Matthew Henry

Deuteronômio 9

Argumento

O propósito de Moisés neste capítulo é convencer o povo de Israel de que era totalmente indigno de receber de Deus os grandes favores que estavam prestes a ser concedidos, escrevendo isso, por assim dizer, em letras maiúsculas no alto da carta de concessão deles: “Não é por vossa causa, seja-vos isto sabido”, Ezequiel 36:32.

I. Ele lhes assegura a vitória sobre os inimigos deles, vv. 1-3.

II. Ele os adverte para que não atribuam o sucesso ao próprio mérito, mas à justiça de Deus, que se voltava contra os inimigos deles, e à fidelidade de Deus para com os pais deles, vv. 4-6.

III. Para deixar claro que não tinham razão para se gabar da própria justiça, ele menciona as falhas deles, mostra a Israel as suas transgressões e à casa de Jacó os seus pecados. Em geral, haviam sido, durante todo o tempo, um povo que provocava a Deus, vv. 7-24. Em particular:

  1. No caso do bezerro de ouro, cuja história ele relata extensamente, vv. 8-21.

  2. Ele menciona alguns outros casos da rebelião deles, vv. 22-23.

  3. E, no v. 25, volta a falar da intercessão que tinha feito por eles em Horebe, para impedir que fossem destruídos por causa do bezerro de ouro.

Versículos 1 a 6

A Vitória Prometida. (a.C. 1451.)

A chamada de atenção (v. 1), “Ouve, ó Israel”, indica que este era um novo discurso, feito algum tempo depois do anterior, provavelmente no sábado seguinte.

I. Moisés apresenta ao povo o poder temível dos inimigos que estavam prestes a enfrentar, v. 1. As nações que os israelitas deveriam desalojar eram mais poderosas que eles; não eram uma turba rude e indisciplinada, como os nativos da América, que podiam facilmente ser tomados como presa.

Se os cercassem, encontrariam cidades bem fortificadas, de acordo com a arte da fortificação daquele tempo; se os enfrentassem em campo aberto, encontrariam um povo de grande porte e alta estatura, contra o qual, segundo a fama geral, ninguém conseguia resistir, v. 2.

Essa descrição é quase igual à que os espias perversos haviam feito (Números 13:28, 33), mas tinha uma intenção muito diferente: a descrição deles pretendia afastar os israelitas de Deus e desanimar a esperança que depositavam nele; a de Moisés, porém, pretendia levá-los a Deus e fortalecer essa esperança, pois só o poder todo-poderoso poderia protegê-los e fazê-los prosperar.

II. Ele lhes assegura a vitória, pela presença de Deus com eles, apesar da força do inimigo, v. 3.

“Entendam, portanto, em que vocês devem confiar para ter sucesso e para onde devem olhar; é o Senhor, seu Deus, quem vai adiante de vocês, não só como capitão ou comandante-chefe, para dar instruções, mas também como fogo consumidor, para executar juízo contra eles. Observe: ele os destruirá, e então vocês os expulsarão.”

“Vocês não poderão expulsá-los se ele não os destruir e derrubar. Mas ele não os destruirá nem os derrubará se vocês não se empenharem seriamente em expulsá-los.”

Devemos nos empenhar dependendo da graça de Deus, e teremos essa graça se nos empenharmos.

III. Ele os adverte para que não alimentem o menor pensamento sobre a própria justiça, como se ela lhes tivesse obtido esse favor da parte de Deus:

“Não diga: por causa da minha justiça (seja pelo meu bom caráter, seja como recompensa por algum bom serviço), o Senhor me trouxe para possuir esta terra (v. 4); nunca pense que é por causa da sua justiça ou da retidão do seu coração, nem em consideração à sua boa conduta ou índole”, v. 5.

E isso é enfatizado novamente (v. 6), pois é difícil livrar as pessoas da presunção do próprio mérito, mas é muito necessário fazê-lo:

Entenda (saiba, creia e considere) que o Senhor, seu Deus, não lhe dá esta terra por causa da sua justiça. Se você tivesse entrado nela sob essa condição, teria ficado excluído dela para sempre, pois você é um “povo de dura cerviz”.

Repare: assim como a posse da Canaã celestial deve ser atribuída ao poder de Deus, e não à nossa própria força, assim também deve ser atribuída à graça de Deus, e não ao nosso mérito. Em Cristo temos tanto justiça quanto força; portanto, devemos nos gloriar nele, não em nós mesmos nem em qualquer suficiência nossa.

IV. Ele indica as verdadeiras razões pelas quais Deus quis tirar esta boa terra das mãos dos cananeus e dá-la a Israel. Essas razões dizem respeito à honra de Deus, não aos méritos de Israel:

  1. Deus será honrado ao destruir os idólatras. Eles são justamente vistos como pessoas que o odeiam e, por isso, ele os fará responder pela sua iniquidade.

É por causa da maldade dessas nações que Deus as expulsa, v. 4 e, novamente, v. 5. Todos os que Deus rejeita são rejeitados por sua própria maldade; mas ninguém que ele aceita é aceito por sua própria justiça.

  1. Deus será honrado ao cumprir a promessa feita aos que estão em aliança com ele. Deus jurou aos patriarcas, que o amaram e deixaram tudo para segui-lo, que daria esta terra à descendência deles. Por isso, manteria essa misericórdia prometida em favor de milhares dos que o amavam e guardavam os seus mandamentos; não permitiria que sua promessa falhasse.

Eles eram amados por causa dos pais deles, Romanos 11:28. Assim a jactância é para sempre excluída. Veja Efésios 1:9, 11.

Versículos 7 a 29

Advertências contra a Justiça Própria; Israel Lembrado das Suas Rebeliões. (a.C. 1451.)

Para que não tivessem motivo algum para pensar que Deus os havia trazido a Canaã por causa da justiça deles, Moisés mostra aqui que milagre de misericórdia foi não terem sido destruídos havia muito tempo, no deserto:

“Lembra-te e não te esqueças de como provocaste o Senhor, teu Deus” (v. 7); longe de conquistar o favor dele, muitas vezes você se expôs ao seu desagrado.

As provocações dos pais deles são aqui atribuídas a eles, pois, se Deus tivesse tratado os pais segundo os seus méritos, esta geração nunca teria existido, muito menos teria entrado em Canaã.

Somos propensos a esquecer nossas provocações, sobretudo quando já passou a dor da disciplina, e precisamos ser lembrados delas com frequência, para nunca presumirmos ter justiça própria.

Paulo parte da culpa de toda a humanidade para provar que não podemos ser justificados diante de Deus pelas nossas próprias obras, Romanos 3:19-20. Se nossas obras nos condenam, não nos justificarão. Observe:

  1. Eles foram um povo que provocava a Deus desde que saíram do Egito, v. 7. Durante quarenta anos inteiros, do começo ao fim, entristeceram a Deus e a Moisés.

É muito triste o retrato que Moisés lhes deixa ao se despedir: “Tendes sido rebeldes desde o dia em que vos conheci”, v. 24. Mal haviam se formado como povo, e já havia entre eles uma facção que se levantava contra Deus e seu governo em todas as ocasiões.

Embora a história de Moisés registre pouco mais do que os acontecimentos do primeiro e do último ano dos quarenta, ainda assim parece, por esse relato geral, que os anos restantes não foram muito melhores, mas foram uma provocação contínua.

  1. Mesmo em Horebe, fizeram um bezerro e o adoraram, v. 8, etc. Aquele pecado era tão hediondo e, por seus vários agravantes, tão excessivamente pecaminoso que os israelitas mereciam ser repreendidos por ele em toda ocasião.

Fizeram isso justamente no lugar em que receberam a lei que lhes proibia expressamente adorar a Deus por meio de imagens, enquanto o monte ainda ardia diante dos olhos deles e Moisés havia subido para trazer-lhes a lei por escrito. Desviaram-se depressa, v. 16.

  1. Deus se irou muito com eles por causa do pecado. Não pensem que Deus ignorou o mal que fizeram e lhes deu Canaã por causa do bem que havia entre eles.

Não: Deus havia decidido destruí-los (v. 8), poderia tê-lo feito facilmente e nada teria perdido com isso; até pediu a Moisés que o deixasse em paz para fazê-lo, v. 13, 14.

Isso mostrou quão hediondo era o pecado deles, pois Deus nunca se ira mais do que há motivo para se irar, ao contrário do que muitas vezes fazem os homens.

O próprio Moisés, apesar de ser amigo e favorecido por Deus, estremeceu diante da revelação da ira divina contra a impiedade e injustiça deles (v. 19): “Eu temia a ira do Senhor”, talvez não só por eles, mas também por si mesmo, Salmos 119:120.

  1. Com o pecado, eles haviam quebrado a aliança com Deus e perdido todos os seus privilégios. Moisés lhes mostrou isso ao quebrar as tábuas, v. 17.

Foi-lhes dada uma carta de divórcio e, a partir de então, poderiam com justiça ter sido abandonados para sempre; assim, sua boca certamente ficava fechada para alegar qualquer justiça própria.

Deus, na prática, havia renegado o povo quando disse a Moisés (v. 12): “Eles são o teu povo, não são meus, nem serão tratados como meus.”

  1. O próprio Arão caiu sob o desagrado de Deus por causa disso, embora fosse santo para o Senhor e tivesse sido levado a participar do pecado deles por surpresa ou terror: “O Senhor se irou muito contra Arão”, v. 20.

Nenhuma posição ou reputação pode proteger alguém da ira de Deus se essa pessoa participar das obras infrutíferas das trevas.

Arão, que deveria ter feito expiação por eles se a iniquidade pudesse ser removida por sacrifício e oferta, caiu ele próprio sob a ira de Deus. Isso mostra como pouco consideraram o que faziam ao envolvê-lo.

  1. Depois de muita dificuldade e longa insistência, o próprio Moisés conseguiu desviar a ira de Deus e impedir a ruína total do povo. Jejuou e orou durante todos os quarenta dias e quarenta noites antes de conseguir obter perdão para eles, v. 18.

Alguns pensam que foram dois períodos de quarenta dias (v. 25), pois a passagem diz: “como me prostrei antes”, ao passo que o propósito do primeiro período de quarenta dias era outro.

Outros pensam que houve apenas um período de quarenta dias, embora seja mencionado duas vezes (como também em Deuteronômio 10:10); mas isso bastava para fazê-los perceber quão grande era o desagrado de Deus e quão perto haviam estado de perder a vida.

Nisso se vê a grandeza da ira de Deus contra toda a humanidade: para desviá-la, não bastaria ninguém menos que o Filho de Deus, nem preço menor que o próprio sangue dele.

Moisés lhes conta aqui o essencial da intercessão que fez por eles. Teve de reconhecer a obstinação, a maldade e o pecado deles, v. 27.

O caráter deles era de fato mau: aquele que atuava como seu advogado não conseguia dizer nada de bom a respeito deles. Só podia alegar que Deus havia feito grandes coisas em favor deles, o que, na verdade, apenas agravava o crime (v. 26).

Também alegou que eram descendentes de bons antepassados (v. 27), argumento que poderia ter sido usado contra Moisés, pois tornava o caso pior, não melhor.

Por fim, alegou que os egípcios censurariam Deus se ele os destruísse, dizendo que era incapaz de completar a obra que havia iniciado em favor deles (v. 28). Esse argumento poderia ser facilmente rebatido: pouco importa o que os egípcios digam, enquanto os céus proclamam a justiça de Deus.

Assim, o fato de terem sido salvos da ruína naquele momento se devia unicamente à misericórdia de Deus e à insistência de Moisés, e não a algum mérito deles que pudesse ao menos atenuar sua ofensa.

  1. Para impressioná-los mais com a destruição que então estava prestes a cair sobre eles, Moisés descreve em detalhes a destruição do bezerro que tinham feito, v. 21.

Moisés chama o bezerro de pecado deles, talvez não só por ter sido o objeto do pecado, mas porque destruí-lo devia servir de testemunho contra o pecado e mostrar o que os próprios pecadores mereciam.

Os que o fizeram eram semelhantes a ele, e não teria sido injustiça pisoteá-los, reduzi-los a pó, consumi-los, dispersá-los e não deixar resto algum deles. Foi misericórdia infinita aceitar a destruição do ídolo em lugar da destruição dos idólatras.

  1. Mesmo depois desse grande livramento, em muitos outros casos provocaram o Senhor repetidas vezes.

Bastava nomear os lugares, pois seus nomes lembravam o pecado ou o castigo (v. 22): Taberá, “incêndio”, onde Deus pôs fogo entre eles por causa das murmurações; Massá, “tentação”, onde desafiaram o poder do Todo-Poderoso a ajudá-los; e Quibrote-Hataavá, “sepulturas dos cobiçosos”, onde as iguarias que cobiçaram se tornaram veneno para eles.

Depois desses lugares, a incredulidade e a desconfiança deles em Cades-Barneia teriam certamente completado a ruína dos israelitas se estes tivessem sido tratados segundo os próprios méritos. Moisés já lhes havia falado delas (Deuteronômio 1) e volta a mencioná-las aqui (v. 23).

Considerem tudo isso, e parecerá que qualquer favor que Deus viesse a lhes mostrar dali em diante — subjugando seus inimigos e dando-lhes posse da terra de Canaã — não era por causa da justiça deles.

É bom lembrarmos com frequência, em nosso próprio desfavor, os pecados passados, com pesar e vergonha, e rever os registros que a consciência guarda deles, para vermos quanto devemos à graça gratuita e reconhecermos humildemente que nunca merecemos da mão de Deus outra coisa senão ira e maldição.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra