Matthew Henry

Deuteronômio 29

Argumento

As primeiras palavras deste capítulo resumem seu conteúdo: “Estas são as palavras da aliança” (v. 1), isto é, as que vêm a seguir.

Aqui está: I. A recordação do que Deus fez por eles para levá-los a esta aliança, vv. 2-8. II. Uma exortação solene para que guardem a aliança, v. 9. III. Um resumo da própria aliança, v. 12, 13.

IV. A especificação das pessoas incluídas nela, v. 10, 11, 14, 15. V. Uma indicação, entre parênteses, de que o grande desígnio da aliança era combater a idolatria, v. 16, 17. VI. Uma denúncia muito solene e terrível da ira de Deus contra os que prometem paz a si mesmos enquanto persistem no pecado, vv. 18-28.

VII. A conclusão deste tratado, que distingue as coisas secretas das reveladas, v. 29.

Versículos 1 a 9

As Misericórdias Trazidas à Memória. (a.C. 1451.)

Depois de repetir amplamente os mandamentos que o povo devia observar como sua parte da aliança e as promessas e ameaças que Deus cumpriria — conforme o comportamento deles — como parte da aliança, Moisés resume aqui tudo num ato formal de aliança.

A aliança feita anteriormente é renovada, e Moisés, que já era seu mediador, continua a sê-lo (v. 1): “O Senhor ordenou a Moisés que a fizesse.” Nem mesmo Moisés, embora fosse rei em Jesurum, podia estabelecer a aliança senão segundo as instruções de Deus.

Não cabe aos ministros determinar os termos da aliança; eles devem apenas administrar seus selos. Diz-se que esta foi feita além da aliança estabelecida em Horebe; embora fosse a mesma aliança, ainda assim houve uma nova promulgação e ratificação.

É provável que alguns dos que viviam então, embora ainda não tivessem idade para ser alistados, já pudessem consentir por si mesmos na aliança feita em Horebe; e, ainda assim, ela é renovada aqui.

Repare: os que firmaram solenemente uma aliança com Deus devem aproveitar todas as oportunidades para firmá-la de novo, como quem aprecia tanto a escolha que não deseja mudá-la.

A grande maioria, porém, pertencia a uma nova geração; por isso, a aliança precisava ser renovada com eles, pois convém renová-la com os filhos da aliança.

I. É comum que os contratos comecem com a recapitulação dos fatos; este também começa lembrando as grandes coisas que Deus fizera por eles:

  1. Como ânimo para crerem que Deus de fato seria Deus para eles. Não teria feito tanto por eles se não tivesse o desígnio de fazer mais; tudo o que fizera até então era apenas, por assim dizer, um prefácio ou introdução.

Ou melhor, ele se mostrara Deus no que fizera até então por eles, o que podia elevar suas expectativas de algo grande, à altura da imensa extensão e abrangência daquela fecunda promessa de que seria Deus para eles.

  1. Como compromisso para que fossem um povo obediente a ele, em consideração ao que fizera por eles.

II. Para provar o que afirma, Moisés apela aos próprios olhos deles (v. 2): “Vós vistes tudo o que o Senhor fez.” Os próprios sentidos deles eram prova incontestável dos fatos: Deus fizera grandes coisas por eles. E a própria razão deles podia julgar com igual competência a justiça da conclusão: “Guardai, pois, as palavras desta aliança” (v. 9).

III. Ele especifica essas obras para mostrar o poder e a bondade de Deus ao intervir por eles.

  1. A libertação do Egito (v. 2, 3). Sinais e milagres espantosos afligiram o faraó e o obrigaram a deixá-los partir; e Israel foi posto à prova — pois essas provações são chamadas tentações — para ver se confiariam que Deus os protegeria das pragas e os salvaria por meio delas.

  2. A condução pelo deserto durante quarenta anos (v. 5, 6). Ali foram guiados, vestidos e alimentados por meio de milagres. Embora os caminhos do deserto não fossem apenas desconhecidos, mas também nunca tivessem sido percorridos, ainda assim Deus não os deixou perder-se ali.

E, como observa o bispo Patrick, aqueles mesmos calçados que, por ordem de Deus, calçaram no Egito, na Páscoa, quando estavam prestes a partir (Êxodo 12:11), nunca se gastaram e serviram até Canaã.

Embora não vivessem de pão, que fortalece o coração, nem de vinho, que o alegra, mas de maná e água da rocha, ainda assim eram homens fortes e corajosos, homens poderosos e capazes de ir à guerra. Por esses milagres, foram levados a saber que o Senhor era Deus; por essas misericórdias, que era o Deus deles.

  1. A vitória recente sobre Seom e Ogue e aquela boa terra da qual haviam tomado posse (v. 7, 8). Devemos aproveitar tanto as misericórdias antigas quanto as recentes como incentivos à obediência.

IV. A partir dessa recordação, Moisés tira duas conclusões:

  1. Lamenta a insensibilidade deles: “Contudo, o Senhor não vos deu um coração para perceber” (v. 4). Isso não atribui a Deus a culpa pela insensatez, estupidez e incredulidade do povo, como se estivessem prontos para receber a graça, tivessem pedido por ela e ele a tivesse negado. Não: a culpa recai sobre eles mesmos.

“O Senhor, que é o Pai dos espíritos, Deus em aliança convosco, e que sempre fora tão rico em misericórdia para convosco, sem dúvida teria coroado todos os seus outros dons com este.”

“Ele vos teria dado um coração para perceber e olhos para ver se não tivésseis frustrado, por vossa própria obstinação e perversidade, as bondosas intenções dele e recebido sua graça em vão.” Repare:

(1.) Ouvidos para ouvir, olhos para ver e coração para compreender são dons de Deus; todos os que os têm os têm dele.

(2.) Deus concede não só alimento e roupa, mas também riqueza e grandes posses a muitas pessoas a quem não concede a graça. Muitos desfrutam dos dons sem ter coração para reconhecer o doador nem entender a verdadeira intenção e o uso dos dons.

(3.) A disposição de Deus para nos fazer o bem em outras coisas demonstra claramente que, se não temos graça — o melhor dos dons —, a culpa é nossa, não dele. Ele teria nos reunido, mas nós não quisemos.

  1. Exorta-os à obediência: “Guardai, pois, e fazei” (v. 9). Repare: por gratidão e interesse próprio, tanto quanto por dever e fidelidade, somos obrigados a guardar as palavras da aliança.

Versículos 10 a 29

A Aliança Renovada. (a.C. 1451.)

Pelo tamanho das frases aqui e pela abundância e força das expressões, parece que Moisés, aproximando-se do fim de seu discurso, falava com grande fervor e zelo e desejava muito gravar suas palavras na mente desse povo tão pouco atento.

Para prendê-los com mais firmeza a Deus e ao dever, ele, com expressões muito solenes, suprindo a falta da cerimônia externa então usada (Êxodo 24:4, etc.), conclui, por assim dizer, um trato entre o povo e Deus: uma aliança eterna, que Deus não esqueceria e que eles não deviam esquecer.

Não exige um consentimento explícito, mas lhes apresenta a questão com clareza e depois a deixa entre Deus e a própria consciência deles. Observe:

I. As partes dessa aliança:

  1. Eles deviam firmar aliança com o Senhor, seu Deus (v. 12). Deviam entregar-se a ele e unir-se a ele. “O juramento é dele; ele redigiu a aliança e a estabeleceu.”

“Requer o seu consentimento; jurou a vocês, e vocês devem estar ligados a ele por juramento.” Isso exige que sejamos sinceros e sérios, humildes e reverentes, ao fazer aliança com Deus, lembrando-nos de quão grande é o Deus com quem nos comprometemos: ele nos conhece perfeitamente e tem domínio absoluto sobre nós.

  1. Todos deviam ser incluídos na aliança com ele. Todos foram convocados a comparecer (v. 2), e assim o fizeram. Diz-se a eles qual era o desígnio de se apresentarem juntos diante de Deus (v. 10): deviam entrar em aliança com ele.

(1.) Até os seus grandes homens, os chefes das tribos, os seus anciãos e oficiais não deviam considerar indigno de sua honra ou uma diminuição de seu poder pôr seus pescoços sob o jugo dessa aliança e puxar sob ele. Pelo contrário, deviam entrar nela primeiro, dando bom exemplo aos subordinados.

(2.) Não só os homens, mas também suas mulheres e seus filhos deviam entrar na aliança. Embora não tivessem sido contados nem alistados, ainda assim deviam unir-se ao Senhor (v. 11). Observe: até os pequeninos podem ser incluídos na aliança com Deus e devem ser recebidos com seus pais.

As crianças pequenas o bastante para serem carregadas nos braços devem ser levadas a Cristo e serão abençoadas por ele, pois de tais era e é o reino de Deus.

(3.) Não só os homens de Israel, mas também o estrangeiro que vivia no acampamento deles, desde que tivesse aderido o bastante à religião deles para renunciar a todos os deuses falsos, foi incluído nesta aliança com o Deus de Israel. pois ele também, embora estrangeiro, devia ser considerado, nessa questão, “um filho de Abraão” (Lucas 19:9).

Isso anunciava desde cedo o favor de Deus aos gentios e a bondade que lhes reservara.

(4.) Não apenas os homens livres, mas também os cortadores de lenha e os carregadores de água, os trabalhadores mais humildes entre eles, entrariam na aliança. Repare: assim como ninguém é grande demais para se submeter às amarras da aliança, assim ninguém é humilde demais para herdar as bênçãos da aliança.

Em Cristo não há diferença entre escravo e livre (Colossenses 3:11). “Foste chamado sendo servo?” “Não te preocupes com isso” (1 Coríntios 7:21).

(5.) Não só os que estavam presentes diante de Deus naquela assembleia solene, mas também os que não se encontravam ali entravam na aliança (v. 15): assim como “com aquele que está de pé aqui conosco” — assim o bispo Patrick entende que se deve traduzir — assim também “com aquele que hoje não está aqui conosco”.

[1.] Isso incluía os que ficaram em casa. Mesmo que estivessem retidos ou por doença ou por alguma obrigação necessária, não deviam por isso pensar que estavam dispensados. Não: todo israelita participava das bênçãos comuns.

Os que ficam em casa também recebem parte dos despojos; por isso, cada israelita devia reconhecer que estava obrigado pelo consentimento do corpo representativo. Os que não podem subir à casa do Senhor devem manter comunhão espiritual com os que vão e estar presentes em espírito quando ausentes no corpo.

[2.] Isso incluía as gerações futuras. Ou melhor, um dos autores da paráfrase caldeia traduz: “Todas as gerações que existiram desde os primeiros dias do mundo e todas as que surgirem até o fim do mundo inteiro estão de pé conosco aqui hoje.”

E assim, se entendermos essa aliança como uma administração figurativa da aliança da graça, ela é um testemunho nobre do Mediador daquela aliança, que é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

II. O resumo desta aliança. Todos os preceitos e todas as promessas da aliança estão contidos na relação de aliança entre Deus e o povo (v. 13).

Eles seriam designados, levantados e estabelecidos como povo dele, para observá-lo e obedecer-lhe, dedicar-se a ele e depender dele; e ele seria Deus para eles, conforme os termos da aliança feita com seus antepassados, para torná-los santos, elevados e felizes.

Mencionam-se aqui Abraão, Isaque e Jacó como exemplos de piedade que deviam imitar os que esperavam receber algum benefício da aliança firmada com eles.

Repare: considerar devidamente nossa relação com Deus como nosso Deus e a obrigação que temos para com ele como seu povo basta para nos conduzir a todos os deveres e consolos da aliança.

III. O principal desígnio de renovar a aliança naquela ocasião era fortalecê-los contra as tentações da idolatria. Embora outros pecados arruinem o pecador, ainda assim esse era o pecado que provavelmente os arruinaria. Agora, a respeito disso, Moisés mostra:

  1. O perigo de serem tentados a isso (v. 16, 17): “Vocês sabem que moramos na terra do Egito, um país entregue à idolatria; seria bom que não restassem entre vocês vestígios da contaminação daquela idolatria.” “Passamos por outras nações, os edomitas, os moabitas etc., e vimos suas abominações e seus ídolos.”

“E talvez alguns entre vocês tenham gostado demais deles, ainda sintam atração por eles e prefiram adorar um deus de madeira, que podem ver, a um Espírito infinito, que nunca viram.” É de esperar que houvesse entre eles quem, quanto mais visse essas abominações e ídolos, mais os odiasse; mas alguns ficaram fascinados com o que viram: contemplaram as coisas amaldiçoadas e as cobiçaram.

  1. O perigo de cederem à tentação. Moisés os adverte claramente: se abandonassem a Deus para servir aos ídolos, correriam por sua conta e risco. Se não quisessem ser limitados e mantidos firmes pelos preceitos da aliança, descobririam que as maldições dela eram fortes o bastante para prendê-los e mantê-los firmes.

(1.) A idolatria arruinaria pessoas e famílias em particular (vv. 18-21). Observe:

[1.] A descrição do pecador (v. 18). Primeiro, é alguém cujo coração se desvia de seu Deus. É aí que começa o dano: no coração mau da incredulidade, que leva a pessoa a afastar-se do Deus vivo e voltar-se para ídolos mortos.

Até a esse pecado as pessoas são atraídas quando se deixam desviar pelos próprios desejos e fantasias.

Quem começa a se afastar de Deus, negligenciando o dever para com ele, é facilmente levado a seguir outros deuses; quem serve a outros deuses certamente se afasta do Deus verdadeiro, pois ele não aceita rivais: ou é tudo, ou nada.

Segundo, é “uma raiz que produz fel e absinto”, isto é, alguém perigoso. Envenenado ele próprio por princípios e inclinações perversos, por um desprezo secreto pelo Deus de Israel e suas instituições e por reverência aos deuses das nações, ele se esforça, por todos os recursos possíveis, para corromper e envenenar os outros e atraí-los à idolatria.

Seu fruto é cicuta — assim se traduz a palavra em Oseias 10:4 — e absinto: muito desagradável a Deus e, no fim, amargo para todos os que ele seduz. O apóstolo faz alusão a isso em Hebreus 12:15, ao nos advertir da mesma forma a tomar cuidado com os que querem nos desviar da fé cristã.

São as ervas daninhas ou o joio num campo que, se deixados em paz, cobrirão todo o campo. Um pouco desse fermento trará o perigo de contaminar toda a massa.

[2.] A falsa segurança do pecador em seu pecado. Ele promete a si mesmo impunidade, embora persista na impiedade (v. 19).

Embora ouça as palavras da maldição, não pode alegar ignorância do perigo como os outros idólatras; ainda assim, até nessa ocasião abençoa a si mesmo em seu próprio coração, considera-se protegido da ira do Deus de Israel pelos seus deuses ídolos.

Por isso diz: “Terei paz, ainda que minha religião seja guiada não pela instituição de Deus, mas por minha própria imaginação, acrescentando a embriaguez à sede, um ato de maldade a outro.”

Os idólatras eram como bêbados: apegavam-se violentamente aos próprios ídolos e se esforçavam para atrair os outros.

Festas dissolutas frequentemente acompanhavam suas idolatrias (1 Pedro 4:3), de modo que isso pronuncia uma desgraça contra os bêbados, sobretudo os de Efraim, que, ao despertar, estando com sede, “procuram-no ainda de novo” (Provérbios 23:35). Piores ainda eram os que se embriagavam em honra aos seus ídolos.

Repare: primeiro, muitos estão sob a maldição de Deus e, mesmo assim, abençoam a si mesmos; mas logo se descobrirá que, ao abençoarem a si mesmos, apenas se enganam. Segundo, estão prontos para a ruína, com pouca esperança de arrependimento, os que fizeram a si mesmos acreditar que terão paz enquanto persistem no pecado.

