Deuteronômio 2
Argumento
Moisés, neste capítulo, prossegue na recapitulação das providências de Deus a respeito de Israel no caminho deles para Canaã, contudo não conserva o registro de coisa alguma que aconteceu durante a tediosa marcha de volta ao Mar Vermelho, na qual consumiram quase trinta e oito anos, mas passa isso em silêncio como um tempo escuro.
E faz a sua narrativa recomeçar quando deram meia-volta em direção a Canaã (vv. 1-3) e se aproximaram dos países habitados, a respeito dos quais Deus aqui lhes dá direção:
I. A que nações eles não devem dar perturbação alguma:
Não aos edomitas, vv. 4-8.
Não aos moabitas (v. 9), das antiguidades de cujo país, com as do país dos edomitas, ele dá algum relato, vv. 10-12. E aqui entra um relato da passagem deles pelo rio Zerede, vv. 13-16.
Não aos amonitas, de cujo país se dá aqui algum relato, vv. 17-23.
II. Que nações eles deviam atacar e conquistar. Devem começar por Seom, rei dos amorreus, v. 24, 25. E, em conformidade:
Tiveram uma boa ocasião de ter desavença com ele, vv. 26-32.
Deus lhes deu uma vitória completa sobre ele, v. 33, etc.
Versículos 1 a 7
A Descendência de Esaú e de Ló Poupada. (a.C. 1451.)
Aqui está:
I. Um breve relato da longa permanência de Israel no deserto: “Rodeamos o monte Seir por muitos dias”, v. 1. Por quase trinta e oito anos vaguearam pelos desertos de Seir; provavelmente, em alguns dos seus repousos, ficaram diversos anos, e nunca se mexeram; Deus com isso não só os castigou pelo seu murmúrio e incredulidade, mas:
Preparou-os para Canaã, humilhando-os pelo pecado, ensinando-os a mortificar as suas paixões, a seguir a Deus e a consolar-se nele. É uma obra de tempo tornar as almas aptas para o céu, e isto deve ser feito por uma longa sequência de exercícios.
Ele preparou os cananeus para a destruição. Durante todo esse tempo a medida da iniquidade deles se enchia; e, embora pudesse ter sido aproveitado por eles como um prazo para se arrependerem, foi abusado por eles para o endurecimento do coração deles.
Agora que o exército de Israel tinha sido uma vez repelido e, depois disso, ficara tão longamente enredado e aparentemente perdido no deserto, eles estavam seguros e achavam que o perigo daquele lado tinha passado, o que tornaria a próxima tentativa de Israel contra eles tanto mais terrível.
II. Ordens que lhes foram dadas de se voltarem para Canaã. Embora Deus dispute por muito tempo, ele não disputará para sempre. Embora Israel possa ser mantido por muito tempo à espera de libertação ou soltura, ela virá por fim: A visão é para um tempo designado, e no fim ela falará, e não mentirá.
III. Um encargo dado a eles de não molestar os edomitas:
- Não deviam praticar hostilidade alguma contra eles como inimigos: “Não mexais com eles”, v. 4, 5.
(1.) Não deviam aproveitar a vantagem que tinham contra eles, pelo susto em que seriam postos com a aproximação de Israel: “Terão medo de vós, conhecendo a vossa força e o vosso número, e o poder de Deus empenhado em vosso favor; mas não penseis que, porque os temores deles os fazem presa fácil, podeis por isso fazer presa deles; não, guardai-vos.”
Há necessidade de grande cautela e de um governo estrito dos nossos próprios espíritos, para nos contermos de lesar aqueles contra quem temos vantagem. Ou esta cautela é dada aos príncipes; eles não só não devem mexer com os edomitas eles próprios, mas não tolerar que nenhum dos soldados mexa com eles.
(2.) Não deviam vingar nos edomitas a afronta que lhes fizeram ao recusar-lhes passagem pelo país deles, Números 20:21. Assim, antes de Deus levar Israel a destruir os seus inimigos em Canaã, ele os ensinou a perdoar os seus inimigos em Edom.
(3.) Não deviam esperar que lhes fosse dada qualquer parte da terra deles como possessão: o monte Seir já estava assegurado aos edomitas, e eles não deviam, sob a alegação da aliança e da condução de Deus, pensar em tomar para si tudo em que pudessem pôr as mãos.
O domínio não se funda na graça. O Israel de Deus será bem colocado, mas não deve esperar “ser colocado sozinho no meio da terra”, Isaías 5:8.
- Deviam comerciar com eles como vizinhos, comprar deles alimento e água, e pagar pelo que comprassem, v. 6. A religião nunca deve ser feita manto para a injustiça. O motivo dado (v. 7) é: “Deus te abençoou, e até aqui nada te faltou; e portanto:”
(1.) “Não precisas mendigar; despreza ficar devendo favores a edomitas, quando tens um Deus todo-suficiente em quem te apoiar. Tens com que pagar o que pedes (graças à bênção divina!); usa, portanto, o que tens, usa-o com alegria, e não vivas de favor dos edomitas.”
(2.) “Portanto não deves roubar. Experimentaste o cuidado da divina providência a teu respeito, e na confiança dele para o futuro, e numa firme crença na sua suficiência, nunca uses métodos indiretos para o teu suprimento. Vive pela fé e não pela tua espada.”
Versículos 8 a 23
É de se observar aqui que Moisés, falando dos edomitas (v. 8), os chama de “nossos irmãos, os filhos de Esaú”. Embora tivessem sido sem bondade para com Israel, ao recusar-lhes uma passagem pacífica pelo país deles, ainda assim ele os chama de irmãos.
Pois, embora os nossos parentes falhem no seu dever para conosco, devemos conservar o senso do parentesco, e não faltar ao nosso dever para com eles, conforme houver ocasião. Agora, nestes versículos temos:
I. O relato que Moisés dá da origem das nações de que ele teve aqui ocasião de falar, os moabitas, os edomitas e os amonitas. Sabemos muito bem, por outras partes da sua história, de quem eles eram a posteridade; mas aqui ele nos diz como chegaram àqueles países em que Israel os encontrou; eles não eram os aborígenes, ou primeiros colonizadores. Mas:
Os moabitas habitavam num país que tinha pertencido a uma numerosa raça de gigantes, chamados emins (isto é, terríveis), tão altos quanto os anaquins, e talvez mais ferozes, v. 10, 11.
Os edomitas, do mesmo modo, desalojaram os horeus do monte Seir e tomaram o país deles (v. 12, e de novo v. 22), do qual lemos em Gênesis 36:20.
Os amonitas igualmente tomaram posse de um país que antes tinha sido habitado por gigantes, chamados zanzumins, homens astutos ou homens ímpios (v. 20, 21), provavelmente os mesmos que são chamados zuzins, Gênesis 14:5.
Ele ilustra estas observações com um exemplo mais antigo que qualquer um destes; os caftorins (que eram aparentados dos filisteus, Gênesis 10:14) expulsaram os aveus do seu país e tomaram posse dele, v. 23.
O erudito bispo Patrick supõe que estes aveus, expulsos daqui, tenham se assentado na Assíria e sejam o mesmo povo de que lemos sob esse nome, 2 Reis 17:31. Ora, estas revoluções são registradas:
(1.) Para mostrar quão cedo o mundo foi povoado depois do dilúvio, tão bem povoado que, quando uma família se tornava numerosa, não conseguia achar lugar onde se assentar, ao menos naquela parte do mundo, sem que tivesse de expulsar os que já estavam assentados.
(2.) Para mostrar que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos fortes. Gigantes foram expulsos por gente de estatura comum; pois provavelmente esses gigantes, como aqueles antes do dilúvio (Gênesis 6:4), eram notórios pela impiedade e pela opressão, o que trouxe sobre eles os julgamentos de Deus, contra os quais a sua grande força estaria na defensiva.
(3.) Para mostrar que coisas incertas são as possessões deste mundo, e quantas vezes mudam de dono; foi assim desde a antiguidade, e sempre será assim. As famílias decaem, e delas os patrimônios são transferidos a famílias que crescem; tão pouca constância ou permanência há nestas coisas.
(4.) Para animar os filhos de Israel, que estavam agora para tomar posse de Canaã, contra as dificuldades que encontrariam, e para mostrar a incredulidade dos que tiveram medo dos filhos de Anaque, com quem os gigantes aqui ditos conquistados são comparados, v. 11, 21.
Se a providência de Deus tinha feito isto em favor dos moabitas e dos amonitas, muito mais a sua promessa o faria em favor de Israel, o seu povo peculiar.
II. Os avanços que Israel fez em direção a Canaã. Passaram pelo caminho do deserto de Moabe (v. 8), e então atravessaram o ribeiro ou vale de Zerede (v. 13), e ali Moisés repara no cumprimento da palavra que Deus tinha falado a respeito deles, de que nenhum dos que foram contados no monte Sinai veria a terra que Deus tinha prometido, Números 14:23.
Conforme essa sentença, agora que começavam a voltar o rosto para Canaã e a tê-la diante dos olhos, repara-se no fato de terem sido todos destruídos e consumidos, sem que sobrasse um homem deles, v. 14.
A providência comum, podemos observar, em cerca de trinta e oito anos levanta ordinariamente uma nova geração, de modo que nesse tempo poucos restam da antiga; mas aqui era inteiramente nova, e nenhum em absoluto restou senão Calebe e Josué: pois, de fato, “a mão do Senhor era contra eles”, v. 15.
Não podem senão definhar, até que fossem consumidos, aqueles que têm a mão de Deus contra si. Observe: Israel não é chamado a travar combate com os cananeus até que todos os homens de guerra, os regimentos veteranos, que estavam habituados às agruras e tinham aprendido a arte da guerra com os egípcios, “fossem consumidos e mortos do meio do povo” (v. 16).
Para que, sendo a conquista de Canaã efetuada por um exército de homens recém-levantados, treinados num deserto, a excelência do poder apareça mais claramente como sendo de Deus e não dos homens.
III. A cautela que lhes foi dada de não mexer com os moabitas ou os amonitas, a quem não deviam desapossar, nem sequer perturbar nas suas possessões: Não os angustiem, nem disputem com eles, v. 9.
Embora os moabitas visassem arruinar Israel (Números 22:6), ainda assim Israel não devia visar arruiná-los. Se outros têm o desígnio de nos causar um dano, isso não nos justificará em ter o desígnio de causar-lhes um dano. Mas por que não se devia mexer com os moabitas e os amonitas?
Porque eram filhos de Ló (v. 9, 19), o justo Ló, que manteve a sua integridade em Sodoma. Repare: os filhos muitas vezes se dão melhor neste mundo por causa da piedade dos seus antepassados: a descendência dos retos, embora degenerem, ainda assim são abençoados com bens temporais.
Porque a terra de que eles estavam de posse era a que Deus lhes tinha dado, e ele não a tinha em desígnio para Israel. Até os ímpios têm direito às suas possessões deste mundo, e não devem sofrer injustiça. Ao joio é consentido o seu lugar no campo, e ele não deve ser arrancado até a ceifa.
Deus dá e preserva bênçãos exteriores aos ímpios, para mostrar que estas não são as melhores coisas, mas ele tem coisas melhores reservadas para os seus próprios filhos.
Versículos 24 a 37
A História dos Moabitas. (a.C. 1451.)
Tendo Deus posto à prova a abnegação do seu povo ao proibi-los de mexer com os moabitas e os amonitas, e tendo eles passado quietamente por aqueles ricos países e, embora superiores em número, não feito ataque algum contra eles, aqui ele os recompensa pela sua obediência dando-lhes a posse do país de Seom, rei dos amorreus.
Se nos abstivermos do que Deus proíbe, receberemos o que ele promete, e não seremos perdedores no fim por causa da nossa obediência, embora possa parecer, por ora, que é para a nossa perda. Não faça injustiça aos outros, e Deus lhe fará justiça.
I. Deus lhes dá a comissão de apoderar-se do país de Seom, rei de Hesbom, v. 24, 25. Esta era então a maneira de Deus dispor dos reinos, mas tais doações particulares não devem hoje ser esperadas nem alegadas. Nesta comissão, observe:
Embora Deus lhes tivesse assegurado de que a terra seria a sua própria, ainda assim deviam esforçar-se e disputar em batalha com o inimigo. O que Deus dá, devemos nos empenhar por conseguir.
Deus promete que, quando eles lutarem, ele lutará em favor deles: Comecem vocês a possuí-la, e eu começarei a pôr o pavor de vocês sobre eles. Deus desalentaria o inimigo e assim o destruiria, engrandeceria Israel e assim aterrorizaria todos aqueles contra quem eles tinham sido comissionados. Veja Êxodo 15:14.
II. Moisés envia a Seom uma mensagem de paz, e apenas mendiga uma passagem pela sua terra, com a promessa de não dar perturbação alguma ao país dele, mas a vantagem de comerciar a dinheiro à vista com um corpo tão grande, vv. 26-29.
Nisto Moisés nem desobedeceu a Deus, que lhe ordenou disputar com Seom, nem dissimulou com Seom; mas sem dúvida foi por direção divina que ele o fez, para que Seom fosse deixado sem desculpa, embora Deus tivesse endurecido o coração dele. Isto pode ilustrar o proceder de Deus com aqueles a quem ele dá o seu evangelho, mas não dá graça para crer nele.
III. Seom começou a guerra (v. 32), tendo Deus tornado obstinado o coração dele, e escondido dos seus olhos o que pertencia à sua paz (v. 30), a fim de entregá-lo na mão de Israel. Os que mexem com o povo de Deus mexem para o seu próprio detrimento; e Deus às vezes arruína os seus inimigos pelas próprias resoluções deles. Veja Miquéias 4:11-13; Apocalipse 16:14.
IV. Israel foi vitorioso.
- Passaram todos os amorreus ao fio da espada, homens, mulheres e crianças (v. 33, 34); isto fizeram como executores da cólera de Deus; agora a medida da iniquidade dos amorreus estava cheia (Gênesis 15:16), e quanto mais demorou a se encher, tanto mais doloroso foi o acerto de contas no fim.
Esta era uma das nações devotadas. Morreram, não como inimigos de Israel, mas como sacrifícios à justiça divina, na oferta dos quais sacrifícios Israel foi empregado, como um reino de sacerdotes.
Sendo o caso, portanto, extraordinário, ele não deve ser arrastado a servir de precedente para execuções militares, que não fazem distinção e não dão quartel: terão julgamento sem misericórdia os que não mostram misericórdia.
- Tomaram posse de tudo o que eles tinham; as suas cidades (v. 34), os seus bens (v. 35) e a sua terra, v. 36. A riqueza do pecador é reservada para o justo.
Em que novo mundo Israel entrou agora! A maioria deles tinha nascido, e vivido todos os seus dias, num vasto deserto uivante, onde não sabiam o que eram nem campos nem cidades, não tinham casas para morar, e não semeavam nem ceifavam.
E agora, de repente, tornarem-se senhores de um país tão bem construído, tão bem cultivado, isto os compensou pela sua longa espera, e ainda assim era apenas a garantia de muito mais.
Muito mais alegre será a mudança que as almas santas experimentarão quando saírem do deserto deste mundo para a pátria melhor, isto é, a celestial, para a cidade que tem fundamentos.