Colossenses 1
Argumento
Concluído por William Harris.
UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DA EPÍSTOLA DE S. PAULO AOS COLOSSENSES.
Colossos era uma cidade considerável da Frígia, e provavelmente não ficava longe de Laodiceia e Hierápolis. Encontramos estas mencionadas juntas, Colossenses 4:13. Está agora sepultada em ruínas, e a sua memória é principalmente preservada nesta epístola.
O desígnio da epístola é avisá-los do perigo dos zelotes judeus, que insistiam na necessidade de observar a lei cerimonial; e fortificá-los contra a mistura da filosofia gentílica com os seus princípios cristãos. Ele professa grande satisfação na firmeza e constância deles, e os anima à perseverança.
Ela foi escrita aproximadamente na mesma época das epístolas aos efésios e filipenses, em 62 d.C., e no mesmo lugar, enquanto ele era então prisioneiro em Roma. Ele não ficava ocioso no seu confinamento, e a palavra de Deus não estava amarrada.
Esta epístola, como a dos romanos, foi escrita àqueles que ele nunca tinha visto, nem com quem tinha qualquer familiaridade pessoal. A igreja implantada em Colossos não o foi pelo ministério de Paulo, mas pelo ministério de Epafras ou Epafrodito, um evangelista, alguém que ele delegou para pregar o evangelho entre os gentios. E, contudo:
I. Havia uma igreja florescente em Colossos, e uma que era eminente e famosa entre as igrejas. Seria de pensar que nenhuma se tornaria igreja florescente senão aquelas que o próprio Paulo havia implantado. Mas aqui estava uma igreja florescente implantada por Epafras.
Deus às vezes tem por bem empregar o ministério dos que são menos notáveis e de dons inferiores para prestar grande serviço à sua igreja. Deus usa as mãos que lhe agradam, e não está preso às dos notáveis, para que a excelência do poder possa aparecer como sendo de Deus e não dos homens, 2 Coríntios 4:7.
II. Embora Paulo não tivesse implantado esta igreja, contudo não a negligenciou por isso. Nem, ao escrever as suas epístolas, faz qualquer diferença entre ela e outras igrejas.
Os colossenses, convertidos pelo ministério de Epafras, lhe eram tão queridos, e ele se preocupava tanto com o bem-estar deles, quanto os filipenses, ou quaisquer outros convertidos pelo seu ministério.
Assim conferiu honra a um ministro inferior, e nos ensina a não ser egoístas, nem pensar perdida toda a honra que vai para além de nós mesmos. Aprendemos, no seu exemplo, a não considerar um rebaixamento para nós regar o que outros implantaram, ou edificar sobre o fundamento que outros lançaram.
Assim como ele próprio, como sábio mestre construtor, lançou o fundamento, e outro edificou sobre ele, 1 Coríntios 3:10.
Temos aqui:
I. A inscrição, como de costume, v. 1, 2.
II. A sua ação de graças a Deus pelo que ouvira a respeito deles: a sua fé, amor e esperança, vv. 3-8.
III. A sua oração pelo conhecimento, fecundidade e força deles, vv. 9-11.
IV. Um admirável resumo da doutrina cristã a respeito da operação do Espírito, da pessoa do Redentor, da obra da redenção e da pregação dela no evangelho, vv. 12-29.
Versículos 1 a 2
Inscrição e Bênção Apostólica. (62 d.C.)
I. A inscrição desta epístola é muito semelhante à das demais. Só se pode observar que:
- Ele se chama apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus. Um apóstolo é um primeiro-ministro no reino de Cristo, chamado sem mediação por Cristo e extraordinariamente qualificado. O seu trabalho era peculiarmente implantar a igreja cristã e confirmar a doutrina cristã.
Ele atribui isso não ao seu próprio mérito, força ou suficiência, mas à graça gratuita e à boa vontade de Deus. Considerava-se comprometido a fazer o máximo, como apóstolo, porque foi feito tal pela vontade de Deus.
- Ele associa Timóteo a si na comissão, o que é outro exemplo da sua humildade. E, embora em outro lugar o chame seu filho (2 Timóteo 2:1), contudo aqui o chama seu irmão.
Isso é um exemplo aos ministros mais velhos e mais eminentes, para considerarem os mais jovens e mais obscuros como seus irmãos, e os tratarem de acordo com isso, com bondade e respeito.
- Ele chama os cristãos em Colossos de santos e irmãos fiéis em Cristo. Assim como todos os bons ministros, assim todos os bons cristãos são irmãos uns dos outros, que se encontram numa relação próxima e devem amor mútuo.
Para com Deus, devem ser santos, consagrados à sua honra e santificados pela sua graça, trazendo a sua imagem e visando a sua glória. E, em ambos esses aspectos, como santos para Deus e irmãos uns dos outros, devem ser fiéis.
A fidelidade percorre cada caráter e relação da vida cristã, e é a coroa e a glória de todos eles.
II. A bênção apostólica é a mesma de costume: “Graça a vós, e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
Ele lhes deseja graça e paz, o favor gratuito de Deus e todos os seus frutos benditos. Toda espécie de bênçãos espirituais, e isso da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, conjuntamente de ambos e distintamente de cada um, como na epístola anterior.
Versículos 3 a 8
A Ação de Graças de Paulo pelos Colossenses. (62 d.C.)
Aqui ele passa ao corpo da epístola, e começa com ação de graças a Deus pelo que ouvira a respeito deles, embora não tivesse familiaridade pessoal com eles e conhecesse o estado e caráter deles só pelos relatos de outros.
I. Ele deu graças a Deus por eles, por terem abraçado o evangelho de Cristo e dado provas da sua fidelidade a ele. Observe: nas suas orações em favor deles, deu graças por eles.
A ação de graças deve fazer parte de toda oração. E tudo o que é matéria do nosso regozijo deve ser matéria da nossa ação de graças. Observe:
- A quem ele dá graças: a Deus, ao Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Na nossa ação de graças, devemos ter os olhos em Deus como Deus (ele é o objeto da ação de graças assim como da oração), e como o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, no qual e por meio do qual todo bem nos vem.
Ele é o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo assim como o nosso Pai. E é matéria de ânimo, em todas as nossas aproximações a Deus, que possamos olhar para ele como Pai de Cristo e nosso Pai, como Deus dele e nosso Deus, João 20:17. Observe:
- Pelo que ele dá graças a Deus: pelas graças de Deus neles, que eram evidências da graça de Deus para com eles. “Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes por todos os santos. Pela esperança que está guardada para vós no céu”, v. 4, 5.
Fé, esperança e amor são as três graças principais na vida cristã, e matéria apropriada da nossa oração e ação de graças:
(1.) Ele dá graças pela sua fé em Cristo Jesus, por terem sido levados a crer nele, assumir a profissão da sua religião e arriscar as suas almas sobre o seu empreendimento.
(2.) Pelo seu amor. Além do amor geral devido a todos os homens, há um amor particular devido aos santos, ou aos que pertencem à fraternidade cristã, 1 Pedro 2:17.
Devemos amar todos os santos, ter uma bondade e boa vontade extensas para com os homens bons, apesar dos pontos menores de diferença e de muitas fraquezas reais. Alguns entendem isso da sua caridade para com os santos em necessidade, que é um ramo e evidência do amor cristão.
(3.) Pela sua esperança: “A esperança que está guardada para vós no céu”, v. 5. A felicidade do céu é chamada a esperança deles, porque é a coisa esperada, “aguardando a bendita esperança”, Tito 2:13.
O que é concedido aos crentes neste mundo é muito. Mas o que está guardado para eles no céu é muito mais. E temos motivo para dar graças a Deus pela esperança do céu que os bons cristãos têm, ou pela sua expectativa bem fundada da glória futura.
A sua fé em Cristo e o amor pelos santos tinham os olhos na esperança guardada para eles no céu. Quanto mais fixarmos as nossas esperanças na retribuição da recompensa no outro mundo, mais livres e liberais seremos com o nosso tesouro terreno em todas as ocasiões de fazer o bem.
II. Tendo bendito a Deus por estas graças, ele bendiz a Deus pelos meios da graça de que desfrutavam: do que vocês ouviram antes na palavra da verdade do evangelho.
Eles haviam ouvido, na palavra da verdade do evangelho, a respeito desta esperança guardada para eles no céu. Observe:
O evangelho é a palavra da verdade, e aquilo sobre o que podemos arriscar com segurança as nossas almas imortais. Ele procede do Deus da verdade e do Espírito da verdade, e é uma palavra fiel. Ele o chama “a graça de Deus em verdade”, v. 6.
É uma grande misericórdia ouvir esta palavra da verdade. Pois a grande coisa que dela aprendemos é a felicidade do céu. A vida eterna é trazida à luz pelo evangelho, 2 Timóteo 1:10. Ouviram da esperança guardada no céu na palavra da verdade do evangelho.
“Que veio a vós, como a todo o mundo, e produz fruto, como também em vós”, v. 6. Este evangelho é pregado e produz fruto em outras nações. Veio a vocês como a todo o mundo, segundo a comissão: vão pregar o evangelho em todas as nações e a toda criatura. Observe:
(1.) Todos os que ouvem a palavra do evangelho devem produzir o fruto do evangelho, isto é, ser obedientes a ele e ter os seus princípios e vidas formados segundo ele. Esta foi a doutrina primeiro pregada: “Produzi, por isso, frutos dignos de arrependimento”, Mateus 3:8. E o nosso Senhor diz: “Se conheceis estas coisas, felizes sois se as fazeis”, João 13:17. Observe:
(2.) Onde quer que o evangelho venha, produzirá fruto para a honra e glória de Deus: “Produz fruto, como também em vós”. Enganamo-nos se pensamos monopolizar para nós mesmos os consolos e benefícios do evangelho. O evangelho produz fruto em nós? Assim o faz nos outros.
III. Ele aproveita esta ocasião para mencionar o ministro por quem creram (v. 7, 8): “Como também aprendestes de Epafras, nosso querido conservo, que é para vós um fiel ministro de Cristo”.
Ele o menciona com grande respeito, para comprometer o amor deles a ele:
Chama-o seu conservo, para significar não só que serviam ao mesmo Mestre, mas que estavam comprometidos com a mesma obra. Eram colaboradores na obra do Senhor, embora um fosse apóstolo e o outro ministro comum.
Chama-o seu querido conservo. Todos os servos de Cristo devem amar uns aos outros, e é uma consideração que desperta afeição estarem comprometidos com o mesmo serviço.
Apresenta-o como alguém que era fiel ministro de Cristo para eles, que cumpria a sua responsabilidade e realizava o seu ministério entre eles. Observe: Cristo é o nosso Mestre próprio, e somos os seus ministros.
Ele não diz quem é o ministro de vocês, mas quem é o ministro de Cristo para vocês. É pela autoridade e designação dele, embora para o serviço do povo.
- Apresenta-o como alguém que falava bem deles: “O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito”, v. 8.
Recomenda-o à afeição deles pelo bom relato que fez do amor sincero deles a Cristo e a todos os seus membros, que foi operado neles pelo Espírito e está de acordo com o espírito do evangelho. Os ministros fiéis se alegram em poder falar bem do seu povo.
Versículos 9 a 11
A Oração de Paulo pelos Colossenses. (62 d.C.)
O apóstolo passa nestes versículos a orar em favor deles. Ouvira que eram bons, e orava para que fossem melhores. Era constante nesta oração: não cessamos de orar em favor de vocês. Pode ser que só raramente pudesse receber notícias deles, mas constantemente orava em favor deles. E desejamos que vocês sejam cheios do conhecimento, etc. Observe o que ele pede a Deus em favor deles:
I. Que fossem cristãos conhecedores e inteligentes: cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual. Observe:
O conhecimento do nosso dever é o melhor conhecimento. Uma mera noção vazia das maiores verdades é insignificante. O nosso conhecimento da vontade de Deus deve ser sempre prático. Devemos conhecê-la para fazê-la.
O nosso conhecimento é então uma bênção de fato quando está em sabedoria, quando sabemos aplicar o nosso conhecimento geral às nossas ocasiões particulares e ajustá-lo a todas as emergências.
Os cristãos devem procurar ser cheios de conhecimento. Não só conhecer a vontade de Deus, mas conhecer mais dela, e crescer no conhecimento de Deus (como está no v. 10), e crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador, 2 Pedro 3:18.
II. Que a sua conduta fosse boa. Bom conhecimento sem boa vida não trará proveito. O nosso entendimento é então entendimento espiritual quando o exemplificamos no nosso modo de viver: “Para que andeis dignamente do Senhor, para todo agrado” (v. 10).
Isto é, como convém à relação em que nos encontramos com ele e à profissão que fazemos dele. A conformidade da nossa conduta com a nossa religião agrada a Deus assim como aos homens bons. Andamos para todo agrado quando andamos em todas as coisas segundo a vontade de Deus.
Sendo frutíferos em toda boa obra. É isso que devemos visar. Boas palavras não bastarão sem boas obras. Devemos abundar em boas obras, e em toda boa obra. Não só em algumas, que são mais fáceis, apropriadas e seguras, mas em todas, e em cada caso delas.
Deve haver uma consideração regular e uniforme por toda a vontade de Deus. E quanto mais frutíferos formos em boas obras, mais cresceremos no conhecimento de Deus. Aquele que faz a sua vontade conhecerá da doutrina se é de Deus, João 7:17.
III. Que fossem fortalecidos: “Fortalecidos com todo poder segundo a sua gloriosa potência” (v. 11), fortificados contra as tentações de Satanás e equipados para todo o seu dever.
É um grande consolo para nós que aquele que se encarrega de dar força ao seu povo seja um Deus de potência e de gloriosa potência. Onde há vida espiritual, há continuamente necessidade de força espiritual, força para todas as ações da vida espiritual.
Ser fortalecido é ser equipado pela graça de Deus para toda boa obra, e fortificado por essa graça contra todo ser maligno. É ser capacitado a fazer o nosso dever e continuamente reter a nossa integridade.
O bendito Espírito é o autor desta força. Pois somos fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior, Efésios 3:16. A palavra de Deus é o meio dela, pelo qual ele a transmite. E ela deve ser obtida pela oração.
Foi em resposta a oração fervorosa que o apóstolo obteve graça suficiente. Ao orar por força espiritual, não somos limitados nas promessas, e por isso não devemos ser limitados nas nossas próprias esperanças e desejos. Observe:
Ele orava para que fossem fortalecidos com poder. Isso parece uma tautologia. Mas quer dizer que fossem poderosamente fortalecidos, ou fortalecidos com poder derivado de outro.
É com todo poder. Parece irrazoável que uma criatura seja fortalecida com todo poder, pois isso é torná-la todo-poderosa. Mas ele quer dizer com todo aquele poder de que temos necessidade, para nos capacitar a cumprir o nosso dever ou preservar a nossa inocência.
Aquela graça que é suficiente para nós em todas as provações da vida e capaz de nos ajudar em tempo de necessidade.
- É segundo a sua gloriosa potência. Quer dizer segundo a graça de Deus. Mas a graça de Deus no coração dos crentes é a potência de Deus. E há uma glória nesta potência. É uma potência excelente e suficiente.
E as comunicações de força não são segundo a nossa fraqueza, nós a quem a força é comunicada, mas segundo a potência dele, de quem é recebida. Quando Deus dá, dá como ele mesmo, e quando fortalece, fortalece como ele mesmo.
- O uso especial desta força era para o trabalho do sofrimento: que vocês sejam fortalecidos para toda paciência e longanimidade com alegria. Ele ora não só para que sejam sustentados sob as suas tribulações, mas fortalecidos para elas.
O motivo é que há trabalho a fazer até quando estamos sofrendo. E os que são fortalecidos segundo a sua gloriosa potência são fortalecidos:
(1.) Para toda paciência. Quando a paciência tem a sua obra perfeita (Tiago 1:4), então somos fortalecidos para toda paciência: quando não só suportamos pacientemente as nossas tribulações, mas as recebemos como dons de Deus, e somos agradecidos por elas.
A vocês é dado sofrer, Filipenses 1:29. Quando suportamos bem as nossas tribulações, por mais numerosas que sejam e por mais agravantes que sejam as suas circunstâncias, então as suportamos com toda paciência.
E o mesmo motivo para suportar uma tribulação valerá para suportar outra, se for um bom motivo. Toda paciência inclui todas as suas espécies, não só a paciência de suportar, mas a paciência de esperar.
(2.) Isso chega até à longanimidade, isto é, estende-se a um grande comprimento. Não só suportar tribulação por algum tempo, mas suportá-la enquanto Deus tiver por bem continuá-la.
(3.) É com alegria, regozijar-nos na tribulação, aceitar alegremente o saque dos nossos bens e regozijar-nos por sermos considerados dignos de sofrer pelo seu nome, ter alegria assim como paciência nas tribulações da vida.
Isso nunca poderíamos fazer por qualquer força nossa própria, mas conforme somos fortalecidos pela graça de Deus.
Versículos 12 a 29
A Dignidade do Redentor; A Obra da Redenção; A Pregação de Paulo. (62 d.C.)
Aqui está um resumo da doutrina do evangelho a respeito da grande obra da nossa redenção por Cristo. Entra aqui não como matéria de um sermão, mas como matéria de uma ação de graças. Pois a nossa salvação por Cristo nos fornece abundante matéria de ação de graças em cada aspecto dela: “Dando graças ao Pai”, v. 12.
Ele não discorre sobre a obra da redenção na sua ordem natural. Pois então falaria da sua aquisição primeiro e depois da sua aplicação. Mas aqui inverte a ordem, porque, na nossa percepção e sentimento dela, a aplicação precede a aquisição.
Primeiro encontramos os benefícios da redenção no nosso coração, e então somos levados por esses riachos à origem e à nascente. A ordem e conexão do discurso do apóstolo podem ser consideradas da seguinte maneira:
I. Ele fala a respeito das operações do Espírito da graça sobre nós. Devemos dar graças por elas, porque por estas somos qualificados para receber os benefícios da mediação do Filho: “Dando graças ao Pai”, etc., v. 12, 13.
Fala-se disso como obra do Pai, porque o Espírito da graça é o Espírito do Pai, e o Pai opera em nós pelo seu Espírito. Aqueles em quem a obra da graça é operada devem dar graças ao Pai. Se temos o seu consolo, ele deve ter a sua glória. Ora, o que é operado em nosso favor na aplicação da redenção?
Ele nos livrou do poder das trevas, v. 13. Ele nos resgatou do estado de trevas e maldade pagãs. Salvou-nos do domínio do pecado, que é trevas (1 João 1:6), do domínio de Satanás, que é o príncipe das trevas (Efésios 6:12), e da condenação do inferno, que é trevas exteriores, Mateus 25:30. São chamados das trevas, 1 Pedro 2:9.
Ele nos transportou para o reino do seu querido Filho. Trouxe-nos para o estado do evangelho, e nos fez membros da igreja de Cristo, que é um estado de luz e pureza.
Vocês eram antes trevas, mas agora são luz no Senhor, Efésios 5:8. “O qual vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, 1 Pedro 2:9. Foram feitos súditos dispostos de Cristo aqueles que eram escravos de Satanás.
A conversão de um pecador é o transporte de uma alma do reino do diabo para o reino de Cristo. Sacode-se o poder do pecado, e submete-se ao poder de Cristo.
A lei do Espírito da vida em Cristo Jesus os liberta da lei do pecado e da morte. E é o reino do seu querido Filho, ou do Filho do seu amor peculiar, do seu amado Filho (Mateus 3:17), e eminentemente do amado, Efésios 1:6.
- Ele não só fez isso, mas nos tornou aptos para participar da herança dos santos na luz, v. 12. Preparou-nos para a felicidade eterna do céu, como os israelitas repartiram a terra prometida por sorteio. E nos deu o penhor e a certeza dela.
Ele menciona isso primeiro porque é a primeira indicação da bem-aventurança futura: pela graça de Deus, encontramos a nós mesmos em alguma medida preparados para ela. Deus dá graça e glória, e aqui nos é dito o que ambas são:
(1.) O que é essa glória. É a herança dos santos na luz. É uma herança, e lhes pertence como filhos, o que é a melhor segurança e a mais doce posse: “Se filhos, então herdeiros”, Romanos 8:17.
E é uma herança dos santos, própria das almas santificadas. Os que não são santos na terra nunca serão santos no céu. E é uma herança na luz: a perfeição do conhecimento, da santidade e da alegria, pela comunhão com Deus, que é luz, e o Pai das luzes, Tiago 1:17; 1 João 1:5.
(2.) O que é esta graça. É uma aptidão para a herança. Ele nos tornou aptos para ser participantes, isto é, adequou-nos e preparou-nos para o estado celestial por um temperamento e disposição apropriados da alma. E nos torna aptos pela poderosa influência do seu Espírito.
É o efeito da potência divina mudar o coração e torná-lo celestial. Observe: todos os que são destinados ao céu no futuro são preparados para o céu agora.
Assim como os que vivem e morrem sem santificação saem do mundo com o seu inferno ao redor deles, assim os santificados e renovados saem do mundo com o seu céu ao redor deles.
Os que têm a herança de filhos têm a educação de filhos e a disposição de filhos. Têm o Espírito de adoção, pelo qual clamam: “Aba, Pai”, Romanos 8:15.
E, “porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos vossos corações, clamando: Aba, Pai”, Gálatas 4:6. Esta aptidão para o céu é o penhor do Espírito no nosso coração, que é parte do pagamento e assegura o pagamento completo.
Os que são santificados serão glorificados (Romanos 8:30), e estarão para sempre em dívida com a graça de Deus, que os santificou.
II. A respeito da pessoa do Redentor. Coisas gloriosas são aqui ditas dele. Pois o bendito Paulo estava cheio de Cristo, e aproveitava todas as ocasiões para falar honrosamente dele. Fala dele distintamente como Deus e como Mediador:
- Como Deus ele fala dele, vv. 15-17:
(1.) Ele é a imagem do Deus invisível. Não como o homem foi feito à imagem de Deus (Gênesis 1:27), nas suas faculdades naturais e no domínio sobre as criaturas. Não: ele é a imagem expressa da sua pessoa, Hebreus 1:3.
Ele é a imagem de Deus como o filho é a imagem do seu pai, que tem semelhança natural com ele. De modo que quem o viu viu o Pai, e a sua glória era a glória do unigênito do Pai, João 1:14; 14:9.
(2.) Ele é o primogênito de toda criatura. Não que ele próprio seja criatura. Pois é prototokos pases ktiseos, nascido ou gerado antes de toda a criação, ou antes de ser feita qualquer criatura.
Essa é a maneira bíblica de representar a eternidade, e pela qual nos é representada a eternidade de Deus. Fui estabelecido desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra existisse. Quando não havia profundidade, antes que fossem firmados os montes, enquanto ainda não fizera a terra, Provérbios 8:23-26.
Significa o seu domínio sobre todas as coisas. Assim como o primogênito numa família é herdeiro e senhor de tudo, assim ele é o herdeiro de todas as coisas, Hebreus 1:2.
A palavra, só com a mudança do acento, prototokos, significa ativamente o primeiro gerador ou produtor de todas as coisas, e assim concorda bem com a oração seguinte. Veja Isidoro de Pelúsio, epístola 30, livro 3.
(3.) Ele está tão longe de ser ele próprio uma criatura que é o Criador. Pois por ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, v. 16.
Ele fez todas as coisas do nada, o anjo mais elevado no céu, assim como os homens sobre a terra. Fez o mundo, o mundo superior e o inferior, com todos os habitantes de ambos.
“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada foi feito do que foi feito”, João 1:3. Ele fala aqui como se houvesse diversas ordens de anjos: “Sejam tronos, ou domínios, ou principados, ou poderes”.
Isso deve significar ou diferentes graus de excelência ou diferentes ofícios e ocupações. “Anjos, autoridades e poderes”, 1 Pedro 3:22. Cristo é a sabedoria eterna do Pai, e o mundo foi feito em sabedoria.
Ele é a Palavra eterna, e o mundo foi feito pela palavra de Deus. É o braço do Senhor, e o mundo foi feito por esse braço. Todas as coisas são criadas por ele e para ele, di autou kai eis auton.
Sendo criadas por ele, foram criadas para ele. Sendo feitas pelo seu poder, foram feitas segundo o seu agrado e para o seu louvor. Ele é o fim, assim como a causa, de todas as coisas. “Para ele são todas as coisas”, Romanos 11:36, eis auton ta panta.
(4.) Ele era antes de todas as coisas. Tinha existência antes que o mundo fosse feito, antes do começo do tempo, e por isso desde toda a eternidade. A Sabedoria estava com o Pai, e era possuída por ele no princípio dos seus caminhos, antes das suas obras antigas, Provérbios 8:22.
E no princípio a Palavra estava com Deus e era Deus, João 1:1. Ele não só tinha existência antes de nascer da virgem, mas tinha existência antes de todo o tempo.
(5.) Por ele todas as coisas se mantêm. Não só subsistem nos seus seres, mas se mantêm na sua ordem e dependências. Ele não só as criou todas a princípio, mas é pela palavra da sua potência que são continuamente sustentadas, Hebreus 1:3.
Toda a criação é mantida unida pela potência do Filho de Deus, e feita manter-se na sua estrutura própria. É preservada de se dissolver e cair em confusão.
- O apóstolo em seguida mostra o que ele é como Mediador, v. 18, 19:
(1.) Ele é a cabeça do corpo, a igreja. Não só uma cabeça de governo e direção, como o rei é a cabeça do Estado e tem direito de prescrever leis, mas uma cabeça de influência vital, como a cabeça no corpo natural.
Pois toda graça e força são derivadas dele. E a igreja é o seu corpo, “a plenitude daquele que enche tudo em todos”, Efésios 1:22, 23.
(2.) Ele é o princípio, o primogênito dos mortos, arche, prototokos, o princípio, o primogênito dos mortos. O princípio da nossa ressurreição, assim como ele próprio é o primogênito. Todas as nossas esperanças e alegrias têm origem naquele que é o autor da nossa salvação.
Não que fosse o primeiro que jamais ressuscitou dos mortos, mas o primeiro e único que ressuscitou pelo seu próprio poder, e foi declarado Filho de Deus e Senhor de todas as coisas. E ele é a cabeça da ressurreição, e nos deu um exemplo e evidência da nossa ressurreição dos mortos. Ressuscitou como as primícias, 1 Coríntios 15:20.
(3.) Ele tem em todas as coisas a preeminência. Era a vontade do Pai que ele tivesse todo poder no céu e na terra, para que fosse preferido acima dos anjos e de todos os poderes no céu (obteve um nome mais excelente que eles, Hebreus 1:4).
E que em todos os assuntos do reino de Deus entre os homens tivesse a preeminência. Tem a preeminência no coração do seu povo acima do mundo e da carne. E, ao lhe dar a preeminência, cumprimos a vontade do Pai: “Que todos os homens honrem o Filho assim como honram o Pai”, João 5:23.
(4.) Toda plenitude habita nele, e o Pai teve por bem que assim fosse (v. 19), não só uma plenitude de abundância para si mesmo, mas de transbordamento para nós, uma plenitude de mérito e justiça, de força e graça.
Assim como a cabeça é a sede e fonte dos espíritos animais, assim Cristo o é de todas as graças para o seu povo. O Pai teve por bem que toda a plenitude habitasse nele. E podemos recorrer livremente a ele para toda aquela graça de que temos necessidade.
Ele não só intercede por ela, mas é o depositário em cujas mãos ela está guardada para nos distribuir. Da sua plenitude recebemos, e graça por graça, graça em nós correspondendo àquela graça que está nele (João 1:16), e ele enche tudo em todos, Efésios 1:23.
III. A respeito da obra da redenção. Ele fala da sua natureza, ou em que consiste, e dos seus meios, pelos quais foi obtida:
- Em que consiste. Ela é situada em duas coisas:
(1.) Na remissão do pecado: “No qual temos redenção, a saber, o perdão dos pecados”, v. 14. Foi o pecado que nos vendeu, o pecado que nos escravizou. Se somos redimidos, devemos ser redimidos do pecado. E isso é pelo perdão, ou pela remissão da obrigação ao castigo.
Assim Efésios 1:7: “No qual temos redenção, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça”.
(2.) Na reconciliação com Deus. Deus por ele reconciliou todas as coisas consigo, v. 20. Ele é o Mediador da reconciliação, que obtém paz assim como perdão para os pecadores, que os traz a um estado de amizade e favor no presente.
E trará todas as criaturas santas, anjos assim como homens, a um convívio glorioso e bendito no fim: coisas na terra, ou coisas no céu. Assim Efésios 1:10: ele reunirá em um todas as coisas em Cristo, tanto as que estão no céu quanto as que estão na terra.
A palavra é anakephalaiosasthai, ele as trará todas sob uma só cabeça. Os gentios, que eram alheios e inimigos nas suas mentes pelas obras más, contudo agora ele os reconciliou, v. 21.
Veja aqui qual era a condição deles por natureza e no seu estado gentio: afastados de Deus e em inimizade com Deus. E, contudo, esta inimizade é abatida, e, apesar desta distância, estamos agora reconciliados.
Cristo lançou o fundamento para a nossa reconciliação. Pois pagou o seu preço, adquiriu a sua oferta e promessa, a proclama como profeta e a aplica como rei. Observe: os maiores inimigos de Deus, que ficaram à maior distância e o desafiaram, podem ser reconciliados, se isso não for culpa deles próprios.
- Como a redenção é obtida: é pelo seu sangue (v. 14). Ele fez paz pelo sangue da sua cruz (v. 20), e é no corpo da sua carne pela morte, v. 22.
Foi o sangue que fez expiação, pois o sangue é a vida. E “sem derramamento de sangue não há remissão”, Hebreus 9:22.
Havia tal valor no sangue de Cristo que, por Cristo tê-lo derramado, Deus estava disposto a tratar com os homens em novos termos, para colocá-los sob uma aliança da graça, e por causa dele, e em consideração à sua morte na cruz, perdoar e aceitar no seu favor todos os que cumprem esses termos.
IV. A respeito da pregação desta redenção. Observe aqui:
- A quem era pregada: “A toda criatura debaixo do céu” (v. 23), isto é, ordenou-se que fosse pregada a toda criatura, Marcos 16:15. Pode ser pregada a toda criatura. Pois o evangelho não exclui ninguém que não se exclua a si mesmo.
Em maior ou menor medida, ela foi ou será pregada a toda nação, embora muitos tenham perdido a sua luz pelo pecado e talvez alguns nunca tenham ainda desfrutado dela.
- Por quem era pregada: “Do qual eu, Paulo, fui feito ministro”. Paulo era um grande apóstolo. Mas considera como o mais elevado dos seus títulos de honra ser ministro do evangelho de Jesus Cristo.
Paulo aproveita todas as ocasiões para falar do seu ofício. Pois engrandecia o seu ofício, Romanos 11:13. E de novo no v. 25: “Do qual fui feito ministro”. Observe aqui:
(1.) De onde Paulo tinha o seu ministério: era segundo a dispensação de Deus que lhe foi dada (v. 25), a administração ou sábia disposição das coisas na casa de Deus.
Ele era administrador e mestre construtor, e isso lhe foi dado. Não o usurpou, nem o tomou para si. E não podia reivindicá-lo como dívida. Recebeu-o de Deus como dom, e o tomou como favor.
(2.) Em favor de quem tinha o seu ministério: “É para vocês, para o seu benefício: nós mesmos, vossos servos por causa de Jesus, 2 Coríntios 4:5. Somos ministros de Cristo para o bem do seu povo, para cumprir a palavra de Deus (isto é, pregá-la plenamente), da qual vocês terão a maior vantagem.”
“Quanto mais cumprirmos o nosso ministério, ou preenchermos todas as suas partes, maior será o benefício do povo. Eles serão mais cheios de conhecimento e equipados para o serviço.”
(3.) Que espécie de pregador Paulo era. Isso é particularmente apresentado:
[1.] Era um pregador que sofria: “Eu, que agora me regozijo nos meus sofrimentos em favor de vós”, v. 24. Sofria na causa de Cristo e para o bem da igreja. Sofria por lhes pregar o evangelho.
E, enquanto sofria numa causa tão boa, podia regozijar-se nos seus sofrimentos, regozijar-se por ser considerado digno de sofrer, e estimá-lo como honra para si. “E preencho o que falta das aflições de Cristo na minha carne.”
Não que as aflições de Paulo, ou de qualquer outro, fossem expiações pelo pecado, como eram os sofrimentos de Cristo. Nada faltava nos sofrimentos de Cristo, nada que precisasse ser preenchido. Eram perfeitamente suficientes para corresponder à sua intenção, à satisfação da justiça de Deus, para a salvação do seu povo.
Mas os sofrimentos de Paulo e outros bons ministros os tornavam conformes a Cristo. E o seguiam no seu estado de sofrimento. Assim, diz-se que preenchem o que faltava dos sofrimentos de Cristo, como a cera preenche os vazios do selo quando recebe a sua impressão.
Ou isso pode ser entendido não dos sofrimentos de Cristo, mas do seu sofrimento por Cristo. Ele preencheu o que faltava. Tinha uma cota e uma medida certas de sofrimento por Cristo atribuídas a si.
E, assim como os seus sofrimentos estavam de acordo com essa designação, assim continuamente preenchia mais e mais o que faltava, ou o que restava deles à sua parte.
[2.] Era um pregador próximo das pessoas. Pregava não só em público, mas de casa em casa, de pessoa em pessoa. “A quem pregamos, avisando a cada homem e ensinando a cada homem em toda sabedoria”, v. 28.
Cada homem precisa ser avisado e ensinado, e por isso que cada homem tenha a sua parte. Observe:
Primeiro, quando avisamos as pessoas do que fazem errado, devemos ensiná-las a fazer melhor. O aviso e o ensino devem andar juntos.
Segundo, os homens devem ser avisados e ensinados em toda sabedoria. Devemos escolher os momentos mais apropriados, usar os meios mais prováveis e ajustar-nos às diferentes circunstâncias e capacidades daqueles com quem tratamos, e ensinar-lhes conforme são capazes de suportar.
Aquilo que visava era apresentar cada homem perfeito em Cristo Jesus, teleios, ou perfeito no conhecimento da doutrina cristã (“Sejamos, por isso, tantos quantos somos perfeitos, assim dispostos”, Filipenses 3:15; 2 Timóteo 3:17).
Ou então coroado com uma recompensa gloriosa no futuro, quando ele apresentará a si mesmo uma igreja gloriosa (Efésios 5:27), e os trará aos espíritos dos justos aperfeiçoados, Hebreus 12:23. Observe: os ministros devem visar o aproveitamento e a salvação de cada pessoa particular que os ouve.
Terceiro, era um pregador laborioso, e alguém que se esforçava. Não era ocioso, e não fazia o seu trabalho negligentemente (v. 29): “Para o que também trabalho, contendendo segundo a sua operação, que opera em mim poderosamente”.
Trabalhava e contendia, usava grande diligência e disputava com muitas dificuldades, segundo a medida da graça que lhe era concedida e a extraordinária presença de Cristo que estava com ele. Observe: assim como Paulo se empenhava em fazer muito bem, assim tinha este favor: a potência de Deus operava nele mais eficazmente.
Quanto mais trabalharmos na obra do Senhor, maiores medidas de auxílio podemos esperar dele nela (Efésios 3:7): “Segundo o dom da graça de Deus que me foi dado, pela operação eficaz da sua potência”.
- O evangelho que era pregado. Temos um relato disso: “A saber, o mistério que esteve oculto desde eras e gerações, mas agora é manifestado aos seus santos”, v. 26, 27. Observe:
(1.) O mistério do evangelho esteve oculto por muito tempo. Estava escondido desde eras e gerações, as diversas eras da igreja sob a dispensação do Antigo Testamento. Estavam num estado de menoridade e sendo preparados para um estado de coisas mais perfeito, e não podiam olhar para o fim daquelas coisas que foram ordenadas, 2 Coríntios 3:13.
(2.) Este mistério agora, na plenitude do tempo, é manifestado aos santos, ou claramente revelado e tornado aparente. O véu que estava sobre o rosto de Moisés é removido em Cristo, 2 Coríntios 3:14.
O santo mais humilde sob o evangelho entende mais que os maiores profetas sob a lei. Aquele que é o menor no reino do céu é maior que eles.
O mistério de Cristo, que em outras eras não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, é agora revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito, Efésios 3:4, 5.
E o que é este mistério? São as riquezas da glória de Deus entre os gentios. A doutrina peculiar do evangelho era um mistério que antes estava oculto, e agora é manifestado e dado a conhecer.
Mas o grande mistério aqui referido é derrubar o muro divisório entre judeu e gentio, pregar o evangelho ao mundo gentio e fazer participantes dos privilégios do estado do evangelho aqueles que antes estavam na ignorância e idolatria.
Que os gentios fossem coerdeiros, do mesmo corpo e participantes juntos da sua promessa em Cristo pelo evangelho, Efésios 3:6. Este mistério, assim dado a conhecer, é Cristo em vocês (ou entre vocês), a esperança da glória. Observe: Cristo é a esperança da glória.
O fundamento da nossa esperança é Cristo na palavra, ou a revelação do evangelho, declarando a natureza e os métodos de obtê-la. A evidência da nossa esperança é Cristo no coração, ou a santificação da alma e a sua preparação para a glória celestial.
- O dever dos que participam desta redenção: “Se continuardes na fé, fundamentados e firmados, e não sejais afastados da esperança do evangelho que ouvistes”, v. 23.
Devemos continuar na fé, fundamentados e firmados, e não ser afastados da esperança do evangelho. Isto é, devemos estar tão bem fixados nas nossas mentes que nenhuma tentação nos afaste dela.
Devemos ser firmes e inabaláveis (1 Coríntios 15:58) e reter a profissão da nossa fé sem vacilar, Hebreus 10:23. Observe: só podemos esperar o fim feliz da nossa fé quando continuamos na fé e estamos fundamentados e firmados nela ao ponto de não ser afastados dela.
Não devemos retroceder para a perdição, mas crer para a salvação da alma, Hebreus 10:39. Devemos ser fiéis até a morte, por todas as provações, para que recebamos a coroa da vida e recebamos o fim da nossa fé, a salvação das nossas almas, 1 Pedro 1:9.