Matthew Henry

Deuteronômio 13

Argumento

Moisés continua tratando desse assunto necessário: o perigo da idolatria. No fim do capítulo anterior, ele os havia advertido contra o perigo que poderia surgir dos seus predecessores, os cananeus.

Neste capítulo, ele os adverte contra o surgimento da idolatria entre eles mesmos. Devem tomar cuidado para que ninguém os arraste à idolatria: I. Sob o pretexto de profecia, vv. 1-5. II. Sob o pretexto de amizade e parentesco, vv. 6-11. III. Sob o pretexto do número, vv. 12-18. Mas em todos estes casos a tentação deve ser resistida com firmeza, e os tentadores punidos e eliminados.

Versículos 1 a 5

Advertências Contra a Idolatria. (a.C. 1451.)

Temos aqui:

I. Uma suposição muito estranha, v. 1, 2:

  1. É estranho que surja alguém entre eles mesmos, especialmente alguém que alegue ter visões e profetizar, e os instigue a ir servir outros deuses.

Era possível que alguém conhecesse tão bem os meios de revelação divina a ponto de ser capaz de se fazer passar por profeta e, contudo, conhecesse tão pouco a natureza e a vontade divinas que ele mesmo fosse atrás de outros deuses e aliciasse os vizinhos a fazer o mesmo?

Poderia um israelita algum dia ser culpado de tamanha impiedade? Poderia um homem sensato algum dia ser culpado de tamanho absurdo?

Vemos isso em nossos dias e, por isso, podemos achar menos estranho: multidões professam tanto erudição quanto religião e, ainda assim, incitam a si mesmas e aos outros não só a cultuar a Deus por meio de imagens, mas também a prestar honra divina a santos e anjos. Isso não é melhor do que ir atrás de outros deuses para servi-los. Tal é o poder das fortes ilusões.

  1. É ainda mais estranho que o sinal ou prodígio dado para a confirmação desta falsa doutrina venha a cumprir-se. Pode-se pensar que o próprio Deus dê algum apoio a um proceder tão vil? Algum falso profeta operou alguma vez um verdadeiro milagre? Isto só é suposto aqui por duas razões:

(1.) Para reforçar a advertência aqui dada contra dar ouvidos a alguém assim: “Ainda que fosse possível que ele operasse um verdadeiro milagre, vocês não devem crer nele se lhes disser que devem servir outros deuses, pois a lei divina contra isso é certamente perpétua e inalterável.”

A suposição é como a de Gálatas 1:8: “se nós ou um anjo do céu pregarmos a vocês outro evangelho” — o que não prova ser possível que um anjo pregue outro evangelho, mas exprime com força a certeza e a perpetuidade daquilo que recebemos. Assim também aqui:

(2.) Para fortalecê-los contra o perigo de imposturas e “prodígios da mentira” (2 Tessalonicenses 2:9): “Suponham que as credenciais que ele apresenta sejam tão habilmente forjadas que vocês não consigam discernir o embuste nem refutá-las. Ainda assim, se o propósito delas é arrastá-los ao serviço de outros deuses, isso por si só basta para desmascará-las.”

“Nenhuma prova pode prevalecer contra uma verdade tão clara quanto a da unidade de Deus e uma lei tão explícita quanto a de cultuar o único Deus vivo e verdadeiro.” Não podemos supor que o Deus da verdade ponha o selo dos milagres numa mentira, e numa mentira tão grosseira quanto a que é proposta naquela tentação: “Vamos atrás de outros deuses.”

Mas, se alguém perguntar por que se permite a este falso profeta forjar esse grande selo, a resposta está aqui (v. 3):

“O Senhor, Deus de vocês, põe vocês à prova. Ele permite que vocês sejam assaltados por tal tentação para testar a constância de vocês, a fim de que tanto os íntegros quanto os falsos e corruptos sejam manifestados. É para pôr vocês à prova; portanto, cuidem de se sair bem no teste e mantenham-se firmes.”

II. Aqui está uma ordem muito necessária para este caso:

  1. Não ceder à tentação:

“Não darás ouvidos às palavras daquele profeta”, v. 3. Você não só não fará o que ele tenta induzi-lo a fazer, como nem sequer ouvirá a tentação com paciência; rejeitará a sugestão com o maior desprezo e repulsa. Uma proposta como essa não deve nem sequer ser discutida; feche os ouvidos para ela. “Para trás de mim, Satanás!”

Algumas tentações são tão vis que não admitem discussão, nem sequer devemos lhes dar ouvidos. O que se segue (v. 4), “Andareis após o Senhor”, pode ser entendido:

(1.) Como prescrição de uma proteção contra a tentação: “Mantenham-se fiéis ao seu dever, e ficarão fora de perigo. Deus nunca nos deixa até que nós o deixemos.”

Ou, (2.) Como resposta à tentação. Digam: “Está escrito: ‘Tu andarás após o Senhor e te apegarás a ele’; portanto, que tenho eu a ver com ídolos?”

  1. Não poupar o tentador, v. 5. Aquele profeta será morto, tanto para puni-lo pela tentativa que fez (o sedutor deve morrer, ainda que ninguém tenha sido seduzido por ele — uma conspiração contra a coroa é traição) quanto para impedi-lo de causar mais dano.

Isso é chamado de eliminar o mal. Não há como remover a culpa sem remover o culpado; se tal criminoso não for punido, os que deveriam puni-lo tornam-se responsáveis.

Assim também o dano deve ser eliminado: é preciso impedir que a infecção se espalhe, cortando o membro gangrenado e removendo os que causam o mal. Doenças tão perigosas como essas precisam ser tratadas a tempo.

Versículos 6 a 11

Este trecho do estatuto traz mais uma provisão contra recebermos a infecção da idolatria daqueles que nos são próximos e queridos.

I. É estratégia do tentador fazer suas investidas por meio daqueles a quem amamos, de quem menos suspeitamos de qualquer mau intento contra nós e a quem desejamos agradar, conformando-nos facilmente a eles.

Supõe-se aqui que a sedução venha de um irmão ou filho, próximos por natureza, ou de uma esposa ou amigo, próximos por escolha e tão queridos para nós quanto a nossa própria alma, v. 6.

Satanás tentou Adão por meio de Eva e Cristo por meio de Pedro. Por isso devemos ficar em guarda contra uma proposta má quando quem a faz pode alegar ter influência sobre nós, para que nunca pequemos contra Deus por deferência ao melhor amigo que temos no mundo.

Supõe-se que a tentação seja privada: ele seduzirá você em segredo. Isso dá a entender que a idolatria é uma obra das trevas, que teme a luz e busca ocultar-se, e na qual o pecador promete a si mesmo, e o tentador lhe promete, segredo e segurança.

Quanto aos falsos deuses propostos para serem servidos:

  1. O tentador sugere que cultuar esses deuses era prática comum no mundo e que, se limitassem sua adoração a uma divindade invisível, seriam singulares, sem se parecer com ninguém, pois esses deuses eram cultuados pelos povos ao redor deles e, de fato, por todas as nações da terra, v. 7.

Essa sugestão, de que a religião está fora de moda, afasta muitos da religião e da piedade; eles cortejam o mundo e a carne porque esses são os deuses dos povos ao redor deles.

  1. Em oposição a isso, Moisés lembra que tal não era a prática dos antepassados: são deuses que vocês não conheceram, nem vocês nem seus pais.

Quando os filhos de pais piedosos, educados em práticas devotas, são seduzidos a um modo de vida vão, dissoluto e descuidado, devem lembrar-se de que tais caminhos eram desconhecidos para eles e para seus pais. Irão mesmo degenerar assim?

II. É nosso dever preferir Deus e a religião aos melhores amigos que temos no mundo.

  1. Não devemos quebrar a lei de Deus para agradar aos nossos amigos (v. 8): “Não consintam com ele nem o acompanhem ao culto idólatra, nem mesmo por companhia, curiosidade ou para conquistar ainda mais o afeto dele.” Vale a regra geral: “Se os pecadores te aliciarem, não anuas”, Provérbios 1:10.

  2. Não devemos, por compaixão para com os nossos amigos, obstruir o curso da justiça de Deus.

Quem tenta isso não deve ser visto apenas como inimigo ou pessoa perigosa, de quem devemos ter medo e contra quem devemos exigir garantia de paz, mas como criminoso ou traidor. Por zelo pelo nosso Senhor soberano, por sua coroa e dignidade, temos de denunciá-lo; escondê-lo seria grave omissão (v. 9): “Certamente o matarás.”

Por essa lei, os seduzidos deviam apresentar-se contra o sedutor e depor diante dos juízes competentes, para que ele sofresse a pena da lei sem demora. Os judeus dizem que isso está expresso na frase hebraica: “matando, o matarás”.

Nem o processo nem a execução devem ser adiados. Quem tomou a iniciativa na acusação deve ser o primeiro também na execução, para mostrar que mantinha firme o seu testemunho: a mão dele será a primeira sobre o acusado, marcando-o como anátema; depois virão as mãos de todo o povo para removê-lo como coisa maldita.

A morte a que seria condenado era considerada pelos judeus a mais severa de todas: ele deveria ser apedrejado. A acusação escrita contra ele era ter procurado afastar vocês, por uma espécie de violência, “do Senhor, teu Deus”, v. 10.

Os que procuram afastar-nos de Deus, nosso melhor amigo, são certamente os nossos piores inimigos. Tudo o que nos arrasta ao pecado e nos separa de Deus é um atentado contra a nossa vida e deve ser tratado como tal.

Por fim, vemos o bom efeito dessa execução necessária (v. 11): “Todo o Israel ouvirá e temerá.” Eles devem ouvir e temer, pois a punição dos crimes cometidos serve in terrorem — para aterrorizar e, assim, impedir que se repitam.

Espera-se que ouçam e temam e que, diante da severidade da punição — especialmente quando a acusação é feita por um pai, irmão ou amigo —, sejam levados a ter horror ao pecado, como algo extremamente pecaminoso, e a temer incorrer na mesma punição.

Fira o escarnecedor que peca com presunção, e o simples, que corre o risco de pecar por descuido, ficará atento.

Versículos 12 a 18

Aqui se considera o caso de uma cidade que se rebela contra sua lealdade ao Deus de Israel e serve outros deuses.

I. Supõe-se que o crime seja cometido:

  1. Por uma das cidades de Israel, que estava sob a jurisdição dos tribunais deles. A igreja então julgava somente os que estavam dentro, 1 Coríntios 5:12, 13. E, mesmo quando lhes foi ordenado preservar sua religião nos seus princípios fundamentais com fogo e espada para propagá-la.

Os que nascem súditos de um príncipe e pegam em armas contra ele são tratados como traidores; invasores estrangeiros, porém, não o são.

A cidade que aqui se supõe ter-se tornado idólatra antes cultuava o Deus verdadeiro, mas agora se desviou para outros deuses. Isso mostra quão grande é o crime e quão pesada será a punição daqueles que, depois de terem “conhecido o caminho da justiça”, se desviam dele, 2 Pedro 2:21.

  1. Supõe-se que seja cometido pela generalidade dos habitantes da cidade, pois podemos concluir que, se um número considerável conservasse a sua integridade, somente os que eram culpados deviam ser destruídos, e a cidade devia ser poupada por causa dos justos nela; pois o Juiz de toda a terra não fará o que é certo? Sem dúvida fará.

  2. Supõe-se que sejam arrastados à idolatria por certos homens, os filhos de Belial — homens que não suportariam jugo algum, como significa o nome; não temem a Deus nem respeitam as pessoas, mas se livram de todas as restrições da lei e da consciência e perderam toda espécie de virtude.

São eles que dizem: “Vamos servir outros deuses”, os quais não apenas permitirão nossas imoralidades, mas as apoiarão e incentivarão.

Belial representa o diabo (2 Coríntios 6:15), e os filhos de Belial são filhos dele. Eles afastam os habitantes da cidade, pois um pouco desse velho fermento, quando acolhido, logo leveda toda a massa.

II. Ordena-se que o caso seja investigado com muito cuidado (v. 14): “Tu investigarás e farás buscas.” Não devem proceder com base em rumores, nem aceitar informações de ouvir dizer; devem examinar as provas e não julgá-los, a menos que as evidências sejam claras e a acusação esteja plenamente comprovada.

Diz-se que o próprio Deus, antes de destruir Sodoma, desceu para ver se os crimes dela correspondiam ao clamor, Gênesis 18:21. Em processos judiciais, é necessário dedicar tempo, cuidado e esforço para descobrir a verdade e investigar sem paixão, preconceito ou parcialidade.

Os escritores judeus dizem que, embora pessoas idólatras pudessem ser julgadas pelos tribunais inferiores, a apostasia de uma cidade devia ser examinada pelo grande Sinédrio. Se ficasse claro que eles haviam sido levados à idolatria, dois homens instruídos seriam enviados até eles para adverti-los e reconduzi-los.

Se eles se arrependessem, tudo ficaria bem; se não, todo o Israel deveria ir à guerra contra eles, para testemunhar sua indignação contra a idolatria e impedir que o contágio se espalhasse.

III. Se o crime fosse provado e os criminosos fossem incorrigíveis, a cidade deveria ser totalmente destruída. Se houvesse nela alguns justos, sem dúvida eles e suas famílias sairiam de um lugar tão perigoso. Então todos os habitantes — homens, mulheres e crianças — seriam mortos à espada (v. 15).

Todo o despojo da cidade, tanto as mercadorias das lojas quanto os móveis das casas, deveria ser levado à praça pública e queimado; a própria cidade deveria ser reduzida a cinzas e nunca mais reconstruída, v. 16. Os soldados são proibidos, sob pena de morte, de tomar qualquer parte do saque para uso próprio, v. 17.

Tudo estava consagrado à destruição e era perigoso tocar nisso, como vemos no caso de Acã. Ora:

  1. Deus ordena essa severidade para mostrar como é zeloso nos assuntos do seu culto e quão grande é o crime de servir outros deuses. Que todos saibam que Deus não dará sua glória a outro nem seu louvor a imagens esculpidas.

  2. Ele espera que os magistrados, cuja honra e cujo poder vêm dele, zelem por sua honra e usem o poder para aterrorizar os que fazem o mal; caso contrário, carregam a espada em vão.

  3. Os fiéis adoradores do Deus verdadeiro devem aproveitar toda ocasião para demonstrar sua justa indignação contra a idolatria e, ainda mais, contra o ateísmo, a incredulidade e a irreligião.

  4. Indica-se aqui que o melhor meio de afastar a ira de Deus de uma terra é fazer justiça contra os ímpios dessa terra (v. 17), “para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira”, pronta a irromper contra toda a nação por causa da maldade daquela cidade apóstata.

Promete-se que, se arrancassem assim a maldade da sua terra, Deus os multiplicaria. Eles poderiam achar imprudente e contrário ao interesse nacional destruir uma cidade inteira por um crime puramente religioso, e pensar que deveriam poupar mais o sangue dos israelitas:

“Não temam isso”, diz Moisés. “Deus multiplicará vocês ainda mais; o corpo da nação de vocês não perderá nada ao deixar correr esse sangue corrupto.”

Por fim, embora não encontremos esta lei aplicada em toda a história da igreja judaica — Gibeá foi destruída, não por idolatria, mas por imoralidade —, ainda assim, o próprio Deus a aplicou a Jerusalém, a cidade principal, por meio do exército dos caldeus.

Ele fez isso porque os israelitas haviam negligenciado sua aplicação às cidades menores que serviam a ídolos. Jerusalém foi inteiramente destruída e devastada por sua apostasia contra Deus; ficou em ruínas por setenta anos.

Embora os idólatras possam escapar da punição humana — e esta lei, em sua letra, já não vigore sob o evangelho —, ainda assim o Senhor, nosso Deus, não permitirá que escapem dos seus justos juízos.

O Novo Testamento fala da comunhão com idólatras como um pecado que, mais do que qualquer outro, provoca o Senhor ao zelo e o desafia, como se fôssemos mais fortes do que ele, 1 Coríntios 10:21, 22.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra