Matthew Henry

Deuteronômio 24

Argumento

Neste capítulo temos: I. A tolerância do divórcio, vv. 1-4. II. A dispensa dos recém-casados do serviço militar, v. 5. III. Leis sobre penhores, v. 6, 10-13, 17. IV. A proibição do sequestro de pessoas, v. 7. V. A lepra, v. 8, 9. VI. A proibição da injustiça dos senhores para com seus servos, v. 14, 15.

Os juízes em causas capitais (v. 16) e civis (v. 17, 18). VII. A caridade para com os pobres, v. 19, etc.

Versículos 1 a 4

A Lei sobre o Divórcio. (a.C. 1451.)

Essa era a permissão que os fariseus, erroneamente, apresentaram como preceito: “Moisés mandou dar-lhe carta de divórcio” (Mateus 19:7). Não foi assim.

Nosso Salvador lhes disse que Moisés apenas o permitiu por causa da dureza de seus corações, para que, se não tivessem liberdade para se divorciar de suas mulheres, as tratassem com rigor e talvez até as matassem.

É provável que os divórcios já fossem praticados antes (são pressupostos em Levítico 21:14), e Moisés julgou necessário estabelecer algumas regras a respeito. 1. O homem não podia se divorciar de sua mulher a menos que encontrasse nela alguma coisa indecente (v. 1).

Não bastava dizer que não gostava dela ou que gostava mais de outra; devia apresentar uma razão para sua aversão, algo que a tornasse desagradável para ele, embora talvez não o fosse para outra pessoa.

Essa indecência deve significar algo menos que adultério, pois por isso ela deveria morrer; e menos que a suspeita de adultério, pois nesse caso ele poderia dar-lhe as águas do ciúme. Pode significar comportamento leviano, temperamento perverso e irritadiço, ou alguma ferida ou doença repulsiva.

Alguns escritores judeus supõem até que o mau hálito poderia ser motivo justo para o divórcio. Seja o que for que isso signifique, sem dúvida era algo considerável. Por isso, erravam os doutores modernos que permitiam o divórcio por qualquer motivo, por mais insignificante que fosse (Mateus 19:3).

  1. O divórcio devia ser feito por escrito, não apenas de boca, pois as palavras poderiam ser ditas às pressas. A carta devia ser redigida na forma devida e declarada solenemente, diante de testemunhas, como ato e documento do próprio marido.

Isso exigia tempo e dava oportunidade para reflexão, a fim de que não fosse feito precipitadamente. 3. O marido devia entregar a carta à mulher e mandá-la embora. Alguns entendem que isso o obrigava a dar-lhe um dote e a sustentá-la, de acordo com sua condição, com o que pudesse ajudá-la a se casar de novo.

Havia boa razão para fazê-lo, pois a causa da desavença não era culpa dela, mas seu infortúnio. 4. Depois do divórcio, era permitido que ela se casasse com outro marido (v. 2).

O divórcio dissolvia o vínculo matrimonial tão efetivamente quanto a morte poderia dissolvê-lo; assim, ela estava livre para se casar de novo como se o primeiro marido tivesse morrido de morte natural.

  1. Se o segundo marido morresse ou se divorciasse dela, ela poderia então se casar com um terceiro; mas o primeiro marido jamais poderia recebê-la de volta (v. 3, 4), embora pudesse fazê-lo se ela não tivesse se casado com outro.

Por esse ato, ela havia renunciado a ele para sempre e, em relação a ele, era considerada contaminada, embora não em relação a outra pessoa.

Os escritores judeus dizem que isso pretendia impedir uma prática muito vil e perversa dos egípcios, que trocavam de mulheres; ou talvez pretendesse conter a precipitação dos homens ao repudiar as esposas.

A mulher divorciada poderia, por vingança, casar-se imediatamente com outro; e talvez o marido que a repudiou, por mais que pensasse melhorar de situação com outra escolha, descobrisse que a seguinte era pior e tinha algo ainda mais desagradável, desejando então ter a primeira esposa de volta.

“Não”, diz esta lei, “você não a terá; devia tê-la conservado quando a tinha.” Repare: é melhor contentar-se com o que temos, pois as mudanças motivadas pelo descontentamento muitas vezes acabam sendo para pior.

A inquietação que conhecemos costuma ser melhor do que aquela que não conhecemos, embora tendamos a considerá-la pior. Com o rigor desta lei, Deus mostra a riqueza de sua graça ao estar disposto a reconciliar-se com seu povo, que se prostituíra, afastando-se dele.

“Tu te prostituíste com muitos amantes; ainda assim, volta para mim” (Jeremias 3:1). Pois os pensamentos e caminhos dele estão acima dos nossos.

Versículos 5 a 13

A Lei do Divórcio. (a.C. 1451.)

Aqui está: I. Uma provisão para preservar e firmar o amor entre os recém-casados (v. 5). Isso vem apropriadamente depois das leis sobre o divórcio, que seria evitado se a afeição entre eles estivesse bem firmada desde o início.

Se o marido passasse muito tempo longe da mulher no primeiro ano, seu amor correria o risco de esfriar e de se voltar para outras pessoas que encontrasse fora de casa.

Por isso, ele será dispensado do serviço em favor de seu país, na guerra, em embaixadas ou em qualquer outro trabalho público que o afastasse do lar, para que possa alegrar a mulher que tomou por esposa. Repare:

  1. É muito importante que o amor seja mantido entre marido e mulher e que se evite com todo o cuidado aquilo que possa torná-los estranhos um ao outro, sobretudo no início. Nessa relação, quando falta o amor que deveria haver, abre-se caminho para muita culpa e tristeza.

  2. Uma das obrigações dessa relação é animar um ao outro em meio às preocupações e dificuldades que surgirem, ajudando-se mutuamente a encontrar alegria, pois um coração alegre faz bem, como um remédio. II. Uma lei contra o sequestro de pessoas (v. 7).

Pela lei de Moisés, roubar gado ou bens não era punido com a morte; mas sequestrar uma criança, alguém fraco e ingênuo, ou alguém que estivesse sob o poder de outra pessoa, e fazer dele mercadoria, era crime capital e não podia ser expiado, como outros furtos, por restituição.

Muito mais vale uma pessoa do que uma ovelha (Mateus 12:12). Era uma ofensa muito grave, pois: 1. Roubava do povo um de seus membros. 2. Tirava de uma pessoa a liberdade, a liberdade de um israelita nascido livre, que só ficava abaixo da vida em valor.

  1. Expulsava alguém da herança da terra, cujos privilégios lhe pertenciam, e o mandava servir a outros deuses, como Davi se queixou de Saul (1 Samuel 26:19). III. Uma lembrança a respeito da lepra (v. 8, 9). 1. As leis a respeito dela deviam ser observadas com cuidado.

Já tínhamos as leis sobre a lepra em Levítico 13:14. Aqui se diz que foram ordenadas aos sacerdotes e levitas e, por isso, não são repetidas num discurso ao povo.

Mas o povo é instruído a, em caso de lepra, procurar o sacerdote conforme a lei e acatar seu julgamento, desde que estivesse de acordo com a lei e com os fatos evidentes.

Como a praga da lepra costumava ser um sinal particular do desagrado de Deus por causa do pecado, quem apresentasse os sinais dela não devia escondê-los, cortá-los nem procurar alívio com o médico; devia ir ao sacerdote e seguir suas orientações.

Assim, os que sentem a consciência oprimida pela culpa e pela ira não devem encobri-la nem tentar afastar suas convicções. Devem, por arrependimento, oração e humilde confissão, tomar o caminho estabelecido para alcançar paz e perdão.

  1. O caso particular de Miriã, atingida pela lepra por contender com Moisés, não devia ser esquecido. Ele explicava a lei sobre a lepra. Lembre-se disso e:

(1.) “Cuidado para não pecarem à semelhança da transgressão dela, desprezando as autoridades e falando mal dos que ocupam posições de honra, para que vocês não tragam sobre si o mesmo julgamento.”

(2.) “Se algum de vocês for atingido pela lepra, não espere que a lei seja suspensa nem considere duro ser expulso do acampamento e exposto à vista de todos; não há remédio: nem mesmo Miriã, embora fosse profetisa e irmã de Moisés, foi poupada; ela teve de se submeter a essa disciplina severa quando recebeu essa repreensão divina.”

Assim também Davi, Ezequias, Pedro e outros grandes homens, quando pecaram, humilharam-se e aceitaram a vergonha e a dor.

Não esperemos ser reconciliados em condições mais fáceis. IV. Algumas instruções necessárias sobre penhores dados como garantia de empréstimos. Não se proíbe aceitar garantias que protejam o credor de prejuízo e obriguem o devedor a agir com honestidade; mas:

  1. Não se deve tomar a pedra de moinho como penhor (v. 6), pois era com ela que se moía o grão destinado ao pão da família; ou, se fosse um moinho público, era com ela que o moleiro ganhava seu sustento. Assim, a lei proíbe tomar como penhor qualquer coisa cuja falta pudesse arruinar uma pessoa.

Em harmonia com isso, a antiga lei comum da Inglaterra dispõe que ninguém seja privado dos utensílios ou instrumentos de seu ofício ou profissão, como o machado de um carpinteiro, os livros de um estudioso ou os animais usados no arado, enquanto houver outros animais que possam ser penhorados (Coke, 1 Inst., fólio 47).

Isso nos ensina a levar em conta o conforto e o sustento dos outros tanto quanto nossa própria vantagem. O credor que não se importa se o devedor e sua família passam fome, nem com o que será deles, contanto que receba ou garanta seu dinheiro, age contra a lei de Cristo e até contra a lei de Moisés.

  1. Não se deve entrar na casa do devedor para buscar o penhor. O credor deve ficar do lado de fora, e o devedor deve trazê-lo (v. 10, 11). “O que toma emprestado é servo do que empresta”, diz Salomão.

Portanto, para que o credor não abuse da vantagem que tem sobre ele e não a use em benefício próprio, determina-se que tome não o que quiser, mas aquilo de que o devedor puder abrir mão com mais facilidade. A casa de uma pessoa é seu castelo; até a casa do pobre é assim, e aqui está protegida pela lei.

  1. A roupa de cama de um pobre nunca deve ser tomada como penhor (v. 12, 13). Já vimos isso em Êxodo 22:26, 27. Se fosse tomada pela manhã, devia ser devolvida à noite; na prática, isso quer dizer que não devia ser tomada de modo algum.

“Que o devedor pobre durma com a própria roupa e te abençoe”, isto é: “ore por ti e louve a Deus por tua bondade para com ele.” Repare: os devedores pobres devem reconhecer, mais do que costumam, a bondade dos credores que não tiram deles toda a vantagem permitida pela lei.

Devem retribuir essa bondade com suas orações, quando não puderem retribuí-la de outro modo.

“Ou melhor, não apenas receberás as orações e os bons desejos de teu irmão pobre; isso te será justiça diante do Senhor, teu Deus”, isto é: “será aceito e recompensado como ato de misericórdia para com teu irmão, de obediência a teu Deus e prova de tua sincera conformidade à lei.”

Embora as pessoas possam considerar fraqueza devolver as garantias da dívida, seu Deus considerará isso um ato de bondade que de modo algum ficará sem recompensa.

Versículos 14 a 22

Justiça e Generosidade. (a.C. 1451.)

Aqui está: I. Os senhores devem ser justos com seus servos pobres (v. 14, 15). 1. Não devem oprimi-los, sobrecarregando-os de trabalho, repreendendo-os de maneira indevida e desarrazoada, ou negando-lhes o sustento adequado.

Um servo, embora estrangeiro na comunidade de Israel, não deve ser maltratado: “Foste escravo na terra onde eras estrangeiro (v. 18) e sabes quão terrível é ser oprimido por um capataz; portanto, por compaixão pelos servos e estrangeiros e gratidão ao Deus que te libertou e te deu uma terra tua, não oprimirás um servo.”

Que os senhores não sejam tiranos com seus servos, pois o Senhor deles está nos céus. Veja Jó 31:13.

  1. Devem ser fiéis e pontuais ao pagar-lhes os salários: “No dia devido lhe pagarás o salário, não só no prazo, mas sem nenhuma demora adicional. Assim que terminar o trabalho do dia, se o desejar, dá-lhe o salário daquele dia”, como aconteceu com os trabalhadores quando chegou a noite (Mateus 20:8).

Supõe-se que quem vive de salário diário mal consegue pôr comida na mesa e não tem o pão de amanhã para sua família até receber pelo trabalho de hoje. Se o salário for retido: (1.) Isso causará tristeza ao servo.

O pobre põe nele o coração ou, como diz a palavra, eleva a alma a esse pagamento; deseja-o ardentemente como recompensa pelo trabalho (Jó 7:2) e depende dele como dádiva da providência de Deus para sustentar a família.

Um senhor compassivo, ainda que isso lhe trouxesse algum inconveniente, não frustraria a expectativa de um pobre servo tão ansioso para receber seu salário. Mas essa não é a pior consequência. (2.) Isso será culpa do senhor.

“O servo lesado clamará ao Senhor contra ti; como não tem mais ninguém a quem recorrer, apresentará sua causa no tribunal dos céus, e isso será pecado para ti.” Mesmo que não se queixe, a própria injustiça falará por si: “o salário dos trabalhadores, retido com fraude, clama” (Tiago 5:4).

É pecado maior do que muitos imaginam impor dificuldades aos servos pobres, aos trabalhadores do campo e aos operários que empregamos. No grande dia, Deus lhes fará justiça se os homens não fizerem. II. Ordena-se aos magistrados e juízes que sejam justos em suas decisões.

  1. Para o que chamamos de causas criminais, estabelece-se aqui uma regra permanente: os pais não serão condenados à morte por causa dos filhos, nem estes por causa dos pais (v. 16). Se os filhos se tornarem culpados perante a lei, que sofram por isso; os pais não devem sofrer por eles nem com eles. Já é sofrimento suficiente vê-los padecer.

Se os pais forem culpados, que morram por seu próprio pecado. Embora Deus, Senhor soberano da vida, às vezes visite nos filhos a iniquidade dos pais, especialmente o pecado da idolatria, e o faça ao tratar de nações em sua condição coletiva, ele não permite que os homens ajam assim.

Por isso, vemos Amazias poupar os filhos, embora os pais tenham sido mortos por assassinar o rei (2 Reis 14:6). Foi num caso extraordinário, sem dúvida por orientação especial do céu, que os filhos de Saul foram mortos por causa da ofensa dele; morreram mais como sacrifícios do que como criminosos (2 Samuel 21:9, 14).

  1. Nas causas comuns entre uma parte e outra, é preciso ter grande cuidado para que ninguém com uma causa justa seja prejudicado por sua fraqueza ou pela falta de amigos, como os estrangeiros, os órfãos e as viúvas (v. 17): “Não perverterás o julgamento deles nem os obrigarás a dar suas próprias vestes como penhor, privando-os do que lhes é devido.”

Os juízes devem defender aqueles que não podem falar por si mesmos e não têm amigos que falem em seu favor. III. Ordena-se aos ricos que sejam bondosos e generosos com os pobres. A lei de Moisés os instrui de muitas maneiras a agir assim.

A demonstração de generosidade prescrita aqui é que não colham com avidez o cereal, as uvas e as azeitonas, com medo de deixar alguma coisa para trás; devem aceitar que algo fique para que os pobres recolham as sobras (vv. 19-22).

  1. “Não diga: ‘Tudo isso é meu; por que não posso ficar com tudo?’ Mas aprenda a desprezar generosamente a propriedade em coisas pequenas. Um ou dois feixes esquecidos não o deixarão mais pobre no fim do ano; e, se você não os recolher, farão bem a alguém.”

  2. “Não diga: ‘O que eu der, darei sabendo a quem; por que deixar que recolha alguém que não conheço e nunca me agradecerá?’ Mas confie à providência de Deus o destino de sua caridade; talvez ela a encaminhe a quem mais precisa.” Ou: “Você pode razoavelmente pensar que ela chegará às mãos dos mais diligentes, que se dispõem a buscar e recolher aquilo que esta lei lhes reserva.”

  3. “Não diga: ‘Que proveito os pobres terão de uvas e azeitonas? Basta que tenham pão e água; pois, já que têm os mesmos sentidos que os ricos, por que não poderiam também ter uma pequena parte dos prazeres que eles proporcionam?’” Boaz mandou deixar de propósito punhados de cereal para Rute, e Deus o abençoou. Nem tudo o que fica para trás está perdido.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra