Deuteronômio 14
Argumento
Moisés neste capítulo lhes ensina:
I. A distinguir-se dos seus vizinhos por uma singularidade:
No seu luto, v. 1, 2.
No seu alimento, vv. 3-21.
II. A dedicar-se a Deus e, em sinal disso, a dar-lhe o que lhe é devido das suas posses: o dízimo anual e o dízimo do terceiro ano, para sustentar as festas religiosas, os levitas e os pobres, v. 22, etc.
Versículos 1 a 21
O Que Se Podia Comer e o Que Não. (a.C. 1451.)
Moisés diz aqui ao povo de Israel:
I. Como Deus os havia honrado, como povo peculiar, com três privilégios distintivos, que eram motivo de honra para eles e figuras das bênçãos espirituais nas coisas celestiais com as quais Deus nos abençoou em Cristo:
- Aqui está a eleição: “O Senhor te escolheu”, v. 2. Não por mérito deles nem por quaisquer boas obras previstas, mas porque quis engrandecer entre eles as riquezas do seu poder e da sua graça.
Ele não os escolheu porque, por sua própria dedicação e sujeição, fossem um povo peculiar para ele, acima das outras nações; escolheu-os para que se tornassem assim pela sua graça. Do mesmo modo foram escolhidos os crentes, Efésios 1:4.
- Aqui está a adoção (v. 1): “Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus, formados por ele como povo e reconhecidos por ele como seu povo, ou melhor, como sua família, um povo próximo dele, mais próximo do que qualquer outro.”
Israel é meu filho, meu primogênito. Deus não precisava de filhos, mas eles eram órfãos e precisavam de um pai. Todo israelita é, de fato, filho de Deus, participante da sua natureza e do seu favor, do seu amor e da sua bênção. Vejam que amor extraordinário o Pai nos concedeu!
- Aqui está a santificação (v. 2): “Tu és um povo santo”, separado e posto à parte para Deus, dedicado ao seu serviço, destinado ao seu louvor, governado por uma lei santa, agraciado com um tabernáculo santo e com as ordenanças sagradas relacionadas a ele.
O povo de Deus tem as mais fortes obrigações de ser santo; e, se são santos, devem isso à graça de Deus, que os torna assim. O Senhor os separou para si, capacitou-os para servi-lo e desfrutá-lo, e assim os tornou santos para si.
II. Como deviam distinguir-se, com uma singularidade moderada, de todas as nações ao redor. Deus os havia elevado; portanto, não deviam rebaixar-se adotando os costumes supersticiosos dos idólatras e, ao se fazerem semelhantes a eles, colocando-se no mesmo nível.
“Sede filhos do Senhor, vosso Deus”: assim os Setenta leem estas palavras como um mandamento. Isto é, devem portar-se como convém aos filhos de Deus e nada fazer que desonre essa honra ou os prive dos privilégios dessa relação.
Em duas coisas particularmente devem distinguir-se:
- No luto: “Não vos cortareis”, v. 1. Alguns entendem que isso proíbe não só que se cortassem nos funerais, para expressar a dor ou aplacar as divindades infernais com o próprio sangue, mas também que se ferissem e mutilassem no culto aos deuses, como fizeram os profetas de Baal (1 Reis 18:28), ou marcassem a carne com incisões em honra de determinadas divindades.
Para eles, mais do que para qualquer outro povo, isso seria um crime indesculpável, pois traziam no corpo as marcas do Senhor Jeová, o sinal da circuncisão. Assim:
(1.) É-lhes proibido deformar ou ferir o próprio corpo por qualquer motivo. Parece-me que isso se assemelha à ordem de um pai aos filhos pequenos, insensatos, descuidados, teimosos e inclinados a brincar com facas: “Crianças, não se cortem.”
Esse é o propósito dos mandamentos que nos obrigam a negar a nós mesmos; se os entendêssemos corretamente, seu verdadeiro sentido pareceria ser: “Não façam mal a vocês mesmos.” Esse também é o propósito das providências que mais nos contrariam: afastar de nós aquilo que nos põe em perigo de fazer mal a nós mesmos.
Tiram-nos as facas para que não nos cortemos. Os que são dedicados a Deus como povo santo nada devem fazer para desfigurar o corpo, que pertence ao Senhor e deve ser usado de modo condizente.
(2.) É-lhes proibido perturbar e afligir a própria mente com pesar desmedido pela perda de parentes próximos e queridos:
Não expressem nem intensifiquem seu pesar, mesmo nas ocasiões mais tristes, cortando-se e fazendo calva entre os olhos, como pessoas enraivecidas ou obstinadas no luto pelos mortos, como os que “não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13).
O Sr. Ainsworth cita aqui uma excelente passagem de um escritor judeu que entende essa lei como uma proibição do pesar desmedido pela morte dos parentes.
“Se o pai de vocês morrer, por exemplo, não se cortem, isto é, não se entreguem a um pesar excessivo, pois vocês não ficaram sem pai: têm um Pai grande, vivo e permanente, o próprio Deus santo e bendito, de quem são filhos” (v. 1).
Mas o infiel, diz ele, quando o pai morre, não tem pai algum que possa ajudá-lo em tempos de necessidade, pois disse a um tronco: “Tu és meu pai”, e a uma pedra: “Tu me deste à luz” (Jeremias 2:27). Por isso chora, corta-se e raspa a cabeça.
Nós, que temos um Deus em quem esperar e um céu pelo qual esperar, devemos sustentar-nos nessa esperança sob todo fardo desse tipo.
- Devem distinguir-se também pela alimentação. Observe:
(1.) Deviam abster-se religiosamente, como de alimentos impuros, de muitas espécies de carne bastante saudáveis que os outros povos comiam comumente. Essa lei já foi apresentada em Levítico 11:2, onde foi explicada amplamente.
Pelo contexto, parece claro que a lei pretendia marcar sua singularidade: a observância faria com que fossem reconhecidos, em toda reunião de povos misturados, como um povo separado e os preservaria de se misturarem e se conformarem aos vizinhos idólatras.
[1.] Quanto aos animais, a lista aqui é mais detalhada do que a de Levítico. Isso mostra que não tinham motivo para reclamar da proibição de comer carne de porco, lebres e coelhos — os únicos alimentos então proibidos, hoje comumente consumidos —.
Podiam comer grande variedade: não só o que chamamos carne de açougue (v. 4), a única oferecida em sacrifício, mas também a caça abundante em Canaã: cervos, corços e gamos (v. 5). Embora nunca fossem levados ao altar de Deus, podiam ser servidos à mesa deles. Veja Deuteronômio 12:22.
Como podiam comer livremente de todos esses alimentos, assim como Adão podia comer de todas as árvores do jardim, eram indesculpáveis os que, para satisfazer um apetite perverso ou, ao que parece, em honra dos ídolos e para participar de sacrifícios idólatras, comiam carne de porco e mantinham em seus vasos caldo de coisas abomináveis, tornadas impuras por essa lei, Isaías 65:4.
[2.] Quanto aos peixes, dá-se apenas uma regra geral: tudo o que não tinha barbatanas e escamas — como mariscos e enguias, além de sanguessugas e outros animais aquáticos impróprios para alimento — era impuro e proibido, v. 9, 10.
[3.] Não se dá uma regra geral quanto às aves, mas são mencionadas em particular as que deviam ser consideradas impuras. Poucas aves proibidas aqui, se é que alguma, são hoje comumente consumidas; tudo o que não é expressamente proibido é permitido, vv. 11-20. “De todas as aves limpas podereis comer.”
[4.] Também lhes é proibido:
Primeiro, comer a carne de qualquer animal que morreu por si mesmo, porque seu sangue não foi separado. Além da impureza cerimonial a que estava sujeito (Levítico 11:39), não é alimento saudável, nem costuma ser consumido entre nós, salvo pelos pobres.
Segundo, cozinhar um cabrito no leite da própria mãe, seja para satisfazer o próprio luxo, supondo que seja uma iguaria, seja para seguir algum costume supersticioso dos pagãos.
Os parafrastas caldeus leem: “Não comerás alimentos de carne e alimentos de leite juntos”; assim, a proibição incluiria usar manteiga como molho para qualquer carne.
(2.) Quanto a todos esses preceitos alimentares:
[1.] A própria lei deixa claro que esses preceitos se aplicavam somente aos judeus e não eram morais nem perpétuos, pois não tinham obrigação universal.
Aquilo que eles mesmos não podiam comer, podiam dar a um forasteiro, um prosélito residente que havia renunciado à idolatria e, por isso, podia viver entre eles, embora não fosse circuncidado, ou vender a um estrangeiro, um mero gentio que vinha ao país para comerciar, mas não podia estabelecer-se ali, v. 21.
Podiam alimentar-se do que um israelita não podia tocar. Isso demonstra claramente sua condição peculiar e o fato de serem um povo santo.
[2.] O evangelho deixa claro que essas leis agora estão ultrapassadas e revogadas. Toda criatura de Deus é boa, e nada deve ser recusado nem chamado de comum ou impuro, 1 Timóteo 4:4.
Versículos 22 a 29
Dízimos para as Festas e a Caridade. (a.C. 1451.)
Temos aqui uma parte do estatuto sobre os dízimos. Os produtos da terra eram dizimados duas vezes; somados, os dízimos correspondiam a um quinto de toda a produção dedicado a Deus, e apenas quatro quintos ficavam para o uso comum do povo. Eles não podiam deixar de reconhecer que pagavam um tributo leve, sobretudo porque a parte de Deus era empregada em benefício e vantagem deles próprios.
O primeiro dízimo sustentava os levitas, que lhes ensinavam o bom conhecimento de Deus e os serviam nas coisas sagradas. Presume-se que esse dízimo já fosse devido desde tempos antigos; aquela lei o destinou aos levitas como herança, Números 18:24, etc.
Aqui, porém, fala-se do segundo dízimo, que devia ser separado do restante depois que os levitas recebessem a parte deles.
I. Ordena-se que o separem e o reservem para Deus: “Certamente dizimarás todo o produto da tua semente”, v. 22. Os levitas cuidavam do que lhes cabia, mas cabia aos próprios donos separar esse dízimo. Ao confiar neles, a lei os incentivava à honestidade e, assim, provava seu temor a Deus.
Ordena-se que dizimem com fidelidade, isto é, que se certifiquem de fazê-lo cuidadosa e fielmente, para que a parte de Deus não seja reduzida por intenção ou inadvertência. Repare:
Devemos nos certificar de dar a Deus tudo o que lhe é devido dos nossos bens, pois somos apenas administradores deles e se exige que sejamos fiéis, como quem terá de prestar contas.
II. Orienta-se o povo sobre como usar o dízimo depois de separá-lo. Cada um deve reservar conforme Deus o faz prosperar e lhe dá sucesso e, então, empregá-lo em usos piedosos conforme Deus lhe der oportunidade. Será mais fácil gastá-lo, e a proporção será mais satisfatória, se primeiro o tivermos reservado. Este segundo dízimo podia ser usado:
- Em obras de piedade, nos dois primeiros anos depois do ano de remissão. Deviam levá-lo ao santuário, em produtos ou pelo valor integral, e ali gastá-lo numa festa santa diante do Senhor.
Se fosse conveniente, deviam trazê-lo em produtos (v. 23); caso contrário, podiam convertê-lo em dinheiro (v. 24, 25), que seria gasto em alimentos para a festa diante do Senhor.
Usar com conforto e alegria aquilo que Deus nos deu, com temperança e sobriedade, é de fato honrá-lo. O contentamento, a santa alegria e a gratidão transformam toda refeição numa festa religiosa.
Conhecemos o propósito desta lei (v. 23): “Para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, sempre”. Ela devia mantê-los fiéis e firmes na religião:
(1.) Familiarizando-os com o santuário, as coisas sagradas e os serviços solenes realizados ali. Faria-lhes bem ver, no tabernáculo, a observância daquilo cuja instituição liam nas Escrituras; isso causaria uma impressão mais profunda e os manteria longe das armadilhas dos costumes idólatras. Repare:
Nunca abandonar as reuniões da comunidade terá boa influência sobre nossa constância na fé, Hebreus 10:25. O consolo da comunhão dos santos pode nos manter em comunhão com Deus.
(2.) Acostumando-os aos serviços mais agradáveis e deleitosos da religião. Que se alegrem diante do Senhor para aprenderem a temê-lo sempre. Quanto mais prazer encontramos nos caminhos da religião, maior a probabilidade de perseverarmos neles.
Nas festas religiosas, devem lembrar-se de acolher os levitas. “Não abandonarás o levita” (v. 27): “Que ele nunca seja um estranho à tua mesa, sobretudo quando comeres diante do Senhor.”
- A cada três anos, esse dízimo devia ser usado em casa para obras de caridade (v. 28, 29): “Reservem-no dentro das próprias portas”; que seja dado aos pobres, os quais, sabendo da provisão feita para eles por essa lei, sem dúvida viriam procurá-lo.
Para que se acostumassem à companhia dos pobres e não a desprezassem, são orientados a recebê-los em casa: “Que venham para lá, comam e se fartem.”
Na distribuição caridosa do segundo dízimo, deviam ter em vista os ministros pobres e animá-los, recebendo-os em casa.
Depois, deviam pensar nos estrangeiros pobres, não só para suprir suas necessidades, mas para honrá-los e assim convidá-los a se tornarem prosélitos.
Também deviam pensar no órfão e na viúva. Embora talvez lhes tivesse sido deixado sustento adequado, ainda assim não se podia supor que vivessem tão abundantemente e com tanto conforto quanto haviam vivido nos meses anteriores. Por isso, deviam ampará-los e ajudá-los a viver com mais tranquilidade, convidando-os para essa refeição.
Deus cuida especialmente das viúvas e dos órfãos e requer que façamos o mesmo. Ajudar os desamparados honra a Deus e também nos honrará. Se assim servirmos a Deus e fizermos o bem com o que temos, promete-se aqui que o Senhor, nosso Deus, nos abençoará em todo o trabalho das nossas mãos. Repare:
(1.) A bênção de Deus é essencial à nossa prosperidade material; sem ela, o trabalho das nossas mãos não produzirá resultado algum.
(2.) O caminho para obter essa bênção é ser diligente e caridoso.
A bênção desce sobre a mão que trabalha: “Não esperes que Deus te abençoe na tua ociosidade e no teu amor pelo descanso, mas em toda a obra das tuas mãos.” É a mão dos diligentes que, com a bênção de Deus, enriquece, Provérbios 10:4, 22.
Ela também desce sobre a mão que dá: quem reparte assim certamente aumenta, e a pessoa generosa prosperará. É verdade indubitável, embora pouco crida, que ser caridoso com os pobres e liberal e generoso no sustento da religião e de toda boa obra é o caminho mais certo e seguro para prosperar.
O que é emprestado ao Senhor será pago de volta com juros abundantes. Veja Ezequiel 44:30.