Eclesiastes 5
Argumento
Neste capítulo, Salomão discorre: I. Sobre o culto a Deus, que prescreve como remédio para todas as vaidades que já observara na sabedoria, no saber, no prazer, na honra, no poder e nos negócios.
Para não sermos enganados por essas coisas nem termos o espírito afligido pelas decepções que nelas encontramos, cumpramos conscienciosamente nosso dever para com Deus e mantenhamos nossa comunhão com ele.
Mas, ao mesmo tempo, Salomão faz uma advertência necessária contra as vaidades que tão frequentemente aparecem nas práticas religiosas.
Elas privam essas práticas de sua excelência e as tornam incapazes de nos ajudar contra outras vaidades. Se nossa religião é vã, quão grande é essa vaidade!
Tenhamos, pois, cuidado com a vaidade: 1. Ao ouvir a palavra e oferecer sacrifícios, v. 1. 2. Na oração, v. 2, 3. 3. Ao fazer votos, vv. 4-6. 4. Ao alegar ter sonhos divinos, v. 7.
Ora, (1.) Como remédio contra essas vaidades, prescreve o temor de Deus, v. 7. (2.) Para evitar o escândalo que os sofrimentos presentes das pessoas boas poderiam causar, orienta-nos a olhar para Deus, v. 8.
II. Sobre os bens deste mundo e a vaidade e a aflição que as acompanham. Os frutos da terra, de fato, são necessários ao sustento da vida (v. 9); quanto à prata, ao ouro e às riquezas, porém: 1. Não satisfazem, v. 10. 2. São inúteis, v. 11. 3. Trazem inquietação, v. 12.
- Muitas vezes se mostram prejudiciais e destrutivas, v. 13. 5. Perecem, v. 14. 6. Precisamos deixá-las para trás quando morremos, v. 15, 16. 7. Se não temos disposição para usá-las, causam muita inquietação, v. 17.
Por isso, recomenda que desfrutemos com conforto o que Deus nos deu, voltando os olhos para aquele que é o doador. Esse é o melhor caminho tanto para cumprir a finalidade de possuir essas coisas quanto para evitar os danos que costumam acompanhar as grandes fortunas, vv. 18-20.
Se ao menos aprendermos neste capítulo a conduzir os deveres religiosos e os negócios deste mundo, que juntos ocupam a maior parte de nosso tempo, de modo que ambos produzam bons frutos e nem nossos dias de sábado nem nossos dias de trabalho se percam, teremos motivo para dizer: “Aprendemos duas boas lições.”
Versículos 1 a 3
Advertência aos Adoradores.
O desígnio de Salomão, ao nos afastar do mundo mediante a demonstração de sua vaidade, é nos conduzir a Deus e ao nosso dever, para que não andemos segundo os caminhos do mundo, mas segundo as normas da religião; nem dependamos dos bens do mundo, mas dos benefícios da religião.
Por isso: I. Ele nos encaminha à casa de Deus, lugar de culto público, ao templo que ele mesmo edificara com enorme despesa.
Quando relembrou com pesar todas as suas outras obras (Eclesiastes 2:4), não se arrependeu daquela; antes, recordou-a com prazer. Ainda assim, não a menciona, para não parecer que se orgulha dela.
É para lá, porém, que encaminha os que desejam conhecer melhor a vaidade do mundo e encontrar a felicidade que em vão se busca na criatura. Davi, quando estava perplexo, entrou no santuário de Deus (Salmos 73:17). Que as decepções com a criatura façam nossos olhos se voltar para o Criador.
Recorramos à palavra de sua graça e a consultemos; recorramos ao trono de sua graça e supliquemos diante dele. Na palavra e na oração há bálsamo para toda ferida.
II. Ele nos ordena que nos comportemos bem ali, para que não deixemos de alcançar o propósito de nossa ida. Os exercícios religiosos não são coisas vãs, mas, se os praticarmos mal, tornam-se vãos para nós. Portanto: 1. Devemos nos aproximar deles com toda a seriedade e zelo possíveis: “Guarda o pé.”
“Isso não significa afastá-lo da casa de Deus (como em Provérbios 25:17), nem dirigir-se para lá devagar, como quem não quer se aproximar de Deus. Significa observar bem os próprios passos e ponderar a vereda dos pés, para não dar um passo em falso.”
“Aproxime-se do culto a Deus com uma pausa solene e reserve tempo para se preparar, em vez de fazê-lo precipitadamente, o que se chama apressar-se com os pés (Provérbios 19:2). Impeça que seus pensamentos se desviem e se dispersem da tarefa; impeça que seus afetos corram para objetos errados.”
“Nos assuntos da casa de Deus há trabalho suficiente para a pessoa inteira, e ainda assim todo o nosso empenho é pouco.” Alguns entendem que isso alude à ordem dada a Moisés e Josué de tirar as sandálias (Êxodo 3:5; Josué 5:15), em sinal de sujeição e reverência. Mantenha limpos os seus pés (Êxodo 30:19).
- Devemos tomar cuidado para que o sacrifício que apresentamos não seja o sacrifício dos tolos, isto é, dos ímpios, pois eles são tolos e seu sacrifício é abominável ao Senhor (Provérbios 15:8).
Não devemos trazer para sacrifício o animal dilacerado, o coxo e o doente, pois somos claramente informados de que não será aceito; por isso, oferecê-lo é insensatez.
Tampouco devemos nos contentar com o sinal, a cerimônia e a aparência exterior do ato, sem considerar seu sentido e significado, pois esse é o sacrifício dos tolos. O exercício corporal, se for tudo, é uma farsa. Somente os tolos pensam agradar assim àquele que é Espírito e exige o coração.
Verão sua insensatez quando descobrirem que, por falta de sinceridade, se esforçaram tanto em vão. São tolos porque não percebem que fazem o mal. Pensam prestar um bom serviço a Deus e a si mesmos, quando, na verdade, suas devoções hipócritas são uma grande afronta a Deus e um grande embuste para a própria alma.
É possível fazer o mal mesmo professando fazer o bem, e até sem saber disso, por não o considerar. “Eles não sabem fazer outra coisa senão o mal”, conforme outra leitura.
As mentes perversas não conseguem deixar de pecar, nem mesmo nos atos de devoção. Ou: “Não percebem que fazem o mal”; agem ao acaso, seja certo ou errado, agradável a Deus ou não, pois para eles tanto faz.
- Para não apresentarmos o sacrifício dos tolos, devemos vir à casa de Deus com o coração disposto a conhecer e cumprir nosso dever. Devemos estar prontos para ouvir, isto é: (1.) Devemos prestar diligente atenção à palavra de Deus lida e pregada.
“Sê pronto a ouvir a explicação que os sacerdotes dão acerca dos sacrifícios, declarando sua finalidade e seu significado.”
“Não consideres suficiente apenas observar o que fazem, pois o culto deve ser racional; de outro modo, é o sacrifício dos tolos.” (2.) Devemos resolver obedecer à vontade de Deus à medida que ela nos é revelada.
Muitas vezes, ouvir significa obedecer, e isso é melhor do que sacrificar (1 Samuel 15:22; Isaías 1:15, 16). Chegamos às obrigações sagradas com a disposição correta quando trazemos isto no coração: “Fala, Senhor, pois o teu servo ouve.”
Um homem piedoso disse: “Venha a palavra do Senhor; se eu tivesse seiscentos pescoços, curvaria todos à sua autoridade”.
- Devemos agir com muita cautela e reflexão em toda aproximação e fala dirigida a Deus (v. 2): “Não te precipites com a boca” ao fazer orações, declarações ou promessas; “não se apresse o teu coração a pronunciar coisa alguma diante de Deus.”
Repare: (1.) Quando estamos na casa de Deus, reunidos solenemente para o culto, estamos de modo especial diante dele e em sua presença, no lugar em que prometeu encontrar seu povo, onde seus olhos estão sobre nós e os nossos devem estar voltados para ele.
(2.) Temos algo a dizer, algo a pronunciar diante de Deus quando dele nos aproximamos nas obrigações sagradas. Ele é aquele com quem tratamos, com quem temos negócios da maior importância. Se viermos sem assunto, iremos embora sem proveito. (3.) Aquilo que pronunciamos diante de Deus deve vir do coração.
Por isso, não devemos nos precipitar com a boca, nem deixar que a língua ultrapasse o pensamento em nossas devoções. As palavras de nossa boca devem sempre ser fruto da meditação do coração. Para Deus, os pensamentos são palavras; e as palavras são apenas vento quando não reproduzem os pensamentos.
O trabalho dos lábios, ainda que tão bem executado quanto possível, se for tudo o que há, é trabalho perdido na religião (Mateus 15:8, 9).
(4.) Não basta que o que dizemos venha do coração: deve vir de um coração sereno, não de um impulso repentino ou de uma paixão. Assim como a boca não deve se precipitar, o coração não deve se apressar.
Precisamos não apenas pensar, mas pensar duas vezes antes de falar, quer falemos da parte de Deus na pregação, quer falemos a Deus na oração; não devemos pronunciar nada indecoroso ou não ponderado (1 Coríntios 14:15).
- Devemos ser comedidos nas palavras na presença de Deus, ou seja, reverentes e ponderados. Não devemos falar com Deus com o mesmo atrevimento e descuido com que falamos uns com os outros; não devemos dizer a primeira coisa que nos vem à mente nem repetir as coisas inúmeras vezes, como fazemos entre nós para que sejam entendidas, lembradas e causem impressão.
Não: Ao falar com Deus, devemos considerar: (1.) Existe uma distância infinita entre ele e nós. Deus está no céu, onde reina em glória sobre nós e todos os seres humanos, assistido por incontáveis anjos santos e exaltado muito acima de toda a nossa bênção e louvor.
Nós estamos na terra, o estrado de seu trono; somos pequenos e vis, diferentes de Deus e inteiramente indignos de receber seu favor ou de ter comunhão com ele. Por isso, devemos ser muito graves, humildes, sérios e reverentes ao falar com ele, como somos quando nos dirigimos a alguém importante, muito superior a nós.
Como sinal disso, sejam poucas as nossas palavras, para que sejam bem escolhidas (Jó 9:14). Isso não condena toda oração longa. Se as orações longas não fossem boas, os fariseus não as teriam usado como alegação. Cristo orou a noite inteira, e somos instruídos a perseverar na oração.
O que isso condena é a oração descuidada e sem coração, as vãs repetições (Mateus 6:7), a recitação de pais-nossos por contagem. Falemos a Deus, e a respeito dele, com as palavras que são dele, ensinadas pelas Escrituras.
Quanto às palavras de nossa própria invenção, sejam poucas, para que, ao nos afastarmos da regra, não falemos de modo errado.
(2.) A multiplicação de palavras em nossas devoções fará delas o sacrifício dos tolos (v. 3).
Assim como os sonhos confusos, assustadores, intrincados e perturbadores do sono revelam a agitação dos negócios que enchem nossa mente, as muitas palavras e as palavras precipitadas na oração revelam que a insensatez domina o coração: o desconhecimento e a falta de familiaridade tanto com Deus quanto conosco, os pensamentos mesquinhos sobre Deus e o descuido com nossa própria alma.
Até na conversa comum se reconhece o tolo pela abundância de palavras: os que menos sabem são os que mais falam (Eclesiastes 10:14), especialmente na devoção.
Ali, sem dúvida, “o tolo tagarela cairá” (Provérbios 10:8, 10), deixando de ser aceito. São, de fato, tolos os que pensam que serão ouvidos na oração por muito falarem.
Versículos 4 a 8
A Obrigação do Voto.
Nestes versículos somos exortados a quatro coisas: I. A ser conscienciosos no cumprimento dos nossos votos:
- O voto é uma amarra que recai sobre a alma (Números 30:2), pelo qual nos obrigamos solenemente não apenas, em geral, a fazer aquilo que já temos o dever de fazer, mas também, em certas ocasiões, a fazer aquilo a que antes não estávamos obrigados, seja para honrar a Deus, seja para servir aos interesses de seu reino entre os homens.
Quando, em meio a alguma aflição (Salmos 66:14) ou na busca de alguma misericórdia (1 Samuel 1:11), você fizer a Deus um voto dessa natureza, saiba que abriu a boca ao Senhor e não pode voltar atrás.
Portanto: (1.) Cumpra-o. Faça o que prometeu; entregue a Deus aquilo que lhe dedicou e consagrou: “Paga o que votaste.”
Cumpra-o integralmente, sem reter parte alguma do preço; cumpra-o na mesma espécie, sem alterá-lo nem trocá-lo, conforme prescrevia a lei (Levítico 27:10). Fizemos o voto de entregar a nós mesmos ao Senhor? Sejamos, então, fiéis à palavra dada, atuemos a seu serviço e para sua glória, sem nos afastar dele de forma sacrílega.
(2.) Não demore a cumpri-lo. Se estiver em suas mãos cumpri-lo hoje, não deixe para amanhã; não peça mais um dia nem adie para uma ocasião mais conveniente.
Com a demora, a consciência da obrigação enfraquece e esfria, correndo o risco de desaparecer. Assim demonstramos relutância e falta de disposição para cumprir o voto.
Qui non est hodie cras minus aptus erit: quem não se dispõe hoje será avesso amanhã. Quanto mais adiarmos, mais difícil será nos decidirmos a cumpri-lo. A morte pode não somente impedir seu cumprimento, mas também levá-lo ao juízo sob a culpa de um voto quebrado (Salmos 76:11).
- Dois motivos são apresentados para cumprirmos os votos prontamente e com alegria: (1.) Caso contrário, afrontamos a Deus. Agimos como tolos diante dele, como se tivéssemos o desígnio de pregar-lhe uma peça; e Deus não se agrada dos tolos.
A frase sugere mais do que expressa: ele abomina profundamente tais tolos e tais procedimentos insensatos.
Acaso precisa de tolos? Não: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba.” Ele certamente acertará contas, com severidade, com aqueles que assim brincam com ele, ora se comprometendo, ora recuando.
(2.) Caso contrário, prejudicamos a nós mesmos. Perdemos o benefício de ter feito o voto ou melhor, incorremos na penalidade por quebrá-lo.
Por isso, teria sido muito melhor não votar, o que seria mais seguro e vantajoso, do que votar e não cumprir. Deixar de fazer o voto seria apenas uma omissão; fazer o voto e não cumpri-lo traz a culpa de traição e perjúrio: é mentir a Deus (Atos 5:4).
II. A ser cautelosos ao fazer nossos votos. Isso é necessário para que possamos ser conscienciosos no cumprimento deles (v. 6). 1. Devemos tomar cuidado para nunca votar algo pecaminoso ou que possa ser ocasião de pecado, pois tal voto é malfeito e deve ser quebrado.
Não permita que sua boca, por meio de tal voto, faça sua carne pecar, como a promessa precipitada de Herodes o levou a mandar decapitar João Batista. 2. Não devemos votar aquilo que, por causa da fraqueza da carne, temos motivos para temer que não conseguiremos cumprir.
É o caso dos que fazem voto de celibato sem saber como mantê-lo. Com isso: (1.) Envergonham-se, pois são obrigados a dizer diante do anjo: “Foi um erro.” Ou não tinham a intenção de fazer o que disseram, ou não pensaram no que disseram; qualquer das duas explicações já é suficientemente ruim.
“Quando você fizer um voto, não tente escapar dele nem encontrar desculpas para se livrar da obrigação. Não diga diante do sacerdote, chamado anjo ou mensageiro do Senhor dos Exércitos, que, depois de refletir melhor, mudou de ideia e deseja ser liberado da obrigação do voto.”
“Permaneça fiel a ele e não procure uma brecha por onde fugir.” Alguns entendem por anjo o anjo da guarda que, segundo supõem, acompanha cada pessoa e observa o que ela faz. Outros o entendem como Cristo, o Anjo da aliança, que está presente com seu povo nas assembleias, sonda o coração e não pode ser iludido.
Não o provoque, pois o nome de Deus está nele, e ele é apresentado como rigoroso e zeloso (Êxodo 23:20, 21). (2.) Expõem-se à cólera de Deus. Ele se ira contra a voz dos que lhe mentem com a boca e o lisonjeiam com a língua.
Desagrada-se de sua dissimulação e destrói as obras de suas mãos, isto é, frustra seus empreendimentos e desfaz os propósitos cujo sucesso buscavam de Deus quando fizeram esses votos.
Se, com traição, anularmos as palavras da nossa boca e revogarmos nossos votos, Deus justamente derrubará nossos planos e agirá de modo contrário e sem consideração para com os que também agem de modo contrário e sem consideração para com ele. Fazer indagações depois de votar é uma armadilha para o homem.
III. A conservar o temor de Deus (v. 7). Muitos antigamente alegavam conhecer a mente de Deus por meio de sonhos, e estavam tão cheios deles que quase faziam o povo de Deus esquecer o nome de Deus por causa de seus sonhos (Jeremias 23:25, 26).
Também hoje muitos se perturbam com seus sonhos assustadores ou estranhos, ou com os sonhos de outras pessoas, como se anunciassem esta ou aquela desgraça. Quem presta atenção aos sonhos terá uma multidão deles a ocupar a mente.
Em todos, porém, há diversas vaidades, como há nas muitas palavras, tanto mais se lhes dermos importância.
“São apenas como a conversa ociosa e irrelevante de crianças e tolos. Por isso, não lhes dê atenção: esqueça-os. Em vez de repeti-los, não lhes atribua importância nem tire deles conclusões inquietantes.”
“Tema, porém, a Deus; tenha em vista seu domínio soberano, mantenha-o diante de si, conserve-se em seu amor e receie ofendê-lo.”
“Então, os sonhos insensatos não o perturbarão.” O modo de não se assustar com os sinais dos céus nem temer os ídolos dos pagãos é temer a Deus como Rei das nações (Jeremias 10:2, 5, 7).
IV. Com esse temor, a conter o temor dos homens (v. 8). “Mantenha Deus diante de si. Então, se vir a opressão do pobre, você não se admirará disso, não censurará a Providência divina nem terá pior opinião da instituição dos magistrados ao ver seus fins pervertidos dessa maneira, nem da religião ao perceber que ela não protege as pessoas de sofrer injustiças.”
Observe aqui: 1. Uma cena triste na terra, que não pode deixar de afligir toda pessoa de bem que preze a justiça e se importe com a humanidade: a opressão dos pobres por serem pobres e incapazes de se defender; a violenta perversão do juízo e da justiça numa província, uma opressão praticada sob aparência de legalidade e sustentada pelo poder.
O reino em geral pode ter um bom governo e, ainda assim, acontecer que uma determinada província seja confiada a um homem mau, cuja má administração perverta a justiça. É muito difícil até para os reis mais sábios ter certeza das pessoas a quem dão cargos; só lhes resta corrigir o mal quando ele se manifesta.
- Uma cena consoladora no céu. Quando as coisas parecem tão sombrias, podemos encontrar satisfação nisto: (1.) Embora os opressores ocupem posições elevadas, Deus está acima deles, inclusive naquilo em que agem com orgulho (Êxodo 18:11).
Deus é mais elevado do que a mais elevada das criaturas, do que o mais elevado dos príncipes, do que o rei que é mais elevado do que Agague (Números 24:7), do que os mais elevados anjos, os tronos e domínios do mundo superior. Deus é o Altíssimo sobre toda a terra, e sua glória está acima dos céus.
Diante dele, os príncipes são vermes; os mais brilhantes deles não passam de vaga-lumes. (2.) Embora os opressores se sintam seguros, Deus os observa, repara em toda a sua violenta perversão do juízo e os chamará a prestar contas.
Ele atenta para ela: não só a vê, mas a observa e a mantém registrada para ser examinada de novo; seus olhos estão sobre “os caminhos deles” (Jó 24:23). (3.) Existe um mundo de anjos, pois há outros acima deles, empregados pela justiça divina para proteger os prejudicados e punir os injustos.
Senaqueribe tinha sua poderosa tropa em alta conta, mas um só anjo foi forte demais para ele e todas as suas forças.
Alguns entendem aqueles que estão acima deles como o grande conselho da nação, os presidentes aos quais os príncipes das províncias prestam contas (Daniel 6:2); o senado que recebe denúncias contra os procônsules; os tribunais superiores aos quais se recorre das instâncias inferiores, necessários ao bom governo de um reino.
Que os opressores se contenham ao pensar que talvez seus superiores na terra os chamem a prestar contas. Em todo caso, Deus, o Supremo no céu, certamente o fará.
Versículos 9 a 17
A Vaidade das Riquezas.
Salomão mostrou a vaidade do prazer, da alegria e das obras esmeradas, da honra, do poder e da dignidade real. Muitos mundanos avarentos concordarão com ele e falarão dessas coisas com o mesmo desprezo; mas o dinheiro, pensam eles, é algo sólido e, se ao menos tiverem bastante dele, serão felizes.
É esse engano que Salomão combate e procura corrigir nestes versículos. Ele demonstra que há tanta vaidade nas grandes riquezas e na cobiça dos olhos por elas quanto nos desejos da carne e na soberba da vida. O homem não consegue se tornar mais feliz acumulando bens do que gastando-os.
I. Ele admite que os produtos da terra, destinados ao sustento e conforto da vida humana, são coisas valiosas (v. 9): “O proveito da terra é para todos.” O corpo humano foi feito da terra e dela recebe seu sustento (Jó 28:5).
O fato de ser sustentado por ela, sem que uma terra estéril se torne sua morada, como mereceria por sua rebeldia (Salmos 68:6), é prova da grande generosidade de Deus. É possível extrair proveito da terra, e ele se destina a todos. Todos precisam dele; foi designado para todos; há o suficiente para todos.
Não se destina apenas a todos os homens, mas também às criaturas inferiores: o mesmo solo produz pasto para o gado e plantas para uso humano. Israel recebeu pão do céu, alimento dos anjos; nós, porém, temos a terra por celeiro e partilhamos seus recursos com os animais, o que deve nos humilhar.
O próprio rei é servido pelo campo e seria mal servido, até morreria de fome, sem seus produtos. Isso confere grande honra à profissão do agricultor, a mais necessária de todas para sustentar a vida humana. A multidão se beneficia de seu trabalho; os poderosos não conseguem viver sem ele.
É para todos, inclusive para o próprio rei. Os que possuem frutos da terra em abundância devem lembrar que eles se destinam a todos.
Por isso, devem se considerar apenas administradores de sua fartura, da qual devem repartir com os necessitados. Os alimentos finos e as roupas macias são apenas para alguns, mas o fruto da terra é para todos.
Mesmo os que sugam a abundância dos mares (Deuteronômio 33:19) não podem dispensar o fruto da terra, enquanto quem possui o suficiente desse fruto pode desprezar a abundância dos mares.
II. Ele sustenta que as riquezas além dessas necessidades, destinadas ao acúmulo e não ao uso, são coisas vãs e não podem dar ao homem tranquilidade ou felicidade.
Nosso Salvador disse que “a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui” (Lucas 12:15); é isso que Salomão se propõe a demonstrar aqui por várias razões.
- Quanto mais as pessoas têm, mais desejam ter (v. 10). Alguém pode ter pouca prata e estar satisfeito, reconhecer quando tem o suficiente e não cobiçar mais. A piedade acompanhada de contentamento é grande ganho. “Tenho o suficiente”, diz Jacó; “tenho tudo e vivo em abundância”, diz o apóstolo Paulo.
Mas: (1.) Quem ama a prata e nela põe o coração nunca achará que tem o suficiente. Alarga seu desejo como o inferno (Habacuque 2:5), ajunta casa a casa e campo a campo (Isaías 5:8) e, como as filhas da sanguessuga, clama sem cessar: “Dá, dá.”
Os desejos naturais descansam quando se obtém o objeto desejado; os desejos corrompidos são insaciáveis.
A natureza se contenta com pouco, a graça com menos, mas a cobiça não se contenta com nada. (2.) Quem possui prata em abundância, ainda que ela se multiplique muito rapidamente, ainda assim não descobre nela nenhuma satisfação sólida para a alma.
Há desejos do corpo que a própria prata não satisfaz: para um faminto, barras de prata saciam a fome tanto quanto torrões de barro. Muito menos a abundância terrena satisfaz os desejos espirituais. Quem tem muitíssima prata cobiça ainda mais, não apenas dela, mas também de outra coisa, de natureza diferente.
Os que se fazem escravos do mundo gastam seu trabalho naquilo que não satisfaz (Isaías 55:2), que enche o ventre, mas nunca encherá a alma (Ezequiel 7:19).
- Quanto mais as pessoas têm, mais necessidades surgem para seus bens e mais precisam lidar com eles, de modo que uma coisa compensa a outra: “Quando os bens aumentam, também aumentam os que os consomem” (v. 11). Quanto mais comida, mais bocas. A propriedade prospera?
A família não cresce ao mesmo tempo e os filhos não passam a precisar de mais? Quanto mais as pessoas possuem, melhor deve ser a casa que mantêm, mais empregados devem contratar, mais hóspedes devem receber, mais devem dar aos pobres e mais gente dependerá delas; pois, onde estiver o cadáver, ali estarão os abutres.
Aquilo que temos além do alimento e das roupas serve aos outros. Que proveito, então, cabe ao proprietário, além do prazer de contemplar os bens com os olhos? E que prazer pobre é esse! Uma contemplação vazia é toda a diferença entre o dono e os que partilham seus bens.
O dono vê como seu aquilo cujo benefício real os que o rodeiam desfrutam tanto quanto ele. Resta-lhe somente a satisfação de fazer o bem aos outros, uma satisfação, de fato, para quem crê no que Cristo disse: “Mais bem-aventurado é dar do que receber.”
Mas o avarento, que considera perda tudo o que vai para alguém além de si, sente uma aflição constante ao ver outros consumirem sua renda.
- Quanto mais as pessoas têm, mais preocupações seus bens lhes trazem, perturbando-as e roubando-lhes o descanso (v. 12). O sono reparador sustenta e conforta a vida tanto quanto o alimento. Ora: (1.) Em geral dormem melhor os que trabalham arduamente e possuem apenas o que ganham com seu trabalho.
“Doce é o sono do trabalhador”, não só porque se cansa no trabalho, o que torna o sono mais bem-vindo e profundo, mas porque tem poucos assuntos para encher a cabeça de preocupações e interromper seu descanso. Seu sono é doce mesmo que coma pouco e tenha pouco para comer, pois o cansaço o embala.
Se comer muito, ainda assim consegue dormir bem, porque o trabalho lhe proporciona boa digestão. O sono do cristão diligente, inclusive seu longo sono, é doce: depois de gastar a si mesmo e seu tempo no serviço de Deus, pode voltar-se alegremente para ele e repousar nele como seu descanso.
(2.) Os que têm todas as outras coisas muitas vezes não conseguem assegurar uma boa noite de sono. Ou permanecem acordados, ou seu sono é agitado e não os revigora.
É sua abundância que o interrompe e perturba: tanto a abundância de preocupações, como no caso do rico que, diante de sua colheita abundante, perguntou a si mesmo: “Que farei?” (Lucas 12:17), quanto a abundância do que comem e bebem, que sobrecarrega o coração, causa doença e impede o repouso. Assuero não conseguiu dormir depois de um banquete regado a vinho.
Talvez a consciência da culpa, tanto na aquisição como no uso de seus bens, lhes roube o sono tanto quanto qualquer outra coisa. Mas Deus concede sono aos seus amados.
- Quanto mais as pessoas têm, maior o risco tanto de causarem danos quanto de sofrerem danos (v. 13). Há um mal, um mal grave, que o próprio Salomão observou debaixo do sol, neste mundo inferior, palco do pecado e da desgraça: riquezas guardadas por seus donos, que se esforçaram para acumulá-las e conservá-las em segurança, para seu próprio prejuízo.
Teria sido melhor que não as possuíssem. (1.) Suas riquezas lhes causam prejuízo: tornam-nos orgulhosos, acomodados e apaixonados pelo mundo; afastam seu coração de Deus e do dever; dificultam muito sua entrada no reino dos céus ou melhor, contribuem para excluí-los dele. (2.) Eles causam prejuízo com suas riquezas.
Elas não apenas lhes dão meios de satisfazer os próprios desejos e viver no luxo, mas também a oportunidade de oprimir os outros e tratá-los com dureza. (3.) Muitas vezes sofrem prejuízo por causa das riquezas. Não seriam invejados nem roubados se não fossem ricos. É o animal gordo que primeiro se leva ao matadouro.
Um homem muito rico, conforme alguém observou, por vezes foi excluído de um perdão geral, tanto em relação à vida quanto à propriedade, unicamente por causa da vastidão excessiva de seus bens. Assim, muitas vezes as riquezas tiram a vida de seus donos (Provérbios 1:19).
- Quanto mais as pessoas têm, mais podem perder, e talvez percam tudo (v. 14). As riquezas acumuladas com muito esforço e guardadas com muito zelo perecem num empreendimento desastroso, por causa dos próprios esforços e zelo empregados para protegê-las e aumentá-las.
Muitas pessoas arruinaram seu patrimônio ao se preocupar demais em fazê-lo crescer; na tentativa de ganhar tudo, perderam tudo. As riquezas são perecíveis, e todo o nosso zelo não podem mudar isso. Elas criam asas e voam. Quem pensava deixar o filho em boa posição social o deixa mendigo.
Tem um filho e o cria na expectativa de uma herança, mas, ao morrer, deixa a propriedade tão onerada por dívidas quanto seu valor total, de modo que o filho nada tem nas mãos. Esse é um caso comum: patrimônios que pareciam grandiosos não se mostram como pareciam, mas constituem um embuste para o herdeiro.
- Por mais que as pessoas tenham ao morrer, precisam deixar tudo para trás (v. 15, 16): como saíram nuas do ventre materno, assim voltarão. Quando entraram nuas no mundo, seus amigos, movidos de compaixão, lhes deram panos para envolvê-las; quando partem, dão-lhes mortalhas, e isso é tudo.
Veja Jó 1:21 e Salmos 49:17. Este fato é apresentado como motivo para nos contentarmos com o que temos (1 Timóteo 6:7). Quanto ao corpo, devemos ir como viemos: o pó voltará à terra como era. Triste, porém, será nossa condição se a alma voltar como veio.
Nascemos em pecado e, se morrermos em pecado, sem sermos santificados, teria sido melhor nunca termos nascido. Parece ser essa a condição do mundano aqui descrito, pois se diz que ele volta em todos os aspectos como veio: tão pecador e tão infeliz, e muito mais que isso. Esse é um mal grave.
Aquele cujo coração está colado ao mundo o considera assim: nada levará nas mãos de todo o seu trabalho. As riquezas não irão com ele para o outro mundo nem lhe serão úteis ali.
Se trabalharmos na religião, poderemos levar no coração a graça e a consolação adquiridas com esse trabalho, e seremos beneficiados por elas por toda a eternidade; esse é o alimento que permanece.
Mas, se trabalharmos apenas pelo mundo e para encher as mãos com seus bens, não poderemos levá-los conosco. Nascemos com as mãos fechadas e morremos com elas abertas, soltando o que segurávamos firmemente. Por isso, considerando o assunto como um todo, é justo perguntar: “Que proveito tem quem trabalha pelo vento?”
Repare: quem trabalha pelo mundo trabalha pelo vento, por algo que faz mais ruído do que tem substância, incerto e sempre mutável, insatisfatório e muitas vezes prejudicial. Não podemos retê-lo e, se o aceitarmos como nossa porção, ele não nos alimentará mais do que o vento (Oseias 12:1).
As pessoas perceberão que trabalharam pelo vento quando, na hora da morte, descobrirem que todo o ganho de seu trabalho se foi, desapareceu como o vento, sem que saibam para onde.
- Os que têm muito, se puserem nisso o coração, além de morrerem sem conforto também viverão sem conforto (v. 17). Esse mundano avarento, tão decidido a aumentar seu patrimônio, “todos os seus dias come nas trevas e em grande tristeza”, acompanhado de doença e cólera.
Não só deixa de extrair prazer de seus bens e de desfrutá-los, pois come “o pão de dores” (Salmos 127:2), como se irrita muito ao ver outros comerem à custa deles. As despesas necessárias o deixam doente e contrariado; parece zangado pelo fato de ele e os que estão ao redor não poderem viver sem comida.
Segundo a leitura da última frase, vemos como esse mundano avarento suporta mal as calamidades comuns e inevitáveis da vida humana. Quando tem saúde, come nas trevas, sempre abatido pela preocupação e pelo medo a respeito do que possui. Se adoece, sente muita tristeza e cólera junto com a enfermidade.
Irrita-se porque ela o afasta dos negócios e atrapalha sua busca das coisas do mundo. Irrita-se porque todos os seus bens não lhe trazem alívio nem conforto.
Acima de tudo, aterroriza-se com a ideia da morte, anunciada por suas doenças, pois terá de deixar para trás este mundo e as coisas às quais se apegou, para partir rumo a um mundo para o qual não se preparou.
Sua tristeza não é segundo Deus e não o leva ao arrependimento; é tristeza e cólera. Zanga-se com a providência divina, com a doença e com todos ao redor; torna-se irritadiço e impaciente. Assim, duplica a própria aflição, que uma pessoa piedosa diminui e alivia mediante a paciência e a alegria na enfermidade.
Versículos 18 a 20
O Desfrute Agradecido.
Da vaidade das riquezas acumuladas, Salomão conclui aqui que o melhor caminho é usar bem o que temos: servir a Deus com isso, fazer o bem com isso e desfrutar seu conforto com nossa família. Ele já havia insistido nesse ponto (Eclesiastes 2:24; Eclesiastes 3:22). Observe: 1. O que nos é recomendado aqui.
Não é satisfazer sem medida os apetites da carne nem tomar os prazeres ou ganhos presentes como nossa porção, mas usar com sobriedade e moderação aquilo que a Providência nos concedeu para atravessarmos este mundo com conforto.
Não devemos passar fome por avareza, porque não conseguimos conceder a nós mesmos o alimento adequado, nem pelo excesso de dedicação aos interesses do mundo, nem por preocupações e dor excessivas. Devemos comer e beber o que convém para manter o corpo em boas condições e, assim, empregá-lo no serviço da alma a Deus.
Não devemos nos matar de trabalhar para depois deixar que outros desfrutem os frutos, mas receber o conforto daquilo pelo qual nossas mãos trabalharam; e isso não apenas de vez em quando, mas em todos os dias da vida que Deus nos concede. A vida é dádiva de Deus, e ele determinou o número de nossos dias (Jó 14:5).
Empreguemos, portanto, esses dias no serviço ao Senhor nosso Deus, com alegria e contentamento de coração. Não devemos tratar o trabalho de nossa vocação como uma servidão, tornando-nos seus escravos.
Devemos, antes, alegrar-nos em nosso trabalho, sem assumir mais tarefas do que podemos cumprir sem perplexidade e inquietação.
Sintamos prazer na ocupação em que Deus nos colocou e prossigamos nela com alegria. Isso é alegrar-nos no trabalho, seja qual for, como Zebulom ao sair e Issacar em suas tendas. 2. As razões apresentadas para recomendar essa conduta: (1.) É bom e decoroso agir assim. É correto e causa boa impressão.
Aqueles que usam com alegria o que Deus lhes deu honram o doador, cumprem o propósito da dádiva, agem com sensatez e generosidade, fazem o bem no mundo e aproveitam da melhor forma aquilo que possuem. Isso lhes traz tanto honra quanto conforto. É bom e decoroso: há dever e decoro nisso.
(2.) É todo o bem que podemos obter das coisas deste mundo. Essa é a nossa porção e, ao agirmos assim, recebemos nossa parte e tiramos o melhor proveito de uma condição imperfeita.
É a parte de nossos bens terrenos que nos cabe. Deus deve receber sua parte, os pobres a deles e nossa família a sua; esta, porém, é a nossa. É tudo o que deles nos cabe.
(3.) A disposição para agir assim é uma dádiva da graça de Deus que coroa todas as dádivas de sua providência.
Se Deus concede riquezas e bens a alguém, completa o favor e faz deles bênção, de fato, ao lhe dar também a capacidade de desfrutá-los, a sabedoria e a graça para aproveitar seu benefício e fazer o bem com eles.
Se isso é dádiva de Deus, devemos desejá-la intensamente como a melhor dádiva relativa ao nosso desfrute neste mundo.
(4.) É o caminho para tornar nossa vida mais leve e encontrar alívio diante dos muitas labutas e perturbações a que estamos sujeitos na terra (v. 20): “Não se lembrará muito dos dias da sua vida”, dos dias de tristeza e trabalho penoso, dos dias de trabalho e de choro.
Ou se esquecerá deles, ou se lembrará deles como águas que passaram. Não dará tanto peso às adversidades nem conservará por muito tempo seu gosto amargo, porque Deus lhe responde com alegria no coração.
Deus equilibra com essa alegria todas as dificuldades do trabalho e o recompensa, permitindo-lhe desfrutar o fruto de suas mãos. Mesmo que não atenda a todos os seus desejos e expectativas na sua formulação literal, ainda assim responde-lhes com algo mais do que equivalente: a alegria do coração.
Um espírito alegre é grande bênção; torna suave o jugo de nossas ocupações e leve o peso de nossas aflições.