Matthew Henry

Eclesiastes 2

Argumento

Salomão declarou que tudo é vaidade, especialmente o conhecimento e o saber. Longe de encontrar alegria neles, percebeu que seu aumento apenas aumentava sua tristeza. Neste capítulo, prossegue mostrando por que tem motivo para estar cansado deste mundo e quão poucos motivos a maioria das pessoas tem para gostar tanto dele.

I. Mostra que não se encontra verdadeira felicidade e satisfação na alegria, no prazer e nos deleites dos sentidos, vv. 1-11.

II. Reconsidera as alegações da sabedoria e reconhece sua excelência e utilidade. Ainda assim, vê que seu valor sofre tantas limitações que ela se mostra incapaz de tornar feliz uma pessoa, vv. 12-16.

III. Investiga até que ponto os negócios e os bens deste mundo podem tornar as pessoas felizes. Conclui, por experiência própria, que, para quem põe o coração neles, “isso é vaidade e aflição de espírito” (vv. 17-23). Se há algum bem nisso, ele pertence apenas aos que não se apegam a tais coisas, vv. 24-26.

Versículos 1 a 11

Vaidade dos Prazeres Mundanos.

Salomão, em busca do summum bonum, a felicidade humana, deixa o escritório, a biblioteca, o laboratório e a sala do conselho, onde a procurara em vão. Vai ao parque e ao teatro, ao jardim e à casa de verão.

Troca a companhia dos filósofos e dos senadores graves pela dos espirituosos, galantes e beaux-esprits de sua corte, para ver se entre eles encontra verdadeira satisfação e felicidade.

Dá assim um grande passo para baixo: dos nobres prazeres do intelecto aos prazeres brutos dos sentidos. Contudo, se decidir fazer uma investigação completa, precisa bater a esta porta, pois grande parte da humanidade imagina ter encontrado aí o que ele procura.

I. Resolveu experimentar o que a alegria e os prazeres do engenho poderiam fazer. Seria feliz se divertisse continuamente a si e aos outros com histórias alegres, gracejos, provocações e brincadeiras?

E se reunisse todas as tiradas graciosas e engenhosas e respostas rápidas que pudesse inventar ou recolher, próprias para provocar risadas, e todos os disparates, erros grosseiros e tolices de que ouvisse falar, próprios para ridicularizar? Assim poderia manter-se sempre bem-humorado.

  1. A experiência que fez (v. 1): “Ao descobrir que em muita sabedoria há muita dor e que os sérios tendem à melancolia, eu disse em meu coração”, isto é, ao meu coração: “Vamos, agora te provarei com alegria; verei se isso te dará satisfação.”

Nem seu temperamento nem sua condição exterior tinham algo que o impedisse de alegrar-se. Ambos, como todas as demais vantagens, favoreciam a alegria. Por isso, resolveu arrendar por algum tempo esse modo de viver e disse: “Desfruta o prazer e sacia-te dele; deixa de lado as preocupações e decide ser alegre.”

Uma pessoa pode ser alegre sem possuir nenhuma das coisas esmeradas que ele reuniu para divertir-se. Muitos pobres são muito alegres; a alegria dos mendigos num celeiro chegou a ser proverbial.

A alegria diverte a imaginação e, embora fique aquém dos prazeres sólidos das faculdades racionais, ainda assim é preferível aos prazeres meramente carnais e sensuais.

Alguns distinguem o homem dos animais não só como animal rationale, animal racional, mas também como animal risibile, animal capaz de rir. Por isso, quem disse à sua alma “Descansa, come e bebe” acrescentou: “E alegra-te”, pois comer e beber tinham esse fim.

“Experimenta, portanto”, diz Salomão, “rir e engordar, rir e ser feliz.”

  1. O julgamento que fez dessa experiência: “Eis que também isso é vaidade”, como tudo o mais. Não produz verdadeira satisfação, v. 2.

“Eu disse do riso: É loucura, ou: Tu és louco; portanto, nada quero contigo.” E da alegria, isto é, de todos os jogos, recreações e tudo o que alega divertir: “Que faz ela?” Ou: “Que fazes tu?”

A alegria inocente, usada com sobriedade, na ocasião apropriada e com moderação, é boa: prepara para o trabalho e ajuda a suavizar os esforços e desgostos da vida humana. Mas, quando é excessiva e imoderada, torna-se tola e infrutífera.

(1.) Não traz benefício: “Que faz ela?” Cui bono, isto é, para que serve? Não consegue aquietar a consciência culpada, nem mesmo aliviar o espírito entristecido. Nada é mais desagradável que cantar para um coração abatido.

Não satisfaz a alma nem lhe dá contentamento verdadeiro. É apenas um paliativo para os males deste tempo presente. Uma grande gargalhada costuma terminar em suspiro.

(2.) Causa muito prejuízo: “É loucura”, isto é, enlouquece as pessoas e as leva a muitos atos indecorosos que trazem descrédito à sua razão e à sua religião. São loucos os que se entregam a ela, pois afasta o coração de Deus e das coisas divinas e, imperceptivelmente, corrói a força da religião.

Os que gostam de estar sempre alegres esquecem a seriedade. Enquanto tomam o tamborim e a harpa, dizem ao Todo-Poderoso: “Aparta-te de nós”, Jó 21:12, 14.

Podemos, como Salomão, provar-nos pela alegria e julgar o estado de nossa alma por esta pergunta: como nos relacionamos com ela? Podemos ser alegres e sábios? Podemos usá-la como tempero, sem fazer dela o alimento?

Não precisamos, porém, experimentar como Salomão se a alegria pode tornar-se nossa felicidade; podemos confiar em seu testemunho: “É loucura” e “Que faz ela?”

O riso e o prazer, diz Sir William Temple, vêm de diferentes disposições da mente: assim como as pessoas não se inclinam a rir daquilo que mais lhes agrada, assim também sentem muito pouco prazer em muitas coisas de que riem.

II. Não encontrando felicidade no que agradava à imaginação, decidiu em seguida experimentar o que agradaria ao paladar, v. 3. Como o conhecimento da criatura não o satisfizera, quis ver o que resultaria do uso generoso delas: “Procurei em meu coração entregar-me ao vinho”, isto é, à boa comida e à boa bebida.

Muitos se entregam a essas coisas sem consultar de modo algum o coração, sem olhar além da mera satisfação do apetite sensual. Salomão, porém, tratou o assunto racionalmente, como ser humano, de modo crítico e apenas para fazer uma experiência. Observe:

  1. Não consentiu em tomar liberdade alguma no uso dos prazeres dos sentidos até cansar-se dos estudos rigorosos. Antes do aumento de sua tristeza, nunca pensara em entregar-se ao vinho.

Depois de consumirmos nossas forças fazendo o bem, podemos nos revigorar com maior conforto mediante os dons da generosidade divina. Os prazeres dos sentidos são usados corretamente quando os usamos como revigorantes, apenas quando precisamos deles; assim Timóteo bebia vinho por causa da saúde, 1 Timóteo 5:23.

“Pensei em atrair minha carne com vinho”, como diz a margem, ou para o vinho. Os que se viciaram na bebida precisaram, no começo, forçar a si mesmos: atraíram a carne para ela e por meio dela. Deveriam, porém, lembrar-se das misérias para as quais assim se arrastam.

  1. Naquele momento, via isso como insensatez e se entregou a ela com relutância. Paulo também chamou de fraqueza o ato de recomendar a si mesmo e pediu que o suportassem em sua loucura, 2 Coríntios 11:1.

Salomão procurou lançar mão da insensatez para ver até que ponto ela poderia contribuir para a felicidade humana, mas quase levou a brincadeira longe demais, como costumamos dizer. Decidiu que ela não se apoderaria dele nem o dominaria: ele se apoderaria dela e a manteria à distância. Ainda assim, descobriu que era forte demais para ele.

  1. Ao mesmo tempo, zelou por familiarizar-se com a sabedoria e por conduzir-se prudentemente no uso dos prazeres, para que não lhe causassem prejuízo nem o tornassem incapaz de julgá-los adequadamente.

Quando atraiu sua carne com vinho, conduziu o coração com sabedoria, como diz a palavra. Continuou a buscar conhecimento, não se transformou em beberrão nem se tornou escravo dos prazeres. Seus estudos e banquetes serviam de contraste uns aos outros; testou se a mistura de ambos lhe daria a satisfação que não encontrara em nenhum deles isoladamente.

Era essa a intenção de Salomão, mas descobriu que tudo era vaidade. Quem pensa entregar-se ao vinho e ainda assim familiarizar o coração com a sabedoria talvez se engane tanto quanto quem pensa servir tanto a Deus quanto a mamom.

O vinho é escarnecedor, um grande embuste. Será impossível a qualquer pessoa dizer que só se entregará a ele até determinado ponto, sem ir além.

  1. Seu objetivo não era satisfazer o apetite, mas descobrir em que consiste a felicidade humana. Como o vinho alegava oferecer essa felicidade, precisava ser experimentado entre as demais coisas.

Observe como ele descreve a felicidade humana: é o bem que os filhos dos homens devem fazer debaixo do céu durante todos os seus dias.

(1.) O que devemos investigar não é tanto o bem que devemos receber, pois podemos deixar isso a Deus, mas o bem que devemos fazer. Esse deve ser nosso zelo. “Bom Mestre, que boa coisa farei?” Nossa felicidade não consiste na ociosidade, mas em agir corretamente e ocupar-nos bem. Se fizermos o que é bom, sem dúvida teremos o conforto e o louvor correspondentes.

(2.) É um bem a ser feito debaixo do céu, enquanto estamos neste mundo, enquanto é dia e dura o tempo de agir. Este é nosso estado de trabalho e serviço; é no outro mundo que devemos esperar a recompensa. Para lá nossas obras nos seguirão.

(3.) Deve ser feito durante todos os dias da vida. Precisamos perseverar até o fim na prática do bem, enquanto dura o tempo de agir, pelo número dos dias de nossa vida, como diz a margem. Aquele em cuja mão estão nossos tempos nos fixou os dias da vida, e todos devem ser empregados conforme sua direção.

Entretanto, entregar-se alguém ao vinho na esperança de descobrir nele a melhor maneira de viver neste mundo foi um absurdo pelo qual Salomão, ao refletir, se condena. Será possível que esse seja o bem que as pessoas devem fazer? Não; é claramente muito mau.

III. Percebendo logo que era insensatez entregar-se ao vinho, experimentou em seguida os divertimentos e passatempos mais caros dos príncipes e grandes homens. Tinha uma renda imensa: as receitas da coroa eram muito elevadas, e ele as gastava do modo que mais agradasse ao próprio gosto e lhe conferisse grandeza.

  1. Dedicou-se muito às construções, tanto na cidade quanto no campo. Depois de gastar tanto, no início do reinado, para construir uma casa para Deus, era mais desculpável que, mais tarde, satisfizesse seu próprio gosto construindo para si.

Começou o trabalho pela parte certa (Mateus 6:33), ao contrário do povo (Ageu 1:4), que revestia suas casas enquanto a de Deus permanecia em ruínas. Assim, seu trabalho prosperou.

Ao construir, desfrutou o prazer de empregar os pobres e beneficiar a posteridade. Lemos sobre as construções de Salomão (1 Reis 9:15-19): todas eram grandes obras, à altura de sua riqueza, de seu ânimo e de sua elevada dignidade.

Veja seu engano: perguntara quais boas obras deveria fazer (v. 3), mas, ao buscar resposta, dedicou-se a grandes obras. As boas obras são, de fato, verdadeiramente grandes; contudo, muitas obras consideradas grandes estão longe de ser boas: obras maravilhosas que não são obras da graça, Mateus 7:22.

  1. Passou a amar os jardins, que para alguns são tão fascinantes quanto construir. Plantou vinhas, favorecidas pelo solo e pelo clima da terra de Canaã; fez para si jardins esmerados e pomares (v. 5). Talvez a arte da jardinagem não fosse de modo algum inferior à de hoje.

Tinha não apenas bosques de árvores destinadas à madeira, mas árvores frutíferas de toda espécie, que ele próprio plantara. Se algum trabalho deste mundo pudesse proporcionar felicidade a alguém, certamente seria aquele em que Adão se ocupava enquanto vivia em inocência.

  1. Gastou muito dinheiro em obras hidráulicas, açudes e canais, não por recreação e diversão, mas por utilidade: para regar o bosque que produz árvores (v. 6). Não se limitou a plantar: regou também e deixou a Deus o aumento.

As fontes de água são grandes bênçãos (Josué 15:19); onde a natureza as oferece, porém, a arte deve dirigi-las para torná-las úteis, Provérbios 21:1.

  1. Aumentou sua família. Quando planejou realizar grandes obras, precisou empregar muitas mãos; por isso, adquiriu servos e servas com seu dinheiro. Desses servos, teve outros nascidos em sua casa, v. 7. Assim, seu séquito cresceu e sua corte pareceu mais magnífica. Veja Esdras 2:58.

  2. Não negligenciou as atividades rurais. Elas tanto o divertiam quanto o enriqueciam, e nem os estudos nem os prazeres o afastavam delas. Possuía numerosos animais grandes e pequenos, manadas e rebanhos, como seu pai antes dele (1 Crônicas 27:29, 31). Não esquecia que, no começo, seu pai cuidava de ovelhas.

Quem lida com animais não deve desprezar esse trabalho nem cansar-se dele. Lembre-se de que Salomão incluiu a posse de rebanhos entre suas grandes obras e seus prazeres.

  1. Tornou-se muito rico e não empobreceu com as construções e os jardins, como acontece a muitos, que só por esse motivo se arrependem deles e os chamam de vaidade e aflição. Salomão distribuía e, ainda assim, aumentava suas riquezas.

Encheu o tesouro de prata e ouro, mas não os deixou parados ali: fez com que circulassem pelo reino, de modo que em Jerusalém a prata se tornou tão comum quanto as pedras (1 Reis 10:27).

Ou melhor, possuía a segullah, o tesouro peculiar dos reis e das províncias, mais estimado que a prata e o ouro por sua riqueza e raridade. Reis vizinhos e províncias distantes de seu próprio império enviavam-lhe seus presentes mais preciosos para obter seu favor e os ensinamentos de sua sabedoria.

  1. Tinha tudo o que encanta e diverte: toda espécie de melodia e música, vocal e instrumental, cantores e cantoras, as melhores vozes que pôde reunir e todos os instrumentos de sopro e de banda então em uso.

Seu pai tinha talento para a música, mas parece tê-lo empregado mais a serviço da devoção do que o filho, que a usava mais para divertir-se.

Essas coisas são chamadas deleites dos filhos dos homens, pois a maioria das pessoas deposita seu afeto nas satisfações dos sentidos e nelas encontra seu maior prazer. Os deleites dos filhos de Deus são de natureza bem diversa: puros, espirituais e celestiais, e são os deleites dos anjos.

  1. Desfrutou, mais que qualquer outro homem, de uma combinação simultânea de prazeres racionais e sensíveis. Nesse aspecto, era grande e se engrandeceu mais que todos os seus predecessores: permaneceu sábio em meio a mil prazeres terrenos. Era algo extraordinário, nunca visto antes:

(1.) Seus prazeres não corromperam seu juízo nem sua consciência. Em meio a todos esses divertimentos, sua sabedoria permaneceu com ele, v. 9. No meio de tantos deleites infantis, conservou o ânimo viril, o domínio da própria alma e o governo da razão sobre os apetites sensíveis.

Seu estoque de sabedoria era tão vasto que esse modo de vida não o esgotou nem prejudicou, como teria acontecido com qualquer outro homem.

Que ninguém, porém, se sinta encorajado por isso a soltar as rédeas dos apetites, supondo que possa fazê-lo e conservar a sabedoria. Ninguém possui uma sabedoria tão forte quanto a de Salomão.

Ou melhor, o próprio Salomão estava enganado: como sua sabedoria permaneceu com ele quando abandonou sua religião a ponto de construir altares a deuses estrangeiros para agradar às esposas estrangeiras?

Sua sabedoria permaneceu com ele ao menos neste sentido: era senhor dos próprios prazeres, não escravo deles, e preservou a capacidade de julgá-los. Entrou no território inimigo não como desertor, mas como espião, para descobrir a nudez daquela terra.

(2.) Contudo, seu juízo e sua consciência não refrearam os prazeres nem o impediram de extrair a própria quintessência dos deleites dos sentidos, v. 10.

Poder-se-ia objetar à sua avaliação que, se sua sabedoria permanecera com ele, não poderia ter tomado a liberdade necessária para conhecer plenamente os prazeres por experiência.

“Sim, e ainda”, disse ele, “tomei tanta liberdade quanto qualquer homem poderia tomar. Tudo o que meus olhos desejaram, não lhes neguei, desde que pudesse obtê-lo por meios lícitos, por mais difícil ou caro que fosse.”

“Assim como não privei meu coração de alegria alguma que desejasse, também não privei meu coração de alegria alguma. Com um non-obstante, isto é, com pleno exercício da minha sabedoria, saboreei intensamente meus prazeres, apreciando-os e desfrutando-os tanto quanto qualquer epicurista.”

Não havia nada nas circunstâncias de sua vida nem em seu temperamento que azedasse ou amargasse tais prazeres ou os misturasse a algum dissabor. Em resumo:

[1.] Tinha em seu trabalho tanto prazer quanto alguém jamais teve: “Meu coração se alegrou em todo o meu trabalho.” Assim, o esforço e o cansaço da atividade não diminuíam seus prazeres.

[2.] Não teve menos lucro por seu trabalho. Nenhuma decepção nele o perturbou: “Essa foi minha porção de todo o meu trabalho.” A todos os demais prazeres acrescentava-se este: neles não só via, mas também comia o fruto do trabalho de suas mãos. Era tudo o que tinha, pois, de fato, era tudo o que podia esperar do trabalho.

Desfrutar o sucesso tornava o trabalho mais agradável, e saber que os prazeres vinham desse trabalho tornava-os mais agradáveis. Considerando tudo, certamente era tão feliz quanto o mundo poderia fazê-lo.

  1. Temos, por fim, o juízo que ele fez deliberadamente de tudo isso, v. 11. Quando o Criador concluiu suas grandes obras, examinou-as, e eis que tudo era muito bom; tudo lhe agradava.

Salomão, porém, examinou todas as obras que suas mãos haviam realizado com máximo custo e zelo e todo o esforço com que procurara alcançar conforto e felicidade. Nada correspondeu às expectativas: eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

Não encontrou satisfação nem vantagem alguma. Nada havia de proveitoso debaixo do sol, nem nas atividades nem nos prazeres deste mundo.

Versículos 12 a 16

Superioridade da Sabedoria à Insensatez.

Salomão já havia experimentado a satisfação encontrada primeiro no saber e depois nos prazeres dos sentidos, e também havia reunido os dois. Aqui os compara e pronuncia seu juízo a respeito deles.

I. Dispõe-se a considerar tanto a sabedoria quanto a insensatez. Já as examinara antes (Eclesiastes 1:17), mas, para que não se pense que julgou depressa demais, volta a observá-las. Quer ver se, olhando-as uma segunda vez e refletindo de novo, poderia encontrar na busca mais satisfação do que na primeira tentativa.

Estava cansado dos prazeres e, enjoado deles, voltou-lhes as costas para dedicar-se outra vez à reflexão. Se, depois dessa nova audiência da causa, o veredicto continuar o mesmo, o julgamento certamente será decisivo.

Pois o que poderá fazer o homem que vier depois do rei? Ainda mais depois de um rei que tinha tantos recursos deste mundo para realizar a experiência e tanta sabedoria para conduzi-la. Não é preciso repetir uma experiência que fracassou.

Ninguém pode esperar encontrar mais satisfação no mundo do que Salomão encontrou nem obter entendimento mais profundo dos princípios morais. Depois de fazer tudo o que pode, uma pessoa ainda se vê diante daquilo que já foi feito. Aprendamos:

  1. A não nos entregar à pretensão tola de que podemos melhorar o que outros já fizeram bem. Consideremos os outros superiores a nós e reflitamos como somos pouco aptos a aperfeiçoar as realizações de mentes e mãos melhores que as nossas. Antes, reconheçamos o quanto lhes devemos, João 4:37, 38.

  2. A aceitar o juízo de Salomão sobre as coisas deste mundo, sem pensar em repetir a experiência. Nunca poderemos contar com vantagens como as dele para fazê-la, nem com a mesma dedicação mental e tão pouco perigo para nós mesmos.

II. Dá à sabedoria preferência muito acima da insensatez. Ninguém o entenda mal, como se, ao falar da vaidade do saber humano, tivesse o desígnio de apenas divertir as pessoas com um paradoxo ou escrever, como fez certa vez um grande homem de espírito, Encomium moriæ, um panegírico em louvor da loucura.

Não: ele defende verdades sagradas e, por isso, zela para não ser mal interpretado. “Logo percebi”, diz ele, “que há na sabedoria uma excelência acima da insensatez, assim como a luz é superior às trevas.”

Os prazeres da sabedoria, embora não bastem para tornar as pessoas felizes, ainda assim superam imensamente os prazeres do vinho. A sabedoria ilumina a alma com descobertas surpreendentes e orientações necessárias para seu correto governo.

A sensualidade, que parece ser especialmente a insensatez a que ele se refere, obscurece e eclipsa a mente: é como trevas para ela. Apaga os olhos das pessoas, faz com que tropecem no caminho e se desviem dele.

Ou, embora a sabedoria e o conhecimento não possam tornar uma pessoa feliz, pois Paulo mostra um caminho mais excelente que os dons, a graça, ainda assim é muito melhor possuí-los do que não os ter, quanto à segurança, ao conforto e à utilidade presentes.

“Os olhos do sábio estão em sua cabeça” (v. 14), onde devem estar, prontos para identificar tanto os perigos que precisa evitar quanto as oportunidades que deve aproveitar. O sábio não precisa procurar a razão na hora de usá-la: olha ao redor com perspicácia e sabe tanto onde pisar quanto onde parar.

Já “o tolo anda nas trevas” e constantemente se vê perdido ou em dificuldade: ou está desorientado, sem saber por onde seguir, ou embaraçado, sem conseguir avançar.

A pessoa prudente e ponderada controla os próprios negócios e age com decoro e segurança, como quem anda de dia. A pessoa precipitada, ignorante e embrutecida comete erros sem cessar e se lança de um precipício a outro. Seus projetos e acordos são todos insensatos e arruínam seus negócios. Por isso, adquira sabedoria, adquira entendimento.

III. Ainda assim, sustenta que, no tocante à felicidade e à satisfação duradouras, a sabedoria deste mundo dá muito pouca vantagem à pessoa. Pois:

  1. Sábios e tolos têm o mesmo destino. “É verdade que o sábio leva grande vantagem sobre o tolo quanto à previsão e à compreensão. No entanto, mesmo as maiores probabilidades falham tantas vezes que percebi, por experiência própria, que um mesmo desfecho sobrevém a todos eles (v. 14).”

“Os que mais se precavêm em relação à saúde adoecem tão depressa quanto os que menos se cuidam, e os mais desconfiados são iludidos.” Davi observara que os sábios morrem e sofrem a mesma calamidade comum ao tolo e ao homem grosseiro, Salmos 49:10. Veja Eclesiastes 9:11.

Ou melhor, há muito se observa que a fortuna favorece os tolos e que os homens de entendimento limitado muitas vezes são os que mais prosperam, enquanto os maiores planejadores fazem para si as piores previsões. A mesma doença e a mesma espada devoram sábios e tolos.

Salomão aplica a si essa observação humilhante (v. 15), para que, embora fosse sábio, não se gloriasse na sabedoria. Disse ao próprio coração, quando este começou a orgulhar-se ou a sentir-se seguro: “Como acontece ao tolo, assim acontece a mim, até mesmo a mim.” No original, isso é expresso com ênfase: “Assim, quanto a mim, acontece a mim.”

“Sou rico? Também o são muitos Nabais que vivem com tanto luxo quanto eu. Um tolo adoece ou sofre uma queda? Eu também, até mesmo eu; nem meus bens nem minha sabedoria me protegerão. E por que, então, fui mais sábio? Por que eu me esforçaria tanto para adquirir sabedoria, se nesta vida ela me servirá de tão pouco? Então disse em meu coração que isso também é vaidade.”

Alguns entendem essa última frase como correção do que ele dissera antes, à maneira de Salmos 77:10: “Eu disse: Esta é minha enfermidade; é insensatez minha pensar que sábios e tolos estejam no mesmo nível.”

Mas, de fato, parecem estar no mesmo nível quanto ao desfecho. Portanto, trata-se antes de confirmação do que ele dissera: um homem pode ser profundo filósofo e político e, ainda assim, não ser feliz.

  1. Sábios e tolos são igualmente esquecidos (v. 16): “Não há lembrança do sábio maior que a do tolo.” Aos justos é prometido que serão lembrados para sempre, que sua memória será abençoada e que logo brilharão como as estrelas.

Não há, porém, promessa semelhante de que a sabedoria deste mundo perpetue o nome de alguém. Só permanecem os nomes escritos no céu; os nomes dos sábios deste mundo, como os dos seus tolos, são escritos no pó.

Tudo o que existe agora será esquecido nos dias futuros. Aquilo de que muito se falava numa geração, na seguinte parece nunca ter existido. Pessoas e coisas novas afastam até a lembrança das antigas, que logo passam a ser vistas com desprezo e, por fim, ficam inteiramente sepultadas no esquecimento.

“Onde está o sábio?” “Onde está o disputador deste mundo?” 1 Coríntios 1:20. Por isso ele pergunta: “Como morre o sábio? Como o tolo.”

Há grande diferença entre a morte de uma pessoa piedosa e a de uma perversa, mas não entre a morte de um sábio e a de um tolo. O tolo é sepultado e esquecido (Eclesiastes 8:10), e ninguém se lembrou do pobre que, por sua sabedoria, libertou a cidade (Eclesiastes 9:15).

Assim, para ambos, o túmulo é uma terra de esquecimento. Depois de ficarem algum tempo fora da vista, sábios e eruditos também desaparecem da memória; surge uma nova geração que não os conheceu.

Versículos 17 a 26

Fontes de Insatisfação; O Uso Alegre da Abundância.

Os sábios sentem prazer em trabalhar. Estão em seu elemento quando se ocupam de seus negócios e reclamam quando lhes falta ocupação. Às vezes podem ficar cansados com o trabalho, mas não se cansam dele nem desejam abandoná-lo.

Seria de esperar, portanto, que aqui se encontrasse o bem que as pessoas devem fazer. Salomão, porém, também experimentou essa alternativa: depois da vida contemplativa e da vida de prazeres, voltou-se para a vida ativa.

Não encontrou nela mais satisfação do que nas outras; continua tudo sendo vaidade e aflição de espírito. É disso que trata nestes versículos. Observe:

I. Que trabalho ele experimentou: era trabalho debaixo do sol (vv. 17-20), ligado às coisas deste mundo, às coisas sublunares, às riquezas, honras e prazeres do tempo presente. Era o trabalho de um rei.

Existe um trabalho acima do sol, um trabalho perpétuo que é felicidade perpétua. O que fizermos em conformidade com ele, cumprindo a vontade de Deus como ela é cumprida no céu, e em busca dessa felicidade dará bom resultado. Não teremos motivo para odiar nem para desesperar desse trabalho.

Mas é do trabalho debaixo do sol, do esforço pelo alimento que perece (João 6:27; Isaías 55:2), que Salomão fala com tão pouca satisfação.

Era um tipo de trabalho melhor, não o dos que cortam lenha e tiram água, pois não seria tão estranho se as pessoas odiassem todo esse esforço. Era trabalho feito com sabedoria, conhecimento e equidade, v. 21.

Era uma atividade racional, relacionada ao governo do reino e à promoção de seus interesses. Conduzia-a conforme as orientações da sabedoria, do conhecimento natural e adquirido e da justiça. Era trabalho na mesa do conselho e nos tribunais.

Nele demonstrava sabedoria (v. 19), que supera o trabalho em que alguém só demonstra força. Os dons da mente, que nos aproximam dos anjos, superam os do corpo, que partilhamos com os animais.

Na condução dos negócios deste mundo, muitas pessoas procuram sobretudo mostrar-se sábias e conquistar a reputação de engenhosas, sensatas e dedicadas.

II. Sua desavença com esse trabalho. Logo se cansou dele.

  1. Odiou todo o seu trabalho porque não encontrou nele a satisfação que esperava. Depois de desfrutar por algum tempo suas casas esmeradas, jardins e obras hidráulicas, começou a enjoar deles e a desprezá-los.

Assim fazem as crianças: desejam muito um brinquedo e a princípio o amam; depois de brincar algum tempo, cansam-se, jogam-no fora e precisam de outro.

Isso não expressa o ódio piedoso a essas coisas, que é nosso dever, isto é, amá-las menos que a Deus e à religião (Lucas 14:26). Também não é o ódio pecaminoso, próprio da tolice de quem se cansa do lugar que Deus lhe deu e de suas tarefas.

É um ódio natural, resultante de ter-se saciado dessas coisas e de perceber que o decepcionaram.

  1. Fez seu coração desesperar-se de todo o seu trabalho (v. 20). Empenhou-se em convencer-se profundamente da vaidade dos negócios mundanos: eles não lhe trariam a vantagem nem a satisfação que antes esperara, iludindo a si mesmo.

Nosso coração reluta muito em abandonar a expectativa de grandes coisas vindas das criaturas. Precisamos dar a volta, seguir um caminho indireto, ao argumentar com ele para convencê-lo de que as coisas deste mundo não contêm aquilo que esperamos delas.

Tantas vezes perfuramos e escavamos esta terra à procura de uma rica mina de satisfação sem encontrar o menor sinal ou indício dela, sempre frustrados na busca. Não deveríamos enfim aquietar o coração e desistir de encontrá-la?

  1. Por fim, chegou a odiar a própria vida (v. 17), pois ela está sujeita a tantas labutas e perturbações e a uma sequência constante de decepções.

Deus dera a Salomão tamanha amplitude de coração e capacidades mentais tão vastas que ele sentia, mais que outros homens, como todas as coisas desta vida deixam insatisfeito e são incapazes de torná-lo feliz. A própria vida, tão preciosa ao ser humano e tão grande bênção para a pessoa boa, pode tornar-se um peso para a pessoa atarefada.

III. Os motivos de sua desavença com a vida e o trabalho. Duas coisas o cansaram deles:

  1. Seu trabalho exigia dele tamanho esforço: a obra que fizera debaixo do sol lhe era penosa, v. 17. Os pensamentos e preocupações que ela lhe trazia e a atenção intensa e contínua que exigia tornavam-se peso e fadiga, especialmente quando envelheceu.

Trata-se do efeito de uma maldição sobre aquilo com que trabalhamos. Nossa atividade é chamada “obra e esforço de nossas mãos” por causa da terra que o Senhor amaldiçoou (Gênesis 5:29), do enfraquecimento das faculdades com que trabalhamos e da sentença segundo a qual devemos comer o pão com o suor do rosto.

Nosso trabalho é chamado “aflição do coração” (v. 22). Para a maioria das pessoas, requer forçar-se a agir, tão natural é nosso amor ao descanso. A pessoa ocupada é descrita como inquieta tanto ao sair quanto ao voltar, v. 23.

(1.) Durante o dia, fica privada do prazer, pois todos os seus dias são tristeza: não apenas tristes, mas a própria tristeza, ou melhor, tristezas numerosas e variadas. Seu esforço, ou trabalho, ao longo do dia é dor.

Quem trabalha encontra repetidamente coisas que o afligem e lhe provocam ira ou tristeza. Os que tendem a irritar-se percebem que, quanto mais negócios têm no mundo, mais vezes se irritam. O mundo é um vale de lágrimas até para quem possui muito dele.

Diz-se que os trabalhadores estão sobrecarregados; por isso, são chamados a ir a Cristo para encontrar descanso, Mateus 11:28.

(2.) À noite, seu repouso é perturbado. Depois da agitação do dia, espera encontrar alívio ao deitar a cabeça no travesseiro, mas também nisso se decepciona. As preocupações mantêm seus olhos abertos; ou, se dorme, o coração permanece acordado e não descansa durante a noite.

Veja a tolice dos que se fazem escravos do mundo e não fazem de Deus seu descanso: nem de dia nem de noite podem ter sossego. Em suma, tudo é vaidade, v. 17. Isto em particular é vaidade (v. 19, 23); mais ainda, é vaidade e um grande mal, v. 21.

É grande ofensa a Deus e grande injúria a si mesmos; por isso, é um grande mal. Levantar cedo e deitar tarde em busca dos bens deste mundo é vaidade, pois esses bens nunca foram destinados a ser nosso bem supremo.

  1. Todos os ganhos de seu trabalho teriam de ser deixados a outros. A perspectiva de vantagem é a mola da ação e a espora da diligência; as pessoas trabalham porque esperam ganhar algo. Se essa esperança falha, o trabalho perde o vigor.

Por isso, Salomão teve desavença com todas as obras que fizera, suas grandes obras, pois não lhe trariam vantagem duradoura.

(1.) Precisaria deixá-las. Na morte, não poderia levá-las consigo, nem parte delas, e nunca mais voltaria a elas (Jó 7:10). A lembrança delas tampouco lhe faria bem, Lucas 16:25.

“Devo deixar tudo ao homem que virá depois de mim”, à geração que sucede aquela que passa. Assim como muitos vieram antes de nós, construíram as casas onde vivemos e realizaram compras e trabalhos cujos frutos recebemos, muitos virão depois e habitarão as casas que construímos e desfrutarão o fruto de nossas compras e trabalhos.

Nunca se perdeu uma terra por falta de herdeiro. Para uma alma piedosa, isso não é motivo algum de inquietação. Por que negar aos outros sua vez de desfrutar as coisas deste mundo? Não seria melhor alegrar-nos porque, após nossa partida, os que vierem se beneficiarão de nossa sabedoria e diligência?

Para uma mente mundana, porém, que busca nas criaturas a própria felicidade, pensar que deixará para trás o dinheiro tão amado e não sabe a quem é grande aflição.

(2.) Precisaria deixá-las a pessoas que nunca teriam se esforçado tanto por elas e que, por isso mesmo, se dispensarão de qualquer esforço. Quem reuniu os bens o fez trabalhando com sabedoria, conhecimento e equidade; quem os desfruta e talvez gaste não trabalhou por eles (v. 21) e, mais ainda, nunca trabalhará.

A abelha labuta para sustentar o zangão. Ou melhor, a herança torna-se uma armadilha para ele: é deixada como sua porção, na qual descansa e com a qual se contenta. É miserável por receber apenas isso como sua porção.

Se os bens não lhe tivessem chegado com tanta facilidade, quem sabe se não teria sido tanto trabalhador quanto religioso? Ainda assim, não devemos nos inquietar com isso: as coisas podem ocorrer de outro modo, e aquilo que foi bem adquirido pode chegar a alguém que o use bem e com ele faça o bem.

(3.) Não sabe a quem terá de deixar os bens, pois Deus designa os herdeiros, ou pelo menos não sabe que tipo de pessoa será o herdeiro: sábio ou tolo; um sábio que aumente os bens ou um tolo que os reduza a nada.

Mesmo assim, “ele governará todo o meu trabalho” e destruirá tolamente o que seu pai fez com sabedoria. É provável que Salomão escrevesse isso com grande sentimento, receoso de como Roboão se mostraria.

São Jerônimo, em seu comentário sobre esta passagem, aplica isso aos bons livros que Salomão escreveu e nos quais demonstrou sua sabedoria. Salomão não sabia, porém, em que mãos cairiam: talvez nas de um tolo que, conforme a perversidade do coração, faria mau uso do que fora bem escrito.

Em suma, pergunta (v. 22): “Que tem o homem de todo o seu trabalho?” O que lhe resta para si e para seu próprio uso? O que possui que o acompanhará ao outro mundo?

IV. O melhor uso dos bens deste mundo: empregá-los com alegria, desfrutar seu conforto e com eles fazer o bem. Assim Salomão conclui o capítulo, vv. 24-26. Nessas coisas não se encontra a verdadeira felicidade. Elas são vaidade; se delas se espera felicidade, a decepção produzirá aflição de espírito.

Ele, porém, nos mostrará como tirar delas o melhor proveito e evitar os inconvenientes que observou. Não devemos trabalhar em excesso, a ponto de, buscando mais, privar-nos do conforto daquilo que já temos.

Também não devemos acumular demais para o futuro nem perder o prazer de desfrutar nossos bens apenas para guardá-los para os que virão depois de nós; devemos primeiro aproveitar deles o que nos cabe. Observe:

  1. Qual é o bem aqui recomendado: o maior prazer e proveito que podemos esperar ou extrair do trabalho e dos ganhos deste mundo, e o máximo que podemos fazer para livrá-los da vaidade e da aflição que os acompanham.

(1.) Devemos cumprir nosso dever com eles e preocupar-nos mais em usar bem os bens, para os fins pelos quais nos foram confiados, do que em adquiri-los ou aumentá-los.

Isso está implícito no v. 26, onde se diz que só desfrutam o conforto desta vida os que são bons aos olhos de Deus e, novamente, bons diante de Deus, verdadeiramente bons, como Noé, a quem Deus viu como justo diante de si. Devemos manter Deus sempre diante de nós e empenhar-nos em tudo para obter sua aprovação.

A paráfrase caldaica diz que a pessoa deve levar a alma a desfrutar o bem guardando os mandamentos de Deus e andando nos caminhos retos diante dele. Deve também (v. 25) estudar as palavras da lei e preocupar-se com o grande dia do juízo vindouro.

(2.) Devemos desfrutar o conforto desses bens. Eles não tornam a alma feliz; todo o bem que deles podemos receber diz respeito ao corpo. Mas, se os usarmos para sustentá-lo com conforto, a fim de que esteja apto a servir à alma e acompanhá-la no serviço de Deus, terão bom resultado.

Portanto, quanto a essas coisas, nada é melhor para a pessoa que consentir em fazer um uso sóbrio e alegre delas, conforme sua posição e condição. Pode tirar delas comida e bebida para si, a família e os amigos, dar prazer aos sentidos e fazer a alma desfrutar o bem, todo o bem que essas coisas podem proporcionar.

Não perca esse bem em busca de outro que elas não podem proporcionar. Observe, porém: Salomão não quer que abandonemos o trabalho e descansemos para comer e beber. Não: devemos encontrar prazer no nosso trabalho.

Devemos usar essas coisas não como desculpa para deixar os negócios deste mundo, mas como incentivo para neles agir com diligência e alegria.

(3.) Devemos reconhecer Deus nisso e perceber que tudo vem de sua mão. Isto significa:

[1.] Os próprios bens que desfrutamos vêm dele. Não são apenas produtos de seu poder criador, mas presentes de sua generosidade providencial para conosco.

Tornam-se verdadeiramente agradáveis quando os recebemos da mão de Deus como Pai, percebemos sua sabedoria em dar-nos o que mais nos convém, aceitamos sua escolha, provamos seu amor e sua bondade, saboreamos esse amor e essa bondade e lhe agradecemos por eles.

[2.] Também vem dele o coração capaz de desfrutá-los: esse é um dom da graça de Deus. Se ele não nos der sabedoria para usar corretamente o que sua providência nos concedeu, juntamente com paz de consciência para reconhecermos seu favor nos sorrisos do mundo, não conseguiremos fazer nossa alma desfrutar neles bem algum.

  1. Por que devemos ter isso em vista ao conduzir nossa vida neste mundo e buscá-lo em Deus.

(1.) Porque o próprio Salomão, com todas as suas posses, não poderia ter alvo maior nem desejar coisa melhor (v. 25): “Quem pode apressar-se a alcançar isso mais que eu? Era isso que eu ambicionava; nada mais desejava. Mesmo os que têm pouco em comparação comigo podem alcançar isso: contentar-se com o que têm e desfrutar o bem que lhes proporciona.”

Contudo, Salomão não poderia alcançá-lo por sua própria sabedoria, sem a graça especial de Deus. Por isso, orienta-nos a esperá-lo da mão divina e a pedir-lhe isso em oração.

(2.) Porque as riquezas são bênção ou maldição para alguém conforme possua ou não um coração capaz de usá-las bem.

[1.] Deus as torna recompensa para a pessoa boa se, junto com elas, lhe concede sabedoria, conhecimento e alegria, para que as desfrute com satisfação e as reparta caridosamente com os outros.

Aos que são bons aos olhos de Deus, têm bom espírito, são honestos e sinceros, respeitam seu Deus e se preocupam sinceramente com toda a humanidade, ele dará sabedoria e conhecimento neste mundo e alegria com os justos no mundo vindouro; assim diz a paráfrase caldaica.

Ou lhes dará sabedoria e conhecimento nas coisas naturais, morais, políticas e divinas, que lhes serão fonte constante de alegria e prazer.

[2.] Ele as torna castigo para a pessoa má se lhe nega um coração capaz de desfrutar seu conforto, pois as riquezas apenas a frustram e a tiranizam.

Ao pecador, Deus dá trabalho penoso, deixando-o entregue a si mesmo e aos próprios conselhos insensatos, para juntar e amontoar aquilo que, para ele, será não só um peso como barro espesso (Habacuque 2:6), mas testemunhará contra ele e consumirá sua carne como fogo (Tiago 5:3).

Ao passo que Deus tem o desígnio, por sua providência que se sobrepõe, de entregá-lo àquele que é bom diante dele. Pois os bens do pecador estão guardados para o justo e reunidos para quem terá piedade dos pobres. Repare:

Primeiro, a piedade acompanhada de contentamento é grande ganho. Só têm verdadeira alegria os que são bons aos olhos de Deus e a recebem dele e nele.

Segundo, a impiedade costuma ser castigada com descontentamento e cobiça insaciável, pecados que trazem em si seu próprio castigo.

Terceiro, quando Deus dá abundância aos perversos, tem o desígnio de obrigá-los a ceder seus bens em favor dos filhos dele, quando estes alcançam a idade e estão prontos para recebê-los. Assim, os cananeus conservaram a posse da boa terra até chegar o tempo designado para Israel entrar nela.

[3.] O refrão continua o mesmo: isso também é vaidade e aflição de espírito. Mesmo para a pessoa boa, na melhor das hipóteses, é vaidade: ainda que receba tudo o que o pecador acumulou, isso não a fará feliz sem algo mais.

Para o pecador, porém, é aflição de espírito ver que aquilo que juntou é desfrutado por alguém bom aos olhos de Deus e, portanto, mau aos seus próprios olhos. Assim, de qualquer modo que se considere a questão, a conclusão permanece firme: tudo é vaidade e aflição de espírito.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra