo trabalho, empregar bem o tempo e aproveitar as oportunidades.
Que desvantagem tem? É mais amado e respeitado pelos vizinhos e tem mais influência entre eles do que muitos ricos gananciosos e arrogantes. Que desvantagem tem? Desfruta tanto conforto nesta vida quanto eles: tem alimento e roupa, está satisfeito com isso e, portanto, é na verdade tão rico quanto aquele que vive na abundância.
V. Deve-se reconhecer que desfrutar aquilo que temos é mais razoável do que procurar avidamente obter mais (v. 9): “Melhor é o que os olhos veem” — aproveitar da melhor maneira aquilo que está presente — “do que o vaguear do desejo”, a inquieta busca da alma por coisas distantes e o apego a uma variedade de satisfações imaginárias.
É muito mais feliz aquele que está sempre satisfeito, ainda que possua pouquíssimo, do que aquele que sempre cobiça, ainda que possua muitíssimo.
Não podemos dizer que o que os olhos veem é melhor do que firmar o desejo em Deus e fazer a alma descansar nele. É melhor viver pela fé nas coisas futuras do que viver pelos sentidos, voltados apenas para as coisas presentes.
Mas o que os olhos veem é melhor do que deixar o desejo vagar atrás do mundo e de suas coisas, pois nada é mais incerto ou, mesmo na melhor hipótese, menos satisfatório que elas. Esse vaguear do desejo é vaidade e inquietação de espírito.
Na melhor hipótese, é vaidade: se aquilo que se deseja é obtido, não corresponde ao que prometíamos a nós mesmos. Em geral, porém, o desejo errante encontra obstáculos e decepção, e então se transforma em inquietação de espírito.
VI. Nossa condição, seja qual for, foi designada pelo conselho de Deus e não pode ser alterada; por isso, é sábio reconciliar-nos com ela e aceitá-la de bom grado (v. 10): o que foi, ou, como alguns leem, o que é, e também o que será, já recebeu nome. Já está determinado na presciência divina, e todo o nosso zelo e esforço não podem fazê-lo diferente do que foi estabelecido.
Jacta est alea — o dado foi lançado. Portanto, é insensatez entrar em desavença com aquilo que será como é, e sabedoria fazer da necessidade uma virtude. Teremos o que agrada a Deus; que isso agrade também a nós.
VII. Seja o que for que alcancemos neste mundo, continuamos sendo apenas homens, e as maiores posses e os mais altos cargos não nos elevam acima dos acontecimentos comuns da vida humana.
Aquilo que foi e é, esse ser agitado que causa tanta movimentação e tanto ruído no mundo, já recebeu nome. Aquele que o fez lhe deu o nome, e sabe-se que é homem; por esse nome ele deve conhecer a si mesmo, e é um nome que o humilha (Gênesis 5:2). “Ele chamou o nome deles de Adão”, e todos os seus descendentes têm a mesma característica: terra vermelha.
Ainda que um homem pudesse tornar-se senhor de todos os tesouros de reis e províncias, continuaria sendo homem: humilde, mutável e mortal, sujeito a qualquer momento às calamidades comuns aos seres humanos.
É bom que os ricos e poderosos saibam e considerem que são apenas homens (Salmos 9:20). Sabe-se que são apenas homens; por mais que tentem disfarçar isso e, como o rei de Tiro, façam seu coração igual ao coração de Deus, os egípcios são homens, não deuses, e é sabido que o são.
VIII. Por mais longe que vagueiem nossos desejos e por mais de perto que nossos esforços os acompanhem, não podemos contender com a Providência divina: querendo ou não, temos de submeter-nos ao seu dispor.
Se é homem, não pode contender com aquele que é mais poderoso que ele. É presunção acusar formalmente os procedimentos de Deus e atribuir-lhe insensatez ou injustiça; também não adianta queixar-se dele, pois ele permanece em seu propósito, e quem o fará mudar?
Eliú acalma Jó com este princípio incontestável: “Deus é maior que o homem” (Jó 33:12). Portanto, o homem não pode contender com ele nem resistir aos seus juízos quando estes vêm por sua ordem. Nem mesmo com as maiores riquezas alguém consegue sustentar sua defesa contra os mandados de prisão da doença ou da morte; tem de ceder ao seu destino.
Versículos 11 a 12
A Insaciabilidade do Desejo.
Aqui, 1. Salomão enuncia a conclusão que se propusera demonstrar e que o discurso anterior confirmou plenamente: há muitas coisas que aumentam a vaidade. A vida humana, na melhor hipótese, é vã, e inúmeros acontecimentos contribuem para torná-la ainda mais vã; até aquilo que alega aumentar a vaidade e torná-la mais inquietante.
- Ele tira dessa conclusão algumas inferências que ajudam a comprovar sua verdade:
(1.) Que a abundância do que alguém possui neste mundo não o aproxima da verdadeira felicidade. Que vantagem tem o homem de suas riquezas e prazeres, de sua honra e de seus cargos? Que lhe resta? Que saldo, que excedente, que benefício real obtém quando acerta suas contas? Nada que lhe faça bem ou lhe renda algum proveito.
(2.) Que não sabemos o que desejar, pois aquilo de que esperamos maior satisfação muitas vezes se mostra o mais inquietante para nós. Quem sabe o que é bom para o homem nesta vida, na qual tudo é vaidade e qualquer coisa, até aquela que mais cobiçamos, pode tornar-se uma calamidade para nós?
Pessoas ponderadas têm zelo por fazer tudo da melhor maneira, se soubessem qual é ela. É sinal da corrupção de nosso coração que tendamos a desejar como bom aquilo que na verdade nos prejudica, como crianças que choram pedindo facas com as quais cortariam os dedos.
É também sinal da vaidade deste mundo que aquilo que, por todas as conjecturas prováveis, parece ser o melhor muitas vezes se revela diferente. Tão curta é nossa visão dos resultados e desfechos das coisas, e tão frágeis, como canas quebradas, são todas as coisas criadas em que depositamos confiança.
Não sabemos aconselhar os outros da melhor maneira nem como agir nós mesmos, pois aquilo que julgamos provável para o nosso bem pode tornar-se uma armadilha.
(3.) Que, portanto, não temos motivo para sentir grande satisfação com nossa vida na terra nem para confiar em sua continuidade. Deve ser contada em dias; é apenas uma vida vã, que passamos como uma sombra. Tão pouco há nela de substancial, tão passageira, incerta e transitória ela é, e tão pouco oferece a que nos apeguemos ou em que confiemos.
Se todos os consolos da vida são vaidade, a própria vida não pode ter realidade suficiente para constituir nossa felicidade.
(4.) Que nossas expectativas quanto a este mundo são tão incertas e enganosas quanto aquilo de que nele desfrutamos. Visto que tudo é vaidade, quem pode dizer ao homem o que virá depois dele debaixo do sol?
Ele não pode alegrar-se com as esperanças do que acontecerá depois dele a seus filhos e à sua família mais do que com o sabor daquilo que tem consigo. Não pode prever o futuro, nem outra pessoa pode anunciá-lo, e, quando se for, nenhuma notícia disso lhe será enviada. Seus filhos chegam à honra, e ele não o sabe. Assim, para qualquer lado que olhemos, vaidade de vaidade: tudo é vaidade.