Matthew Henry

Cantares de Salomão 5

Argumento

Neste capítulo temos: I. A acolhida graciosa de Cristo ao convite que sua igreja lhe havia feito e a bondosa visita que lhe fez, v. 1. II. O relato que a esposa faz de sua própria insensatez ao desdenhar o seu amado e da angústia em que ficou por causa dos afastamentos dele, vv. 2-8.

III. A indagação das filhas de Jerusalém sobre as amáveis perfeições do amado dela (v. 9) e a sua resposta detalhada a essa indagação, vv. 10-16. Para vocês que creem, ele é assim precioso.

Versículo 1

O Amor de Cristo pela Igreja.

Estas palavras são a resposta de Cristo à oração que a igreja fez no fim do capítulo anterior: “Venha o meu amado ao seu jardim.” Aqui ele veio e lhe dá a saber disso. Veja como Deus está pronto a ouvir a oração e como Cristo está pronto a aceitar os convites de seu povo, embora nós sejamos relutantes em ouvir seus chamados e aceitar seus convites.

Ele é livre em condescender a nós, ao passo que somos retraídos em ascender a ele. Observe como a resposta correspondeu ao pedido e o superou:

  1. Ela o chamou de seu amado — e ele realmente o era — e o convidou porque o amava. Em resposta, ele a chamou de sua irmã e esposa, como diversas vezes antes em Cantares de Salomão 4. Aqueles que fazem de Cristo seu amado acima de todos serão reconhecidos por ele nas relações mais próximas e queridas.

  2. Ela chamou o jardim de jardim dele e os frutos agradáveis de frutos dele, e ele reconhece que assim é: É meu jardim, é minha especiaria. Quando Deus estava descontente com Israel, remeteu o povo a Moisés (Eles são o seu povo, Êxodo 32:7). E chamou as festas determinadas do Senhor de festas deles (Isaías 1:14). Agora, porém, estando eles sob seu favor, ele os reconhece como seu jardim.

“Embora de pouca importância, ainda assim é meu.” Aqueles que sinceramente se entregam a Jesus Cristo, com tudo o que possuem e tudo o que podem fazer, ele lhes fará a honra de estampar neles e naquilo que possuem e fazem por ele a sua própria marca. Ele dirá: “É meu.”

  1. Ela o convidou a vir ao seu jardim, e ele diz: “Eu vim.” Isaías 58:9: “Clamarás, e ele dirá: Eis-me aqui.” Quando Salomão orou para que Deus viesse tomar posse da casa que havia construído para ele, Deus veio e sua glória encheu a casa (2 Crônicas 7:2).

Ele também fez Salomão saber (2 Crônicas 7:16) que havia escolhido e santificado aquela casa, para que seu nome ali estivesse para sempre. Aqueles que abrem amplamente a porta das suas almas a Jesus Cristo o encontrarão pronto a entrar neles. E em todo lugar onde ele faz registrar seu nome, encontrará seu povo e o abençoará, Êxodo 20:24.

  1. Ela desejava que ele comesse seus frutos agradáveis, que aceitasse os sacrifícios oferecidos em seu templo, semelhantes aos frutos de seu jardim. Ele assim faz, mas vê que não foram colhidos nem estão prontos para comer; por isso, ele mesmo os colhe.

Assim como os frutos são dele, também é dele o preparo. Ele encontra o coração dela despreparado para recebê-lo, mas ele próprio põe em ação as disposições da graça que havia plantado ali. O pouco de bem que há em nós seria espalhado e perdido se ele não o recolhesse e guardasse para si.

  1. Ela só desejava que ele comesse os frutos do jardim, mas ele trouxe consigo algo mais: mel, vinho e leite, que proporcionam alimento substancial e eram produtos de Canaã, a terra de Emanuel. Cristo se deleita grandemente naquilo que tanto concedeu ao seu povo quanto operou neles.

Ou podemos supor que a própria esposa preparou essas coisas, como Ester preparou um banquete de vinho para o rei, seu marido. É somente uma refeição simples, e o que é natural, mel e leite; mas, tendo a bondade por desígnio, é aceita com bondade. As imperfeições são ignoradas: come-se o favo junto com o mel, e a fraqueza da carne é relevada e perdoada, porque o espírito está disposto.

Quando Cristo apareceu aos discípulos depois da ressurreição, comeu com eles um pedaço de favo de mel (Lucas 24:42, 43), em que esta escritura foi cumprida. Não bebeu só o vinho, bebida dos homens, dos grandes homens, mas também o leite, bebida das crianças, das criancinhas, pois seria o santo menino Jesus, que precisava de leite.

  1. Ela somente o convidou a vir ele próprio, mas ele, trazendo consigo o seu próprio entretenimento, traz também seus amigos e os convida a compartilhar das provisões. Quanto mais pessoas, mais alegria, como dizemos; e aqui, onde havia tanta abundância, a comida não ficou pior por isso.

Quando nosso Senhor Jesus alimentou cinco mil pessoas de uma vez, todas comeram e ficaram satisfeitas. Cristo convida todos os seus amigos ao vinho e ao leite dos quais ele mesmo bebe (Isaías 55:1), ao banquete de coisas gordurosas e vinhos sobre as borras, Isaías 25:6.

A grande obra da redenção humana e as riquezas da aliança da graça são um banquete para o Senhor Jesus e também devem ser para nós. O convite é muito livre, cordial e afetuoso: “Comei, ó amigos!” Se Cristo vem cear conosco, somos nós que ceamos com ele, Apocalipse 3:20.

“Comei, ó amigos!” Somente os amigos de Cristo são bem-vindos à sua mesa; seus inimigos, que não querem que ele reine sobre eles, não têm parte nem porção na questão. “Bebei, sim, e ainda: bebei abundantemente.” Cristo, em seu evangelho, preparou abundante provisão para as pobres almas.

Ele enche os famintos de coisas boas; há o bastante para todos; há o bastante para cada um. Não há estreiteza nele nem em sua graça; não sejamos, portanto, estreitos no nosso próprio peito. Abram bem a boca, e Cristo a encherá. “Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito”, Efésios 5:18.

Aqueles que recebem Cristo devem dar boas-vindas aos seus amigos com ele. Jesus e seus discípulos foram convidados juntos para o casamento (João 2:2), e Cristo quer que todos os seus amigos se alegrem com ele no dia de seus esponsais com a igreja e, como sinal disso, participem de seu banquete.

Nas alegrias espirituais e celestiais não há perigo de exagerar. Ali podemos beber abundantemente, beber do rio dos prazeres de Deus (Salmos 36:8) e ficar abundantemente satisfeitos, Salmos 65:4.

Versículos 2 a 8

O Amor de Cristo pela Igreja; o Desamparo Espiritual.

Neste cântico de amores e alegrias, encontramos uma cena muito melancólica. A esposa não fala com o amado, como antes, pois ele se afastou, mas fala a respeito dele. O que conta é uma história triste de sua própria insensatez e má conduta para com ele, apesar da bondade dele, e das justas repreensões que sofreu por isso.

Talvez isso se refira à própria apostasia de Salomão para longe de Deus e às tristes consequências dela depois que Deus entrou em seu jardim, tomou posse do templo que ele havia construído e Salomão havia se banqueteado com Deus nos sacrifícios (v. 1).

Seja como for, aplica-se à situação muito comum tanto das igrejas quanto dos crentes individualmente, que, por negligência e segurança, provocam o afastamento de Cristo. Observe:

I. A indisposição em que a esposa se encontrava e a apatia que se apoderara dela (v. 2): “Eu durmo, mas meu coração está desperto.” Aqui temos: 1. A corrupção manifestando-se em seus atos: “Eu durmo.” As virgens prudentes cochilaram. Ela estava no leito (Cantares de Salomão 3:1), mas agora dorme.

As enfermidades espirituais, quando não combatidas desde o início, tendem a crescer e ganhar terreno. Ela dormia: suas afeições piedosas esfriaram; negligenciou o dever e se tornou relaxada em cumpri-lo; entregou-se ao conforto, sentindo-se segura e deixando de vigiar.

Esse é, às vezes, o mau efeito de expansões espirituais maiores que as comuns, uma causa boa. O próprio São Paulo corria o risco de envaidecer-se com a abundância de revelações e dizer: “Alma, descansa”; por isso lhe foi necessário um espinho na carne, para impedir que dormisse.

Os discípulos de Cristo, quando ele entrou em seu jardim, o jardim de sua agonia, estavam vencidos pelo sono e não conseguiram vigiar com ele. Os verdadeiros cristãos nem sempre são igualmente vivos e vigorosos na religião.

  1. A graça que, apesar disso, permanecia como disposição: “Meu coração está desperto; minha própria consciência me censura por isso e não para de me despertar da indolência. O espírito está disposto e, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus e, com a mente, sirvo a essa lei.”

“Por enquanto, a tentação me domina, mas nem tudo em mim caminha na mesma direção. Durmo, mas não é um sono de morte; luto contra ele. Não é um sono profundo: não consigo ficar tranquila nessa indisposição.”

Repare: (1.) Devemos reparar em nossos próprios cochilos e enfermidades espirituais e pensar com tristeza e vergonha no fato de termos adormecido quando Cristo estava perto de nós em seu jardim.

(2.) Ao lamentarmos o que há de errado em nós, não devemos ignorar o bem que foi produzido em nós e preservado vivo: “Meu coração está desperto em Cristo, que me é tão querido quanto meu próprio coração e é minha vida; quando eu durmo, ele não cochila nem dorme.”

II. O chamado que Cristo lhe fez enquanto ela estava nessa indisposição: “É a voz do meu amado.” Ela sabia disso e logo o percebeu, sinal de que seu coração estava desperto. Como o menino Samuel, ouviu ao primeiro chamado; mas, diferentemente dele, não confundiu quem falava. Reconheceu a voz de Cristo.

Ele bate à porta para nos despertar e fazer com que venhamos abri-la. Bate por meio de sua palavra e de seu Espírito, por meio das aflições e das nossas próprias consciências. Embora esta passagem não seja citada expressamente, provavelmente se faz referência a ela (Apocalipse 3:20): “Eis que estou à porta e bato.”

Ele chama os pecadores à aliança com ele e os santos à comunhão com ele. Não deixa entregues à negligência aqueles a quem ama; encontrará um meio de despertá-los, repreendê-los e castigá-los. Quando nos esquecemos de Cristo, ele pensa em nós e cuida para que nossa fé não desfaleça.

