Daniel 4
Argumento
Quem escreveu este capítulo foi o próprio Nabucodonosor: a história aqui registrada a respeito dele nos é apresentada em suas próprias palavras, tal como ele mesmo a redigiu e publicou; mas Daniel, profeta, a insere por inspiração em sua história, e assim ela se tornou parte das Escrituras Sagradas, e uma parte muito memorável.
Nabucodonosor foi um rival de Deus Todo-Poderoso pela soberania tão ousado quanto talvez qualquer mortal jamais tenha sido; mas aqui ele reconhece francamente que foi vencido e declara de próprio punho que o Deus de Israel está acima dele. Aqui está:
I. O prefácio de seu relato, no qual reconhece o domínio de Deus sobre ele, vv. 1-3.
II. O próprio relato, no qual ele narra:
Seu sonho, que deixou perplexos os magos, vv. 1-18.
A interpretação de seu sonho por Daniel, que lhe mostrou que o sonho era um prognóstico de sua própria queda e, por isso, o aconselhou a se arrepender e a se reformar, vv. 19-27.
O cumprimento do sonho, quando ele enlouqueceu por completo durante sete anos e depois recobrou o uso da razão, vv. 28-36.
A conclusão do relato, com o humilde reconhecimento e a adoração de Deus como Senhor de tudo, v. 37.
Isso lhe foi arrancado pelo poder daquele Deus que se sobrepõe a tudo e tem em suas mãos o coração de todos os homens. E isso permanece registrado como prova duradoura da supremacia de Deus, monumento de sua glória, troféu de sua vitória e aviso a todos para que não pensem em prosperar enquanto levantam ou endurecem o coração contra Deus.
Versículos 1 a 3
Nabucodonosor Engrandece a Deus. (a.C. 570.)
Aqui está:
I. Algo quanto à forma, costumeiro nos documentos oficiais, proclamações ou cartas circulares expedidos pelo rei, v. 1. O estilo régio que Nabucodonosor emprega nada tem de pompa ou fantasia, mas é simples, breve e sem afetação: Nabucodonosor, o rei.
Se em outras ocasiões ele usava grandes palavras inchadas de vaidade em seu título, como deixou tudo isso de lado! Pois estava velho, havia pouco se recuperara de uma perturbação mental que o humilhara e mortificara, e naquele momento contemplava a grandeza e a soberania de Deus.
A declaração é dirigida não apenas aos seus próprios súditos, mas a todos a quem este escrito chegar: “a todos os povos, nações e línguas que habitam em toda a terra”.
Ele não apenas deseja que todos ouçam falar disso, embora o relato inclua sua própria infâmia (que talvez ninguém tivesse ousado publicar se ele mesmo não o tivesse feito, razão pela qual Daniel publicou o documento original), mas também ordena rigorosamente a pessoas de toda espécie que tomem conhecimento disso; pois diz respeito a todos e pode ser proveitoso para todos.
Ele saúda os destinatários na forma costumeira: “A paz vos seja multiplicada”. Repare: convém que os reis, junto com suas ordens, difundam seus bons desejos e, como pais de sua nação, abençoem seus súditos.
Assim também é a fórmula comum entre nós: “Enviamos saudações”, Omnibus quibus hæ præsentes literæ pervenerint, salutem — “A todos a quem estas cartas chegarem, saúde”; e, por vezes, Salutem sempiternam — “Saúde e salvação eternas”.
II. Algo de substancial e de conteúdo. Ele escreve isto:
- Para dar conhecimento a outros das providências de Deus que lhe diziam respeito (v. 2): “Pareceu-me bem mostrar os sinais e maravilhas que o Deus Altíssimo” (assim ele chama o Deus verdadeiro) “operou para comigo”.
Ele julgou apropriado (é esse o sentido da palavra), considerou seu dever e algo que lhe cabia, e também uma dívida para com Deus e o mundo, agora que se recuperara de sua perturbação mental, relatar a lugares distantes e registrar para as gerações futuras quão justamente Deus o humilhara e quão graciosamente, por fim, o restaurara.
Todas as nações, sem dúvida, tinham ouvido o que aconteceu a Nabucodonosor e comentavam o caso; mas ele julgou apropriado que recebessem dele mesmo um relato claro e detalhado, para que reconhecessem nele a mão de Deus e as impressões deixadas por isso em seu próprio espírito, e falassem do caso como assunto de religião, não apenas como notícia.
Os acontecimentos que lhe diziam respeito não eram somente maravilhas para admirar, mas sinais dos quais aprender, mostrando ao mundo que Jeová é maior do que todos os deuses.
Repare: Devemos mostrar a outros os tratos de Deus conosco, tanto as repreensões que sofremos quanto os favores que recebemos; e, embora o relato possa trazer desonra sobre nós mesmos, como trouxe sobre Nabucodonosor, não devemos ocultá-lo enquanto puder resultar na glória de Deus.
Muitos se mostrarão dispostos a contar o que Deus fez por suas almas, porque isso se converte em louvor próprio, mas não se interessam em contar o que Deus fez contra eles nem como o mereceram; ao passo que devemos dar glória a Deus não apenas louvando-o por suas misericórdias, mas também confessando nossos pecados e aceitando o castigo de nossa iniquidade.
Em ambos os casos devemos assumir a vergonha, como faz aqui este poderoso monarca.
- Para mostrar quanto ele próprio foi afetado e convencido por essas providências, v. 3. Devemos sempre falar da palavra e das obras de Deus com interesse e seriedade, e mostrar que somos afetados por aquelas grandes coisas de Deus para as quais desejamos chamar a atenção dos outros.
(1.) Ele admira os feitos de Deus. Fala deles como quem está espantado: “Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas são as suas maravilhas!”.
Nabucodonosor já era velho, reinara mais de quarenta anos e vira tanto do mundo e de suas revoluções quanto a maioria dos homens jamais viu; ainda assim, só agora, quando foi atingido de perto, veio a admirar acontecimentos surpreendentes como sinais e maravilhas de Deus. Agora, quão grandes e quão poderosos eles são!
Repare: Quanto mais vemos que os acontecimentos são obra do Senhor e reconhecemos neles o produto do poder divino e a direção da sabedoria divina, tanto mais maravilhosos parecerão aos nossos olhos, Salmos 118:23; 66:2.
(2.) Disso ele infere o domínio de Deus. Eis o que finalmente é levado a reconhecer: “Seu reino é um reino eterno”; não como seu próprio reino, que ele via, e há muito previra num sonho, apressando-se para o fim.
Ele agora reconhece que há um Deus que governa o mundo e possui domínio universal, incontestável e absoluto em todos os assuntos dos filhos dos homens e sobre todos eles. E a glória desse reino é ser eterno.
Outros reinados se limitam a uma geração, e outras dinastias, a poucas gerações; mas o domínio de Deus é “de geração em geração”.
Ao que parece, Nabucodonosor se refere aqui ao que Daniel havia predito sobre um reino que o Deus do céu estabeleceria, que jamais seria destruído (Daniel 2:44); embora a profecia tratasse do reino do Messias, ele a entendeu como referente ao reino providencial.
Assim podemos fazer uso e aplicação práticos e proveitosos daquelas Escrituras proféticas cujo sentido ainda não compreendemos plenamente, e talvez nem corretamente.
Versículos 4 a 18
O Segundo Sonho de Nabucodonosor; Nabucodonosor Relata Seu Sonho. (a.C. 570.)
Antes de relatar os juízos de Deus que lhe sobrevieram por causa de seu orgulho, Nabucodonosor conta a advertência clara que recebeu antes que viessem, à qual, se tivesse dado a devida atenção, poderia tê-los evitado.
Mas ele foi avisado tanto dos juízos quanto de seu desfecho antes que acontecessem. Assim, quando acontecessem, poderia compará-los com a predição, ver e dizer que eram obra do Senhor e ser levado a crer que há no mundo uma revelação divina, assim como uma Providência divina, e que as obras de Deus concordam com a sua palavra.
Agora, no relato que faz de seu sonho, pelo qual soube o que estava por vir, podemos observar:
I. O momento em que recebeu esse aviso (v. 4): quando estava em repouso em sua casa e prosperava em seu palácio. Havia pouco conquistara o Egito e, com isso, completara suas vitórias, encerrara suas guerras e se tornara monarca de todas aquelas regiões do mundo. Isso foi por volta do trigésimo quarto ou trigésimo quinto ano de seu reinado, Ezequiel 29:17.
Então teve esse sonho, que se cumpriu cerca de um ano depois. Sua perturbação mental durou sete anos; após recobrar-se, redigiu esta declaração, viveu cerca de mais dois anos e morreu no quadragésimo quinto ano de seu reinado.
Passara por longa fadiga em suas guerras e fizera muitas campanhas demoradas e perigosas no campo; agora, enfim, estava em repouso em sua casa, sem adversário nem ocorrência ruim. Repare: Deus pode alcançar os maiores homens com seus terrores até quando estão mais seguros e se julgam em repouso e prosperando.
II. A impressão que o sonho lhe causou (v. 5): “Vi um sonho que me causou medo”. Poderíamos pensar que pouca coisa assustaria quem fora homem de guerra desde a juventude e se acostumara a encarar os perigos da guerra sem alterar o rosto. No entanto, quando Deus quer, um sonho o enche de terror.
Sua cama, sem dúvida, era macia, confortável e bem guardada; ainda assim, seus próprios pensamentos nela o inquietaram, e as visões de sua cabeça, criaturas de sua própria imaginação, o perturbaram.
Repare: Deus pode inquietar os maiores homens mesmo quando dizem à sua alma: “Descansa, come, bebe e alegra-te”. Pode fazer daqueles que perturbaram o mundo e atormentaram milhares seus próprios perturbadores e algozes; e daqueles que aterrorizaram os poderosos, um terror para si mesmos.
Pelo espanto que esse sonho lhe causou e pela impressão que deixou nele, percebeu que não era um sonho comum, mas que fora enviado por Deus com um propósito especial.
III. Sua consulta, em vão, aos magos e astrólogos quanto ao significado do sonho. Desta vez, não havia esquecido o sonho, como antes, Daniel 2. Lembrava-se dele perfeitamente, mas queria conhecer sua interpretação e o que ele prenunciava, v. 6.
De imediato, são dadas ordens para convocar todos os sábios da Babilônia que eram insensatos a ponto de alegar que podiam prever o futuro por magia, adivinhação, exame das entranhas de animais ou observação das estrelas. Todos deviam se reunir para ver se algum deles, ou todos em consulta, conseguiriam interpretar o sonho do rei.
É provável que essas pessoas, em ocasiões semelhantes, algumas vezes tivessem dado ao rei algum tipo de satisfação e, pelas regras de sua arte, respondessem às suas perguntas de modo a agradá-lo, acertando ou errando, atingindo ou não o alvo. Desta vez, porém, sua expectativa foi frustrada.
Ele lhes contou o sonho (v. 7), mas não puderam dizer-lhe a interpretação, embora antes se tivessem gabado, com grande confiança (Daniel 2:4, 7), de que, se apenas lhes contassem o sonho, o interpretariam sem falha.
A chave desse sonho, porém, estava numa profecia sagrada (Ezequiel 31:3, etc.), na qual o assírio, como Nabucodonosor aqui, é comparado a uma árvore derrubada por causa de seu orgulho. Esse era um livro que não haviam estudado nem procurado conhecer; caso contrário, poderiam ter penetrado o mistério do sonho.
A Providência dispôs que primeiro ficassem perplexos diante dele, para que a interpretação posterior de Daniel redundasse na glória do Deus de Daniel. Cumpriu-se então o que Isaías predissera (Isaías 47:12, 13): quando a ruína da Babilônia se aproximasse, seus encantamentos e feitiçarias, seus astrólogos e observadores das estrelas não poderiam prestar-lhe serviço algum.
IV. Os apelos que fez a Daniel para levá-lo a explicar-lhe o sonho: “Por fim, Daniel entrou”, v. 8. Ou Daniel evitava associar-se aos demais por causa da maldade deles, ou eles evitavam sua companhia por causa da bondade dele.
Talvez o rei preferisse que seus próprios magos recebessem a honra de fazê-lo, se pudessem, em vez de Daniel; ou Daniel, por ser o governador dos sábios (Daniel 2:48), foi consultado por último, como é costume. Muitos fazem da palavra de Deus seu último recurso e só recorrem a ela depois de se verem privados de todos os outros auxílios.
Ele elogia Daniel de modo muito elevado e menciona o nome que ele mesmo lhe dera, cuja escolha considera muito feliz e um bom presságio: “Seu nome era Beltessazar, derivado de Bel, o nome de meu deus”. Louva suas raras qualidades: “Ele tem o espírito dos deuses santos”, diz-lhe diretamente (v. 9).
Podemos supor que Daniel, longe de se ensoberbecer com isso, se entristeceu profundamente ao ouvir atribuir ao deus de Nabucodonosor, divindade de monturo, o que recebera como dom do Deus de Israel, o Deus verdadeiro e vivo.
Há em Nabucodonosor uma mistura estranha, mas comum entre os que tomam o lado de sua corrupção contra suas convicções:
- Conserva a linguagem e o modo de falar de sua idolatria; por isso, devemos temer que não seja convertido à fé e ao culto do Deus vivo. É idólatra, e seu modo de falar o denuncia. Pois fala de muitos deuses e aceita um deles como suficiente para si; mas não aquele que é todo-suficiente.
Alguns pensam que, ao falar do espírito dos deuses santos, ele supõe que existam divindades más e malignas, que os homens se preocupam em adorar apenas para impedir que lhes façam mal, e divindades boas e benéficas; e que o espírito destas últimas animava Daniel.
Também reconhece que Bel ainda era seu deus, embora mais de uma vez tivesse reconhecido que o Deus de Israel é Senhor de tudo, Daniel 2:47; 3:29. Além disso, louva Daniel não como servo de Deus, mas como mestre dos magos (v. 9), supondo que seu conhecimento diferisse do deles não em natureza, mas apenas em grau.
Consultou-o não como profeta, mas como mago famoso, tentando assim salvar o crédito da arte quando aqueles que eram mestres nela erraram e ficaram sem resposta. Veja quão profundamente sua idolatria se apegara a ele.
Formara a ideia de muitos deuses e escolhera Bel como seu deus; não consegue convencer-se a abandonar nem sua ideia nem sua escolha, embora o absurdo de ambas lhe tivesse sido demonstrado mais de uma vez, sem possibilidade de contestação. Como outros pagãos, não quis trocar seus deuses, embora não fossem deuses, Jeremias 2:11.
Muitos persistem num caminho falso apenas por pensar que não podem abandoná-lo sem perder a honra. Veja como suas convicções eram frágeis e como as perdeu facilmente. Certa vez chamou o Deus de Israel de Deus dos deuses, Daniel 2:47. Agora o coloca no mesmo nível dos demais, a quem chama deuses santos.
Repare: se as convicções não forem prontamente levadas adiante, é quase certo que em pouco tempo se perderão e serão esquecidas por completo. Como Nabucodonosor não avançou nos reconhecimentos que fizera da soberania do Deus verdadeiro, logo retrocedeu e voltou à mesma veneração que sempre tivera por seus falsos deuses.
E, no entanto, 2. Ele declara ter Daniel em alta conta, sabendo que é servo do Deus verdadeiro e somente dele.
Considera que Daniel possui discernimento e visão do futuro que nenhum de seus magos possui: “Sei que nenhum mistério te perturba”. Repare: o espírito de profecia supera em muito o espírito de adivinhação, até no julgamento dos próprios inimigos; pois assim se decidiu aqui, numa prova justa de capacidade.
V. O relato detalhado que lhe dá de seu sonho:
- Viu uma árvore majestosa e viçosa, notável entre todas as árvores da floresta. Estava plantada no meio da terra (v. 10), representando adequadamente aquele que reinava na Babilônia, situada aproximadamente no centro do mundo então conhecido.
Sua dignidade e eminência acima de todos os seus vizinhos eram representadas pela altura dessa árvore, que era extraordinária: chegava ao céu. Ele superava os que o cercavam e aspirava a receber honras divinas; mais ainda, dominava os que o cercavam. Os poderosos exércitos sob seu comando, com os quais vencia tudo à frente, eram representados pela força da árvore: “Cresceu e tornou-se forte”.
Nabucodonosor e sua grandeza crescente eram tão comentados entre as nações, e elas o observavam tanto (algumas com olhar desconfiado, todas com olhar admirado), que se diz que a árvore podia ser vista até os confins da terra.
Essa árvore tinha em si tudo o que era agradável aos olhos e bom para alimento (v. 12): “Suas folhas eram belas”, indicando a pompa e o esplendor da corte de Nabucodonosor, espanto dos estrangeiros e glória de seus próprios súditos. Essa árvore, porém, não servia apenas para ser vista e ostentar grandeza, mas também para ser útil:
(1.) Para proteção. Seus ramos serviam de abrigo tanto aos animais quanto às aves. Os príncipes devem ser proteção para os súditos contra o calor e a tempestade; devem expor-se para guardá-los e estudar como lhes dar segurança e tranquilidade.
Se a sarça é promovida acima das árvores, convida-as a confiar em sua sombra, tal como ela é, Juízes 9:15. A proteção é o que atrai a lealdade. Os reis da terra são para os súditos apenas como a sombra de uma grande árvore; Cristo, porém, é para os seus como a sombra de uma grande rocha, Isaías 32:2.
Mais ainda: como esta, embora forte, pode ser fria, diz-se que eles são escondidos à sombra de suas asas (Salmos 17:8), onde estão não apenas seguros, mas também aquecidos.
(2.) Para sustento. O assírio foi comparado a um cedro (Ezequiel 31:6), que oferece apenas sombra; esta árvore, porém, tinha muito fruto: “Nela havia alimento para todos, e toda carne dela se alimentava”. Ao que parece, esse poderoso monarca não apenas era grande, mas fazia o bem: não empobrecia, e sim enriquecia seu país, trazendo-lhe riqueza e comércio por seu poder e influência no exterior.
Os que exercem autoridade desejam ser chamados benfeitores (Lucas 22:25), e o meio mais eficaz de sustentar sua autoridade é ser de fato benfeitores. Veja qual é o máximo que os grandes homens podem alcançar com sua riqueza e seu poder: a honra de que muitos vivam às suas custas e sejam sustentados por eles; pois, quando os bens aumentam, aumentam também os que os consomem.
- Ouviu ser lida a condenação dessa árvore, da qual se lembrou perfeitamente e que relata aqui, talvez palavra por palavra como a ouviu. A sentença contra ela foi pronunciada por um anjo, a quem viu descer do céu e ouviu anunciar essa sentença em voz alta.
Esse anjo é chamado aqui de vigilante ou sentinela, não só porque os anjos são espíritos por natureza e, portanto, não cochilam nem dormem, mas porque, por seu ofício, são espíritos ministradores, sempre atentos ao seu serviço e vigilantes quanto a toda oportunidade de servir ao seu grande Senhor.
Como sentinelas, acampam ao redor dos que temem a Deus para livrá-los e sustentá-los em suas mãos. Esse anjo era mensageiro ou embaixador (assim leem alguns), e era santo. A santidade convém à casa de Deus; por isso os anjos que o assistem e são por ele empregados são santos: preservam a pureza e a retidão de sua natureza e em tudo se conformam à vontade divina. Examinemos a condenação da árvore:
(1.) Dá-se ordem para que seja derrubada (v. 14); agora também o machado está posto à raiz dessa árvore. Por mais alta e forte que seja, isso não a protegerá quando chegar o dia de sua queda. Os animais e as aves abrigados em seus ramos e debaixo deles são expulsos e dispersos; os galhos são cortados, as folhas sacudidas e os frutos espalhados.
Repare: a prosperidade do mundo, mesmo no grau mais elevado, é muito incerta. Não é incomum que os que viveram na maior pompa e no maior poder sejam privados de tudo em que confiavam e de que se gloriavam.
Pelas reviravoltas da providência, os que tinham destaque tornam-se cativos; os que viviam na fartura, e acima de seus recursos, são reduzidos à penúria e vivem bem abaixo do que possuíam. Talvez aqueles de quem muitos dependiam e a quem muitos faziam súplicas passem a depender de outros.
As árvores de justiça, porém, que estão plantadas na casa do Senhor e dão fruto para ele, não serão derrubadas, nem suas folhas murcharão.
(2.) Toma-se o cuidado de preservar a raiz (v. 15): “Deixem o toco na terra, exposto a todo tipo de tempo. Que fique ali abandonado e enterrado no capim. Que os animais que antes se abrigavam sob os ramos agora repousem sobre o toco”.
“Mas, para que ele não seja despedaçado pelo ancinho nem pisoteado até virar terra, e para mostrar que ainda está reservado para dias melhores, circundem-no com uma faixa de ferro e bronze, para mantê-lo firme”.
Repare: Deus se lembra da misericórdia em meio ao juízo e talvez ainda tenha coisas boas reservadas para aqueles cuja condição parece mais desoladora. “Há esperança para uma árvore, se for cortada, de que torne a brotar”; ao cheiro das águas, lançará rebentos, Jó 14:7-9.
(3.) O próprio anjo explica a Nabucodonosor o significado disso, v. 16. Seja quem for a pessoa representada pela árvore, ela está condenada a ser destituída da honra, da condição e da dignidade de homem, privada do uso da razão e obrigada a ser e viver como um animal até que passem sobre ela sete tempos. “Seja-lhe dado um coração de animal”.
Esse é, sem dúvida, o mais triste e doloroso de todos os juízos temporais, mil vezes pior que a morte. Embora, como a morte, seja menos sentido por quem o sofre, deve ser mais temido e evitado do que qualquer outro.
Na verdade, qualquer aflição exterior que Deus queira impor-nos, temos razão para suportá-la com paciência e ser gratos por ele conservar-nos o uso da razão e a paz da consciência. Mas os tiranos orgulhosos que fazem seu coração como o coração de Deus (Ezequiel 28:2) podem com justiça ser privados do coração humano e receber um coração de animal.
(4.) Confirma-se a verdade da sentença (v. 17): “Este assunto é por decreto dos vigilantes, e a exigência, por palavra dos santos”. Deus a determinou como Juiz justo e assinou esse decreto. Em cumprimento de seu conselho eterno, o decreto foi promulgado:
[1.] Os anjos do céu o subscreveram, atestando-o, aprovando-o e aplaudindo-o. É por decreto dos vigilantes; não que o grande Deus precise do conselho ou da concordância dos anjos em qualquer coisa que decida ou faça, mas, como utiliza seu serviço para executar seus desígnios, às vezes é representado à maneira dos homens, como se os consultasse.
“A quem enviarei?”, Isaías 6:8. “Quem persuadirá Acabe?”, 1 Reis 22:20. Isso indica a solenidade da sentença. Os breves do rei, ou escritos curtos, são expedidos com Teste me ipso — em minha presença; mas os documentos de concessão costumavam ser assinados com His testibus — na presença de nós, cujos nomes estão abaixo. Assim era a condenação de Nabucodonosor: por decreto dos vigilantes.
[2.] Os santos na terra pediram isso, assim como os anjos no céu: “A exigência é por palavra dos santos”. O povo sofredor de Deus, que por muito tempo gemera sob o pesado jugo da tirania de Nabucodonosor, clamou por vingança. Fizeram o pedido, e Deus lhe deu esta resposta; pois, quando os oprimidos clamam a Deus, ele os ouve, Êxodo 22:27.
No tempo de Acabe foi pronunciada, por palavra de Elias, a sentença de que não cairia mais chuva, quando ele intercedeu contra Israel, 1 Reis 17:1.
(5.) Declara-se o propósito da sentença. A ordem para derrubar a árvore é dada “para que os viventes saibam que o Altíssimo governa”. Esse juízo deve ser executado para convencer o mundo irrefletido e incrédulo de que realmente há um Deus que julga na terra, um Deus que governa o mundo.
Ele não apenas possui nele um reino próprio e administra os assuntos desse reino; governa também o reino dos homens, o domínio que um homem exerce sobre outro, e o dá a quem quiser. A promoção vem dele, Salmos 75:6, 7.
Ele eleva ao poder e ao domínio homens que pouco o esperavam e frustra os projetos dos ambiciosos e aspirantes ao poder. Às vezes estabelece homens da condição mais baixa e os usa para cumprir seus próprios propósitos. Eleva homens de origem humilde, como Davi saiu do aprisco; levanta o pobre do pó para assentá-lo entre os príncipes, Salmos 113:7, 8.
Mais ainda: às vezes estabelece homens maus como açoite para um povo que o provoca. Assim pode fazer, assim lhe é permitido fazer, assim faz com frequência, sem prestar contas de nenhum dos seus atos. A humilhação de Nabucodonosor tinha por propósito levar os viventes a conhecer isso.
Os mortos que foram para o mundo dos espíritos, o mundo da retribuição, já o sabem: sabem que o Altíssimo governa. Os vivos, porém, precisam ser levados a saber disso e a guardá-lo no coração, para que façam as pazes com Deus antes que seja tarde demais.
Assim Nabucodonosor relatou completa e fielmente seu sonho, o que viu e ouviu. Então pede a Daniel sua interpretação (v. 18), pois constatara que ninguém mais era capaz de interpretá-lo, mas tinha confiança de que Daniel era: “Pois o espírito dos deuses santos está em ti”, ou do Deus Santo, título próprio do Deus de Israel.
Muito se pode esperar daqueles que têm em si o Espírito do Deus Santo. Não fica claro se Nabucodonosor suspeitava que o sonho anunciava sua própria condenação. Talvez fosse tão vaidoso e seguro de si que imaginasse tratar-se da queda de outro príncipe, seu rival, perspectiva que o sonho lhe oferecera com prazer.
Mas, fosse o sonho a seu favor ou contra ele, estava muito ansioso por conhecer seu verdadeiro significado e dependia de Daniel para revelá-lo. Ora, quando Deus nos dá advertências gerais sobre seus juízos, devemos desejar compreender nelas sua intenção e ouvir a voz do Senhor que clama na cidade.
Versículos 19 a 27
A Interpretação do Sonho de Nabucodonosor. (a.C. 570.)
Temos aqui a interpretação do sonho de Nabucodonosor. Uma vez aplicada a ele e declarado que ele é a árvore do sonho (Mutato nomine de te fabula narratur — mude apenas o nome, e a fábula fala de você), uma vez dito “Você é o homem”, pouco mais precisa ser dito para explicar o sonho.
Ele é julgado por sua própria boca: tal será sua condenação; ele mesmo a decidiu. A questão era tão clara que Daniel, ao ouvir o sonho, ficou espantado por uma hora, v. 19. Ficou tomado de assombro e terror diante de juízo tão grande que viria sobre príncipe tão poderoso. Sua carne tremia de temor diante de Deus.
Também ficou confuso ao perceber que caberia a ele levar ao rei essas notícias pesadas. Como recebera tantos favores do rei, preferiria que este as tivesse ouvido de qualquer outra pessoa. Longe de desejar esse dia de calamidade, ele o teme, e pensar nele o perturba.
Diz-se que os que vêm depois do pecador arruinado se espantam com o seu dia, assim como os que vieram antes e viram que ele se aproximava (como Daniel aqui) ficaram aterrorizados, Jó 18:20.
I. O prefácio da interpretação é um elogio cortês que Daniel, como membro da corte, faz ao rei. O rei notou que ele estava espantado e, pensando que relutava em falar por medo de ofendê-lo, encorajou-o a tratar com ele de maneira clara e fiel: “Não te perturbem o sonho nem a sua interpretação”. Ele diz isso, ou:
- Como alguém que desejava sinceramente conhecer a verdade. Repare: os que consultam os oráculos de Deus devem estar prontos a recebê-los como são, quer lhes sejam favoráveis, quer contrários, e devem, portanto, permitir que seus ministros lhes falem com franqueza.
Ou 2. Como alguém que desprezava a verdade e a desafiava. Ao vermos quão pouco caso fez depois desse aviso, somos levados a pensar que esse era seu sentido: “Não te perturbe, pois estou decidido a não me deixar perturbar por ele nem a levá-lo a sério”.
Mas, quer o rei se preocupe consigo mesmo, quer não, Daniel se preocupa com ele e por isso deseja: “Seja o sonho para os que te odeiam. Que o mal que ele anuncia caia sobre a cabeça de teus inimigos, não sobre a tua”.
Embora Nabucodonosor fosse idólatra, perseguidor e opressor do povo de Deus, era então o príncipe de Daniel. Por isso, apesar de prever e estar prestes a anunciar-lhe um mal, Daniel não ousa desejar-lhe o mal.
II. A própria interpretação é apenas a repetição do sonho, aplicada ao rei. “Quanto à árvore viçosa que viste” (v. 20, 21), “és tu, ó rei!”, v. 22. O rei bem gostaria de ouvir isso (como antes gostou de ouvir: “Tu és a cabeça de ouro”), não fosse o que vem em seguida.
Daniel mostra ao rei sua prosperidade presente no espelho do próprio sonho: “Tua grandeza cresceu e chega tão perto do céu quanto pode chegar a grandeza humana, e teu domínio se estende até os confins da terra”, Daniel 2:37, 38.
“Quanto à condenação da árvore” (v. 23), “é o decreto do Altíssimo que vem sobre meu senhor, o rei”, v. 24. Ele não só será deposto do trono, mas também expulso do convívio humano. Privado da razão e tendo recebido um coração de animal, viverá com os animais do campo e compartilhará com eles a mesma condição.
Comerá capim como os bois e, como eles, ficará exposto a todo tipo de tempo e molhado pelo orvalho do céu. Isso durará até passarem sobre ele sete tempos, isto é, sete anos; então conhecerá que o Altíssimo governa. Quando for levado a saber e reconhecer isso, seu domínio lhe será restituído (v. 26):
“Teu reino te será assegurado; permanecerá tão firme quanto o toco da árvore no solo, e tu o terás depois que souberes que os céus governam”. Deus é aqui chamado de céus porque preparou no céu o seu trono (Salmos 103:19) e dali contempla todos os filhos dos homens, Salmos 33:13.
“Os céus, até os céus, são do SENHOR”. A influência que os céus visíveis exercem sobre esta terra se destina a ser uma fraca representação do domínio que o Deus do céu exerce sobre este mundo inferior; diz-se que pecamos contra o céu, Lucas 15:18.
Repare: só podemos esperar desfrutar com tranquilidade do direito e do governo que temos sobre nós mesmos e sobre os outros quando reconhecemos obedientemente o direito de Deus sobre nós e tudo o que temos, e o seu domínio sobre todos.
III. O encerramento da interpretação é o conselho piedoso que Daniel, como profeta, deu ao rei, v. 27. Quer ele parecesse preocupado, quer não, com a interpretação do sonho, um conselho viria em boa hora: se estivesse despreocupado, para despertá-lo; se perturbado, para consolá-lo.
Isso não contradiz o sonho nem a sua interpretação, pois Daniel não sabia se a profecia não seria condicional, como a predição da destruição de Nínive. Observe:
- Quão humildemente ele dá seu conselho e com quanta ternura e respeito: “Ó rei, seja-te aceitável o meu conselho; recebe-o bem, pois vem do amor e da boa intenção, e não o interpretes mal”. Repare: os pecadores precisam ser convidados com gentileza a buscar o próprio bem e respeitosamente instados a agir bem para si mesmos.
O apóstolo roga aos homens que suportem a palavra de exortação, Hebreus 13:22. Consideramos um bom avanço quando as pessoas se deixam persuadir a receber com bondade um bom conselho; ou mesmo quando apenas o recebem com paciência.
- Qual é o conselho. Ele não aconselha o rei a começar a tomar remédios para prevenir a doença mental, mas a abandonar a prática de pecado em que vivia e reformar sua vida. Agira injustamente com seus súditos e deslealmente com seus aliados.
Deve romper com isso por meio da justiça: dando a cada um o que lhe é devido, reparando as injustiças cometidas e não fazendo a força triunfar sobre o direito.
Fora cruel com os pobres, os pobres de Deus, os judeus pobres. Deve romper com essa iniquidade mostrando misericórdia a esses pobres, tendo compaixão dos oprimidos, libertando-os ou aliviando-lhes o cativeiro.
Repare: no arrependimento, é necessário não só deixar de fazer o mal, mas aprender a fazer o bem; não só deixar de prejudicar quem quer que seja, mas fazer o bem a todos.
- Qual é o motivo com que reforça o conselho: “Talvez se prolongue a tua tranquilidade”. Ainda que isso não impedisse completamente o juízo, poderia obter um adiamento, como sucedeu com a humilhação de Acabe, 1 Reis 21:29. Talvez a aflição demorasse mais a vir ou durasse menos quando viesse. Mas ele não pode assegurar-lhe isso: pode ser, talvez aconteça.
Repare: a mera possibilidade de evitar um juízo temporal já é incentivo suficiente para uma obra tão boa em si mesma quanto abandonar nossos pecados e reformar nossa vida; quanto mais a certeza de evitar nossa ruína eterna.
“Isso será uma cura para teu erro” (assim leem alguns); “assim a desavença será resolvida, e tudo voltará a ficar bem”.
Versículos 28 a 33
Nabucodonosor Expulso para Entre os Animais. (a.C. 569.)
Temos aqui o cumprimento do sonho de Nabucodonosor e a confirmação da interpretação que Daniel lhe aplicou. Não nos é dito como ele a recebeu, se ficou satisfeito ou insatisfeito com Daniel; mas temos aqui:
I. A paciência de Deus com ele. Tudo isso lhe sobreveio, mas somente doze meses depois (v. 29). Sua tranquilidade foi prolongada por tanto tempo, embora não pareça que tenha abandonado seus pecados nem mostrado misericórdia aos pobres cativos. Pois Deus ainda tinha contra ele esta acusação: não abriu a casa de seus prisioneiros, Isaías 14:17.
Depois que Daniel o aconselhou a se arrepender, Deus confirmou sua palavra ao conceder-lhe tempo para o arrependimento: deixou-o em paz por mais este ano, um ano a mais, antes de trazer sobre ele o juízo. Repare: Deus é paciente com os pecadores que o provocam, porque não quer que nenhum pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento, 2 Pedro 3:9.
II. Seu orgulho, arrogância e abuso dessa paciência. Andava pelo palácio do reino da Babilônia com pompa e orgulho, deleitando-se com a vista daquela vasta cidade e de todos os territórios a ela pertencentes, que estavam sob seu comando.
Disse consigo mesmo ou aos que o cercavam, talvez alguns estrangeiros a quem mostrava seu reino e sua glória: “Não é esta a grande Babilônia?” Sim, é grande, de vasta extensão, com nada menos que quarenta e cinco milhas de perímetro dentro das muralhas. Está cheia de habitantes, e eles, cheios de riqueza. É uma cidade de ouro, o que basta para proclamá-la grande, Isaías 14:4.
Veja a grandeza das casas, muralhas, torres e edifícios públicos. Tudo na Babilônia lhe parece grandioso: “E esta grande Babilônia fui eu que construí”. Babilônia fora construída muitos séculos antes de ele nascer, mas, como a fortificou e embelezou e, podemos supor, grande parte dela foi reconstruída durante seu longo e próspero reinado, gaba-se de tê-la construído.
Assim Augusto César se gabava de Roma: Lateritiam inveni, marmoream reliqui — encontrei-a de tijolo e deixei-a de mármore. Ele se gaba de tê-la construído como casa do reino, isto é, metrópole de seu império. Essa vasta cidade, comparada aos países que pertenciam a seus domínios, era apenas como uma casa.
Construiu-a com a ajuda de seus súditos, mas se gaba de tê-lo feito pela força de seu poder. Construiu-a para sua segurança e comodidade; ainda assim, como se não precisasse dela, gaba-se de tê-la construído apenas para a honra de sua majestade.
Repare: orgulho e presunção são pecados que facilmente dominam os grandes homens, que possuem grandes coisas no mundo. Tendem a tomar para si a glória devida somente a Deus.
III. Seu castigo pelo orgulho. Enquanto caminhava cheio de ostentação, se gabava e adorava a própria sombra, quando a palavra orgulhosa ainda estava na boca do rei veio do céu a palavra poderosa, pela qual imediatamente foi privado:
De sua honra como rei: “O reino se apartou de ti”. Quando pensava ter erguido fortificações inexpugnáveis para preservar seu reino, ele se apartou num instante. Quando pensava que o reino estava tão bem guardado que ninguém o poderia tomar, eis que ele se foi por si mesmo. Assim que o rei se torna inteiramente incapaz de administrá-lo, o reino naturalmente lhe é tirado das mãos.
É privado de sua honra como homem. Perde a razão e, por esse meio, seu domínio: “Eles te expulsarão do convívio humano”, v. 32. E isso se cumpriu (v. 33): foi expulso do convívio humano naquela mesma hora.
De repente, ficou completamente louco, perturbado no grau mais extremo que algum homem já esteve. Perdeu o entendimento e a memória, e todas as faculdades de uma alma racional foram arruinadas, de modo que se tornou um perfeito animal na forma de homem.
Andava nu, sobre as quatro patas, como um animal; ele próprio evitava a companhia de criaturas racionais e corria descontrolado pelos campos e bosques. Foi expulso por seus próprios servos que, após algum tempo de observação, perderam a esperança de que recobrasse a razão, abandonaram-no e deixaram de cuidar dele.
Não tinha o espírito de um animal de rapina (o do leão real), mas o de uma espécie desprezível e menos honrada, pois foi levado a comer capim como os bois. Provavelmente não falava com voz humana, mas mugia como boi.
Alguns pensam que todo o seu corpo ficou coberto de pelos. Seja como for, o cabelo e a barba, nunca cortados nem penteados, cresceram como penas de águia, e as unhas, como garras de aves. Paremos um pouco para contemplar esse espetáculo miserável e receber instrução dele:
(1.) Vejamos que misericórdia é dispor da razão, quão gratos devemos ser por ela e quão cuidadosos em não fazer nada que provoque a Deus ou tenha tendência natural a privar-nos do domínio de nossa própria alma.
Aprendamos a dar valor à nossa razão e a ter compaixão dos que estão sob o poder predominante da melancolia ou da perturbação mental, ou estão em delírio. Sejamos muito brandos ao julgá-los e ao lidar com eles, pois é uma provação comum aos homens e uma condição que, algum dia, poderá ser nossa.
(2.) Vejamos a vaidade da glória e grandeza humanas. É este Nabucodonosor, o Grande? O quê! Esse animal desprezível, inferior ao mais pobre mendigo? É ele que parecia tão glorioso no trono, tão temível no campo de batalha, que possuía sagacidade política suficiente para subjugar e governar reinos e agora não tem discernimento sequer para manter as próprias roupas no corpo?
“É este o homem que fazia a terra tremer, que abalava os reinos?”, Isaías 14:16. Que o sábio nunca se glorie em sua sabedoria, nem o poderoso em sua força.
(3.) Vejamos como Deus resiste aos orgulhosos e se agrada em humilhá-los e expô-los ao desprezo. Nabucodonosor queria ser mais que homem; por isso Deus, com justiça, o faz menos que homem e põe no mesmo nível dos animais aquele que se erguera como rival de seu Criador. Veja Jó 40:11-13.
Versículos 34 a 36
Nabucodonosor Restaurado. (a.C. 562.)
Temos aqui a recuperação de Nabucodonosor de sua perturbação mental e seu retorno à razão ao fim dos dias determinados, isto é, dos sete anos. Por todo esse tempo, foi monumento da justiça de Deus e troféu de sua vitória sobre os filhos do orgulho, mais do que teria sido se, em vez de ficar louco, fosse morto imediatamente por um raio.
Contudo, foi misericórdia para ele ter permanecido vivo; pois, enquanto há vida, há esperança de que ainda possamos louvar a Deus, como ele fez aqui: “Ao fim dos dias”, diz, “levantei os olhos ao céu” (v. 34). Já não olhava para baixo, para a terra, como um animal, mas começava a olhar para cima, como homem.
Os homini sublime dedit — o céu deu ao homem um rosto erguido. Mas havia mais do que isso: ele olhou para cima como homem devoto, penitente e humilde suplicante por misericórdia, talvez só agora consciente de sua própria miséria. E agora:
I. O uso da razão lhe é restaurado a ponto de, por meio dela, glorificar a Deus e humilhar-se sob sua mão poderosa. Fora-lhe dito que permaneceria naquela condição desoladora até saber que o Altíssimo governa. Aqui o vemos levado a esse conhecimento: “Meu entendimento voltou a mim, e bendisse o Altíssimo”.
Repare: podem ser justamente considerados destituídos de entendimento os que não bendizem nem louvam a Deus. Os homens não usam corretamente a razão até começarem a ser religiosos, nem vivem como homens até viverem para a glória de Deus.
Assim como a razão é a base ou o sujeito da religião (de modo que criaturas sem razão não são capazes de religião), a religião é a coroa e a glória da razão. Nossa razão é inútil, e algum dia desejaremos nunca tê-la tido, se não glorificarmos a Deus com ela.
Esse foi o primeiro ato da razão restaurada de Nabucodonosor. Quando louvá-lo se tornou sua ocupação, então, e só então, ele ficou apto para desfrutar de todos os outros benefícios dela. Enquanto não ficou por longo tempo impedido de empregá-la em outras coisas, nunca foi levado a aplicá-la a esse fim, o grande fim para o qual a razão nos foi dada.
Sua insensatez foi o meio pelo qual se tornou sábio. O sonho que prenunciou esse juízo não o corrigiu (logo foi esquecido como um sonho); ele teve de senti-lo, e então seus ouvidos se abriram à disciplina. Para voltar a si, primeiro precisou ficar fora de si.
Isso mostra que os bons pensamentos em sua mente e a boa obra ali realizada não provinham dele próprio (pois ele não estava em seu juízo), mas eram dom de Deus. Vejamos o que Nabucodonosor finalmente foi levado a reconhecer de modo eficaz; com isso, podemos aprender o que crer a respeito de Deus:
Que o Deus Altíssimo vive para sempre, e seu ser não conhece mudança nem fim, pois existe por si mesmo. Seus bajuladores muitas vezes o saudavam: “Ó rei, vive para sempre!” Mas agora ele está convencido de que nenhum rei vive para sempre; somente o Deus de Israel, que permanece o mesmo, vive.
Que seu reino, como ele próprio, é eterno, e seu domínio, de geração em geração. Não há sucessão nem revolução em seu reino. Assim como vive, reina para sempre, e seu governo não tem fim.
Que todas as nações diante dele são como nada. Não precisa delas nem faz caso delas. Os maiores homens, em comparação com ele, são menos que nada. Os que têm Deus em alta conta têm a si mesmos em pouca conta.
Que seu reino é universal, e tanto os exércitos do céu quanto os habitantes da terra são seus súditos, sujeitos ao seu poder de refrear e controlar.
Anjos e homens são empregados por ele e lhe prestam contas; o anjo mais elevado não está acima de suas ordens, nem o mais humilde filho dos homens está abaixo de seu conhecimento. Os anjos do céu são seus exércitos; os habitantes da terra, seus arrendatários.
- Que seu poder é irresistível e sua soberania não pode ser controlada, pois age conforme sua vontade, seu desígnio e propósito, seu decreto e conselho. Tudo quanto quer, faz; tudo quanto determina, realiza. Ninguém pode resistir à sua vontade, mudar seu conselho, deter sua mão ou perguntar-lhe: “Que fazes?”
Ninguém pode submeter seus atos a acusação formal, investigar o sentido deles ou exigir-lhe explicação. Ai daquele que contende com seu Criador e lhe diz: “Que fazes?” ou “Por que fazes isso?”
Que tudo o que Deus faz é bem-feito. Suas obras são verdade, pois todas concordam com sua palavra. Seus caminhos são juízo, sábios e justos, perfeitamente de acordo tanto com as regras da prudência quanto com as da equidade; não se pode encontrar neles falha alguma.
Que ele tem poder para humilhar os mais arrogantes entre os inimigos que se opõem a ele ou competem com ele: “Aos que andam em orgulho, ele é capaz de humilhar” (v. 37). Pode lidar com os que mais confiam na própria capacidade de contender com ele.
II. O uso da razão lhe é restaurado a ponto de permitir que desfrute novamente de si mesmo e dos prazeres de sua prosperidade restabelecida (v. 36): “Naquele mesmo tempo, minha razão voltou a mim”. Já havia dito (v. 34) que seu entendimento lhe voltara e agora o menciona de novo, pois o uso da razão é uma misericórdia pela qual nunca poderemos agradecer o suficiente.
Agora seus senhores o procuraram; ele não precisou procurá-los. Logo perceberam não apenas que recuperara a razão e estava apto para governar, mas que a recuperara com vantagem e estava mais apto do que nunca.
É provável que o sonho e sua interpretação fossem bem conhecidos e muito comentados na corte. A primeira parte da predição, de que ele perderia a razão, havia-se cumprido; portanto, não duvidavam de que, segundo a predição, ele voltaria a si ao fim de sete anos. Confiantes nisso, quando o prazo terminou, estavam prontos para recebê-lo.
Então sua honra e seu esplendor lhe voltaram, os mesmos que tivera antes de a loucura apoderar-se dele. Agora está estabelecido no reino tão firmemente como se não tivesse havido interrupção. Torna-se insensato para que se torne sábio, mais sábio que antes.
Aquele que poucos dias antes estava no fundo da desgraça e da vergonha agora recebe majestade excelente, superior à que possuía quando ia de reino em reino conquistando e disposto a conquistar. Repare:
Quando os homens são levados a honrar a Deus, especialmente por meio de confissão penitente do pecado e do reconhecimento, pela fé, de sua soberania, então, e só então, podem esperar que Deus os honre. Ele não apenas os restaurará à dignidade que perderam pelo pecado do primeiro Adão, mas acrescentará majestade excelente a eles pela justiça e graça do segundo Adão.
As aflições não durarão além do tempo necessário para realizar a obra para a qual foram enviadas. Quando esse príncipe é levado a reconhecer o domínio de Deus sobre si mesmo.
Todos os relatos que fazemos e damos dos tratos de Deus conosco devem terminar em louvores a ele. Quando Nabucodonosor é restaurado ao reino, louva, exalta e honra o Rei do céu (v. 37) antes de se dedicar a seus assuntos terrenos.
Por isso temos a razão: para sermos capazes de louvá-lo; e por isso temos a prosperidade: para termos motivo para louvá-lo.
Pouco depois, Nabucodonosor encerrou sua vida e seu reinado. Abideno, citado por Eusébio (Præp. Evang., 1. 9), relata, segundo a tradição dos caldeus, que, no leito de morte, ele predisse a tomada da Babilônia por Ciro.
Não nos é dito se ele permaneceu na boa disposição em que aqui parece ter estado; tampouco há indício de que não tenha permanecido nela. Se um blasfemador e perseguidor tão grande encontrou misericórdia, não foi o último.
Se nossa caridade puder chegar ao ponto de esperar que ele a tenha encontrado, devemos admirar a graça gratuita pela qual perdeu a razão por algum tempo para que pudesse salvar a alma para sempre.