Daniel 11
Argumento
Neste capítulo, o anjo Gabriel cumpre a promessa feita a Daniel no capítulo anterior: “mostrar-lhe o que aconteceria a seu povo nos últimos dias”, conforme o que estava “escrito nas escrituras da verdade”.
Aqui ele prediz em detalhes a sucessão dos reis da Pérsia e da Grécia e os acontecimentos de seus reinos, sobretudo o dano que Antíoco Epifânio causou à igreja em seu tempo, já predito antes (Daniel 8:11-12).
Aqui está:
I. Uma breve predição do estabelecimento da monarquia grega sobre as ruínas da monarquia persa, que havia começado há pouco, vv. 1-4.
II. Uma predição dos acontecimentos dos dois reinos, Egito e Síria, em suas relações mútuas, vv. 5-20.
III. A ascensão de Antíoco Epifânio, seus atos e seus êxitos, vv. 21-29.
IV. O grande dano que causaria à nação e à religião judaicas e seu desprezo por toda religião, vv. 30-39.
V. Sua queda e ruína final, quando estivesse no auge de sua perseguição, vv. 40-45.
Versículos 1 a 4
A Ruína da Monarquia Persa. (a.C. 534.)
Aqui, 1. O anjo Gabriel dá a conhecer a Daniel o bom serviço que prestou à nação judaica (v. 1): “No primeiro ano de Dario, o medo, que destruiu a Babilônia e libertou os judeus daquela casa de servidão, coloquei-me ao seu lado para fortalecê-lo e defendê-lo”.
Isto é: “Fui instrumento para protegê-lo e dar-lhe êxito na guerra e, depois que conquistou a Babilônia, para confirmá-lo na decisão de libertar os judeus”, decisão que, provavelmente, enfrentou muita oposição. Assim, pelo anjo e a pedido do vigilante, a cabeça de ouro foi quebrada e o machado posto à raiz da árvore.
Repare: devemos reconhecer a mão de Deus quando fortalece os amigos da igreja para o serviço que lhe prestarão e os confirma em suas boas resoluções. Para isso, ele usa o ministério dos anjos mais do que percebemos.
Os muitos exemplos que conhecemos do cuidado anterior de Deus pela igreja nos animam a depender dele em novas aflições e dificuldades.
- Gabriel prediz o reinado de quatro reis persas (v. 2): “Agora lhe direi a verdade”. Isto é, o verdadeiro sentido das visões da grande imagem e dos quatro animais; ele explica com palavras claras o que antes fora representado por figuras obscuras.
(1.) Surgirão três reis na Pérsia, além de Dario, em cujo reinado esta profecia foi datada, Daniel 9:1. O senhor Broughton entende que os três são Ciro, Artaxasta ou Artaxerxes, chamado pelos gregos de Cambises, e Assuero, que se casou com Ester, chamado Dario, filho de Histaspes.
Os persas deram a esses três os seguintes títulos: Ciro era pai; Cambises, senhor; e Dario, acumulador. Assim conta Heródoto.
(2.) Haverá um quarto, muito mais rico do que todos eles: Xerxes, cuja riqueza os autores gregos registram. Com sua força — um exército imenso de pelo menos 800.000 homens — e suas riquezas, com as quais sustentava e pagava esse exército, incitou a todos contra o reino da Grécia.
A campanha de Xerxes contra a Grécia é famosa na história, bem como a vergonhosa derrota que sofreu. Aquele que, ao partir, era o terror da Grécia tornou-se, ao voltar, objeto de seu desprezo.
Daniel não precisava ouvir que decepção Xerxes sofreria, pois Xerxes havia impedido a construção do templo. Pouco depois, cerca de trinta anos após o primeiro retorno do cativeiro, Dario, um rei jovem, retomou a construção. Reconheceu que a mão de Deus se voltara contra seus predecessores por tê-la impedido, Esdras 6:7.
- Prediz as conquistas de Alexandre e a divisão de seu reino, v. 3. Ele é o rei poderoso que se levantará contra os reis da Pérsia e governará com grande domínio sobre muitos reinos e com poder despótico. Agirá conforme a própria vontade e também desfará o que quiser, algo que, segundo a lei dos medos e persas, os reis deles não podiam fazer.
Quando Alexandre, após conquistar a Ásia, quis ser adorado como deus, cumpriu-se a declaração de que agiria conforme sua vontade. Tal poder é prerrogativa de Deus, mas Alexandre o reivindicava.
Seu reino, porém, logo seria quebrado e dividido em quatro partes (v. 4), sem passar à sua descendência. Nenhum sucessor reinaria com domínio comparável ao seu: nenhum teria território tão vasto nem poder tão absoluto. Seu reino foi arrancado e entregue a outros, fora de sua família.
Arideu, seu irmão, foi feito rei na Macedônia. Olímpia, mãe de Alexandre, matou Arideu e envenenou os dois filhos de Alexandre, Hércules e Alexandre. Assim, a própria família se extinguiu por suas mãos.
Veja como a pompa, as posses mundanas e o poder pelo qual são adquiridas decaem e perecem. Nunca a vaidade do mundo e de suas maiores coisas foi mostrada com tanta clareza como na história de Alexandre. Tudo é vaidade e aflição de espírito.
Os Acontecimentos do Egito e da Síria; O Reinado de Antíoco, o Grande; A Queda de Antíoco, o Grande. (a.C. 534.)
Versículos 5 a 19
Aqui são preditos:
I. O surgimento e o poder de dois grandes reinos formados com o que restou das conquistas de Alexandre, v. 5:
- O reino do Egito, que ganhou importância com Ptolomeu Lago, um dos capitães de Alexandre. Seus sucessores foram chamados, em referência a ele, de Lágidas. Ele é chamado de rei do sul, isto é, do Egito, nomeado aqui nos v. 8, 42, 43.
Os territórios que no início pertenciam a Ptolomeu são considerados Egito, Fenícia, Arábia, Líbia, Etiópia, etc. Teócrito, Idílio 17.
- O reino da Síria, estabelecido por Seleuco Nicátor, ou “o conquistador”. Foi um dos príncipes de Alexandre, tornou-se mais forte que os outros e teve o maior domínio de todos. Era o mais poderoso entre os sucessores de Alexandre. Dizia-se que governava nada menos que setenta e dois reinos.
Ambos os reinos eram fortes contra Judá, cujos assuntos recebem atenção especial nesta predição. Ptolomeu, logo depois de conquistar o Egito, invadiu a Judeia e tomou Jerusalém num sábado, fingindo fazer uma visita amistosa. Seleuco também perturbou a Judeia.
II. A tentativa infrutífera de unir esses dois reinos, como ferro e barro na imagem de Nabucodonosor (v. 6): “Ao fim de alguns anos, cerca de setenta depois da morte de Alexandre, os Lágidas e os Selêucidas se associarão, mas sem sinceridade. Ptolomeu Filadelfo, rei do Egito, dará sua filha Berenice em casamento a Antíoco Teos, rei da Síria”, que já tinha uma esposa chamada Laodice.
“Berenice irá ao rei do norte para firmar um acordo, mas ele não se sustentará. Ela não conservará a força do braço; nem ela nem sua descendência se estabelecerão no reino do norte. Também não permanecerão Ptolomeu, seu pai, nem Antíoco, seu marido” — entre os quais se faria uma grande aliança — “nem o braço deles. Mas ela será entregue, assim como os que a conduziram”.
Todos os que planejaram o infeliz casamento dela com Antíoco foram entregues. Em vez de produzir, como se esperava, a união das coroas do norte e do sul, ele causou muitos males.
Antíoco se divorciou de Berenice e retomou sua antiga esposa Laodice. Pouco depois, ela o envenenou, mandou matar Berenice e seu filho e pôs no trono o próprio filho que tivera com Antíoco, chamado Seleuco Calínico.
III. Uma guerra entre os dois reinos, v. 7, 8. Um ramo da mesma raiz de Berenice se levantaria em seu lugar. Ptolomeu Evérgeta, filho e sucessor de Ptolomeu Filadelfo, viria com um exército contra Seleuco Calínico, rei da Síria, para vingar a ofensa feita à irmã, e venceria.
Levaria ao Egito ricos despojos de pessoas e bens e reinaria por mais anos que o rei do norte. Esse Ptolomeu reinou quarenta e seis anos. Justino diz que, se seus próprios assuntos não o houvessem chamado de volta, nessa guerra ele teria dominado todo o reino da Síria.
Mas (v. 9) seria obrigado a voltar ao seu reino e à sua terra para manter ali a paz, sem poder continuar a guerra no exterior. Repare: é muito comum uma paz traiçoeira terminar em guerra sangrenta.
IV. O longo e agitado reinado de Antíoco, o Grande, rei da Síria. Seleuco Calínico, o rei do norte vencido (v. 7) que morreu miseravelmente, deixou dois filhos: Seleuco e Antíoco. São os filhos do rei do norte que se agitarão e reunirão numerosas forças para recuperar o que seu pai perdera, v. 10.
Seleuco, o mais velho, era fraco e incapaz de comandar o exército. Foi envenenado por seus amigos e reinou apenas dois anos. Sucedeu-lhe o irmão Antíoco, que reinou trinta e sete anos e recebeu o nome de Grande.
Por isso, embora o anjo fale primeiro de filhos, depois prossegue relatando apenas um. Antíoco tinha somente quinze anos quando começou a reinar. Certamente viria, inundaria e invadiria tudo, e acabaria recuperando o que seu pai perdera.
- Nessa guerra, o rei do sul teria, a princípio, grande sucesso. Ptolomeu Filopátor, indignado com as afrontas de Antíoco, o Grande, sairia para combatê-lo, embora fosse um príncipe indolente. Levaria a campo um exército imenso de 70.000 soldados de infantaria, 5.000 de cavalaria e setenta e três elefantes.
A outra multidão, o exército de Antíoco, com 62.000 soldados de infantaria, 6.000 de cavalaria e 102 elefantes, seria entregue em suas mãos. Políbio, que conviveu com Cipião, relatou em detalhes essa batalha de Ráfia.
Após a vitória, Ptolomeu Filopátor tornou-se muito insolente: seu coração se exaltou. Entrou então no templo de Deus em Jerusalém e, contra a lei, penetrou no lugar santíssimo. Por isso, Deus tem uma contenda com ele. Embora derrube muitas miríades, não será fortalecido por isso a ponto de assegurar seus interesses.
- O rei do norte, Antíoco, o Grande, voltaria com exército maior que o anterior. Ao fim de tempos, isto é, anos, viria com um exército poderoso e grandes riquezas contra o rei do sul, Ptolomeu Epifânio. Este sucedera ao pai, Ptolomeu Filopátor, ainda criança, o que dava vantagem a Antíoco.
Nessa campanha, Antíoco contou com aliados poderosos (v. 14): “Muitos se levantarão contra o rei do sul”. Filipe da Macedônia aliou-se a Antíoco contra o rei do Egito e contra Escopas, general que o rei egípcio enviara à Síria.
Antíoco derrotou Escopas e destruiu grande parte de seu exército. Então os judeus se submeteram voluntariamente a Antíoco, juntaram-se a ele e o ajudaram a sitiar as guarnições de Ptolomeu.
Os salteadores do povo de Daniel se exaltariam para confirmar a visão, ajudando a cumprir esta profecia; mas cairiam e nada alcançariam, v. 14.
Por isso (v. 15), o rei do norte, esse mesmo Antíoco, o Grande, prosseguiria de outra maneira em seu plano contra o rei do sul:
(1.) Tomaria de surpresa as fortalezas do rei do sul. Tudo o que este possuía na Síria e em Samaria, e as armas do sul — todo o poder do rei do Egito —, não conseguiriam resistir a Antíoco.
Veja como a balança da guerra oscila e muda: como na compra e venda, ora se ganha, ora se perde. Às vezes um lado leva vantagem, às vezes o outro. Nada disso, porém, acontece por acaso. Não se trata da chamada sorte da guerra, mas da vontade e do conselho de Deus, que rebaixa uns e exalta outros.
(2.) Tornar-se-ia senhor da terra da Judeia (v. 16). Aquele que viria contra o rei do sul, isto é, o rei do norte, venceria tudo diante de si e faria o que quisesse. Ele se firmaria na terra gloriosa, a terra de Israel. Por suas mãos ela seria devastada e consumida, pois com os despojos dessa boa terra abasteceu seu vasto exército.
A Judeia ficava entre os dois poderosos reinos do Egito e da Síria. Por isso, sofria em todas as disputas entre eles, pois ambos lhe queriam mal. Alguns, porém, leem: “Por suas mãos ela será aperfeiçoada”, como se a passagem indicasse que a Judeia, sob a proteção de Antíoco, floresceria e ficaria em condição melhor que antes.
(3.) Continuaria a guerra contra o rei do Egito e se prepararia para invadi-lo com toda a força de seu reino. Aproveitaria a infância de Ptolomeu Epifânio, e homens retos — muitos israelitas piedosos — tomariam seu partido, v. 17.
Para promover seu plano, daria sua filha Cleópatra em casamento a Ptolomeu. Pretendia que ela fosse uma armadilha e lhe causasse dano, como Saul ao dar sua filha Mical a Davi. Mas Cleópatra não ficaria do lado do pai, nem trabalharia em favor dele; apoiaria o marido. Assim fracassou o plano de Antíoco.
(4.) Sua guerra contra os romanos é predita aqui (v. 18). Voltaria o rosto para as ilhas, as ilhas dos gentios (Gênesis 10:5), a Grécia e a Itália. Tomou muitas ilhas em torno do Helesponto — Rodes, Samos, Delos, etc. — e as dominou pela guerra ou por tratados.
Mas um príncipe ou Estado, conforme alguns entendem — o Senado romano —, ou um comandante, o general romano, faria recair sobre Antíoco a afronta com que este insultara os romanos. Ou faria sua vergonha voltar contra ele e, sem vergonha nem desonra para si próprio, lhe pagaria na mesma moeda.
Isso se cumpriu quando os dois Cipiões foram enviados com um exército contra Antíoco. Aníbal estava então com ele e o aconselhou a invadir e devastar a Itália, como ele mesmo fizera; mas Antíoco não seguiu o conselho.
Cipião travou batalha com ele e o derrotou completamente, embora Antíoco tivesse 70.000 homens e os romanos apenas 30.000. Assim, fez cessar a afronta que Antíoco lhes dirigira.
(5.) Sua queda. Depois de ser totalmente derrotado pelos romanos, obrigado a ceder-lhes tudo o que possuía na Europa e a pagar um tributo muito pesado, voltou à própria terra. Sem saber como levantar dinheiro para pagar o tributo, saqueou um templo de Júpiter.
Isso enfureceu tanto seus próprios súditos que o atacaram e mataram. Assim, foi derrubado, caiu e nunca mais foi encontrado, v. 19.
(6.) Seu sucessor imediato, v. 20. Levantou-se em seu lugar alguém que cobrava impostos, que enviava um extorsionário ou praticava a extorsão. Essa descrição corresponde de modo notável a Seleuco Filopátor, filho mais velho de Antíoco, o Grande. Oprimia muito seus próprios súditos e exigia deles enormes somas.
Quando lhe disseram que assim perderia os amigos, respondeu que não conhecia amigo melhor que o dinheiro. Também tentou roubar o templo de Jerusalém, ao que a passagem parece referir-se especialmente.
Dentro de poucos dias, porém, seria destruído, não pela ira nem em batalha, mas envenenado por Heliodoro, um de seus servos. Reinou apenas doze anos e nada fez de notável.
V. Aprendamos com tudo isso:
Deus, em sua providência, levanta um e derruba outro conforme lhe agrada. Eleva alguns de origens humildes e rebaixa outros que estavam em posição muito alta. Alguns chamaram os grandes homens de bolas de futebol da fortuna; ou melhor, são instrumentos da Providência.
Este mundo está cheio de guerras e combates que nascem das paixões humanas e o transformam num palco de pecado e miséria.
Todas as mudanças e revoluções dos Estados e reinos e cada acontecimento, até o menor e mais incerto, foram previstos com clareza e perfeição pelo Deus do céu. Para ele, nada é novo.
Nenhuma palavra de Deus cairá por terra. O que ele planejou e declarou acontecerá infalivelmente. Até os pecados dos homens serão postos a serviço de seu propósito e contribuirão para que seus desígnios venham à luz no tempo devido; ainda assim, Deus não é o autor do pecado.
Para compreender corretamente certas partes das Escrituras, é necessário consultar autores pagãos. Eles lançam luz sobre as Escrituras e mostram o cumprimento do que nelas foi predito. Temos, portanto, motivo para bendizer a Deus pelo saber humano com o qual muitos prestaram grande serviço às verdades divinas.
O Reinado de Antíoco Epifânio; A Crueldade e a Impiedade de Antíoco; A Morte de Antíoco. (a.C. 534.)
Versículos 21 a 45
Tudo isso é profecia do reinado de Antíoco Epifânio, o chifre pequeno mencionado antes (Daniel 8:9), inimigo declarado da religião judaica e perseguidor implacável dos que permaneciam fiéis a ela.
As aflições dos judeus sob os reis persas não foram preditas a Daniel com tantos detalhes quanto estas. Naquela época, eles tinham consigo profetas vivos, Ageu e Zacarias, para animá-los. As aflições dos dias de Antíoco, porém, foram preditas porque, antes de chegarem, a profecia cessaria e eles precisariam recorrer à palavra escrita.
Alguns pontos dessa predição sobre Antíoco são retomados nas predições do Novo Testamento acerca do anticristo, especialmente os v. 36, 37. Os profetas costumam, ao predizer a prosperidade da igreja judaica, usar expressões aplicáveis ao reino de Cristo e passar quase sem perceber a uma profecia sobre ele.
Do mesmo modo, ao predizer as aflições da igreja, usam expressões com referência ulterior ao reino do anticristo, sua ascensão e ruína. Agora, quanto a Antíoco, o anjo prediz:
I. Seu caráter: seria uma pessoa vil. Chamava a si mesmo Epifânio — “o ilustre” —, mas seu caráter era o contrário do apelido. Os escritores pagãos o descrevem como homem de temperamento esquisito, grosseiro e turbulento, baixo e sórdido.
Às vezes saía escondido da corte para a cidade e se misturava, incógnito, a companhias infames. Disfarçado, associava-se às pessoas comuns e aos estrangeiros mais desprezíveis que chegavam à cidade.
Tinha caprichos tão inexplicáveis que uns o julgavam tolo, outros, louco. Daí o chamarem de Epímanes — “o louco”. É chamado de pessoa vil porque ficara por muito tempo como refém em Roma, em garantia da fidelidade do pai depois que os romanos o subjugaram. Acertou-se que, quando os demais reféns fossem trocados, ele continuaria prisioneiro em liberdade vigiada.
II. Sua ascensão ao trono. Por um ardil, conseguiu que Demétrio, filho de seu irmão mais velho, fosse enviado a Roma como refém em seu lugar, contrariando o acordo de troca. Quando Heliodoro fez seu irmão mais velho desaparecer (v. 20), Antíoco tomou o reino.
As autoridades da Síria não lhe deram a coroa (v. 21), pois sabiam que pertencia ao filho de seu irmão. Tampouco a conquistou pela espada. Veio pacificamente, alegando que reinaria em nome de Demétrio, seu sobrinho, então refém em Roma.
Com a ajuda de Eumenes e Átalo, príncipes vizinhos, conquistou apoio entre o povo. Por lisonjas obteve o reino, firmou-se nele e esmagou Heliodoro, que se levantara contra ele com forças semelhantes a uma inundação. Os que o enfrentaram foram varridos e quebrados diante dele.
Até o príncipe da aliança, seu sobrinho e legítimo herdeiro, foi derrubado. Antíoco fingira firmar com ele um pacto para devolver-lhe o trono quando retornasse, v. 22. Mas, depois de fazer a aliança, agiria com fraude (v. 23), como alguém cuja máxima declarada é que os príncipes só devem cumprir a palavra enquanto isso lhes for vantajoso.
Com o pequeno grupo que inicialmente aderiu a ele, tornar-se-ia forte. Entraria pacificamente nas regiões mais férteis do reino da Síria (v. 24). Diferente de seus predecessores, distribuiria ao povo a presa, os despojos e as riquezas para conquistar-lhe a afeição.
Ao mesmo tempo, planejava artimanhas contra as fortalezas para apoderar-se delas. Sua generosidade, portanto, duraria apenas algum tempo. Depois de tomar as guarnições, não mais distribuiria os despojos, mas governaria pela força, como costumam fazer os que chegam ao poder pela fraude. Quem entra como raposa reina como leão.
Alguns entendem que esses versículos se referem à primeira campanha de Antíoco no Egito. Veio, então, como amigo e protetor do jovem rei Ptolomeu Filométor, não como inimigo. Por isso trouxe poucos seguidores, mas homens valentes e fiéis a seus interesses. Instalou-os em diversas fortalezas egípcias e, assim, tornou-se senhor delas.
III. Sua guerra contra o Egito, na segunda campanha que fez ali, descrita nos v. 25, 27. Antíoco mobilizaria sua força e coragem contra Ptolomeu Filométor, rei do Egito. Ptolomeu, por sua vez, seria instigado à batalha e viria contra ele com exército muito grande e poderoso.
Apesar desse exército imenso, Ptolomeu não conseguiria resistir. As forças de Antíoco venceriam e dominariam as suas, e muitos soldados egípcios cairiam mortos. Não surpreende: o rei do Egito seria traído pelos próprios conselheiros.
Aqueles que comiam de sua porção, se alimentavam de seu pão e viviam às suas custas seriam subornados por Antíoco. Tramariam contra Ptolomeu e eles próprios o destruiriam. Que defesa há contra semelhante traição?
Depois da batalha, iniciariam negociações de paz. Os dois reis se reuniriam à mesma mesa de conselho para acertar os termos do acordo. Nenhum, porém, seria sincero: em suas alegações e promessas de harmonia e amizade, mentiriam um ao outro, pois no coração cada um desejaria causar ao outro todo o mal possível.
Não surpreende, portanto, que a paz não prosperasse. Não duraria; seu fim viria no tempo determinado pela providência divina. Então a guerra rebentaria de novo, como ferida que apenas cicatrizou na superfície.
IV. Outra campanha contra o Egito. Da anterior Antíoco voltara com grandes riquezas (v. 28). Por isso, aproveitou a primeira oportunidade para invadir o Egito novamente, no tempo determinado pela providência divina: dois anos depois, no oitavo ano de seu reinado, v. 29. Iria para o sul.
Essa tentativa, porém, não teria o êxito das duas anteriores; ele não alcançaria seu objetivo como fizera antes repetidas vezes. As naus de Quitim viriam contra ele (v. 30), isto é, a frota romana ou apenas embaixadores do Senado romano que chegaram de navio.
Ptolomeu Filométor, rei do Egito, então estreitamente aliado aos romanos, pediu ajuda contra Antíoco, que o sitiava juntamente com sua mãe, Cleópatra, na cidade de Alexandria.
O Senado romano enviou uma embaixada para ordenar a Antíoco que suspendesse o cerco. Ele pediu tempo para refletir e consultar os amigos. Um dos embaixadores, Popílio, desenhou com seu bastão um círculo ao redor de Antíoco e, falando com autoridade, disse que ele devia dar resposta definitiva antes de sair dali.
Temendo o poder romano, Antíoco foi obrigado a ordenar imediatamente o fim do cerco e a retirada de seu exército do Egito. Assim relatam Tito Lívio e outros a história a que esta profecia se refere. Ele se entristeceria e voltaria, pois ser forçado a ceder assim foi para ele grande contrariedade.
V. Sua fúria e suas crueldades contra os judeus. É essa parte de seu governo — ou, antes, de seu mau governo — que recebe mais atenção nesta predição. Ao voltar da campanha no Egito predita no v. 28, no sexto ano de seu reinado, Antíoco agiu contra os judeus: saqueou a cidade e o templo.
Mas a tempestade mais terrível veio no retorno do Egito, dois anos depois, predito no v. 30. Antíoco passou pela Judeia ao voltar para casa. Como não alcançara seu objetivo no Egito por causa da intervenção dos romanos, descarregou a vingança sobre os pobres judeus.
Eles não lhe haviam dado motivo para isso, mas haviam provocado muito a Deus, que permitiu que ele o fizesse, Daniel 8:23.
- Tinha profunda antipatia pela religião dos judeus: seu coração era contra a santa aliança, v. 28. Também se indignava contra ela (v. 30), a aliança especial pela qual os judeus foram constituídos povo distinto de todas as outras nações e honrado acima delas.
Odiava a lei de Moisés e o culto ao Deus verdadeiro; irritavam-no os privilégios da nação judaica e as promessas que lhe haviam sido feitas. Repare: aquilo que é a esperança e alegria do povo de Deus — a santa aliança — desperta a inveja de seus vizinhos. Esaú odiou Jacó porque este recebeu a bênção. Os que são estranhos à aliança muitas vezes se tornam seus inimigos.
- Executou seus planos maliciosos contra os judeus com a ajuda de alguns apóstatas pérfidos do próprio povo. Manteve contato com os que abandonaram a santa aliança (v. 30), judeus infiéis à religião que introduziram costumes pagãos e fizeram pacto com os gentios.
Vemos o cumprimento disso em 1 Macabeus 1:11-15, onde se diz expressamente que esses judeus renegados se fizeram incircuncisos e abandonaram a santa aliança.
Lemos em 2 Macabeus 4:9 sobre Jasão, irmão do sumo sacerdote Onias, que, nomeado por Antíoco, estabeleceu em Jerusalém uma escola para formar os jovens segundo os costumes pagãos. Em 2 Macabeus 4:23 e seguintes lemos sobre Menelau, que se uniu aos interesses de Antíoco e o ajudou a entrar em Jerusalém nesse último retorno do Egito.
O livro dos Macabeus relata muitos danos causados aos judeus por esses homens traidores de sua própria nação, Jasão, Menelau e seus seguidores. Antíoco se servia deles em todas as ocasiões.
“Aos que agem perversamente contra a aliança, abandonam sua religião e se conformam aos pagãos, ele corromperá com lisonjas, para endurecê-los na apostasia e usá-los como chamariz para atrair outros”, v. 32.
Repare: não surpreende que os que não vivem de acordo com sua religião, mas cuja conduta viola perversamente a aliança, sejam facilmente corrompidos por lisonjas e deixem a religião. Quem naufraga quanto à boa consciência logo naufragará também quanto à fé.
- Profanou o templo. Forças se levantaram a seu favor (v. 31): não só seu exército, que agora trazia do Egito, mas também muitos desertores da religião judaica que se juntaram a ele. Eles contaminaram o santuário da fortaleza, não apenas a cidade santa, mas o templo.
Temos o relato disso em 1 Macabeus 1:21 e seguintes. Antíoco entrou orgulhosamente no santuário e levou o altar de ouro, o candelabro, etc. Por isso (v. 25) houve grande luto em Israel: os príncipes e anciãos choraram, etc.
E, segundo 2 Macabeus 5:15 e seguintes, Antíoco entrou no templo santíssimo, guiado por Menelau, traidor da lei e de sua própria pátria.
Antíoco, decidido a impor sua religião a todos à sua volta, suprimiu o sacrifício diário, v. 31. Alguns observam que a palavra Tammidh, que significa apenas “diário”, só aqui e na passagem paralela é usada para designar o sacrifício diário.
Seria como se se deixasse de propósito a liberdade de completar a expressão com “sacrifício”, suprimido por Antíoco, ou com “culto do evangelho”, suprimido pelo anticristo.
Então instalou sobre o altar a abominação da desolação (1 Macabeus 1:54), até um altar idólatra (v. 59), e chamou o templo de “templo de Júpiter Olímpico”, 2 Macabeus 6:2.
- Perseguiu os que conservaram a integridade. Embora muitos abandonem a aliança e ajam perversamente contra ela, há um povo que conhece seu Deus e preserva o conhecimento dele. Essas pessoas serão fortes e realizarão grandes feitos, v. 32.
Enquanto outros cedem às exigências do tirano e entregam a consciência às suas imposições, elas permanecem corajosamente firmes, resistem à tentação e fazem o próprio tirano envergonhar-se de atacá-las.
O bom e velho Eleazar, um dos principais escribas, quando lhe enfiaram carne de porco na boca, cuspiu-a com coragem. Sabia que por isso seria torturado até a morte, como de fato foi, 2 Macabeus 6:19.
A mãe e seus sete filhos foram mortos por permanecer fiéis à religião, 2 Macabeus 7. Isso bem podia ser chamado de grande feito: escolher sofrer em vez de pecar é uma grande realização.
Foi pela fé, por serem fortes na fé, que realizaram esses feitos. Foram torturados sem aceitar livramento, como diz o apóstolo, provavelmente em referência a essa história, Hebreus 11:35. Ou a passagem pode referir-se à coragem militar e aos feitos de Judas Macabeu e de outros na luta contra Antíoco.
Repare: o verdadeiro conhecimento de Deus é e será a força da alma. Fortalecidas por ele, as almas agraciadas realizam grandes feitos. Os que conhecem o nome de Deus confiarão nele e, mediante essa confiança, realizarão grandes coisas.
Sobre esse povo que conhecia seu Deus, é-nos dito:
(1.) Instruiriam a muitos, v. 33. Fariam questão de mostrar aos outros o que aprenderam sobre a diferença entre verdade e falsidade, bem e mal. Repare: quem possui o conhecimento de Deus deve transmiti-lo às pessoas à sua volta. Essa caridade espiritual precisa ser ampla: deve instruir a muitos.
Alguns entendem que se trata de uma associação recém-formada para difundir o conhecimento divino, chamada Assideus. Eram homens piedosos — “pietistas”, como significa o nome —, conhecedores da lei e zelosos por ela. Instruíram a muitos.
Repare: em tempos de perseguição e apostasia, tempos de prova, os que têm conhecimento devem usá-lo para fortalecer e firmar os outros. Quem entende corretamente deve fazer o possível para levar outros a entender, pois o conhecimento é um talento que precisa ser posto a render.
Ou instruiriam a muitos por sua perseverança no dever e por sofrerem com paciência por causa dele. Bons exemplos instruem a muitos e, para muitos, são o ensino mais poderoso.
(2.) Cairiam pela crueldade de Antíoco: seriam torturados e mortos por sua fúria. Embora fossem tão excelentes e sábios e tão úteis aos demais, Antíoco não lhes mostraria misericórdia; cairiam por alguns dias, conforme outra leitura. “Terás tribulação por dez dias”, Apocalipse 2:10.
Nos livros dos Macabeus lemos muito sobre a crueldade de Antíoco contra os judeus piedosos: quantos matou em guerras e quantos assassinou a sangue-frio. Mulheres foram mortas porque haviam circuncidado os filhos, e os bebês foram pendurados no pescoço delas, 1 Macabeus 1:60, 61.
Mas por que Deus permitiu isso? Como conciliar tais acontecimentos com sua justiça e bondade? Respondo: muito bem, se considerarmos o que ele pretendia com isso (v. 35). Alguns dos sábios cairiam, mas para o bem da igreja e para seu próprio proveito espiritual: para serem provados, purificados e embranquecidos.
Eles próprios precisavam dessas aflições. Até os melhores têm manchas a lavar e escórias a eliminar. Suas dificuldades, especialmente sua parte nos sofrimentos públicos, ajudam nesse processo.
Quando santificadas pela graça de Deus, as aflições servem para mortificar suas corrupções, desprendê-los do mundo e despertá-los para maior seriedade e diligência na religião.
São provados como a prata refinada na fornalha para perder as escórias; purificados como o trigo separado da palha no celeiro; e embranquecidos como o tecido ao qual o lavadeiro remove as manchas. Veja 1 Pedro 1:7.
Seus sofrimentos por causa da justiça provariam e purificariam a nação judaica. Convenceriam os judeus da verdade, excelência e força daquela santa religião pela qual esses sábios morreram.
O sangue dos mártires é semente da igreja; é sangue precioso, e nenhuma gota deveria ser derramada senão por causa de algo tão valioso.
(3.) A causa da religião, embora atacada, não seria derrotada. Quando caíssem, não seriam lançados por terra definitivamente, mas receberiam um pouco de ajuda, v. 34.
Judas Macabeu, seus irmãos e uns poucos companheiros enfrentariam o tirano e defenderiam a causa ofendida de sua religião. Derrubaram os altares idólatras, circuncidaram as crianças que encontraram sem circuncisão, recuperaram a lei das mãos dos gentios, e a obra prosperou em suas mãos, 1 Macabeus 2:45 e seguintes.
Repare: os que defendem a causa da religião quando ela é ameaçada e atacada, ainda que não sejam imediatamente libertados nem saiam vitoriosos, receberão auxílio no presente. Uma pequena ajuda não deve ser desprezada; em tempos muito maus, devemos agradecer por algum reavivamento.
Também é predito que muitos se uniriam a eles com lisonjas. Ao verem os Macabeus prosperar, alguns judeus sem verdadeira amizade pela religião se juntariam a eles. Fingiriam amizade para traí-los ou na esperança de ascender com eles. Mas a prova de fogo (v. 35) separaria o precioso do vil e mostraria quem é íntegro e quem não é.
(4.) Embora essas aflições possam durar muito, terão fim. Ocorrerão até o tempo determinado, prazo limitado e fixado no conselho divino. Essa guerra acabará. Até aqui chegará o poder do inimigo, e não mais longe; aqui pararão suas ondas orgulhosas.
- Antíoco se tornou muito orgulhoso, insolente e profano. Envaidecido com as conquistas, desafiou o céu e pisoteou tudo o que era sagrado, v. 36 e seguintes. Alguns pensam que aqui começa uma profecia sobre o anticristo, o reino papal.
É claro que São Paulo, em sua profecia da ascensão e do governo do homem do pecado, alude a esta passagem (2 Tessalonicenses 2:4). Isso mostra que Antíoco era figura desse inimigo, assim como também a Babilônia.
Como, porém, o trecho continua sem interrupção as profecias anteriores acerca de Antíoco, parece-me provável que se refira principalmente a ele e que tenha nele seu cumprimento primeiro. Ao outro inimigo se aplicaria apenas por extensão.
(1.) Desonraria de modo ímpio o Deus de Israel, o único Deus vivo e verdadeiro, aqui chamado Deus dos deuses. Desafiando a Deus e à sua autoridade, agiria conforme a própria vontade contra o povo e a santa religião de Deus. Exaltar-se-ia acima dele, como fez Senaqueribe, e diria coisas espantosas contra ele, suas leis e suas instituições.
Isso se cumpriu quando Antíoco proibiu os sacrifícios no templo de Deus e ordenou que se profanassem os sábados, o santuário e o povo santo, etc. Pretendia fazê-los esquecer a lei e mudar todas as ordenanças, sob pena de morte, 1 Macabeus 1:45.
(2.) Desprezaria orgulhosamente todos os outros deuses e se engrandeceria acima de qualquer um, até dos deuses das nações. Antíoco escreveu a seu próprio reino ordenando que todos abandonassem os deuses que adoravam e passassem a adorar os que ele determinasse. Isso contrariava o costume de todos os conquistadores anteriores, 1 Macabeus 1:41, 42.
Todos os pagãos obedeceram à ordem do rei. Por mais apegados que fossem a seus deuses, não os julgavam dignos de sofrer por eles. Sendo ídolos, pouco lhes importava quais adorariam. Antíoco não respeitava deus algum, mas se engrandecia acima de todos, v. 37.
Era tão orgulhoso que se julgava acima da condição de homem mortal. Pensava poder dar ordens às ondas do mar e alcançar as estrelas do céu, conforme se descrevem sua insolência e arrogância em 2 Macabeus 9:8, 10.
Assim, venceu tudo diante de si até que se completasse a indignação (v. 36), até percorrer todo o caminho e encher a medida da própria iniquidade. O que foi determinado acontecerá, nem mais nem menos.
(3.) Ao contrário do costume pagão, desprezaria o deus de seus pais, v. 37. Entre os pagãos, o apego à religião dos antepassados era quase tão natural quanto o desejo das mulheres.
Se alguém percorrer as ilhas de Quitim, não encontrará exemplo de uma nação que tenha trocado seus deuses, Jeremias 2:10, 11. Antíoco, porém, não respeitaria o deus de seus pais. Criou leis para abolir a religião do país e introduzir os ídolos dos gregos.
Seus predecessores haviam honrado o Deus de Israel e feito grandes doações ao templo de Jerusalém (2 Macabeus 3:2, 3). Ele, ao contrário, dirigiu os maiores insultos a Deus e a seu templo.
O fato de não respeitar o desejo das mulheres pode indicar sua crueldade bárbara: não pouparia idade nem sexo, nem mesmo as mulheres delicadas. Pode indicar seus desejos contrários à natureza ou, de modo geral, seu desprezo por tudo o que importa a homens honrados. Também pode referir-se a algo que não encontramos nos registros históricos.
A menção conjunta do deus de seus pais sugere que as idolatrias de seu país satisfaziam mais os desejos da carne do que as de outros países — Luciano escreveu sobre as deusas sírias —, mas nem isso bastou para mantê-lo fiel a elas.
(4.) Estabeleceria um deus desconhecido, um deus novo, v. 38. Em seu lugar, no lugar do deus de seus pais — Apolo e Diana, divindades do prazer —, honraria o deus das forças. Seria uma suposta divindade de poder, desconhecida e não adorada por seus pais.
Como queria ser considerado superior a seus pais em sabedoria e força, honraria esse deus com ouro, prata e pedras preciosas. Nada lhe pareceria bom demais para o deus que escolhera.
Parece tratar-se de Júpiter Olímpico, conhecido entre os fenícios como Baal-Semem, “senhor do céu”, mas nunca introduzido entre os sírios antes de Antíoco.
Assim agiria nas fortalezas mais poderosas, no templo de Jerusalém, chamado “santuário da fortaleza” no v. 31 e aqui “fortalezas das defesas”. Ali instalaria a imagem desse deus estrangeiro.
Alguns leem: “Entregará as defesas do poder”, ou do Deus fortíssimo, isto é, Jerusalém, a um deus estrangeiro. Antíoco colocou a cidade sob a proteção e o governo de Júpiter Olímpico.
Não apenas reconheceria esse deus, mas aumentaria sua glória, colocando-lhe a imagem até sobre o altar de Deus. Faria os ministros desse ídolo governar a muitos, dando-lhes posições de poder e confiança. Eles repartiriam a terra para obter lucro e seriam mantidos com fartura pelos rendimentos do país.
Alguns entendem que o Mahuzzim, ou deus das fortalezas, adorado por Antíoco seria o dinheiro. Diz-se que ele responde a tudo e é o grande ídolo das pessoas mundanas.
Há aqui muito que se pode aplicar ao homem do pecado. Ele se exalta acima de tudo o que se chama deus ou recebe adoração e se engrandece acima de todos. Seus aduladores o chamam de “nosso senhor deus, o papa”.
Ao proibir o casamento e enaltecer a vida de solteiro, alega não respeitar o desejo das mulheres. Honra também o deus das forças, o deus Mahuzzim, ou das fortalezas: santos e anjos que seus seguidores tomam por protetores, como os antigos pagãos faziam com seus demônios.
Fazem-nos patronos de diversos países, etc., e os honram com vastos tesouros dedicados a eles. Nisso o erudito senhor Mede vê o cumprimento da profecia e entende que a passagem é mencionada em 1 Timóteo 4:1, 2.
VI. Parece haver aqui outra campanha contra o Egito ou, pelo menos, outra disputa com ele. Os romanos haviam impedido Antíoco de invadir os domínios de Ptolomeu, mas agora o rei do sul o atacaria (v. 40), tentando tomar parte de seus territórios.
Antíoco, o rei do norte, viria contra ele como um turbilhão, com rapidez e fúria incríveis, carros, cavaleiros e muitos navios: um grande exército. Atravessaria países, inundando-os e passando adiante.
Nessa marcha veloz, derrubaria muitos países e entraria na terra gloriosa, a terra de Israel. É a mesma palavra traduzida por “terra formosa” em Daniel 8:9.
Faria estragos terríveis entre as nações vizinhas. Algumas, porém, escapariam de sua fúria, em particular Edom, Moabe e os principais dos filhos de Amom, v. 41. Não exigiu tributo desses países, pois haviam se aliado a ele contra os judeus.
O Egito, sobretudo, não escaparia: Antíoco o deixaria na pobreza, de tão completamente que o saquearia. Alguns consideram essa sua quarta e última campanha contra o Egito, no décimo ou décimo primeiro ano de seu reinado, sob o pretexto de ajudar o irmão mais novo de Ptolomeu Filométor contra ele.
Não lemos sobre grande matança nessa campanha, mas sobre saque imenso. Ao que parece, era para isso que ele viera: teria poder sobre os tesouros de ouro e prata e sobre todas as coisas preciosas do Egito, v. 43.
Políbio, citado por Ateneu, relata que Antíoco reuniu enormes riquezas ao saquear o jovem Filométor, romper a aliança com ele e receber contribuições de seus amigos. Gastou uma fortuna num triunfo à imitação de Paulo Emílio; Políbio descreve a extravagância desse evento.
Aqui nos é dito como conseguiu o dinheiro que gastou tão prodigamente. Observa-se também como se serviu dos líbios e etíopes, vizinhos do Egito: acompanhavam seus passos, estavam a seus pés, às suas ordens, e invadiam o Egito para servi-lo.
VII. Aqui se prediz a queda e a ruína de Antíoco, como antes em Daniel 8:25. No auge da honra, animado pela vitória e carregado de despojos, seria perturbado por notícias do leste e do norte, isto é, do nordeste, v. 44.
Ou receberia informações de ambas as regiões, oriental e setentrional, de que o rei da Pártia invadia seu reino. Isso o obrigou a abandonar os projetos em curso e marchar contra os persas e partos que se rebelavam.
Ficou contrariado. Planejava então destruir inteiramente a nação judaica, mas a campanha o desviou desse propósito e nela pereceu. Isso é explicado numa passagem de Tácito, embora ímpia: ele elogia a tentativa de Antíoco de eliminar a “superstição” dos judeus e introduzir entre eles os costumes gregos.
Tácito escreve ut teterrimam gentem in melius mutaret — “para melhorar uma nação odiosa” — e lamenta que a guerra contra os partos tenha impedido Antíoco de levar o plano até o fim.
Temos aqui:
- O último esforço de sua fúria contra os judeus. Quando se viu perplexo e embaraçado por seus problemas, Antíoco saiu com grande furor para destruir muitos por completo, v. 44.
Encontramos a história em 1 Macabeus 3:27 e seguintes. Ao saber dos êxitos de Judas Macabeu, Antíoco se enfureceu e ordenou a Lísias que destruísse Jerusalém.
Então armou as tendas de seu palácio, ou as tendas de sua corte, entre os mares: entre o Grande Mar e o Mar Morto. Instalou seu pavilhão real em Emaús, perto de Jerusalém. Assim mostrava que, mesmo sem poder estar presente, dera aos comandantes poder pleno para conduzir a guerra contra os judeus com o máximo rigor.
Pôs ali sua tenda como se houvesse tomado posse do glorioso monte santo e o chamado de seu. Repare: quando a impiedade se torna muito atrevida, podemos ver que sua ruína está próxima.
- Seu fim: morreria sem que ninguém o ajudasse. Deus o eliminaria no meio de seus dias, e ninguém poderia impedir sua queda. É o mesmo predito em Daniel 8:25 — “Será quebrado sem intervenção humana” —, onde examinamos seu fim miserável.
Repare: quando chega o tempo de Deus pôr fim aos opressores orgulhosos, ninguém consegue ajudá-los e talvez ninguém queira fazê-lo. Quem, no auge do poder, deseja ser temido por todos descobrirá, na aflição, que não é amado por ninguém.
Ninguém lhe estenderá sequer a mão ou fará uma oração para ajudá-lo. E, se o Senhor não ajuda, quem ajudará?
Nada se profetiza aqui sobre os reis que sucederam a Antíoco. Ele foi o inimigo mais malicioso e danoso da igreja, figura do filho da perdição, a quem o Senhor consumirá com o sopro de sua boca e destruirá com o esplendor de sua vinda. Ninguém o ajudará.