Deuteronômio 20
Argumento
Este capítulo organiza a milícia e estabelece leis e regras para a guerra. I. Quanto aos soldados: 1. Devem ser encorajados os que marcham para a batalha, vv. 1-4. 2. Devem ser dispensados e mandados de volta os que precisam atender a assuntos particulares em casa, vv. 5-7, ou cuja fraqueza e timidez os tornam incapazes para o serviço no campo, v. 8, 9.
II. Quanto aos inimigos contra os quais guerreiam: 1. Os tratados que devem propor às cidades distantes, vv. 10-15. 2. A destruição dos povos cuja terra ocuparão, vv. 16-18. 3. O cuidado de não destruir as árvores frutíferas ao cercar cidades, v. 19, 20.
Versículos 1 a 9
Instruções para a Guerra e Dispensa do Serviço Militar. (a.C. 1451.)
Naquele tempo, Israel devia ser considerado mais como um acampamento do que como um reino: entrava no território de um inimigo e ainda não se estabelecera numa terra própria. Além da guerra que então iniciavam para se estabelecer, mesmo depois disso não poderiam proteger nem ampliar suas fronteiras sem ouvir os alarmes da guerra.
Era necessário, portanto, dar-lhes instruções sobre os assuntos militares; nestes versículos, recebem orientações para administrar, organizar e dispor as próprias forças.
É digno de nota que a disciplina de guerra aqui prescrita está tão longe de ser severa ou cruel, como costuma acontecer sob a lei marcial, que seu propósito é, ao contrário, encorajar os soldados e tornar o serviço mais fácil para eles.
I. Os que estivessem dispostos a lutar deveriam ser encorajados e fortalecidos contra o medo:
- Moisés dá aos líderes e comandantes da guerra um encorajamento geral, para tomarem para si: “Não tenhas medo deles, v. 1. Ainda que o inimigo leve grande vantagem numérica (seja mais numeroso que tu) e de cavalaria (seus exércitos são compostos sobretudo de cavalos e carros, que não te é permitido multiplicar), não recuses a batalha contra eles, não temas o desfecho nem duvides do êxito.”
Nas guerras, deveriam encorajar-se com duas coisas, desde que permanecessem fiéis a Deus e à religião; se não, perderiam esses motivos de confiança:
(1.) A presença de Deus com eles: “O Senhor, teu Deus, está contigo e, portanto, não corres perigo, nem precisas ter medo.” Veja Isaías 41:10.
(2.) A experiência que eles e seus pais tiveram do poder e da bondade de Deus ao tirá-los da terra do Egito, apesar do faraó e de todo o seu exército. Isso não era apenas prova geral da onipotência divina, mas também garantia particular do que Deus ainda faria por eles.
Aquele que os salvara de inimigos maiores não permitiria que fossem derrotados por outros muito menos importantes em todos os aspectos, anulando assim tudo o que já fizera por eles.
- Esse encorajamento deveria ser dirigido de modo especial aos soldados comuns por um sacerdote designado — e, dizem os judeus, ungido — para esse fim, a quem chamavam “o ungido da guerra”. Que título apropriado para nosso Redentor ungido, o Capitão da nossa salvação!
Em nome de Deus, esse sacerdote deveria animar o povo; e quem seria mais indicado do que aquele cuja função sacerdotal era orar por eles? Os melhores encorajamentos vêm das preciosas promessas feitas à oração da fé.
Esse sacerdote deveria:
(1.) Ordenar que não tivessem medo, v. 3, pois nada enfraquece tanto as mãos quanto o que faz tremer o coração, v. 3. É preciso repetir a ordem mais de uma vez: “Não deixem o coração amolecer”, como diz a expressão. Não devem receber toda impressão de medo; a confiança em Deus, em seu poder e em sua promessa deve endurecê-lo.
Não temam nem se apressem, segundo o sentido da palavra: quem crê não se apressa além do que convém. “Não se apressem nem para antecipar imprudentemente as vantagens de vocês nem para fugir covardemente diante de qualquer desvantagem.”
(2.) Assegurar-lhes a presença de Deus, que assumiria e defenderia a causa justa deles, os salvaria dos inimigos e lhes daria vitória, v. 4. Repare: quem tem Deus consigo não tem razão para temer.
O fato de um sacerdote, ministro do Senhor, dar esse encorajamento indica:
[1.] Que é muito apropriado que os exércitos tenham capelães, não apenas para orar por eles, mas também para lhes pregar: repreender o que pudesse impedir sua vitória e fortalecer sua esperança nela.
[2.] Que é tarefa dos ministros de Cristo encorajar seus bons soldados no conflito espiritual contra o mundo e a carne e assegurar-lhes uma conquista, sim, mais do que uma conquista, por meio de Cristo, que nos amou.
II. Os que não estivessem dispostos a lutar deveriam ser dispensados, fosse qual fosse a causa dessa indisposição:
- As circunstâncias da vida de alguém poderiam motivá-la. (1.) Se tivesse construído ou comprado uma casa nova e ainda não tivesse tomado posse dela nem a dedicado, v. 5, isto é, feito uma festa solene para receber os amigos que viessem dar-lhe as boas-vindas à casa, deveria voltar para casa e desfrutar da bênção que Deus lhe dera.
Depois de desfrutá-la por algum tempo, ficaria menos apegado a ela e, consequentemente, menos perturbado durante a guerra ao pensar nela e mais disposto a morrer e deixá-la. Assim são todas as coisas boas deste mundo: agradam-nos mais no começo; depois de algum tempo, percebemos sua vaidade.
Alguns pensam que dedicar a casa era um ato religioso: tomavam posse dela com orações e louvores e consagravam solenemente a si mesmos e tudo o que possuíam ao serviço e à honra de Deus. Davi compôs o Salmo 30 numa ocasião assim, como indica o título.
Repare: quem tem casa própria deve dedicá-la a Deus, estabelecendo e mantendo nela o temor e o culto divinos, para que tenha uma igreja em sua casa; nada deve desviá-lo disso.
(2.) Se tivesse gasto muito para plantar uma vinha e desejasse comer de seu fruto — o que a lei lhe proibia nos três primeiros anos, Levítico 19:23, etc. —, poderia voltar para casa, caso quisesse, e satisfazer-se com seus frutos, v. 6. Veja como Deus é indulgente com seu povo nas coisas inocentes e quão longe está de ser um senhor severo.
Como é natural desejarmos comer o fruto do trabalho de nossas mãos, para que um israelita não fosse privado disso, seria dispensado do serviço militar.
Ou, (3.) Se tivesse decidido casar-se e o casamento ainda não tivesse sido celebrado, poderia voltar, v. 7; também poderia ficar em casa durante um ano depois do casamento, Deuteronômio 24:5, pois os terrores da guerra seriam desagradáveis a quem acabara de acolher a ternura do vínculo doméstico.
Deus não seria servido em suas guerras por soldados recrutados à força, contra a vontade; todos devem ser voluntários de coração. “O teu povo estará disposto”, Salmos 110:3. Na corrida cristã e no bom combate da fé, devemos deixar todo peso e tudo o que nos atrapalhe, distraia a mente e nos torne indispostos.
Os escritores judeus concordam que essa permissão de voltar era concedida apenas nas guerras empreendidas voluntariamente, como explica o bispo Patrick, e não nas ordenadas por Deus contra Amaleque e os cananeus, nas quais todos eram obrigados a lutar.
- Se a indisposição para lutar viesse da fraqueza e timidez do próprio espírito, a pessoa poderia voltar da guerra, v. 8. Gideão fez essa proclamação ao seu exército, e mais de dois terços dos soldados foram dispensados, Juízes 7:3.
Alguns entendem que o medo e a covardia aqui mencionados surgiam dos terrores de uma consciência culpada, que impediriam alguém de encarar a morte e o perigo. Pensava-se então que pessoas de vida dissoluta e perversa não seriam bons soldados: seriam covardes no exército e uma maldição para ele, vergonha e problema para o acampamento; por isso dispensavam os que tinham consciência de culpa notória.
Parece, porém, que a passagem se refere mais à timidez natural. A dispensa era uma bondade para com eles, pois, embora envergonhados, ficariam aliviados; mas era sobretudo uma bondade para com o restante do exército, que assim não carregaria pessoas inúteis e incapazes, e ficaria protegido do contágio da covardia e da fuga delas.
A razão dada é: “para que o coração de seus irmãos não desfaleça como o do próprio soldado”. O medo é contagioso e muito prejudicial num exército. Devemos tomar cuidado para não temer o temor dos que têm medo, Isaías 8:12.
III. Ordena-se que os capitães sejam nomeados depois da dispensa de todos os covardes, v. 9, pois era especialmente necessário que os líderes e comandantes fossem corajosos. Essa reorganização deveria ser feita quando o exército fosse primeiro reunido e organizado.
Os soldados de Cristo precisam de coragem para portarem-se como homens e suportarem as dificuldades como bons soldados, sobretudo os oficiais de seu exército.
Versículos 10 a 20
Proclamação de Guerra e Instruções para a Guerra. (a.C. 1451.)
Aqui recebem instruções sobre como tratar as cidades contra as quais guerreassem. Só se mencionam as cidades, v. 10, mas sem dúvida também se incluem os exércitos no campo e as nações com as quais tivessem de lidar. Não deveriam atacar nenhum vizinho antes de lhe dar aviso formal, por meio de manifesto ou declaração pública que explicasse o motivo da disputa.
Mesmo ao lidar com os piores inimigos, deveriam observar as leis da justiça e da honra. Assim como nunca deveriam empunhar a espada sem motivo, também não deveriam fazê-lo sem declarar o motivo. A guerra é um recurso ao qual se apela, e os méritos da causa precisam ser apresentados.
I. À proclamação de guerra deveria ser acrescentada uma oferta de paz, se aceitassem condições razoáveis. Segundo os escritores judeus, essas condições seriam que renunciassem à idolatria, adorassem o Deus de Israel como prosélitos residentes não circuncidados, pagassem tributo anual a seus novos senhores e se submetessem ao governo deles.
Aceita essa submissão, a guerra seria suspensa e os conquistadores se tornariam seus protetores, v. 10, 11.
Alguns pensam que essa oferta de paz também deveria ser feita às sete nações de Canaã; e que não era oferta fingida ou zombeteira, embora o Senhor tivesse endurecido o coração delas para que não a aceitassem, Josué 11:20.
Outros pensam que essas nações estão excluídas, v. 16, tanto do benefício da lei, v. 13, que limita a execução militar apenas aos homens, quanto da lei que proíbe guerrear antes de se recusar a paz. Não vejo como poderiam oferecer paz àqueles que, segundo a lei, deveriam ser totalmente exterminados e tratados sem misericórdia, Deuteronômio 7:2.
Mas, contra qualquer outra nação com a qual guerreassem para ampliar suas fronteiras, vingar uma injustiça ou recuperar um direito negado, deveriam primeiro proclamar a paz. Que isso nos mostre:
- A graça de Deus ao tratar com pecadores. Embora pudesse destruí-los com toda a justiça e facilidade, não tendo prazer na ruína deles, proclama-lhes a paz e lhes roga que se reconciliem.
Os que estão mais expostos à sua justiça e prestes a cair como vítimas dela, se responderem com palavras de paz e se abrirem a ele sob a condição de serem seus tributários e servos, não só serão salvos da ruína como também serão incorporados a Israel, como concidadãos dos santos.
- Que isso nos mostre nosso dever ao lidar com os irmãos. Se surgir alguma disputa, devemos não apenas estar dispostos a ouvir propostas de paz, mas também ser rápidos em fazê-las. Nunca devemos recorrer à lei antes de tentar resolver amigavelmente as divergências, sem despesas nem aborrecimentos. Sejam quais forem os que preferem a guerra, devemos buscar a paz.
II. Se as ofertas de paz fossem recusadas, deveriam então prosseguir e levar adiante a guerra. Que os que recebem de Deus uma oferta de paz saibam que, se a rejeitarem e não aceitarem seu benefício no prazo determinado, na execução, o juízo triunfará sobre a misericórdia, assim como agora a misericórdia triunfa sobre o juízo ao adiar a condenação. Nesse caso:
Está implícita a promessa de vitória: presume-se que o Senhor, seu Deus, entregaria a cidade nas mãos deles, v. 13. Repare: podemos esperar que prosperem os empreendimentos para os quais temos autorização divina e que conduzimos sob a direção de Deus. Se seguirmos o método de Deus, teremos sua bênção.
Em honra à justiça pública, ordena-se que matem todos os soldados; entendo por “todo macho”, v. 13, todos os que portavam armas, como todos os homens capazes faziam então. Contudo, poderiam tomar para si os despojos, v. 14, entre os quais se contavam as mulheres e as crianças. Repare: a propriedade adquirida numa guerra legítima é justa.
O próprio Deus reconhece esse direito: “O Senhor, teu Deus, a concede a ti”; por isso, deve ser reconhecido nisso, Salmos 44:3.
III. As nações de Canaã estão excluídas das provisões misericordiosas desta lei. Poderiam restar habitantes nas cidades muito distantes, v. 15, porque Israel não corria tanto perigo de ser contaminado pela idolatria desses povos, nem a terra deles estava tão direta e imediatamente incluída na promessa. Das cidades dadas a Israel como herança, porém, nenhum habitante deveria restar, v. 16.
Permitir que os cananeus compartilhassem a terra peculiar da promessa desprezaria a própria promessa. Deveriam ser totalmente destruídos também por outro motivo, v. 17: não se podia esperar que fossem curados da idolatria; se ficassem com essa chaga, poderiam contaminar o Israel de Deus, que era muito propenso a contrair o mal.
Eles ensinarão vocês a agir conforme as abominações deles, v. 18, introduzindo os costumes deles no culto ao Deus de Israel e, pouco a pouco, abandonando-o para adorar falsos deuses. Quem ousa violar o segundo mandamento não tardará a abandonar o primeiro. Cultos estranhos abrem caminho para divindades estranhas.
IV. Toma-se cuidado para que não destruam as árvores frutíferas ao cercar as cidades, vv. 19-20. Naquele tempo, os sitiadores avançavam não com bombas e balas de canhão, como hoje, mas com aríetes, e precisavam de muita madeira para conduzir os cercos.
Como no calor da guerra as pessoas nem sempre consideram o bem público como deveriam, proíbe-se expressamente usar árvores frutíferas como madeira para o cerco.
Quanto à razão, “porque a árvore do campo é vida do homem” — a palavra “vida” é acrescentada —, todas as versões antigas, a Septuaginta, os Targuns e outras leem: “Pois, acaso a árvore do campo é um homem?”, ou “a árvore do campo não é um homem para que te ataque no cerco ou se retire de ti para dentro da fortificação”.
“Não desabafes brutalmente tua ira contra as árvores, que não podem fazer-te mal algum.”
Nossa tradução, porém, parece mais de acordo com a intenção da lei e nos ensina:
Deus é melhor amigo do ser humano do que o próprio ser humano é de si mesmo. A lei de Deus, da qual tendemos a nos queixar como de um jugo pesado, considera nossos interesses e nosso conforto; nossos apetites e paixões, aos quais somos tão indulgentes, na verdade são inimigos do nosso bem-estar. Muitos preceitos divinos pretendem impedir-nos de destruir aquilo que é nossa vida e nosso alimento.
Os exércitos e seus comandantes não podem devastar à vontade as regiões onde se trava a guerra. A fúria militar deve sempre ser refreada e governada pela razão. Mesmo conduzida com toda prudência, a guerra já é suficientemente destrutiva e não deve causar mais destruição do que o absolutamente necessário.
Pessoas de ânimo generoso se mostrarão sensíveis não só à vida das pessoas, mas também a seus meios de subsistência; pois, embora a vida valha mais do que o alimento, ainda assim logo nada será sem ele.
- Os judeus entendem que isto proíbe todo desperdício deliberado, por qualquer motivo. Nenhuma árvore frutífera deve ser destruída, a menos que seja estéril e ocupe inutilmente a terra. “Ou melhor”, sustentam eles, “quem quebra deliberadamente objetos, rasga roupas, entope poços, derruba edifícios ou destrói alimento transgride esta lei: ‘Não destruirás’.”
Cristo cuidou para que os pedaços de comida fossem recolhidos, para que nada se perdesse. Toda criatura de Deus é boa; nada deve ser recusado nem usado abusivamente. Podemos vir a sentir falta do que desperdiçamos por descuido.