Terceiro, a embriaguez endurece o coração e corrompe a consciência tanto quanto qualquer outro pecado. É um pecado a que as próprias pessoas são estranhamente atraídas, mesmo quando há pouco sofreram seus danos, e que, de modo igualmente estranho, desejam levar outros a cometer (Habacuque 2:15). A idolatria também é uma armadilha desse tipo.

[3.] A severidade justa de Deus contra o pecador por causa desse pecado e da afronta ímpia que lhe fez ao dizer que teria paz mesmo persistindo nele, contradizendo assim a verdade eterna (Gênesis 3:4). Dificilmente há em todo o livro de Deus uma ameaça que soe mais terrível do que esta.

Ah, se os pecadores presunçosos a lessem e tremessem! Pois não é um bicho-papão para assustar crianças e tolos, mas uma declaração verdadeira da ira de Deus contra a impiedade e a injustiça humanas (v. 20, 21).

Primeiro: “O Senhor não o poupará.” O tempo de trégua de que ele abusa será encurtado; nenhuma misericórdia será lembrada em meio ao juízo. Segundo, a ira do Senhor e o seu zelo — a ira mais feroz — fumegarão contra ele, como a fumaça de uma fornalha.

Terceiro, as maldições escritas repousarão sobre ele: não apenas cairão sobre ele para aterrorizá-lo, mas permanecerão sobre ele e o afundarão no mais profundo inferno (João 3:36). Quarto, seu nome será apagado, isto é, ele será exterminado, e sua memória apodrecerá e desaparecerá com ele.

Quinto, será separado para o mal, que é o sentido mais próprio de maldição: será afastado de toda felicidade e de toda esperança dela, marcado para uma miséria sem remédio. Por fim, tudo isso acontecerá segundo as maldições da aliança, as mais terríveis de todas, pois são as justas retribuições pela graça abusada.

(2.) A idolatria arruinaria a nação. Ela traria pragas sobre a terra que fechasse os olhos a essa raiz de amargura e recebesse sua contaminação. A extensão do pecado determinaria também a extensão do julgamento.

[1.] Descreve-se a ruína. Começa com pragas e doenças (v. 22), para ver se juízos menores os fariam voltar; mas, se não, termina num colapso total, como o de Sodoma (v. 23). Aquele vale, antes tão fértil como o jardim do Senhor, foi transformado num lago de sal e enxofre.

Assim também a terra de Canaã seria desolada e estéril, como tem sido desde sua última destruição pelos romanos.

O lago de Sodoma fazia fronteira bem próxima com a terra de Israel, para adverti-los da iniquidade de Sodoma; mas, como não atenderam ao aviso, sua ruína se tornou semelhante à de Sodoma, assim como seu pecado se parecera com o dela.

[2.] Investiga-se a razão e se apresenta a resposta.

Primeiro, as gerações futuras a investigariam (v. 22). Encontrariam a situação de sua nação, em todos os aspectos, invertida em relação ao que fora; ao lerem tanto a história quanto a promessa, ficariam espantadas com a mudança.

O estrangeiro e as nações vizinhas, assim como as pessoas em particular, também perguntariam: “Por que fez o Senhor assim a esta terra?” (v. 24). Em outros lugares, descrevem-se grandes desolações como algo que espanta os que as testemunham (1 Reis 9:8, 9; Jeremias 22:8, 9).

Era hora de os vizinhos tremerem quando o julgamento assim começasse pela casa de Deus (1 Pedro 4:17). A ênfase da pergunta deve recair sobre “esta terra”: a terra de Canaã, esta boa terra, glória de todas as terras, esta terra que mana leite e mel.

É muito lamentável que uma terra tão boa fosse desolada; mas não era só isso: era a terra santa, a terra de Israel, cujo povo estava em aliança com Deus, a terra de Emanuel, onde Deus era conhecido e adorado, e ainda assim tão devastada.

Repare: 1. Não é novidade que Deus traga julgamentos devastadores sobre um povo que professa estar perto dele (Amós 3:2). 2. Ele nunca faz isso sem boa razão. 3. Devemos investigar essa razão para dar glória a Deus e receber o aviso para nós mesmos.

Segundo, a razão é apresentada em resposta à pergunta. O assunto seria tão claro que todas as pessoas diriam: foi porque abandonaram a aliança do Senhor, Deus de seus antepassados (v. 25). Repare: Deus nunca abandona ninguém antes que essa pessoa o abandone. Mas quem abandona o Deus de seus pais é justamente expulso da herança de seus pais.

Foram servir a outros deuses (v. 26), deuses com os quais não tinham familiaridade e aos quais não deviam nada, nem por dever nem por gratidão; pois Deus não deu as criaturas para serem servidas por nós, mas para nos servirem. Nem nos fizeram bem — como alguns traduzem —, além do bem que Deus os capacitou a fazer. Somos devedores ao Criador, não às criaturas.

Foi por isso que Deus se irou contra eles (v. 27) e os arrancou da terra em sua ira (v. 28). Por mais terrível que fosse a desolação, o Senhor era justo, como Daniel reconhece (Daniel 9:11-14).

Diz o senhor Ainsworth: “Assim, a lei de Moisés deixa os pecadores sob a maldição e expulsos da terra do Senhor; mas a graça de Cristo para com os pecadores arrependidos e crentes os planta de novo em sua terra, e eles nunca mais serão arrancados, pois são guardados pelo poder de Deus” (Amós 9:15).

[3.] Moisés conclui sua profecia da rejeição dos judeus assim como o apóstolo Paulo conclui seu discurso sobre o mesmo assunto, quando a rejeição começou a se cumprir (Romanos 11:33): quão insondáveis são os juízos de Deus e seus caminhos, impossíveis de descobrir! Assim também aqui (v. 29): “As coisas secretas pertencem ao Senhor, nosso Deus.”

Alguns entendem tudo como uma só frase: As coisas secretas do Senhor, nosso Deus, são reveladas a nós e a nossos filhos, na medida em que nos diz respeito conhecê-las; ele não tratou assim com as outras nações.

Mas nós o lemos como duas frases, pelas quais, primeiro, somos proibidos de investigar com curiosidade os conselhos secretos de Deus ou de decidir a respeito deles. Dá-se resposta completa à pergunta: “Por que o Senhor fez isso com esta terra?”, suficiente para justificar Deus e nos advertir.

Mas, se alguém perguntar ainda por que Deus se dispôs a realizar tão grande dispêndio de milagres para formar um povo cuja apostasia e ruína previu claramente, por que ele não impediu isso por meio de sua graça onipotente, ou o que ainda pretende fazer com eles, saiba que essas perguntas não podem ser respondidas e, portanto, não convém fazê-las.

É presunção de nossa parte investigar os Arcana imperii — os mistérios do governo — e perguntar por razões de Estado que não nos cabe conhecer. Veja Atos 1:7; João 21:22; Colossenses 2:18.

Segundo, somos orientados e animados a investigar diligentemente o que Deus revelou: “As coisas reveladas pertencem a nós e a nossos filhos.” Repare:

  1. Embora Deus tenha mantido grande parte de seu conselho em segredo, ainda assim revelou o bastante para nos satisfazer e salvar. Não ocultou nada que nos fosse proveitoso; guardou apenas aquilo que é melhor não sabermos.

  2. Devemos instruir a nós mesmos e também aos nossos filhos nas coisas de Deus que foram reveladas. Não apenas temos permissão para investigá-las: temos o dever de fazê-lo. São coisas que dizem respeito de perto a nós e aos nossos. São as regras pelas quais devemos viver e as concessões das quais devemos viver.

Por isso, devemos aprendê-las com diligência e ensiná-las com diligência a nossos filhos.

  1. Todo o nosso conhecimento deve levar à prática, pois esse é o fim de toda revelação divina: não nos fornecer assuntos curiosos para especular e conversar, entretendo a nós mesmos e aos nossos amigos, mas para que cumpramos todas as palavras desta lei e sejamos abençoados no que fizermos.

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra