Colossenses 2
Argumento
I. O apóstolo expressa preocupação pelos colossenses, vv. 1-3. II. Ele a repete mais uma vez, v. 5. III. Adverte-os contra os falsos mestres entre os judeus (v. 4, 6, 7) e contra a filosofia gentílica, vv. 8-12. IV. Apresenta os privilégios dos cristãos, vv. 13-15. E, V. Conclui com uma advertência contra os mestres judaizantes e aqueles que queriam introduzir o culto dos anjos, vv. 16-23.
Versículos 1 a 3
A Preocupação de Paulo pelos Colossenses. (62 d.C.)
Podemos observar aqui a grande preocupação que Paulo tinha por esses colossenses e pelas outras igrejas que não conhecia pessoalmente. O apóstolo nunca havia estado em Colossos, e a igreja ali estabelecida não havia sido fundada por ele. Contudo, cuidava dela com tanta ternura como se fosse o único povo sob a sua responsabilidade (v. 1):
“Pois quero que saibais quão grande conflito tenho por vós e pelos de Laodiceia, e por todos quantos não viram o meu rosto na carne.” Observe:
- O cuidado de Paulo com a igreja era tal que equivalia a um conflito. Estava numa espécie de agonia e temia continuamente o que seria deles. Nisso seguia o seu Mestre, que esteve em agonia por nós e foi ouvido por causa do que temia.
(2.) Podemos manter comunhão pela fé, esperança e santo amor até com as igrejas e os companheiros cristãos que não conhecemos pessoalmente e com os quais não temos convívio. Podemos pensar uns nos outros, orar uns pelos outros e preocupar-nos uns com os outros à maior distância. E podemos esperar encontrar no céu aqueles que nunca vimos na carne. Mas:
I. O que o apóstolo desejava para eles? que os seus corações sejam consolados, estando unidos em amor, etc., v. 2. Era com o bem-estar espiritual deles que se preocupava. Não diz que fossem saudáveis, alegres, ricos, grandes e prósperos, mas que os seus corações fossem consolados.
Repare: a prosperidade da alma é a melhor prosperidade, e aquela com que devemos nos preocupar mais por nós mesmos e pelos outros. Temos aqui uma descrição da prosperidade da alma:
- Quando o nosso conhecimento cresce até uma compreensão do mistério de Deus, e do Pai, e de Cristo; quando chegamos a ter um conhecimento mais claro, distinto e metódico da verdade como ela é em Jesus, então a alma prospera.
Compreender o mistério é compreender aquilo que antes estava oculto, mas agora foi dado a conhecer a respeito do Pai e de Cristo; ou o mistério mencionado anteriormente, o chamamento dos gentios para a igreja cristã, conforme o Pai e Cristo o revelaram no evangelho.
Não se trata apenas de falar dele de cor, ou como nos foi ensinado nos catecismos, mas de ser conduzidos a ele e penetrar no seu significado e desígnio. É por isso que devemos trabalhar, e então a alma prospera.
- Quando a nossa fé cresce até uma plena certeza e um reconhecimento ousado desse mistério:
(1.) Até uma plena certeza, ou um juízo bem firmado, com base nas provas próprias das grandes verdades do evangelho, sem duvidar nem questioná-las, mas abraçando-as com a maior satisfação, como palavras fiéis e dignas de toda aceitação.
(2.) Quando chega a um reconhecimento livre, e não somente cremos com o coração, mas estamos prontos, quando chamados a isso, a fazer confissão com a boca, sem nos envergonharmos do nosso Mestre e da nossa santa religião sob o desagrado e a violência dos seus inimigos.
Isso é chamado de riquezas da plena certeza do entendimento. Grande conhecimento e forte fé tornam rica uma alma. Isso é ser rico para com Deus, rico em fé e ter as verdadeiras riquezas, Lucas 12:21; 16:11; Tiago 2:5.
Consiste na abundância de consolo em nossa alma: que os seus corações fossem consolados. A alma prospera quando está cheia de alegria e paz (Romanos 15:13), tem uma satisfação interior que todas as tribulações exteriores não conseguem perturbar e pode alegrar-se no Senhor quando todos os outros consolos falham, Habacuque 3:17, 18.
Quanto mais íntima for a comunhão com os nossos companheiros cristãos, mais a alma prospera: “Unidos em amor”. O santo amor une o coração dos cristãos uns aos outros, e tanto a fé quanto o amor contribuem para o nosso consolo. Quanto mais forte for a nossa fé e mais caloroso o nosso amor, maior será o nosso consolo.
Tendo ocasião de mencionar Cristo (v. 2), segundo o seu costume, ele faz esta observação em honra dele (v. 3): “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Havia dito (Colossenses 1:19) que toda a plenitude habita nele. Aqui menciona particularmente os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Há nele uma plenitude de sabedoria, pois revelou perfeitamente a vontade de Deus à humanidade. Observe: os tesouros da sabedoria estão escondidos em Cristo não de nós, mas para nós. Os que desejam ser sábios e ter conhecimento devem recorrer a Cristo.
Devemos gastar do estoque guardado para nós nele e retirar dos tesouros nele escondidos. Ele é a sabedoria de Deus e, por Deus, foi feito sabedoria para nós, etc., 1 Coríntios 1:24, 30.
II. A sua preocupação por eles é repetida (v. 5): embora esteja ausente na carne, contudo estou com vocês em espírito, alegrando-me e contemplando a ordem de vocês e a firmeza da fé de vocês em Cristo. Observe:
Podemos estar presentes em espírito com aquelas igrejas e aqueles cristãos de quem estamos ausentes no corpo, pois a comunhão dos santos é algo espiritual. Paulo havia ouvido que os colossenses eram ordeiros e regulares. E, embora nunca os tivesse visto nem estivesse presente entre eles, diz-lhes que facilmente se imaginava entre eles e contemplava com prazer a boa conduta deles.
A ordem e a firmeza dos cristãos são motivo de alegria para os ministros. Alegram-se quando contemplam a sua ordem, a sua conduta regular e a firme adesão à doutrina cristã.
Quanto mais firme for a nossa fé em Cristo, melhor será a ordem de toda a nossa conduta, pois vivemos e andamos pela fé, 2 Coríntios 5:7; Hebreus 10:38.
Versículos 4 a 12
A Glória da Dispensação Cristã. (62 d.C.)
O apóstolo adverte os colossenses contra os enganadores (v. 4): “Isto digo para que ninguém os engane com palavras persuasivas”; e no v. 8: “Para que ninguém os despoje”. Insiste tanto na perfeição de Cristo e da revelação do evangelho para preservá-los das insinuações ardilosas daqueles que queriam corromper os seus princípios. Repare:
O modo como Satanás despoja as almas é enganando-as. Ele as engana e, por esse meio, as mata. É a antiga serpente que enganou Eva por sua astúcia, 2 Coríntios 11:3. Não poderia arruinar-nos se não nos ludibriasse; e não poderia ludibriar-nos senão por nossa própria culpa e insensatez.
Os agentes de Satanás, que pretendem despojá-las, enganam-nas com palavras persuasivas. Vejam o perigo dessas palavras: quantos são arruinados pela adulação daqueles que ficam à espreita para enganar, e pelos disfarces falsos e aparências atraentes de princípios maus e práticas perversas!
Com boas palavras e discursos agradáveis, enganam o coração dos simples, Romanos 16:18. “Vocês devem manter-se em guarda contra as palavras persuasivas e reconhecer e temer aqueles que querem atraí-los a qualquer mal, pois o objetivo deles é despojá-los.” “Se os pecadores te atraírem, não consintas”, Provérbios 1:10. Observe:
I. Um antídoto soberano contra os sedutores (v. 6, 7): “Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, andem nele, arraigados e edificados”, etc. Repare aqui:
- Todos os cristãos, pelo menos em sua profissão, receberam Jesus Cristo, o Senhor. Receberam-no como Cristo, o grande profeta da igreja, ungido por Deus para revelar a sua vontade; como Jesus, o grande sumo sacerdote e Salvador do pecado e da cólera, pelo sacrifício expiatório de si mesmo; e como Senhor, ou soberano e rei, a quem devemos obedecer e estar sujeitos.
Receberam-no, anuíram a ele, tomaram-no para si em toda relação e capacidade, e para todos os propósitos e usos delas.
O grande cuidado dos que receberam Cristo é andar nele: fazer com que as suas práticas correspondam aos seus princípios e que a sua conduta esteja de acordo com os seus compromissos. Assim como recebemos Cristo, ou anuímos a ser dele, devemos andar com ele no nosso percurso diário e manter a nossa comunhão com ele.
Quanto mais de perto andamos com Cristo, mais arraigados e firmados somos na fé. Uma boa conduta é o melhor meio de firmar uma boa fé. Se andarmos nele, estaremos arraigados nele; e quanto mais firmemente nele estivermos arraigados, mais de perto andaremos com ele: arraigados e edificados.
Observe: não podemos ser edificados em Cristo sem primeiro estarmos arraigados nele. Devemos estar unidos a ele por uma fé viva, anuir de coração à sua aliança, e então cresceremos nele em todas as coisas. Como vocês foram ensinados, isto é, conforme a regra da doutrina cristã na qual receberam instrução.
Observe: uma boa educação exerce boa influência sobre a nossa firmeza. Devemos estar firmados na fé, como fomos ensinados, abundando nela. Observe: estando firmados na fé, devemos abundar nela e progredir cada vez mais; e isso com ação de graças.
O caminho para receber o benefício e o consolo da graça de Deus é dar muitas graças por ela. Devemos juntar ação de graças a todo o nosso progresso e reconhecer a misericórdia presente em todos os nossos privilégios e realizações. Observe:
II. O justo aviso que nos é dado acerca do nosso perigo: “Acautelai-vos para que ninguém vos despoje por meio da filosofia e de vão engano, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”, v. 8.
Há uma filosofia que é nobre exercício das nossas faculdades racionais e muito útil à religião: o estudo das obras de Deus que nos conduz ao conhecimento dele e confirma a nossa fé nele.
Mas há uma filosofia vã e enganosa, prejudicial à religião, que põe a sabedoria humana em disputa com a sabedoria de Deus e, enquanto agrada à imaginação dos homens, arruína a sua fé. São especulações sutis e minuciosas sobre coisas acima de nós, ou sem utilidade nem importância para nós.
Ou é o cuidado com palavras e termos técnicos que têm apenas uma aparência vazia e, muitas vezes, enganosa de conhecimento. Segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo: isso se refere claramente à pedagogia ou dispensação judaica, assim como à instrução pagã.
Os judeus se governavam pelas tradições dos seus anciãos e pelos rudimentos ou elementos do mundo, os ritos e observâncias que eram apenas preparatórios e introdutórios à condição do evangelho. Os gentios misturavam as suas máximas filosóficas aos seus princípios cristãos; e ambos afastavam a mente de Cristo.
Os que penduram a sua fé nas mangas de outros homens e andam no caminho do mundo se afastaram de seguir a Cristo. Os enganadores eram especialmente os mestres judeus, que procuravam manter a lei de Moisés em união com o evangelho de Cristo, mas na realidade a colocavam em disputa e contradição com ele. Agora o apóstolo mostra:
- Que temos em Cristo a substância de todas as sombras da lei cerimonial. Por exemplo:
(1.) Tinham eles, então, a Shechinah, ou presença especial de Deus, chamada glória por causa do seu sinal visível? Assim também nós a temos agora em Jesus Cristo (v. 9): “Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”.
Sob a lei, a presença de Deus habitava entre os querubins, numa nuvem que cobria o propiciatório. Agora, porém, habita na pessoa do nosso Redentor, que participa da nossa natureza, é osso dos nossos ossos e carne da nossa carne e nos declarou o Pai com mais clareza.
Habita nele corporalmente; não porque o corpo se oponha ao espírito, mas porque o corpo se opõe à sombra. A plenitude da Divindade habita no Cristo realmente, não figuradamente, pois ele é Deus e homem.
(2.) Tinham eles a circuncisão, que era o selo da aliança? Em Cristo somos circuncidados com a circuncisão feita sem mãos (v. 11), pela obra de regeneração em nós, que é a circuncisão espiritual ou cristã.
É judeu aquele que o é interiormente, e a circuncisão é a do coração, Romanos 2:29. Isso se deve a Cristo e pertence à dispensação cristã. É feita sem mãos, não pelo poder de qualquer criatura, mas pelo poder do bendito Espírito de Deus.
Nascemos do Espírito, João 3:5. E isso é a lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo, Tito 3:5. Consiste em despir o corpo dos pecados da carne, renunciar ao pecado e reformar a nossa vida, não em meros ritos exteriores.
“Não é a remoção da imundície da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus”, 1 Pedro 3:21. E não basta afastar um pecado particular: devemos despir todo o corpo do pecado. O velho homem deve ser crucificado e o corpo do pecado destruído, Romanos 6:6.
Cristo foi circuncidado e, em virtude da nossa união com ele, participamos daquela graça eficaz que despoja o corpo dos pecados da carne. Além disso, os judeus se consideravam completos na lei cerimonial; mas nós somos completos em Cristo, v. 10.
A lei era imperfeita e deficiente. Se a primeira aliança tivesse sido sem defeito, não se teria buscado lugar para a segunda (Hebreus 8:7); e a lei era apenas sombra dos bens futuros e nunca poderia, por aqueles sacrifícios, aperfeiçoar os que a ela chegavam, Hebreus 10:1.
Mas todas as deficiências dela são supridas no evangelho de Cristo, pelo sacrifício completo pelo pecado e pela revelação da vontade de Deus. “O qual é a cabeça de todo principado e poder”.
Assim como o sacerdócio do Antigo Testamento encontrou a sua perfeição em Cristo, também a encontrou o reino de Davi, que era o principado e poder eminente no Antigo Testamento e de que os judeus tanto se orgulhavam.
Ele é o Senhor e cabeça de todos os poderes no céu e na terra, de anjos e homens. Anjos, autoridades e poderes lhe estão sujeitos, 1 Pedro 3:22.
- Temos comunhão com Cristo em toda a sua obra (v. 12): sepultados com ele no batismo, no qual também vocês ressuscitaram com ele. Somos sepultados e ressuscitamos com ele, e ambas as coisas são significadas pelo nosso batismo.
Isso não quer dizer que haja no sinal ou na cerimônia do batismo algo que represente esse sepultamento e essa ressurreição, assim como não há na Ceia do Senhor qualquer semelhança visível que represente a crucificação de Cristo. Além disso, ele fala da circuncisão feita sem mãos e diz que tudo se dá pela fé na operação de Deus.
O que o nosso batismo significa é que somos sepultados com Cristo, pois o batismo é selo da aliança e obrigação de morrermos para o pecado; e que somos ressuscitados com Cristo, pois é selo e obrigação de vivermos para a justiça, ou em novidade de vida.
No batismo, Deus se compromete a ser o nosso Deus, e nós nos comprometemos a ser seu povo e, pela sua graça, a morrer para o pecado e viver para a justiça, ou a despir o velho homem e vestir o novo.
Versículos 13 a 15
A Glória da Dispensação Cristã. (62 d.C.)
O apóstolo apresenta aqui os privilégios que nós, cristãos, temos acima dos judeus, e que são muito grandes.
I. A morte de Cristo é a nossa vida: “E a vós, que estáveis mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, ele vos vivificou juntamente com ele”, v. 13. O estado de pecado é um estado de morte espiritual. Os que estão no pecado estão mortos no pecado.
Assim como a morte do corpo consiste na sua separação da alma, a morte da alma consiste na sua separação de Deus e do favor divino. Assim como a morte do corpo é a sua corrupção e putrefação, o pecado é a corrupção ou depravação da alma.
Assim como o morto é incapaz de ajudar a si mesmo por qualquer poder próprio, o pecador habitual é moralmente impotente: embora possua um poder natural, ou o poder de uma criatura racional, não possui poder espiritual até receber a vida divina ou uma natureza renovada.
Isso deve ser entendido principalmente do mundo gentio, que jazia na perversidade. Estavam mortos na incircuncisão da sua carne, alheios à aliança da promessa e sem Deus no mundo, Efésios 2:11, 12. Por causa da sua incircuncisão estavam mortos nos seus pecados.
Pode-se entender isso da incircuncisão espiritual ou corrupção da natureza; assim, mostra que estamos mortos perante a lei e mortos em nossa condição. Mortos perante a lei: um malfeitor condenado é chamado morto porque está sob sentença de morte. Do mesmo modo, os pecadores, pela culpa do pecado, estão sob a sentença da lei e já condenados, João 3:18.
E mortos em nossa condição, por causa da incircuncisão da nossa carne. Um coração não santificado é chamado coração incircunciso; essa é a nossa condição. Agora, por meio de Cristo, nós, que estávamos mortos nos pecados, somos vivificados. Isto é, foi feita provisão eficaz para tirar a culpa do pecado e quebrar o seu poder e domínio.
Vivificados juntamente com ele, em virtude da nossa união com ele e em conformidade com ele. A morte de Cristo foi a morte dos nossos pecados; a ressurreição de Cristo é a vivificação da nossa alma.
II. Por meio dele temos a remissão do pecado: “Tendo-vos perdoado todas as transgressões”. Esta é a nossa vivificação. O perdão do crime é a vida do criminoso; e isso se deve à ressurreição de Cristo, assim como à sua morte. Pois, assim como morreu pelos nossos pecados, também ressuscitou para a nossa justificação, Romanos 4:25.
III. Tudo o que estava em vigor contra nós é retirado do caminho. Ele obteve para nós uma quitação legal do escrito de ordenanças, que era contra nós (v. 14). Isso pode ser entendido:
- Da obrigação de sofrer castigo, na qual consiste a culpa do pecado. A maldição da lei é o escrito contra nós, como a escrita na parede de Belsazar. Maldito é todo aquele que não permanece em todas as coisas. Este era um escrito contra nós e contrário a nós, pois ameaçava a nossa ruína eterna.
Foi removido quando ele nos redimiu da maldição da lei, tornando-se maldição por nós, Gálatas 3:13. Cancelou a obrigação para todos os que se arrependem e creem. “Sobre mim seja a maldição, meu Pai.” Ele anulou e desfez a sentença que era contra nós.
Quando foi pregado na cruz, a maldição foi, por assim dizer, pregada na cruz. E a corrupção que habita em nós é crucificada com Cristo e pela virtude da sua cruz. Quando nos lembramos da morte do Senhor Jesus e o vemos pregado na cruz, devemos ver o escrito contra nós retirado do caminho. Ou melhor:
- Deve ser entendido da lei cerimonial, o escrito de ordenanças, as instituições cerimoniais ou a lei dos mandamentos contida em ordenanças (Efésios 2:15), que era um jugo para os judeus e uma parede de separação para os gentios.
O Senhor Jesus a retirou do caminho, pregando-a na sua cruz; isto é, anulou a sua obrigação, para que todos vissem e se convencessem de que não era mais obrigatória. Quando veio a substância, as sombras fugiram.
Foi abolida (2 Coríntios 3:13), e “aquilo que se torna velho e envelhece está prestes a desaparecer”, Hebreus 8:13. As expressões aludem aos métodos antigos de cancelar uma obrigação, riscando o escrito ou atravessando-o com um prego.
IV. Ele obteve para nós uma vitória gloriosa sobre os poderes das trevas: “E, tendo despojado os principados e potestades, expôs-os publicamente, triunfando sobre eles nela”, v. 15. Assim como a maldição da lei estava contra nós, também o poder de Satanás estava contra nós.
Tratou com Deus como Juiz e nos redimiu das mãos da sua justiça mediante um preço; mas das mãos de Satanás, o executor, redimiu-nos pelo poder e com mão forte. Levou cativo o cativeiro. O diabo e todos os poderes do inferno foram vencidos e desarmados pelo Redentor moribundo.
A primeira promessa apontava para isso: o ferimento do calcanhar de Cristo nos seus sofrimentos era o esmagamento da cabeça da serpente, Gênesis 3:15. As expressões são elevadas e magníficas: voltemo-nos para contemplar este grande espetáculo. O Redentor venceu morrendo. Vejam a sua coroa de espinhos transformar-se numa coroa de louros.
Ele os despojou, quebrou o poder do diabo, venceu-o e incapacitou-o, e expôs os poderes publicamente: sujeitou-os à vergonha pública e apresentou-os diante de anjos e homens. Nunca o reino do diabo recebera um golpe tão mortal quanto o dado pelo Senhor Jesus.
Amarrou-os às rodas do seu carro e saiu vencendo e para vencer, em alusão ao costume do triunfo de um general que voltava vitorioso. Triunfando sobre eles nela, isto é, na sua cruz e por sua morte; ou, como alguns leem, em si mesmo, por seu próprio poder. Pois pisou sozinho o lagar, e dos povos ninguém esteve com ele.
Versículos 16 a 23
A Glória da Dispensação Cristã. (62 d.C.)
O apóstolo conclui o capítulo com exortações ao dever apropriado, que deduz do discurso anterior.
I. Aqui há uma advertência para tomar cuidado com os mestres judaizantes, ou com aqueles que imporiam aos cristãos o jugo da lei cerimonial: portanto, ninguém os julgue pelo alimento nem pela bebida, etc., v. 16.
Grande parte das cerimônias da lei de Moisés consistia em distinguir alimentos e dias. Parece, por Romanos 14, que havia quem quisesse manter essas distinções. Mas aqui o apóstolo mostra que, visto que Cristo veio e cancelou a lei cerimonial, não devemos mantê-la.
“Ninguém imponha essas coisas a vocês, pois Deus não as impôs. Se Deus os libertou, não se deixem enredar novamente naquele jugo de servidão.” Isso tanto mais porque essas coisas eram sombras das coisas futuras (v. 17), o que indica que não tinham valor intrínseco e que agora foram abolidas.
“Mas o corpo é de Cristo”: o corpo do qual eram sombras veio. Continuar as observâncias cerimoniais, que eram apenas tipos e sombras de Cristo e do evangelho, sugere que Cristo ainda não veio e que a condição do evangelho ainda não começou.
Observe as vantagens que temos sob o evangelho em comparação com o que eles tinham sob a lei: eles tinham as sombras; nós temos a substância.
II. Ele os adverte a tomar cuidado com os que introduziriam o culto dos anjos como mediadores entre Deus e eles, como faziam os filósofos gentios: “Ninguém vos prive da vossa recompensa numa humildade voluntária e no culto dos anjos”, v. 18.
Parecia um ato de modéstia recorrer à mediação dos anjos, por termos consciência da nossa indignidade de falar diretamente com Deus. Mas, embora tenha aparência de humildade, essa humildade é voluntária, não ordenada; por isso não é aceitável. Sim, tampouco é permitida: toma a honra devida somente a Cristo e a entrega a uma criatura.
Além disso, as ideias em que essa prática se fundamentava eram meras invenções humanas, não revelação divina: presunções orgulhosas da razão humana que levam alguém a pretender mergulhar em assuntos e resolvê-los sem conhecimento nem fundamento suficientes.
“Intrometendo-se nas coisas que não viu, em vão inchado pela mente carnal”: alegando descrever a ordem dos anjos e os seus respectivos ministérios, que Deus nos ocultou. Por isso, embora a prática tivesse aparência de humildade, havia verdadeiro orgulho no seu princípio.
Promoviam essas ideias para satisfazer a própria imaginação carnal e gostavam de ser considerados mais sábios que os outros. O orgulho está na origem de muitos erros e corrupções, e até de muitas práticas más que têm grande aparência de humildade.
Os que fazem isso não retêm a cabeça, v. 19. Na prática, negam Cristo, o único Mediador entre Deus e os homens. É o maior descrédito para Cristo, cabeça da igreja, qualquer dos seus membros recorrer a algum intercessor junto a Deus que não seja ele.
Quando os homens largam a sua firme ligação com Cristo, agarram-se ao que está perto deles e não lhes servirá de nada. “Dele, todo o corpo, pelas juntas e ligamentos, recebendo sustento e unido, cresce com o crescimento de Deus.” Observe:
Jesus Cristo não é apenas uma cabeça de governo sobre a igreja, mas uma cabeça de influência vital para ela. Estão ligados a ele por juntas e ligamentos, assim como os diversos membros do corpo estão unidos à cabeça, e dele recebem vida e sustento.
O corpo de Cristo é um corpo em crescimento: cresce com o crescimento de Deus. O novo homem cresce, e é da natureza da graça crescer onde não há algum impedimento acidental.
Com o crescimento de Deus, isto é, com um crescimento da graça que vem de Deus como seu autor; ou, segundo um hebraísmo comum, com crescimento grande e abundante. Que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus, Efésios 3:19.
Vejam uma expressão paralela: “Que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem unido, produz o crescimento do corpo”, Efésios 4:15, 16.
III. Daí ele aproveita a ocasião para adverti-los novamente: “Portanto, se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivessem no mundo, se sujeitam a ordenanças?”, v. 20.
Se, como cristãos, vocês estão mortos para as observâncias da lei cerimonial, por que se sujeitam a elas? Observâncias como: “Não toques, não proves, não manuseies”, v. 21, 22.
Sob a lei, contraía-se impureza cerimonial ao tocar um cadáver ou qualquer coisa oferecida a um ídolo, ou ao provar alimentos proibidos, etc. “Todas essas coisas perecerão com o uso”; não possuem valor intrínseco que as sustente, e aqueles que as usavam viam-nas perecer e passar.
Ou elas tendem a corromper a fé cristã, sem outra autoridade além das tradições e injunções dos homens. “Essas coisas têm, de fato, aparência de sabedoria no culto voluntário e na humildade”.
Eles se julgavam mais sábios que os seus vizinhos ao observar a lei de Moisés junto com o evangelho de Cristo, para terem certeza de estar certos ao menos em um dos dois. Mas, ai!, era apenas aparência de sabedoria, mera invenção e alegação.
Assim, parecem negligenciar o corpo ao se absterem de certos alimentos e mortificarem os seus prazeres e apetites corporais. Mas nada disso é verdadeira devoção, pois o evangelho nos ensina a adorar a Deus em espírito e em verdade, não por observâncias rituais, e pela mediação de Cristo somente, não de quaisquer anjos. Observe:
Os cristãos são libertados por Cristo das observâncias rituais da lei de Moisés e livrados daquele jugo de servidão que o próprio Deus havia posto sobre eles.
A sujeição a ordenanças, ou prescrições humanas no culto a Deus, é muito censurável e contrária à liberdade do evangelho. O apóstolo exige que os cristãos permaneçam firmes na liberdade com que Cristo os libertou e não se deixem enredar novamente no jugo de servidão, Gálatas 5:1.
A imposição dessas ordenanças invade a autoridade de Cristo, cabeça da igreja, e introduz outra lei de mandamentos contida em ordenanças, quando Cristo aboliu a antiga, Efésios 2:15.
- Essas coisas têm apenas aparência de sabedoria, mas são realmente insensatez. A verdadeira sabedoria consiste em manter-se fiel às disposições do evangelho e inteiramente sujeito a Cristo, a única cabeça da igreja.