Matthew Henry

Deuteronômio 11

Argumento

Com este capítulo Moisés conclui o seu prefácio à repetição dos estatutos e juízos que devem observar e cumprir. Ele repete o encargo geral (v. 1) e, tendo no fim do capítulo anterior começado a mencionar as grandes coisas que Deus tinha feito entre eles, neste:

I. Ele especifica diversas das grandes obras que Deus tinha feito diante dos olhos deles, vv. 2-7.

II. Ele põe diante deles, para o futuro, a vida e a morte, a bênção e a maldição, conforme guardassem ou não os mandamentos de Deus.

Se fossem obedientes, certamente prosperariam e seriam abençoados com fartura de todas as coisas boas (vv. 8-15), com vitória sobre os seus inimigos e com o alargamento dos seus limites por esse meio, vv. 22-25. Mas a desobediência deles seria, sem dúvida, a sua ruína, v. 16, 17.

III. Ele os orienta sobre quais meios usar para que mantenham em mente a lei de Deus, vv. 18-21.

IV. E conclui tudo encarregando-os solenemente de escolher qual queriam ter, a bênção ou a maldição, v. 26, etc.

Versículos 1 a 7

Argumentos em Favor da Obediência. (a.C. 1451.)

Porque Deus fez você tão numeroso quanto as estrelas do céu (assim conclui o capítulo anterior), “portanto amarás o Senhor teu Deus” (assim começa este).

Aqueles que Deus edificou em famílias, cuja origem foi pequena, mas cujo crescimento posterior aumenta grandemente, devem usar isso como razão ao refletirem por que devem servir a Deus.

“Guardarás o seu encargo”, isto é, os oráculos da sua palavra e as ordenanças do seu culto, que lhes foram confiados e pelos quais eram responsáveis. É uma expressão muitas vezes usada a respeito do ofício dos sacerdotes e levitas, pois todo Israel era um reino de sacerdotes, uma nação santa.

Observe a ligação destes dois: “Amarás o Senhor e guardarás o seu encargo”, visto que o amor operará em obediência, e só é obediência aceitável aquela que flui de um princípio de amor. 1 João 5:3.

Faz-se menção das grandes e terríveis obras de Deus que os olhos deles tinham visto, v. 7.

Esta parte do seu discurso Moisés dirige aos mais idosos do povo, os anciãos em idade; e provavelmente os anciãos em ofício também o eram e eram agora os seus ouvintes diretos: havia entre eles alguns que, todos com mais de cinquenta anos, podiam lembrar-se do livramento de Israel do Egito; a eles Moisés dirige estas palavras, não aos filhos, que só o conheciam por ouvir dizer, v. 2.

Repare: as misericórdias de Deus para conosco quando éramos jovens, devemos lembrá-las e reter as impressões delas quando somos velhos; o que os nossos olhos viram, sobretudo nos nossos primeiros dias, nos afetou, e deve ser aproveitado por nós muito depois. Eles tinham visto que terríveis juízos Deus tinha executado sobre os inimigos da paz de Israel:

  1. Sobre o Faraó e os egípcios que os escravizaram. Que belo país foi arruinado e devastado por uma praga após outra, para forçar a soltura de Israel! v. 3.

Que belo exército foi inteiramente afogado no mar Vermelho, para impedir que Israel fosse escravizado de novo! v. 4. Assim ele deu o Egito pelo resgate deles, Isaías 43:3. Aquele reino famoso será destruído antes que Israel deixe de ser libertado.

  1. Sobre Datã e Abirão, que os lançaram em confusão. Lembre-se do que Deus fez no deserto (v. 5): quantos castigos necessários (como são chamados no v. 2) os impediram de se arruinar, sobretudo quando os ousados rubenitas desafiaram a autoridade de Moisés e lideraram uma perigosa rebelião contra o próprio Deus, ameaçando a ruína de toda a nação.

A rebelião poderia ter levado a nação à ruína se o poder divino não a tivesse esmagado de imediato, sepultando vivos os rebeldes, eles e tudo o que possuíam, v. 6.

O que foi feito contra eles, embora mal interpretado pelo partido descontente (Números 16:41), foi realmente feito em misericórdia para com Israel.

Ser poupado dos danos das insurreições internas é uma bondade tão grande para um povo e, por isso, lhe impõe obrigações tão fortes quanto a proteção contra a invasão de inimigos estrangeiros.

Versículos 8 a 17

Moisés continua insistindo no mesmo assunto, como relutante em concluir até ter conseguido o seu intento. “Se queres entrar na vida, se queres entrar em Canaã, tipo daquela vida, e achá-la de fato uma boa terra para ti, guarda os mandamentos: Guardai todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje; amai a Deus e servi-o de todo o vosso coração.”

I. Porque este era o caminho para obter e manter a posse da terra prometida:

  1. Era o caminho para obter a posse (v. 8): Para que você seja forte para a guerra e assim entre e a possua. Tão pouco sabiam eles de agruras ou de risco nas guerras de Canaã que ele não diz que eles deveriam entrar e lutar por ela; não, na prática não tinham nada a fazer senão entrar e possuí-la.

Ele não se põe a ensinar-lhes a arte da guerra, como puxar o arco, e usar a espada, e manter as fileiras, para que sejam fortes, e entrem e possuam a terra; não, mas que guardem os mandamentos de Deus, e a religião deles, enquanto lhe forem fiéis, será a sua força, e garantirá o seu sucesso.

(2.) Era o caminho para manter a posse (v. 9): Para que você prolongue os seus dias nesta terra que seus olhos contemplam. O pecado tende a encurtar os dias de pessoas em particular e a duração da prosperidade de um povo; mas a obediência prolongará a tranquilidade deles.

II. Porque a terra de Canaã, na qual estavam entrando, dependia de modo mais perceptível da bênção do céu do que a terra do Egito, vv. 10-12.

O Egito era um país bastante fértil, mas era todo plano, e era irrigado, não como os outros países com chuva (diz-se do Egito, Zacarias 14:18, que ele não tem chuva), mas pelo transbordamento do rio Nilo numa certa estação do ano.

Para aproveitar essas águas, eram necessários muita técnica e muito trabalho do lavrador, de modo que no Egito um homem devia empregar tanto custo e esforço num campo quanto numa horta de ervas. E isto os tornava mais propensos a imaginar que o poder das suas próprias mãos lhes conseguira esta riqueza.

Mas Canaã tinha terreno acidentado, com colinas e vales, o que não só oferecia uma paisagem mais agradável aos olhos como também proporcionava uma variedade maior de solos para os diversos propósitos do lavrador. Era uma terra sem grandes rios, exceto o Jordão, mas que bebia a água da chuva do céu e, assim:

  1. Poupou-lhes muito trabalho. Os egípcios abriam valas e canais, com lama até os joelhos, para levar água à sua terra; sem isso, a terra logo ficaria como a urze no deserto. Os israelitas podiam ficar sentados nas suas casas, aquecidos e à vontade, e deixar Deus regar a sua terra com a chuva temporã e a tardia.

Salmos 65:9 a chama de “rio de Deus”, talvez em alusão ao rio do Egito, de que aquela nação tanto se orgulhava, e em desprezo por ele.

Repare: quanto melhor Deus proveu para o nosso conforto e comodidade por meio da nossa condição exterior, mais devemos abundar no seu serviço: quanto menos temos a fazer pelos nossos corpos, mais devemos fazer por Deus e pelas nossas almas.

  1. Assim ele os orientou a olhar para o alto, para Deus, que nos dá chuva do céu e estações frutíferas (Atos 14:17), e prometeu ser ele mesmo “como o orvalho para Israel” (Oseias 14:5). Repare:

(1.) As misericórdias trazem consigo o maior consolo e doçura quando as vemos vindo do céu, os dons diretos da divina Providência.

(2.) Quanto mais estreita a dependência que temos de Deus, mais alegres devemos ser na nossa obediência a ele.

Veja como Moisés aqui engrandece a terra de Canaã acima de todas as outras terras, que os olhos de Deus estavam sempre sobre ela, isto é, deviam estar, para ver que nada faltava, enquanto se mantinham próximos de Deus e do dever; a sua fertilidade devia ser não tanto o feliz efeito do seu solo quanto o fruto direto da bênção divina.

Isto pode ser inferido do seu estado atual, pois se diz que é hoje, agora que Deus se retirou dela, um pedaço de chão tão estéril quanto talvez qualquer outro debaixo do céu. Não a chame Noemi: chame-a Mara.

III. Porque Deus certamente os abençoaria com abundância de todas as coisas boas se eles o amassem e o servissem (vv. 13-15): “Eu vos darei a chuva da vossa terra na devida estação”, de modo que não lhes faltaria ela quando o chão a reclamasse, nem a teriam em excesso; mas teriam a chuva temporã, que caía na época do plantio, e a tardia, que caía antes da colheita (Amós 4:7).

Isto representava todas as bênçãos oportunas que Deus conferiria a eles, especialmente os consolos espirituais, que viriam como “a chuva tardia e a temporã” (Oseias 6:3). E a terra, assim regada, produzia:

  1. Frutos para o serviço do homem, trigo e vinho, e azeite, Salmos 104:13-15.

  2. Erva para o gado, para que também eles fossem prestáveis ao homem, para que ele comesse deles e se fartasse, v. 15.

A piedade tem aqui a promessa da vida que agora é; mas o favor de Deus porá alegria no coração, mais do que o aumento de trigo, e vinho, e azeite o fará.

IV. Porque a rebelião deles, ao se afastarem de Deus e se voltarem para os ídolos, certamente seria a sua ruína: “Atentai para que os vossos corações não sejam enganados”, v. 16, 17.

Todos os que abandonam a Deus para dirigir a própria afeição a qualquer criatura ou prestar-lhe devoção se acharão miseravelmente enganados para a sua própria destruição; e isto agravará a situação: que tudo ocorreu unicamente por falta de tomar cuidado.

Um pouco de zelo teria impedido que fossem iludidos pelo grande enganador. Para fazê-los tomar cuidado, Moisés aqui lhes diz claramente que, se eles se desviassem para outros deuses:

  1. Provocariam a cólera de Deus contra eles; e quem conhece o poder daquela ira?

  2. Coisas boas seriam afastadas deles; o céu reteria a sua chuva, e então, naturalmente, a terra não daria o seu fruto.

  3. Males viriam sobre eles; pereceriam depressa, sumindo da superfície desta boa terra. E quanto melhor era a terra, mais penoso seria perecer dela.

A bondade da terra não seria a segurança deles, quando a maldade dos habitantes os tivesse tornado maduros para a ruína.

Versículos 18 a 25

Aqui, I. Moisés repete as orientações que tinha dado para a condução e o auxílio do povo na sua obediência, e para a manutenção da religião entre eles (vv. 18-20), o que é muito do mesmo teor do que tivemos antes, Deuteronômio 6:6, etc. Sejamos todos orientados pelas três regras aqui dadas:

  1. Que os nossos corações se encham da palavra de Deus: “Depositai estas palavras no vosso coração e na vossa alma.” O coração deve ser o tesouro ou armazém em que a palavra de Deus deve ser guardada, para ser usada em todas as ocasiões.

Não podemos esperar boas práticas na conduta, a menos que haja bons pensamentos, boas afeições e bons princípios no coração.

  1. Estejam os nossos olhos fixos na palavra de Deus. “Atai estas palavras por sinal na vossa mão, que está sempre à vista (Isaías 49:16), e como frontais entre os vossos olhos, cuja visão não podeis evitar.”

“Que elas vos sejam tão prontas e familiares, e tenhais o vosso olho tão constantemente sobre elas, como se estivessem escritas nos vossos umbrais, e não pudessem ser negligenciadas nem quando saís nem quando entrais.” Assim devemos pôr os juízos de Deus diante de nós, tendo constante respeito a eles, como o guia do nosso caminho, como a regra da nossa obra, Salmos 119:30.

  1. Que as nossas línguas se ocupem da palavra de Deus. Seja ela o assunto da nossa conversa cotidiana, onde quer que estejamos; especialmente com os nossos filhos, a quem se deve ensinar o serviço de Deus, como a única coisa necessária, muito mais necessária do que as regras do decoro ou o ofício que lhes dará sustento neste mundo.

Deve-se ter grande zelo e esforço para familiarizar os filhos desde cedo e para tocar o coração deles com a palavra de Deus e as coisas maravilhosas da sua lei. E nada contribuirá mais para a prosperidade e a perpetuidade da religião numa nação do que a boa educação dos filhos: se a semente for santa, ela será a substância de uma terra.

II. Ele repete as garantias que antes lhes tinha dado, em nome de Deus, de prosperidade e sucesso se fossem obedientes:

  1. Teriam uma feliz estabilidade, v. 21. Os seus dias seriam multiplicados; e, quando se completassem, os dias dos seus filhos igualmente seriam muitos, como os dias do céu, isto é, Canaã lhes seria assegurada, e aos seus herdeiros, para sempre, enquanto o mundo existisse, se eles não se lançassem para fora dela por seu próprio pecado.

  2. Não estaria no poder dos seus inimigos causar-lhes qualquer perturbação, nem torná-los inquietos por qualquer motivo.

“Se guardardes os mandamentos de Deus, e fordes cuidadosos em cumprir o vosso dever (v. 22), Deus não só coroará os trabalhos do lavrador com fartura dos frutos da terra, mas ele reconhecerá e dará sucesso aos mais gloriosos empreendimentos dos homens de guerra.”

“A vitória acompanhará as vossas armas; para qualquer lado que elas se voltem, Deus expulsará estas nações, e vos porá na posse da terra delas”, v. 23, 24.

Os seus territórios seriam alargados até a extensão máxima da promessa, Gênesis 15:18. E todos os seus vizinhos ficariam em temor reverente diante deles, v. 25.

Nada contribui mais para tornar uma nação de importância no exterior, valiosa para os seus amigos e temível para os seus inimigos, do que a religião reinando nela; pois quem pode estar contra aqueles que têm Deus em favor deles? E ele está certamente em favor daqueles que estão sinceramente em favor dele, Provérbios 14:34.

Versículos 26 a 32

A Bênção e a Maldição. (a.C. 1451.)

Aqui Moisés conclui as suas exortações gerais à obediência; e a maneira como as conduz é muito comovente, e tal que, pensaria alguém, deveria tê-los comprometido para sempre com Deus, e deveria ter deixado neles impressões que nunca se desgastassem.

I. Ele resume todas as suas razões para a obediência em duas palavras, a bênção e a maldição (v. 26), isto é, as recompensas e as punições, tal como constam nas promessas e nas ameaças, que são as grandes sanções da lei, apoderando-se da esperança e do medo, aquelas duas alças da alma pelas quais ela é alcançada, retida e conduzida.

Estas duas, a bênção e a maldição, ele pôs diante deles, isto é:

  1. Ele as explicou, para que as conhecessem; enumerou os pormenores contidos tanto na bênção quanto na maldição, para que vissem mais plenamente quão desejável era a bênção, e quão pavorosa a maldição.

  2. Ele as confirmou, para que as cressem, mostrando-lhes, pelas provas que apresentou da sua própria incumbência, que a bênção não era um paraíso de tolos, nem a maldição um bicho-papão, mas que ambas eram declarações reais do propósito de Deus a respeito deles.

  3. Ele os encarregou de escolher qual dos dois queriam ter; Moisés os trata com toda a justiça e está muito longe de lhes arrancar os olhos, como o acusaram de fazer em Números 16:14. A eles e a nós é dito claramente em que condições nos encontramos diante do Deus Todo-Poderoso:

(1.) Se formos obedientes às suas leis, podemos ter certeza de uma bênção, v. 27.

(2.) Mas, se formos desobedientes, podemos ter tanta certeza de uma maldição, v. 28. Diga você aos justos (pois Deus o disse, e o mundo todo não pode desdizê-lo) que lhes irá bem: mas ai dos ímpios, lhes irá mal.

II. Ele designa que se faça uma proclamação pública e solene da bênção e da maldição que tinha posto diante deles, sobre os dois montes, Gerizim e Ebal, v. 29, 30.

Temos orientações mais particulares para esta solenidade em Deuteronômio 27:11, etc., e um relato do cumprimento dela, Josué 8:33, etc.

Devia ser feito, e foi feito, logo ao entrarem eles em Canaã, para que, quando tomassem posse pela primeira vez daquela terra, soubessem em que termos estavam.

O lugar onde isto devia ser feito é particularmente descrito por Moisés, embora ele nunca o tenha visto, o que é uma circunstância entre muitas que evidencia as suas divinas instruções.

Diz-se estar perto da planície, ou dos carvalhos, ou das campinas, de Moré, que foi um dos primeiros lugares a que Abraão chegou em Canaã; de modo que, ao enviá-los para lá, para ouvir a bênção e a maldição, Deus os fez lembrar da promessa que fez a Abraão naquele mesmo lugar, Gênesis 12:6, 7.

A menção desta designação aqui serve:

  1. Para o ânimo da fé deles na promessa de Deus, de que logo seriam senhores de Canaã. Faça isto (diz Moisés) no outro lado do Jordão (v. 30), pois você pode estar confiante de que atravessará o Jordão, v. 31.

A instituição deste serviço a ser feito em Canaã era uma garantia para eles de que seriam levados à posse dela, e um sinal como aquele que Deus deu a Moisés (Êxodo 3:12): “Servireis a Deus neste monte.”

  1. E serve de compromisso para eles serem obedientes, para que escapem daquela maldição e obtenham aquela bênção, da solene publicação da qual, além do que já tinham ouvido, devem em breve ser testemunhas (v. 32): “Observareis para cumprir os estatutos e os juízos, para que não sejais, naquela solenidade, testemunhas contra vós mesmos.”

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra