Matthew Henry

Deuteronômio 4

Argumento

Neste capítulo temos:

I. Uma exortação muito fervorosa e comovente à obediência, tanto em geral quanto em alguns casos particulares, respaldada por grande variedade de razões muito prementes, repetidas vez após vez e postas diante deles do modo mais tocante e afetuoso imaginável, vv. 1-40.

II. A designação das cidades de refúgio daquele lado do Jordão, vv. 41-43.

III. A descrição particular do lugar onde Moisés proferiu a seguinte repetição da lei, v. 44, etc.

Versículos 1 a 40

Exortações e Razões. (a.C. 1451.)

Este discurso tão vivo e excelente é tão inteiro, e os seus pormenores são tão repetidos, que devemos tomá-lo todo junto na exposição dele e procurar digeri-lo em tópicos apropriados, pois não podemos dividi-lo em parágrafos.

I. Em geral, é o uso e a aplicação da história anterior; vem como inferência dela: “Agora, pois, escuta, ó Israel”, v. 1.

Este uso devemos fazer da revisão das providências de Deus a nosso respeito, devemos por elas ser avivados e empenhados no dever e na obediência. As histórias dos anos dos tempos antigos devem do mesmo modo ser aproveitadas por nós.

II. O escopo e o rumo do seu discurso é persuadi-los a se manterem junto de Deus e do seu serviço, e a não o abandonarem por nenhum outro deus, nem a se afastarem, em caso algum, do seu dever para com ele.

Agora observe o que ele lhes diz, com muita retórica divina, tanto a título de exortação e direção quanto também a título de motivo e razão para reforçar as suas exortações.

  1. Veja aqui como ele os incumbe e lhes manda, e lhes mostra o que é bom e o que o Senhor requer deles.

(1.) Ele exige a atenção diligente deles à palavra de Deus e aos estatutos e juízos que lhes eram ensinados: “Escuta, ó Israel.”

Ele quer dizer, não só que agora deviam dar-lhe audiência, mas que sempre que o livro da lei lhes fosse lido, ou lido por eles, deviam estar atentos a ele. “Escutai os estatutos, como contendo os grandes mandamentos de Deus e as grandes questões das vossas próprias almas, e por isso reclamando a vossa máxima atenção.”

Em Horebe Deus os tinha feito ouvir as suas palavras (v. 10), ouvi-las de verdade; a atenção que então foi constrangida pelas circunstâncias da entrega deve, sempre daí em diante, ser empenhada pela excelência das próprias coisas. O que Deus falou assim uma vez, devemos ouvir duas vezes, ouvir com frequência.

(2.) Ele os incumbe de preservar a lei divina pura e inteira entre eles, v. 2. Guarde-a pura e não acrescente a ela; guarde-a inteira e não diminua dela.

Não na prática, assim dizem alguns: “Não acrescentareis cometendo o mal que a lei proíbe, nem diminuireis omitindo o bem que a lei requer.”

Não na opinião, assim dizem outros: “Não acrescentareis as vossas próprias invenções, como se as instituições divinas fossem deficientes, nem introduzireis, muito menos impondereis, quaisquer ritos de culto religioso diferentes dos que Deus designou; nem diminuireis, ou poreis de lado, coisa alguma que esteja designada, como desnecessária ou supérflua.”

A obra de Deus é perfeita, nada pode ser posto nela, nem tirado dela, sem torná-la pior. Veja Eclesiastes 3:14. Os judeus entendem isto como proibindo a alteração do texto ou da letra da lei, mesmo no menor jota ou til; e somos muito devedores, sob Deus, ao grande cuidado e exatidão deles nisso, pela pureza e integridade do código hebraico.

Encontramos uma cerca como esta feita em torno do Novo Testamento, no final dele, Apocalipse 22:18, 19.

(3.) Ele os incumbe de guardar os mandamentos de Deus (v. 2), de praticá-los (v. 5, 14), de guardá-los e praticá-los (v. 6), de cumprir a aliança, v. 13. O ouvir deve ser com vistas ao praticar, o conhecimento com vistas à prática.

Os mandamentos de Deus eram o caminho em que deviam manter-se, a regra a que deviam ater-se; deviam governar-se pelos preceitos morais, cumprir a sua devoção segundo o ritual divino e administrar a justiça segundo a lei judicial.

Ele conclui o seu discurso (v. 40) com esta incumbência repetida: “Guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que eu te mando.” Para que se fazem as leis senão para serem observadas e obedecidas?

(4.) Ele os incumbe de serem muito rigorosos e cuidadosos na sua observância da lei (v. 9): “Tão-somente toma cuidado contigo mesmo, e guarda diligentemente a tua alma”; e (v. 15), “Tomai, pois, bom cuidado convosco mesmos”; e de novo (v. 23), “Tomai cuidado convosco mesmos.”

Os que querem ser religiosos devem ser muito cautelosos e andar com circunspecção. Considerando de quantas tentações estamos cercados e que inclinações corruptas temos no nosso próprio peito, temos grande necessidade de olhar em volta e de guardar o nosso coração com toda a diligência. Não podem andar direito os que andam descuidadamente e a esmo.

(5.) Ele os incumbe particularmente de tomar cuidado com o pecado da idolatria, aquele pecado a que, mais do que a todos os outros, seriam tentados pelos costumes das nações, a que mais estavam entregues pela corrupção do coração deles, e que mais provocaria a Deus e teria consequências as mais perniciosas para eles mesmos:

“Tomai bom cuidado, para que neste assunto não vos corrompais”, v. 15, 16.

Dois tipos de idolatria contra os quais ele os acautela:

[1.] O culto de imagens, ainda que por meio delas tencionassem adorar o Deus verdadeiro, como tinham feito com o bezerro de ouro, trocando assim a verdade de Deus por uma mentira e a sua glória por vergonha. O segundo mandamento é expressamente dirigido contra isto, e é aqui desenvolvido, vv. 15-18.

“Tomai cuidado para que não vos corrompais”, isto é, “para que não vos devasseis”; pois os que pensam em fazer imagens de Deus formam na mente tais noções dele que não podem deixar de ser uma porta de entrada para todas as impiedades; e é insinuado que isso é adultério espiritual.

“E tomai cuidado para que não vos destruais. Se alguma coisa vos arruinar, será isto. O que quer que façais, não façais semelhança alguma de Deus, ou em forma humana, macho ou fêmea, ou em forma de qualquer animal ou ave, serpente ou peixe.”

Pois os pagãos adoravam os seus deuses por meio de imagens de todas essas espécies, sendo ou incapazes de formar ou não dispostos a admitir aquela demonstração clara que encontramos em Oseias 8:6: “O artífice o fez, por isso não é Deus.”

Representar um Espírito infinito por uma imagem, e o grande Criador pela imagem de uma criatura, é a maior afronta que podemos fazer a Deus e o maior embuste que podemos fazer a nós mesmos.

Como razão contra o fazerem imagens de Deus, ele insiste muito com eles em que, quando Deus se deu a conhecer a eles em Horebe, fez isso por uma voz de palavras que soava nos seus ouvidos, para lhes ensinar que a fé vem pelo ouvir, e que Deus na palavra está perto de nós.

Mas nenhuma imagem foi apresentada aos seus olhos, pois ver Deus como ele é está reservado para a nossa felicidade no outro mundo, e vê-lo como ele não é nos trará detrimento e nenhum bem neste mundo.

“Não vistes semelhança nenhuma” (v. 12), “nenhuma espécie de semelhança”, v. 15. Provavelmente esperavam ter visto alguma semelhança, pois estavam prontos a “romper caminho até o Senhor para contemplar”, Êxodo 19:21.

Mas tudo o que viram foi luz e fogo, e nada de que pudessem fazer uma imagem, ordenando Deus, em infinita sabedoria, assim a manifestação de si mesmo por causa do perigo da idolatria.

Diz-se de fato de Moisés que ele contemplou “a semelhança do Senhor” (Números 12:8), consentindo-lhe Deus esse favor porque ele estava acima da tentação da idolatria; mas o povo, que havia pouco viera de admirar os ídolos do Egito, não devia ver parecença alguma de Deus, para que não tivessem alegado copiá-la e assim tivessem recebido em vão o segundo mandamento.

“Pois” (diz o bispo Patrick) “teriam pensado que este só lhes proibia fazer qualquer representação de Deus além daquela em que ele se mostrou a eles, na qual teriam concluído que era lícito representá-lo.”

Seja isto uma cautela para nós, a fim de tomarmos cuidado com o fazer imagens de Deus na nossa fantasia e imaginação quando o estamos adorando, para que por isso não nos corrompamos. Pode haver ídolos no coração onde não há nenhum no santuário.

[2.] O culto do sol, da lua e das estrelas é outro tipo de idolatria contra o qual foram acautelados, v. 19. Esta era a espécie mais antiga de idolatria e a mais plausível, dirigindo a adoração àquelas criaturas que não só estão numa posição acima de nós, mas são as mais palpavelmente gloriosas em si mesmas e as mais geralmente úteis ao mundo.

E a plausibilidade dela a tornava tanto mais perigosa. Insinua-se aqui, em primeiro lugar, quão forte é a tentação para os sentidos; pois a cautela é: “Para que não sejas levado a adorá-los” pelo forte impulso de uma vã imaginação e pela torrente impetuosa dos costumes das nações.

Presume-se que o coração ande atrás do olho, o que, no nosso estado corrupto e degenerado, ele está muito propenso a fazer.

“Quando vires o sol, a lua e as estrelas, tanto admirarás a sua altura e o seu brilho, o seu movimento regular e a sua poderosa influência, que serás fortemente tentado a dar-lhes aquela glória que é devida àquele que os fez, e os fez o que são para nós — deu-lhes o seu ser e os fez bênçãos para o mundo.”

Parece que havia necessidade de muita resolução para armá-los contra esta tentação, tão fraca era a fé deles num Deus invisível e num mundo invisível.

Em segundo lugar, contudo, ele mostra quão fraca seria a tentação para os que usassem a sua razão; pois essas divindades alegadas, o sol, a lua e as estrelas, eram apenas bênçãos que o Senhor seu Deus, a quem eram obrigados a adorar, tinha repartido a todas as nações.

É absurdo adorá-los, pois são servos do homem, foram feitos e ordenados para dar luz sobre a terra; e serviremos nós aos que foram feitos para nos servir? O sol, em hebraico, chama-se shemesh, que significa servo, pois é o ministro-geral deste mundo visível e segura a vela para toda a humanidade; que então não seja adorado como senhor.

Além disso, são dádivas de Deus; ele os repartiu; qualquer benefício que tenhamos por meio deles, devemos a ele; é, por isso, altamente injurioso para ele dar-lhes aquela honra e aquele louvor que só a ele são devidos.

(6.) Ele os incumbe de ensinar aos seus filhos a observar as leis de Deus: “Ensina-os a teus filhos, e aos filhos de teus filhos” (v. 9), “para que ensinem a seus filhos”, v. 10.

[1.] Deve-se ter cuidado, em geral, de preservar entre eles o vínculo hereditário da religião e de transmitir à posteridade o conhecimento e o culto de Deus; pois o reino de Deus em Israel era destinado a ser perpétuo, se não perdessem o privilégio dele.

[2.] Os pais devem, para isso, cuidar particularmente de ensinar aos seus próprios filhos o temor de Deus e de criá-los na observância de todos os mandamentos dele.

(7.) Ele os incumbe de nunca esquecer o seu dever: “Tomai cuidado para que não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus”, v. 23. Embora Deus esteja sempre lembrado da aliança, nós somos propensos a esquecê-la; e isto está no fundo de todos os nossos afastamentos de Deus.

Temos, por isso, necessidade de vigiar contra todas as coisas que tirariam a aliança das nossas mentes e de vigiar sobre os nossos próprios corações, para que em algum momento não a deixemos escapar; e assim devemos tomar cuidado para que em algum momento não esqueçamos a nossa religião, para que não a percamos ou a deixemos de lado.

Cuidado e cautela, e santa vigilância, são os melhores auxílios contra uma memória ruim. Estas são as direções e as ordens que ele lhes dá.

  1. Vejamos agora quais são os motivos ou razões com que ele respalda estas exortações. Como ele põe em ordem a causa diante deles e enche a boca de razões! Tem muito a dizer em favor de Deus.

Alguns dos seus temas são de fato peculiares àquele povo, contudo aplicáveis a nós. Mas, no conjunto, é evidente que a religião tem a razão do seu lado, contra cujos poderosos encantos todos os que são irreligiosos tapam de propósito os ouvidos.

(1.) Ele insiste na grandeza, na glória e na bondade de Deus. Se considerássemos que tipo de Deus é aquele com quem temos de lidar, certamente faríamos do nosso dever para com ele questão de consciência e não ousaríamos pecar contra ele. Ele lhes lembra aqui:

[1.] Que o Senhor Jeová é o único e só Deus vivo e verdadeiro. Isto eles devem saber e considerar, v. 39. Há muitas coisas que sabemos, mas por elas não ficamos melhores, porque não as consideramos, não as aplicamos a nós mesmos nem tiramos delas inferências apropriadas.

Esta é uma verdade tão evidente que não pode deixar de ser conhecida, e tão influente que, se fosse devidamente considerada, reformaria eficazmente o mundo: que o Senhor Jeová, ele é Deus, um Ser infinito e eterno, existente por si mesmo e suficiente por si mesmo, e a fonte de todo ser, poder e movimento.

Que ele é Deus no céu acima, revestido de toda a glória e Senhor de todas as hostes do mundo superior, e que ele é Deus sobre a terra abaixo, a qual, embora distante do trono da sua glória, não está fora do alcance da sua vista ou do seu poder, e, embora desprezível e baixa, não está abaixo do seu cuidado e conhecimento.

E não há nenhum outro, nenhum Deus verdadeiro e vivo senão ele mesmo. Todas as divindades dos pagãos eram contrafações e usurpadoras; nem sequer alegava alguma delas ser monarca universal no céu e na terra, mas apenas divindades locais.

Os israelitas, que não adoravam outro senão o supremo Numen — Divindade —, eram para sempre indesculpáveis se ou trocassem o seu Deus ou o negligenciassem.

[2.] Que ele é um fogo consumidor, um Deus zeloso, v. 24. Tome cuidado para não ofendê-lo, pois, em primeiro lugar, ele tem um olho zeloso para discernir uma afronta; deve ter a sua afeição e adoração inteiras e de modo algum suportará um rival. O zelo de Deus por nós é boa razão para o nosso zelo piedoso por nós mesmos.

Em segundo lugar, ele tem uma mão pesada para punir uma afronta, especialmente no seu culto, pois nisso ele é de modo especial zeloso. Ele é um fogo consumidor; a sua cólera contra os pecadores também o é; é pavorosa e destruidora, é uma indignação ardente que devorará os adversários, Hebreus 10:27.

O fogo só consome aquilo que lhe serve de combustível, assim a cólera de Deus só se prende àqueles que, pelo seu próprio pecado, se prepararam para a destruição, 1 Coríntios 3:13; Isaías 27:4.

Mesmo no Novo Testamento encontramos a mesma razão que nos é insistentemente apresentada como motivo pelo qual devemos servir a Deus com reverência (Hebreus 12:28, 29), porque, embora ele seja o nosso Deus e uma luz que alegra os que o servem fielmente, contudo é um fogo consumidor para os que brincam com ele.

Em terceiro lugar, que ele é, contudo, um Deus misericordioso, v. 31. Vem aqui como ânimo para o arrependimento, mas poderia servir como incentivo à obediência e como consideração própria para impedir a apostasia deles.

Abandonaremos nós um Deus misericordioso, que nunca nos abandonará, como se segue aqui, se formos fiéis a ele? Para onde podemos ir para melhorar a nossa sorte? Esqueceremos nós a aliança do nosso Deus, que não esquecerá a aliança dos nossos pais? Sejamos mantidos no nosso dever pelas amarras do amor, e movidos pelas misericórdias de Deus a apegar-nos a ele.

(2.) Ele insiste na relação deles com este Deus, na autoridade dele sobre eles e nas obrigações deles para com ele.

“Os mandamentos que deveis guardar e praticar não são meus”, diz Moisés, “não minhas invenções, não minhas injunções, mas são os mandamentos do Senhor, formados pela sabedoria infinita, decretados pelo poder soberano.”

“Ele é o Senhor Deus dos vossos pais (v. 1), de modo que sois dele por herança: os vossos pais eram dele, e vós nascestes na sua casa.”

“Ele é o Senhor vosso Deus (v. 2), de modo que sois dele por vosso próprio consentimento. Ele é o Senhor meu Deus (v. 5), de modo que eu trato convosco como seu agente e embaixador”; e em seu nome Moisés entregou-lhes tudo aquilo, e somente aquilo, que tinha recebido do Senhor.

(3.) Ele insiste na sabedoria de ser religioso: “Pois esta é a vossa sabedoria à vista das nações”, v. 6.

Ao guardarem os mandamentos de Deus:

[1.] Agiriam sabiamente em favor de si mesmos; “Esta é a vossa sabedoria.” Não só é conforme à reta razão, mas altamente conducente ao nosso verdadeiro interesse; esta é uma das primeiras e mais antigas máximas da revelação divina. “O temor do Senhor, isso é sabedoria”, Jó 28:28.

[2.] Corresponderiam às expectativas dos seus vizinhos, os quais, ao lerem ou ouvirem os preceitos da lei que lhes foi dada, concluiriam que certamente o povo que era governado por esta lei era um povo sábio e entendido. Podem-se esperar com justiça grandes coisas dos que são guiados pela revelação divina e a quem são confiados os oráculos de Deus.

Devem necessariamente ser mais sábios e melhores que outras pessoas; e o são, se são regidos pelas regras que lhes são dadas; e, se não o são, embora o descrédito possa, por causa deles, ser lançado sobre a religião que professam, contudo ele certamente voltará no fim sobre eles mesmos, para a sua eterna confusão.

Os que gozam do benefício da luz e das leis divinas devem conduzir-se de modo a sustentar a sua própria reputação de sabedoria e honra (veja Eclesiastes 10:1), para que Deus seja glorificado por isso.

(4.) Ele insiste nas vantagens singulares de que desfrutavam em virtude do feliz estabelecimento a que estavam submetidos, v. 7, 8. A nossa comunhão com Deus (que é a mais alta honra e felicidade de que somos capazes neste mundo) é mantida pela palavra e pela oração; em ambas, Israel era feliz acima de qualquer povo debaixo do céu.

[1.] Nunca nenhum povo foi tão privilegiado ao falar com Deus, v. 7. Ele estava perto deles em tudo por que o invocavam, pronto a responder às suas indagações e a resolvê-las pelo seu oráculo, pronto a responder aos seus pedidos e a concedê-los por uma providência particular.

Quando tinham clamado a Deus por pão, por água, por cura, tinham-no achado perto deles, para socorrê-los e aliviá-los, “um auxílio muito presente”, e no meio deles (Salmos 46:1, 5), com o seu ouvido aberto às orações deles.

Observe: em primeiro lugar, é a característica do Israel de Deus que em todas as ocasiões o invocam e que em tudo fazem os seus pedidos conhecidos a Deus. Não fazem nada senão aquilo em que o consultam, não desejam nada senão aquilo por que recorrem a ele.

Em segundo lugar, os que invocam a Deus certamente o acharão ao alcance da voz e pronto a dar uma resposta de paz a toda oração de fé; veja Isaías 58:9, “Clamarás, como a criança pela ama, e ele dirá, Eis-me aqui, por que coisa clama o meu querido filho?”

Em terceiro lugar, este é um privilégio que torna o Israel de Deus verdadeiramente grande e honroso. O que pode ir mais longe que isto para engrandecer um povo ou uma pessoa? Há algum nome mais ilustre que o de Israel, um príncipe com Deus? “Que nação há tão grande?”

Outras nações podiam gabar-se de números maiores, territórios mais vastos e incorporações mais antigas; mas nenhuma podia gabar-se de tal interesse no céu como o que Israel tinha. Elas tinham os seus deuses, mas não tão perto delas quanto o Deus de Israel estava; não podiam ajudá-las em tempo de necessidade, como em 1 Reis 18:27.

[2.] Nunca nenhum povo foi tão privilegiado em ouvir de Deus, pelos estatutos e juízos que foram postos diante dele, v. 8. Esta também era a grandeza de Israel acima de qualquer povo. “Que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos?”

Observe: em primeiro lugar, que todos estes estatutos e juízos da lei divina são infinitamente retos e justos, acima dos estatutos e juízos de qualquer das nações. A lei de Deus é muito mais excelente que a lei das nações.

Nenhuma lei é tão consoante com a equidade natural e com os ditames isentos de preconceito da reta razão, tão coerente consigo mesma em todas as suas partes e tão conducente ao bem-estar e ao interesse da humanidade quanto a lei da Escritura, Salmos 119:128.

Em segundo lugar, ter estes estatutos e juízos postos diante deles é a verdadeira e transcendente grandeza de qualquer nação ou povo. Veja Salmos 147:19, 20.

É uma honra para nós termos a Bíblia em reputação e poder entre nós. É uma evidência de que um povo está alto no favor de Deus e um meio de torná-los altos entre as nações. Os que engrandecem a lei serão engrandecidos por ela.

(5.) Ele insiste nas gloriosas aparições de Deus a eles no monte Sinai, quando lhes deu esta lei. Nisto ele se detém muito. “Toma cuidado para que não te esqueças do dia em que estiveste diante do Senhor teu Deus em Horebe”, v. 10.

Alguns deles, agora vivos, podiam lembrar-se disso, embora então tivessem menos de vinte anos de idade, e do resto deles se podia dizer que estavam ali nos lombos dos seus pais, os quais receberam a lei e entraram em aliança ali, não só por si mesmos, mas por seus filhos, aos quais Deus tinha em vista particularmente ao dar a lei, para que a ensinassem a seus filhos.

Duas coisas eles deviam lembrar, e, diria-se, nunca poderiam esquecê-las:

[1.] O que viram no monte Sinai, v. 11. Viram uma estranha composição de fogo e trevas, ambos pavorosos e muito assombrosos; e não podiam deixar de ser um contraste marcante um para o outro; as trevas faziam o fogo no meio delas parecer ainda mais pavoroso.

Os fogos na noite são os mais assustadores, e o fogo fazia as trevas que o cercavam parecerem ainda mais assombrosas; pois devia ser uma escuridão forte a que um fogo assim não dispersasse.

Em alusão a esta aparição no monte Sinai, diz-se que Deus se mostra em favor do seu povo, e contra os inimigos dele e os deles, em fogo e trevas juntos, Salmos 18:8, 9.

Ele lhes diz de novo (v. 36) o que viram, pois queria que nunca o esquecessem: “Ele te mostrou o seu grande fogo.”

Um só relâmpago, esse fogo do céu, nos incute temor; e alguns observaram que a maioria das criaturas volta naturalmente o rosto para o relâmpago, como prontas a receber as impressões dele; mas quão pavoroso deve ser, então, um fogo constante vindo do céu! Foi um prenúncio do dia do juízo, no qual o Senhor Jesus será revelado em fogo flamejante.

Assim como lhes lembra o que viram, assim lhes diz o que não viram; nenhuma espécie de semelhança, da qual pudessem formar ou uma ideia de Deus nas suas fantasias ou uma imagem de Deus nos seus lugares altos.

Por aquilo que vemos de Deus nos é dado fundamento suficiente para crer que ele é um Ser de infinito poder e perfeição, mas não nos é dada ocasião alguma para suspeitar que ele tenha um corpo como o que temos.

[2.] O que ouviram no monte Sinai (v. 12): “O Senhor vos falou com uma voz inteligível, na vossa própria língua, e vós a ouvistes.” Isto ele desenvolve perto do fim do seu discurso, v. 32, 33, 36.

Em primeiro lugar, ouviram a voz de Deus, falando do céu. Deus se manifesta a todo o mundo nas obras da criação, sem fala nem linguagem, e contudo a voz delas é ouvida (Salmos 19:1-3); mas a Israel ele se deu a conhecer por fala e linguagem, condescendendo com a fraqueza do estado infantil da igreja.

Aqui estava a voz de alguém que clamava no deserto, para preparar o caminho do Senhor.

Em segundo lugar, ouviram-na do meio do fogo, o que mostrava que era o próprio Deus quem lhes falava, pois quem mais poderia habitar com fogo devorador? Deus falou a Jó do meio do redemoinho, que era terrível; mas a Israel do meio do fogo, que era mais terrível.

Temos motivo para dar graças de que ele não nos fale assim, mas por homens como nós, cujo terror não nos fará ter medo, Jó 33:6, 7.

Em terceiro lugar, ouviram-na e contudo viveram, v. 33. Foi uma maravilha de misericórdia que o fogo não os devorasse, ou que não morressem de medo, quando o próprio Moisés tremeu.

Em quarto lugar, nunca povo algum ouviu coisa semelhante. Ele os manda indagar sobre os dias passados e os lugares distantes, e encontrariam este favor de Deus a Israel sem precedente nem paralelo, v. 32.

Esta singular honra que lhes foi feita exigia deles singular obediência. Podia-se com justiça esperar que fizessem mais por Deus do que outros povos, visto que Deus tinha feito tanto mais por eles.

(6.) Ele insiste nas aparições graciosas de Deus em favor deles, ao tirá-los do Egito, da fornalha de ferro, onde trabalhavam no fogo, formando-os num povo e depois tomando-os para serem o seu próprio povo, “um povo de herança” (v. 20); isto ele menciona de novo, v. 34, 37, 38.

Nunca Deus fez tal coisa por povo algum; o surgimento desta nação foi bem diferente do de todas as outras nações.

[1.] Foram assim dignificados e distinguidos, não por coisa alguma neles que fosse merecedora ou atraente, mas porque Deus tinha afeto pelos seus pais: ele os escolheu. Veja as razões da graça gratuita; não somos amados por causa de nós mesmos, mas por causa daquele que é o grande depositário da aliança.

[2.] Foram libertados do Egito por milagres e sinais, em misericórdia para com eles e em juízo sobre os egípcios, contra os quais Deus estendeu o seu braço, o que foi significado pelo estender da mão de Moisés ao convocar as pragas.

[3.] Eram destinados a uma feliz estabilidade em Canaã, v. 38. Nações tinham de ser expulsas de diante deles, para abrir lugar para eles, para mostrar quanto mais queridos eram a Deus do que qualquer outro povo.

Egípcios e cananeus tinham de ser ambos sacrificados à honra e ao interesse de Israel. Os que ficam na luz de Israel, no caminho de Israel, descobrirão que é por sua conta e risco.

(7.) Ele insiste na justa aparição de Deus contra eles às vezes por causa dos seus pecados. Especifica particularmente o caso de Peor, v. 3, 4.

Isto tinha acontecido muito recentemente: os seus olhos tinham visto, só outro dia, a destruição repentina dos que se juntaram a Baal-Peor e a preservação dos que se apegaram ao Senhor, e disso podiam facilmente inferir o perigo da apostasia de Deus e o benefício de aderir a ele.

Ele também repara de novo no desagrado de Deus contra ele mesmo: “O Senhor se irou comigo por causa de vós”, v. 21, 22. Ele menciona isto para pôr à prova a franqueza deles, para ver se realmente ficariam perturbados com o grande prejuízo que tinham ocasionado ao seu fiel amigo e líder.

Os sofrimentos dos outros por nossa causa devem nos causar mais dor que os nossos próprios.

(8.) Ele insiste na vantagem certa da obediência. Esta razão ele começa com (v. 1): “Para que vivais, e entreis e possuais a terra”; e com esta ele conclui (v. 40): “Para que te vá bem, a ti e a teus filhos depois de ti”.

Ele lhes lembra que estavam sob condição de bom comportamento, que a sua prosperidade dependeria da sua piedade. Se guardassem os preceitos de Deus, ele sem dúvida cumpriria as suas promessas.

(9.) Ele insiste nas consequências fatais da apostasia deles de Deus, que ela seria sem dúvida a ruína da sua nação. Isto ele desenvolve, vv. 25-31. Aqui:

[1.] Ele prevê a revolta deles, de Deus para os ídolos, que com o correr do tempo, quando tivessem permanecido muito tempo na terra e estivessem assentados sobre as suas borras, se corromperiam e fariam uma imagem esculpida; este era o pecado que mais facilmente os assediaria, v. 25.

[2.] Ele prediz os juízos de Deus sobre eles por isso: “Sereis totalmente destruídos” (v. 26), dispersos entre as nações, v. 27. E o seu pecado seria feito o seu castigo (v. 28):

“Ali servireis a deuses, obra de mãos de homens, sereis compelidos a servi-los, quer queirais quer não, ou, por vossa própria estultícia e estupidez, não achareis melhores socorros a que recorrer no vosso cativeiro.”

Os que rejeitam os deveres da religião na sua prosperidade não podem esperar os consolos dela quando vierem a estar em angústia. Com justiça são então mandados aos deuses a quem serviram, Juízes 10:14.

[3.] Contudo, ele os anima a esperar que Deus reservaria misericórdia para eles nos últimos dias, que por meio dos seus juízos sobre eles os traria ao arrependimento e os tomaria de novo em aliança consigo mesmo, vv. 29-31. Observe aqui:

Em primeiro lugar, que em qualquer lugar em que estejamos podemos dali buscar o Senhor nosso Deus, ainda que muito distante da nossa própria terra ou do seu santo templo. Não há parte alguma desta terra que tenha um abismo fixado entre ela e o céu.

Em segundo lugar, aqueles, e somente aqueles, acharão a Deus para o seu consolo, que o buscam com todo o coração, isto é, que são inteiramente dedicados a ele, ardentemente desejosos do seu favor e ansiosos por obtê-lo.

Em terceiro lugar, as aflições são enviadas para nos empenhar e avivar a buscar a Deus e, pela graça de Deus operando com elas, muitos são assim reconduzidos ao seu perfeito juízo, “Quando estas coisas vierem sobre ti, é de esperar que te voltes para o Senhor teu Deus, pois vês o que resulta de se afastar dele”; veja Daniel 9:11, 12.

Em quarto lugar, a fidelidade de Deus à sua aliança nos anima a esperar que ele não nos rejeitará, embora sejamos levados a ele pela aflição. Se por fim nos lembrarmos da aliança, descobriremos que ele não a esqueceu.

Ponham-se agora juntas todas estas razões, e digam então se a religião não tem a razão do seu lado. Ninguém rejeita o governo do seu Deus senão os que primeiro abandonaram o entendimento de um homem.

Versículos 41 a 49

Aqui está:

  1. A nomeação das cidades de refúgio daquele lado do Jordão onde Israel estava agora acampado. Três cidades foram designadas para esse fim: uma no quinhão de Rúben, outra no de Gade e outra no da meia tribo de Manassés, vv. 41-43.

O que Moisés podia fazer por aquele povo enquanto ainda estava com eles, ele o fez, para dar exemplo aos governantes que estavam estabelecidos, a fim de que as observassem melhor quando ele partisse.

  1. A introdução a outro sermão que Moisés pregou a Israel, o qual temos nos capítulos seguintes. Provavelmente foi pregado no sábado seguinte, quando a congregação compareceu para receber instrução.

No capítulo anterior ele os tinha exortado à obediência em geral; aqui passa a repetir a lei que deviam observar, pois exige uma obediência universal, mas não implícita. Como poderemos cumprir o nosso dever se não o conhecemos?

Por isso põe aqui diante deles a lei como a regra segundo a qual deviam agir, o caminho em que deviam andar; põe-na diante deles como o espelho em que deviam ver o seu rosto natural, para que, olhando para esta lei perfeita da liberdade, perseverassem nela.

Estes são os testemunhos, os estatutos e os juízos, as leis morais, cerimoniais e judiciais, que tinham sido decretadas antes, quando Israel tinha acabado de sair do Egito, e eram agora repetidas, deste lado do Jordão, vv. 44-46.

O lugar onde Moisés lhes deu estas leis por incumbência é aqui descrito em particular.

(1.) Era defronte de Bete-Peor, um templo de ídolos dos moabitas, para o qual Moisés talvez às vezes olhasse, com uma cautela particular a eles contra o contágio daquele e de outros lugares perigosos semelhantes.

(2.) Era sobre as suas novas conquistas, na própria terra que tinham arrancado das mãos de Seom e Ogue, e da qual estavam agora de fato de posse, v. 47. Os seus triunfos presentes nisso eram uma poderosa razão para a obediência.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra