Deuteronômio 16
Argumento
Neste capítulo temos:
I. Uma repetição das leis relativas às três festas anuais; em particular, a da Páscoa, vv. 1-8; a do Pentecostes, vv. 9-12; a dos Tabernáculos, vv. 13-15; e a lei geral sobre a presença do povo nelas, v. 16, 17.
II. A instituição de uma magistratura inferior e regras gerais de justiça dadas aos que fossem chamados a esse ofício, vv. 18-20.
III. Uma advertência contra bosques e imagens, v. 21, 22.
Versículos 1 a 16
As Festas Anuais. (a.C. 1451.)
As três festas anuais mantinham grande parte da comunhão entre Deus e o seu povo Israel e preservavam na nação uma aparência de religião. Sua instituição e as leis a respeito delas já apareceram diversas vezes e aqui são repetidas.
I. A lei da Páscoa. Era uma solenidade tão importante que tornava especial todo o mês em cujo meio ocorria: “Observa o mês de Abibe”, v. 1. Embora apenas uma semana desse mês devesse ser celebrada como festa, ainda assim, as suas preparações anteriores precisavam ser tão solenes, e as suas reflexões e aproveitamentos posteriores tão sérias, que equivaleriam à observância do mês inteiro.
Abibe, ou mês dos frutos novos, como traduz o caldeu, corresponde ao nosso março, ou a parte de março e de abril.
Por ordem especial de Deus, em memória da libertação de Israel do Egito, esse mês passou a marcar o início do ano deles, Êxodo 12:2. Antes, considerava-se que o ano começava em setembro. Nesse mês deveriam celebrar a Páscoa, lembrando que haviam saído do Egito à noite, v. 1.
Os parafrastas caldeus explicam: “Porque saíram do Egito à luz do dia”, havendo ordem expressa para que não saíssem das suas portas até de manhã, Êxodo 12:22.
Um deles explica: “Ele te tirou do Egito e fez maravilhas durante a noite”; o outro, “e comerás a Páscoa à noite”.
- Deviam ter o cuidado de sacrificar a Páscoa no lugar que Deus escolheria, e em nenhum outro, v. 2 e vv. 5-7. A Páscoa era um sacrifício; por isso se diz que Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós, 1 Coríntios 5:7.
Muitos outros sacrifícios eram oferecidos durante os sete dias da festa e também estão incluídos aqui, pois se ofereciam animais do rebanho miúdo e do gado (Números 28:19, etc.), enquanto a Páscoa propriamente dita era somente do rebanho miúdo, ou cordeiro ou cabrito.
Nenhum sacrifício era aceito fora do altar que o santificava; por isso, deveriam ir ao lugar do altar. Embora os donos comessem todo o cordeiro pascal, ainda assim ele tinha de ser morto no pátio; o sangue devia ser aspergido e as entranhas, queimadas sobre o altar.
Ao confiná-los à regra estabelecida, evitava-se que se desviassem dela e introduzissem invenções tolas, como poderiam fazer se lhes fosse permitido oferecer esses sacrifícios em suas próprias cidades, sem a supervisão dos sacerdotes.
Essa ordem também os orientava a olhar para o alto, para Deus durante a solenidade e a voltar o coração para a memória do nome dele, designados a comparecer onde ele escolhera colocar o seu nome, v. 2, 6. Mas, quando a solenidade terminava, podiam voltar às suas tendas, v. 7.
Alguns pensam que podiam, se quisessem, voltar para casa logo na manhã seguinte ao abate e à refeição do cordeiro pascal, pois os sacerdotes e levitas bastariam para conduzir os trabalhos do restante da semana. Contudo, o primeiro dos sete dias estava longe de ser dia de dispersão: era expressamente uma convocação santa, Levítico 23:7; Números 28:18.
Por isso, devemos entendê-lo conforme expõe a paráfrase de Jônatas: na manhã seguinte ao fim da festa, você irá para suas cidades. De fato, o povo permanecia reunido durante toda a semana, 2 Crônicas 35:17.
- Deviam comer pão sem fermento durante sete dias, e não se deveria encontrar pão levedado em todo o território, v. 3, 4, 8. Chamavam-no pão da aflição.
Não era saboroso nem fácil de digerir; por isso era apropriado para representar o abatimento do espírito deles durante a servidão e lembrava a pressa da saída, pois a situação era tão urgente que não podiam esperar que levedasse o pão que levavam consigo para a sua marcha.
Os escritores judeus contam que, na refeição pascal, o chefe da família partia esse pão sem fermento, dava um pedaço a cada pessoa e dizia: “Este é (isto é, isto significa, representa ou comemora, o que explica aquela fala do nosso Salvador: ‘Isto é o meu corpo’) o pão da aflição que seus pais comeram na terra do Egito.”
O apóstolo nos dá o sentido evangélico dessa festa, 1 Coríntios 5:7: Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. Para nosso consolo, participamos dos benditos frutos desse sacrifício; celebremos, portanto, a festa com uma conduta santa, sem o fermento da malícia contra nossos irmãos nem da hipocrisia diante de Deus, mas com o pão sem fermento da sinceridade e do amor.
Por fim, observe com que finalidade a Páscoa foi instituída: “Para que você se lembre do dia em que saiu do Egito, não apenas no dia da Páscoa ou durante os sete dias da festa, mas em todos os dias da sua vida (v. 3), como incentivo constante à obediência.”
Assim celebramos em certas ocasiões a memória da morte de Cristo para nos lembrarmos dela em todo tempo. Ela nos dá razão para viver para aquele que morreu por nós e ressuscitou.
II. Sete semanas depois da Páscoa, deveriam celebrar o Pentecostes. A respeito dessa festa, recebem aqui estas instruções:
- De quando deveriam contar as sete semanas: “desde o momento em que começares a meter a foice no cereal” (v. 9), isto é, desde o dia seguinte ao primeiro dia da festa dos pães sem fermento.
Nesse dia, embora provavelmente o povo só começasse a colheita depois da festa, eram enviados mensageiros para colher um feixe de cevada, que seria oferecido a Deus como primícia, Levítico 23:10.
Alguns entendem que isso implica um zelo especial da Providência com a terra deles quanto ao clima: a colheita estaria sempre madura e pronta para a foice exatamente ao mesmo tempo.
- Como deveriam celebrar essa festa:
(1.) Deviam trazer uma oferta a Deus, v. 10, chamada contribuição de livre vontade. Era tributo ao Senhor soberano e dono, sob cuja autoridade possuíam tudo; contudo, como a lei não determinava a quantidade, cada um daria conforme sua generosidade, e qualquer oferta que trouxesse deveria ser dada com alegria; por isso é chamada oferta voluntária.
Era um reconhecimento agradecido da bondade de Deus para com eles nas misericórdias das colheitas de cereal que acabavam de terminar e, por isso, deveria corresponder à bênção recebida: onde Deus semeia abundantemente, espera colher de acordo.
(2.) Deviam alegrar-se diante de Deus, v. 11. A alegria santa é o coração e a alma dos louvores agradecidos, que são como a linguagem e a expressão da alegria santa.
Deviam alegrar-se pelo que recebiam de Deus e pelas retribuições de serviço e sacrifício que lhe ofereciam; nosso dever deve ser nosso deleite, assim como nossos prazeres. Deviam incluir até os próprios servos entre os que se alegravam com eles:
“Pois lembra-te (v. 12) de que foste escravo e terias ficado muito grato se teus feitores te tivessem dado algum tempo e motivo para te alegrares.”
“E o teu Deus te tirou dali para celebrares uma festa com alegria; portanto, sê agradável com teus servos e deixa-os à vontade.”
A ordem geral de observar e cumprir os estatutos parece ter sido acrescentada por uma razão particular: essa festa também lembrava a entrega da lei no Sinai, cinquenta dias depois da saída do Egito.
A melhor forma de expressar nossa gratidão pelo favor de Deus ao nos dar a sua lei é observar seus preceitos e cumpri-los.
III. Deviam celebrar a festa dos Tabernáculos, vv. 13-15.
Não se repete a lei dos sacrifícios em grande abundância nesta festa (já exposta por extenso em Números 29:12, etc.), pois o zelo por eles cabia aos sacerdotes e levitas, que precisavam menos de repetição que o povo, e a parte espiritual do serviço, a alegria santa, era a mais agradável a Deus e devia ser dever perpétuo da conduta evangélica, que esta festa prefigurava.
Observe a ênfase que se dá a isso aqui: “Alegrar-te-ás na tua festa” (v. 14) e, “porque o Senhor te abençoará, certamente te alegrarás” (v. 15).
Repare: é vontade de Deus que seu povo seja alegre. Se os que estavam sob a lei deviam alegrar-se diante de Deus, muito mais nós, sob a graça do evangelho, que torna isso nosso dever: não apenas alegrar-nos nas festas, como aqui, mas alegrar-nos sempre, alegrar-nos sempre no Senhor.
Quando nos alegramos em Deus, devemos fazer o que pudermos para ajudar os outros a também se alegrarem nele, consolando os que choram e suprindo os necessitados, para que até o estrangeiro, o órfão e a viúva se alegrem conosco. Veja Jó 29:13.
Devemos alegrar-nos em Deus não apenas pelo que recebemos e continuamos a receber diariamente, mas também pelo que Deus prometeu e esperamos ainda receber dele mais adiante. “Porque ele te abençoará, por isso te alegrarás.” Quem faz de Deus sua alegria pode alegrar-se na esperança, pois fiel é aquele que prometeu.
IV. As leis das três festas solenes são resumidas no v. 16, 17, como tantas vezes antes, Êxodo 23:16, 17; 34:23. As ordens gerais sobre elas são: 1. Todos os homens deviam então comparecer pessoalmente diante de Deus. Os encontros frequentes para adorá-lo, no mesmo lugar e segundo a mesma regra, os manteriam fiéis e constantes na religião santa estabelecida entre eles.
- Ninguém deveria comparecer diante de Deus de mãos vazias; cada um traria uma oferta, como sinal de dependência de Deus e gratidão a ele.
Deus não era desarrazoado em suas exigências: bastava que cada um desse conforme pudesse; não se esperava mais. Essa continua sendo a regra da caridade, 1 Coríntios 16:2.
Os que dão conforme suas possibilidades serão aceitos; os que dão além delas são considerados dignos de dupla honra, 2 Coríntios 8:3, como a viúva pobre, que deu tudo o que tinha, Lucas 21:4.
Versículos 18 a 22
Aqui está: I. Zelava-se pela devida administração da justiça entre eles: resolver controvérsias, ajustar divergências, dar reparação aos injuriados e punir os autores de injúria.
Enquanto estavam acampados no deserto, tinham juízes e oficiais conforme a população, chefes de milhares e centenas, Êxodo 18:25. Em Canaã, deveriam tê-los distribuídos conforme suas vilas e cidades, em todas as suas portas, pois ali se reuniam os tribunais.
- Aqui se dá uma comissão aos magistrados inferiores: “Você instituirá para si juízes para julgar e proferir sentenças, e oficiais para executar as sentenças deles.” Quer fossem escolhidos por indicação do seu soberano ou por eleição do povo, a autoridade foi instituída por Deus, Romanos 13:1.
Foi grande misericórdia levar a justiça à porta do povo, tornando-a mais rápida e menos dispendiosa. Nós, nesta nação, devemos agradecer muito por essa bênção.
Em cumprimento dessa lei, além do grande Sinédrio junto ao santuário, composto por setenta anciãos e um presidente, havia nas cidades maiores, com mais de cento e vinte famílias, um tribunal de vinte e três juízes; nas menores, um tribunal de três. Veja essa lei restabelecida por Josafá, 2 Crônicas 19:5, 8.
- Aqui se ordena aos magistrados que façam justiça ao exercerem a responsabilidade que lhes foi confiada. É melhor não julgar de modo algum do que deixar de julgar com justo juízo, segundo a orientação da lei e a evidência do fato. (1.) Os juízes são advertidos a não fazer injustiça a ninguém (v. 19) nem aceitar presentes que os atrairiam a fazê-la. Essa lei já havia sido dada, Êxodo 23:8.
(2.) Eles são encarregados de fazer justiça a todos: “Seguirás o que for inteiramente justo” (v. 20). Apegue-se aos princípios da justiça, aja segundo suas regras, apoie suas exigências, tome como modelo exemplos de justiça e persiga com firmeza aquilo que parece justo. “Justiça, justiça seguirás.”
É nisso que o magistrado deve manter os olhos e concentrar-se; toda consideração pessoal deve ser sacrificado para fazer o que é correto com todos e não fazer injustiça a ninguém.
II. Há zelo para impedir toda conformidade com os costumes idólatras dos pagãos, v. 21, 22. Não deveriam apenas deixar de juntar-se aos idólatras em seus cultos, de visitar seus bosques e de curvar-se diante das imagens que eles haviam erguido, mas:
- Não deveriam plantar um bosque, nem sequer uma árvore, perto do altar de Deus, para que este não parecesse com os altares dos falsos deuses.
Os pagãos faziam dos bosques lugares de culto para manter secreto o culto — mas o que é verdadeiro e bom prefere a luz — ou para torná-lo solene. Mas o culto ao Deus verdadeiro tem em si o suficiente para torná-lo solene e não precisa da vantagem de tal circunstância.
- Não deveriam erguer imagem, estátua ou coluna em honra de Deus, pois o Senhor odeia isso. Nada o desmente ou desonra mais, nem tende mais a corromper e depravar a mente das pessoas, do que representar e adorar por imagem o Deus que é Espírito infinito e eterno.