Deuteronômio 33
Argumento
Contudo, Moisés ainda não terminou com os filhos de Israel. Parecia ter se despedido deles definitivamente ao fim do capítulo anterior, mas ainda tem algo mais a dizer. Pregara um sermão de despedida, discurso muito extenso e comovente. Depois do sermão, apresentou um salmo, um salmo comprido.
Agora só lhe resta despedi-los com uma bênção; ele a pronuncia neste capítulo em nome do Senhor e então os deixa. I. Declara que todos são bem-aventurados pelo que Deus já fizera por eles, em especial ao lhes dar sua lei (vv. 2-5).
II. Pronuncia uma bênção sobre cada tribo, que é tanto uma oração por sua felicidade quanto uma profecia dela: 1. Rúben (v. 6); 2. Judá (v. 7); 3. Levi (vv. 8-11); 4. Benjamim (v. 12); 5. José (vv. 13-17); 6. Zebulom e Issacar (v. 18, 19); 7. Gade (v. 20, 21); 8. Dã (v. 22); 9. Naftali (v. 23); 10. Aser (v. 24, 25).
III. Declara que todos são bem-aventurados em geral pelo que Deus seria para eles e faria por eles, se fossem obedientes (v. 26, etc.).
Versículos 1 a 5
A Bênção de Moisés sobre Israel. (a.C. 1451.)
O primeiro versículo dá o título ao capítulo: uma bênção. No capítulo anterior, Moisés trovejara contra Israel os terrores do Senhor por causa do pecado deles; aquele capítulo parecia o rolo de Ezequiel, cheio de lamentação, luto e ai.
Agora, para suavizar aquelas palavras e não parecer que se despedia com ira, acrescenta uma bênção e deixa sua paz, que desceria e repousaria sobre todos aqueles entre eles que fossem filhos da paz. Assim também Cristo, como Moisés aqui, abençoou seus discípulos ao partir, em sinal de que se despedia deles como amigo; sua última obra na terra foi essa (Lucas 24:50). Moisés os abençoou:
Como profeta, um homem de Deus. Repare: é muito desejável contar com as orações de quem tem acesso ao céu; essa é uma recompensa de profeta. Moisés não apenas expressa seus bons desejos para esse povo, mas, pelo espírito de profecia, prediz as coisas futuras a respeito deles.
Como pai de Israel, pois bons príncipes são pais de seus súditos.
Jacó abençoou seus filhos no leito de morte (Gênesis 49:1), e Moisés segue esse exemplo ao abençoar as tribos deles descendentes, para mostrar que, embora tivessem sido muito provocadores, ainda assim não se interrompera a continuidade da bênção.
Pronunciá-la imediatamente antes de sua morte não só teria maior probabilidade de deixar neles uma impressão, mas também indicaria a grande benevolência de Moisés: ele desejava a felicidade deles, embora precisasse morrer e não participar dela.
Ele começa a bênção com uma descrição elevada das gloriosas manifestações de Deus a eles ao lhes dar a lei e da grande vantagem que isso lhes trouxe.
I. Houve uma revelação visível e ilustre da majestade divina; isso bastava para convencer e calar para sempre ateus e infiéis, despertar e comover os mais insensíveis e descuidados e envergonhar toda inclinação secreta para outros deuses, v. 2.
- Sua manifestação foi gloriosa: resplandeceu como o sol quando sai com todo o seu vigor.
Até Seir e Parã, dois montes a alguma distância, foram iluminados pela glória divina que apareceu no monte Sinai e refletiram alguns de seus raios. A manifestação era tão brilhante que foi notada pelas nações vizinhas. O profeta alude a isso para descrever as maravilhas da providência divina (Habacuque 3:3, 4; Salmos 18:7-9).
O Targum de Jerusalém apresenta uma glosa estranha sobre isso: “Quando Deus desceu para dar a lei, ofereceu-a no monte Seir aos edomitas, mas eles a recusaram porque nela encontraram ‘Não matarás’; depois, ofereceu-a no monte Parã aos ismaelitas, que também a recusaram porque nela encontraram ‘Não furtarás’.”
“Então veio ao monte Sinai e a ofereceu a Israel, e eles disseram: ‘Tudo o que o Senhor disser faremos’.” Eu não teria transcrito essa ideia tão infundada, não fosse a sua antiguidade.
- Seu séquito foi glorioso: veio com suas santas miríades, como Enoque predissera muito tempo antes, que viria no último dia para julgar o mundo (Judas 1:14).
Eram os anjos, aqueles carros de Deus entre os quais o Senhor estava naquele lugar santo (Salmos 68:17). Acompanhavam a majestade divina e eram empregados como seus ministros nas solenidades daquele dia. Por isso se diz que a lei foi dada por intermédio de anjos (Atos 7:53; Hebreus 2:2).
II. Deus lhes deu sua lei:
- Ela é chamada de lei de fogo porque foi dada do meio do fogo (Deuteronômio 4:33) e porque age como fogo: quando recebida, derrete, aquece, purifica e consome a escória da corrupção; quando rejeitada, endurece, cauteriza, atormenta e destrói.
O Espírito desceu em línguas repartidas como de fogo; pois o evangelho também é uma lei de fogo.
- Diz-se que veio de sua mão direita, seja porque Deus a escreveu em tábuas de pedra, seja para indicar o poder e a energia da lei e a força divina que a acompanha, para que não volte vazia.
Ou veio como presente para o povo, um presente precioso, uma bênção da mão direita.
- A lei era uma manifestação da bondade especial que Deus tinha para com eles: “Sim, e ainda, ele amou o povo” (v. 3); por isso, embora fosse lei de fogo, ainda assim diz-se que veio para eles (v. 2), isto é, em favor deles.
Repare: a lei de Deus escrita no coração é prova segura do amor de Deus derramado ali; devemos considerar a lei um dos dons de sua graça. Sim, e ainda, ele abraçou o povo, ou o pôs em seu peito; assim se pode traduzir a palavra. Isso indica não só o mais querido amor, mas também a proteção mais terna e cuidadosa.
Todos os seus santos estão em sua mão. Alguns entendem isso especificamente como Deus os sustentando e os mantendo vivos no monte Sinai, quando o terror era tão grande que o próprio Moisés tremia; ouviram a voz de Deus e viveram (Deuteronômio 4:33).
Ou a expressão indica que Deus os formou como povo por meio de sua lei; ele os moldou e modelou como o oleiro faz com o barro. Ou estavam em sua mão para que ele os cobrisse, protegesse, usasse e dirigisse, assim como as sete estrelas estavam na mão de Cristo (Apocalipse 1:16).
Repare: Deus tem todos os seus santos na mão; embora haja dezenas de milhares de seus santos (v. 2), ainda assim sua mão, com que mede as águas, é suficientemente grande e forte para sustentá-los todos. Podemos estar certos de que ninguém os pode arrancar de sua mão (João 10:28).
III. Deus dispôs o povo a receber a lei que lhes deu: “Sentaram-se aos teus pés”, como alunos aos pés do mestre, em reverência, atentos e humildemente submetidos ao ensino. Israel sentou-se ao pé do Sinai e prometeu ouvir e fazer tudo o que Deus dissesse.
Alguns traduzem: “Caíram aos teus pés”, isto é, pelos terrores do monte Sinai, que os humilharam grandemente naquele momento (Êxodo 20:19). Naquele momento, todos estavam prontos para receber as palavras de Deus; voltaram a recebê-las quando a lei lhes foi lida publicamente (Josué 8:34).
Depois de ouvir as palavras de Deus, é um grande privilégio ter oportunidade de ouvi-las outra vez. “Declarei o teu nome e o declararei” (João 17:26). Assim, Israel não só recebera a lei, mas continuaria a recebê-la por meio de suas orações e de outros oráculos vivos.
Ensina-se (v. 4, 5) ao povo que, em gratidão pela lei de Deus, conserve sempre uma memória honrosa tanto da própria lei quanto de Moisés, por meio de quem foi dada.
Dois intérpretes caldeus traduzem: “Os filhos de Israel disseram: Moisés nos ordenou uma lei.” Os judeus dizem que, assim que a criança conseguia falar, o pai devia ensinar-lhe estas palavras: “Moisés nos ordenou uma lei, a própria herança da congregação de Jacó.”
- Ensina-se ao povo a falar da lei com grande respeito e chamá-la de herança da congregação de Jacó. Considerava-a (1.) exclusiva deles, pois os distinguia das outras nações, que nem tinham conhecimento dela (Salmos 147:20) nem, se o tivessem, estavam sob as mesmas obrigações de observá-la que Israel.
Por isso, diz o bispo Patrick: “Quando os judeus conquistavam algum país, não obrigavam ninguém a abraçar a lei de Moisés, mas apenas a se submeter aos sete preceitos de Noé.” (2.) Uma herança que lhes fora transmitida e que deviam passar à posteridade. (3.) A riqueza e o verdadeiro tesouro deles.
Quem desfruta da palavra de Deus e dos meios da graça tem motivo para dizer: Temos uma bela herança. É de fato um homem rico aquele em quem a palavra de Cristo habita ricamente. Talvez a lei seja chamada herança porque lhes foi dada junto com a herança deles; ambas estavam tão ligadas que abandonar a lei seria perder a herança. Veja Salmos 119:111.
- Ensina-se ao povo a falar de Moisés com grande respeito; tinha ainda mais obrigação de preservar seu nome porque ele não providenciara a preservação desse nome em sua família. Seus descendentes nunca foram chamados filhos de Moisés, como os sacerdotes eram filhos de Arão.
(1.) Devem reconhecer que Moisés foi grande benfeitor da nação ao lhe ordenar a lei: embora ela viesse da mão de Deus, ainda assim passou pela mão de Moisés. (2.) Ele foi rei em Jesurum. Depois de lhes dar a lei, cuidou enquanto viveu para que fosse cumprida e aplicada.
Foram muito felizes por ter um rei assim, que os governava, entrava e saía diante deles em todas as ocasiões. Sua grandeza se destacava especialmente quando os líderes do povo se reuniam, por assim dizer, em assembleia, e Moisés presidia.
Alguns entendem que isso se refere ao próprio Deus, que se declarou Rei deles ao lhes dar a lei e continuou a sê-lo enquanto eles foram Jesurum, um povo íntegro, e até que o rejeitaram (1 Samuel 12:12). Mas parece antes se referir a Moisés. Um bom governo é grande bênção para qualquer povo e motivo de profunda gratidão.
É muito feliz a constituição de Israel, como a nossa, que divide o poder entre o rei em Jesurum e os chefes das tribos reunidos.
Versículos 6 a 7
Aqui está: I. A bênção de Rúben. Embora Rúben tivesse perdido a honra da primogenitura, ainda assim Moisés começa por ele, pois não devemos insultar os que caíram em desgraça nem desejar perpetuar marcas de infâmia sobre alguém, por mais justamente que tivessem sido impostas no início, v. 6. Moisés deseja e prediz:
- A preservação dessa tribo.
Embora fosse uma tribo fronteiriça do outro lado do Jordão, ainda assim Moisés ora: “Que ela viva e não seja nem arruinada pelos seus vizinhos nem perdida entre eles.”
E talvez se refira aos homens escolhidos da tribo que, após terem recebido sua herança, deixaram ali suas famílias e se preparavam para atravessar armados à frente de seus irmãos (Números 32:27): “Que sejam protegidos nessa nobre expedição e tenham suas cabeças cobertas no dia da batalha.”
- Que seja uma tribo numerosa.
Embora suas outras honras se percam, de modo que não se destaque, ainda assim que se multiplique. “Que Rúben viva e não morra, embora seus homens sejam poucos”, assim o bispo Patrick acha que pode ser traduzido. “Embora não deva esperar florescer (Gênesis 49:4), ainda assim que não pereça.”
Todos os intérpretes caldeus aplicam isso à outra vida: “Que Rúben viva eternamente e não morra a segunda morte”, segundo Onquelos; “que Rúben viva neste mundo e não morra aquela morte que os ímpios morrem no mundo vindouro”, segundo Jônatas e o Targum de Jerusalém.
II. A bênção de Judá vem antes da de Levi porque nosso Senhor descendeu de Judá e, como diz o doutor Lightfoot, pela dignidade do reino, acima do sacerdócio. A bênção (v. 7) pode se referir ou:
- A toda a tribo em geral.
Moisés ora pela grande prosperidade dessa tribo e a profetiza: que Deus ouça as orações dela (veja um exemplo em 2 Crônicas 13:14-15), a estabeleça em sua herança, a faça prosperar em todos os seus assuntos e lhe dê vitória sobre os seus inimigos. Moisés pressupõe que Judá seria tanto uma tribo que orava quanto uma tribo ativa.
“Senhor”, diz Moisés, “ouve suas orações e dá êxito a todos os seus empreendimentos. Que suas mãos lhe sejam suficientes tanto na lavoura quanto na guerra.” A voz da oração deve vir sempre acompanhada da mão do esforço; então podemos esperar prosperidade.
Ou:
- A bênção pode se referir especificamente a Davi, figura de Cristo: que Deus ouça suas orações (Salmos 20:1), pois Cristo sempre era ouvido (João 11:42), lhe dê vitória sobre os seus inimigos e êxito em seus grandes empreendimentos. Veja Salmos 89:20 e seguintes.
A oração para que Deus o reunisse ao seu povo parece retomar a profecia de Jacó sobre Siló: que a ele seria a reunião do povo (Gênesis 49:10). A bênção não menciona a tribo de Simeão porque Jacó a deixara marcada, e ela nunca fizera, como Levi, coisa alguma para recuperar a honra dela.
Simeão diminuíra mais que qualquer outra tribo no deserto, e Zimri, notoriamente culpado no caso de Peor pouco tempo antes, pertencia a essa tribo. Ou Simeão é incluído na bênção de Judá porque sua herança estava anexada à de Judá.
Algumas cópias da Septuaginta unem Simeão a Rúben: “Que Rúben viva e não morra; e que Simeão seja numeroso.”
Versículos 8 a 11
Ao abençoar a tribo de Levi, Moisés se estende mais, não tanto por ser sua própria tribo — não menciona o parentesco —, mas por ser a tribo de Deus. A bênção de Levi se refere:
I. Ao sumo sacerdote, chamado aqui santo de Deus (v. 8) porque seu ofício era santo. Para indicar isso, estava escrito em sua testa: “Santidade ao Senhor.”
- Moisés parece reconhecer que Deus poderia com justiça ter destituído Arão e sua descendência por causa do seu pecado em Meribá (Êxodo 17:7), que poderia ter sido muito notável e que Deus poderia ter considerado ao lhe conferir o sacerdócio, embora não seja mencionado naquele lugar.
Todos os intérpretes caldeus concordam que foi uma prova na qual Arão foi achado perfeito e fiel e resistiu à prova; portanto, não se trata daquela de Números 20.
- Moisés ora para que o ofício de sumo sacerdote permaneça para sempre: “Que o teu Tumim e o teu Urim estejam com ele.” O ofício lhe foi dado por algum serviço eminente, como se vê em Malaquias 2:5.
“Senhor, que nunca lhe seja tirado.” Apesar da bênção, o Urim e o Tumim se perderam no cativeiro e nunca foram restaurados no segundo templo. Mas essa oração se cumpre plenamente em Jesus Cristo, o Santo de Deus e nosso grande sumo sacerdote, de quem Arão era figura.
Com ele, que desde a eternidade repousara no seio do Pai, permanecerão o Urim e o Tumim, pois ele é o conselheiro maravilhoso e eterno. Alguns traduzem Tumim e Urim pelos sentidos comuns, sobretudo porque aqui, e somente aqui, a ordem usual está invertida. Tumim significa integridade, e Urim, iluminação.
Que estes estejam com o seu santo, isto é: “Senhor, que o sumo sacerdote seja sempre tanto um homem íntegro quanto um homem de entendimento.” É uma boa oração pelos ministros do evangelho: que tenham mentes esclarecidas e corações honestos; luz e sinceridade formam um ministro completo.
II. Aos sacerdotes e levitas de menor posição (vv. 9-11).
- Moisés louva o zelo dessa tribo por Deus, quando tomou o partido de Moisés (e, assim, o de Deus) contra os adoradores do bezerro de ouro (Êxodo 32:26 e seguintes). Encarregados de eliminar os líderes daquela maldade, agiram sem parcialidade: não pouparam os melhores amigos que tinham no mundo, por mais queridos que lhes fossem, como os parentes mais próximos, se fossem idólatras.
Repare: a consideração que temos por Deus e por sua glória deve sempre prevalecer sobre a consideração por qualquer criatura.
Os que não apenas se mantêm puros das iniquidades comuns de seu tempo e lugar, mas, na medida de sua capacidade, testemunham contra elas e se levantam em favor de Deus contra os malfeitores receberão marcas especiais de honra.
Talvez Moisés se refira aos filhos de Corá, que se recusaram a acompanhar o pai em sua contestação (Números 26:11), e a Fineias, que executou o juízo e deteve a praga. E de fato o ofício dos sacerdotes e levitas os obrigava a servir continuamente, ao menos por turnos, junto ao altar de Deus.
Muitas vezes precisavam ficar longe de suas famílias, das quais não podiam cuidar nem prover tão bem quanto os outros israelitas. Essa era a constante abnegação a que se submetiam para guardar a palavra de Deus e a aliança do sacerdócio.
Repare: quem é chamado a ministrar nas coisas santas deve desapegar-se dos vínculos e interesses mais queridos neste mundo e preferir agradar ao melhor amigo que tem (Atos 21:13; 20:24). Nosso Senhor Jesus não reconheceu sua mãe e seus irmãos quando tentaram afastá-lo de seu trabalho (Mateus 12:48).
- Moisés confirma a incumbência concedida à tribo de ministrar nas coisas santas, recompensa do zelo deles e fidelidade, v. 10.
(1.) Eles deviam tratar com o povo em favor de Deus: ensinarão a Jacó os seus juízos e a Israel as suas leis, tanto como pregadores nas suas assembleias religiosas, lendo e explicando a lei (Neemias 8:7, 8), quanto como juízes, resolvendo casos duvidosos e difíceis apresentados a eles (2 Crônicas 17:8, 9).
Os lábios dos sacerdotes guardavam esse conhecimento para uso do povo, que devia buscar a lei em sua boca (Malaquias 2:7). Até Ageu, que era profeta, consultou os sacerdotes sobre uma questão de consciência (Ageu 2:11 e seguintes).
Repare: a pregação é necessária não só para fundar igrejas, mas também para preservá-las e edificá-las depois de fundadas. Veja Ezequiel 44:23, 24.
(2.) Eles deviam tratar com Deus em favor do povo, queimando incenso em louvor e glória de Deus e oferecendo sacrifícios para expiar o pecado e obter o favor divino.
Esse era o trabalho dos sacerdotes, mas os levitas os acompanhavam e auxiliavam. Quem deseja receber benefício do seu incenso e suas ofertas deve observar suas instruções com diligência e fidelidade.
- Moisés ora pela tribo, v. 11. (1.) Que Deus prospere seus bens e torne confortável para eles o que lhes foi destinado para seu sustento: “Abençoa, Senhor, os seus recursos.” A provisão feita para eles era muito abundante e chegava com facilidade, mas não lhes traria alegria sem a bênção de Deus.
Como Deus era sua porção, podiam esperar uma bênção especial sobre essa porção.
Alguns traduzem: “Abençoa, Senhor, sua virtude.” “Senhor, aumenta neles as tuas graças e torna-os cada vez mais aptos para o trabalho.” (2.) Que Deus os aceite em seus serviços: “Aceita o trabalho de suas mãos”, tanto em favor dele mesmo quanto em favor do povo pelo qual ministra.
Devemos buscar e desejar a aceitação de Deus em toda devoção, sejamos ou não aceitos pelas pessoas (2 Coríntios 5:9). É a bênção mais valiosa que podemos pedir para nós e para os outros.
(3.) Que Deus tome o partido dele contra todos os seus inimigos: “Fere através dos lombos dos que se levantam contra ele.” Moisés supõe que os ministros de Deus teriam muitos inimigos. Alguns odiariam suas pessoas por sua fidelidade e se esforçariam para lhes fazer dano; outros invejariam seu sustento e tentariam privá-los dele sacrilegamente.
Outros resistiriam ao exercício de seu ofício e não se submeteriam à sentença dos sacerdotes; alguns procurariam destruir o próprio ofício.
Agora Moisés ora para que Deus frustre todas essas tentativas e faça o dano recair sobre as cabeças de seus autores. É uma profecia de que Deus certamente acertará as contas com os inimigos de seus ministros e conservará um ministério em sua igreja até o fim dos tempos, apesar de todos os desígnios das portas do inferno contra ele.
Saul se levantou contra os sacerdotes do Senhor (1 Samuel 22:18), e isso completou a medida de seu pecado.
Versículos 12 a 17
Aqui está: I. A bênção de Benjamim, v. 12. Benjamim vem logo depois de Levi porque o templo, onde os sacerdotes serviam, ficava justamente na fronteira do território dessa tribo.
Vem antes de José por causa da dignidade de Jerusalém, parte da qual ficava em Benjamim, superior à de Samaria, situada em Efraim; e porque Benjamim permaneceu fiel à casa de Davi e ao templo do Senhor quando as outras tribos os abandonaram com Jeroboão. 1.
Benjamim é chamado aqui de amado do Senhor, e o pai da tribo era o filho amado de Jacó, o filho de sua mão direita. Repare: são verdadeiramente bem-aventurados os que o Senhor ama. Saul, o primeiro rei, e Paulo, o grande apóstolo, eram dessa tribo. 2. Aqui lhe é assegurada a proteção divina: “Habitará em segurança.” Repare:
São seguros aqueles a quem Deus ama (Salmos 91:1). 3. Indica-se que o templo, onde Deus habitaria, seria construído na fronteira dessa tribo. Jerusalém, a cidade santa, ficava em seu território (Josué 18:28).
Embora se suponha que Sião, a cidade de Davi, pertencesse a Judá, ainda assim o monte Moriá, onde se construiu o templo, ficava na herança de Benjamim. Diz-se, portanto, que Deus habita “entre seus ombros”, pois o templo se erguia naquele monte como a cabeça de um homem sobre os ombros.
Por esse meio, Benjamim era “coberto todo o dia” sob a proteção do santuário (Salmos 125:2), muitas vezes descrito como refúgio (Salmos 27:4, 5; Neemias 6:10). Morando junto ao templo, Benjamim vivia seguro junto de Deus. Repare: é feliz estar perto do templo.
Provavelmente, essa proximidade foi a única coisa que manteve Benjamim junto a Judá e às instituições divinas, quando as outras dez tribos apostataram. É realmente corrupto e perverso o coração de quem, quanto mais perto da igreja está, mais longe fica de Deus.
II. A bênção de José, que inclui Manassés e Efraim. Na bênção de Jacó (Gênesis 49), a de José é a mais extensa, assim como aqui. Moisés toma de Jacó o título que dá a José (v. 16): “separado de seus irmãos”, ou, como se poderia traduzir, “nazireu entre eles”.
Isso se aplica tanto à piedade, em que, ao que parece por muitos exemplos, superou todos os irmãos, quanto à posição no Egito, onde foi tanto governante quanto benfeitor deles. Os irmãos o separaram de si ao fazê-lo escravo; mas Deus o distinguiu deles ao fazê-lo príncipe.
As bênçãos aqui pedidas e preditas para essa tribo são grande abundância e grande poder.
- Grande abundância, vv. 13-16. Em geral: “Bendita pelo Senhor seja a sua terra.” Os territórios de Efraim e Manassés eram muito férteis, contudo Moisés pede que sejam regados pela bênção de Deus, que enriquece e da qual depende toda fertilidade.
(1.) Ele enumera muitos elementos que pede que contribuam para a riqueza e a abundância das duas tribos, olhando para o Criador em busca do benefício e da utilidade de todas as criaturas inferiores, pois elas são para nós tudo aquilo que ele faz com que sejam. Ele pede:
[1.] Chuvas e orvalhos no tempo certo, “as preciosidades do céu”.
Embora sejam apenas água pura, são tão preciosos que, sem eles, todos os frutos da terra falhariam e desapareceriam. [2.] Fontes abundantes, que tornam a terra fértil; são chamadas aqui de “o abismo que repousa embaixo”. Ambos são “rios de Deus” (Salmos 65:9), e ele fez particularmente “as fontes das águas” (Apocalipse 14:7).
[3.] A influência benéfica dos astros do céu (v. 14): os “frutos preciosos” (a palavra significa o que é mais excelente e o melhor de sua espécie), produzidos pelo calor vivificante do sol e pela umidade refrescante da lua.
“Que tenham os frutos anuais em seus diversos meses, conforme o curso da natureza, num mês azeitonas, em outro tâmaras”, etc. Assim alguns entendem.
[4.] A fertilidade até de suas colinas e montanhas, que em outros países costumavam ser estéreis (v. 15): Que tenham “as principais coisas dos montes antigos”. Se os montes são férteis, seus frutos amadurecem primeiro e são os melhores. São chamados antigos não porque existissem antes dos outros, mas porque, como os primogênitos, superavam os demais em valor e excelência.
São “colinas duradouras” não só porque, como as outras montanhas, são imóveis (Habacuque 3:6), mas porque sua fertilidade permaneceria.
[5.] Os produtos das terras baixas (v. 16): “As preciosidades da terra.” Embora a própria terra pareça um amontoado de matéria inútil e sem valor, ainda assim dela vêm coisas preciosas para o sustento e o conforto da vida humana.
Jó 28:5: “Dela vem o pão”, porque dela vieram nossos corpos, e a ela devem retornar.
Mas que valor têm as coisas preciosas da terra para a alma que veio de Deus e deve voltar para ele? Ou que é sua plenitude diante da plenitude que há em Cristo, de onde recebemos graça por graça?
Alguns entendem as preciosidades aqui pedidas como figuras das bênçãos espirituais nas coisas celestiais por Cristo: dons, graças e consolos do Espírito.
(2.) Moisés coroa tudo com a boa vontade, ou a aceitação favorável, daquele “que habitava na sarça” (v. 16), isto é, de Deus, que apareceu a Moisés na sarça ardente que não se consumia (Êxodo 3:2), para dar-lhe sua comissão de fazer sair Israel do Egito.
Embora a glória de Deus tenha aparecido ali apenas por algum tempo, ainda assim se diz que habitou ali porque permaneceu enquanto houve ocasião para isso. Poderia ser traduzido “a boa vontade da shekiná na sarça”, pois shekiná significa aquilo que habita.
Embora tenha sido habitante da sarça por pouco tempo, ainda assim continuou a habitar com o povo de Israel. “Meu habitante da sarça”: assim deveria ser traduzido.
Aquela foi uma aparição da Majestade divina somente a Moisés, como sinal da participação particular que tinha em Deus, a qual deseja aproveitar para o bem dessa tribo.
Deus aparecera a Moisés muitas vezes, mas, às vésperas da morte, ele parece guardar a lembrança mais agradável da primeira ocasião, quando começou a conhecer as visões do Todo-Poderoso e se estabeleceu sua comunhão com o céu. Foi uma ocasião de amor que jamais seria esquecida.
Na sarça, Deus se declarou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e confirmou aos patriarcas a promessa que se estendia até a ressurreição do corpo e a vida eterna, como se vê pela razão que nosso Salvador extrai dela (Lucas 20:37).
Assim, quando Moisés pede a boa vontade de “aquele que habitou na sarça”, tem em vista a aliança renovada naquele momento e naquele lugar, sobre a qual devem se firmar todas as nossas esperanças do favor de Deus. Ele conclui essa extensa bênção com uma oração pelo favor ou pela boa vontade de Deus:
[1.] Porque isso é a fonte e a nascente de todas essas bênçãos.
São dádivas da boa vontade de Deus para com seu povo, quaisquer que sejam para os outros.
De fato, quando Efraim, descendente de José, se desviou de Deus, como uma novilha que se desvia, os frutos de seu país estavam tão longe de ser dádivas da boa vontade de Deus que se destinavam apenas a engordá-lo para o abate, como um cordeiro num lugar espaçoso (Oseias 4:16, 17).
[2.] Porque isso é o conforto e a doçura de todas essas bênçãos; temos alegria nelas quando nelas saboreamos a boa vontade de Deus.
[3.] Porque isso é melhor que todas elas, infinitamente melhor.
Pois, se ao menos tivermos o favor e a boa vontade de Deus, somos felizes e podemos viver em paz sem tudo o mais; podemos nos alegrar no Deus da nossa salvação mesmo que a figueira não floresça nem haja frutos na videira (Habacuque 3:17-18).
- José é aqui abençoado com grande poder, v. 17. Predizem-se três manifestações desse poder. (1.) Sua autoridade entre os irmãos: “Sua glória é como a do primogênito de seu touro”, ou novilho, animal majestoso que antigamente simbolizava a majestade real.
Josué, que sucederia a Moisés, era da tribo de Efraim, filho de José; sua glória foi de fato notável, e ele honrou sua tribo. Efraim veio a abrigar a capital do reino das dez tribos. De Manassés vieram Gideão, Jefté e Jair, todos ornamentos e bênçãos para sua terra.
Alguns pensam que José é comparado ao primogênito do touro porque a primogenitura perdida por Rúben passou a ele (1 Crônicas 5:1-2), e que se menciona “seu touro” porque Basã, na herança de Manassés, era famosa por seus touros e vacas (Salmos 22:12; Amós 4:1).
(2.) Sua força contra os inimigos e a vitória sobre eles: “Seus chifres são como o chifre de um unicórnio”, isto é: “As forças que levará ao campo serão muito poderosas e temíveis; com elas atacará os povos”, isto é, “vencerá todos os que se puserem em seu caminho.”
Os conflitos dos efraimitas tanto com Gideão (Juízes 8:1) quanto com Jefté (Juízes 12:1) mostram que eram uma tribo guerreira e feroz.
Contudo, encontramos os filhos de Efraim, quando abandonaram a aliança de Deus, embora armados, recuando no dia da batalha (Salmos 78:9, 10). Pois, embora aqui sejam declarados fortes e corajosos como unicórnios, quando Deus se afastou deles ficaram tão fracos quanto os outros homens.
(3.) O grande número de seus descendentes: embora Efraim fosse a linhagem mais nova, superou Manassés, como Jacó previra ao cruzar as mãos (Gênesis 48:19).
“São as dezenas de milhares de Efraim e os milhares de Manassés.” O Targum de Jônatas aplica a frase às dezenas de milhares de cananeus conquistados por Josué, que pertencia a Efraim.
É digna de observação a glosa do Targum de Jerusalém sobre a primeira parte deste versículo: “Assim como os primogênitos do touro nunca deviam trabalhar, nem o unicórnio jamais podia ser domado, assim José deveria continuar livre; e eles teriam continuado livres se não tivessem vendido a si mesmos pelo pecado.”
Versículos 18 a 20
Temos aqui: I. As bênçãos de Zebulom e Issacar são apresentadas juntas porque ambos eram filhos de Jacó com Lia e, por suas heranças em Canaã, eram vizinhos. Prediz-se:
- Que ambas teriam uma estabilidade e uma ocupação confortáveis (v. 18).
Zebulom devia alegrar-se porque teria motivo para isso; Moisés ora para que encontrasse alegria em suas viagens, fosse à guerra — pois arriscou a vida nos lugares altos do campo (Juízes 5:18) —, fosse, mais provavelmente, no mar, já que Zebulom era porto de navios (Gênesis 49:13).
Issacar devia alegrar-se em suas tendas, isto é, no trabalho de casa, na agricultura, à qual os homens dessa tribo em geral se dedicavam, pois viram que o descanso era bom e, quando o mar estava agitado, a terra era agradável (Gênesis 49:14-15).
Observe aqui: (1.) Que, assim como a providência de Deus determina de modos diversos onde as pessoas moram — algumas na cidade, outras no campo, umas nos portos, outras no interior —, ela também orienta sabiamente suas inclinações para diferentes ocupações, em benefício público, conforme cada membro do corpo está situado e capacitado para servir ao todo.
Algumas pessoas têm inclinação para os livros, outras para o mar, outras para a espada; umas preferem a vida rural, outras o comércio, e algumas têm aptidão para a mecânica. É bom que seja assim. “Se todo o corpo fosse um olho, onde estaria o ouvido?” (1 Coríntios 12:17).
Era para o bem comum de Israel que os homens de Zebulom fossem mercadores e os de Issacar, agricultores. (2.) Que, seja qual for nossa posição e ocupação, é sábio e dever nosso nos adaptarmos a elas; é uma grande felicidade estarmos contentes com elas.
Zebulom deve se alegrar ao partir: agradecer a Deus pelos lucros e tirar o melhor proveito das perdas e dos inconvenientes do comércio, sem desprezar a simplicidade nem invejar a tranquilidade das tendas de Issacar.
Issacar deve se alegrar em suas tendas, satisfeito com a tranquilidade e os pequenos ganhos da vida no campo, sem se queixar por não ter o prazer das viagens e o lucro do comércio de Zebulom.
Toda ocupação tem vantagens e desvantagens; qualquer que tenha sido destinada a nós pela Providência, devemos adaptar a ela a nossa disposição. É muito feliz quem fica satisfeito com sua condição, seja ela qual for. Essa é dádiva de Deus (Eclesiastes 5:19).
- Que ambas seriam úteis, cada qual em sua posição, para a honra de Deus e os interesses da religião na nação (v. 19): “Chamarão os povos ao monte”, isto é, ao templo, que Moisés previa que seria edificado sobre um monte. Não vejo motivo para restringir a profecia a Zebulom, como fazem a maioria dos intérpretes.
Se tanto Zebulom quanto Issacar recebiam os confortos de suas respectivas ocupações, por que não podemos supor que ambos cuidavam de dar a Deus a glória por eles? Fariam duas coisas para Deus:
(1.) Convidariam outros a servi-lo: “Chamem os povos ao monte.” [1.] Zebulom aproveitaria suas relações e o comércio com as nações vizinhas, para onde viajava, com o nobre propósito de divulgar a religião e convidá-las a servir ao Deus de Israel. Repare:
Quem tem muitos negócios ou amplo convívio deve procurar com sabedoria e zelo recomendar a prática da piedade séria àqueles com quem convive e entre os quais trabalha. Essas pessoas são abençoadas porque são bênçãos.
Seria bom que o crescimento do comércio com países estrangeiros contribuísse para a propagação do evangelho. Talvez a profecia sobre Zebulom alcance o início da pregação de Cristo e dos apóstolos, que aconteceu na terra de Zebulom (Mateus 4:14-15).
Então chamariam os povos ao monte, isto é, ao reino do Messias, chamado “monte da casa do Senhor” (Isaías 2:2). [2.] Issacar, que permanecia em casa e vivia em tendas, convidaria os vizinhos a subir ao santuário nas datas das festas solenes.
Talvez fosse mais zeloso e pronto que eles — muitas vezes se observa que, embora quem vive como Zebulom num porto movimentado tenha geralmente mais luz da religião, quem vive como Issacar nas tendas do campo tem mais vida e fervor religioso —, e por seu zelo provocaria à emulação santa os que sabiam mais (Salmos 122:1).
Ou porque eram mais atentos às datas designadas para suas festas que os outros.
Um dos intérpretes caldeus traduz o versículo anterior: “Alegra-te, Issacar, nas tendas de tuas escolas”, supondo que muitos seriam estudiosos e usariam o conhecimento para anunciar as épocas das festas conforme o calendário anual; naquela época, os almanaques não eram comuns como hoje.
Onquelos é mais específico: “Alegra-te, Issacar, quando fores calcular as datas das festas solenes em Jerusalém, pois então as tribos de Israel se reunirão no monte da casa do santuário.” Assim traduz o início deste versículo.
Muitos pensam que esse seja o sentido da descrição dos homens de Issacar no tempo de Davi: “tinham entendimento dos tempos para saber o que Israel devia fazer” (1 Crônicas 12:32). A descrição que vem depois (1 Crônicas 12:33) dos homens de Zebulom, que “saíam à batalha, peritos na guerra”, talvez explique a bênção daquela tribo. Repare:
Quem não tem a oportunidade que Zebulom teve de levar à igreja os que estão fora dela ainda pode servir muito aos interesses da igreja, ajudando a despertar, animar e edificar os que estão dentro.
É bom chamar as pessoas para as ordenanças de Deus, lembrar os esquecidos e despertar os indolentes, que seguem, mas não se dispõem a liderar.
(2.) Não só convidariam outros a servir a Deus, mas eles próprios abundariam nesse serviço: “Ali oferecerão sacrifícios de justiça.” Não enviariam os outros ao templo e ficariam em casa, alegando que não podiam deixar o trabalho.
Ao convidar os demais a irem depressa orar diante do Senhor, diriam: “Iremos também” (Zacarias 8:21). Repare: devemos dar exemplo do bem que recomendamos aos outros.
Ao chegarem ao templo, não compareceriam diante do Senhor de mãos vazias; trariam para a honra e o serviço de Deus conforme a prosperidade que ele lhes dera (1 Coríntios 16:2). [1.] Prediz-se a riqueza das duas tribos. Zebulom, que viajava para longe, “sugará da abundância dos mares”, que são seios fartos para os mercadores.
Issacar, que ficava em casa, enriqueceria com os tesouros escondidos na areia: talvez produtos da terra, riquezas subterrâneas de metais e minerais ou, como a palavra aqui significa propriamente areia do mar, os bens trazidos pelo mar, pois a herança de Issacar chegava até o litoral.
Talvez sua prosperidade ao convidar os povos ao monte esteja indicada por sugarem da abundância dos mares. temos expressão semelhante para a entrada das nações na igreja: “A abundância do mar se converterá a ti” e “mamarás o leite das nações” (Isaías 60:5, 16).
[2.] Enriquecidas, as tribos “consagrariam seu ganho ao Senhor e seus bens ao Senhor de toda a terra” (Miquéias 4:13). O comércio de Zebulom e o salário de Issacar “serão santidade para o Senhor” (Isaías 23:18), pois deles ofereceriam sacrifícios de justiça, isto é, sacrifícios conforme a lei. Repare:
Devemos servir e honrar a Deus com o que temos; quando ele semeia com abundância, espera colher na mesma proporção. Quem suga da abundância dos mares e dos tesouros escondidos na areia deve oferecer sacrifícios de justiça proporcionais.
II. Vem em seguida a bênção da tribo de Gade, v. 20, 21. Essa era uma das tribos já estabelecidas do lado do Jordão onde Moisés se encontrava. 1. Moisés prediz como seria a tribo (v. 20). (1.) Que seria ampliada, assim como naquela época já possuía um território extenso.
Moisés dá a Deus a glória tanto pela extensão presente como pela futura: “Bendito seja aquele que amplia Gade.” Vemos como a tribo cresceu ao vencer os hagarenos numa guerra que, ao que parece, conduziu de modo muito piedoso (1 Crônicas 5:19, 20, 22). Repare: devemos dar glória a Deus por todo crescimento.
(2.) Que seria uma tribo valente e vitoriosa. Se não fosse provocada, viveria segura e destemida como um leão; mas, se provocada, como um leão, despedaçaria o braço e o alto da cabeça, isto é, destruiria tudo o que estivesse no caminho: a força do inimigo, representada pelo braço, e sua estratégia e autoridade, pela cabeça.
No tempo de Davi, havia gaditas “cujo rosto era como o rosto de leões” (1 Crônicas 12:8). Alguns pensam que Jeú pertencia a essa tribo porque a primeira menção a ele ocorre em Ramote-Gileade, que pertencia a Gade; talvez a profecia se refira a seus atos corajosos.
- Moisés elogia a tribo pelo que já fizera e ainda fazia (v. 21).
(1.) Agira com muita sabedoria em seu próprio favor ao escolher primeiro a herança, num território que já havia sido conquistado: “Proveu para si a primeira parte.” Embora tivesse preocupação com seus irmãos, ainda assim sua caridade começava em casa; queria ser servido primeiro e se estabelecer primeiro.
Os gaditas foram os primeiros e mais ativos a pedir herança daquele lado do Jordão; por isso, a história desse assunto continuamente os menciona antes dos rubenitas (Números 32:2).
Assim, enquanto Josué, o conquistador, distribuiu as terras às outras tribos, Gade e seus companheiros as receberam de Moisés, o legislador, e nelas foram estabelecidos por lei.
Ou se pode traduzir: foram cobertos ou protegidos por providência especial, que velava pelos que ficavam para trás enquanto os guerreiros avançavam com os irmãos. Repare: “As pessoas te elogiarão quando fizeres bem a ti mesmo” (Salmos 49:18); isto é, quando Gade proveu primeiro para si.
Deus elogiará você quando cuidar bem de sua alma, que de fato é você mesmo, provendo-lhe primeiro a porção dada pelo legislador. (2.) Naquele momento, agiam com honestidade e coragem em favor dos irmãos.
Foram com os líderes do povo, diante dos quais cruzaram o Jordão armados para executar a justiça do Senhor contra os cananeus sob a direção de Josué, a quem depois prometeram solenemente obedecer (Josué 1:12, 16).
Foi esse o compromisso assumido quando receberam sua herança (Números 32:27), e foi isso que cumpriram (Josué 4:12). Ao fim das guerras de Canaã, Josué os despediu com uma bênção (Josué 22:7). Repare:
É algo honroso e abençoado ajudar os irmãos em seus assuntos, em particular participando da execução da justiça do Senhor ao suprimir o que o provoca. Foi isso que foi contado a Fineias como justiça.
Versículos 22 a 25
Aqui está: I. A bênção de Dã, v. 22. Na bênção de Jacó, Dã foi comparado a uma serpente por sua astúcia; Moisés o compara a um leão por sua coragem e determinação. Quem poderia resistir aos que tinham cabeça de serpente e coração de leão?
É comparado aos leões que saltavam de Basã, montanha conhecida pelos leões ferozes que desciam dali e saltavam sobre as presas nas planícies. Isso pode se referir ou: 1. às vitórias específicas de Sansão, que era dessa tribo, sobre os filisteus.
O Espírito do Senhor começou a movê-lo no acampamento de Dã quando era muito jovem, como um filhote de leão; em seus ataques contra os filisteus, surpreendeu-os e venceu-os pela força, como um leão vence a presa. Uma de suas primeiras façanhas foi despedaçar um leão. Ou 2. a uma conquista mais geral da tribo.
Ao saberem que Laís, no extremo oposto de Canaã, vivia em segurança, um grupo de danitas a surpreendeu e logo tomou a cidade. Veja Juízes 18:27. Como os montes de Basã ficavam perto da cidade, provavelmente os danitas desceram dali; por isso se diz que saltaram de Basã.
II. A bênção de Naftali, v. 23. Moisés contempla essa tribo com admiração e a louva: “Ó Naftali, tu és feliz; assim serás; que sempre assim sejas!” Três coisas compõem sua felicidade. 1. Que você fique satisfeito com o favor. Alguns entendem que se trata do favor das pessoas, sua boa vontade e boa palavra.
Jacó descrevera essa tribo como geralmente cortês e atenciosa, de palavras agradáveis, como a corça afetuosa (Gênesis 49:21). O que receberiam por isso? Moisés diz que conquistariam o afeto dos vizinhos e se satisfariam com esse favor. Os que são afetuosos serão amados.
Mas outros entendem que se trata do favor de Deus, e com razão, pois só esse favor satisfaz a alma e enche o coração de verdadeira alegria. São de fato felizes os que têm o favor de Deus; terão esse favor os que nele encontram satisfação e consideram que, tendo-o, têm o suficiente e nada mais desejam.
- Que você fique cheio da bênção do Senhor, não só dos bens que ela produz — cereais, vinho e azeite —, mas da própria bênção, isto é, da graça de Deus conforme sua promessa e aliança. Quem recebeu essa bênção pode considerar-se satisfeito: nada mais lhe falta para ser feliz.
Os judeus dizem: “A porção da tribo de Naftali era tão fértil e seus produtos amadureciam tão cedo, embora ficasse no norte, que os membros dessa tribo eram geralmente os primeiros a levar as primícias ao templo; assim recebiam primeiro a bênção do sacerdote, que era a bênção do Senhor.” Cafarnaum, onde Cristo residia principalmente, ficava nessa tribo.
- Que você esteja de posse do mar e do sul. Assim se pode ler, isto é, daquele mar que ficará ao sul de seu território; aquele era o mar da Galileia, sobre o qual lemos tantas vezes nos evangelhos. O território dessa tribo ficava diretamente ao norte dele, e o mar era muito vantajoso para a tribo.
Veja a riqueza de Cafarnaum e Betsaida, que ficavam dentro de seu território, na margem desse mar. Vemos como o espírito de profecia guiou Moisés nessas bênçãos: antes que se lançasse a sorte no regaço, ele previu e anunciou como seria a distribuição.
III. A bênção de Aser, v. 24, 25. Moisés ora e profetiza quatro coisas para essa tribo, que traz a bem-aventurança no nome, pois Lia deu ao pai dela o nome Aser, dizendo: “Feliz sou eu” (Gênesis 30:13). 1. Que seu número aumente.
A tribo já era numerosa (Números 26:47): “Que seja ainda mais numerosa: Seja Aser abençoado com filhos.” Repare: os filhos, especialmente os da aliança, são bênçãos, não fardos. 2. Que tenha o favor dos vizinhos: “Que seja aceito por seus irmãos.” Repare: é muito desejável ter o amor e a boa vontade de quem vive ao nosso redor.
Devemos pedi-los a Deus, que tem todos os corações nas mãos, e buscar conquistá-los com mansidão, humildade e disposição de fazer o bem a todos sempre que pudermos e tivermos oportunidade. 3. Que sua terra seja rica.
(1.) Na superfície: “Que ele mergulhe o pé no azeite”, isto é: “Haja tanto azeite em sua herança que ele não apenas possa ungir a cabeça, mas, se quiser, possa lavar os pés com ele”, coisa que não se costumava fazer.
Mas vemos que nosso bendito Salvador era tão aceito por seus irmãos que lhe ungiram os pés com o mais precioso perfume (Lucas 7:46).
(2.) Debaixo da terra: “Teus calçados serão ferro e bronze”, isto é: “Terás muitos desses metais em tua própria terra (minas deles), que, por uma bênção incomum, terá tanto a superfície quanto as entranhas ricas.” Ou, se não os produzisse, seriam importados do exterior, pois a herança da tribo ficava no litoral.
Os intérpretes caldeus entendem a frase em sentido figurado: “Tu serás forte e brilhante como ferro e bronze.” 4.
Que sua força e vigor durem: “Como os teus dias, assim será a tua força.” Muitos traduzem: “A força da tua velhice será como a da tua juventude; tu não sentirás a decadência nem perderás as forças com o passar do tempo, mas renovarás a juventude, como se não só os calçados, mas também os ossos fossem de ferro e bronze.” Nas Escrituras, muitas vezes “dia” representa os acontecimentos daquele dia.
Entendida assim, a promessa é de que Deus os sustentaria graciosamente sob suas provações e tribulações, quaisquer que fossem. Ela também é segura para todos os descendentes espirituais de Abraão: Deus proporcionará sabiamente suas graças e consolos dos serviços e sofrimentos a que os chamar.
Têm trabalho designado? Terão força para fazê-lo. Têm fardos designados? Terão força para suportá-los, sem serem tentados além do que podem. Fiel é aquele que fez essa promessa e nos levou a esperar nela.
Versículos 26 a 29
Estas são as últimas palavras que Moisés, aquele grande escritor, aquele grande mestre que ditava, escreveu ou mandou escrever segundo seu ditado. Por isso são muito notáveis, e sem dúvida as acharemos muito proveitosas.
Moisés, homem de Deus, que tinha tanto motivo quanto qualquer mero homem jamais teve para conhecer ambos, exalta em seu último fôlego o Deus de Israel e o Israel de Deus. Aos seus olhos, nenhum dos dois tinha igual; sabemos que, ao avaliar ambos, sua visão não estava embaçada.
I. Não há Deus como o Deus de Israel. Os deuses das nações não podiam fazer por seus adoradores o que Jeová fizera pelos seus: “Não há ninguém semelhante ao Deus de Jesurum”, v. 26. Repare: quando esperamos que Deus nos abençoe e nos faça o bem, devemos bendizê-lo e falar bem dele.
Uma das maneiras mais solenes de louvar a Deus é reconhecer que não há ninguém como ele. 1. Essa era a honra de Israel. Cada nação se orgulhava de seu deus, mas nenhuma tinha um Deus de quem se orgulhar como o de Israel. 2. Era felicidade para eles terem sido recebidos em aliança com esse Deus.
Moisés destaca duas provas da superioridade incontestável do Deus de Jesurum sobre todos os outros deuses: (1.) Seu poder e autoridade soberanos: cavalga sobre os céus com a maior pompa e magnificência sobre os céus.
Cavalgar nos céus indica sua grandeza e glória, manifestadas no mundo celestial, e o uso que faz das influências dos céus e dos produtos das nuvens para realizar seus próprios conselhos neste mundo inferior. Ele os dirige como alguém conduz o cavalo que monta.
Quando tem algo a fazer em favor de seu povo, cavalga nos céus para fazê-lo com rapidez e força; nenhum inimigo pode ou antecipar ou impedir o avanço de quem cavalga pelos céus. (2.) Sua eternidade sem limites: ele é o Deus eterno, e seus braços são eternos, v. 27.
Os deuses pagãos foram inventados recentemente e logo pereceriam; mas o Deus de Jesurum é eterno. Existia antes de todos os mundos e continuará quando não houver mais tempo nem dias. Veja Habacuque 1:12.
II. Não há povo como o Israel de Deus. Depois de declarar feliz cada tribo, Moisés encerra declarando o povo inteiro muito feliz, tão feliz em todos os aspectos que não havia nação comparável debaixo do sol (v. 29): “Feliz és tu, ó Israel”, povo cujo Deus é o Senhor, verdadeiramente feliz por essa razão, e “ninguém se compara a ti”.
Se Israel honrar a Deus como Deus incomparável, ele os favorecerá de modo a torná-los um povo incomparável, invejado pelos vizinhos e motivo de alegria para os que desejam seu bem.
“Quem é como tu, ó povo?” Cristo diz de sua esposa: “Eis que és bela, meu amor”; ela imediatamente responde: “Eis que és belo, meu amado.” Que nação (não, nem mesmo todas as nações juntas) é como o teu povo Israel? (2 Samuel 7:23).
O que se diz aqui da igreja de Israel, de suas honras e privilégios, certamente se aplica à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos no céu. A igreja cristã é o Israel de Deus, como a chama o apóstolo (Gálatas 6:16), e terá paz. É honrada acima de todos os convívios do mundo, assim como Israel.
- Nenhum povo jamais foi tão bem alojado e protegido (v. 27): “O Deus eterno é o teu refúgio.” Ou, como significa a palavra, “tua habitação, ou tua mansão, onde estás seguro, tranquilo e em descanso, como alguém em sua própria casa.”
Todo verdadeiro israelita está em casa em Deus; a alma volta para ele e repousa nele como lugar de descanso (Salmos 116:7) e esconderijo (Salmos 32:7). Os que fazem dele sua morada desfrutam nele de todo o conforto e dos benefícios de uma morada (Salmos 91:1).
Moisés pensava em Deus como morada de Israel durante a peregrinação no deserto (Salmos 90:1): “Senhor, tu tens sido nossa morada em todas as gerações.” Agora que iriam se estabelecer em Canaã, não deviam trocar de morada.
Continuariam precisando do Deus eterno como morada e continuariam a tê-lo; sem ele, até Canaã seria um deserto, uma terra de escuridão.
- Nenhum povo jamais foi tão bem sustentado e amparado: “Por baixo estão os braços eternos.” Isto é, o poder onipotente de Deus se empenha na proteção e no consolo de todos os que nele confiam, em seus maiores apertos e angústias, e sob os fardos mais pesados.
Os braços eternos sustentarão:
(1.) os interesses da igreja em geral, para que não sucumba nem seja derrotada. Debaixo dela está a Rocha dos séculos sobre a qual foi edificada; as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela (Mateus 16:18).
(2.) Os espíritos dos fiéis particulares, de modo que, embora possam ser oprimidos, não serão esmagados por nenhuma tribulação. Por mais baixo que o povo de Deus chegue, os braços eternos estão debaixo dele para impedir que o espírito afunde, que desfaleça e que a fé falhe, mesmo quando está extremamente pressionado.
A aliança eterna e os consolos eternos que dela fluem são, de fato, braços eternos. Sustentaram maravilhosamente os fiéis e os conservaram alegres nos piores tempos. A graça divina lhes é suficiente (2 Coríntios 12:9).
- Nenhum povo jamais foi tão bem comandado e conduzido à batalha.
“Ele expulsará o inimigo de diante de ti por seu poder onipotente, que abrirá espaço para ti; e, por uma comissão que te respaldará, dirá: Destrói-os.” Israel estava prestes a entrar numa terra ocupada por um povo forte e temível, que, por tê-la povoado primeiro, se considerava seu legítimo dono.
Como Israel justificaria sua expulsão e conseguiria realizá-la? (1.) Deus lhes daria autorização para destruir os cananeus; isso os justificaria e os respaldaria nisso contra todo o mundo.
O soberano Senhor de todas as vidas e de todas as terras não só consentiu e tolerou, mas ordenou e designou expressamente que os filhos de Israel tanto tomassem posse da terra de Canaã quanto passassem à espada o povo de Canaã.
Autorizados assim, podiam fazê-lo não só legalmente, mas honrosamente, sem incorrer na menor mancha ou imputação de roubo pela primeira ação ou de assassinato pela outra.
(2.) Deus lhes daria poder e capacidade para destruí-los; ou melhor, na prática ele faria isso para eles: expulsaria o inimigo de sua presença, pois o medo de Israel o poria em fuga. Deus expulsou os pagãos para plantar seu povo (Salmos 44:2).
Assim, por meio de Cristo, que os amou, os fiéis são mais que vencedores de seus inimigos espirituais. O capitão da nossa salvação expulsou o inimigo de diante de nós quando venceu o mundo e despojou os principados e as potestades na cruz. A ordem para nós é: “Destruí-os; prossegui na vitória e repartireis o despojo.”
- Nenhum povo jamais foi tão bem protegido e guardado (v. 28): “Israel viverá então em segurança, sozinho.” Vivem em segurança os que habitam em Deus e fazem do nome dele sua torre forte; “seu lugar de defesa será as fortificações das rochas” (Isaías 33:16). Israel viverá em segurança sozinho: (1.) Embora sozinhos.
Embora não façam alianças com seus vizinhos nem tenham motivo para esperar ajuda ou socorro de nenhum deles, ainda assim viverão em segurança; estarão realmente seguros e assim se considerarão.
(2.) Porque sozinhos. Viverão em segurança enquanto permanecerem puros e sem se misturar aos pagãos, um povo singular e peculiar.
Sua distinção das outras nações, embora os tornasse como uma ave malhada (Jeremias 12:9) e os expusesse à má vontade dos que estavam ao redor, ainda assim realmente os preservava do dano que seus vizinhos lhes desejavam, pois os mantinha sob a proteção divina. Deus guarda em segurança todos os que se apegam a ele.
Promete-se que, no reino de Cristo, Israel viverá seguro (Jeremias 23:6).
- Nenhum povo jamais teve provisão tão boa. “A fonte de Jacó”, isto é, a geração presente, da qual virão como riachos as gerações futuras, logo se estabelecerá numa boa terra. “O olho de Jacó” (assim se poderia traduzir, pois a mesma palavra significa fonte e olho) está voltado para a terra do trigo e do vinho.
Onde Israel estava acampado, tinha Canaã à vista, logo adiante, do outro lado do rio, e em breve a teria nas mãos e debaixo dos pés. A terra que contemplavam era abençoada pela fertilidade do solo e pelo orvalho do céu.
Era terra de trigo e vinho, produtos substanciosos e úteis; seus céus também fariam cair o orvalho (como se os céus fossem particularmente destinados a ser bênçãos para aquela terra). Sem ele, por melhor que fosse o solo, o trigo e o vinho logo faltariam. Todo verdadeiro israelita contempla com o olho da fé a terra melhor, a Canaã celestial, ricamente provida de coisas melhores que trigo e vinho.
- Nenhum povo jamais recebeu tanto socorro. Se enfrentasse alguma dificuldade, o próprio Deus cavalaria nos céus para ajudá-lo (v. 26); Israel era um povo salvo pelo Senhor (v. 29). Se estivessem em perigo de algum prejuízo ou na falta de algum bem, tinham um Deus eterno a quem recorrer e um poder onipotente em que confiar.
Nada podia ferir quem Deus ajudava, nem podia perecer um povo salvo pelo Senhor. Os que são acrescentados ao Israel do evangelho serão salvos (Atos 2:47).
- Nenhum povo jamais esteve tão bem armado. O próprio Deus era “o escudo de seu socorro”: protegia-o suficientemente contra todos os ataques. E era “a espada de sua excelência”: armava-os ofensivamente e os tornava tanto temíveis quanto bem-sucedidos em todas as guerras.
Deus é chamado espada de sua excelência porque, ao lutar por Israel, fazia-o superar os outros povos, ou porque, em tudo o que fazia em seu favor, tinha em vista seu santuário, chamado excelência de Jacó (Salmos 47:4; Ezequiel 24:21; Amós 6:8).
Os que têm no coração a excelência da santidade têm o próprio Deus como escudo e espada: são protegidos por toda a armadura de Deus; a palavra dele é sua espada, e a fé nessa palavra, seu escudo (Efésios 6:16-17).
- Nenhum povo jamais teve tanta certeza da vitória sobre os inimigos. “Serão achados mentirosos diante de ti”; isto é, “serão obrigados a se submeter a ti muito contra a vontade, de modo que a submissão será fingida; ainda assim, o objetivo será alcançado, pois pisarás sobre seus pescoços”, segundo a Septuaginta; vemos isso acontecer em Josué 10:24.
“Pisarás em suas fortalezas, por mais altas que sejam, e em seus palácios e templos, por mais sagrados que os considerem.” Alguns traduzem: “Se teus inimigos forem achados mentirosos para contigo, pisarás em seus lugares altos”; se não forem contidos pelos laços de pactos e tratados, serão quebrantados pela força da guerra.
Assim, o Deus da paz pisará Satanás debaixo dos pés de todos os fiéis e o fará em breve (Romanos 16:20).
Agora, reúna tudo isso e então você dirá: “Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu, ó povo!” Três vezes feliz é o povo cujo Deus é o Senhor.