Colossenses 3
Argumento
I. O apóstolo nos exorta a fixar o coração no céu e a afastá-lo deste mundo, vv. 1-4. II. Exorta à mortificação do pecado, em suas diversas manifestações, vv. 5-11. III. Insiste fervorosamente no amor e na compaixão mútuos, vv. 12-17. E conclui com exortações aos deveres nas relações, de esposas e maridos, pais e filhos, senhores e servos, vv. 18-25.
Versículos 1 a 4
A Vida Espiritual. (62 d.C.)
O apóstolo, depois de descrever nossos privilégios por Cristo na parte anterior da epístola, e nossa liberação do jugo da lei cerimonial, passa aqui a insistir em nosso dever, como inferido deles. Embora sejamos libertados da obrigação da lei cerimonial, não se segue, por isso, que possamos viver como nos agrada.
Devemos andar tanto mais perto de Deus em todas as manifestações da obediência evangélica. Ele começa exortando-os a fixar o coração no céu e a afastá-lo deste mundo: Se vocês, então, ressuscitaram com Cristo.
É nosso privilégio termos ressuscitado com Cristo; isto é, recebermos benefício pela ressurreição de Cristo e, em virtude de nossa união e comunhão com ele, sermos justificados e santificados, e sermos glorificados no futuro. Daí ele infere que devemos buscar as coisas que estão no alto.
Devemos nos ocupar das questões de outro mundo mais que das questões deste. Devemos fazer do céu nosso alvo e objetivo, buscar o favor de Deus no alto, manter nossa comunhão com o mundo superior pela fé, pela esperança e pelo amor santo; e fazer de assegurar nosso direito à bem-aventurança celestial e nossas qualificações para ela nosso zelo e ocupação constantes.
E o motivo é que Cristo está sentado à direita de Deus. Aquele que é nosso melhor amigo e nossa cabeça foi elevado à mais alta dignidade e honra no céu, e foi adiante para nos assegurar a felicidade celestial. E, por isso, devemos buscar e assegurar o que ele comprou a tão grande custo e com que está tendo tanto zelo.
Devemos viver uma vida como a que Cristo viveu aqui na terra e vive agora no céu, segundo nossas capacidades.
I. Ele explica esse dever (v. 2): “Fixem seus afetos nas coisas do alto, não nas coisas da terra”. Observe: Buscar as coisas celestiais é fixar nossos afetos nelas, amá-las e dirigir nossos desejos para elas.
Nas asas do afeto, o coração se eleva e é levado em direção a objetos espirituais e divinos. Devemos nos familiarizar com eles, estimá-los acima de todas as outras coisas e nos dedicar à preparação para desfrutá-los.
Davi deu esta prova de seu amor pela casa de Deus, que a buscou diligentemente e se preparou para ela, Salmos 27:4. Isso é ter uma disposição espiritual (Romanos 8:6) e buscar e desejar uma pátria melhor, isto é, celestial, Hebreus 11:14, 16.
As coisas da terra são aqui contrapostas às coisas do alto. Não devemos nos apaixonar por elas nem esperar demais delas, para que possamos fixar nossos afetos no céu.
Pois o céu e a terra são contrários um ao outro, e uma consideração suprema por ambos é incompatível. E a predominância de nosso afeto por um enfraquecerá e reduzirá proporcionalmente nosso afeto pelo outro.
II. Ele apresenta três motivos para isso, v. 3, 4:
- Que estamos mortos; isto é, para as coisas presentes, e para elas como nossa porção. Assim estamos por profissão e obrigação; pois somos sepultados com Cristo e plantados na semelhança de sua morte.
Todo cristão está crucificado para o mundo, e o mundo está crucificado para ele, Gálatas 6:14. E, se estamos mortos para a terra e renunciamos a ela como nossa felicidade, é absurdo fixarmos nossos afetos nela e a buscarmos. Devemos ser para ela como algo morto, sem nos movermos nem sermos afetados por ela.
- Nossa verdadeira vida está no outro mundo: “Estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”, v. 3. O novo homem recebe dali seu sustento. Nasce e é nutrido do alto; e a perfeição de sua vida está reservada para aquele estado.
Ela está escondida com Cristo; não apenas escondida de nós, no que diz respeito ao segredo, mas escondida para nós, denotando segurança. A vida de um cristão está escondida com Cristo. “Porque eu vivo, vós também vivereis”, João 14:19.
Cristo é, no presente, um Cristo oculto, ou alguém que não vimos; mas este é nosso consolo: que nossa vida está escondida com ele e guardada em segurança com ele. Assim como temos motivo para amar aquele que não vimos (1 Pedro 1:8), assim podemos receber o consolo de uma felicidade fora da vista e reservada no céu para nós.
- Porque, na segunda vinda de Cristo, esperamos a perfeição de nossa felicidade. Se vivermos agora uma vida de pureza e devoção cristãs, quando Cristo, que é nossa vida, aparecer, também apareceremos com ele em glória, v. 4. Observe:
(1.) Cristo é a vida de um crente. “Vivo, contudo, não eu, mas Cristo vive em mim”, Gálatas 2:20. Ele é o princípio e o fim da vida do cristão. Vive em nós por seu Espírito, e vivemos para ele em tudo o que fazemos. “Para mim, viver é Cristo”, Filipenses 1:21.
(2.) Cristo aparecerá novamente. Agora está oculto; e os céus devem contê-lo. Mas aparecerá em toda a pompa do mundo superior, com seus santos anjos, e em sua própria glória e na glória de seu Pai, Marcos 8:38; Lucas 9:26.
(3.) Então apareceremos com ele em glória. Será sua glória ter consigo seus remidos. Virá para ser glorificado em seus santos (2 Tessalonicenses 1:10); e será a glória deles vir com ele e estar com ele para sempre.
Na segunda vinda de Cristo haverá uma reunião geral de todos os santos; e aqueles cuja vida agora está escondida com Cristo aparecerão então com Cristo naquela glória que ele mesmo desfruta, João 17:24.
Esperamos uma felicidade assim, e não deveríamos fixar nossos afetos naquele mundo e viver acima deste? O que há aqui que nos faça gostar dele? O que não há lá que atraia para lá nosso coração? Nossa cabeça está lá, nosso lar está lá, nosso tesouro está lá, e esperamos estar lá para sempre.
Versículos 5 a 7
A Necessidade de Mortificar o Pecado. (62 d.C.)
O apóstolo exorta os colossenses à mortificação do pecado, o grande impedimento à busca das coisas que estão no alto. Visto que é nosso dever fixar nossos afetos nas coisas celestiais, é nosso dever mortificar nossos membros que estão na terra e que naturalmente nos inclinam às coisas do mundo:
“Mortificai-os, isto é, subjugai os hábitos viciosos da mente que predominavam em vosso estado gentio. Matai-os, reprimi-os, como fazeis com ervas daninhas ou animais nocivos que se espalham e destroem tudo ao seu redor, ou como matais um inimigo que luta contra vós e vos fere.”
Seus membros que estão na terra; ou os membros do corpo, que são nossa parte terrena e foram primorosamente formados nas partes inferiores da terra (Salmos 139:15), ou os afetos corruptos da mente, que nos levam às coisas terrenas, os membros do corpo da morte, Romanos 7:24. Ele especifica:
I. As concupiscências da carne, pelas quais antes eles eram tão notáveis: Fornicação, impureza, afeto desordenado, concupiscência má. São as diversas operações dos apetites carnais e das impurezas da carne, às quais se entregavam em seu modo de vida anterior e que eram tão contrárias ao estado cristão e à esperança celestial.
II. O amor ao mundo: E cobiça, que é idolatria; isto é, um amor desordenado pelos bens presentes e pelos prazeres exteriores, que procede de uma valorização excessiva na mente, impele a uma busca ávida demais, impede seu uso e desfrute apropriados e produz medo ansioso e tristeza imoderada pela perda deles.
Observe: A cobiça é idolatria espiritual. É dar à riqueza mundana aquele amor e consideração devidos somente a Deus, e traz em si um grau maior de malignidade e provoca mais intensamente a Deus do que comumente se pensa.
E é muito digno de observação que, entre todas as manifestações de pecado em que as Escrituras registram que homens bons caíram (e dificilmente há alguma em que um ou outro, em uma ou outra parte da vida, não tenha caído), não há em todas as Escrituras caso algum de homem bom acusado de cobiça.
Ele prossegue mostrando como é necessário mortificar os pecados, v. 6, 7:
- Porque, se não os matarmos, eles nos matarão: “Por causa dessas coisas a cólera de Deus vem sobre os filhos da desobediência”, v. 6. Veja o que todos nós somos por natureza, em maior ou menor medida: somos filhos da desobediência. Não apenas filhos desobedientes, mas sob o poder do pecado e naturalmente propensos a desobedecer.
“Os ímpios se afastam desde o ventre; desviam-se assim que nascem, falando mentiras”, Salmos 58:3. E, sendo filhos da desobediência, somos filhos da cólera, Efésios 2:3. A cólera de Deus vem sobre todos os filhos da desobediência. Aqueles que não obedecem aos preceitos da lei incorrem em suas penalidades.
Os pecados que ele menciona eram os pecados deles em seu estado pagão e idólatra, e eles eram então especialmente filhos da desobediência. E, contudo, esses pecados traziam juízos sobre eles e os expunham à cólera de Deus.
- Devemos mortificar esses pecados porque eles viveram em nós: “Nos quais vós também andastes em outro tempo, quando neles vivíeis”, v. 7. Observe: A consideração de que anteriormente vivemos no pecado é uma boa razão para que agora o abandonemos.
Andamos por caminhos desviados; por isso, não andemos mais neles. “Se pratiquei iniquidade, não a praticarei mais”, Jó 34:32. O tempo passado de nossas vidas pode nos bastar para termos feito a vontade dos gentios, quando andávamos em lascívia, 1 Pedro 4:3.
Quando vocês viviam entre aqueles que faziam tais coisas (assim alguns o entendem), então andavam nessas práticas más. É árduo viver entre aqueles que fazem as obras das trevas e não ter comunhão com eles, assim como andar na lama e não contrair sujeira. Fiquemos fora do caminho dos malfeitores.
Versículos 8 a 11
A Necessidade de Mortificar o Pecado. (62 d.C.)
Assim como devemos mortificar os apetites desordenados, assim devemos mortificar as paixões desordenadas (v. 8): “Mas agora vós também vos despojai de todas estas coisas: ira, cólera, malícia”. Pois estas são contrárias ao desígnio do evangelho, assim como as impurezas mais grosseiras.
E, embora sejam uma perversidade mais espiritual, não têm em si menos malignidade. A religião do evangelho introduz uma mudança nas faculdades superiores, assim como nas inferiores, da alma, e sustenta o domínio da reta razão e da consciência sobre o apetite e a paixão.
A ira e a cólera são más, mas a malícia é pior, porque é mais arraigada e deliberada. É a ira intensificada e consolidada. E, assim como os princípios corruptos no coração devem ser extirpados, assim deve ser extirpado seu produto na língua.
Como a blasfêmia, que ali parece significar não tanto falar mal de Deus quanto falar mal dos homens, dirigir-lhes linguagem má ou levantar relatos maus a respeito deles, e prejudicar seu bom nome por quaisquer artifícios maus.
Como a linguagem obscena, isto é, todo discurso lascivo e libertino, que vem de uma mente contaminada em quem fala e propaga as mesmas máculas nos ouvintes. E a mentira: “Não mintais uns aos outros” (v. 9).
Pois ela é contrária tanto à lei da verdade quanto à lei do amor, é tanto injusta quanto sem bondade, e tende naturalmente a destruir toda a confiança e amizade entre os seres humanos.
A mentira nos torna semelhantes ao diabo (que é o pai das mentiras) e é uma parte principal da imagem do diabo em nossas almas. E, por isso, somos prevenidos contra esse pecado por este motivo geral: “Visto que vos despojastes do velho homem com seus atos e vos revestistes do novo homem”, v. 10.
A consideração de que, por profissão, afastamos o pecado e abraçamos a causa e o interesse de Cristo, de que renunciamos a todo pecado e estamos comprometidos com Cristo, deve nos fortalecer contra esse pecado da mentira.
Aqueles que se despojaram do velho homem se despojaram dele com seus atos; e aqueles que se revestiram do novo homem devem se revestir de todos os seus atos. Não apenas abraçar bons princípios, mas praticá-los numa boa conduta.
Diz-se que o novo homem é renovado no conhecimento, porque uma alma ignorante não pode ser uma alma boa. Sem conhecimento, o coração não pode ser bom, Provérbios 19:2. A graça de Deus atua sobre a vontade e os afetos renovando o entendimento.
A luz é a primeira coisa na nova criação, como foi na primeira: segundo a imagem daquele que o criou. Era a honra do homem na inocência ter sido feito segundo a imagem de Deus. Mas essa imagem foi desfigurada e perdida pelo pecado, e é renovada pela graça santificadora.
De modo que uma alma renovada é algo semelhante ao que Adão era no dia em que foi criado. No privilégio e dever da santificação, não há nem grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo nem livre, v. 11.
Agora não há diferença proveniente de um país diferente ou de condição e circunstância de vida diferentes. Ser santo é tanto dever de um quanto do outro, e receber de Deus a graça para sê-lo é tanto privilégio de um quanto do outro.
Cristo veio derrubar todas as paredes de separação, para que todos pudessem estar no mesmo nível diante de Deus, tanto no dever quanto no privilégio. E por este motivo: porque Cristo é tudo em todos. Cristo é o tudo de um cristão, seu único Senhor e Salvador, e toda a sua esperança e felicidade.
E, para os que são santificados, tanto um quanto outro, e sejam o que forem em outros aspectos, ele é tudo em todos, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim: ele é tudo em todas as coisas para eles.
Versículos 12 a 17
O Amor Recomendado. (62 d.C.)
O apóstolo prossegue exortando ao amor e à compaixão mútuos: revistam-se, pois, de entranhas de misericórdia, v. 12. Devemos não apenas nos despojar da ira e da cólera (como no v. 8), mas nos revestir de compaixão e bondade.
Não apenas deixar de fazer o mal, mas aprender a fazer o bem; não apenas não causar dano a ninguém, mas fazer a todos todo o bem que pudermos.
I. A razão aqui usada para reforçar a exortação é muito comovente: “Revesti-vos, como eleitos de Deus, santos e amados”. Observe:
Aqueles que são santos são os eleitos de Deus; e aqueles que são os eleitos de Deus, e santos, são amados. Amados por Deus, e devem sê-lo por todos os homens.
Aqueles que são os eleitos de Deus, santos e amados, devem se conduzir em tudo como lhes convém, e de modo a não perder a reputação de sua santidade nem o consolo de serem escolhidos e amados. Convém aos que são santos para com Deus serem humildes e afetuosos para com todos os homens. Observe o que devemos vestir em particular:
(1.) Compaixão para com os miseráveis: entranhas de misericórdia, as misericórdias mais ternas. Aqueles que devem tanto à misericórdia devem ser misericordiosos para com todos os que são objetos apropriados de misericórdia. “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso”, Lucas 6:36.
(2.) Bondade para com nossos amigos e aqueles que nos amam. Uma disposição cortês convém aos eleitos de Deus; pois o desígnio do evangelho é não apenas suavizar a mente dos homens, mas adoçá-la, e promover a amizade entre os homens, assim como a reconciliação com Deus.
(3.) Humildade de mente, na submissão aos que estão acima de nós e na condescendência para com os que estão abaixo de nós. Deve haver não apenas um comportamento humilde, mas uma mente humilde. “Aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração”, Mateus 11:29.
(4.) Mansidão para com os que nos provocaram ou de algum modo nos fizeram injúria. Não devemos ser arrebatados a qualquer indecoro por nosso ressentimento diante de indignidades e descasos; mas devemos refrear prudentemente nossa própria ira e suportar pacientemente a ira dos outros.
(5.) Longanimidade para com aqueles que continuam a nos provocar. “A caridade é longânime”, assim como “é bondosa”, 1 Coríntios 13:4. Muitos conseguem suportar uma provocação breve, mas se cansam de suportá-la quando se prolonga.
Mas devemos suportar por longo tempo tanto as injúrias dos homens quanto as repreensões da Providência divina. Se Deus é longânime para conosco, sob todas as nossas provocações contra ele, devemos exercer longanimidade para com os outros em casos semelhantes.
(6.) Tolerância mútua, em consideração às debilidades e deficiências sob as quais todos labutamos: “Suportando-vos uns aos outros”. Todos nós temos algo que precisa ser suportado, e esse é um bom motivo para suportarmos nos outros o que nos desagrada. Precisamos da mesma boa ação por parte dos outros que somos obrigados a lhes mostrar.
(7.) Prontidão para perdoar injúrias: “Perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver desavença contra outro”. Enquanto estivermos neste mundo, onde há tanta corrupção em nosso coração e tanta ocasião de divergência e disputa, às vezes acontecerão desavenças, mesmo entre os eleitos de Deus, que são santos e amados.
Como Paulo e Barnabé tiveram uma disputa aguda, que os separou um do outro (Atos 15:39), e Paulo e Pedro, Gálatas 2:14. Mas é nosso dever perdoar uns aos outros em tais casos; não guardar rancor algum, mas suportar a afronta e deixá-la passar.
E o motivo é: “Assim como Cristo vos perdoou, assim fazei também vós”. A consideração de que tantas ofensas nos são perdoadas por Cristo é um bom motivo para perdoarmos aos outros.
É uma razão a favor da divindade de Cristo que ele tivesse poder na terra para perdoar pecados; e essa é uma parte de seu exemplo que somos obrigados a seguir, se nós mesmos quisermos ser perdoados. Perdoe-nos as nossas transgressões, como perdoamos aos que transgridem contra nós, Mateus 6:12.
II. Para tudo isso, somos aqui exortados a diversas coisas:
- A nos vestir de amor (v. 14): “Acima de todas as coisas, revistam-se de caridade”: epi pasi de toutois, sobre todas as coisas. Que esta seja a roupa exterior, o manto, a libré, a marca de nossa dignidade e distinção.
Ou: Que esta seja principal e suprema, como toda a soma e resumo da segunda tábua. “Acrescentai à fé a virtude e à bondade fraternal a caridade”, 2 Pedro 1:5-7. Ele põe o fundamento na fé, e a pedra de remate na caridade, que é o vínculo da perfeição, o cimento e centro de todo convívio feliz. A unidade cristã consiste na unanimidade e no amor mútuo.
- A nos submeter ao governo da paz de Deus (v. 15): “Que a paz de Deus governe em vosso coração”; isto é, Deus estar em paz com vocês, e a percepção consoladora de sua aceitação e favor. Ou uma disposição para a paz entre vocês, um espírito pacífico que conserva a paz e faz a paz.
Ela é chamada paz de Deus porque resulta da atuação dele em todos os que são seus. O reino de Deus é justiça e paz, Romanos 14:17. “Que essa paz governe em vosso coração: prevaleça e governe ali, ou, como um árbitro, decida todas as questões de divergência entre vós.”
À qual vocês são chamados em um só corpo. Somos chamados a essa paz, à paz com Deus como nosso privilégio e à paz com nossos irmãos como nosso dever. Unidos em um só corpo, somos chamados a estar em paz uns com os outros, como os membros do corpo natural; pois somos o corpo de Cristo, e membros em particular, 1 Coríntios 12:27.
Para preservar em nós essa disposição pacífica, devemos ser agradecidos. A obra de ação de graças a Deus é uma obra tão doce e agradável que ajudará a nos tornar doces e agradáveis para com todos os homens.
“Em vez de invejardes uns aos outros por quaisquer favores e excelência particulares, sede agradecidos por suas misericórdias, que são comuns a todos vós.”
- A deixar a palavra de Cristo habitar ricamente em nós, v. 16. O evangelho é a palavra de Cristo, que chegou até nós; mas isso não basta. Ela deve habitar em nós, ou manter a casa, enoikeito, não como um servo numa família, que está sob o controle de outro, mas como um senhor, que tem direito de dar preceitos e dirigir todos sob seu teto.
Devemos receber dela nossas instruções e diretrizes, e nossa porção de alimento e força, de graça e consolo, no tempo devido, como do senhor da casa.
Ela deve habitar em nós; isto é, estar sempre pronta e à nossa mão em tudo, e ter sua devida influência e uso. Devemos estar familiarizados com ela e conhecê-la para nosso bem, Jó 5:27. Deve habitar ricamente em nós: não apenas manter a casa em nosso coração, mas manter uma boa casa.
Muitos têm a palavra de Cristo habitando neles, mas ela habita neles apenas pobremente; não tem força e influência poderosas sobre eles. Então a alma prospera quando a palavra de Deus habita ricamente em nós, quando temos dela abundância em nós e estamos cheios das Escrituras e da graça de Cristo.
E isso em toda a sabedoria. A função própria da sabedoria é aplicar a nós mesmos o que sabemos, para nossa própria orientação. A palavra de Cristo deve habitar em nós, não em toda a noção e especulação, para nos tornar doutores, mas em toda a sabedoria, para nos tornar bons cristãos e nos capacitar a nos conduzir em tudo como convém aos filhos da Sabedoria.
- A ensinar e advertir uns aos outros. Isso contribuiria muito para nosso avanço em toda a graça; pois nos aguçamos ao vivificar os outros, e aproveitamos nosso conhecimento ao comunicá-lo para a edificação deles. Devemos advertir uns aos outros em salmos e hinos.
Observe: O canto de salmos é uma ordenança do evangelho: psalmois kai hymnois kai odais, os Salmos de Davi, e hinos e odes espirituais, extraídos das Escrituras e adequados a ocasiões especiais, em lugar de seus cânticos lascivos e profanos em seu culto idólatra.
A poesia religiosa parece ser apoiada por essas expressões e é capaz de grande edificação. Mas, quando cantamos salmos, não fazemos melodia alguma a menos que cantemos com graça em nosso coração, a menos que sejamos afetados de modo apropriado pelo que cantamos e o acompanhemos com verdadeira devoção e entendimento.
O canto de salmos é uma ordenança de ensino, assim como uma ordenança de louvor; e devemos não apenas vivificar e animar a nós mesmos, mas ensinar e advertir uns aos outros, excitar mutuamente nossos afetos e transmitir instruções.
- Tudo deve ser feito em nome de Cristo (v. 17): “E tudo quanto fizerdes em palavra ou ação, fazei tudo em nome do Senhor Jesus”. Segundo sua ordem e em conformidade com sua autoridade, por força derivada dele, tendo em vista sua glória, e dependendo de seu mérito para a aceitação do que é bom e o perdão do que está errado, “Dando graças a Deus e ao Pai por ele”. Observe:
(1.) Devemos dar graças em todas as coisas; seja o que for que façamos, devemos continuamente dar graças, Efésios 5:20: “Dando graças sempre por todas as coisas”.
(2.) O Senhor Jesus deve ser o Mediador de nossos louvores, assim como de nossas orações. Damos graças a Deus e ao Pai em nome do Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20. Aqueles que fazem todas as coisas em nome de Cristo nunca terão falta de matéria de ação de graças a Deus, ao próprio Pai.
Versículos 18 a 25
Os Deveres nas Relações. (62 d.C.)
O apóstolo conclui o capítulo com exortações aos deveres nas relações, como antes na epístola aos efésios. As epístolas que mais se ocupam em apresentar a glória da graça divina e engrandecer o Senhor Jesus são as mais específicas e pormenorizadas ao insistir nos deveres das diversas relações. Nunca devemos separar os privilégios e deveres da religião do evangelho.
I. Ele começa com os deveres de esposas e maridos (v. 18): “Esposas, submetei-vos a vossos próprios maridos, como convém no Senhor”. A submissão é o dever das esposas, hypotassesthe.
É a mesma palavra usada para expressar nosso dever para com os magistrados (Romanos 13:1: “Que toda alma esteja sujeita às autoridades superiores”), e é expressa por sujeição e reverência, Efésios 5:24, 33.
O motivo é que “Adão foi formado primeiro, depois Eva”; e “Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, estava na transgressão”, 1 Timóteo 2:13, 14. Ele foi o primeiro na criação e o último na transgressão.
“A cabeça da mulher é o homem”; e “o homem não procede da mulher, mas a mulher do homem”; “nem foi o homem criado para a mulher, mas a mulher para o homem”, 1 Coríntios 11:3, 8, 9. Isso está de acordo com a ordem da natureza e a razão das coisas, assim como com a designação e vontade de Deus.
Mas então é submissão, não a um senhor rigoroso ou tirano absoluto, que possa fazer sua vontade e não esteja sujeito a restrições, mas a um marido, e ao seu próprio marido, que está na relação mais próxima e também está sob compromissos estritos com o dever apropriado.
E isso convém no Senhor; é adequado à relação e é o que elas estão obrigadas por dever a fazer, como manifestação de obediência à autoridade e à lei de Cristo. Por outro lado, os maridos devem amar suas esposas e não ser amargos contra elas, v. 19.
Devem amá-las com afeto terno e fiel, como Cristo amou a igreja, e como seus próprios corpos, e até como a si mesmos (Efésios 5:25, 28, 33), com um amor peculiar à relação mais próxima e ao maior consolo e bênção da vida.
E não devem ser amargos contra elas, não devem tratá-las sem bondade, com linguagem áspera ou tratamento severo, mas ser bondosos e atenciosos para com elas em tudo. Pois a mulher foi feita para o homem, nem é o homem sem a mulher, e o homem também procede da mulher, 1 Coríntios 11:9, 11, 12.
II. Os deveres de filhos e pais: “Filhos, obedecei a vossos pais em todas as coisas, pois isto agrada ao Senhor”, v. 20. Devem estar dispostos a cumprir todas as ordens legítimas de seus pais e estar sob sua direção e seu dispor, como daqueles que têm um direito natural e são mais aptos a dirigi-los do que eles mesmos.
O apóstolo (Efésios 6:2) exige que honrem, assim como obedeçam a seus pais. Devem estimá-los e pensar honrosamente a respeito deles, pois a obediência de sua vida deve proceder da estima e opinião de sua mente.
E isso agrada a Deus, ou lhe é aceitável; pois é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2), com uma promessa explícita anexada a ele, a saber: Que tudo irá bem com eles e viverão muito tempo na terra.
Os filhos cumpridores de seus deveres são os que têm maior probabilidade de prosperar no mundo e desfrutar vida longa. E os pais devem ser ternos, assim como os filhos devem ser obedientes (v. 21):
“Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, para que não sejam desanimados. Que vossa autoridade sobre eles não seja exercida com rigor e severidade, mas com bondade e suavidade, para que não desperteis suas paixões e os desanimeis em seu dever, e, segurando as rédeas apertadas demais, os façais disparar com maior ferocidade.”
O mau temperamento e exemplo de pais imprudentes muitas vezes se mostram um grande impedimento para seus filhos e uma pedra de tropeço em seu caminho; veja Efésios 6:4. E, pela ternura dos pais e pelo cumprimento dos deveres dos filhos, Deus normalmente fornece à sua igreja uma descendência para servi-lo e propaga a religião de geração em geração.
III. Servos e senhores: Servos, obedeçam a seus senhores em todas as coisas segundo a carne, v. 22. Os servos devem cumprir o dever da relação em que estão e obedecer às ordens de seu senhor em todas as coisas que sejam compatíveis com seu dever para com Deus, seu Senhor celestial.
“Não com serviço aos olhos, como os que agradam aos homens”. Não apenas quando o olhar de seu senhor está sobre eles, mas quando estão fora do olhar de seu senhor. Devem ser tanto justos quanto diligentes.
“Em singeleza de coração, temendo a Deus”. Sem desígnios egoístas, ou hipocrisia e disfarce, como aqueles que temem a Deus e têm temor reverente diante dele. Observe: O temor de Deus governando no coração tornará as pessoas boas em todas as relações.
Os servos que temem a Deus serão justos e fiéis quando estiverem fora do olhar de seu senhor, porque sabem que estão sob o olhar de Deus. Veja Gênesis 20:11: “Porque pensei: Certamente o temor de Deus não está neste lugar”. Neemias 5:15: “Mas assim não fiz, por causa do temor de Deus”.
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração (v. 23), com diligência, não de modo ocioso e preguiçoso.” Ou: “Fazei-o alegremente, não descontentes com a providência de Deus que vos colocou nessa relação”. Como para o Senhor, e não como para os homens.
O trabalho de um servo é santificado quando é feito como para Deus, tendo em vista sua glória e em obediência à sua ordem, e não meramente como para os homens, ou em consideração somente a eles. Observe: Estamos realmente cumprindo nosso dever para com Deus quando somos fiéis em nosso dever para com os homens.
E, para ânimo dos servos, saibam eles que um servo bom e fiel nunca está mais longe do céu por ser servo:
“Sabendo que do Senhor recebereis a recompensa da herança, pois servis ao Senhor Cristo, v. 24. Servindo a vossos senhores segundo a ordem de Cristo, servis a Cristo, e ele será aquele que vos pagará: tereis uma recompensa gloriosa no fim.”
“Embora agora sejais servos, recebereis a herança de filhos. Mas, por outro lado, aquele que faz o mal receberá pelo mal que fez”, v. 25.
Há um Deus justo que, se os servos fizerem mal a seus senhores, ajustará contas com eles por isso, embora possam ocultá-lo da percepção de seu senhor. E ele certamente punirá o injusto, assim como recompensará o servo fiel. E assim também se os senhores fizerem mal a seus servos.
E não há com ele acepção de pessoas. O justo Juiz da terra será imparcial e procederá com mão igual para com o senhor e o servo; não será influenciado por consideração alguma às circunstâncias exteriores e à condição de vida dos homens. Um e outro estarão no mesmo nível em seu tribunal.
É provável que o apóstolo tenha em vista particularmente, em todas essas manifestações de dever, o caso mencionado em 1 Coríntios 7, de relações de religiões diferentes, como um cristão e um pagão, um convertido judeu e um gentio incircunciso, onde havia espaço para duvidar se estavam obrigados a cumprir os deveres próprios de suas diversas relações para com tais pessoas.
E, se isso vale em tais casos, vale com muito mais força para os cristãos uns para com os outros, e onde ambos são da mesma religião.
E como a religião do evangelho tornaria o mundo feliz, se predominasse em toda parte; e quanto influenciaria cada estado de coisas e cada relação da vida!