Matthew Henry

Deuteronômio 1

Argumento

Deuteronômio

UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DO QUINTO LIVRO DE MOISÉS, CHAMADO DEUTERONÔMIO.

Este livro é uma repetição de muito tanto da história quanto das leis contidas nos três livros anteriores, repetição que Moisés expôs a Israel (tanto de viva voz, para que comovesse, quanto por escrito, para que permanecesse) pouco antes da sua morte.

Não há nele história nova senão a da morte de Moisés no último capítulo, nem qualquer nova revelação a Moisés, pelo que parece, e por isso o estilo aqui não é, como antes, “O Senhor falou a Moisés, dizendo”.

Mas as leis anteriores são repetidas e comentadas, explicadas e ampliadas, e alguns preceitos particulares lhes são acrescentados, com copiosos raciocínios para reforçá-las: nisto Moisés foi divinamente inspirado e assistido, de modo que esta é tão verdadeiramente a palavra do Senhor por Moisés quanto aquela que lhe foi dita com voz audível do tabernáculo da congregação, Levítico 1:1.

Os intérpretes gregos o chamam de Deuteronômio, o que significa a segunda lei, ou uma segunda edição da lei, não com emendas, pois não precisava de nenhuma, mas com acréscimos, para a direção ulterior do povo em vários casos não mencionados antes. Ora:

I. Era muito para a honra da lei divina que fosse assim repetida; quão grandes eram as coisas daquela lei que assim era inculcada, e quão indesculpáveis seriam aqueles por quem “eram contadas como coisa estranha”, Oseias 8:12!

II. Podia haver uma razão particular para repeti-la agora; os homens daquela geração a quem a lei fora dada primeiro estavam todos mortos, e uma nova geração surgira, a quem Deus queria que ela fosse repetida pelo próprio Moisés, para que, se possível, causasse nela uma impressão duradoura.

Agora que estavam prestes a tomar posse da terra de Canaã, Moisés devia ler-lhes os artigos de acordo, para que soubessem sob que termos e condições deviam possuir e desfrutar aquela terra, e entendessem que estavam sujeitos ao seu bom comportamento nela.

III. Seria de grande utilidade para o povo ter assim recolhidas e reunidas aquelas partes da lei que diziam respeito, com menos mediação, a eles e à sua prática; pois as leis que diziam respeito aos sacerdotes e levitas, e à execução dos seus ofícios, não são repetidas: bastava a eles que tivessem sido expostas uma vez.

Mas, por compaixão para com as enfermidades do povo, as leis de interesse mais comum são expostas uma segunda vez. “Preceito deve ser sobre preceito, e linha sobre linha”, Isaías 28:10. As grandes e necessárias verdades do evangelho devem ser frequentemente encarecidas ao povo pelos ministros de Cristo.

“Escrever as mesmas coisas” (diz Paulo, Filipenses 3:1) “a mim, de fato, não é penoso, mas para vós é seguro.” O que Deus falou uma vez precisamos ouvir duas vezes, ouvir muitas vezes, e é bom se, afinal, isso for devidamente percebido e tido em conta.

De três maneiras este livro de Deuteronômio foi engrandecido e tornado honroso:

  1. O rei devia escrever uma cópia dele com a sua própria mão, e ler nele todos os dias da sua vida, Deuteronômio 17:18, 19.

  2. Devia ser escrito em grandes pedras rebocadas, na sua travessia do Jordão, Deuteronômio 27:2, 3.

  3. Devia ser lido publicamente a cada sétimo ano, na festa dos tabernáculos, pelos sacerdotes, na audiência de todo o Israel, Deuteronômio 31:9, etc.

O evangelho é uma espécie de Deuteronômio, uma segunda lei, uma lei remediadora, uma lei espiritual, uma lei de fé; por ele estamos sob a lei de Cristo, e é uma lei que torna perfeitos os que a ela vêm.

Este livro de Deuteronômio começa com uma breve recapitulação dos acontecimentos mais notáveis que tinham sobrevindo aos israelitas desde que vieram do monte Sinai. No quarto capítulo temos uma exortação profundamente comovente à obediência.

No décimo segundo capítulo, e assim por diante até o vigésimo sétimo, são repetidas muitas leis particulares, as quais são reforçadas (Deuteronômio 27; 28) com promessas e ameaças, bênçãos e maldições, formadas numa aliança, Deuteronômio 29; 30.

Toma-se cuidado de perpetuar a lembrança destas coisas entre eles (Deuteronômio 31), particularmente por um cântico (Deuteronômio 32), e assim Moisés conclui com uma bênção, Deuteronômio 33. Tudo isto foi exposto por Moisés a Israel no último mês da sua vida.

O livro inteiro contém a história de só dois meses; compare Deuteronômio 1:3 com Josué 4:19, o último dos quais foram os trinta dias do luto de Israel por Moisés; veja quão ocupado estava aquele grande e bom homem em fazer o bem quando soube que o seu tempo era curto, quão rápido o seu movimento quando se aproximou do seu descanso.

Assim temos mais registrado do que o nosso bendito Salvador disse e fez na última semana da sua vida do que em qualquer outra. As últimas palavras de pessoas eminentes causam, ou deveriam causar, profundas impressões.

Observe, para a honra deste livro, que, quando o nosso Salvador quis responder às tentações do diabo com “Está escrito”, ele foi buscar todas as suas citações a este livro, Mateus 4:4, 7, 10.

A primeira parte do sermão de despedida de Moisés a Israel começa com este capítulo e continua até o fim do quarto capítulo. Nos primeiros cinco versículos deste capítulo temos a data do sermão, o lugar onde foi pregado (v. 1, 2, 5) e o tempo em que, v. 3, 4.

A narrativa deste capítulo lembra a eles:

I. Da promessa que Deus lhes fez da terra de Canaã, vv. 6-8.

II. Da provisão de juízes feita em favor deles, vv. 9-18.

III. Da incredulidade e do murmúrio deles por ocasião do relato dos espias, vv. 19-33.

IV. Da sentença proferida contra eles por isso, e da ratificação dessa sentença, v. 34, etc.

Versículos 1 a 8

A História de Israel Repetida. (a.C. 1451.)

Temos aqui:

I. A data deste sermão que Moisés pregou ao povo de Israel. Um grande auditório, sem dúvida, ele teve, tantos quantos podiam se apinhar ao alcance da voz, e em particular todos os anciãos e oficiais, os representantes do povo; e, provavelmente, foi no dia de sábado que ele lhes expôs isto.

  1. O lugar onde estavam agora acampados era na planície, na terra de Moabe (v. 1, 5), onde estavam prestes a entrar em Canaã e a travar guerra com os cananeus.

Contudo, ele não lhes discorre a respeito de assuntos militares, as artes e os estratagemas da guerra, mas a respeito do dever deles para com Deus; pois, se se mantivessem no temor e no favor dele, ele lhes asseguraria a conquista da terra: a religião deles seria a sua melhor política.

  1. O tempo era próximo do fim do quadragésimo ano desde que saíram do Egito. Durante tanto tempo Deus tinha suportado os costumes deles, e eles tinham suportado a sua própria iniquidade (Números 14:34), e agora que uma cena nova e mais agradável estava para ser introduzida, como sinal para bem, Moisés lhes repete a lei.

Assim, depois da controvérsia de Deus com eles por causa do bezerro de ouro, o primeiro e mais seguro sinal de que Deus estava reconciliado com eles foi a renovação das tábuas. Não há melhor evidência e garantia do favor de Deus do que ele pôr a sua lei em nossos corações, Salmos 147:19, 20.

II. O discurso em si. Em geral, Moisés falou a eles tudo o que o Senhor lhe tinha dado em mandamento (v. 3), o que dá a entender, não só que o que ele agora expunha era, em substância, o mesmo que antes tinha sido ordenado, mas que era o que Deus agora lhe ordenava repetir.

Ele lhes deu esta recapitulação e exortação puramente por direção divina; Deus o designou para deixar este legado à igreja. Ele começa a sua narrativa com a partida deles do monte Sinai (v. 6), e relata aqui:

  1. As ordens que Deus lhes deu para levantar acampamento e prosseguir na sua marcha (v. 6, 7): “Tendes habitado bastante tempo neste monte.” Este era “o monte que ardia em fogo” (Hebreus 12:18), e gerava para a servidão, Gálatas 4:24. Para lá Deus os levou para humilhá-los e, pelos terrores da lei, prepará-los para a terra da promessa.

Ali os manteve cerca de um ano, e então lhes disse que tinham habitado bastante tempo ali, que deviam seguir adiante.

Embora Deus conduza o seu povo à angústia e à aflição, à angústia espiritual e à aflição da mente, ele sabe quando habitaram nelas bastante tempo, e certamente encontrará um tempo, o tempo mais apropriado, para fazê-los avançar dos terrores do espírito de adoção. Veja Romanos 8:15.

  1. A perspectiva que ele lhes deu de uma estabilidade feliz e breve em Canaã: “Ide à terra dos cananeus” (v. 7); entrem e tomem posse, é toda de vocês mesmos. “Eis que pus a terra diante de vós”, v. 8. Quando Deus nos ordena seguir adiante no nosso curso cristão, ele põe diante de nós a Canaã celestial para o nosso ânimo.

Versículos 9 a 17

O Encargo aos Magistrados. (a.C. 1451.)

Moisés os lembra aqui da feliz constituição do governo deles, que era tal que poderia torná-los todos seguros e tranquilos, se a culpa não fosse deles próprios.

Quando boas leis lhes foram dadas, a execução delas foi confiada a homens bons, o que, assim como foi um exemplo da bondade de Deus para com eles, assim foi do cuidado de Moisés a respeito deles.

E, ao que parece, ele o menciona aqui para recomendar-se a eles como um homem que buscava sinceramente o bem-estar deles, e assim preparar o caminho para o que estava para lhes dizer, no que não visava a nada senão ao bem deles. Nesta parte da sua narrativa ele insinua a eles:

I. Que ele se regozijava muito com o aumento do número deles. Ele reconhece o cumprimento da promessa de Deus a Abraão (v. 10): “Vós sois como as estrelas do céu em multidão”; e ora pelo cumprimento ulterior dela (v. 11): Deus os faça mil vezes mais.

Esta oração entra num parêntese, e uma boa oração prudentemente inserida não pode ser descabida em nenhum discurso sobre coisas divinas, nem uma jaculatória piedosa quebrará a coerência, mas antes a fortalecerá e a adornará. Mas quão grandemente se alargam os desejos dele quando ora para que sejam feitos mil vezes mais do que eram!

Não estamos estreitados no poder e na bondade de Deus, por que estaríamos estreitados na nossa própria fé e esperança, que devem ser tão largas quanto a promessa? Mais largas não precisam ser. É da promessa que Moisés tira aqui as medidas da sua oração: “O Senhor vos abençoe, como vos prometeu.”

E por que não poderia ele esperar que pudessem tornar-se mil vezes mais do que eram agora, quando agora eram dez mil vezes mais do que eram quando desceram ao Egito, cerca de 250 anos atrás?

Observe: quando estavam sob o governo de Faraó, o aumento do número deles era invejado, e dele se queixavam como de um agravo (Êxodo 1:9); mas agora, sob o governo de Moisés, dele se regozijavam, e por ele se orava como por uma bênção.

A consideração disto podia lhes dar ocasião de refletir, com vergonha, sobre a própria loucura deles, quando falaram em fazer um capitão e voltar ao Egito.

II. Que ele não era ambicioso de monopolizar a honra do governo, e de governá-los ele sozinho, como monarca absoluto, v. 9.

Embora fosse um homem tão digno dessa honra e tão capacitado para a tarefa quanto qualquer homem que já existiu, ainda assim desejava que outros fossem admitidos como seus auxiliares na tarefa e, por conseguinte, como participantes com ele na honra: Eu mesmo, sozinho, não posso suportar o fardo, v. 12.

A magistratura é um fardo. O próprio Moisés, embora eminentemente dotado para ela, achou que pesava muito sobre os seus ombros; ou melhor, os melhores magistrados mais se queixam do fardo, e mais desejam ajuda, e mais temem assumir mais do que podem desempenhar.

III. Que ele não desejava promover as suas próprias criaturas, ou os que viessem a depender dele às escondidas; pois deixa ao povo escolher os seus próprios juízes, a quem concederia comissões, não durant bene placito — para serem despedidos quando ele quisesse; mas quam diu se bene gesserint — para continuarem enquanto se provassem fiéis.

Tomem para vocês homens sábios, que são reconhecidos como tais entre as tribos de vocês, e eu os farei governantes, v. 13. Assim os apóstolos dirigiram a multidão a escolher superintendentes dos pobres, e então os ordenaram, Atos 6:3, 6. Ele os dirige a tomar homens sábios e de entendimento, cujo mérito pessoal os recomendaria.

O surgimento e a origem desta nação eram tão recentes que nenhum deles podia alegar antiguidade de raça e nobreza de nascimento acima dos seus irmãos.

E, tendo todos saído havia pouco da escravidão no Egito, é provável que uma família não fosse muito mais rica que outra; de modo que a escolha deles devia ser dirigida puramente pelas qualificações de sabedoria, experiência e integridade.

“Escolhei aqueles”, diz Moisés, “cujo louvor está nas vossas tribos, e de todo o meu coração eu os farei governantes.” Não devemos nos ressentir de que a obra de Deus seja feita por outras mãos que não as nossas, desde que seja feita por mãos boas.

IV. Que ele estava, neste assunto, muito disposto a agradar ao povo; e, embora em coisa alguma visasse ao aplauso deles, ainda assim, numa coisa desta natureza, não quis agir sem a aprovação deles. E eles concordaram com a proposta: “A coisa que disseste é boa”, v. 14.

Ele menciona isto para agravar o pecado dos seus motins e descontentamentos depois disso: que o governo com o qual se desaviam era aquele a que eles próprios tinham anuído; Moisés os teria agradado, se eles tivessem querido ser agradados.

V. Que ele visava edificá-los, assim como satisfazê-los; pois:

  1. Ele designou homens de bom caráter (v. 15), homens sábios e homens conhecidos, homens que seriam fiéis à confiança neles depositada e ao interesse público.

  2. Ele lhes deu um bom encargo, v. 16, 17. Os que são elevados à honra devem saber que estão encarregados de tarefas, e devem dar conta, outro dia, do seu encargo.

(1.) Ele os encarrega de serem diligentes e pacientes: “Ouvi as causas.” Ouçam os dois lados, ouçam-nos plenamente, ouçam-nos cuidadosamente; porque a natureza nos proveu de duas orelhas, e quem responde a um assunto antes de ouvi-lo, isto lhe é loucura e vergonha. O ouvido do aprendiz é necessário à língua dos instruídos, Isaías 50:4.

(2.) Serem justos e imparciais: “Julgai retamente.” O julgamento deve ser dado segundo os méritos da causa, sem consideração pela qualidade das partes.

Não se deve permitir aos nativos abusar dos estrangeiros, nem tampouco aos estrangeiros insultar os nativos ou invadi-los; não se deve permitir aos grandes oprimir os pequenos, nem esmagá-los, nem tampouco aos pequenos roubar os grandes ou afrontá-los.

Nenhum rosto deve ser conhecido no julgamento; ao contrário, a equidade não subornada e não tendenciosa deve sempre proferir a sentença.

(3.) Serem resolutos e corajosos: “Não tereis medo da face do homem; não vos deixeis intimidar a fazer uma coisa má, nem pelos clamores da multidão nem pelas ameaças dos que têm poder nas mãos.” E ele lhes deu um bom motivo para reforçar este encargo:

“Porque o julgamento é de Deus. Vós sois vice-regentes de Deus, agis por ele, e por isso deveis agir como ele; sois os seus representantes, mas, se julgardes sem retidão, o representais mal. O julgamento é dele, e por isso ele vos protegerá ao fazerdes o que é reto, e certamente vos pedirá contas se fizerdes o que é errado.”

  1. Ele lhes consentiu trazer-lhe todos os casos difíceis, e ele estaria sempre pronto para ouvir e decidir, e para deixar tanto os juízes quanto o povo tranquilos. Feliz és tu, ó Israel, em tal louvor como foi Moisés!

Versículos 19 a 46

O Pecado de Israel em Cades. (a.C. 1451.)

Moisés faz aqui uma ampla recapitulação da virada fatal que foi dada aos assuntos deles pelos seus próprios pecados e pela cólera de Deus, quando, das próprias fronteiras de Canaã, da honra de conquistá-la e do prazer de possuí-la, toda a geração foi levada às pressas de volta ao deserto, e os cadáveres deles caíram ali.

Era uma história memorável; nós a lemos em Números 13 e 14, mas várias circunstâncias se encontram aqui que não são relatadas ali.

I. Ele lhes lembra a marcha deles de Horebe a Cades-Barneia (v. 19), por aquele grande e terrível deserto. Ele repara nisto:

  1. Para fazê-los conscientes da grande bondade de Deus para com eles, ao guiá-los por um deserto tão grande e ao protegê-los dos danos com que estavam cercados num deserto tão terrível. A lembrança dos nossos perigos deve nos tornar gratos pelos nossos livramentos.

  2. Para agravar a loucura dos que, no seu descontentamento, teriam voltado ao Egito pelo deserto, embora tivessem perdido, e não tivessem razão alguma para esperar, a orientação divina, num movimento retrógrado como esse.

II. Ele lhes mostra quão bem colocados estavam para Canaã naquele tempo, v. 20, 21. Ele lhes disse, com triunfo: A terra está posta diante de vocês, subam e possuam-na.

