Deuteronômio 8
Argumento
Moisés tinha encarregado os pais de inculcar nos filhos a palavra de Deus (Deuteronômio 6:7), repetindo com frequência as mesmas coisas, uma vez após outra.
E aqui ele próprio toma o mesmo método de instruir os israelitas como seus filhos, inculcando frequentemente os mesmos preceitos e cautelas, com os mesmos motivos ou razões para reforçá-los, a fim de que o que ouviam tantas vezes permanecesse com eles.
Neste capítulo Moisés lhes dá:
I. Exortações gerais à obediência, v. 1, 6.
II. Uma revisão das grandes coisas que Deus tinha feito por eles no deserto, como uma boa razão para a obediência, vv. 2-5, 15, 16.
III. Uma perspectiva da boa terra na qual Deus agora os introduziria, vv. 7-9.
IV. Uma cautela necessária contra as tentações de uma condição próspera, vv. 10-14, e 17, 18.
V. Um aviso claro das consequências fatais da apostasia contra Deus, v. 19, 20.
Versículos 1 a 9
Uma Ordem a Israel; o Retrospecto de Israel. (a.C. 1451.)
A ordem aqui dada a eles é a mesma de antes, guardar e cumprir todos os mandamentos de Deus. A obediência deles deve ser: 1. Cuidadosa: “Observar para cumprir.” 2. Universal: “Cumprir todos os mandamentos”, v. 1.
E, 3. Por um bom princípio, com respeito a Deus como o Senhor, e o Deus deles, e particularmente com um santo temor dele (v. 6), por reverência à sua majestade, submissão à sua autoridade e pavor da sua cólera.
Para levá-los a esta obediência, além das grandes vantagens dela, que ele põe diante deles (que viveriam e se multiplicariam, e tudo lhes iria bem, v. 1), ele os orienta:
I. A olhar para trás, para o deserto pelo qual Deus agora os trouxera: “Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou estes quarenta anos no deserto”, v. 2.
Agora que tinham atingido a maioridade e estavam entrando na sua herança, deviam ser lembrados da disciplina a que tinham estado sujeitos durante a sua menoridade e do método que Deus tomara para educá-los para si.
O deserto foi a escola em que estiveram durante quarenta anos internados e ensinados, sob tutores e curadores; e este era o momento de trazer tudo à lembrança.
Os acontecimentos destes últimos quarenta anos eram muito memoráveis e bem dignos de ser lembrados, muito úteis e proveitosos de ser lembrados, por produzirem um conjunto de razões para a obediência; e foram registrados de propósito para que fossem lembrados.
Assim como a festa da páscoa era um memorial da sua libertação do Egito, assim era a festa dos tabernáculos da sua passagem pelo deserto. Repare: É muito bom para nós lembrar todos os caminhos, tanto da providência quanto da graça de Deus, pelos quais ele nos guiou até aqui através deste deserto, para que sejamos levados a servi-lo e confiar nele com alegria. Aqui ergamos o nosso Ebenézer.
- Devem lembrar os apertos a que às vezes foram levados: (1.) Para a mortificação do seu orgulho; era para humilhá-los, para que não fossem exaltados acima da medida com a abundância de milagres que foram operados em favor deles, e para que não ficassem seguros e confiantes de estar em Canaã logo.
(2.) Para a manifestação da sua perversidade: para prová-los, para que eles e outros soubessem (pois o próprio Deus o sabia perfeitamente antes) tudo o que estava no coração deles, e vissem que Deus não os escolhera por coisa alguma neles que pudesse recomendá-los ao seu favor, pois todo o comportamento deles era rebelde e provocante.
Muitos mandamentos Deus lhes deu para os quais não teria havido ocasião se não tivessem sido conduzidos pelo deserto, como os relativos ao maná (Êxodo 16:28); e Deus assim os pôs à prova, como os nossos primeiros pais foram postos à prova pelas árvores do jardim, quanto a se guardariam ou não os mandamentos de Deus.
Ou Deus assim os provou quanto a se confiariam nas suas promessas, a palavra que ele ordenou a mil gerações, e, em dependência das suas promessas, obedeceriam aos seus preceitos.
- Devem lembrar os suprimentos que lhes foram sempre concedidos:
(1.) O próprio Deus teve cuidado particular da comida, do vestuário e da saúde deles; e que mais quereriam ter?
[1.] Tinham maná por comida (v. 3): Deus permitiu que tivessem fome, e então os alimentou com maná, para que a extremidade da sua falta tornasse o suprimento mais aceitável, e a bondade de Deus para com eles nisso mais notável. Deus muitas vezes rebaixa o seu povo, para ter a honra de ajudá-lo.
E assim o maná de consolações celestiais é dado aos que têm “fome e sede de justiça” (Mateus 5:6). À alma faminta toda coisa amarga é doce. Diz-se do maná que era uma espécie de comida que nem eles nem os seus pais conheciam. E o mesmo se repete no v. 16.
Se sabiam que existia uma tal coisa que caía às vezes com o orvalho naqueles países, como alguns pensam que sabiam, ainda assim nunca se soube que caísse em tão vastas quantidades, com tanta constância, e em todas as estações do ano, por tanto tempo, e somente nas proximidades de certo lugar.
Estas coisas foram totalmente miraculosas, e sem precedente; o Senhor criou uma coisa nova para o suprimento deles. E com isto lhes ensinou que o homem não vive só de pão.
Embora Deus tenha designado o pão para o fortalecimento do coração do homem, e ele seja ordinariamente feito o esteio da vida, ainda assim Deus pode, quando lhe apraz, ordenar amparo e nutrição sem ele, e fazer outra coisa, muito improvável, corresponder ao intento tão bem.
Poderíamos viver do ar se ele fosse santificado para esse uso pela palavra de Deus; pois os meios que Deus ordinariamente usa, a eles ele não está preso, mas pode cumprir os seus propósitos bondosos para com o seu povo sem eles.
Nosso Salvador cita esta escritura em resposta àquela tentação de Satanás, “Ordena que estas pedras sejam feitas pão.” “Que necessidade há disso?”, diz Cristo; “meu Pai celeste pode manter-me vivo sem pão”, Mateus 4:3, 4.
Que nenhum dos filhos de Deus desconfie do seu Pai, nem tome qualquer caminho pecaminoso e indireto para o suprimento das suas próprias necessidades; de um modo ou de outro, Deus proverá para eles no caminho do dever e da honesta diligência, e certamente serão alimentados.
Pode ser aplicado espiritualmente; a palavra de Deus, como revelação da vontade e da graça de Deus devidamente recebida e acolhida pela fé, é a comida da alma, a vida que é amparada por ela é a vida do homem, e não somente aquela vida que é amparada pelo pão.
O maná tipificava Cristo, o pão da vida. Ele é a Palavra de Deus; por ele vivemos. Que o Senhor nos dê sempre aquele pão que dura para a vida eterna, e que não nos contentemos com o alimento que perece!
[2.] As mesmas roupas lhes serviram do Egito até Canaã, ao menos à grande maioria deles. Embora não contassem com mudas de roupa, ainda assim suas vestes eram sempre novas e não se desgastavam, v. 4.
Este era um milagre permanente, e tanto maior se, como dizem os judeus, elas cresciam com eles, de modo a ajustarem-se sempre a eles.
Mas é claro que trouxeram do Egito trouxas de roupas nos ombros (Êxodo 12:34), que podiam permutar entre si conforme houvesse ocasião; e estas, com o que vestiam, bastaram até chegarem a um país onde puderam prover-se de roupas novas.
(2.) Pelo método que Deus tomou de prover comida e vestuário para eles: [1.] Ele os humilhou. Era uma mortificação para eles estarem presos, durante quarenta anos seguidos, ao mesmo alimento, sem variedade alguma, e às mesmas roupas, no mesmo feitio.
Assim lhes ensinou que as boas coisas que destinava a eles eram figuras de coisas melhores, e que a felicidade do homem não consiste em ser vestido de púrpura ou de linho fino, e em banquetear-se suntuosamente todos os dias, mas em ser recebido em aliança e comunhão com Deus, e em aprender os seus justos juízos.
A lei de Deus, que foi dada a Israel no deserto, devia ser para eles em lugar de comida e vestuário.
[2.] Ele os provou, para ver se poderiam confiar nele para prover por eles quando os meios e as causas segundas falhassem.
Assim lhes ensinou a viver na dependência da Providência, e a não se atormentarem com o cuidado do que comeriam e beberiam, e com que se vestiriam.
Cristo queria que os seus discípulos aprendessem a mesma lição (Mateus 6:25), e tomou um método semelhante para ensiná-la a eles, quando os enviou sem bolsa nem alforje, e contudo cuidou de que nada lhes faltasse, Lucas 22:35.
[3.] Deus cuidou da saúde e da comodidade deles. Embora viajassem a pé num país seco, o caminho áspero e não pisado, ainda assim os seus pés não incharam.
Deus os preservou de sofrer dano pelos inconvenientes da jornada; e devemos reconhecer misericórdias deste tipo. Repare: Os que seguem a direção de Deus não estão apenas a salvo, mas tranquilos. Os nossos pés não incham enquanto nos mantemos no caminho do dever; é o caminho da transgressão que é duro, Provérbios 13:15. Deus tinha prometido “guardar os pés dos seus santos” (1 Samuel 2:9).
- Devem também lembrar as repreensões a que tinham estado sujeitos, v. 5. Durante estes anos da sua educação tinham sido mantidos sob uma disciplina estrita, e não sem necessidade.
Assim como “um homem castiga o seu filho”, para o bem dele e porque o ama, assim “o Senhor teu Deus te castiga” (v. 5). Deus é um Pai afetuoso e terno para todos os seus filhos, e contudo, quando há ocasião, eles sentirão a dor da vara.
Israel assim fez: foram castigados para que não fossem condenados, castigados com a vara de homens.
Não como um homem fere e abate os seus inimigos, cuja destruição ele visa, mas como um homem castiga o seu filho, cuja felicidade e bem-estar ele planeja: assim o Deus deles os castigou; ele os castigou e os ensinou, Salmos 94:12.
Isto devem considerar no coração, isto é, devem reconhecer, por sua própria experiência, que Deus os corrigira com amor paterno, pelo qual devem devolver-lhe uma reverência e um acatamento filiais.
Porque Deus castigou você como um pai, por isso (v. 6) você guardará os seus mandamentos. Este uso devemos fazer de todas as nossas aflições; por elas sejamos levados e despertados para cumprir o nosso dever. Assim são orientados a olhar para trás, para o deserto.
II. Ele os orienta a olhar adiante, para Canaã, na qual Deus agora os introduzia. Olhemos para onde quisermos, tanto os nossos retrospectos quanto as nossas perspectivas nos fornecerão razões para a obediência. Observe:
- A terra da qual iam agora tomar posse é aqui descrita como uma terra muito boa, tendo nela tudo o que era desejável, vv. 7-9:
(1.) Era bem regada, como o Éden, o jardim do Senhor. Era uma terra de ribeiros de águas, de fontes e profundezas, que contribuíam para a fecundidade do solo.
Talvez houvesse ali agora maior fartura de água do que no tempo de Abraão, tendo os cananeus achado e cavado poços; de modo que Israel colheu o fruto da operosidade deles assim como da liberalidade de Deus.
(2.) O terreno produzia grande fartura de todas as boas coisas, não só para o amparo necessário, mas para a conveniência e o conforto da vida humana.
Na terra dos seus pais tinham pão suficiente; era terra de cereal, uma terra de trigo e cevada, onde, com o cuidado e o trabalho habituais do lavrador, podiam comer pão sem escassez.
Era uma terra fértil, que só se tornou estéril por causa da iniquidade dos que nela habitavam.
Tinham não só água bastante para saciar a sede, mas videiras, cujo fruto foi destinado a alegrar o coração.
E, se estivessem desejosos de iguarias, não precisavam mandar buscá-las em países distantes, quando o seu próprio estava tão bem provido de figueiras, e romãs, azeitonas da melhor espécie, e mel, ou tamareiras, como alguns pensam que deve ser lido.
(3.) Até as entranhas da sua terra eram muito ricas, embora pareça que não dispunham de prata nem de ouro; destes os príncipes de Sebá trariam presentes (Salmos 72:10, 15); ainda assim tinham fartura daqueles metais mais úteis, o ferro e o bronze. Nos seus montes havia minério de ferro e minas de bronze. Veja Jó 28:2.
- Estas coisas são mencionadas: (1.) Para mostrar a grande diferença entre aquele deserto pelo qual Deus os guiara e a boa terra na qual os estava introduzindo.
Repare: Os que suportam os inconvenientes de um estado aflito com paciência e submissão são humilhados por eles e se conduzem bem em meio a eles, são os mais bem preparados para melhores circunstâncias.
(2.) Para mostrar a que obrigações estavam sujeitos de guardar os mandamentos de Deus, tanto por gratidão pelos favores dele para com eles quanto por respeito ao seu próprio interesse, para que os favores fossem continuados. O único modo de manter a posse desta boa terra seria manter-se no caminho do seu dever.
(3.) Para mostrar que figura era ela das boas coisas por vir. O que quer que outros vissem, é provável que Moisés nela visse um tipo da melhor pátria: A igreja do evangelho é a Canaã do Novo Testamento, regada com o Espírito em seus dons e graças, plantada com as árvores de justiça, dando os frutos de justiça. O Céu é a boa terra, na qual nada falta, e onde há plenitude de alegria.
Versículos 10 a 20
Cautelas Relativas à Prosperidade Mundana. (a.C. 1451.)
Moisés, tendo mencionado a grande fartura que encontrariam na terra de Canaã, acha necessário acautelá-los contra o abuso dessa fartura, que era um pecado a que seriam mais propensos agora do que tinham sido antes, pois entravam na vinha do Senhor, tendo saído diretamente de um ermo estéril.
I. Ele os orienta ao dever próprio de uma condição próspera, v. 10. É-lhes permitido comer até a saciedade, mas não até o empanturramento nem em excesso; lembrem-se sempre do seu benfeitor, o fundador da sua festa, e nunca deixem de dar graças depois do alimento: “Então bendirás o Senhor teu Deus.”
Devem guardar-se de comer ou beber tanto que fiquem indispostos para este dever de bendizer a Deus; antes, devem servi-lo nisso com muito mais alegria e liberdade de espírito.
Não devem ter companheirismo algum com aqueles que, quando tinham comido e estavam saciados, bendiziam falsos deuses, como os próprios israelitas tinham feito no seu culto ao bezerro de ouro, Êxodo 32:6.
De tudo de que tivessem o conforto, Deus devia ter a glória. Assim como o nosso Salvador nos ensinou a bendizer antes de comermos (Mateus 14:19, 20), assim aqui nos é ensinado a bendizer depois do alimento.
Aquele é o nosso Hosana — Deus salve; este é o nosso Aleluia — Bendito seja Deus. Em tudo devemos dar graças.
Desta lei os judeus religiosos adotaram um uso louvável de bendizer a Deus, não só nas suas refeições solenes, mas em outras ocasiões; se bebiam um cálice de vinho, levantavam as mãos e diziam: “Bendito seja aquele que criou o fruto da videira para alegrar o coração.”
Se apenas cheirassem uma flor, diziam: “Bendito seja aquele que fez esta flor perfumada.”
- Quando dessem graças pelos frutos da terra, deviam agradecer também pela própria terra, que lhes foi dada por promessa.
De todas as coisas que nos trazem conforto devemos aproveitar a ocasião para agradecer a Deus pela estabilidade que desfrutamos; e, ao que me parece, nós, desta nação, temos tanta razão quanto eles para agradecer por uma boa terra.
II. Ele os arma contra as tentações de uma condição próspera e os adverte a ficar de guarda quando se estabelecessem em belas casas que eles próprios construíram (v. 12). Embora Deus lhes tivesse dado casas que não edificaram (Deuteronômio 6:10), estas não lhes bastariam; precisariam de casas maiores e mais finas.
E quando enriquecessem em gado, prata e ouro (v. 13), como Abraão (Gênesis 13:2), e quando tudo o que tivessem se multiplicasse:
- Então deveriam tomar cuidado com o orgulho e não deixar que o coração se elevasse (v. 14). Quando a fortuna aumenta, o espírito tende a elevar-se com ela, em presunção, autocomplacência e autoconfiança.
Esforcemo-nos, portanto, por manter humilde o espírito mesmo em posição elevada; a humildade é tanto o conforto quanto o ornamento da prosperidade.
Guarde-se de dizer, nem sequer no seu coração, aquela palavra soberba: “O meu poder, até mesmo a força da minha mão, adquiriu para mim esta riqueza” (v. 17).
Repare: Nunca devemos tomar para nós o louvor da nossa prosperidade, nem atribuí-lo ao nosso engenho ou operosidade; pois o pão nem sempre é dos sábios, nem as riquezas dos homens de entendimento, Eclesiastes 9:11.
É idolatria espiritual agir assim: sacrificar à nossa própria rede, Habacuque 1:16.
- Também deveriam tomar cuidado para não se esquecerem de Deus. Isso decorre da elevação do coração; pois é pelo orgulho do semblante que os ímpios não buscam a Deus (Salmos 10:4). Os que admiram a si mesmos desprezam a Deus.
(1.) Não deveriam se esquecer do dever para com Deus (v. 11). Esquecemos a Deus se não guardamos os seus mandamentos; esquecemos a sua autoridade sobre nós, as nossas obrigações para com ele e o que esperamos dele se não obedecemos às suas leis.
Quando os homens enriquecem são tentados a achar a religião uma coisa desnecessária. São felizes sem ela, acham que é coisa abaixo deles e dura demais para eles.
A sua dignidade os proíbe de se curvar, e a sua liberdade os proíbe de servir. Mas somos vilmente ingratos se, quanto melhor Deus é para nós, pior somos nós para ele.
(2.) Não deveriam se esquecer do que Deus fizera por eles: libertara-os do Egito e lhes dera provisão naquele grande e terrível deserto (v. 14).
Nunca devem esquecer as impressões que o horror daquele deserto fez sobre eles; veja Jeremias 2:6, onde é chamado a própria sombra da morte.
Ali Deus os preservou de serem destruídos pelas serpentes ardentes e pelos escorpiões, embora às vezes se valesse delas para corrigi-los: ali os impediu de perecer por falta de água, acompanhando-os com a água que fez sair de uma rocha de pederneira (v. 15), da qual (diz o bispo Patrick) se esperaria antes fogo do que água.
Ali os alimentou com maná, do qual se falou antes (v. 3), cuidando de mantê-los vivos, para poder fazer-lhes bem no seu fim, v. 16. Repare: Deus reserva o melhor até o fim para o seu Israel. Por mais que pareça tratá-los com dureza pelo caminho, não deixará de fazer-lhes bem no seu fim.
(3.) Não deveriam se esquecer da mão de Deus na prosperidade presente (v. 18). Deviam reconhecer que é ele quem lhes dá riqueza, pois “ele te dá poder para adquirir riqueza”.
Veja como se conciliam o que Deus dá e o que nós adquirimos; aplique isso às riquezas espirituais.
Nosso dever é adquirir sabedoria e, acima de tudo, entendimento; ainda assim, é a graça de Deus que concede a sabedoria. Quando a tivermos adquirido, não devemos dizer: “Foi a força da nossa mão que a adquiriu”, mas reconhecer que foi Deus quem nos deu poder para adquiri-la. Portanto, devemos dar-lhe o louvor e consagrar a ele o uso dela.
A bênção do Senhor sobre as mãos dos diligentes traz prosperidade tanto nesta vida como na futura. “Ele te dá poder para adquirir riqueza”, não tanto para satisfazer você e deixá-lo tranquilo, mas para que ele estabeleça a sua aliança. Todos os dons de Deus são em cumprimento das suas promessas.
III. Ele repete o aviso claro que muitas vezes lhes dera das consequências fatais da apostasia deles contra Deus, v. 19, 20. Observe:
- Como ele descreve o pecado; é esquecer a Deus, e depois adorar outros deuses. Em que maldade não cairão aqueles que mantêm os pensamentos de Deus fora da sua mente?
E, uma vez que as afeições são deslocadas de Deus, logo serão mal colocadas em vaidades mentirosas.
- Como ele anuncia ira e ruína contra eles por isso: se agissem assim, certamente pereceriam, e nem o poder e a força das mãos, de que tanto se orgulhavam, poderiam ajudá-los.
Ou melhor: pereceriam como as nações expulsas diante deles. Deus não faria mais caso deles, apesar da aliança e da relação deles com ele, do que faz dessas nações, se não fossem obedientes e fiéis a Deus.
Os que seguem os outros no pecado certamente os seguirão à destruição. Se agirmos como os pecadores, devemos esperar sofrer o mesmo destino que eles.