Deuteronômio 15
Argumento
Neste capítulo Moisés dá ordens:
I. A respeito da remissão das dívidas a cada sétimo ano (vv. 1-6), com uma cautela de que isso não deveria ser um impedimento aos empréstimos caridosos, vv. 7-11.
II. A respeito da libertação dos servos depois de sete anos de serviço, vv. 12-18.
III. A respeito da santificação dos primogênitos do gado a Deus, v. 19, etc.
Versículos 1 a 11
O Ano da Remissão. (a.C. 1451.)
I. Aqui está uma lei para aliviar os devedores pobres, que, podemos supor, eram insolventes. Cada sétimo ano era um ano de remissão, em que a terra descansava de ser cultivada e os servos eram dispensados de seus serviços. Entre outros atos de graça, este era um: que os que tivessem tomado dinheiro emprestado e não pudessem pagá-lo até então seriam liberados dessa dívida naquele ano.
Embora, se tivessem condições, depois fossem obrigados em consciência a pagar a dívida, ainda assim, dali em diante, o credor jamais poderia recuperá-la por via judicial.
Muitos bons expositores pensam que a lei proibia apenas exigir a dívida no ano da remissão, pois, não havendo colheita naquele ano, não se podia esperar que as pessoas pagassem. Depois, porém, ela poderia ser cobrada e recuperada. Assim, a remissão não extinguiria a dívida, apenas suspenderia o processo por algum tempo.
Mas outros entendem que a remissão era definitiva, e isso parece mais provável, embora sob certas limitações expressas ou implícitas.
Supõe-se (v. 3) que o devedor fosse israelita (um estrangeiro não poderia beneficiar-se desta lei) e pobre (v. 4). Não tomara emprestado para negociar ou comprar, mas para sustentar a sua família. Agora não poderia pagar sem cair na pobreza e ter de buscar ajuda em outros países, o que poderia tentá-lo a revoltar-se contra Deus.
A lei não impedia o credor de receber a dívida se o devedor pudesse pagá-la ou se os seus amigos pudessem fazê-lo em favor dele; impedia apenas que a cobrasse por processo judicial.
As razões dessa lei são:
- Honrar o ano sabático: “Porque é chamado de remissão do Senhor”, v. 2. Era o ano de Deus para a terra deles, assim como o sábado semanal era o dia de Deus para eles próprios, os seus servos e o gado; e, assim como pelo descanso do seu solo, assim pela remissão das suas dívidas, Deus os ensinaria a depender da sua providência.
Esse ano de remissão prefigurava a graça do evangelho, na qual é proclamado o ano aceitável do Senhor e pela qual obtemos a remissão das nossas dívidas, isto é, o perdão dos nossos pecados; somos ensinados a perdoar as injúrias, assim como somos e esperamos ser perdoados por Deus.
Impedir que algum israelita caísse em pobreza extrema. Assim diz a margem (v. 4): “Para que não haja pobre entre vocês”; isto é, ninguém tão miserável e escandalosamente pobre que trouxesse descrédito à sua nação e religião, cuja reputação deviam preservar.
Deus lhes assegura, por uma promessa divina, que tudo o que perdessem com os devedores pobres seria compensado pela bênção dele sobre tudo o que possuíssem e fizessem, vv. 4-6. Que zelem por cumprir o seu dever, e então Deus os abençoaria com aumento tão grande que, ao fim do ano, não sentiriam a perda das dívidas incobráveis, se generosamente as remitissem.
Não só “o Senhor te abençoará” (v. 4), mas “ele te abençoa” (v. 6). É totalmente indesculpável que, embora Deus nos tenha dado abundância, de modo que temos não só o suficiente, mas de sobra, ainda assim sejamos rigorosos e severos nas exigências feitas aos nossos irmãos pobres.
Pois nossa abundância deve suprir as carências deles, para que ao menos não haja uma desigualdade como a que existe entre dois extremos, 2 Coríntios 8:14.
Também deviam considerar que a sua terra era dádiva de Deus para eles, que todo o seu aumento era fruto da bênção de Deus sobre eles e, por isso, tinham o dever para com ele de usar e dispor dos seus bens conforme ele lhes ordenasse e orientasse.
E, por fim, se remitissem as pequenas somas que tinham emprestado aos seus irmãos pobres, promete-se que poderiam emprestar grandes somas aos seus vizinhos ricos, até a muitas nações (v. 6), e seriam enriquecidos por esses empréstimos.
Assim, as nações ficariam sujeitas a eles e dependeriam deles, como “quem toma emprestado é servo de quem empresta”, Provérbios 22:7.
Devemos considerar poder emprestar, sem precisar tomar emprestado, uma grande misericórdia e um bom motivo para fazermos o bem com o que temos, para não provocarmos Deus a inverter a balança.
II. Aqui está uma lei em favor dos pobres que tomavam emprestado, para que não sofressem estrago pela lei anterior. As pessoas tenderiam a argumentar: se a situação de um homem com o seu devedor for tal que, se a dívida não for paga antes do ano da remissão, será perdida, seria melhor não emprestar.
“Não”, diz esta parte do estatuto, “não pensarás tal pensamento.”
- Presume-se que haveria pobres entre eles, com necessidade de tomar emprestado (v. 7), e que nunca deixaria de haver alguns desses objetos de caridade (v. 7, 11).
“Os pobres nunca deixarão de existir na tua terra”: embora não os que tivessem chegado à pobreza extrema, ainda assim os que estivessem em dificuldade financeira e precisassem tomar emprestado.
É desses pobres que ele fala, e sempre os temos conosco; assim, uma disposição caridosa pode logo encontrar uma ocasião caridosa.
- Nesse caso, aqui nos é ordenado emprestar ou dar conforme as nossas possibilidades e a necessidade do caso: “Não endurecerás o teu coração nem fecharás a tua mão”, v. 7. A mão fechada é sinal de que o coração está endurecido; se as nuvens estivessem cheias de chuva, derramariam sua água, Eclesiastes 11:3. Entranhas de compaixão produziriam distribuições generosas, Tiago 2:15, 16.
Não deveriam apenas estender a mão ao pobre para lhe dar alguma coisa, mas abri-la amplamente para ele e emprestar-lhe o suficiente, v. 8.
Às vezes, há tanta caridade num empréstimo prudente quanto numa doação, pois ele obriga o devedor a agir com diligência e honestidade e pode colocá-lo no caminho de ajudar a si mesmo.
Às vezes somos tentados a pensar, quando surge alguém necessitado, que podemos escolher entre dar alguma coisa ou nada, pouco ou muito. Contudo, aqui há um preceito expresso (v. 11): “Eu te ordeno” que você não apenas dê, mas também abra amplamente a mão e dê com generosidade.
- Há uma ressalva contra aquela objeção que poderia surgir contra os empréstimos caridosos a partir da lei anterior da remissão das dívidas (v. 9).
Tome cuidado para que não surja em seu coração de Belial um pensamento, um pensamento avarento e maldoso: “O ano da remissão está próximo e, por isso, não emprestarei o que então certamente perderei”; para que seu irmão pobre, a quem você se recusa a emprestar, não clame a Deus, pois isso será pecado, um grande pecado para você.
Repare: (1.) A lei é espiritual e limita os pensamentos do coração. Enganamo-nos se pensamos que eles escapam ao conhecimento e à contenção divina.
(2.) É de fato perverso o coração que extrai maus pensamentos da boa lei de Deus, como o daqueles que, porque Deus os havia obrigado à caridade de perdoar, negaram a caridade de dar.
(3.) Devemos vigiar cuidadosamente contra todas aquelas sugestões secretas que nos desviariam do nosso dever ou nos desanimariam nele. Quem quer evitar o pecado em atos deve afastar da mente até o próprio pensamento de pecar.
(4.) Quando surgir ocasião de emprestar por caridade, se não pudermos confiar no devedor, devemos confiar em Deus e emprestar, “sem esperar receber coisa alguma de volta” neste mundo, mas esperando que isso seja recompensado na ressurreição dos justos, Lucas 6:35; 14:14.
(5.) É terrível ter contra nós o clamor dos pobres, pois Deus está atento a ele e, por compaixão por eles, certamente acertará as contas com os que os tratam com dureza.
(6.) Aquilo que julgamos ser a nossa prudência muitas vezes se mostra pecado para nós. Quem se recusou a emprestar porque o ano da remissão estava próximo julgou agir sabiamente e pensava que as pessoas o elogiariam por agir bem em favor de si mesmo, Salmos 49:18.
Mas aqui se lhe diz que agiu perversamente e que Deus o condenaria por fazer mal ao seu irmão. Temos certeza de que o juízo de Deus é conforme a verdade e de que aquilo que ele declara pecado para nós certamente nos arruinará, se não nos arrependermos.
III. Há um mandamento para dar com alegria tudo o que dermos em caridade: “Que o teu coração não fique triste quando deres”, v. 10. Não relute em se separar do seu dinheiro por motivo tão bom, nem o considere perdido; não se ressinta de fazer uma bondade ao seu irmão.
Não desconfie da providência de Deus, como se você próprio viesse a precisar daquilo que dá em caridade; mas, ao contrário, que lhe seja prazer e satisfação da alma pensar que está honrando a Deus com os seus bens, fazendo o bem, aliviando o seu irmão e acumulando para si uma boa garantia para o futuro. O que você faz, faça livremente, pois “Deus ama quem dá com alegria”, 2 Coríntios 9:7.
IV. Há uma promessa de recompensa nesta vida: “Por isso o Senhor, teu Deus, te abençoará.” Os avarentos dizem: “Dar nos arruína.” Não: dar com alegria e caridade nos enriquecerá, encherá os celeiros de fartura, Provérbios 3:10, e a alma de verdadeiro consolo, Isaías 58:10, 11.
Versículos 12 a 17
I. Aqui está: uma repetição da lei sobre os servos hebreus que se venderam como servos, que os pais venderam por extrema pobreza ou que o tribunal vendeu por algum crime cometido. A lei era: 1. Que serviriam apenas seis anos e, no sétimo, sairiam livres, v. 12. Compare Êxodo 21:2. Se o ano do jubileu ocorresse antes de completarem o prazo, isso os libertaria.
O Israel de Deus era um povo livre e não devia ser forçado à escravidão perpétua; assim o Israel espiritual de Deus é chamado à liberdade.
- Que, se, terminado o serviço de seis anos, não quisessem sair livres, mas preferissem continuar servindo, com menos preocupações embora trabalhassem mais que seus senhores, deveriam assumir o compromisso de servi-los para sempre, isto é, por toda a vida, tendo as orelhas furadas junto ao umbral da porta, v. 16, 17. Compare Êxodo 21:6.
Se com isso alguém se desonrava aos olhos de alguns, como alguém de espírito baixo e servil, que não tinha a devida percepção da honra e do prazer da liberdade, ainda assim podemos supor que, para outros, ganhava reputação de pessoa tranquila e satisfeita, humilde, diligente, afetuosa e avessa a mudanças.
II. Aqui está um acréscimo a essa lei, exigindo que pusessem um pequeno capital nas mãos dos servos para começarem por conta própria quando os dispensassem do seu serviço, v. 13, 14. Devia-se supor que nada possuíam e que seus amigos tinham pouco ou nada para lhes dar; do contrário, teriam sido resgatados antes da dispensa prevista em lei.
Não recebiam salário pelo seu serviço, e tudo o que ganhavam com o seu trabalho pertencia aos seus senhores. Assim, a liberdade lhes traria pouco benefício, pois nada teriam para começar a vida. Por isso, os senhores recebem a ordem de lhes fornecer generosamente cereais e gado.
Não se determina uma medida exata; deixa-se isso à generosidade do senhor, que provavelmente levaria em conta o mérito e a necessidade do servo.
Mas os escritores judeus dizem: “Ele não podia dar menos que o valor de trinta siclos de prata, mas podia dar quanto quisesse acima desse valor.” As servas, embora não tivessem as orelhas furadas se decidissem ficar, ainda assim deveriam receber uma gratificação ao sair livres, pois é a isso que se referem as palavras: “À tua serva farás igualmente”, v. 17.
As razões disso vêm da lei da gratidão. Devem fazê-lo: 1. Em gratidão a Deus, que não só os tirara do Egito (v. 15), mas também os fizera sair muito enriquecidos com os despojos dos egípcios. Não deviam mandar seus servos embora de mãos vazias, pois eles próprios não tinham saído de mãos vazias da casa da servidão.
O zelo terno e a bondade de Deus para conosco nos obrigam a zelar por aqueles que dependem de nós e a tratá-los com bondade. Assim devemos retribuir conforme o benefício recebido.
- Em gratidão aos seus servos, v. 18. “Não se ressinta de lhe dar um pouco da sua abundância, pois ele valeu para você o dobro de um trabalhador assalariado.”
“O período de trabalho contratado era, no máximo, de três anos (Isaías 16:14), mas ele o serviu por seis anos e, ao contrário do trabalhador contratado, sem receber salário.”
Senhores e proprietários devem considerar quanto precisam de seus servos e arrendatários e quanto conforto e vantagem obtêm deles; devem ser não só justos, mas também bondosos.
Acrescenta-se a essas razões, como antes neste capítulo (v. 4, 6, 10): “O Senhor, teu Deus, te abençoará.” Então podemos esperar bênçãos familiares, fontes de prosperidade para a família, quando cumprimos conscienciosamente nosso dever para com os nossos familiares.
Versículos 19 a 23
Temos aqui: 1. Uma repetição da lei acerca dos primogênitos do gado: se fossem machos, deveriam ser santificados ao Senhor (v. 19), em memória e gratidão pelo livramento dos primogênitos de Israel, quando os primogênitos dos egípcios, tanto de pessoas quanto de animais, foram abatidos pelo anjo destruidor (Êxodo 13:2, 15).
No oitavo dia, deveriam ser entregues a Deus (Êxodo 22:30) e divididos entre o sacerdote e o altar, Números 18:17, 18.
- Um acréscimo a essa lei, para explicá-la mais a fundo, orientando-os sobre o que fazer com as primeiras crias: (1.) as que fossem fêmeas. Vocês não devem trabalhar com as primeiras crias fêmeas da vaca, nem tosquiar as primeiras crias das ovelhas (v. 19); é assim que o erudito bispo Patrick entende o texto.
Embora as primeiras crias fêmeas não fossem santificadas a Deus tão plenamente quanto os machos, nem tão cedo, aos oito dias, ainda assim os donos não deveriam destiná-las ao próprio uso como faziam com os demais animais, mas oferecê-las a Deus como ofertas pacíficas ou usá-las numa refeição religiosa no fim do ano, v. 20.
“Comê-la-ás perante o Senhor, teu Deus”, como ordenado em Deuteronômio 12:18.
(2.) Mas o que deveriam fazer com o animal defeituoso, gravemente defeituoso? v. 21. Fosse macho ou fêmea, não deveria ser levado ao santuário nem usado em sacrifício ou refeição santa, pois não seria adequado para honrar a Deus nem para prefigurar Cristo, que é um Cordeiro sem defeito.
Contudo, não deveria ser criado, mas morto e comido em suas próprias casas como alimento comum (v. 22), apenas deviam se certificar de não comê-lo com o sangue, v. 23. A repetição frequente dessa cautela mostra a necessidade que o povo tinha dela e a importância que Deus lhe dava.
Que misericórdia não estarmos sob esse jugo! Não somos submetidos à dieta deles; não fazemos distinção entre a primeira cria de vaca ou o primeiro cordeiro e os que vêm depois.
Por isso, concretizemos o sentido evangélico desta lei, consagrando a Deus a nós mesmos e o primeiro do nosso tempo e das nossas forças, como uma espécie de primícias das suas criaturas, e usando todos os nossos confortos e alegrias para o louvor dele e sob a direção da sua lei, pois tudo recebemos como dádiva dele.