Ele os faz ver quão perto estavam de uma estabilidade feliz quando puseram uma tranca na sua própria porta, para que o pecado deles pareça ainda mais extremamente pecaminoso. Agravará a ruína eterna dos hipócritas o fato de que não estavam longe do reino de Deus e ainda assim ficaram aquém, Marcos 12:34.

III. Ele lança sobre eles a culpa de terem enviado os espias, o que não aparecia em Números; ali se diz (Números 13:1, 2) que o Senhor dirigiu o envio deles, mas aqui vemos que o povo primeiro o desejou, e Deus, ao permiti-lo, os entregou aos conselhos deles: “Vós dissestes: Enviaremos homens adiante de nós”, v. 22.

Moisés lhes tinha dado a palavra de Deus (v. 20, 21), mas eles não conseguiam achar em seus corações disposição para confiar nela: a política humana ia mais longe com eles do que a sabedoria divina, e eles queriam porque queriam acender uma vela ao sol. Como se não bastasse estarem seguros de terem um Deus adiante deles, precisavam enviar homens adiante deles.

IV. Ele repete o relato que os espias trouxeram da bondade da terra que tinham sido enviados a reconhecer, v. 24, 25. As bênçãos que Deus prometeu são verdadeiramente valiosas e desejáveis, sendo até os próprios incrédulos os juízes: ninguém jamais olhou para a terra santa que não tivesse de admitir que é uma boa terra.

Contudo, representaram as dificuldades de conquistá-la como insuperáveis (v. 28); como se fosse em vão pensar em atacá-los ou por batalha, “porque o povo é mais alto do que nós”, ou por cerco, “porque as cidades são muradas até o céu”, uma hipérbole de que se serviram para o seu mau propósito, que era desencorajar o povo.

E talvez tencionassem lançar insinuações contra o próprio Deus do céu, como se fossem capazes de desafiá-lo, como os construtores de Babel, cujo topo da torre devia alcançar o céu, Gênesis 11:4. Só estão murados até o céu aqueles lugares que estão circundados do favor de Deus como de um escudo.

V. Ele lhes conta que esforço fez com eles para animá-los, quando os irmãos deles tinham dito tanto para desanimá-los (v. 29): “Então eu vos disse: Não vos atemorizeis.”

Moisés sugeriu o bastante para ter aquietado o tumulto e para tê-los mantido com o rosto voltado para Canaã. Ele os assegurou de que Deus estava presente com eles, e presidente entre eles, e certamente lutaria em favor deles, v. 30.

E, como prova do seu poder sobre os inimigos deles, remete-os ao que tinham visto ser feito no Egito, onde os inimigos deles tinham todas as vantagens possíveis contra eles e ainda assim foram humilhados e forçados a ceder, v. 30.

E, como prova da boa vontade de Deus para com eles, e da bondade real que ele lhes destinava, remete-os ao que tinham visto no deserto (v. 31, 33), pelo qual tinham sido guiados pelo olho da sabedoria divina numa coluna de nuvem e de fogo (que guiava tanto os movimentos deles quanto os seus repousos).

E tinham sido carregados nos braços da graça divina com tanto cuidado e ternura quanto jamais se mostrou a criança alguma carregada nos braços de um aio.

E restava algum lugar para desconfiar deste Deus? Ou não eram eles as pessoas mais ingratas do mundo, que, depois de provas tão palpáveis da bondade divina, endureceram os seus corações no dia da tentação?

Moisés tinha se queixado uma vez de que Deus o havia encarregado de carregar este povo como um aio faz com a criança de peito (Números 11:12); mas aqui ele admite que foi Deus quem assim os carregou, e talvez a isto se aluda (Atos 13:18), onde se diz dele que os carrega, ou permite os costumes deles.

VI. Ele os acusa do pecado de que foram culpados nesta ocasião. Embora aqueles a quem ele agora falava fossem uma nova geração, ainda assim ele a lança sobre eles: Vocês se rebelaram, e vocês murmuraram; pois muitos destes existiam então, embora com menos de vinte anos, e talvez estivessem envolvidos na arruaça.

E os demais herdaram os vícios dos seus pais, e sofreram por eles. Observe o que ele lhes imputa:

  1. Desobediência e rebelião contra a lei de Deus: “Não quisestes subir, mas vos rebelastes”, v. 26. Rejeitar os favores de Deus é na verdade rebelar-se contra a sua autoridade.

  2. Insinuações odiosas contra a bondade de Deus. Eles sugeriram vilmente: Porque o Senhor nos odiava, tirou-nos do Egito, v. 27. O que poderia ter sido mais absurdo, mais sem franqueza e mais ultrajante para Deus?

  3. Um coração incrédulo no fundo de tudo isto: “Não crestes no Senhor vosso Deus”, v. 32. Toda a desobediência de vocês às leis de Deus, e a desconfiança do poder e da bondade dele, procedem da descrença na palavra dele. Chegou-se conosco a um triste ponto quando o Deus da verdade eterna não pode ser crido.

VII. Ele repete a sentença proferida contra eles por este pecado, cuja execução eles agora tinham visto.

  1. Todos foram condenados a morrer no deserto, e a nenhum deles se devia permitir entrar em Canaã, exceto Calebe e Josué, vv. 34-38. Por tanto tempo deviam continuar nas suas andanças pelo deserto que a maioria deles cairia naturalmente, e o mais jovem deles seria cortado. Assim não puderam entrar por causa da incredulidade.

Não foi a violação de nenhum dos mandamentos da lei que os deixou fora de Canaã, não, nem mesmo o bezerro de ouro, mas a sua descrença naquela promessa que era figura da graça do evangelho, para significar que nenhum pecado nos arruinará, senão a incredulidade, que é um pecado contra o remédio.

  1. O próprio Moisés depois caiu sob o desagrado de Deus por uma palavra precipitada que eles o provocaram a dizer: “O Senhor se irou contra mim por causa de vós”, v. 37. Como todo o velho tronco devia ir-se, o próprio Moisés não devia ficar para trás. A incredulidade deles deixou a morte entrar no acampamento e, uma vez dentro, até Moisés cai dentro da comissão dela.

  2. Contudo, aqui há misericórdia misturada com cólera:

(1.) Que, embora Moisés não pudesse introduzi-los em Canaã, Josué o faria (v. 38): “Anima-o”; pois ele ficaria desanimado de assumir um governo sob cujo peso ele via o próprio Moisés cair; mas que tenha a certeza de que cumprirá aquilo para que é levantado: “Ele fará Israel herdá-la.” Assim, o que a lei não podia fazer, por ser fraca, Jesus, o nosso Josué, faz ao introduzir a melhor esperança.

(2.) Que, embora esta geração não fosse entrar em Canaã, a seguinte entraria, v. 39. Assim como eles tinham sido escolhidos por causa dos seus pais, assim os seus filhos poderiam justamente ter sido rejeitados por causa deles. Mas a misericórdia triunfa sobre o julgamento.

VIII. Ele lhes lembra a sua tentativa insensata e infrutífera de reverter esta sentença quando era tarde demais.

  1. Eles o tentaram pela sua reforma neste particular; ao passo que tinham recusado subir contra os cananeus, agora queriam subir, sim, isso queriam, com toda a pressa, e cingiram as suas armas de guerra para esse fim, v. 41.

Assim, quando a porta estiver fechada e o dia da graça tiver terminado, se encontrarão os que ficam de fora e batem. Mas isto, que parecia uma reforma, mostrou-se apenas uma rebelião ulterior.

Deus, por meio de Moisés, proibiu a tentativa (v. 42): contudo, subiram presunçosamente à colina (v. 43), agindo agora em desprezo da ameaça, como antes em desprezo da promessa, como se fossem governados por um espírito de contradição.

E lhes sucedeu em conformidade (v. 44): foram perseguidos e destruídos; e, por esta derrota que sofreram quando provocaram Deus a deixá-los, lhes foi ensinado que êxito poderiam ter tido se tivessem se mantido no amor dele.

  1. Eles tentaram, por meio das suas orações e lágrimas, fazer reverter a sentença: Eles voltaram e choraram diante do Senhor, v. 45.

Enquanto se irritavam e se desaviam, diz-se (Números 14:1): Eles choraram naquela noite; aquelas eram lágrimas de rebelião contra Deus, estas eram lágrimas de arrependimento e humilhação diante de Deus.

Repare: as lágrimas de descontentamento têm de ser choradas de novo; a tristeza do mundo produz a morte, e dela é preciso arrepender-se; não é assim com a tristeza segundo Deus, que terminará em alegria. Mas o choro deles foi todo em vão.

O Senhor não quis dar ouvidos à voz de vocês, porque vocês não quiseram dar ouvidos à dele; o decreto tinha saído e, como Esaú, não acharam lugar de arrependimento, embora o buscassem cuidadosamente com lágrimas.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra