Daniel 10
Argumento
Este capítulo e os dois seguintes, que concluem o livro, compõem uma só visão e profecia. Ela foi comunicada a Daniel para proveito da igreja, não por sinais e figuras, como antes (Daniel 7 e 8), mas por palavras expressas. Isso ocorreu cerca de dois anos depois da visão do capítulo anterior. Daniel orava diariamente, mas só de vez em quando recebia uma visão.
Neste capítulo temos algumas coisas que introduzem a profecia; no capítulo 11, as predições específicas; e, em Daniel 12, sua conclusão. Este capítulo nos mostra: I. O jejum e a humilhação solenes de Daniel antes de receber a visão, vv. 1-3. II. A aparição gloriosa do Filho de Deus a ele e a profunda impressão que lhe causou, vv. 4-9.
III. O ânimo que lhe foi dado para esperar uma revelação dos acontecimentos futuros que seria satisfatória e útil tanto para os outros quanto para si mesmo. Daniel também seria capacitado a compreender o sentido dessa revelação, apesar de difícil, e a suportar seu esplendor, apesar de ofuscante e terrível, vv. 10-21.
Versículos 1 a 9
Visão junto ao Rio Hidequel. (a.C. 534.)
Esta visão é datada do terceiro ano de Ciro, isto é, do seu reinado após a conquista da Babilônia: o terceiro ano desde que Daniel o conhecera e se tornara seu súdito. Aqui está:
I. Uma ideia geral dessa profecia (v. 1): “A coisa era verdadeira”; toda palavra de Deus o é. Era verdade que Daniel tivera essa visão e que tais coisas haviam sido ditas. Ele o atesta solenemente, empenhando sua palavra de profeta. Et hoc paratus est verificare — estava preparado para comprová-lo.
Se era uma palavra vinda do céu, sem dúvida era firme e digna de confiança. Mas “o tempo determinado era longo”, estendendo-se até o fim do reinado de Antíoco, um período de trezentos anos: muito tempo, de fato, quando visto como algo ainda por vir.
Mais ainda: como é costume dos profetas aludir às realidades espirituais e eternas, há nessa profecia elementos que, como figura, apontam até para o fim do mundo e a ressurreição dos mortos. Daniel, portanto, tinha razão para dizer que o tempo determinado era longo.
Contudo, a visão lhe foi apresentada com tanta clareza como se fosse história, e não profecia. Ele compreendeu a coisa; ela lhe foi comunicada de modo tão distinto e ele a recebeu tão bem que podia dizer que entendia a visão. Ela atuou menos sobre sua imaginação do que sobre seu entendimento.
II. Um relato de como Daniel mortificou a si mesmo antes de receber essa visão. Não o fez por esperá-la; tampouco parece que, quando fez a oração solene de Daniel 9, esperasse uma visão em resposta. Fez isso apenas por devoção e piedosa solidariedade com o povo aflito de Deus.
Passou três semanas inteiras em luto (v. 2) por seus pecados, pelos pecados do povo e por suas dores. Alguns pensam que o motivo particular do luto foi a preguiça e a indiferença de muitos judeus. Embora tivessem liberdade para voltar à sua terra, permaneceram na terra do cativeiro, sem saber avaliar os privilégios que lhes eram oferecidos.
Talvez isso afligisse Daniel ainda mais porque os que assim agiam se justificavam com seu exemplo, embora não tivessem o mesmo motivo que ele para ficar. Outros pensam que o luto se deveu à notícia dos obstáculos impostos pelos inimigos dos judeus à construção do templo.
Esses inimigos contrataram conselheiros contra os judeus para frustrar seu propósito (Esdras 4:4-5) durante todos os dias de Ciro. Conseguiram seu objetivo com o filho dele, Cambises, ou Artaxerxes, que governou enquanto Ciro estava ausente na guerra contra os citas.
Repare: os homens bons não podem deixar de lamentar quando veem como a obra de Deus avança lentamente no mundo e quanta oposição encontra, quão fracos são seus amigos e quão ativos seus inimigos.
Durante os dias de seu luto, Daniel não comeu pão agradável. Não podia viver sem alimento, mas comia pouco e de modo muito frugal; mortificava-se tanto na qualidade quanto na quantidade do que comia. Isso pode realmente ser considerado jejum e sinal de humilhação e tristeza.
Não comia o pão agradável a que estava acostumado, mas um pão grosseiro e desagradável ao paladar, que não o tentaria a comer mais do que o estritamente necessário para sustentar o corpo. Assim como os adornos, as iguarias são muito impróprias para um dia de humilhação.
Daniel não comeu carne, não bebeu vinho nem se ungiu durante aquelas três semanas, v. 3. Embora já fosse muito idoso e pudesse alegar que seu corpo enfraquecido precisava de alimento nutritivo; embora fosse um homem muito importante e pudesse alegar que, acostumado a comidas finas, não podia passar sem elas sem prejudicar a saúde, ainda assim soube negar a si mesmo.
Fez isso tanto para dar testemunho de sua devoção quanto para ajudá-la. Que se registre isso para vergonha de muitos jovens de condição comum que não conseguem convencer-se a negar a si mesmos dessa maneira.
III. Uma descrição da pessoa gloriosa que Daniel viu na visão e que, segundo o consenso geral, não podia ser outra senão o próprio Cristo, a Palavra eterna. Daniel estava à margem do rio Hidequel (v. 4), provavelmente caminhando ali não por diversão, mas para devoção e contemplação, como Isaque andava pelo campo para meditar.
Como homem de distinção, tinha servos que o acompanhavam a certa distância. Ali ergueu os olhos e viu um homem, Cristo Jesus. Devia ser ele, pois aparece com a mesma semelhança com que apareceu a São João na ilha de Patmos, Apocalipse 1:13-15.
Sua vestimenta era sacerdotal, pois ele é o sumo sacerdote da nossa profissão de fé: estava vestido de linho, como o próprio sumo sacerdote no grande dia da expiação. Seus lombos estavam cingidos — na visão de São João, era o peito que estava cingido — com um cinto feito do ouro mais fino, o de Ufaz; tudo o que diz respeito a Cristo é o melhor em sua espécie.
O cingir dos lombos indica sua disposição e diligência em dedicar-se à obra como servo do Pai, no negócio de nossa redenção. Sua figura era amável; seu corpo, semelhante ao berilo, pedra preciosa da cor do céu.
Seu semblante inspirava reverência e bastava para aterrorizar quem o contemplasse, pois o rosto era como a aparência do relâmpago, que ofusca os olhos, ilumina e ameaça. Seus olhos eram brilhantes e cintilantes como lâmpadas de fogo. Seus braços e pés reluziam como bronze polido, v. 6. Sua voz era alta, forte e penetrante, como a voz de uma multidão.
A vox Dei — voz de Deus — pode sobrepujar a vox populi — voz do povo. Assim, Cristo apareceu em glória, e isso deve levar-nos: 1. A pensar nele com elevada estima e honra. Considerem agora quão grande é esse homem e deem-lhe a primazia em todas as coisas.
- A admirar sua condescendência por nós e por nossa salvação. Sobre todo esse esplendor, lançou um véu quando assumiu a forma de servo e se esvaziou.
IV. A influência extraordinária que essa aparição exerceu sobre Daniel e seus acompanhantes e o terror que incutiu nele e neles:
- Seus acompanhantes não viram a visão; não convinha que fossem honrados com tal vista. Há uma revelação divina oferecida a todos, e ninguém fica excluído do convívio com ela, a não ser quem exclui a si mesmo. Mas tal visão devia ser própria de Daniel, que era um favorecido.
Os companheiros de Paulo perceberam a luz, mas não viram homem algum, Atos 9:7; 22:9. Repare: é honra dos amados de Deus conhecerem aquilo que está oculto aos demais. Cristo se manifesta a eles, mas não ao mundo, João 14:22.
Embora não vissem a visão, foram tomados por um tremor inexplicável. Talvez fosse pela voz que ouviram ou por algum estranho abalo ou vibração do ar que sentiram. Seja como for, um grande tremor caiu sobre eles, e fugiram para esconder-se, provavelmente entre os salgueiros que cresciam à beira do rio.
Repare: muitos têm um espírito de escravidão que os leva ao medo, mas nunca recebem o espírito de adoção. Para eles, Cristo nunca foi nem será outra coisa senão motivo de terror.
O medo dos acompanhantes de Daniel confirma a veracidade da visão. Ela não podia ser fantasia de Daniel nem produto de sua imaginação exaltada, pois exerceu efeito real, poderoso e estranho sobre as pessoas que estavam ao redor dele.
- Daniel viu a visão, e só ele a viu, mas não conseguiu suportá-la. Ela não apenas ofuscou seus olhos, mas também sobrecarregou seu espírito, de modo que não lhe restou força alguma, v. 8. Disse, como o próprio Moisés: “Temo sobremaneira e tremo”.
Seu espírito estava tão ocupado, seja na intensa contemplação da glória daquela visão, seja em fortalecer o coração contra o terror que ela causava, que seu corpo ficou quase sem vida e sem ânimo. Não havia vigor nele; faltava-lhe pouco para ser um cadáver. Estava pálido como a morte, perdera a cor, sua formosura se transformara em corrupção e não conservava força alguma.
Repare: nem os maiores e melhores homens conseguem suportar as manifestações imediatas da glória divina. Ninguém pode vê-la e continuar vivo; contemplar um vislumbre dela, como Daniel, é chegar perto da morte. Os santos glorificados, porém, veem Cristo como ele é e conseguem suportar a visão.
Apesar de a visão de Cristo ter abatido Daniel, ele ouviu a voz das palavras dele e entendeu o que dizia. Repare: devemos tomar cuidado para que a reverência pela glória de Deus, que deveria despertar-nos para ouvir sua voz tanto na palavra quanto na providência, não degenere em tal pavor dele que nos torne incapazes ou indispostos a ouvi-la.
Ao que parece, quando a visão de Cristo aterrorizou Daniel, a voz de suas palavras logo o acalmou e tranquilizou, silenciando seu medo e fazendo-o adormecer em santa segurança e serenidade de espírito. Quando ouvi a voz das suas palavras, caí num sono, um sono doce, de bruços e com o rosto voltado para o chão.
Ao ver a visão, Daniel se lançou prostrado numa postura de adoração muito humilde e adormeceu. Não foi por falta de atenção ao que ouvia e via, mas por ter sido cativado por aquilo.
Repare: por mais terrível que Cristo pareça aos que estão convictos do pecado e, por causa dele, aterrorizados, há em sua palavra o suficiente para acalmar-lhes o espírito e dar-lhes paz, se apenas lhe derem atenção e a aplicarem.
Versículos 10 a 21
Daniel Alarmado e Consolado. (a.C. 534.)
É preciso muito para tornar Daniel capaz de suportar o que Cristo tem a lhe dizer. Ele continua assustado e se recupera com dificuldade e muita lentidão; ainda assim, recebe respostas e sustento por meio de palavras boas e consoladoras. Vejamos como aos poucos volta a si e reunamos as diversas passagens que tratam desse mesmo assunto.
I. Daniel está profundamente consternado e acha muito difícil livrar-se disso. A mão que o tocou primeiro o pôs sobre os joelhos e as palmas das mãos, v. 10.
Repare: a força e o consolo costumam chegar aos poucos para os que estiveram abatidos e inquietos por muito tempo. Primeiro recebem um pouco de ajuda para se levantar, depois mais. Depois de dois dias nos reavivará e, então, no terceiro dia nos levantará. Não devemos desprezar o dia das pequenas coisas, mas agradecer pelos primeiros sinais de misericórdia.
Depois Daniel recebe ajuda para se erguer, mas permanece de pé tremendo (v. 11), com medo de cair de novo. Repare: antes de dar força e poder a seu povo, Deus o faz perceber a própria fraqueza. “Tremi em mim mesmo, para que repousasse no dia da angústia”, Habacuque 3:16.
Mais tarde, embora Daniel recobrasse nos membros força suficiente para permanecer firme, conta-nos (v. 15) que voltou o rosto para o chão e ficou mudo. Era como um homem atônito, sem saber o que dizer: a admiração e o medo lhe haviam tirado a fala. Relutava em conversar com alguém tão acima dele e guardou silêncio, sim, até acerca do bem, enquanto não recuperou um pouco a compostura.
Por fim, recuperou não só o uso dos pés, mas também o da língua. Quando abriu a boca (v. 16), foi para justificar seu longo silêncio: realmente não ousava falar, não conseguia falar.
“Ó meu senhor” — assim, com grande humildade, o profeta chama o anjo, embora os anjos, também com grande humildade, se chamassem conservos dos profetas (Apocalipse 22:9) —, “por causa da visão, minhas dores se voltaram contra mim”.
Elas irromperam violentamente sobre ele. A consciência de sua condição pecaminosa e dolorosa se voltou contra ele ao ver a pureza e o brilho do anjo. Repare: o homem, que perdeu a integridade, tem motivo para corar e envergonhar-se de si mesmo ao ver ou considerar a glória dos anjos benditos que conservaram sua integridade.
Minhas dores se voltaram contra mim, e não me restou força para resistir a elas ou manter a cabeça erguida diante delas. De novo (v. 17), como alguém quase morto de medo, queixa-se: Quanto a mim, logo não me restou força para receber essas manifestações da glória divina e essas revelações da vontade divina; mais ainda, não me restou fôlego.
Sofreu tal deliquium, desfalecimento, que não conseguia tomar um fôlego após o outro: ofegava, definhava e estava quase sem ar. Vejam como nos é benéfico que o tesouro da revelação divina seja posto em vasos de barro e que Deus nos fale por homens semelhantes a nós, e não por anjos.
Por mais que, em nossa impaciência, desgostemos do modo como Deus trata conosco e desejemos outro, é certo que, se fôssemos postos à prova, todos pensaríamos como Israel no monte Sinai. Ali disseram a Moisés: “Fala tu conosco, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos”, Êxodo 20:19. Se Daniel não pôde suportar, como poderíamos nós?
Daniel insiste nesse ponto para explicar seu silêncio aparentemente irreverente, que de outro modo seria censurável: “Como pode o servo deste meu senhor falar com este meu senhor?”, v. 17.
Repare: sempre que entramos em comunhão com Deus, convém reconhecer a grande distância e desproporção entre nós e os santos anjos, e a distância infinita e total falta de proporção entre nós e o Deus santo. Devemos admitir que, por causa da escuridão, não conseguimos ordenar nossas palavras. Como nós, que somos pó e cinza, falaremos com o Senhor da glória?
II. O anjo bendito que Cristo empregou para falar com Daniel deu-lhe todo o ânimo e consolo possíveis. Ao que parece, quem aqui o tocou e falou com ele não foi aquele cuja glória vira na visão (vv. 5-6). Aquele era Cristo; este parece ter sido o anjo Gabriel, a quem Cristo já havia mandado instruir Daniel, Daniel 8:16.
Aquela aparição gloriosa, como a do Deus da glória a Abraão (Atos 7:2), servia para dar autoridade ao que o anjo diria e despertar atenção. O próprio Cristo consolou João quando este, em situação semelhante, caiu a seus pés como morto (Apocalipse 1:17). Aqui, porém, o fez por meio do anjo, que Daniel viu revestido de glória muito inferior à da visão dos versículos anteriores.
Esse anjo era “semelhante aos filhos dos homens” (v. 16), alguém “com aparência de homem”, v. 18. Quando ele simplesmente aparecera antes (Daniel 9:21), não consta que Daniel se perturbasse como aconteceu com esta visão. Por isso, o anjo é empregado aqui pela terceira vez junto a Daniel.
- O anjo lhe estendeu a mão para ajudá-lo: tocou-o e o pôs sobre as mãos e os joelhos (v. 10), senão teria continuado prostrado. Tocou-lhe os lábios (v. 16), senão teria continuado mudo. Tornou a tocá-lo (v. 18) e lhe deu forças, senão teria continuado cambaleando e tremendo.
Repare: só a mão do poder de Deus, acompanhando a palavra de sua graça, pode remediar eficazmente todas as nossas aflições e corrigir tudo o que está errado em nós. Um toque do céu nos leva aos joelhos, põe-nos de pé, abre-nos os lábios e nos fortalece; pois é Deus quem atua sobre nós e em nós, tanto no querer quanto no fazer o bem.
Assegurou a Daniel o grande favor que Deus lhe tinha: “Tu és um homem muito amado” (v. 11); e de novo (v. 19): “Ó homem muito amado!” Repare: nada é mais capaz, nada é mais eficaz para reanimar o espírito abatido dos santos, do que a certeza do amor de Deus por eles. Os que Deus ama são de fato muito amados; saber disso já é consolo suficiente.
Acalmou seus temores e animou suas esperanças com palavras boas e consoladoras. Disse-lhe: “Não temas, Daniel” (v. 12); e de novo (v. 19): “Ó homem muito amado, não temas; paz seja contigo; sê forte, sim, sê forte”.
Nunca uma mãe carinhosa acalmou com mais compaixão e afeto um filho aflito ou assustado do que o anjo acalmou Daniel. Os amados de Deus não têm motivo para temer mal algum: a paz lhes pertence. O próprio Deus lhes anuncia paz; com esse fundamento, eles também devem tranquilizar a si mesmos. Essa paz, essa alegria do Senhor, será sua força.
Acaso Deus contenderá conosco com seu grande poder? Tirará vantagem de termos sido vencidos pelo terror que ele inspira? Não; ele nos dará força, Jó 23:6. Foi o que fez por Daniel quando, por causa do esplendor da visão, já não lhe restava força própria. Daniel reconhece isso (v. 19): “Quando ele falou comigo, fui fortalecido”.
Repare: pela sua palavra, Deus comunica vida, força e ânimo ao seu povo; se diz “Sê forte”, o poder acompanha a palavra. Agora que Daniel experimentou a eficácia da palavra e da graça fortalecedoras de Deus, está pronto para tudo: agora fale, meu senhor. Posso ouvir, posso suportar e estou pronto a agir conforme disser, pois você me fortaleceu.
Repare: Deus aumenta as forças daqueles que, como Daniel, não têm vigor, Isaías 40:29. Não podemos manter comunhão com Deus senão pela força que vem dele. Quando ele tem por bem fortalecer-nos, devemos usar bem essa força e dizer: fale, Senhor, pois seu servo ouve.
Que Deus nos capacite a cumprir sua vontade; então, seja ela qual for, estaremos plenamente firmes nela. Da quod jubes, et jube quod vis — Dá o que ordenas e, então, ordena o que quiseres.
- Assegurou a Daniel que seus jejuns e orações haviam subido como memorial diante de Deus, como o anjo disse a Cornélio (Atos 10:4): “Não temas, Daniel”, v. 12. É natural ao homem caído ter medo de um mensageiro extraordinário vindo do céu, receoso de receber dali más notícias.
Daniel, porém, não precisava temer. Por meio de três semanas de humilhação e súplica, enviara mensageiros extraordinários ao céu e podia esperar sua volta com um ramo de oliveira da paz: desde o primeiro dia em que você aplicou seu coração a compreender a palavra de Deus, que deve reger suas orações, e a se humilhar diante do seu Deus, para dar mais força a elas, suas palavras foram ouvidas.
O mesmo acontecera antes, no começo de sua súplica, Daniel 9:23. Repare: assim como a entrada da palavra de Deus traz luz aos retos, a chegada das orações deles agrada a Deus, Salmos 119:130.
Desde o primeiro dia em que começamos a voltar-nos para Deus no caminho do dever, ele está pronto a encontrar-nos no caminho da misericórdia. Deus está tão pronto a ouvir a oração! “Eu disse: Confessarei, e tu perdoaste.”
- Informou a Daniel que fora enviado especificamente para trazer-lhe uma predição acerca do futuro da igreja, como sinal de que Deus aceitara as orações dele em favor dela: “Sabes por que vim a ti?” Se você soubesse qual é minha missão, isso não deixaria você tão consternado.
Repare: se compreendêssemos corretamente o sentido do modo como Deus trata conosco e dos caminhos de sua providência e graça para conosco, estaríamos mais reconciliados com eles. “Vim por causa das tuas palavras” (v. 12), para trazer uma resposta favorável às suas orações.
Assim, quando o povo de Deus que ora o chama, ele diz: “Eis-me aqui” (Isaías 58:9); o que vocês querem de mim? Vejam o poder da oração: quão gloriosas coisas ela trouxe do céu no momento devido, quão extraordinárias revelações!
Qual era a missão desse anjo junto a Daniel? Ele lhe diz (v. 14): “Vim para fazer-te entender o que acontecerá ao teu povo nos últimos dias”. Daniel era um homem inquisitivo, interessado em conhecer; passara a vida investigando coisas ocultas. Seria uma grande satisfação para ele receber conhecimento do que estava por vir.
Daniel sempre se preocupara com a igreja; os interesses dela pesavam muito em seu coração. Saber qual seria sua condição lhe traria satisfação particular e o ajudaria a saber pelo que orar enquanto vivesse.
Naquele momento, lamentava as dificuldades que seu povo enfrentava; para que não se escandalizasse com elas, o anjo precisava contar-lhe que dificuldades ainda maiores o aguardavam. Se já se cansavam correndo apenas com homens a pé, como competiriam com cavalos?
Repare: nosso ressentimento diante das dificuldades presentes diminuiria se considerássemos que talvez nos esperem outras muito maiores, para as quais devemos nos preparar.
Daniel precisava saber o que aconteceria a seu povo nos últimos dias da igreja, depois de cessarem as profecias e quando se aproximasse o tempo da vinda do Messias. A visão, porém, ainda se referia a muitos dias futuros. Os principais acontecimentos que ela deveria mostrar antecipadamente à igreja ocorreriam nos dias de Antíoco, quase trezentos anos depois.
O que o anjo fora encarregado de comunicar a Daniel, e que Daniel foi animado a esperar dele, não eram especulações curiosas, prognósticos morais nem perspectivas tiradas do próprio raciocínio, embora fosse anjo; era o que recebera do Senhor. Foi a revelação de Jesus Cristo que o anjo deu a São João para ser transmitida às igrejas, Apocalipse 1:1.
Assim também aqui (v. 21): Eu mostrarei a você o que está escrito nas escrituras da verdade, isto é, o que está estabelecido no conselho determinado e na presciência de Deus. O decreto de Deus é algo escrito, uma escritura que permanece e não pode ser alterada. “O que escrevi, escrevi.”
Assim como há escrituras da vontade revelada de Deus, as cartas-patentes divulgadas ao mundo, também há escrituras de sua vontade secreta, os registros fechados, selados entre seus tesouros: o livro de seus decretos. Ambas são escrituras da verdade; nada será acrescentado a nenhuma delas, nem delas retirado.
As coisas secretas não nos pertencem. Apenas de vez em quando alguns parágrafos do livro dos desígnios de Deus foram copiados e entregues aos profetas para proveito da igreja, como aqui a Daniel.
O que nos pertence, a nós e a nossos filhos, são as coisas reveladas, as palavras desta lei. Devemos estudar o que está escrito nessas escrituras da verdade, pois são coisas que dizem respeito à nossa paz eterna.
- Deu-lhe um relato geral dos adversários da causa da igreja, dos quais se podiam esperar dificuldades, e de seus defensores, sob cuja proteção ela podia ter certeza da segurança e da vitória final.
(1.) Os reis da terra são e serão seus adversários, pois se levantam contra o Senhor e contra seu Ungido, Salmos 2:2. O anjo disse a Daniel que devia ter vindo trazer-lhe uma resposta favorável às suas orações, mas o príncipe do reino da Pérsia lhe resistira durante vinte e um dias: exatamente as três semanas em que Daniel estivera jejuando e orando.
Cambises, rei da Pérsia, estivera muito ocupado em criar obstáculos aos assuntos dos judeus e lhes causar todo o dano que pudesse. Durante todo esse tempo, o anjo trabalhara para opor-se a ele e, por isso, tivera de adiar sua visita a Daniel até aquele momento, pois os anjos só podem estar em um lugar de cada vez.
Ou, como diz o doutor Lightfoot, esse novo rei da Pérsia, ao impedir a construção do templo, impediu as boas notícias que, de outra forma, o anjo teria trazido a Daniel. Às vezes os reis e reinos do mundo ajudavam a igreja, mas com mais frequência a prejudicavam.
Quando eu tiver deixado os reis da Pérsia, quando sua monarquia for derrubada por sua falta de bondade para com os judeus, virá o príncipe da Grécia, v. 20. A monarquia grega, embora a princípio favorável aos judeus, como fora a persa, acabará por afligi-los.
Assim é a condição da igreja militante: quando se livra de um inimigo, tem de enfrentar outro. A cabeça da antiga serpente é como a da hidra: mal uma tempestade passa, logo se levanta outra.
(2.) O Deus do céu é e será seu protetor; sob ele, os anjos do céu são seus defensores e guardiões. [1.] Aqui está o anjo Gabriel, ativo no serviço da igreja, sustentando sua parte na defesa dela por vinte e um dias contra o príncipe da Pérsia.
Ele permanece ali junto aos reis persas, como cônsul ou embaixador credenciado, para cuidar dos interesses dos judeus naquela corte e prestar-lhes serviço, v. 13.
Embora os reis da Pérsia lhes tenham feito muito mal, com a permissão de Deus, é provável que lhes tivessem feito muito mais e os tivessem arruinado por completo — basta lembrar a trama de Hamã — se Deus não o houvesse impedido pelo ministério dos anjos.
Gabriel decide que, depois de cumprir essa missão junto a Daniel, voltará a lutar contra o príncipe da Pérsia. Continuará a opor-se a ele e, por fim, humilhará e derrubará aquela monarquia orgulhosa (v. 20), embora saiba que outra tão nociva quanto ela, a da Grécia, surgirá em seu lugar.
[2.] Aqui está Miguel, nosso príncipe, o grande protetor da igreja e defensor de sua causa justa, mas prejudicada: o primeiro dos principais príncipes, v. 13. Alguns entendem que não se trata de um anjo criado, mas de um arcanjo da mais alta ordem, 1 Tessalonicenses 4:16; Judas 1:9.
Outros pensam que Miguel, o arcanjo, não é outro senão o próprio Cristo, o anjo da aliança e Senhor dos anjos, aquele que Daniel viu na visão, v. 5. Ele veio ajudar-me (v. 13); e não há ninguém, senão ele, que se mantenha ao meu lado nessas coisas, v. 21.
Cristo é o príncipe da igreja; os anjos não o são, Hebreus 2:5. Ele preside aos assuntos da igreja e provê eficazmente ao seu bem. Diz-se que ele se mantém ao lado dos anjos porque é ele quem os torna úteis aos herdeiros da salvação. Se não estivesse do lado da igreja, sua situação seria ruim.
Mas Davi diz, e a igreja também diz: “O Senhor está ao meu lado entre os que me ajudam”, Salmos 118:7. “O Senhor está com os que sustentam minha alma”, Salmos 54:4.