Pedro negou Cristo, mas o Senhor se voltou e olhou para ele, trazendo-o assim de volta a si. Observe como é comovente o chamado: “Abre-me, minha irmã, meu amor.”

  1. Aquele que poderia exigir entrada a pede; aquele que poderia facilmente derrubar a porta bate nela. 2. Ele lhe dá todos os títulos afetuosos e mais ternos que se possa imaginar: “Minha irmã, meu amor, minha pomba, minha imaculada.”

Ele não a chama por nomes duros nem a repreende pela falta de bondade de não ter ficado acordada à sua espera. Ao contrário, estuda como lhe expressar continuamente a sua terna afeição. Não lhe retirará por completo sua bondade amorosa.

Os que pela fé estão desposados com Cristo são vistos por ele como suas irmãs, seus amores, suas pombas e tudo o que lhe é querido. Revestidos da justiça dele, são imaculados. Essa consideração deveria levá-la a abrir-lhe a porta. O amor de Cristo por nós deve despertar nosso amor por ele, até nas ocasiões que mais exigem renúncia de nós mesmos.

“Abre-me.” Podemos negar entrada a tal amigo, a tal hóspede? Não teremos mais comunhão com alguém infinitamente digno da nossa familiaridade e que a deseja com tanta afeição, embora somente nós tenhamos algo a ganhar com ela?

  1. Ele apresenta a sua angústia e pede que o recebam sub formâ pauperis — como um pobre viajante que precisa de hospedagem: “Minha cabeça está molhada de orvalho, das gotas frias da noite. Considera as agruras que suportei para merecer-te; certamente elas merecem de ti uma bondade tão pequena quanto esta.”

Quando Cristo foi coroado de espinhos, que sem dúvida fizeram sangrar sua cabeça bendita, sua cabeça estava molhada de orvalho. “Considera quanta dor me causa ser tratado com tal falta de bondade, como causaria dor a um marido terno ser deixado do lado de fora pela esposa numa noite chuvosa e tempestuosa.”

É assim que retribuímos seu amor? As desfeitas que as almas negligentes fazem a Jesus Cristo são para ele como uma goteira constante em dia de chuva forte.

III. A desculpa que ela apresentou para adiar a resposta ao chamado (v. 3): “Tirei minha túnica; como tornarei a vesti-la?” Ela está meio adormecida. Reconhece a voz do amado e sabe que ele bate, mas não consegue dispor o coração a abrir-lhe a porta.

Havia tirado a roupa e não quis ter o trabalho de vestir-se de novo; lavara os pés e não quis ter ocasião de lavá-los outra vez. Não podia mandar outra pessoa abrir a porta — deixar Cristo entrar em nosso coração precisa ser o nosso próprio ato e feito — e, ainda assim, relutava em ir ela própria.

Ela não disse “Não abrirei”, mas “Como abrirei?” Repare: desculpas frívolas são a linguagem da preguiça dominante na religião. Cristo nos chama a abrir-lhe a porta, mas alegamos falta de vontade, de força ou de tempo e, por isso, pensamos que podemos ser dispensados, como o preguiçoso que se recusa a arar por causa do frio.

Aqueles que deveriam vigiar à espera da vinda do Senhor, com os lombos cingidos, terão dificuldade para recuperar a sua determinação anterior se se descingirem e tirarem a túnica; terão dificuldade para vesti-la outra vez. Por isso, o melhor é permanecer preparados.

Apresentar desculpas (Lucas 14:18) é interpretado como fazer pouco caso de Cristo (Mateus 22:5), e é exatamente isso. Desprezam profundamente Cristo aqueles que não se dispõem a enfrentar uma rajada de ar frio por ele ou a sair de um leito quente.

IV. As poderosas influências da graça divina, pelas quais ela se dispôs a levantar-se e abrir a porta ao amado. Quando não pôde conseguir o intento com ela por persuasão, ele pôs a mão pela abertura da porta para destrancá-la, como alguém cansado de esperar, v. 4.

Isso indica uma ação do Espírito na alma dela, pela qual, antes indisposta, ela se tornou disposta, Salmos 110:3. A conversão de Lídia é representada pela abertura de seu coração (Atos 16:14), e se diz que Cristo abriu o entendimento de seus discípulos, Lucas 24:45.

Aquele que formou o espírito humano dentro do homem conhece todas as vias de acesso a ele e sabe por onde entrar. Sabe encontrar a abertura da porta por onde pôr a mão para vencer os preconceitos e introduzir sua doutrina e sua lei.

Ele tem a chave de Davi (Apocalipse 3:7), com a qual abre a porta do coração de modo apropriado a ele, assim como a chave se ajusta aos recortes da fechadura. Não força a natureza do coração, mas apenas sua natureza má.

V. A resposta que ela finalmente deu a esses meios da graça divina: “Minhas entranhas se moveram por ele.” A vontade foi conquistada por uma boa obra realizada nas afeições. “Minhas entranhas se moveram por ele”, como aconteceu com os dois discípulos quando Cristo fez arder o coração deles.

Ela sentiu compaixão do amado porque a cabeça dele estava molhada de orvalho. Repare: a ternura de espírito e um coração de carne preparam a alma para receber Cristo. Por isso, o amor dele por nós é apresentado da maneira que mais nos toca.

Cristo nos redimiu movido de compaixão? Recebamo-lo também com compaixão e, por causa dele, recebamos os que lhe pertencem sempre que estiverem em angústia.

Essa boa obra realizada nas afeições a levantou e a fez envergonhar-se do seu torpor e da sua preguiça (v. 5): “Levantei-me para abrir ao meu amado.” A graça dele a inclinou a isso e venceu a resistência da incredulidade. Foi o ato dela própria, e contudo ele o operou nela.

Então suas mãos gotejaram mirra sobre as maçanetas da fechadura. Ou: 1. Ela encontrou a mirra ali quando pôs a mão na fechadura para abrir o ferrolho. Aquele que havia introduzido a mão pela abertura da porta a deixara ali como prova de que estivera naquele lugar.

Quando Cristo opera poderosamente numa alma, deixa nela uma doçura bendita que lhe causa grande deleite. Com essa mirra, ele lubrificou a fechadura para que girasse facilmente.

Repare: quando nos aplicamos ao dever por meio do exercício vivo da fé, sob a influência da graça divina, descobrimos que ele transcorre com muito mais facilidade e doçura do que esperávamos. Se ao menos nos levantarmos para abrir a porta a Cristo, veremos a dificuldade que temíamos ser vencida de modo surpreendente.

Diremos então com Daniel: agora, “Fale o meu Senhor, pois tu me fortaleceste”, Daniel 10:19. Ou: 2. Ela levou a mirra até a fechadura. Suas entranhas se moveram pelo amado, que permanecera tanto tempo no frio e na chuva.

Ao ir abrir-lhe a porta, preparou-se para ungir a cabeça dele e assim refrescá-lo e confortá-lo, talvez para evitar que adoecesse de frio. Estava com tanta pressa de encontrá-lo que não quis esperar para fazer os preparativos habituais, mas mergulhou a mão no recipiente de unguento para poder ungir-lhe a cabeça assim que entrasse.

Quem abre as portas do coração a Cristo, essas portas eternas, deve recebê-lo mediante o exercício vivo da fé e das demais graças e, com elas, ungi-lo.

VI. A triste decepção que ela teve ao abrir a porta ao amado. Aqui está a parte mais melancólica da história: “Abri ao meu amado”, como pretendia, mas, infelizmente, “meu amado se retirara e fora embora”. Meu amado foi embora, foi embora — é assim que a expressão aparece.

  1. Ela não lhe abriu a porta à primeira batida e agora chegou tarde demais, quando, depois, quis herdar essa bênção. Cristo deve ser buscado enquanto pode ser encontrado; se deixarmos passar a hora certa, poderemos perder a travessia.

Repare: (1.) Cristo repreende justamente nossas demoras com suas recusas e suspende a concessão de consolo aos que são relapsos e sonolentos no cumprimento do dever. (2.) Os afastamentos de Cristo causam grande dor e lamentação aos crentes.

O salmista real jamais lamenta coisa alguma em tom tão doloroso quanto o fato de Deus esconder-lhe o rosto, rejeitá-lo e abandoná-lo. Aqui a esposa está prestes a arrancar os cabelos, rasgar as roupas e torcer as mãos, clamando: “Ele foi embora, foi embora.”

O que lhe corta o coração é saber que só pode culpar a si mesma: ela o provocou a afastar-se. Se Cristo parte, é porque recebeu algum tratamento sem bondade.

  1. Observe agora o que ela faz nessa situação e o que lhe acontece: (1.) Continua a chamá-lo de seu amado. Está decidida a não abrir mão de seu relacionamento com ele nem de sua participação nele, por mais nublado e escuro que esteja o dia.

É fraqueza concluir o pior a respeito da nossa condição espiritual toda vez que percebemos uma falha própria ou um afastamento de Deus. Nem todo abandono é desespero. Direi: “Senhor, eu creio”, embora também deva dizer: “Senhor, ajuda a minha incredulidade.” Ainda que ele me deixe, eu o amo; ele é meu.

(2.) Ela se lembra das palavras que ele lhe disse ao chamá-la e da impressão que lhe causaram; censura a si mesma pela sua insensatez de não ter correspondido mais cedo aos seus convencimentos: “Minha alma desfaleceu quando ele falou. As suas palavras me derreteram quando disse: ‘Minha cabeça está molhada de orvalho.’”

“E, no entanto, desgraçada que fui, continuei deitada, inventei desculpas e não lhe abri a porta.” Abafar e sufocar os nossos convencimentos será muito amargo de recordar quando Deus nos abrir os olhos. Às vezes a palavra não produz seu efeito imediatamente no coração, mas o derrete depois, quando a pessoa volta a pensar nela.

Minha alma agora derreteu por causa das palavras que ele havia dito antes. (3.) Ela não voltou para o leito, mas saiu à procura dele: “Busquei-o; chamei-o.” Poderia ter evitado esse trabalho se ao menos tivesse se movido quando ele a chamou pela primeira vez.

Nossa própria preguiça e negligência em aproveitar as oportunidades nos criam muito trabalho e muitos problemas. Ainda assim, é digno de louvor que ela continue a buscá-lo após o afastamento do amado. Os afastamentos dele tornam mais fortes os desejos dela e mais ansiosas suas indagações a respeito dele.

Ela o chama em oração, clama por ele e lhe pede que volte. Não só ora, mas usa meios: procura-o nos caminhos onde costumava encontrá-lo. (4.) Apesar disso, ainda não o encontrou: “Não consegui encontrá-lo; ele não me respondeu.”

Não tinha prova do favor dele nem consolos palpáveis; estava inteiramente nas trevas, em dúvida quanto ao amor dele por ela. Repare: há pessoas que amam verdadeiramente Cristo e, mesmo assim, não recebem respostas imediatas às suas orações em que pedem os seus sorrisos.

Ele lhes dá, porém, algo equivalente ao fortalecê-las interiormente para continuarem a buscá-lo, Salmos 138:3. São Paulo não conseguiu que lhe fosse tirado o espinho na carne, mas recebeu como resposta graça suficiente para ele.

(5.) Os vigias a maltrataram: “Encontraram-me; bateram em mim; feriram-me”, v. 7. Tomaram-na por uma mulher devassa, pois andava pelas ruas àquela hora da noite, quando faziam sua ronda, e a espancaram por isso. Santos desconsolados são tomados por pecadores e, como tais, censurados e desacreditados.

Assim, Ana, quando orava na amargura da alma, foi ferida e golpeada por Eli, um dos principais vigias. Ele lhe perguntou: “Até quando estarás embriagada?”, tratando-a, portanto, como filha de Belial, 1 Samuel 1:14, 15.

Não é novidade que súditos leais e afetuosos do Rei de Sião sejam falsamente retratados pelos vigias de Sião como inimigos ou escândalos para seu reino. Eles só conseguiam maltratá-los e persegui-los depois de lhes dar má fama.

Alguns aplicam isso aos ministros que são vigias por ofício, mas aplicam mal a palavra às consciências despertadas. Por falta de habilidade ou desprezo pela dor dessas pessoas, aumentam a aflição dos aflitos e entristecem o coração dos justos a quem Deus não quis entristecer (Ezequiel 13:22).

Desanimam os que deveriam animar e falam para agravar a dor daqueles que Deus feriu, Salmos 69:26. Os vigias que não puderam ou não quiseram ajudar a esposa quando ela perguntava pelo amado (Cantares de Salomão 3:3) já eram ruins; estes eram muito piores.

Impediram-na com censuras severas e sem caridade, bateram nela e a feriram com seus descréditos. Embora fossem guardiões do muro de Jerusalém, agiram como se o rompessem: tiraram-lhe o véu com rudeza e crueldade, como se ele fosse apenas uma alegação de modéstia que encobria justamente o contrário.

Aqueles cuja aparência exterior é inteiramente boa, mas que mesmo assim são maliciosamente condenados e difamados como hipócritas, têm motivo para lamentar, como a esposa, que lhes tirem o véu.

(6.) Quando os maus-tratos dos vigias a incapacitaram de continuar a busca por conta própria, ela deu ordem aos que estavam ao seu redor para a ajudarem na indagação (v. 8): “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém!” Todas as minhas amigas e conhecidas, se vocês encontrarem o meu amado, pode ser que o encontrem antes de mim, o que lhe dirão? Alguns leem dessa maneira.

“Digam-lhe uma boa palavra a meu respeito; digam-lhe que estou doente de amor.” Observe aqui: [1.] Qual era sua condição. Ela amava Jesus Cristo tão profundamente que a ausência dele a adoecia, e muito; não conseguia suportá-la. Sofria à espera de seu retorno como uma mulher em trabalho de parto ou como Acabe por causa da vinha de Nabote, que desejava com tanta paixão.

Essa enfermidade é sinal de uma alma saudável e certamente terminará bem. Não resultará em morte, mas em vida. É melhor estar doente de amor por Cristo do que viver confortavelmente no amor pelo mundo.

(2.) O curso que tomou nessa condição. Não se entregou ao desespero, concluindo que morreria da doença; antes, mandou procurar o amado. Pediu o conselho dos seus vizinhos e lhes pediu que orassem por ela e intercedessem a seu favor junto dele.

“Digam-lhe que, embora eu tenha sido negligente, insensata e preguiçosa e não me tenha levantado tão depressa quanto deveria para abrir-lhe a porta, ainda assim eu o amo. Ele sabe todas as coisas; sabe que o amo.”

“Apresentem-me a ele como uma pessoa sincera, embora muitas vezes deixe de cumprir o dever. Ou melhor: apresentem-me como objeto da sua piedade, para que ele tenha compaixão de mim e me ajude.”

Ela não pede que contem a ele como os vigias a maltrataram. Por mais injustos que tenham sido nisso, reconhece que o Senhor é justo e, por isso, suporta tudo com paciência. “Digam-lhe, porém, que estou ferida de amor por ele.” As almas agraciadas têm mais percepção dos afastamentos de Cristo do que de qualquer outra tribulação.

Languet amans, non languet amor — O amante desfalece, mas seu amor não desfalece.

Versículos 9 a 16

A Indagação sobre as Excelências de Cristo; a Confiança da Igreja em Cristo.

Aqui temos: I. A pergunta que as filhas de Jerusalém fazem à esposa a respeito do seu amado, em resposta à incumbência que ela lhes deu, v. 9. Observe: 1. O título respeitoso com que se dirigem à esposa: “Ó mais formosa entre as mulheres!”

Nosso Senhor Jesus torna sua esposa na verdade amável, não só aos próprios olhos, mas também aos olhos de todas as filhas de Jerusalém. A igreja é o convívio mais excelente do mundo; a comunhão dos santos é a melhor comunhão, e a beleza do santuário é uma beleza transcendente.

Os santos são o povo mais excelente; a santidade é a simetria da alma, sua harmonia consigo mesma, e se recomenda a todos os que são juízes competentes dela. Mesmo quem conhece pouco a Cristo, como essas filhas de Jerusalém, não consegue deixar de perceber uma beleza amável naqueles que trazem sua imagem.

Devemos amar essa imagem onde quer que a vejamos, ainda que se apresente em trajes diferentes.

  1. A indagação delas sobre o seu amado: “Em que o teu amado é melhor do que outro amado? Se queres que o encontremos para ti, dá-nos suas características, para que o reconheçamos quando o virmos.”

(1.) Alguns entendem isso como uma pergunta de escárnio, que a censura por fazer tanto alarde a respeito dele: “Por que haverias de procurá-lo com tanta paixão, mais do que outras procuram os seus amados? Por que estás tão apegada a ele, mais do que outros que também o estimam?”

Quem é zeloso na religião causa espanto aos indiferentes a ela. Os muitos descuidados riem dos poucos que são ansiosos e sérios. “O que há nele de tão encantador, mais do que em outra pessoa? Se ele foi embora, logo terás outro que te ame com igual ardor, tu que és a mais formosa entre as mulheres.”

Repare: corações carnais não veem nada de excelente ou extraordinário no Senhor Jesus, em sua pessoa ou em seus ofícios, em sua doutrina ou em seus favores. É como se não houvesse mais no conhecimento de Cristo e na comunhão com ele do que no conhecimento do mundo e na sua conduta.

(2.) Outros preferem tomar a pergunta como séria e supõem que as filhas de Jerusalém pretendiam: [1.] Consolar a esposa. Sabiam que, se ela falasse por algum tempo sobre o amado, recobraria o ânimo. Nada lhe agradaria mais nem daria uma distração mais poderosa à sua dor do que a tarefa prazerosa de descrever as belezas dele.

[2.] Informar-se. Elas haviam ouvido dizer, de modo geral, que ele era excelente e glorioso, mas desejavam saber mais especificamente. Admiravam-se do que movera a esposa a lhes dar a incumbência acerca do seu amado com tanta veemência e preocupação, e concluíram que ele devia ter algo mais do que outro amado; estavam dispostas a ser convencidas disso.

Então começa a haver alguma esperança para as pessoas quando começam a perguntar por Cristo e pelas suas perfeições transcendentes. Às vezes o zelo extraordinário de uma pessoa em buscá-lo pode ser um meio de provocar muitos (2 Coríntios 9:2), como o apóstolo desejava, mediante a fé dos gentios, despertar nos judeus uma santa emulação, Romanos 11:14. Veja João 4:10.

II. O relato que a esposa faz do amado em resposta à pergunta. Devemos estar sempre prontos a instruir e ajudar os que buscam Cristo. Os cristãos experientes, que eles próprios estão bem familiarizados com Cristo, devem fazer tudo o que podem para familiarizar outros com ele.

  1. Ela lhes assegura, de modo geral, que ele possui perfeições incomparáveis e valor sem igual (v. 10): “Vocês não conhecem o meu amado? Como podem as filhas de Jerusalém ignorar aquele que é a coroa de Jerusalém e sua cabeça coroada? Deixem-me, então, contar-lhes.”

(1.) Que ele possui tudo o que é adorável e amável: “Meu amado é branco e corado”, cores que, juntas, formam uma beleza completa. Isso não aponta para alguma beleza extraordinária de seu corpo quando se encarnasse. Nunca se disse do menino Jesus, como se disse do menino Moisés ao nascer, que ele era extremamente formoso (Atos 7:20); ou melhor, não tinha forma nem elegância, Isaías 53:2.

Aponta, porém, para sua glória divina e para tudo o que nele se reúne, como Mediador, para torná-lo na verdade adorável aos olhos daqueles que são iluminados para discernir as coisas espirituais. Nele podemos contemplar a beleza do Senhor; ele era o santo menino Jesus, e nisso estava sua formosura.

Se o contemplarmos como aquele que foi feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, parece muito amável em todos esses aspectos. O seu amor por nós o torna adorável.

Ele é branco pela inocência imaculada de sua vida e corado pelos sofrimentos sangrentos que enfrentou ao morrer. É branco em sua glória como Deus — quando foi transfigurado, suas vestes ficaram brancas como a luz — e corado por ter assumido a natureza humana, Adão, terra vermelha.

É branco em sua ternura para com o povo e corado nas manifestações temíveis contra seus inimigos e os inimigos do seu povo. Sua aparência reúne essas cores de modo muito feliz.

(2.) Que ele possui aquele caráter adorável que não se encontra em ninguém mais: ele é o principal entre dez mil, singular em beleza, mais formoso do que os filhos dos homens, do que qualquer um e do que todos eles. Não há ninguém como ele nem alguém que possa ser comparado a ele; todo o restante deve ser tido como perda e esterco em comparação com ele, Filipenses 3:8.

Ele está acima dos reis da terra (Salmos 89:27) e recebeu nome mais excelente do que o de qualquer principado ou potestade do mundo superior ou inferior, Filipenses 2:9; Hebreus 1:4.

Ele é um porta-estandarte entre dez mil — esse é o sentido da palavra —, o mais alto e elegante da companhia. Ele próprio foi levantado como um estandarte (Isaías 11:10), para que nos reunamos em torno dele e mantenhamos sempre os olhos nele.

Há toda razão para que ocupe o lugar mais íntimo e mais elevado em nossa alma: em si mesmo, é o mais formoso entre dez mil e, para nós, o mais adequado entre vinte mil.

  1. Ela apresenta um relato detalhado de suas qualidades, sem ocultar seu poder nem as suas elegantes proporções. Tudo em Cristo é amável. Aqui ela dá dez exemplos de sua beleza; não precisamos ser minuciosos ao aplicá-los, para não torcê-los até sair sangue e acabar distorcendo-os.

O desígnio geral é mostrar que ele está plenamente qualificado para o seu compromisso e possui tudo o que pode recomendá-lo à nossa estima, ao nosso amor e à nossa confiança. A aparição de Cristo a João (Apocalipse 1:13, etc.) pode ser comparada à descrição que a esposa faz dele aqui.

Ambas procuram apresentá-lo como transcendentemente glorioso, isto é, grande e gracioso, amável aos olhos dos crentes e fonte da felicidade deles em si mesmo.

(1.) Sua cabeça é como ouro finíssimo. “A cabeça de Cristo é Deus” (1 Coríntios 11:3), e aos santos é prometido que o Todo-Poderoso será o seu ouro (Jó 22:25), sua defesa e seu tesouro. Com muito mais razão ele era tudo isso para Cristo, em quem habita corporalmente toda a plenitude da Divindade, Colossenses 2:9.

A cabeça de Cristo expressa seu domínio soberano sobre tudo e a influência vital que exerce sobre sua igreja e todos os membros dela. É como ouro, ouro: no original, a primeira palavra significa ouro reluzente; a segunda, ouro forte e maciço. A soberania de Cristo é tanto bela quanto poderosa.

A monarquia de Nabucodonosor é comparada a uma cabeça de ouro (Daniel 2:38) por superar todas as outras monarquias. O mesmo se dá com o governo de Cristo.

(2.) As suas madeixas são espessas e negras, mas não negras como as tendas de Quedar, cuja negrura era sua deformidade e às quais, por isso, a igreja compara a si mesma (Cantares de Salomão 1:5). São negras como o corvo, para o qual a negrura é beleza.

Às vezes os cabelos de Cristo são apresentados como brancos (Apocalipse 1:14), indicando sua eternidade, pois ele é o Ancião de Dias. Aqui, porém, aparecem negros e espessos, indicando que ele é sempre jovem: nele não há decadência nem coisa alguma que envelheça.

Tudo o que pertence a Cristo é amável aos olhos de um crente, até seus cabelos. Era lamentável que estivessem molhados de orvalho e que suas madeixas recebessem as gotas da noite enquanto ele esperava para exercer sua graça, v. 2.

(3.) Seus olhos são como os das pombas: belos, límpidos, castos e bondosos, junto aos rios de águas de que elas gostam e nos quais se contemplam como num espelho. São lavados para ficarem limpos, lavados com leite para ficarem brancos, e estão bem colocados, sem saltar para fora nem afundar.

Os olhos de Cristo são puros demais para contemplar a iniquidade, pois são olhos de pomba, Habacuque 1:13. Todos os crentes falam com prazer da onisciência de Cristo, como a esposa aqui fala dos olhos dele.

Embora essa onisciência seja terrível para seus inimigos, como chama de fogo (Apocalipse 1:14), é amável e consoladora para seus amigos, como olhos de pomba, pois testemunha a integridade deles. “Tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo.” Benditos e santos são os que andam sempre sob o olhar de Cristo.

(4.) Suas faces — as partes salientes do rosto — são como um canteiro de especiarias cultivadas nos jardins, que constituem sua beleza e riqueza, e como flores perfumadas ou torres de fragrância.

Há no semblante de Cristo algo amável aos olhos de todos os santos, mesmo quando contemplam apenas um vislumbre dele, pois a face é apenas parte do rosto. As revelações parciais que ele faz de si à alma a revigoram e refrescam, com fragrância superior à das flores e dos perfumes mais ricos.

(5.) Seus lábios são como lírios, não brancos como lírios, mas doces e agradáveis. Assim são as palavras que saem de seus lábios para todos os santificados, mais doces que o mel e o favo. Assim são os beijos de seus lábios, todas as manifestações de sua graça.

A graça foi derramada em seus lábios, e aqueles que o ouviram se admiraram das palavras cheias de graça que saíam de sua boca. Seus lábios são como lírios que gotejam mirra aromática. Nenhum lírio da natureza jamais gotejou mirra, mas nada na natureza consegue expressar plenamente a beleza e a excelência de Cristo; por isso é preciso reunir imagens para compará-las a ele.

(6.) “As suas mãos são como anéis de ouro cravejados de berilo”, pedra preciosa conhecida, v. 14. Os grandes homens enfeitavam os dedos com anéis de ouro cravejados de diamantes ou outras pedras preciosas; aos olhos da esposa, porém, as próprias mãos dele eram como anéis de ouro.

Todas as manifestações de seu poder, as obras de suas mãos e todas as ações de sua providência e graça são ricas, puras e preciosas como o ouro, como o precioso ônix e a safira. Todas se ajustam ao propósito para o qual foram destinadas, como os anéis se ajustam aos dedos, e são belas e muito convenientes como anéis cravejados de berilo.

Suas mãos, estendidas tanto para receber seu povo quanto para lhe dar, são assim ricas e elegantes.

(7.) Suas entranhas são como marfim brilhante — assim se deveria traduzir, em vez de “seu ventre”, pois é a mesma palavra usada para “entranhas” (v. 4) e frequentemente atribuída a Deus (como em Isaías 63:15; Jeremias 31:20).

Por isso, indicam sua terna compaixão e afeição pela esposa, bem como o amor que tem por ela até em seu estado de desolação e abandono. Esse amor é como marfim brilhante, finamente polido e ricamente revestido de safiras.

O amor em si é forte e firme; suas demonstrações e circunstâncias são brilhantes e resplandecentes e aumentam muito seu valor inestimável.

(8.) “As suas pernas são como colunas de mármore”, tão fortes e majestosas que não são desonra, não, nem mesmo às bases de ouro finíssimo em que se apoiam, v. 15. Isso expressa sua estabilidade e firmeza: onde põe o pé, ali o firma. É capaz de suportar todo o peso do governo sobre seus ombros, e suas pernas jamais lhe faltarão.

Isso apresenta a imponência e a magnificência do caminhar de nosso Deus, nosso Rei, em seu santuário (Salmos 68:24), bem como a constância e a uniformidade de todos os seus atos para com seu povo. Os caminhos do Senhor são justos; todos são misericórdia e verdade. Essas são as colunas de mármore, mais duradouras do que as colunas do céu.

(9.) Seu semblante — seu porte e aparência — é como o Líbano, monte majestoso; sua aparência é bela e encantadora como a vista daquela floresta ou daquele parque agradável. Ele é excelente como os cedros, que superam outras árvores em altura e força e são de grande utilidade.

Cristo é uma pessoa magnífica: quanto mais o contemplamos, mais beleza encontramos nele.

(10.) Sua boca é dulcíssima; é a própria doçura, são doçuras — assim diz a palavra. É a essência pura, ou melhor, a quintessência de todos os deleites, v. 16. Todas as palavras de sua boca são doces para o crente: doces como leite para as criancinhas, às quais agrada, e como mel para os adultos (Salmos 119:103), para os quais é delicioso.

Os beijos de sua boca, todos os sinais do seu amor, possuem uma doçura transcendente e dão imenso prazer àqueles cujos sentidos espirituais estão exercitados. Para vocês que creem, ele é precioso.

  1. Ela conclui com plena certeza tanto da fé quanto da esperança e, assim, vence a sua tribulação. (1.) Aqui está a plena certeza da fé quanto à beleza completa do Senhor Jesus: “Ele é inteiramente adorável. Por que continuar a enumerar detalhes, se em parte alguma há defeito?”

Ela percebe que lhe faz injustiça ao descrevê-lo por partes e que fica muito aquém da dignidade e do mérito do assunto. Por isso, interrompe a descrição com um elogio geral: ele é na verdade adorável, inteiramente assim; não há nele coisa alguma que não seja amável nem existe coisa amável que não esteja nele.

Ele é tudo quanto se deseja e possui tudo o que se pode desejar. Por isso, todo o desejo dela se volta para ele; ela o busca com tanto cuidado e não consegue descansar satisfeita na falta dele. Quem pode deixar de amar aquele que é tão adorável?

(2.) Aqui está a plena certeza da esperança quanto à sua própria participação nele: “Este é o meu amado e este é o meu amigo; não se admirem, portanto, de que eu anseie tanto por ele.” Veja com que santa ousadia ela afirma seu vínculo com ele e com que santo triunfo o proclama.

É a propriedade que torna doce a excelência. Ver Cristo sem vê-lo como nosso seria mais tormento do que felicidade; ver alguém que é assim adorável e vê-lo como nosso é satisfação completa. Aqui está uma verdadeira crente:

[1.] Dando inteira anuência a Cristo: “Ele é meu, meu Senhor e meu Deus (João 20:28); meu segundo o teor da aliança do evangelho, meu em todas as relações, dado a mim para ser tudo aquilo de que minha pobre alma precisa.”

[2.] Tendo inteira satisfação em Cristo. Ela fala dele em tom de triunfo: “Este é aquele que escolhi e a quem me entreguei. Ninguém senão Cristo, ninguém senão Cristo! É nele que está meu coração, pois é meu amado acima de todos. É nele que confio e de quem espero todo bem, pois este é meu amigo.”

Repare: quem faz de Cristo seu amado também o terá como amigo. Ele foi, é e será amigo especial de todos os crentes. Ama os que o amam; aqueles que o têm como amigo têm motivo para gloriar-se nele e falar dele com deleite.

“Que outros sejam governados pelo amor ao mundo e busquem a felicidade em sua amizade e em seus favores; este é o meu amado e este é o meu amigo. Outros façam o que quiserem, mas esta é a escolha da minha alma, o descanso da minha alma, a minha vida, a minha alegria, o meu tudo. É com ele que desejo viver e morrer.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra