Matthew Henry

Deuteronômio 28

Argumento

Este capítulo expõe amplamente duas palavras do capítulo anterior: a bênção e a maldição. Em termos gerais, foram declarados abençoados os obedientes e amaldiçoados os desobedientes.

Como as afirmações gerais não comovem tanto, Moisés aqui desce aos detalhes e descreve a bênção e a maldição. Não as descreve em suas fontes: estas são invisíveis e, por isso, as mais importantes, embora as menos consideradas. São o favor de Deus, fonte de todas as bênçãos, e a cólera de Deus, fonte de todas as maldições.

Descreve-as, porém, em seus cursos, os efeitos perceptíveis da bênção e da maldição, pois são coisas reais e têm efeitos reais.

I. Descreve as bênçãos que viriam sobre eles se fossem obedientes: pessoais, familiares e, sobretudo, nacionais, pois é sobretudo nessa condição que se trata com eles aqui, vv. 1-14. II. Descreve com muito mais detalhes as maldições que viriam sobre eles se fossem desobedientes: 1. Sua extrema aflição, vv. 15-44. 2. Por fim, sua ruína e destruição completas, vv. 45-68.

Este capítulo se parece muito com Levítico 26, que lhes apresenta a vida e a morte, o bem e o mal. A promessa, no fim daquele capítulo, de que seriam restaurados se se arrependessem, também é repetida com mais detalhes aqui em Deuteronômio 30.

Assim como tiveram preceito sobre preceito na repetição da lei, também tiveram linha sobre linha na repetição das promessas e ameaças.

Tanto lá quanto aqui, ambas são expostas não apenas como sanções da lei, o que aconteceria condicionalmente, mas também como previsões do desfecho, o que aconteceria certamente: por algum tempo, Israel seria feliz enquanto obedecesse, mas por fim seria arruinado pela desobediência.

Por isso se diz (Deuteronômio 30:1) que todas essas coisas, tanto a bênção quanto a maldição, viriam sobre o povo.

Versículos 1 a 14

Promessas. (a.C. 1451.)

As bênçãos são apresentadas antes das maldições para mostrar:

  1. Que Deus tarda em irar-se, mas se apressa em mostrar misericórdia. Ele disse e jurou que preferiria muito mais que obedecêssemos e vivêssemos a que pecássemos e morrêssemos. Abençoar é seu prazer.

  2. Que, embora tanto as promessas quanto as ameaças tenham o desígnio de nos levar e manter no nosso dever, ainda assim é melhor sermos atraídos ao bem pela esperança filial do favor de Deus do que sermos assustados a isso pelo temor servil da cólera dele. A obediência que mais lhe agrada nasce do prazer na bondade de Deus. Agora:

I. Temos aqui as condições sob as quais se promete a bênção:

  1. A condição é que ouçam atentamente a voz de Deus (v. 1, 2), escutando-o falar por sua palavra e fazendo todo o possível para conhecer sua vontade (v. 13).

  2. A condição é que observem e cumpram todos os seus mandamentos — e, para obedecer, é preciso prestar atenção —, que guardem os mandamentos de Deus (v. 9) e andem em seus caminhos. Não bastava cumpri-los uma vez; deviam guardá-los para sempre. Não bastava começar a andar nos caminhos de Deus; deviam continuar neles até o fim.

  3. A condição é que não se desviem nem para a direita nem para a esquerda, seja para a superstição, de um lado, seja para a profanação, de outro. Em particular, não deviam seguir outros deuses (v. 14), pecado a que eram mais propensos que a qualquer outro e que mais desagradaria a Deus.

Se cuidassem de manter a religião em suas famílias e nação, tanto em sua forma quanto em seu poder, Deus não deixaria de abençoá-los.

II. Os detalhes dessa bênção:

  1. Promete-se que a providência de Deus faria prosperar todos os seus interesses externos. Diz-se que essas bênçãos os alcançariam (v. 2). Às vezes, pessoas boas, conscientes de sua indignidade, tentam afastar-se da bênção e concluem que ela não lhes pertence; mas a bênção as encontrará e as seguirá apesar disso.

Assim, no grande dia, a bênção alcançará os justos que dirão: “Senhor, quando te vimos faminto e te demos de comer?” (Mateus 25:37). Observe:

(1.) Enumeram-se várias coisas em que Deus os abençoaria por sua providência:

[1.] Estariam seguros e tranquilos. A bênção repousaria sobre eles onde quer que estivessem, na cidade ou no campo (v. 3). Morassem na cidade ou no interior, fossem lavradores ou comerciantes, seu trabalho os levasse à cidade ou ao campo, seriam protegidos dos perigos e desfrutariam os benefícios de sua condição.

Essa bênção os acompanharia em suas viagens, ao sair e ao entrar (v. 6). Seriam protegidos e a tarefa que empreendessem teria bom resultado. Observe aqui como é necessária e constante nossa dependência de Deus tanto para a continuidade quanto para o conforto desta vida. Precisamos dele em cada movimento e em todas as diferentes situações da vida.

Não estaremos seguros se ele retirar sua proteção, nem tranquilos se suspender seu favor; mas, se nos abençoar, estaremos bem aonde quer que formos.

[2.] Suas famílias cresceriam e teriam muitos filhos: “Bendito será o fruto do teu ventre” (v. 4); e o Senhor os faria prosperar em número (v. 11), cumprindo a promessa feita a Abraão de que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e de que Deus seria Deus para eles. Não se poderia legar ao fruto do ventre uma bênção maior nem mais abrangente. Veja Isaías 61:9.

[3.] Seriam ricos e teriam abundância dos bens desta vida. Deus os promete não só para que desfrutassem deles, mas, como observa o bispo Patrick, a partir de um dos escritores judeus, para que tivessem meios de honrar a Deus e fossem ajudados e incentivados a servi-lo com alegria, prosseguindo e perseverando na obediência a ele.

Primeiro, seriam abençoados em tudo o que tivessem fora de casa, o cereal e o gado no campo (v. 4, 11), particularmente as vacas e as ovelhas, que seriam abençoadas por causa de seus donos e se tornariam uma bênção para eles.

Para isso, promete-se que Deus lhes daria chuva no tempo certo, chamada de seu “bom tesouro” (v. 12), pois com o “rio de Deus” a terra é enriquecida (Salmos 65:9). Devemos reconhecer que nosso sustento contínuo vem do bom tesouro de Deus e que lhe somos devedores. Se ele retiver a chuva, logo perecerão os frutos da terra e do gado.

Segundo, seriam abençoados em tudo o que tivessem dentro de casa: o cesto e o depósito (v. 5), os armazéns ou celeiros (v. 8). Depois de levados para casa, Deus os abençoaria, e não sopraria sobre eles, como às vezes faz (Ageu 1:6, 9).

Dependemos de Deus e de sua bênção não só para o cereal que colhemos anualmente no campo, mas também para o pão diário de nosso cesto e depósito; por isso aprendemos a pedi-lo todos os dias.

[4.] Teriam êxito em todo o trabalho, o que lhes traria satisfação constante: “O Senhor ordenará a bênção” — só ele pode ordená-la —, não apenas sobre tudo o que possuíssem, mas também sobre tudo o que fizessem, sobre tudo a que aplicassem as mãos (v. 8).

Isso indicava que, mesmo ricos, não deviam ficar ociosos; deviam encontrar algum trabalho bom a que se dedicar, e Deus reconheceria sua laboriosidade e abençoaria o trabalho de suas mãos (v. 12). Pois é a bênção do Senhor sobre a mão diligente que enriquece e conserva a riqueza (Provérbios 10:4, 22).

[5.] Teriam honra entre seus vizinhos (v. 1): “O Senhor, teu Deus, te exaltará acima de todas as nações.” Ele já os havia exaltado ao firmar aliança com eles (Deuteronômio 26:19). E os exaltaria ainda mais por meio da prosperidade exterior, se eles não se desonrassem pelo pecado. Duas coisas os tornariam grandes entre as nações.

Primeiro, a riqueza (v. 12): Emprestarás a muitas nações cobrando juros, o que podiam fazer com as nações vizinhas, mas não terás ocasião de tomar emprestado. Isso lhes daria grande influência sobre os povos ao redor, pois quem toma emprestado é servo de quem empresta. Talvez se refira ao comércio: exportariam muito mais do que importariam, mantendo a balança a seu favor.

Segundo, o poder (v. 13): “O Senhor te fará cabeça”, para dar leis aos povos ao redor, cobrar tributos e arbitrar todas as controvérsias.

Todos os feixes se inclinariam diante do deles, e isso os tornaria tão importantes que todos os povos da terra os temeriam (v. 10), isto é, reverenciariam sua verdadeira grandeza e receariam torná-los inimigos.

A religião florescendo entre eles e a bênção de Deus sobre eles os tornariam temíveis para todos os seus vizinhos, terríveis como um exército com estandartes.

[6.] Venceriam os inimigos e prosperariam em todas as guerras. Se alguém ousasse levantar-se contra eles para oprimi-los ou invadir seu território, o faria por sua conta e risco, pois certamente cairia diante deles (v. 7). Mesmo que o exército inimigo avançasse contra eles todo reunido por um caminho, seria completamente derrotado e fugiria em sete direções, cada um tentando escapar como pudesse.

(2.) Aprendemos de tudo isso — embora fosse bom que as pessoas acreditassem — que a religião e a piedade são as melhores aliadas da prosperidade exterior.

Embora as bênçãos temporais ocupem menos espaço nas promessas do Novo Testamento que nas do Antigo, ainda assim basta a palavra de nosso Senhor Jesus — e certamente podemos aceitá-la — de que, se buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça, todas as outras coisas nos serão acrescentadas, na medida que a Sabedoria Infinita considerar boa; e quem poderia desejá-las além disso? Mateus 6:33.

  1. Promete-se também que a graça de Deus os estabeleceria como povo santo (v. 9). Depois de tomá-los em aliança consigo, Deus os manteria nessa aliança. Se usassem os meios para permanecer firmes, ele lhes daria essa graça, e não se afastariam dele.

Repare: Deus firma na santidade os que são sinceros nela, e tem poder para fazê-lo (Romanos 16:25). Quem é santo continuará santo; e Deus, por meio dessa obra, estabelece para si como povo aqueles que firma na santidade, pois, enquanto permanecermos junto de Deus, ele nunca nos abandonará.

Essa firmeza na religião também firmaria a reputação deles (v. 10): todos os povos da terra verão e reconhecerão que você é chamado pelo nome do Senhor, isto é, “que tu és um povo excelente e glorioso, sob o cuidado e o favor particulares do grande Deus”.

“Serão levados a reconhecer que um povo chamado pelo nome de Jeová é, sem dúvida, o mais feliz debaixo do sol, sendo juízes até os seus próprios inimigos”. Os favorecidos do Céu são verdadeiramente grandes; cedo ou tarde, isso ficará claro.

Se não neste mundo, então no dia em que Cristo confessar diante dos homens e dos anjos os que agora o confessam, como aqueles a quem ele tem prazer em honrar.

Versículos 15 a 44

Ameaças. (a.C. 1451.)

Depois de contemplarmos o lado luminoso da nuvem, voltado para os obedientes, agora nos é apresentado seu lado escuro, voltado para os desobedientes. Se não guardarmos os mandamentos de Deus, não só deixaremos de receber a bênção prometida: também nos colocaremos sob a maldição, tão abrangente de toda miséria quanto a bênção é de toda felicidade. Observe:

I. A justiça dessa maldição. Ela não vem sem causa nem por um motivo insignificante; Deus não procura ocasião para nos acusar nem costuma criar desavença conosco. O que, segundo o texto, traz a maldição é:

  1. Desprezar a Deus, recusando-se a ouvir sua voz (v. 15). Isso demonstra o maior desprezo imaginável, como se o que ele diz não merecesse atenção ou como se não tivéssemos obrigação alguma para com ele.

  2. Desobedecer-lhe, deixando de cumprir seus mandamentos ou de observar para cumpri-los. Ninguém fica sob a maldição de Deus senão quem se rebela contra o mandamento dele.

  3. Abandoná-lo. Isso se dá por causa da maldade dos seus feitos, não só porque você me desprezou, mas porque me abandonou (v. 20). Deus nunca nos rejeita antes que nós o rejeitemos. Isso indica que a idolatria, pela qual abandonaram o Deus verdadeiro para seguir deuses falsos, seria para eles um pecado destruidor, mais que qualquer outro.

II. A extensão e o poder dessa maldição:

  1. Em termos gerais, declara-se que todas estas maldições virão do alto sobre você e o alcançarão (v. 15). Ainda que tente escapar delas, será inútil: elas o seguirão por onde quer que vá, irão alcançá-lo, agarrá-lo e vencê-lo.

Diz-se que o pecador, quando a ira de Deus o persegue, “gostaria muito de fugir de sua mão” (Jó 27:22), mas não pode. Se escapar da arma de ferro, o arco de aço o alcançará e o traspassará. Não há como fugir de Deus senão correndo para ele; não há como escapar da justiça dele senão refugiando-se em sua misericórdia (Salmos 21:7, 8).

(1.) A maldição de Deus segue o pecador aonde quer que vá e repousa sobre ele onde quer que esteja. Ele será amaldiçoado na cidade e no campo (v. 16). A força da cidade não pode protegê-lo; o ar agradável do campo não impede essas emanações pestilentas.

Será amaldiçoado quando entrar (v. 19), pois “a maldição está sobre a casa do ímpio” (Provérbios 3:33); e será amaldiçoado quando sair, pois não pode deixar para trás nem livrar-se da maldição que lhe entrou nas entranhas como água e nos ossos como óleo.

(2.) Tudo o que possui está sob maldição: a terra é maldita por causa dele, e também tudo o que há nela ou dela procede. Assim, ele é amaldiçoado desde a terra, como Caim (Gênesis 4:11). O cesto e o depósito estão sob maldição (v. 17, 18).

Como perdeu o direito a tudo o que desfruta, é como se essas coisas lhe fossem proibidas, como objetos amaldiçoados a que não tem direito. Para os que têm a mente e a consciência contaminadas, tudo o mais também está contaminado (Tito 1:15).

Tudo se torna amargo para ele; ele não consegue desfrutar verdadeiro consolo em nada, pois a ira de Deus se mistura às coisas. Longe de ter garantia de que elas continuarão, se seus olhos estiverem abertos, ele poderá vê-las todas condenadas e prestes a ser confiscadas, e, com elas, todas as suas alegrias e esperanças se foram para sempre.

(3.) Tudo o que fizer também estará sob maldição. A maldição recairá sobre tudo a que aplicar as mãos (v. 20), em constante frustração para os que dedicam o coração ao mundo e esperam encontrar nele a felicidade. Isso não pode deixar de ser uma aflição constante.

Essa maldição é exatamente o contrário da bênção descrita na primeira parte do capítulo. Assim, tudo o que há de felicidade no céu falta no inferno, e ali há ainda o contrário dela. “Os meus servos comerão, mas vós tereis fome” (Isaías 65:13).

  1. Enumeram-se muitos castigos específicos que seriam frutos da maldição e com que Deus puniria o povo judeu por sua apostasia e desobediência. As ameaças são de vários tipos, pois Deus tem muitas flechas em sua aljava, “quatro julgamentos severos” (Ezequiel 14:21) e muitos outros.

São apresentadas de maneira muito terrível, com descrições vivas e comoventes, para que, conhecendo o terror do Senhor, as pessoas pudessem ser persuadidas, se possível. A ameaça de um mesmo castigo é repetida várias vezes para causar impressão mais profunda e duradoura.

Isso também indica que, se persistissem na desobediência, o julgamento que julgavam encerrado — e do qual diziam: “Certamente já passou a amargura” — voltaria com força redobrada, pois, quando Deus julga, ele prevalece.

(1.) Ameaçam-se doenças físicas que se espalhariam pela terra. Às vezes Deus as usa para corrigir e aperfeiçoar o próprio povo: Senhor, eis que aquele a quem amas está enfermo. Mas aqui se ameaça enviá-las contra os inimigos de Deus como sinais de sua ira e destinadas a arruiná-los.

Conforme a disposição de nosso espírito durante a enfermidade, ela será para nós bênção ou maldição. Seja qual for o efeito da doença sobre cada indivíduo, certamente as epidemias que assolam um povo são julgamentos nacionais e devem ser reconhecidas como tais. Deus ameaça:

[1.] Doenças dolorosas (v. 35): uma úlcera grave, que começaria nas pernas e nos joelhos e se espalharia da cabeça aos pés, como as chagas de Jó.

[2.] Doenças vergonhosas (v. 27): a úlcera do Egito, feridas e bolhas semelhantes às pragas que os egípcios sofreram quando Deus tirou Israel do meio deles; também hemorroidas e sarna, doenças repulsivas, castigo justo para quem se tornara repulsivo pelo pecado.

[3.] Doenças mortais: a peste (v. 21), a consumpção, termo que representa todas as doenças crônicas, e a febre, que representa as doenças agudas (v. 22). Veja Levítico 26:16. E todas seriam incuráveis (v. 27).

(2.) Haveria fome e escassez de mantimentos:

[1.] Por falta de chuva (v. 23, 24). O céu sobre você, isto é, sobre a sua terra, seria seco como bronze, enquanto o céu sobre outras terras destilaria orvalho. Se o céu fosse bronze, a terra naturalmente se tornaria ferro, dura e estéril. Em vez de chuva, o pó das estradas seria soprado sobre os campos e estragaria a pequena produção que houvesse.

[2.] Por insetos destruidores. O gafanhoto destruiria o cereal, e não lhes sobraria nem sequer a semente (v. 38, 42). Todo o fruto da videira, que alegraria seu coração, seriam comidas por vermes (v. 39). De algum modo, as oliveiras seriam levadas a derrubar os frutos (v. 40).

Os pagãos usam muitos costumes supersticiosos em honra aos seus deuses ídolos para proteger os frutos da terra. Moisés, porém, ensina a Israel que a única forma de preservá-los era guardar os mandamentos de Deus, pois ele não é um deus com quem se possa brincar como com os ídolos; deve ser servido em espírito e em verdade.

Encontramos essa ameaça cumprida em Israel (1 Reis 17:1; Jeremias 14:1, etc.; Joel 1:4).

(3.) Seriam derrotados em guerra por seus inimigos. É provável que estes os tratassem com mais crueldade quando estivessem à sua mercê, por causa da severidade que Israel havia usado contra as nações de Canaã, algo que os povos vizinhos das gerações seguintes provavelmente lembrariam contra eles (v. 25).

Isso tornaria sua fuga mais vergonhosa e dolorosa porque poderiam ter triunfado sobre os inimigos se tivessem permanecido fiéis ao seu Deus. Os cadáveres dos mortos na guerra ou dos que morressem cativos em terra estrangeira serviriam de alimento às aves (v. 26).

O israelita que perdera o favor de Deus receberia tão pouca humanidade que ninguém afastaria as aves; a maldição de Deus o tornaria detestável a toda a humanidade.

(4.) Ficariam insensatos em todos os seus conselhos, sem discernir o próprio interesse nem conseguir realizar coisa alguma para o bem comum: “O Senhor te ferirá de loucura e cegueira” (v. 28, 29).

Repare: os julgamentos de Deus podem alcançar a mente das pessoas e enchê-la de escuridão e horror, assim como podem atingir seu corpo e seus bens. Os piores julgamentos são os que fazem a pessoa ser um terror para si mesma e a levam à própria ruína. Aquilo que maquinavam para se proteger continuamente se voltaria contra eles.

Muitas vezes vemos que os aliados em quem confiavam os afligiram e não os fortaleceram (2 Crônicas 28:20). Os que não querem seguir os conselhos de Deus são justamente deixados à mercê dos próprios planos, que os arruinarão.

Os que fecham deliberadamente os olhos para o dever merecem ficar cegos para o próprio interesse. Como amaram mais a escuridão que a luz, que andem às apalpadelas em pleno meio-dia, como se fosse noite.

(5.) Seriam saqueados de tudo o que desfrutavam e despojados pelo conquistador arrogante e tirânico, como Ben-Hadade foi para Acabe (1 Reis 20:5, 6). Não perderiam apenas as casas e as vinhas, mas também as mulheres e os filhos (v. 30, 32).

Seus consolos mais queridos, de que mais desfrutavam e de que mais esperavam, seriam motivo de divertimento e triunfo para os inimigos. Assim como haviam morado em casas que não construíram e comido das vinhas que não plantaram (Deuteronômio 6:10, 11), outros fariam o mesmo com eles.

Seus bois, jumentos e ovelhas seriam levados diante de seus olhos, como aconteceu com os de Jó, e não poderiam recuperá-los (v. 31). Os inimigos devorariam toda a produção da terra e todo o fruto do trabalho; eles e os seus passariam necessidade enquanto os inimigos festejariam com o que haviam produzido.

(6.) Seriam levados cativos para um país distante. Ou melhor: para todos os reinos da terra (v. 64). Seus filhos e filhas, nos quais esperavam encontrar consolo, seriam levados ao cativeiro (v. 41); por fim, eles próprios também o seriam, junto com o rei em quem depositavam a esperança de segurança e estabilidade (v. 36).

Isso se cumpriu plenamente quando primeiro as dez tribos foram levadas cativas para a Assíria (2 Reis 17:6) e, pouco depois, as duas tribos foram para a Babilônia, junto com dois de seus reis (2 Reis 24:14, 15; 25:7, 21).

Um agravante desse cativeiro seria serem levados a um país desconhecido, com língua e costumes muito estranhos, onde seriam tratados com crueldade e obrigados a servir a outros deuses, como aconteceu na Babilônia (Daniel 3:6).

Repare: Deus muitas vezes faz do próprio pecado das pessoas o seu castigo e escolhe as ilusões em que cairão. “Servireis a outros deuses”, isto é, “servireis aos que os servem”. Nas Escrituras, uma nação frequentemente é chamada pelo nome de seus deuses (Jeremias 48:7). Eles fizeram dos idólatras seus associados e, agora, Deus fez dos idólatras seus opressores.

(7.) Os que restassem seriam insultados e tiranizados por estrangeiros (v. 43, 44). Foi o que aconteceu às dez tribos, dominadas pelas colônias que o rei da Assíria enviou para ocupar sua terra (2 Reis 17:24).

Ou talvez se trate das invasões graduais dos estrangeiros que viviam entre eles, que, pouco a pouco, os expulsariam de seus bens. Lemos sobre o cumprimento disso: “Estrangeiros devoraram as suas forças” (Oseias 7:9).

Os estrangeiros tiraram o pão da boca dos israelitas de nascimento, castigo justo por terem introduzido deuses estrangeiros.

(8.) Sua reputação entre os vizinhos desapareceria. Os que tinham nome e eram dignos de louvor se tornariam motivo de espanto, provérbio e insulto (v. 37).

Alguns observaram que essa ameaça se cumpre na condição atual dos judeus, pois, quando queremos descrever um tratamento muito traiçoeiro e bárbaro, dizemos: “Ninguém senão um judeu teria feito isso.” O pecado é, assim, uma vergonha para qualquer povo.

(9.) Para completar a miséria, ameaça-se que todos esses problemas os deixariam completamente fora de si (v. 34): “Ficarás louco por causa do que os teus olhos virem”, isto é, completamente privado de todo consolo e esperança, entregue ao desespero completo.

Os que andam pelo que veem, e não pela fé, correm o risco de perder a própria razão quando tudo ao redor lhes parece assustador. De fato, infeliz é a condição dos que enlouquecem diante do que veem.

Versículos 45 a 68

Poderíamos pensar que já se dissera o bastante para enchê-los de temor diante da ira de Deus, revelada do céu contra a impiedade e a injustiça humanas.

Mas, para mostrar quão profundos são os tesouros dessa ira e que continuamente há mais e pior por vir, Moisés, quando parecia ter concluído o assunto sombrio, começa de novo e acrescenta muitas palavras semelhantes a esse registro de maldições, como Jeremias fez com o seu (Jeremias 36:32).

Parece que na primeira parte dessas ameaças Moisés prevê o cativeiro na Babilônia e as calamidades que o precederiam e acompanhariam. Mesmo depois do retorno, elas os deixariam na condição baixa e pobre descrita no v. 44, com os inimigos por cabeça e eles por cauda. Nesta parte final, porém, ele prevê a destruição definitiva pelos romanos e a dispersão que se seguiria.

A condição deplorável atual da nação judaica e de todos os que se juntaram a ela ao abraçar sua religião corresponde tão plena e exatamente à previsão destes versículos que serve de prova incontestável da veracidade da profecia e, consequentemente, da autoridade divina das Escrituras.

Essa última destruição é apresentada como mais terrível que a anterior, mostrando que o pecado de rejeitar Cristo e seu evangelho foi mais grave e provocou mais a Deus que a própria idolatria, deixando-os ainda mais sob o poder de Satanás.

O cativeiro na Babilônia os curou eficazmente da idolatria em setenta anos; mas, sob essa última destruição, há mais de 1.600 anos continuam incuravelmente avessos ao Senhor Jesus. Observe:

I. O que se diz aqui, em termos gerais, da ira de Deus que os atingiria e permaneceria sobre eles por causa dos pecados:

  1. Se não se deixassem governar pelos mandamentos de Deus, certamente seriam arruinados por sua maldição (v. 45, 46).

Como não guardaram os mandamentos dele — sobretudo o de ouvir e obedecer ao grande Profeta —, todas essas maldições viriam sobre eles, como sobre um povo destinado à destruição, geração sujeita à ira de Deus. Seriam “um sinal e uma maravilha”.

É espantoso pensar que um povo por tanto tempo favorecido pelo Céu fosse tão completamente abandonado e rejeitado; que um povo tão intimamente unido fosse disperso por toda parte; e que, disperso entre as nações, ainda preservasse sua identidade sem se misturar com nenhuma delas, como Caim, fugitivos e errantes, mas marcados para serem reconhecidos.

  1. Se não servissem a Deus com alegria, seriam obrigados a servir aos inimigos (v. 47, 48), para que conhecessem a diferença (2 Crônicas 12:8). Alguns entendem que é esse o sentido de Ezequiel 20:24, 25: por terem desprezado os estatutos de Deus, ele lhes deu estatutos que não eram bons. Observe aqui:

(1.) Espera-se com justiça que aqueles a quem Deus dá abundância dos bens desta vida o sirvam. Por que ele nos sustenta, senão para que façamos sua obra e de algum modo sirvamos à sua honra?

(2.) Quanto mais Deus nos dá, com mais alegria devemos servi-lo; nossa abundância deve ser o óleo que faz girar as rodas da obediência. Deus é um Senhor a quem se deve servir com alegria e que se agrada de nos ouvir cantar enquanto trabalhamos.

(3.) Se, ao recebermos os dons da generosidade de Deus, não o servirmos de modo algum ou o fizermos com relutância, é justo que ele nos faça conhecer as agruras da necessidade e da servidão. Merecem ter motivos para queixa os que se queixam sem motivo. Tristis es et felix — “Feliz e, ainda assim, inquieto!” Envergonhe-se de sua própria insensatez e ingratidão.

  1. Se não dessem glória a Deus por meio de uma obediência reverente, Deus obteria honra às custas deles por meio de pragas extraordinárias (v. 58, 59). Repare:

(1.) Deus espera com justiça que temamos o seu nome temível. E, por estranho que pareça, esse nome apresentado aqui como objeto de temor é “O SENHOR, TEU DEUS”, muito apropriadamente escrito aqui em nossas Bíblias com letras maiúsculas, pois nada pode soar mais verdadeiramente augusto.

Nada é mais consolador, nem mais temível, do que saber que aquele com quem temos de tratar é Jeová, ser infinitamente perfeito e bem-aventurado, autor de todo ser; e que é nosso Deus, Senhor e proprietário legítimo, de quem devemos receber leis e a quem devemos prestar contas. Isso é grandioso e deve ser muito temido.

(2.) Podemos esperar com justiça que, se não temermos esse nome temível, sentiremos as pragas terríveis de Deus; pois, de um modo ou de outro, ele será temido. Todas as pragas de Deus são terríveis, mas algumas são extraordinárias e trazem sinais incomuns de poder e justiça divinos, de modo que quem as vê pela primeira vez pode dizer: “Na verdade, há um Deus que julga na terra.”

II. Como se descreve a destruição ameaçada. Moisés trata aqui do mesmo assunto sombrio que nosso Salvador expõe aos discípulos em seu sermão de despedida: a destruição de Jerusalém e da nação judaica (Mateus 24). Observe:

  1. Predizem-se cinco etapas de sua ruína:

(1.) Seriam invadidos por um inimigo estrangeiro (v. 49, 50), “uma nação de longe”, isto é, os romanos, rápidos como a águia que se lança sobre a presa. Nosso Salvador usa essa comparação ao prever a destruição: “Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias” (Mateus 24:28).

O bispo Patrick observa que isso torna o cumprimento ainda mais notável, pois a insígnia dos exércitos romanos era uma águia. Essa nação teria semblante feroz, sinal de natureza feroz, rígida e severa; não teria compaixão da fraqueza nem da fragilidade das crianças ou dos idosos.

(2.) O país seria devastado, e os invasores estrangeiros consumiriam todos os frutos, consequência natural de uma invasão, sobretudo como a dos romanos, que vieram castigar rebeldes. “Ele comerá os frutos do teu gado e da tua terra” (v. 51), e assim os habitantes seriam levados a morrer de fome enquanto os invasores comeriam até se fartar.

(3.) As cidades seriam sitiadas. Os sitiados resistiriam com obstinação, e os sitiantes atacariam com tanto vigor que os habitantes chegariam à última extremidade e, por fim, cairiam nas mãos do inimigo (v. 52). Nenhuma cidade, por mais fortificada que fosse, escaparia; nem mesmo Jerusalém, embora resistisse por muito tempo. Predizem-se duas consequências comuns de um cerco prolongado.

[1.] Uma fome terrível, tão intensa que, por falta de alimento, matariam e comeriam os próprios filhos (v. 53).

Os homens fariam isso apesar de sua resistência e capacidade de suportar a fome; embora a lei da natureza os obrigasse a sustentar a família, ainda assim recusariam à esposa e aos filhos famintos qualquer parte da criança barbaramente assassinada (v. 54, 55).

Ou melhor: as mulheres, senhoras de posição, apesar de sua delicadeza natural em relação à comida e do afeto natural pelos filhos, por falta de alimento esqueceriam a humanidade a ponto de matá-los e comê-los (v. 56, 57). Observemos, de passagem, como esse destino necessariamente seria duro para mulheres ternas e delicadas.

Aprendamos a não nos entregar à sensibilidade e à delicadeza, pois não sabemos a que situação poderemos ser reduzidos antes de morrer. Quanto mais refinados, mais difícil suportar a privação e maior o risco de sacrificarmos a razão, a religião e até o afeto natural aos clamores e anseios de um apetite não mortificado nem refreado.

Essa ameaça se cumpriu literalmente mais de uma vez, para eterna vergonha da nação judaica. Nem gregos nem bárbaros fizeram coisa semelhante; mas, no cerco de Samaria, uma mulher cozinhou o próprio filho (2 Reis 6:28, 29).

Também se diz que isso aconteceu com frequência no cerco de Jerusalém pelos babilônios (Lamentações 4:10). No último cerco, pelos romanos, Josefo conta que uma mulher nobre matou e comeu o filho por causa da fome extrema.

Depois de comer às escondidas metade da criança (v. 57), para ficar com tudo, uma multidão, atraída pelo cheiro de carne, entrou na casa. Ela lhes mostrou a outra metade, que reservara para outra ocasião, e os convidou a dividi-la com ela. Que barbaridade não cometerão os que Deus abandona!

[2.] A doença é outro efeito comum de um cerco rigoroso e prolongado, e também é ameaçada: doenças graves e duradouras (v. 59). Depois, acompanhariam os judeus aonde quer que fossem: doenças do Egito, lepra, úlceras e feridas repugnantes (v. 60).

Ou melhor: como se as misérias específicas aqui ameaçadas não bastassem, ele conclui com um et cetera (v. 61): o Senhor trará sobre você toda doença e toda praga, ainda que não estejam escritas no livro desta lei. Os que caem sob a maldição de Deus descobrirão que nem a metade do peso e do terror dela lhes foi anunciada.

(4.) Muitos morreriam, e o povo se tornaria pequeno em número (v. 62). Deus fizera aquela nação crescer de modo extraordinário, até se tornar numerosa como as estrelas do céu; mas, por causa do pecado, foi reduzida e humilhada (Salmos 107:38, 39).

Calcula-se, pelo relato de Josefo, que mais de dois milhões morreram pela espada em vários lugares durante a destruição da nação judaica pelos romanos, além dos que pereceram de fome e peste; assim, todo o país foi devastado e transformado num deserto.

Terrível é esta palavra (v. 63): “Assim como o Senhor se alegrou sobre vós para vos fazer bem, assim se alegrará sobre vós para vos destruir.” Veja a bondade e a severidade de Deus. A misericórdia aqui brilha intensamente no prazer que ele tem em fazer o bem: ele se alegra nisso.

Contudo, a justiça aqui não parece menos gloriosa no prazer que tem em destruir os que não se arrependem; não por tornar suas criaturas miseráveis, mas por defender sua honra e garantir os propósitos de seu governo.

Veja que coisa maligna e danosa é o pecado, que, por assim dizer, torna necessário que o Deus de bondade infinita se alegre na destruição de suas próprias criaturas, até mesmo das que antes favoreceu.

(5.) Os sobreviventes seriam dispersos pelas nações. Isso completa sua desgraça: “O Senhor te espalhará por todos os povos” (v. 64).

A dispersão atual cumpre isso de modo notável: há judeus em quase todos os países sob domínio cristão ou muçulmano, em número tão grande que, segundo dizem, se pudessem unir em torno de um interesse comum, formariam um grupo temível, capaz de enfrentar os estados e príncipes mais poderosos; mas continuam sob o poder dessa maldição, tão dispersos que não conseguem formar uma comunidade.

[1.] Nessa dispersão, não teriam religião, ou nenhuma com efeito: não teriam templo, altar nem sacerdócio e serviriam a outros deuses. Alguns pensam que isso se cumpriu na pressão exercida sobre os judeus em países católicos para que adorassem as imagens usadas pela Igreja Romana, para grande aflição deles.

[2.] Não teriam descanso. Não teriam descanso físico: “A planta do teu pé não terá repouso” (v. 65), pois viveriam mudando de lugar, na esperança de ganhar algo ou no temor da perseguição; todos seriam judeus errantes.

Não teriam descanso mental, o que é muito pior: teriam “um coração trêmulo” (v. 65), nenhuma certeza de viver (v. 66), e se cansariam tanto da luz quanto das trevas. Para uma mente tranquila, tanto o dia quanto a noite são bem-vindos, cada um a seu tempo; para eles, ambos seriam motivo de terror (v. 67).

Essa foi certa vez a condição de Jó (Jó 7:4), mas, para eles, seria constante e perpétua. A cegueira e a escuridão que, segundo o apóstolo, recaíram sobre Israel, e a culpa que lhes curvava as costas para sempre (Romanos 11:8-10), certamente lhes trariam inquietação e espanto contínuos.

São tormento para si mesmos e para todos ao redor os que temem de dia e de noite e estão sempre inquietos. Que as pessoas boas lutem contra esse medo atormentador e não cedam a ele; e que as más não se sintam seguras no pecado, pois seus corações não podem suportar, nem suas mãos podem ser fortes quando os terrores de Deus se alinharem contra elas.

Os que de manhã dizem: “Quem dera já fosse noite!” e, de noite: “Quem dera já fosse manhã!” mostram, primeiro, irritação e frustração constantes, altercando com as horas por demorarem e queixando-se da duração de cada minuto.

Valorizemos o tempo quando prosperamos; assim, quando estivermos aflitos, ele não nos parecerá tão arrastado quanto pareceria de outro modo. Segundo, mostram medo e terror constantes: pela manhã temem “a flecha que voa de dia” e, por isso, querem que o dia acabe; mas de que isso lhes servirá?

Quando vier a noite, o coração trêmulo temerá igualmente “o terror da noite” (Salmos 91:5, 6). Felizes os que, com a mente firmada em Deus, descansam sem temer o mal! Observe aqui: o terror nasce não só do que os olhos veem, mas do medo do coração; não apenas de perigos reais, mas também de imaginários. Quando investigamos suas causas, muitas vezes os medos se revelam criações da imaginação.

  1. Ao concluir, Deus ameaça deixá-los no estado em que os encontrou, numa casa de escravidão (v. 68): “O Senhor te fará voltar ao Egito”, isto é, a uma condição tão miserável como a de quando eram escravos dos egípcios e eram tratados com rigor.

Deus os tirara do Egito e dissera, “Não o verão nunca mais” (Deuteronômio 17:16); agora, seriam reduzidos novamente à mesma escravidão. Ser vendidos a estrangeiros já seria ruim; serem vendidos aos inimigos seria muito pior.

Até os escravos podem ser valorizados como tais, mas o judeu teria fama tão má por tudo o que é vil que ninguém o compraria quando fosse posto à venda; assim, seu senhor, que o tivesse para vender, seria ainda mais severo com ele.

Dizem que trinta judeus foram vendidos por uma pequena moeda, assim como venderam nosso Salvador por trinta moedas.

  1. Considerando tudo, (1.) o cumprimento dessas previsões contra a nação judaica mostra que Moisés falava pelo Espírito de Deus, que prevê com certeza a ruína dos pecadores e os adverte, para que possam evitá-la por meio de arrependimento verdadeiro e oportuno; caso contrário, ficarão sem desculpa. (2.) Aprendamos todos a ter reverente temor e não pecar.

Ouvi falar de um homem perverso que, ao ler as ameaças deste capítulo, ficou tão furioso que arrancou a página da Bíblia, assim como Jeoaquim cortou o rolo de Jeremias. Mas para que serve desfigurar uma cópia, se o original permanece registrado nos desígnios divinos?

Neles se determinou de modo imutável que o salário do pecado é a morte, quer as pessoas queiram ouvir, quer não.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra