Matthew Henry

Deuteronômio 3

Argumento

Neste capítulo, Moisés relata:

I. A conquista de Ogue, rei de Basã, e a tomada do país dele, vv. 1-11.

II. A distribuição dessas novas conquistas às duas tribos e meia, vv. 12-17. Sob certas ressalvas e limitações, vv. 18-20.

III. O ânimo dado a Josué para levar adiante a guerra que foi tão gloriosamente iniciada, v. 21, 22.

IV. O pedido de Moisés para passar a Canaã (vv. 23-25), com a negativa desse pedido, mas a concessão de um equivalente, v. 26, etc.

Versículos 1 a 11

Seom e Ogue Subjugados. (a.C. 1451.)

Temos aqui outro país esplêndido entregue na mão de Israel, o de Basã; a conquista de Seom é muitas vezes mencionada junto com a de Ogue, para o louvor de Deus, tanto mais porque nelas começaram os triunfos de Israel, Salmos 135:11; 136:19, 20. Veja:

I. Como eles obtiveram o domínio sobre Ogue, um príncipe muito temível:

  1. Muito forte, pois era do remanescente dos gigantes (v. 11); a sua força pessoal era extraordinária, da qual um monumento foi preservado pelos amonitas no leito dele, que era mostrado como uma raridade na cidade principal deles.

Você poderia estimar o peso dele pelo material do leito: era de ferro, como se um leito de madeira fosse fraco demais para ele confiar nele.

E você poderia estimar a estatura dele pelas dimensões do leito: tinha nove côvados de comprimento e quatro côvados de largura, o que, supondo que um côvado tenha apenas meia jarda (e alguns eruditos demonstraram que é um pouco mais), dá quatro jardas e meia de comprimento e duas de largura.

E se admitirmos que o leito era dois côvados mais comprido que ele mesmo, e é quanto basta admitir, ele tinha três jardas e meia de altura, o dobro da estatura de um homem comum, e proporcional em todos os sentidos, e ainda assim eles o feriram, v. 3. Repare: quando Deus pleiteia a causa do seu povo, ele pode lidar com gigantes como com gafanhotos.

A força de homem nenhum pode pô-lo em segurança contra o Todo-Poderoso. O exército de Ogue era muito poderoso, pois ele tinha o comando de sessenta cidades fortificadas, além dos povoados sem muralhas, v. 5. Ainda assim, tudo isso não foi nada diante do Israel de Deus, quando vieram com a incumbência de destruí-lo.

  1. Ele foi muito ousado e atrevido: saiu contra Israel para a batalha, v. 1. Foi de admirar que ele não tomasse aviso da ruína de Seom e não mandasse pedir condições de paz; mas confiou na sua própria força, e assim foi endurecido para a sua destruição.

Repare: os que não são despertados pelos juízos de Deus sobre outros, mas persistem no seu desafio ao céu, estão amadurecendo depressa para juízos semelhantes sobre si mesmos, Jeremias 3:8. Deus mandou Moisés não o temer, v. 2.

Se o próprio Moisés era tão forte na fé a ponto de não precisar da recomendação, ainda assim é provável que o povo precisasse dela, e é para eles que estas novas garantias se destinam; “Eu o entregarei na tua mão; não só te livrarei da mão dele, para que ele não seja a tua ruína, mas o entregarei na tua mão, para que tu sejas a ruína dele, e o farei pagar caro pela sua tentativa.”

Ele acrescenta: “Farás a ele como fizeste a Seom”, dando a entender que eles deviam ser animados pela vitória anterior a confiar em Deus para uma outra vitória, pois ele é Deus e não muda.

II. Como eles tomaram posse de Basã, um país muito desejável. Tomaram todas as cidades (v. 4) e todo o despojo delas, v. 7. Tornaram todas elas as suas próprias, v. 10. De modo que agora tinham nas mãos todo aquele país fértil que ficava a leste do Jordão, desde o rio Arnom até o Hermom, v. 8.

Eles conquistarem e possuírem estes países tinha por fim, não só o ânimo de Israel nas guerras de Canaã, mas a satisfação de Moisés antes da sua morte. Visto que ele não devia viver para ver a conclusão da vitória e da estabilidade deles, Deus lhe dá assim uma amostra dela. Assim o Espírito é dado aos que creem como garantia da sua herança, até a redenção da posse adquirida.

Versículos 12 a 20

A Partilha das Terras Conquistadas. (a.C. 1451.)

Tendo mostrado como foi conquistado este país em que eles estavam agora, nestes versículos ele mostra como foi outorgado aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés, de quem tivemos a história antes, Números 32. Aqui está a recapitulação.

  1. Moisés especifica as partes particulares do país que foram partilhadas a cada tribo, especialmente a distribuição do quinhão à meia tribo de Manassés, cuja subdivisão é observável.

José foi dividido em Efraim e Manassés; Manassés foi dividido em uma metade de um lado do Jordão e a outra metade do outro lado: a do lado leste do Jordão foi de novo dividida em duas grandes famílias, que tinham as suas diversas partilhas: Jair, v. 14, Maquir, v. 15.

E talvez a predição de Jacó sobre a pequenez daquela tribo se cumprisse agora nestas divisões e subdivisões. Observe que Basã é aqui chamada de terra dos gigantes, porque tinha estado em posse deles, mas Ogue foi o último deles.

Esses gigantes, ao que parece, tinham perdido o seu país e foram desarraigados dele mais cedo do que qualquer dos seus vizinhos; pois os que, presumindo da sua força e estatura, tinham a mão contra todo homem, tiveram contra si a mão de todo homem, e desceram mortos à cova, embora fossem o terror dos poderosos na terra dos viventes.

  1. Ele repete a condição da concessão que eles já tinham aceitado, vv. 18-20.

Que enviassem um forte destacamento para além do Jordão, para chefiar a vanguarda na conquista de Canaã, que não voltasse às suas famílias, ao menos não para se fixarem (embora por algum tempo pudessem retirar-se para lá em quartéis de inverno, no fim de uma campanha), até que tivessem visto os seus irmãos em posse tão plena das suas respectivas partilhas quanto eles mesmos tinham agora das suas.

Com isto lhes deve ser ensinado a não olhar apenas para as suas próprias coisas, mas para as coisas dos outros, Filipenses 2:4. Fica mal a um israelita ser egoísta e preferir qualquer interesse particular ao bem-estar público.

Quando estamos em descanso, devemos desejar ver também os nossos irmãos em descanso, e devemos estar prontos a fazer o que pudermos para isso; pois não nascemos para nós mesmos, mas somos membros uns dos outros. Um homem bom não pode se alegrar muito nos confortos da sua família a menos que, além disso, veja paz sobre Israel, Salmos 128:6.

Versículos 21 a 29

Josué Nomeado como Sucessor de Moisés. (a.C. 1451.)

Aqui está:

I. O ânimo que Moisés deu a Josué, que devia sucedê-lo no governo, v. 21, 22. Ele lhe ordenou que não temesse. Assim, os que são idosos e experientes no serviço de Deus devem fazer tudo o que puderem para fortalecer as mãos dos que são jovens e estão começando na religião.

Duas coisas Moisés queria que ele considerasse para o seu ânimo:

  1. O que Deus fez. Josué tinha visto que derrota total Deus tinha dado, pelas forças de Israel, a estes dois reis, e daí ele podia facilmente inferir que assim fará o Senhor a todos os demais reinos contra os quais vamos fazer guerra.

Ele não devia inferir dali apenas que assim o Senhor pode fazer com todos eles, pois o seu braço não está encurtado, mas que assim ele fará, pois o seu propósito não mudou; aquele que começou terminará; quanto a Deus, a sua obra é perfeita.

Josué tinha visto isso com os seus próprios olhos. E quanto mais temos visto dos exemplos da sabedoria, do poder e da bondade divinos, mais indesculpáveis somos se tememos o que a carne pode nos fazer.

  1. O que Deus tinha prometido. “O Senhor, vosso Deus, ele pelejará por vós”; e aquela causa não pode deixar de ser vitoriosa pela qual o Senhor dos exércitos peleja. Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós de modo a conseguir o intento? Lançamos descrédito sobre o nosso líder se o seguimos tremendo.

II. A oração que Moisés fez em favor de si mesmo e a resposta que Deus deu a essa oração:

  1. A oração dele era que, se fosse da vontade de Deus, ele pudesse ir à frente de Israel, passando o Jordão, para Canaã.

Naquele tempo, quando estivera animando Josué a lutar as batalhas de Israel, dando por certo que ele devia ser o líder deles, foi tocado por um ardente desejo de passar ele mesmo, o qual se expressa não em queixas apaixonadas e impacientes, nem em recriminações contra a sentença em que se encontrava, mas em humildes orações a Deus por uma graciosa reversão dela. “Roguei ao Senhor.”

Repare: nunca devemos consentir no nosso coração desejos que não possamos, com fé, oferecer a Deus em oração; e os desejos que são inocentes, que sejam apresentados a Deus. Não temos porque não pedimos. Observe:

(1.) O que ele pleiteia aqui. Duas coisas:

[1.] A grande experiência que ele tinha tido da bondade de Deus para com ele naquilo que fizera por Israel:

“Começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza. Senhor, aperfeiçoa o que começaste. Deste-me ver a tua glória na conquista destes dois reis, e a visão me tocou de admiração e gratidão. Ah, deixa-me ver mais das saídas do meu Deus, meu Rei! Esta grande obra, sem dúvida, será levada adiante e concluída; deixa-me ter a satisfação de vê-la.”

Repare: quanto mais vemos da glória de Deus nas suas obras, mais desejaremos ver. As obras do Senhor são grandes e por isso são procuradas cada vez mais por todos os que nelas tomam prazer.

[2.] As boas impressões que tinham sido feitas no coração dele pelo que tinha visto: “Pois que Deus há no céu ou na terra que possa fazer segundo as tuas obras?” Quanto mais somos afetados pelo que temos visto de Deus, da sua sabedoria, poder e bondade, melhor preparados estamos para ulteriores descobertas.

Verão as obras de Deus os que nelas o admiram. Moisés tinha se expressado assim a respeito de Deus e das suas obras muito antes (Êxodo 15:11), e continua ainda da mesma opinião, a de que não há obras dignas de serem comparadas com as obras de Deus, Salmos 86:8.

(2.) O que ele implora: “Rogo-te, deixa-me passar”, v. 25. Deus tinha dito que ele não passaria; contudo ele ora para poder passar, sem saber se a ameaça não era condicional, pois não estava ratificada com juramento, como estava a que dizia respeito ao povo, de que não entrariam.

Assim Ezequias orou pela sua própria vida, e Davi pela vida do seu filho, depois de ambos terem sido expressamente ameaçados; e o primeiro conseguiu o intento, embora o segundo não. Moisés se lembrava do tempo em que, pela oração, tinha conseguido que Deus recuasse das declarações que fizera da sua cólera contra Israel, Êxodo 32:14.

E por que não poderia esperar, da mesma maneira, conseguir o intento para si mesmo? “Deixa-me passar e ver a boa terra.”

Não: “Deixa-me passar e ser ali um príncipe e um governante”; ele não busca a sua própria honra, contenta-se em entregar o governo a Josué; mas: “Deixa-me ir ser espectador da tua benignidade para com Israel, para ver aquilo em que creio a respeito da bondade da terra da promessa.”

Com que emoção ele fala de Canaã, aquela boa terra, aquele belo monte! Repare: podem esperar obter e desfrutar os favores de Deus os que sabem valorizá-los.

O que ele quer dizer com aquele belo monte podemos aprender de Salmos 78:54, onde se diz do Israel de Deus que “ele os trouxe à fronteira do seu santuário, até este monte que a sua destra havia adquirido”, onde se deve entender claramente que se trata de toda a terra de Canaã, contudo com um olho no santuário, a glória dela.

  1. A resposta de Deus a esta oração teve nela uma mistura de misericórdia e juízo, para que ele cantasse a Deus a respeito de ambos:

(1.) Houve juízo na negativa do pedido dele, e isso com algo de ira também: “O Senhor se encolerizou contra mim por causa de vós”, v. 26.

Deus não só vê o pecado no seu povo, mas também se desagrada muito dele; e mesmo os que são livrados da cólera futura ainda assim podem estar sob os sinais da cólera de Deus neste mundo, e pode ser-lhes negado algum favor particular em que o coração deles está muito posto.

Deus é um Pai gracioso, terno e afetuoso; mas está irado com os seus filhos quando procedem mal, e lhes nega muitas coisas que desejam e por que estão prontos a chorar.

Mas como foi que ele se encolerizou contra Moisés por causa de Israel? Ou, [1.] Por aquele pecado a que o provocaram; veja Salmos 106:32, 33.

Ou, [2.] A remoção de Moisés naquele momento, quando ele podia tão mal ser dispensado, foi uma repreensão a todo o Israel e um castigo do pecado deles.

Ou, [3.] Foi por causa deles, para que servisse de aviso a eles, para que se acautelassem de ofender a Deus por falas apaixonadas e incrédulas em qualquer tempo, à semelhança da sua transgressão; pois, se isto foi feito a uma árvore tão verde, o que seria feito à seca?

Ele reconhece que Deus não quis ouvi-lo. Deus muitas vezes o tinha ouvido em favor de Israel, e ainda assim não quis ouvi-lo em favor dele mesmo.

Era prerrogativa de Cristo, o grande Intercessor, ser sempre ouvido; contudo, a respeito dele, os seus inimigos disseram: salvou os outros, a si mesmo não podia salvar, coisa com que os judeus não o teriam repreendido se tivessem considerado que Moisés, o seu grande profeta, conseguiu o intento em favor de outros, mas em favor de si mesmo não pôde conseguir.

Embora Moisés, sendo da semente lutadora de Jacó, não tivesse buscado em vão, ainda assim não teve a própria coisa que buscava. Deus pode aceitar as nossas orações e ainda assim não nos conceder a própria coisa por que oramos.

(2.) Aqui há misericórdia misturada com esta cólera em diversos pontos:

[1.] Deus aquietou o espírito de Moisés sob o decreto que tinha saído, por aquela palavra (v. 26): “Baste-te.” Com esta palavra, sem dúvida, um poder divino agiu para reconciliar Moisés com a vontade de Deus e levá-lo a conformar-se com ela.

Se Deus não nos dá, pela sua providência, o que desejamos, ainda assim, se pela sua graça nos faz contentes sem isso, dá quase no mesmo. “Baste-te ter Deus por teu pai e o céu por tua porção, embora não tenhas todas as coisas que quererias neste mundo. Contenta-te com isto: Deus é todo-suficiente.”

[2.] Ele pôs honra sobre a oração dele ao orientá-lo a não insistir neste pedido: “Não me fales mais neste assunto.” Isto dá a entender que o que Deus não julga conveniente conceder nós não devemos julgar conveniente pedir, e que Deus tem tanto prazer na oração dos retos que não é prazer para ele, não, nem mesmo em qualquer caso particular, dar-lhe uma negativa.

[3.] Prometeu-lhe uma vista de Canaã do cume do Pisga, v. 27. Embora não devesse ter a posse dela, teria a perspectiva dela; não para atormentá-lo, mas uma vista dela tal que lhe daria verdadeira satisfação e o capacitaria a formar uma ideia muito clara e agradável daquela terra prometida.

Provavelmente Moisés teve a vista não só preservada para outros propósitos, mas grandemente ampliada para este propósito; pois, se ele não tivesse tido uma vista dela como outros não poderiam ter do mesmo lugar, não teria sido favor particular a Moisés, nem matéria de promessa. Até os grandes crentes, neste estado presente, só veem o céu à distância.

[4.] Providenciou-lhe um sucessor, alguém que sustentasse a honra de Moisés e levasse adiante e concluísse aquela obra gloriosa em que o coração de Moisés estava tão posto, a de levar Israel a Canaã e fixá-los ali (v. 28): “Encarrega a Josué e anima-o” nesta obra. Àqueles a quem Deus dá um encargo, ele com certeza dará ânimo.

E é um conforto para os amigos da igreja (quando estão morrendo e partindo) ver a obra de Deus com boa perspectiva de ser levada adiante por outras mãos, quando eles estiverem calados no pó.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra