Matthew Henry

Deuteronômio 26

Argumento

Com este capítulo, Moisés conclui os estatutos específicos que julgou conveniente entregar a Israel ao despedir-se do povo; o que vem depois serve de sanção e ratificação.

Aqui: I. Moisés lhes dá uma fórmula de confissão para quem oferecesse o cesto de suas primícias, vv. 1-11. II. A declaração e a oração depois da distribuição do dízimo do terceiro ano, vv. 12-15.

III. Ele confirma todos os preceitos que lhes dera: 1. Pela autoridade divina: “Não eu, mas o Senhor, teu Deus, ordenou-te que cumprisses estes estatutos”, v. 16. 2. Pela aliança mútua entre Deus e eles, v. 17, etc.

Versículos 1 a 11

A Oferta das Primícias. (a.C. 1451.)

Aqui está: I. Ordena-se uma boa obra: apresentar todos os anos a Deus um cesto com as primícias (v. 1, 2). Além do feixe das primícias oferecido por toda a terra no dia seguinte à Páscoa (Levítico 23:10), cada homem devia levar para si um cesto de primícias na festa de Pentecostes, quando a colheita terminasse.

Por isso, ela também se chamava festa das primícias (Êxodo 34:22) e era celebrada com uma oferta voluntária (Deuteronômio 16:10).

Mas os judeus dizem: “Se as primícias não fossem levadas naquela ocasião, poderiam ser apresentadas depois, até o inverno.” Quando alguém fosse ao campo ou à vinha, na época em que os frutos amadureciam, devia marcar os que visse mais adiantados e separá-los como primícias: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Devia pôr um pouco de cada espécie no mesmo cesto, com folhas entre elas, e apresentá-lo a Deus no lugar que ele escolhesse. Dessa lei aprendemos:

  1. Reconhecer Deus como doador de todas as coisas boas que sustentam e alegram nossa vida natural e, por isso, servi-lo e honrá-lo com elas.

  2. Negar a nós mesmos. Gostamos mais do que amadurece primeiro; os exigentes e refinados esperam receber cada fruta assim que aparece. “A minha alma desejou os primeiros frutos maduros” (Miquéias 7:1). Portanto, ao mandar que separassem primeiro esses frutos para ele, Deus os ensinava a preferir a glorificação de seu nome à satisfação do próprio apetites e desejos.

  3. Dar a Deus o primeiro e o melhor que temos, pois cremos que ele é o primeiro e o melhor dos seres. Quem consagra a Deus os dias da juventude e o melhor de seu tempo para servi-lo e honrá-lo lhe traz as primícias, e ofertas assim lhe agradam. “Lembro-me da bondade da tua mocidade.”

II. Põem-se palavras apropriadas na boca deles para serem ditas ao realizar essa boa obra, explicando o sentido da cerimônia para que fosse um serviço racional. O ofertante devia começar sua declaração antes de entregar o cesto ao sacerdote e continuá-la depois que o sacerdote o colocasse diante do altar, como presente a Deus, seu grande proprietário (v. 3, 4).

  1. Devia começar com a confirmação de que recebera plenamente a boa terra que Deus lhes dera (v. 3): “Declaro que finalmente cheguei, após quarenta anos de peregrinação, à terra que o Senhor jurou dar-nos.” Era muito apropriado dizer isso quando entrassem em Canaã pela primeira vez; provavelmente, depois de estarem estabelecidos havia muito tempo, passaram a usar outra fórmula.

Repare: quando Deus cumpre suas promessas, espera que reconheçamos isso em honra à sua fidelidade. É como devolver o documento da dívida, como Salomão fez: “Nem uma só palavra de toda a sua boa promessa deixou de se cumprir” (1 Reis 8:56).

Nossos consolos terrenos se tornam duas vezes mais doces quando os vemos brotar da fonte da promessa.

  1. Devia lembrar e reconhecer a origem humilde da nação a que pertencia. Por maiores que fossem agora, tanto o povo como ele, seu começo fora muito pequeno.

Essa confissão pública devia manter isso na memória por todas as eras de sua igreja, para que não se orgulhassem de seus privilégios e vantagens, mas fossem para sempre gratos ao Deus cuja graça os escolheu quando estavam tão abatidos e os elevou tanto. Para isso, deviam reconhecer duas coisas:

(1.) A condição humilde do antepassado comum: “Meu pai era um sírio prestes a perecer” (v. 5). Jacó é chamado aqui de arameu, ou sírio, porque viveu vinte anos em Padã-Arã; suas mulheres eram daquela região, e seus filhos nasceram todos lá, exceto Benjamim.

Talvez o confessor não se refira ao próprio Jacó, mas ao filho dele que foi o pai de sua tribo. De todo modo, tanto pai quanto filhos estiveram mais de uma vez perto de perecer por causa da severidade de Labão, da crueldade de Esaú e da fome na terra, que os levou a descer ao Egito.

“Labão, o sírio, procurou destruir meu pai”, diz o Targum; “Quase o destruiu”, diz a versão árabe.

(2.) A condição miserável da nação em sua infância. Permaneceram no Egito como estrangeiros e ali serviram como escravos (v. 6), por muito tempo. Assim como seu pai era chamado de arameu, poderiam ser chamados de egípcios. De modo que, como sua posse de Canaã fora interrompida por tanto tempo, não podiam alegar direito de ocupação.

No Egito, eram um povo pobre, desprezado e oprimido; portanto, embora agora fossem ricos e poderosos, não tinham razão para se orgulhar, sentir-se seguros ou esquecer-se de Deus.

  1. Devia reconhecer com gratidão a grande bondade de Deus, não apenas para com ele em particular, mas para com Israel em geral:

(1.) Deus os tirou do Egito (v. 7, 8). Isso é apresentado como ato de compaixão — “ele olhou para a nossa aflição” — e ato de poder — “tirou-nos de lá com mão poderosa”. Foi uma grande salvação, digna de ser lembrada em todas as ocasiões e, sobretudo, naquela.

Não precisavam relutar em levar a Deus um cesto de primícias, pois era a ele que deviam não estar mais entregando a cota de tijolos aos seus cruéis feitores.

(2.) Deus os estabeleceu em Canaã: “Deu-nos esta terra” (v. 9). Observe: ele não devia agradecer apenas pela própria porção, mas pela terra inteira dada a Israel; não só pelo produto daquele ano, mas pelo próprio solo que o produzira, concedido graciosamente aos antepassados e destinado à posteridade.

Repare: o consolo que encontramos nas dádivas particulares deve levar-nos a agradecer nossa participação na paz e na prosperidade públicas. Com as misericórdias presentes, devemos louvar a Deus pelas misericórdias passadas de que nos lembramos e pelas misericórdias ulteriores que aguardamos e esperamos.

  1. Devia oferecer a Deus seu cesto de primícias (v. 10): “Trouxe as primícias da terra (como um grão de pimenta), como renda pela terra que me deste.” Repare: tudo o que damos a Deus é apenas do que é dele que lhe damos (1 Crônicas 29:14). Nós, que recebemos tanto dele, devemos estudar o que lhe devolveremos.

O homem colocava o cesto diante de Deus, e os sacerdotes, como representantes de Deus, recebiam as primícias como parte devida a seu ofício e recompensa pelo serviço (Números 18:12).

III. Depois de concluir o serviço, o ofertante devia:

  1. Dar glória a Deus: “Adorarás o Senhor, teu Deus.” As primícias não eram aceitas sem outros atos de adoração. Deus olha e requer um coração humilde, reverente e grato; sem isso, nada do que podemos pôr num cesto terá valor. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa para ser dispensado dessa adoração ou no lugar dela, isso seria inteiramente desprezado.

  2. Tomar para si e sua família o consolo disso: “Tu te alegrarás em todo o bem” (v. 11). É vontade de Deus que tenhamos alegria não só ao participar de suas santas ordenanças, mas também ao desfrutar os dons de sua providência.

Seja qual for o bem que Deus nos der, ele quer que o aproveitemos da maneira mais agradável possível, contudo, continuamente remontando as correntes até a fonte de todo conforto e consolo.

Versículos 12 a 15

A Destinação dos Dízimos. (a.C. 1451.)

A lei sobre o uso do dízimo do terceiro ano já apareceu em Deuteronômio 14:28, 29. O segundo dízimo, que nos outros dois anos devia ser gasto em despesas extraordinárias nas festas, no terceiro ano seria usado em casa para acolher os pobres.

Como isso era feito longe dos olhos dos sacerdotes e se confiava muito na honestidade do povo para distribuir o dízimo conforme a lei, ao levita, ao estrangeiro e ao órfão (v. 12), exigia-se que, na festa seguinte em que comparecessem diante do Senhor, testemunhassem, de maneira religiosa, como que sob juramento, que haviam feito a distribuição por inteiro e sido fiéis à tarefa.

I. Deviam fazer uma declaração solene nesse sentido (v. 13, 14):

  1. Que nenhuma coisa consagrada havia sido acumulada: “Tirei de minha casa o que era consagrado; agora só resta ali a minha parte.”

  2. Que os pobres — sobretudo os ministros pobres, os estrangeiros pobres e as viúvas pobres — haviam recebido sua porção conforme o mandamento. É justo que Deus, que pela providência nos dá tudo o que temos, determine por sua lei como devemos usá-lo.

Embora hoje não tenhamos uma destinação tão específica para nossa renda quanto eles, ainda assim, em geral, recebemos a ordem de dar esmolas do que possuímos; só então, e não de outro modo, tudo nos é puro. Podemos desfrutar do que temos quando Deus já recebeu o que lhe é devido.

Esse mandamento não deve ser transgredido, não, nem mesmo com a desculpa de que alguém se esquecera dele (v. 13).

  1. Que nenhuma parte daquele dízimo fora desviada para uso comum, muito menos para algum uso impróprio. Parece que isso se refere ao dízimo dos outros dois anos, que os próprios donos deveriam comer. Deviam declarar:

(1.) Que não haviam comido dele durante o luto, quando seu luto pelos mortos os tornava geralmente impuros; ou que não o haviam comido com relutância, como os que comem todos os seus dias na escuridão.

(2.) Que não o haviam alienado sacrilegamente, destinando-o a algum uso comum, pois não lhes pertencia.

(3.) Que não o haviam oferecido pelos mortos, em honra aos deuses mortos ou na esperança de beneficiar seus amigos falecidos.

Obrigá-los a fazer essa declaração solene ao fim de cada três anos os levaria a agir com fidelidade, sabendo que seriam chamados a provar assim sua inocência. É sábio manter a consciência limpa em todo o tempo, para que, ao prestarmos contas, possamos erguer o rosto sem mancha.

Os judeus dizem que essa declaração de integridade devia ser feita em voz baixa, pois parecia louvor próprio; mas a confissão anterior da bondade de Deus devia ser proclamada em voz alta, para sua glória. Quem não ousasse fazer essa declaração devia oferecer sacrifício pela culpa (Levítico 5:15).

II. A essa declaração solene deviam acrescentar uma oração solene (v. 15), não por si mesmos em particular, mas pelo povo de Deus, Israel; pois, na paz e prosperidade comuns, cada pessoa prospera e vive em paz.

Aprendamos a ter espírito público ao orar e a lutar com Deus por bênçãos para a terra e a nação — nosso Israel inglês — e para a igreja universal, a quem devemos incluir em nossas orações como o Israel de Deus (Gálatas 6:16). Nessa oração aprendemos:

  1. A olhar para Deus em sua santa morada e concluir que a santidade convém à sua casa e que ele será santificado pelos que estão junto dele.

  2. A depender do favor de Deus e de sua atenção graciosa, suficientes para tornar felizes a nós e ao nosso povo.

  3. A considerar maravilhosa condescendência de Deus voltar seu olhar até mesmo para um povo tão grande e honrado como Israel. Isso é olhar para baixo.

  4. A suplicar com fervor a Deus que abençoe seu povo Israel e a terra que nos deu. Pois como a terra produziria seus frutos ou, se os produzir, que consolo podemos ter neles, a menos que, com eles, Deus, nosso próprio Deus, nos dê sua bênção? (Salmos 67:6.)

Versículos 16 a 19

Israel Lembrado da Aliança. (a.C. 1451.)

Moisés insiste aqui em duas coisas para reforçar todos esses preceitos: 1. Que eram mandamentos de Deus (v. 16).

Não eram ditames de sua própria sabedoria nem foram promulgados por qualquer autoridade dele próprio. A sabedoria infinita os formulou, e o poder do Rei dos reis os tornou obrigatórios para eles:

“O Senhor, teu Deus, te ordena; portanto, estás obrigado, por dever e gratidão, a obedecer-lhe, e é por tua conta e risco que desobedeces. São leis dele; por isso as cumprirás, pois para esse fim te foram dadas.

Cumpre-as e não as contestes; cumpre-as e não recues diante delas. Cumpre-as não descuidada e hipocritamente, mas com teu coração e tua alma, todo o teu coração e toda a tua alma.”

  1. Que a aliança deles com Deus os obrigava a guardar esses mandamentos. Moisés insiste não só na soberania de Deus sobre eles, mas também no fato de que lhe pertenciam e na relação que mantinham com ele. A aliança é mútua e obriga à obediência por ambos os lados:

(1.) Que possamos cumprir nossa parte da aliança e corresponder às intenções dela (v. 17): “Declaraste, reconheceste e confessaste solenemente que o Senhor Jeová é teu Deus, teu Príncipe e Governante. Assim como ele o é por direito incontestável, assim também o é por teu próprio consentimento.”

Eles o fizeram implicitamente ao se aplicarem à sua palavra; haviam feito isso expressamente (Êxodo 24) e deveriam fazê-lo de novo antes de se separarem (Deuteronômio 29:1).

Agora isso nos obriga, tanto por fidelidade à nossa palavra quanto pelo dever para com nosso Soberano, a guardar os estatutos e mandamentos dele.

Somos realmente perjuros e violamos traiçoeiramente os compromissos mais sagrados se, tendo tomado o Senhor por nosso Deus, não fazemos questão de obedecer a seus mandamentos.

(2.) Que também possa ser cumprida a parte de Deus na aliança e se realizem as intenções dela (v. 18, 19): o Senhor declarou que você lhe pertence; ele não só o tomou para si, mas também o reconheceu publicamente como seu segullah, seu povo peculiar, como prometeu a você, isto é, segundo a verdadeira intenção e sentido da promessa.

Agora a obediência deles não era apenas condição desse favor e de sua continuidade (se não fossem obedientes, Deus deixaria de reconhecê-los como seus e os rejeitaria), mas também o principal desígnio desse favor.

“Ele te declarou seu povo com o propósito de que guardasses seus mandamentos, para que tivesses tanto as melhores instruções quanto os melhores ânimos na religião.”

Assim, somos “eleitos para a obediência” (1 Pedro 1:2), “escolhidos para que fôssemos santos” (Efésios 1:4), purificados como povo peculiar, para que não apenas praticássemos boas obras, mas fôssemos zelosos nelas (Tito 2:14).

Diz-se aqui que Deus tem dois desígnios ao declará-los seu povo peculiar (v. 19): elevá-los e, para isso, torná-los santos; pois a santidade é a verdadeira honra e o único caminho para a honra eterna.

[1.] Elevá-los acima de todas as nações. A maior honra de que somos capazes neste mundo é ser recebidos na aliança com Deus e viver em seu serviço. Eles seriam:

Primeiro, elevados em louvor; pois Deus os aceitaria, o que é verdadeiro louvor (Romanos 2:29). Seus amigos os admirariam (Sofonias 3:19, 20).

Segundo, elevados em nome, o que, segundo alguns, indica a continuidade e perpetuidade desse louvor, um nome que não será eliminado.

Terceiro, elevados em honra, isto é, em todas as vantagens de riqueza e poder que os tornariam grandes acima de seus vizinhos. Veja Jeremias 13:11.

[2.] Que fossem um povo santo, separado para Deus, dedicado a ele e continuamente ocupado em seu serviço. Esse era o alvo de Deus ao tomá-los por seu povo; de modo que, se não guardassem seus mandamentos, recebiam toda essa graça em vão.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra