Matthew Henry

Eclesiastes 3

Argumento

Depois de mostrar a vaidade dos estudos, dos prazeres e dos negócios, e de deixar claro que a felicidade não se encontra nas escolas dos eruditos, nem nos jardins de Epicuro, nem na praça de comércio, Salomão avança neste capítulo para demonstrar ainda mais sua doutrina.

Ele também sustenta a conclusão que tirara dela: devemos, portanto, contentar-nos alegremente com o que Deus nos deu e fazer uso disso. Para tanto, mostra: I. A mutabilidade de todos os assuntos humanos, vv. 1-10. II. A imutabilidade dos conselhos divinos a respeito deles e o caráter insondável desses conselhos, vv. 11-15.

III. A vaidade da honra e do poder mundanos, usados abusivamente para sustentar a opressão e a perseguição quando os homens não são governados pelo temor de Deus ao exercê-los, v. 16. Para refrear os opressores orgulhosos e mostrar-lhes sua vaidade, lembra-lhes: 1. Que prestarão contas disso no outro mundo, v. 17.

  1. Que sua condição, no que diz respeito a este mundo — pois é disso que ele fala —, não é melhor que a dos animais, vv. 18-21. Conclui, portanto, que nossa sabedoria consiste em usar o poder que temos para nosso próprio conforto e não para oprimir os outros.

Versículos 1 a 10

A Mutabilidade dos Assuntos Humanos.

O propósito destes versículos é mostrar: 1. Que vivemos num mundo de mudanças. Os diversos acontecimentos do tempo e estados da vida humana diferem muito uns dos outros; contudo, ocorrem indistintamente, e passamos e tornamos a passar continuamente de um a outro, como nas revoluções de cada dia e de cada ano.

Na roda da natureza (Tiago 3:6), ora um raio está no alto, logo depois o oposto. Há um constante fluxo e refluxo, crescimento e declínio. A condição deste mundo muda de um extremo a outro; sempre mudou e sempre mudará.

  1. Que toda mudança que nos diz respeito, com seu tempo e sua ocasião, está inalteravelmente fixada e determinada por um poder supremo. Precisamos aceitar as coisas conforme vêm, pois não está em nosso poder mudar o que nos foi designado.

Isso explica por que, na prosperidade, devemos ter tranquilidade, mas não nos sentir seguros. Não nos sentir seguros, porque vivemos num mundo de mudanças e, portanto, não temos razão para dizer: “Amanhã será como hoje”; os vales mais profundos ficam junto às montanhas mais altas.

Ao mesmo tempo, devemos ter tranquilidade e, como ele aconselhara (Eclesiastes 2:24), desfrutar o bem de nosso trabalho em humilde dependência de Deus e de sua providência. Sem nos exaltarmos pelas esperanças nem nos abatermos pelos temores, esperemos com equilíbrio de espírito cada desfecho. Aqui temos:

I. A proposição geral: “Para tudo há uma ocasião” (v. 1). 1. As coisas que parecem mais contrárias entre si terão, no desenrolar dos acontecimentos, cada qual sua vez e sua participação. O dia cederá lugar à noite, e a noite, novamente ao dia. É verão? Virá o inverno. É inverno? Espere um pouco, e virá o verão. Todo propósito tem seu tempo.

O céu mais claro ficará nublado, Post gaudia luctus — o luto sucede à alegria; e o céu mais nublado voltará a clarear, Post nubila Phoebus — o sol irromperá por trás da nuvem.

  1. As coisas que nos parecem mais fortuitas e contingentes são determinadas com precisão no conselho e na presciência de Deus. A hora exata de cada uma está fixada e não pode ser antecipada nem adiada sequer por um instante.

II. A prova e a ilustração disso pela enumeração de vinte e oito casos, segundo os dias do ciclo da lua, que entre a lua cheia e a lua nova está sempre crescendo ou diminuindo. Algumas dessas mudanças são atos exclusivos de Deus; outras dependem mais da vontade humana. Todas, porém, são determinadas pelo conselho divino.

Tudo debaixo do céu é assim mutável; no céu, porém, há um estado imutável e um conselho imutável acerca dessas coisas. 1. Há “tempo de nascer e tempo de morrer”. Ambos são determinados pelo conselho divino. Assim como nascemos, devemos morrer no tempo designado (Atos 17:26).

Alguns observam que há aqui tempo de nascer e tempo de morrer, mas não tempo de viver: este é tão breve que nem vale a pena mencioná-lo. Assim que nascemos, começamos a morrer. Contudo, assim como há tempo de nascer e de morrer, também haverá tempo de ressuscitar, tempo determinado em que serão lembrados os que jazem na sepultura (Jó 14:13).

  1. Há tempo de Deus plantar uma nação, como fez com Israel em Canaã, e, para isso, arrancar as sete nações ali plantadas, abrindo-lhe espaço. Por fim, houve também um tempo em que Deus falou a respeito de Israel para arrancá-lo e destruí-lo, quando se completou a medida de sua iniquidade (Jeremias 18:7, 9).

Há tempo para os homens plantarem, numa estação do ano e numa fase da vida. Quando, porém, aquilo que foi plantado se torna infrutífero e inútil, chega a hora de arrancá-lo.

  1. Há tempo de matar, quando os juízos de Deus se espalham por uma terra e tudo devastam. Mas, quando ele volta pelos caminhos da misericórdia, é tempo de curar o que dilacerou (Oseias 6:1, 2) e consolar um povo depois do período em que o afligiu (Salmos 90:15).

Há tempo em que a sabedoria dos governantes consiste em empregar medidas severas, e tempo em que consiste igualmente em adotar um caminho mais brando e aplicar remédios suaves, não corrosivos.

  1. Há tempo de derrubar uma família, uma propriedade, um reino, quando amadureceram para a destruição. Deus, porém, encontrará tempo para reconstruir o que derrubou, se eles voltarem e se arrependerem. Há um tempo determinado para o Senhor edificar Sião (Salmos 102:13, 16).

Há tempo de os homens fecharem a casa e encerrarem o comércio, e assim derrubarem o que construíram. Aqueles que trabalham para edificar uma coisa e outra precisam esperar por isso e preparar-se.

  1. Há tempo em que a providência de Deus nos chama a chorar e lamentar, e em que a sabedoria e a graça humanas atendem a esse chamado e choram e lamentam, como nos tempos de calamidade e perigo gerais. Nessas ocasiões, é muito absurdo rir, dançar e festejar (Isaías 22:12, 13; Ezequiel 21:10).

Por outro lado, há tempo em que Deus nos chama à alegria, tempo de rir e dançar. Então ele espera que o sirvamos com júbilo e alegria de coração. Observe: o tempo de luto e choro vem antes do riso e da dança, pois primeiro devemos semear com lágrimas e depois colher com alegria.

  1. Há tempo de lançar fora pedras, ao derrubar e demolir fortificações quando Deus concede paz às fronteiras e elas já não são necessárias. Mas há tempo de ajuntar pedras para construir fortalezas, v. 5.

Há tempo de antigas torres caírem, como a de Siloé (Lucas 13:4), e até de o templo ser destruído de tal modo que não fique pedra sobre pedra. Há também tempo de erguer torres e monumentos de vitória, quando os negócios da nação prosperam.

  1. Há tempo de abraçar um amigo quando o achamos fiel; mas há tempo de deixar de abraçá-lo quando descobrimos que é injusto ou infiel e temos motivo para suspeitar dele. Nesse caso, é prudente sermos reservados e mantermos distância. É comum aplicar isso aos abraços conjugais e explicá-lo por 1 Coríntios 7:3-5; Joel 2:16.

  2. Há tempo de obter dinheiro, conseguir cargo, fazer bons negócios e adquirir influência quando surge a oportunidade; tempo em que o sábio procura, como diz o termo original. Ao começar sua vida no mundo, com uma família que cresce, estando na força da idade, prosperando e com muitos negócios, é hora de trabalhar e aproveitar o sol para fazer feno.

Há tempo de adquirir sabedoria, conhecimento e graça, quando o homem tem nas mãos o preço para isso. Mas espere também o tempo de gastar, quando tudo o que possui mal bastará às suas necessidades. Ou melhor, virá o tempo de perder, quando aquilo que foi adquirido rapidamente logo se dispersará e não poderá ser retido.

  1. Há tempo de guardar, quando precisamos do que adquirimos e podemos conservá-lo sem pôr em risco a boa consciência. Mas pode vir tempo de lançar fora, quando o amor a Deus nos obriga a abandonar o que temos, porque conservá-lo exigiria negar a Cristo e ferir nossa consciência (Mateus 10:37-38).

É melhor perder tudo em naufrágio que naufragar na fé. Ou melhor, o amor a nós mesmos pode nos obrigar a lançar fora o que possuímos para salvar a vida, como fizeram os marinheiros de Jonas quando atiraram a carga ao mar.

  1. Há tempo de rasgar as vestes por causa de alguma grande dor, e tempo de costurá-las novamente, sinal de que a dor passou. Há tempo de desfazer o que fizemos e tempo de fazer de novo o que desfizemos. Jerônimo aplica isso à ruptura da igreja judaica e à costura e formação subsequentes da igreja do evangelho.

  2. Há tempo em que nos convém, e é nossa sabedoria e nosso dever, ficar calados: quando o tempo é mau (Amós 5:13), quando falar seria lançar pérolas aos porcos ou quando corremos o risco de falar mal (Salmos 39:2).

Há também tempo de falar para a glória de Deus e a edificação dos outros: quando o silêncio seria trair uma causa justa e quando é preciso confessar com a boca para a salvação. Parte importante da prudência cristã é saber quando falar e quando guardar silêncio.

  1. Há tempo de amar, mostrar amizade, agir com franqueza e alegria — um tempo agradável. Mas pode vir tempo de odiar, quando vemos motivo para romper toda familiaridade com alguém por quem tínhamos afeição e para agir com reserva, pois descobrimos razão para uma suspeita que o amor reluta em admitir.

  2. Há tempo de guerra, quando Deus desembainha a espada para o juízo e a comissiona a devorar, quando os homens a desembainham pela justiça e pela defesa de seus direitos, quando há nas nações disposição para a guerra.

Podemos, contudo, esperar tempo de paz, quando a espada do Senhor será embainhada e ele fará cessar as guerras (Salmos 46:9), quando o objetivo da guerra tiver sido alcançado e houver em todos os lados disposição para a paz. A guerra não durará para sempre, e deste lado da paz eterna não há paz que se possa chamar duradoura.

Assim, em todas essas mudanças, Deus pôs uma coisa diante da outra para que nos alegremos como se não nos alegrássemos e choremos como se não chorássemos.

III. As conclusões tiradas dessa observação. Se nossa condição presente está sujeita a tantas vicissitudes: 1. Não devemos esperar encontrar nela nossa porção, pois seus bens não têm certeza nem duração (v. 9). “Que proveito tem quem trabalha?”

O que alguém pode prometer a si mesmo ao plantar e construir, se aquilo que considera acabado tão depressa pode ser, e certamente será, arrancado e derrubado? Todos os nossos esforços e cuidados não mudarão nem a natureza mutável das coisas nem o conselho imutável de Deus a respeito delas.

  1. Devemos considerar-nos em tempo de provação nela. Não há, de fato, proveito naquilo em que trabalhamos; a coisa em si, mesmo quando a possuímos, pouco bem nos fará. Mas, se aproveitarmos corretamente o que a Providência dispõe a esse respeito, haverá nisso proveito (v. 10).

“Vi o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens”, não para que obtenham por ele a felicidade, mas para que nele sejam exercitados: para que os diversos acontecimentos exercitem diferentes graças, cada mudança prove sua dependência de Deus e eles sejam treinados nessa dependência, aprendendo tanto como passar necessidade quanto como ter abundância (Filipenses 4:12). Repare:

(1.) Há muito esforço e transtorno entre os filhos dos homens. Trabalho e pesar enchem o mundo. (2.) Esse esforço e esse transtorno são o que Deus nos designou. Ele nunca pretendeu que este mundo fosse nosso descanso e, por isso, nunca nos mandou buscar nele uma vida fácil.

(3.) Para muitos, isso se revela um presente. Deus dá esse trabalho às pessoas como o médico dá um remédio ao paciente, para lhe fazer bem. Ele nos é dado para que nos cansemos do mundo e desejemos o descanso que permanece. Também nos é dado para nos manter em atividade, sempre com algo a fazer, pois nenhum de nós foi enviado ao mundo para ficar ocioso.

Cada mudança nos reserva uma nova tarefa, com a qual devemos preocupar-nos mais do que com o desfecho.

Versículos 11 a 15

A Mutabilidade dos Assuntos Humanos.

Vimos quantas mudanças há no mundo e não devemos esperar que ele seja mais estável para nós do que foi para os outros. Salomão mostra agora a mão de Deus em todas elas. Foi ele quem fez cada criatura ser para nós o que ela é; por isso, devemos manter os olhos sempre voltados para ele.

I. Devemos tirar o melhor proveito daquilo que existe, crer que é o melhor para o momento e adaptar-nos a isso: “Ele fez tudo belo em seu tempo” (v. 11). Portanto, enquanto durar esse tempo, devemos aceitar a coisa como é; ou melhor, devemos agradar-nos de sua beleza. Repare:

  1. Tudo é como Deus o fez: na realidade, é como ele determinou, não como nos parece. 2. O que para nós parece mais desagradável é, em seu devido tempo, perfeitamente apropriado. O frio convém ao inverno tanto quanto o calor ao verão; e a noite, em sua vez, tem beleza escura, assim como o dia, em sua vez, tem beleza luminosa.

  2. Há maravilhosa harmonia na Providência divina e em tudo o que ela dispõe. Quando seus acontecimentos forem considerados em suas relações, tendências e ocasiões, parecerão belíssimos, para a glória de Deus e o conforto dos que nele confiam.

Embora ainda não vejamos toda a beleza da Providência, haveremos de vê-la. Será uma visão gloriosa quando se completar o mistério de Deus. Então parecerá que tudo foi feito no tempo mais adequado, para admiração por toda a eternidade (Deuteronômio 32:4; Ezequiel 1:18).

II. Devemos esperar com paciência a plena revelação daquilo que nos parece complexo e desconcertante. Reconhecemos que não podemos descobrir a obra que Deus faz do princípio ao fim e, por isso, não devemos julgar nada antes do tempo.

Devemos crer que Deus fez tudo belo. Tudo é bem feito, tanto na criação quanto na providência, e veremos isso quando chegar o fim; até lá, não somos juízes competentes. Enquanto se pinta um quadro ou se constrói uma casa, não vemos a beleza de nenhum dos dois. Quando, porém, o artista lhes dá os últimos retoques, tudo parece muito bom.

Vemos apenas a parte intermediária das obras de Deus: não as vemos desde o princípio, quando perceberíamos quão admiravelmente o plano foi traçado nos conselhos divinos, nem até o fim, que coroa a ação, quando veríamos o resultado glorioso.

Devemos esperar até que o véu se rasgue, sem acusar os procedimentos de Deus nem alegar que podemos julgá-los. As coisas secretas não pertencem a nós. As palavras sobre Deus ter posto o mundo no coração deles são entendidas de diferentes maneiras:

  1. Alguns veem nelas a razão de podermos conhecer mais das obras de Deus do que conhecemos. É o que diz o sr. Pemble: “Deus não se deixou sem testemunho de como ordena as coisas com justiça, equidade e beleza; expôs isso para ser observado no livro do mundo.”

“E pôs isso no coração dos homens, dando-lhes grande desejo e considerável capacidade de compreender e entender a história da natureza e o curso dos assuntos humanos. Se as pessoas se dedicassem à observação exata das coisas, perceberiam na maioria delas uma ordem e uma disposição admiráveis.”

  1. Outros veem nas palavras a razão de não conhecermos das obras de Deus tanto quanto poderíamos. Assim entende o bispo Reynolds: “Temos o mundo de tal modo em nosso coração, estamos tão ocupados com pensamentos e preocupações mundanos e tão envolvidos no esforço relativo a essas coisas que não temos tempo nem disposição para observar a mão de Deus nelas.”

O mundo não apenas tomou posse do coração, mas também ali formou preconceitos contra a beleza das obras de Deus.

III. Devemos estar satisfeitos com nossa sorte neste mundo, aceitar alegremente a vontade de Deus a nosso respeito e adaptar-nos a ela. Não há nessas coisas bem seguro e duradouro. Aqui nos é dito qual bem há nelas (v. 12, 13). Devemos usá-las bem:

  1. Para benefício dos outros. Todo o bem que há nelas consiste em fazer o bem por meio delas às nossas famílias, aos vizinhos, aos pobres e à coletividade, em seus interesses civis e religiosos. Por que recebemos existência, capacidades e bens, senão para servir de algum modo à nossa geração? Enganamo-nos ao pensar que nascemos para nós mesmos.

Não: nossa tarefa é fazer o bem. É nisso que há o prazer mais verdadeiro; o que assim empregamos é o que melhor guardamos e o que nos trará o melhor resultado. Observe: devemos fazer o bem nesta vida curta e incerta. Temos pouco tempo para isso e precisamos, portanto, aproveitar bem o tempo.

É nesta vida que estamos em estado de exame e prova para outra. A vida de cada pessoa é sua oportunidade de fazer aquilo que lhe trará benefício na eternidade.

  1. Para nosso próprio conforto. Tenhamos tranquilidade, alegremo-nos e desfrutemos o bem de nosso trabalho como dom de Deus. Assim, desfrutemos nele do próprio Deus, provemos seu amor, demos-lhe graças e façamos dele o centro de nossa alegria. Comamos e bebamos para sua glória e o sirvamos com alegria de coração em meio à abundância de todas as coisas.

Se tudo neste mundo é tão incerto, é tolice poupar com avareza no presente para acumular tudo para o futuro. É melhor viver de modo alegre e útil com o que temos e deixar que o amanhã cuide de si mesmo. A graça e a sabedoria para fazer isso são o dom de Deus, um bom dom que coroa as dádivas de sua generosidade providencial.

IV. Devemos ficar plenamente satisfeitos com tudo o que a Providência divina dispõe, tanto nas questões pessoais quanto nas públicas, e conformar a isso nossa mente. Em tudo, Deus realiza o que nos foi designado, agindo segundo o conselho de sua vontade. Aqui nos é dito:

  1. Que esse conselho não pode ser alterado. Portanto, é sábio fazer da necessidade virtude e submeter-nos a ele. Tudo deve ser como Deus quer: “Sei” — e todos os que conhecem algo de Deus também sabem — “que tudo quanto Deus faz durará para sempre” (v. 14).

Ele mantém o mesmo pensamento; quem poderá fazê-lo mudar? Suas medidas nunca falham, nem ele é levado a adotar novos conselhos. O que propôs será realizado, e o mundo inteiro não poderá impedi-lo nem anulá-lo. Convém-nos, portanto, dizer: “Seja como Deus quer”, pois, por mais que isso contrarie nossos desígnios e interesses, a vontade de Deus expressa sua sabedoria.

  1. Que esse conselho não precisa ser alterado, pois não há nele erro nem coisa alguma a corrigir. Se pudéssemos vê-lo inteiro de uma só vez, perceberíamos que é tão perfeito que nada se lhe pode acrescentar, pois nada lhe falta, nem se lhe pode tirar, pois nada nele é desnecessário ou dispensável.

Assim como a palavra de Deus, todas as suas obras são perfeitas em sua espécie. Seria presunção nossa acrescentar-lhes algo ou tirar-lhes algo (Deuteronômio 4:2). Portanto, conformar nossa vontade à vontade de Deus é tanto de nosso interesse quanto de nosso dever.

V. Devemos procurar cumprir o propósito de Deus em todas as suas providências: em geral, tornar-nos religiosos. Deus faz tudo para que os homens o temam; quer convencê-los de que há acima deles um Deus que exerce sobre eles domínio soberano.

Estão à disposição dele, assim como todos os seus caminhos; em suas mãos estão seus tempos e todos os acontecimentos que lhes dizem respeito. Por isso, devem manter sempre os olhos voltados para ele, adorá-lo e reverenciá-lo, reconhecê-lo em todos os seus caminhos, esforçar-se em tudo para agradá-lo e temer ofendê-lo em qualquer coisa.

Deus muda assim o que dispõe, permanecendo imutável em seus conselhos, não para nos deixar perplexos, muito menos para nos levar ao desespero, mas para ensinar-nos nosso dever para com ele e levar-nos a cumpri-lo. O desígnio de Deus no governo do mundo é sustentar e promover a religião entre os homens.

VI. Quaisquer mudanças que vejamos ou sintamos neste mundo, devemos reconhecer a firmeza inviolável do governo de Deus. O sol nasce e se põe, a lua cresce e diminui, e ambos continuam onde estavam, repetindo desde o princípio seus ciclos conforme as ordenanças do céu.

O mesmo ocorre com os acontecimentos da Providência (v. 15): “O que foi é agora.” Deus não começou recentemente a usar esse método. Não: as coisas sempre foram tão mutáveis e incertas quanto hoje, e assim continuarão: “O que será já foi.”

Por isso, falamos sem pensar quando dizemos: “Certamente o mundo nunca foi tão mau quanto agora”, ou “Ninguém jamais sofreu decepções como as nossas”, ou “Os tempos nunca melhorarão”. Eles podem melhorar para nós; depois de um tempo de lamento, pode vir tempo de alegria. Ainda assim, isso permanecerá sujeito à condição e ao destino comuns.

O mundo foi, é e será constante em sua inconstância. Pois “Deus requer o que passou”: repete o que fez antes e não nos trata de modo diferente daquele com que costuma tratar os homens bons. E por nossa causa a terra seria abandonada ou a rocha removida de seu lugar?

Nenhuma mudança nos sobreveio, nem dela resultou tentação alguma que não seja comum aos homens. Não sejamos orgulhosos nem nos sintamos seguros na prosperidade: Deus pode trazer de volta uma aflição passada e fazê-la alcançar-nos e estragar nossa alegria (Salmos 30:7).

Não desanimemos na adversidade, pois Deus pode trazer de volta os antigos consolos, como fez a Jó. Podemos aplicar isso também às nossas ações passadas e à nossa conduta sob as mudanças que nos afetaram.

Deus nos chamará a prestar contas do passado. Por isso, ao entrarmos numa nova condição, devemos julgar-nos pelos pecados cometidos na condição anterior, de prosperidade ou de aflição.

Versículos 16 a 22

A Imutabilidade do Conselho de Deus; A Extensão da Mortalidade.

Salomão continua mostrando que tudo neste mundo, sem a piedade e o temor de Deus, é vaidade. Retire-se a religião, e nada resta entre os homens que tenha valor ou pelo qual um sábio julgue que vale a pena viver neste mundo.

Nestes versículos, ele mostra que o poder, ambicionado acima de tudo pelos homens, e a própria vida, que eles mais prezam e mais zelosamente procuram conservar, nada são sem o temor de Deus.

I. Aqui está a vaidade do homem poderoso, do homem em sua melhor condição, no trono, onde sua autoridade recebe obediência, ou na cadeira de juiz, onde se recorre à sua sabedoria e justiça.

Se for governado pelas leis da religião, ele é representante de Deus; ou melhor, é um daqueles a quem se diz: “Vós sois deuses.” Sem o temor de Deus, porém, tudo isso é vaidade, pois, retirado esse temor:

  1. O juiz não julgará corretamente nem usará bem seu poder: abusará dele. Em vez de fazer o bem, fará o mal. Então seu poder é não só vaidade, mas mentira e embuste para si e para todos ao redor (v. 16).

Salomão percebeu que havia perversidade no lugar do juízo. Sabia disso pelo que lera sobre épocas anteriores, ouvira sobre outros países e vira em alguns juízes corruptos, até mesmo na terra de Israel, apesar de todo o seu cuidado em promover homens bons.

Acima do sol não é assim: longe esteja de Deus praticar a iniquidade ou perverter a justiça. Debaixo do sol, porém, muitas vezes aquilo que deveria ser refúgio se torna prisão da inocência oprimida. Quando o homem está em posição honrosa, mas não entende o que deve fazer, torna-se como os animais que perecem, como as feras de rapina mais vorazes (Salmos 49:20).

Não apenas nas pessoas que se sentavam para julgar, mas até nos lugares onde, em aparência, se administrava o juízo e se esperava encontrar justiça, havia iniquidade. Os homens sofriam as maiores injustiças nos tribunais aos quais recorriam em busca de justiça.

Isso é vaidade e aflição, pois: (1.) Teria sido melhor para o povo não ter juízes do que ter juízes assim. (2.) Teria sido melhor para esses juízes não ter poder do que possuí-lo e usá-lo para fins tão maus. Um dia eles mesmos o dirão.

  1. O próprio juiz será julgado por não ter julgado corretamente. Ao ver como os homens pervertiam o juízo, Salomão ergueu os olhos para Deus, o Juiz, e contemplou o dia de seu julgamento (v. 17): “Eu disse em meu coração que essa sentença injusta não é tão definitiva como ambas as partes supõem, pois será revista.”

“Deus julgará entre o justo e o perverso, julgará em favor do justo e defenderá sua causa, embora hoje ela seja desprezada. Julgará contra os perversos e lhes pedirá contas por todos os seus decretos injustos e pelas medidas opressoras que prescreveram” (Isaías 10:1).

Com os olhos da fé podemos ver não só o fim, mas também o castigo do orgulho e da crueldade dos opressores (Salmos 92:7). É consolo indescritível para os oprimidos saber que sua causa será ouvida outra vez. Esperem, portanto, com paciência, pois há outro Juiz diante da porta.

Embora os dias de aflição se prolonguem, há um tempo determinado para examinar cada propósito e cada obra realizada debaixo do sol. Agora é o dia dos homens, mas vem o dia de Deus (Salmos 37:13). Com Deus há tempo de reabrir causas, reparar injustiças e revogar decretos iníquos, embora por enquanto não o vejamos aqui (Jó 24:1).

II. Aqui está a vaidade do homem mortal. Salomão passa a falar de modo mais geral da condição dos filhos dos homens neste mundo, de sua vida e existência na terra. Mostra que a razão, sem a religião e o temor de Deus, pouco os eleva acima dos animais. Observe:

  1. O que ele pretende com esse relato da condição humana: (1.) Que Deus seja honrado, justificado e glorificado — que eles inocentem a Deus, como diz a margem. Se os homens levam neste mundo uma vida penosa, cheia de vaidade e aflição, devem atribuir a culpa a si mesmos, não a Deus.

Inocentem a Deus; não digam que ele fez deste mundo uma prisão para o homem nem da vida sua penitência. Não: Deus fez o homem, tanto em honra quanto em conforto, pouco menor que os anjos. Se o homem é vil e miserável, a culpa é dele.

Ou, ainda, que Deus — isto é, a palavra de Deus — os manifeste e revele a eles próprios o que são, mostrando-se viva, poderosa e capaz de julgar o caráter humano. Assim, perceberemos como estamos expostos ao conhecimento e ao juízo de Deus.

(2.) Que os homens sejam humilhados, rebaixados e mortificados — “para que vejam que eles mesmos são animais”. Não é fácil convencer pessoas orgulhosas de que são apenas homens (Salmos 9:20); muito menos convencer pessoas más de que são animais, pois, sem religião, são como os animais que perecem, como o cavalo e a mula sem entendimento.

Os opressores orgulhosos são como feras, leões que rugem e ursos que rondam. Ou melhor, todo homem que cuida apenas do corpo, e não da alma, reduz a si mesmo à condição de animal irracional e deve desejar, ao menos, morrer como um deles.

  1. Como ele confirma esse relato. O que procura provar é que o homem mundano, carnal e preso à terra não tem superioridade sobre o animal, pois tudo aquilo em que põe o coração, deposita confiança e espera encontrar felicidade é vaidade (v. 19).

Alguns consideram essa a linguagem de um ateu, que justifica a própria iniquidade (v. 16) e foge do argumento do juízo futuro (v. 17), alegando que não há outra vida depois desta: quando o homem morre, chega ao fim; por isso, enquanto vive, pode viver como quiser.

Outros, porém, julgam que Salomão fala aqui conforme sua própria convicção. Entendem suas palavras no mesmo sentido das de seu pai: “Como ovelhas são postos na sepultura” (Salmos 49:14). Ele pretende mostrar a vaidade das riquezas e honras deste mundo “pela condição igual de homens e animais em meros aspectos exteriores”, conforme explica o bispo Reynolds:

(1.) Os acontecimentos que sobrevêm a ambos parecem muito semelhantes (v. 19): o que acontece aos filhos dos homens não difere do que acontece aos animais. A anatomia dos animais irracionais ensina muito sobre o corpo humano.

Quando o dilúvio varreu o mundo antigo, os animais pereceram com a humanidade. Cavalos e homens são mortos nas batalhas pelas mesmas armas de guerra.

(2.) O fim de ambos também parece semelhante aos olhos dos sentidos: “Todos têm o mesmo fôlego”, respiram o mesmo ar, e a descrição comum de uns e outros é que “em suas narinas está o fôlego de vida” (Gênesis 7:22). Portanto, “como morre um, assim morre o outro”. Não há diferença visível ao expirarem: a morte muda um animal quase do mesmo modo que muda um homem.

[1.] Quanto ao corpo, a mudança é inteiramente a mesma, exceto pela diferença de tratamento que lhes dispensam os sobreviventes. Se um homem for enterrado como um jumento (Jeremias 22:19), que superioridade terá sobre um animal?

Pela lei de Moisés, tocar o cadáver de um homem causava maior impureza cerimonial que tocar a carcaça de um animal ou ave, mesmo impuros. Salomão observa aqui que “todos vão para um só lugar”. Os cadáveres de homens e animais apodrecem da mesma maneira. Todos vêm do pó em sua origem, pois vemos que “todos voltam ao pó” na decomposição.

Temos, portanto, pouca razão para nos orgulharmos do corpo ou de qualquer qualidade corporal: em breve ele voltará à terra, e isso em comum com os animais, de modo que nosso pó se misturará ao deles!

[2.] Quanto aos espíritos, há de fato uma enorme diferença, mas não uma diferença visível (v. 21). É certo que, ao morrer, o espírito dos filhos dos homens sobe. Vai para o alto, ao Pai dos espíritos que o criou, ao mundo dos espíritos com o qual tem afinidade. Não morre com o corpo, mas é redimido do poder da sepultura (Salmos 49:15).

Sobe para ser julgado e destinado a uma condição imutável. É certo também que o espírito do animal desce para a terra: morre com o corpo, perece e desaparece na morte.

Na morte, a alma de um animal é como uma vela apagada: chega ao fim. A alma de um homem, porém, é como uma vela retirada de uma lanterna escura. Deixa a lanterna sem utilidade, de fato, mas ela própria brilha com mais intensidade.

Essa é a grande diferença entre os espíritos dos homens e os dos animais, e boa razão para os homens porem seu afeto nas coisas do alto e elevarem a alma até elas, sem permitir que esta, como se fosse alma de animal irracional, se agarre à terra.

Mas quem conhece essa diferença? Não podemos ver com os olhos do corpo um espírito subir e outro descer. Por isso, aqueles que vivem pelos sentidos — como fazem todos os que se entregam aos prazeres carnais, andando segundo a vista dos olhos e recusando qualquer outra descoberta —, segundo seu próprio critério de juízo, não têm superioridade sobre os animais.

Quem conhece, isto é, quem considera essa diferença? (Isaías 53:1). Muito poucos. Se fosse mais considerada, o mundo seria melhor em todos os sentidos. A maioria dos homens, porém, vive como se fosse permanecer aqui para sempre ou como se, ao morrer, chegasse ao fim.

Não surpreende que vivam como animais os que pensam que morrerão como animais. Neles, porém, as nobres faculdades da razão se perdem e são desperdiçadas por completo.

  1. Uma conclusão tirada disso (v. 22): “Não há nada melhor”, quanto a este mundo, nem nada melhor a obter de nossas riquezas e honras, do que “o homem se alegre em suas próprias obras”. Isto é:

(1.) Manter a consciência limpa e nunca permitir que a iniquidade ocupe o lugar da justiça. Que cada um examine a própria obra e se mostre aprovado diante de Deus; assim terá motivo de “alegria somente em si mesmo” (Gálatas 6:4). Não adquira nem conserve nada com que não possa alegrar-se. Veja 2 Coríntios 1:12.

(2.) Levar uma vida alegre. Se Deus fez prosperar a obra de nossas mãos, alegremo-nos nela e tiremos dela conforto, sem fazer dela um fardo para nós mesmos e deixar aos outros sua alegria. Pois essa é nossa porção: não a porção de nossa alma — são miseráveis os que têm sua porção nesta vida (Salmos 17:14), e tolos os que a escolhem e se contentam com ela (Lucas 12:19) —, mas a porção do corpo.

Só aquilo que desfrutamos nos pertence neste mundo. Trata-se de aproveitar o que se pode obter e tirar disso o melhor proveito. A razão é que ninguém pode mostrar-nos o que acontecerá depois de nós: nem quem ficará com nossos bens nem como os usará.

Depois que partirmos, provavelmente não veremos o que ocorrerá depois de nós. Não conhecemos comunicação entre o outro mundo e este (Jó 14:21). Os que estiverem no outro mundo estarão inteiramente ocupados com ele e não se importarão em ver o que se faz aqui.

Enquanto permanecemos aqui, tampouco podemos prever o que virá depois de nós, seja para nossas famílias, seja para a sociedade. Não nos cabe conhecer os tempos e as ocasiões que virão depois de nós.

Assim como isso deve conter nossos cuidados com este mundo, assim também deve ser motivo de nossa preocupação com o outro. Já que a morte é uma despedida definitiva desta vida, olhemos adiante para outra.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra