Deuteronômio 6
Argumento
Neste capítulo Moisés continua com o seu encargo a Israel, de manter sem falta a religião deles em Canaã. É quase o mesmo que Deuteronômio 4.
I. O prefácio dele é um persuasivo à obediência, vv. 1-3.
II. Ele estabelece os grandes princípios da obediência. A primeira verdade a ser crida: que Deus é um só, v. 4. O primeiro dever a ser cumprido: amá-lo de todo o nosso coração, v. 5.
III. Ele prescreve os meios para manter a religião, vv. 6-9.
IV. Ele os acautela contra aquelas coisas que seriam a ruína da religião: o abuso da fartura (vv. 10-12), a inclinação à idolatria (v. 14, 15), e lhes dá alguns preceitos gerais, v. 13, 16-18.
V. Ele os orienta sobre as instruções que devem dar aos seus filhos, v. 20, etc.
Versículos 1 a 3
Resumo da Religião. (a.C. 1451.)
Observe aqui:
Que Moisés ensinou ao povo tudo aquilo, e somente aquilo, que Deus lhe ordenou ensinar-lhes, v. 1. Assim os ministros de Cristo devem ensinar às suas igrejas tudo o que ele ordenou, nem mais nem menos, Mateus 28:20.
Que o fim de serem ensinados era que fizessem como lhes era ensinado (v. 1), que guardassem os estatutos de Deus (v. 2) e observassem o cumprimento deles, v. 3.
Boas instruções de pais e ministros só farão agravar a nossa condenação se não vivermos à altura delas.
Que Moisés procurou com cuidado firmá-los para Deus e para a piedade, agora que estavam entrando na terra de Canaã, para que estivessem preparados para os confortos daquela terra e fortalecidos contra as armadilhas dela, e para que, agora que estavam começando no mundo, começassem bem.
Que o temor de Deus no coração será o princípio mais poderoso de obediência: “Para que temesses o Senhor teu Deus, para guardar todos os seus estatutos”, v. 2.
O vínculo hereditário da religião numa família, ou num país, é o melhor vínculo hereditário: é altamente desejável que não só nós, mas os nossos filhos, e os filhos dos nossos filhos, possam temer o Senhor.
A religião e a justiça promovem e asseguram a prosperidade de qualquer povo. Tema a Deus, e irá bem com você.
Os que são bem ensinados, se fizerem o que lhes é ensinado, também serão bem alimentados, como Israel na terra que mana leite e mel, v. 3.
Versículos 4 a 16
Cautelas e Preceitos. (a.C. 1451.)
Aqui está:
I. Um breve resumo da religião, contendo os primeiros princípios da fé e da obediência, v. 4, 5.
Estes dois versículos os judeus consideram uma das porções mais escolhidas das escrituras: escrevem-na nos seus filactérios, e se julgam não só obrigados a dizê-la pelo menos duas vezes por dia, mas muito felizes por estarem assim obrigados, tendo entre eles este dito: “Bem-aventurados somos nós, que toda manhã e toda tarde dizemos: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é um só Senhor.”
Mas mais bem-aventurados somos nós se devidamente considerarmos e aproveitarmos:
- O que aqui nos é ensinado a crer a respeito de Deus: que Jeová, nosso Deus, é um só Jeová:
(1.) Que o Deus a quem servimos é Jeová, um Ser infinita e eternamente perfeito, autoexistente e autossuficiente.
(2.) Que ele é o único Deus vivo e verdadeiro; só ele é Deus, e ele é apenas um.
A firme crença nesta verdade evidente por si mesma os armaria eficazmente contra toda idolatria, que foi introduzida por aquele erro fundamental: que há muitos deuses. É indiscutível que há um só Deus, e não há outro senão ele, Marcos 12:32. Por isso não tenhamos outro, nem desejemos ter qualquer outro.
Alguns pensaram que há aqui uma clara insinuação da trindade de pessoas na unidade da divindade; pois aqui está o nome de Deus três vezes, e ainda assim tudo declarado como um só.
Felizes os que têm este único Senhor como seu Deus; pois têm apenas um amo a agradar, apenas um benfeitor a quem recorrer. É melhor ter uma só fonte do que mil cisternas, um Deus todo-suficiente do que mil insuficientes.
- O que aqui nos é ensinado a respeito do dever que Deus requer do homem.
Tudo está resumido nisto como no seu princípio: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração.”
Ele se comprometera (v. 2) a ensiná-los a temer a Deus; e, em cumprimento desse compromisso, aqui os ensina a amá-lo, pois quanto mais calorosa a nossa afeição por ele, maior será a nossa veneração por ele; o filho que honra os pais sem dúvida os ama.
Algum príncipe já fez uma lei de que os seus súditos o amassem? Contudo, tal é a condescendência da graça divina que é feito o primeiro e grande mandamento da lei de Deus, de que o amemos, e de que cumpramos todas as demais partes do nosso dever para com ele por um princípio de amor. “Filho meu, dá-me o teu coração.”
Devemos estimá-lo muito, ficar muito contentes de que exista tal Ser, muito contentes com todos os seus atributos e com as suas relações conosco: o nosso desejo deve ser para ele, o nosso deleite nele, a nossa dependência dele, e a ele devemos ser inteiramente dedicados.
Deve ser para nós um prazer constante pensar nele, ouvir dele, falar com ele e servi-lo. Devemos amá-lo:
(1.) Como o Senhor, o melhor dos seres, o mais excelente e amável em si mesmo.
(2.) Como o nosso Deus, um Deus em aliança conosco, nosso Pai e o mais bondoso e generoso dos amigos e benfeitores.
Também nos é ordenado amar a Deus de todo o nosso coração, e alma, e força; isto é, devemos amá-lo:
[1.] Com um amor sincero; não só em palavra e língua, dizendo que o amamos quando os nossos corações não estão com ele, mas interiormente, e em verdade, consolando-nos nele.
[2.] Com um amor forte; o coração deve ser levado para ele com grande ardor e fervor de afeição.
Alguns pensaram daqui que devemos evitar dizer (como comumente nos expressamos) que faremos isto ou aquilo de todo o coração, pois não devemos fazer nada de todo o coração senão amar a Deus; e que esta expressão, sendo aqui usada a respeito daquele fogo sagrado, não deveria ser profanada. Aquele que é o nosso tudo deve ter o nosso tudo, e ninguém senão ele.
[3.] Com um amor superlativo; devemos amar a Deus acima de qualquer criatura, e não amar nada além dele senão o que amamos por ele e em subordinação a ele.
[4.] Com um amor inteligente; pois assim se explica em Marcos 12:33. “Amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento”, devemos conhecê-lo, e por isso amá-lo como os que veem boa causa para amá-lo.
[5.] Com um amor inteiro; ele é um só, e por isso os nossos corações devem estar unidos neste amor, e toda a corrente das nossas afeições deve correr para ele. Oh, que este amor de Deus seja derramado nos nossos corações!
II. Aqui se prescrevem meios para a sustentação e a manutenção da religião nos nossos corações e nas nossas casas, para que ela não murche nem decaia. E são estes:
- Meditação: “Estas palavras que te ordeno estarão no teu coração”, v. 6.
Embora as palavras sozinhas, sem as coisas, não nos façam bem algum, ainda assim corremos o risco de perder as coisas se negligenciarmos as palavras, pelas quais de ordinário a luz e o poder divinos são transmitidos ao coração.
As palavras de Deus devem ser depositadas no nosso coração, para que os nossos pensamentos estejam diariamente habituados a elas e ocupados com elas, e assim a alma inteira seja levada a permanecer e agir sob a influência e a impressão delas.
Isto vem diretamente após a lei de amar a Deus de todo o seu coração; pois os que assim fazem depositarão a palavra dele nos seus corações, tanto como evidência e efeito desse amor quanto como meio de preservá-lo e aumentá-lo. Quem ama a Deus ama a sua Bíblia.
- A educação religiosa dos filhos (v. 7): “Ensiná-las-ás diligentemente a teus filhos; e, comunicando o teu conhecimento, tu o aumentarás.”
Os que amam eles próprios o Senhor Deus devem fazer o que puderem para cativar para ele as afeições dos seus filhos, e assim preservar o vínculo hereditário da religião nas suas famílias de ser cortado.
“Afiá-las-ás diligentemente sobre os teus filhos”, assim alguns o leem; repita-lhes com frequência estas coisas, tente todos os meios de instilá-las na mente deles e de fazê-las penetrar no coração deles; como, ao afiar uma faca, ela é virada primeiro de um lado, depois do outro.
“Sê cuidadoso e exato ao ensinar os teus filhos; e procura, como que afiando-as, aguçá-las e dar-lhes fio. Ensina-as aos teus filhos, não somente aos do teu próprio corpo” (dizem os judeus) “mas a todos os que estão de algum modo sob o teu cuidado e ensino.”
O bispo Patrick observa bem aqui que Moisés julgava a sua lei tão simples e fácil que todo pai pudesse ser capaz de instruir nela os seus filhos, e toda mãe as suas filhas.
Assim, aquele bom depósito que nos é confiado devemos passar adiante com cuidado aos que vêm depois de nós, para que seja perpetuado.
- Discurso piedoso.
“Falarás destas coisas, com a devida reverência e seriedade, para o benefício não só dos teus filhos, mas dos teus outros familiares, dos teus amigos e companheiros, ao te sentares em tua casa, no trabalho, ou à mesa, ou no descanso, ou para receber visitas.”
“E quando andares pelo caminho, por diversão, ou para conversar, ou em viagens, quando à noite te retiras do meio da tua família para te deitares a dormir, e quando pela manhã te levantaste e voltas à tua família outra vez.”
“Serve-te de todas as ocasiões para discorrer com os que estão à tua volta sobre as coisas divinas; não sobre mistérios não revelados, ou questões de disputa duvidosa, mas sobre as verdades claras e as leis de Deus, e as coisas que pertencem à nossa paz.”
Tão longe está de se considerar diminuição da honra das coisas sagradas o torná-las assunto do nosso discurso familiar que nos são recomendadas para que se fale delas; pois quanto mais habituados estivermos a elas, mais as admiraremos e seremos afetados por elas, e assim poderemos ser instrumentos para comunicar luz e calor divinos.
- A leitura frequente da palavra: “Serão como frontais entre os teus olhos, e as escreverás nos umbrais da tua casa”, v. 8, 9.
É provável que naquele tempo houvesse poucas cópias escritas da lei inteira; só nas festas dos tabernáculos o povo tinha a lei lida para si.
E por isso Deus lhes designou, ao menos por ora, escrever algumas frases seletas da lei, as de maior peso e mais abrangentes, nas suas paredes, ou em rolos de pergaminho para serem usados em volta dos punhos; e alguns pensam que daí surgiram os filactérios tão usados entre os judeus.
Cristo recrimina os fariseus, não por usá-los, mas por afetarem tê-los mais largos do que os das outras pessoas, Mateus 23:5. Mas quando as Bíblias passaram a ser comuns entre eles, havia menos ocasião para este expediente.
Foi prudente e piamente providenciado pelos primeiros reformadores da igreja inglesa que então, quando as Bíblias eram escassas, algumas porções seletas das escrituras fossem escritas nas paredes e colunas das igrejas, que o povo pudesse tornar familiares a si.
Em conformidade com esta orientação, que parece ter sido obrigatória na letra para os judeus, como é para nós na intenção dela, que é a de procurarmos por todos os meios possíveis tornar a palavra de Deus familiar para nós, para que a tenhamos à mão em todas as ocasiões, para o nosso refreio do pecado e a nossa orientação e estímulo ao dever.
Deve ser como aquilo que está gravado nas palmas das nossas mãos, sempre diante dos nossos olhos. Veja Provérbios 7:1-3.
Também é insinuado que nunca devemos nos envergonhar de reconhecer a nossa religião, nem de nos reconhecer sob o freio e o governo dela.
Seja escrito nos nossos portões, e todo aquele que passa pela nossa porta o leia: que cremos que Jeová é Deus somente, e nos cremos obrigados a amá-lo de todo o nosso coração.
III. Aqui se dá uma cautela para não esquecermos a Deus em dia de prosperidade e fartura, vv. 10-12. Aqui:
- Ele eleva as expectativas deles quanto à bondade do seu Deus, dando por certo que ele os traria à boa terra que havia prometido (v. 10).
Que não mais habitariam em tendas como pastores e pobres viajantes, mas se estabeleceriam em cidades grandes e belas, não mais vagariam num deserto estéril, mas desfrutariam de casas bem mobiliadas e jardins bem plantados (v. 11).
E tudo isto sem cuidado e despesa alguma da parte deles, sobre o que ele aqui faz grande ênfase — “Cidades que não edificaste, casas que não encheste, etc.”
Tanto porque isso tornava a misericórdia realmente muito mais valiosa, o fato de que o que tinham lhes vinha tão barato, e no entanto, se não considerassem isso de fato, a misericórdia seria menos estimada, pois temos mais consciência do valor daquilo que nos custou caro.
Quando obtivessem o dom com tanta facilidade, tenderiam a ficar seguros, e desatentos ao doador.
- Ele empenha a vigilância deles contra a maldade dos seus próprios corações: Então acautele-se, quando você se deita seguro e macio, para que não esqueça o Senhor, v. 12. Repare:
(1.) Em dia de prosperidade corremos grande perigo de esquecer a Deus, a nossa dependência dele, a nossa necessidade dele e as nossas obrigações para com ele. Quando o mundo sorri, tendemos a lhe fazer a corte, e a esperar nele a nossa felicidade, e assim esquecemos aquele que é a nossa única porção e repouso.
Agur ora contra esta tentação (Provérbios 30:9): “Para que não me farte e te negue.”
(2.) Por isso há necessidade de grande cuidado e cautela em tal tempo, e de uma vigilância rigorosa sobre os nossos próprios corações.
“Então acautelai-vos; avisados do vosso perigo, ponde-vos em guarda contra ele. Ata as palavras de Deus por sinal sobre a tua mão, para este fim de evitar que te esqueças de Deus.”
“Quando estiveres estabelecido em Canaã, não te esqueças da tua libertação do Egito; mas olha para a rocha de que foste talhado. Quando o teu fim derradeiro tiver crescido muito, lembra-te da pequenez dos teus começos.”
IV. Aqui são dados alguns preceitos e proibições especiais, que são de grande importância.
- Devem em todas as ocasiões dar honra a Deus (v. 13): Temam-no e sirvam-no (pois, se ele é um Amo, devemos tanto reverenciá-lo quanto fazer a obra dele); e jurem pelo nome dele, isto é, não devem em ocasião alguma recorrer a nenhum outro, como o discernidor da verdade e vingador da injustiça.
Jurem só por ele, e não por um ídolo, ou qualquer outra criatura. Jurem pelo nome dele em todos os tratados e alianças com as nações vizinhas, e não os elogiem a ponto de jurar pelos deuses deles.
Jurar pelo nome dele às vezes é posto por uma profissão aberta do seu nome. Isaías 45:23, “Toda língua jurará”, é explicado (Romanos 14:11): “Toda língua confessará a Deus.”
- Não devem em ocasião alguma dar essa honra a outros deuses (v. 14): “Não ireis após outros deuses”, isto é, “Não os servireis nem adorareis”; pois nisso se desviaram, prostituíram-se, afastando-se do verdadeiro Deus, o qual, nisto mais do que em qualquer outra coisa, é um Deus zeloso (v. 15):
E o erudito bispo Patrick observa aqui, a partir de Maimônides, que nunca encontramos, ou na lei ou nos profetas, ira, ou furor, ou zelo, ou indignação atribuídos a Deus senão por ocasião da idolatria.
- Devem tomar cuidado para não desonrar a Deus tentando-o (v. 16): “Não tentareis o Senhor vosso Deus”, isto é, “Não desconfiareis em qualquer aperto do poder, da presença e da providência de Deus, nem tereis desavença com ele”, o que, se acalentassem um coração mau de incredulidade, tomariam ocasião de fazer em Canaã assim como no deserto.
Nenhuma mudança de condição curará uma disposição de murmuração e irritação. Nosso Salvador usa esta cautela como resposta a uma das tentações de Satanás, com aplicação a si mesmo, Mateus 4:7, “Não tentarás o Senhor teu Deus”, ou desesperando do poder e da bondade dele enquanto nos mantemos no caminho do nosso dever, ou presumindo dele quando nos desviamos desse caminho.
Versículos 17 a 25
Um Encargo a Israel. (a.C. 1451.)
Aqui:
I. Moisés os encarrega de guardar eles mesmos os mandamentos de Deus: Vocês guardarão diligentemente os mandamentos de Deus, vv. 17-19. Repare:
Exige muito cuidado e esforço manter a religião no poder dela em nossos corações e vidas. A negligência nos arruinará; mas não podemos ser salvos sem diligência.
Para induzi-los a isto, ele aqui lhes mostra:
- Que isto seria muito agradável a Deus: é reto e bom aos olhos do Senhor; e é de fato reto e bom o que o é aos olhos de Deus.
Se temos alguma consideração pelo favor do nosso Criador como a nossa felicidade, e pela lei da nossa criação como a nossa regra, seremos religiosos.
- Que seria muito vantajoso e proveitoso para eles mesmos. Isto lhes garantiria a posse da terra de Canaã, a prosperidade ali, e a vitória constante sobre os que estavam no caminho deles. Em suma, “Age bem, e bem te irá.”
II. Ele os encarrega de instruir os seus filhos nos mandamentos de Deus, não só para que, nos seus anos tenros, se juntassem inteligente e afetuosamente aos cultos religiosos, mas para que depois, no seu dia, mantivessem a religião, e a transmitissem aos que viessem depois deles. Agora:
- Aqui está uma pergunta apropriada, que se supõe que os filhos fariam (v. 20): “Que significam os testemunhos e os estatutos? Qual é o significado das festas que observamos, dos sacrifícios que oferecemos e dos muitos costumes peculiares que mantemos?” Observe:
(1.) Todas as instituições divinas têm um certo significado, e há nelas algo grande projetado.
(2.) Importa-nos conhecer e entender o significado delas, para que prestemos um culto racional e não ofereçamos o cego em sacrifício.
(3.) É bom que os filhos cedo indaguem a verdadeira intenção e o significado das observâncias religiosas em que são educados.
Se alguns são assim inquisitivos nas coisas divinas, é bom sinal de que se importam com elas, e bom meio de alcançarem grande intimidade com elas. Então conheceremos, se assim prosseguirmos em conhecer.
- Aqui está uma resposta completa posta na boca dos pais para ser dada a esta boa pergunta.
Pais e mestres devem dar instrução aos que estão sob o seu encargo, ainda que não a peçam, ou melhor, ainda que tenham aversão a ela; muito mais devem estar prontos para responder a perguntas e para dar instrução quando ela é desejada; pois se pode esperar que os que a pedem estarão dispostos a recebê-la.
Os filhos perguntaram o significado das leis de Deus? Que lhes seja dito que elas deviam ser observadas:
(1.) Em grata lembrança dos favores passados de Deus a eles, especialmente a libertação deles do Egito, vv. 21-23.
Aos filhos se deve contar muitas vezes o estado deplorável em que estavam os seus antepassados quando eram escravos no Egito, a grande salvação que Deus operou em favor deles ao tirá-los de lá, e que Deus, ao lhes dar estes estatutos peculiares, quis perpetuar a memória daquela obra de maravilha, pela qual foram formados em povo peculiar.
(2.) Como condição prescrita para os seus favores ulteriores (v. 24): O Senhor nos ordenou todos estes estatutos para o nosso bem. Repare:
Deus não nos ordena nada senão o que é realmente para o nosso bem. É do nosso interesse assim como do nosso dever ser religiosos.
[1.] Será a nossa vida: “Para que ele nos preservasse vivos”, o que é um grande favor, e mais do que poderíamos esperar, considerando quantas vezes temos perdido o direito à própria vida.
A piedade tem a promessa da continuação e do conforto da vida presente, na medida em que é para a glória de Deus.
[2.] Será a nossa justiça. Se pudéssemos cumprir perfeitamente só aquele único mandamento de amar a Deus de todo o nosso coração, alma e força, e pudéssemos dizer: “Nunca fizemos de outro modo”, isso seria de tal modo a nossa justiça a ponto de nos dar direito aos benefícios da aliança da inocência.
Tivéssemos nós permanecido em tudo o que está escrito no livro da lei para cumpri-lo, a lei nos teria justificado.
Mas isto não podemos alegar, por isso a nossa obediência sincera será aceita por meio de um Mediador para nos denominar, como foi Noé, justos diante de Deus, Gênesis 7:1; Lucas 1:6; e 1 João 3:7.
O caldeu lê assim: “Haverá uma recompensa para nós se observarmos o cumprimento destes mandamentos”; pois, sem dúvida, em guardar os mandamentos de Deus há grande recompensa.