Matthew Henry

Cantares de Salomão 4

Argumento

Neste capítulo, I. Jesus Cristo, tendo desposado consigo a sua igreja (Cantares de Salomão 3:11), elogia muito a sua beleza nas suas diversas expressões, concluindo que ela é bela, inteiramente bela, vv. 1-5, e novamente, v. 7.

II. Ele se retira e a convida a ir com ele, dos montes de terror aos de deleite, v. 6, 8.

III. Ele professa o seu amor por ela e o seu deleite na afeição dela por ele, vv. 9-14.

IV. Ela atribui a ele tudo que tinha de valioso em si e depende da influência contínua da sua graça para torná-la cada vez mais aceitável a ele, v. 15, 16.

Versículos 1 a 7

A Beleza da Igreja.

Aqui está:

I. Um relato amplo e particular das belezas da igreja e das almas agraciadas nas quais a imagem de Deus é renovada, consistindo na beleza da santidade.

Em geral, aquele que é um juiz competente da beleza, cujo juízo, temos certeza, é segundo a verdade e com o qual todos devem concordar, disse: “Eis que és bela”.

Ela o havia elogiado e chamado todos ao seu redor a reparar nas suas glórias, e assim se recomenda a ele, ganha o seu favor, e, em troca dos seus respeitos, ele chama todos ao seu redor a reparar nas suas graças. Aqueles que honram Cristo ele honrará, 1 Samuel 2:30.

  1. Ele não a lisonjeia nem tem o desígnio de assim ou torná-la orgulhosa de si mesma ou cortejar os seus louvores a ele. Mas:

(1.) É para animá-la sob os seus abatimentos presentes. Seja o que for que os outros pensassem dela, era amável aos seus olhos.

(2.) É para ensinar-lhe em que se valorizar, não em quaisquer vantagens externas (que nada lhe acrescentariam e cuja falta não a privaria de nada realmente excelente), mas na formosura da graça que ele pusera nela.

(3.) É para convidar os outros a pensar bem dela também e se unir a ela: “Tu és o meu amor, tu me amas e és amada por mim, e por isso és bela.”

Toda a beleza dos santos deriva dele, e eles brilham refletindo a sua luz. É a beleza do Senhor nosso Deus que está sobre nós, Salmos 90:17. Ela foi desposada com ele, e isso a tornou bela.

Uxor fulget radiis mariti, a esposa brilha nos raios do seu marido. É repetido: “Tu és bela”, e novamente: “Tu és bela”, denotando não só a certeza disso, mas o prazer que ele tinha em falar disso.

  1. Quanto à representação feita aqui da beleza da igreja, as imagens são certamente muito brilhantes, as sombras fortes e as comparações ousadas.

Não são de fato apropriadas para representar qualquer beleza externa, pois não havia o desígnio de fazê-lo, mas a beleza da santidade, o novo homem, o homem oculto do coração, naquilo que não é corruptível.

Sete particularidades são especificadas, um número de perfeição, pois a igreja é enriquecida com múltiplas graças pelos sete espíritos que estão diante do trono, Apocalipse 1:4; 1 Coríntios 1:5, 7:

(1.) Os seus olhos. Um bom olho contribui muito para uma pessoa bela: “Tu tens olhos de pomba”, claros e castos, e frequentemente erguidos para o céu.

Não é o olho da águia, que pode encarar o sol, mas o olho da pomba, um olho humilde, modesto e triste, que é o louvor daqueles que Cristo ama.

Os ministros são os olhos da igreja (Isaías 52:8, “os teus vigias verão olho a olho”). Devem ser como olhos de pomba, inofensivos e sem ofensa (Mateus 10:16), tendo a sua conduta no mundo em simplicidade e sinceridade piedosa.

A sabedoria e o conhecimento são os olhos do novo homem. Devem ser claros, mas não altivos, não exercitados em coisas altas demais para nós.

Quando os nossos alvos e intenções são sinceros e honestos, então temos olhos de pomba, quando não olhamos para ídolos (Ezequiel 18:6), mas temos os nossos olhos sempre para o Senhor, Salmos 25:15.

Os olhos de pomba estão dentro das madeixas, que são como uma sombra sobre eles, de modo que:

[1.] Não podem ver plenamente. Enquanto estamos aqui neste mundo, conhecemos apenas em parte, pois um cabelo pende nos nossos olhos. Não podemos ordenar a nossa fala por causa das trevas; a morte em breve cortará aquelas madeixas, e então veremos todas as coisas claramente.

[2.] Não podem ser plenamente vistos, mas como as estrelas através de nuvens finas. Alguns fazem isso indicar a timidez dos seus olhares; ela não permite que os seus olhos vagueiem, mas os limita com as suas madeixas.

(2.) O seu cabelo. É comparado a um rebanho de cabras, que pareciam brancas e, no topo dos montes, eram como uma esmerada cabeleira.

A visão era mais agradável ao espectador porque as cabras não só têm gravidade pelas suas barbas, mas são formosas no andar (Provérbios 30:29). Mas era mais agradável ao dono do que a qualquer outro, cujas riquezas em grande parte consistiam nos seus rebanhos.

Cristo atribui valor àquilo na igreja e nos crentes de que os outros não fazem mais caso do que do seu cabelo.

Ele disse aos seus discípulos que os próprios cabelos da sua cabeça estavam todos contados, tão cuidadosamente como os homens contam os seus rebanhos (Mateus 10:30), e que nenhum cabelo da sua cabeça pereceria, Lucas 21:18.

Alguns entendem o cabelo aqui como a conduta exterior de um crente, que deve ser formosa e decorosa e conforme à santidade do coração.

O apóstolo opõe boas obras, tais que convêm aos que professam piedade, ao trançado do cabelo, 1 Timóteo 2:9, 10. O cabelo de Maria Madalena era belo quando ela enxugou os pés de Cristo com ele.

(3.) Os seus dentes, v. 2. Os ministros são os dentes da igreja. Como amas, mastigam o alimento para as criancinhas de Cristo. A paráfrase caldaica aplica isso aos sacerdotes e levitas, que se alimentavam dos sacrifícios como representantes do povo.

A fé, pela qual nos alimentamos de Cristo, a meditação, pela qual ruminamos a palavra e remoemos o que ouvimos para digeri-lo, são os dentes do novo homem.

Eles são aqui comparados a um rebanho de ovelhas. Cristo chamou os seus discípulos e ministros de pequeno rebanho.

É o louvor dos dentes serem uniformes, serem brancos e mantidos limpos, como ovelhas saídas da lavagem, e serem firmes e bem fixados nas gengivas, e não como ovelhas que abortam as suas crias. Pois assim significa a palavra que traduzimos por estéreis.

É o louvor dos ministros serem uniformes no amor e na concórdia mútuos, serem puros e limpos de todas as contaminações morais, e serem frutíferos, trazendo almas a Cristo e amamentando os seus cordeiros.

(4.) Os seus lábios. São comparados a um fio de escarlate, v. 3. Lábios vermelhos são formosos e um sinal de saúde, como a palidez dos lábios é um sinal de desfalecimento e fraqueza.

Os seus lábios eram da cor do escarlate, mas lábios finos, como um fio de escarlate. As palavras seguintes explicam isso: “A tua fala é formosa”, sempre com graça, boa e para o uso da edificação, o que acrescenta muito à beleza de um cristão.

Quando louvamos a Deus com os nossos lábios e com a boca fazemos confissão dele para a salvação, então são como um fio de escarlate.

Todas as nossas boas obras e boas palavras devem ser lavadas no sangue de Cristo, tingidas como o fio de escarlate, e então, e não antes disso, são aceitáveis a Deus. O caldeu aplica isso ao sacerdote principal e às suas orações por Israel no dia da expiação.

(5.) As suas têmporas, ou faces, que são aqui comparadas a um pedaço de romã, um fruto que, cortado em dois, tem veios ou pontos ricos, como um rubor no rosto.

A humildade e a modéstia, corando ao levantar os nossos rostos diante de Deus, corando à lembrança do pecado e ao sentimento da nossa indignidade da honra posta em nós, nos embelezarão muito aos olhos de Cristo.

Os rubores da noiva de Cristo estão dentro das suas madeixas, o que indica (diz o senhor Durham) que ela cora quando nenhum outro vê e por aquilo que ninguém vê senão Deus e a consciência; também que não procura proclamar a sua humildade, mas modestamente cobre isso também.

Contudo, as evidências de tudo isso, num andar terno, aparecem e são formosas.

(6.) O seu pescoço. É aqui comparado à torre de Davi, v. 4. Isso é geralmente aplicado à graça da fé, pela qual somos unidos a Cristo, como o corpo é unido à cabeça pelo pescoço.

Isso é como a torre de Davi, fornecendo-nos armas de guerra, especialmente broquéis e escudos, como os soldados eram supridos deles a partir daquela torre, pois a fé é o nosso escudo (Efésios 6:16).

Aqueles que a têm nunca terão falta de broquel, pois Deus os cercará do seu favor como de um escudo.

Quando esse pescoço é como uma torre, reto e majestoso e forte, um cristão prossegue no seu caminho e trabalha com coragem e magnanimidade, e não pende a cabeça abatida, como faz quando a fé falta.

Alguns fazem os escudos dos valentes, que aqui se diz estarem pendurados na torre de Davi, serem os monumentos do valor dos valorosos de Davi.

Os seus escudos eram preservados para mantê-los na lembrança, junto de seus atos heroicos, indicando que é um grande ânimo para os santos erguer as suas cabeças ver que grandes coisas os santos em todas as épocas realizaram e ganharam pela fé.

Em Hebreus 11, temos os escudos dos valentes pendurados, os feitos dos crentes e os troféus das suas vitórias.

(7.) Os seus seios. São como duas gazelas jovens que são gêmeas, v. 5. Os seios da igreja são tanto para ornamento (Ezequiel 16:7) quanto para uso. São os seios da sua consolação (Isaías 66:11), como se diz que ela mama os seios de reis, Isaías 60:16.

Alguns aplicam isso aos dois Testamentos, outros aos dois sacramentos, os selos da aliança da graça. Outros aos ministros, que devem ser amas espirituais para os filhos de Deus e lhes dar o leite sincero da palavra, para que cresçam por ele.

E, para isso, devem eles mesmos se alimentar entre os lírios onde Cristo se alimenta (Cantares de Salomão 2:16), para que sejam para as criancinhas da igreja como seios cheios.

Ou os seios de um crente são o seu amor a Cristo, com o qual ele está satisfeito, como um marido terno está com as afeições da sua esposa. Por isso se diz que ela é para ele como a corça afetuosa e a gazela agradável, porque os seus seios o satisfazem a todo tempo, Provérbios 5:19.

Isso inclui também a sua edificação dos outros e comunicação de graça a eles, o que acrescenta muito à beleza de um cristão.

II. A resolução do noivo, diante disso, de se retirar ao monte da mirra (v. 6) e ali fazer a sua residência.

Supõe-se que esse monte da mirra significa o monte Moriá, sobre o qual o templo foi construído, onde o incenso era diariamente queimado para a honra de Deus.

Cristo estava tão satisfeito com a beleza da sua igreja que escolheu isso para ser o seu descanso para sempre. Aqui habitará até que o dia rompa e as sombras fujam.

A promessa de despedida de Cristo aos seus discípulos, como representantes da igreja, corresponde a isso: “Eis que estou convosco sempre, até o fim do mundo”.

Onde as ordenanças de Deus são devidamente administradas, ali Cristo estará, e ali devemos encontrá-lo à porta do tabernáculo do encontro.

Alguns fazem essas palavras serem da esposa, ou modestamente envergonhada dos louvores que lhe foram dados e disposta a sair do alcance da sua audição, ou desejosa de ser constante no monte santo, sem duvidar de ali encontrar socorro e alívio apropriados e suficientes em todos os seus apertos, e ali lançar âncora e desejar o dia, que, no tempo designado, romperia e as sombras fugiriam.

O monte santo (como alguns observam) é aqui chamado tanto monte da mirra, que é amarga, quanto colina do incenso, que é doce, pois ali temos ocasião tanto de prantear quanto de nos alegrar. O arrependimento é um doce amargo.

Mas no céu será tudo incenso e nenhuma mirra. A oração é comparada ao incenso, e Cristo encontrará o seu povo que ora e o abençoará.

III. O seu elogio repetido da beleza da esposa (v. 7): “Tu és inteiramente bela, meu amor”. Ele dissera (v. 1): “Tu és bela”, mas aqui vai além e, revendo as particularidades, como as da criação, pronuncia tudo muito bom:

“Tu és inteiramente bela, meu amor; tu és toda bela, e não há nada errado em ti, e tens todas as belezas em ti; és santificada inteiramente em cada parte. Todas as coisas se tornaram novas (2 Coríntios 5:17).”

“Há não só um novo rosto e um novo nome, mas um novo homem, uma nova natureza; não há mancha em ti, na medida em que és renovada.”

Os sacrifícios espirituais devem ser sem defeito. Não há mancha senão aquela que frequentemente é a mancha dos filhos de Deus, nenhuma das manchas do leopardo.

A igreja, quando Cristo a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, será inteiramente sem mancha ou ruga, Efésios 5:27.

Versículos 8 a 14

O Amor de Cristo à Igreja.

Essas continuam sendo as palavras de Cristo à sua igreja, expressando a sua grande estima por ela e afeição por ela, a opinião que tinha da sua beleza e excelência, o desejo que tinha da sua comunhão e convívio e o deleite que tinha neles.

E assim os homens devem amar as suas esposas como Cristo ama a igreja e tem prazer nela como se fosse sem mancha e não tivesse falha, embora ainda assim esteja cercada de debilidade. Agora, observe aqui:

I. Os nomes e títulos carinhosos pelos quais ele a chama para expressar o seu amor por ela, dar-lhe certeza dele e induzir e despertar o seu amor por ele.

Duas vezes aqui ele a chama “Minha esposa” (v. 8, 11), e três vezes “Minha irmã, minha esposa”, v. 9, 10, 12.

Foi feita menção (Cantares de Salomão 3:11) do dia do seu casamento, e depois disso ela é chamada sua esposa, não antes. Repare: há uma aliança matrimonial entre Cristo e a sua igreja, entre Cristo e cada verdadeiro crente.

Cristo chama a sua igreja de sua esposa, e o fato de chamá-la assim a torna assim. “Desposei-te comigo para sempre; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim o teu Deus se alegrará contigo.”

Ele não se envergonha de reconhecer a relação, mas, como convém a um marido bondoso e terno, fala afetuosamente com ela e a chama sua esposa, o que não pode deixar de induzi-la fortemente a ser fiel a ele.

Ou melhor: porque nenhuma relação entre os homens é suficiente para expor o amor de Cristo à sua igreja, e para mostrar que tudo isso deve ser entendido espiritualmente, ele a reconhece em duas relações que entre os homens são incompatíveis: “Minha irmã, minha esposa”.

O fato de Abraão dizer de Sara “Ela é minha irmã” foi interpretado como uma negação de que ela fosse sua mulher. Mas a igreja de Cristo é para ele tanto irmã quanto esposa, como em Mateus 12:50, irmã e mãe.

O fato de chamá-la irmã se fundamenta em assumir a nossa natureza na sua encarnação e em nos fazer participantes da sua natureza na nossa santificação.

Ele se revestiu de um corpo (Hebreus 2:14) e reveste os crentes com o seu Espírito (1 Coríntios 6:17), e assim se tornam suas irmãs.

São filhos de Deus seu Pai (2 Coríntios 6:18) e assim se tornam suas irmãs. Aquele que santifica e aqueles que são santificados são todos de um (Hebreus 2:11), e ele os reconhece e ama como suas irmãs.

II. O chamado gracioso que lhe faz para vir com ele como noiva fiel, que deve esquecer o seu próprio povo e a casa do seu pai, e deixar tudo para se apegar a ele.

Ubi tu Caius, ibi ego Caia, onde você, Caio, está, eu, Caia, estarei. “Vem comigo do Líbano”, v. 8:

  1. É um preceito. Assim o tomamos, como aquele (Cantares de Salomão 2:10, 13): “Levanta-te e vem”.

Todos aqueles que pela fé vieram a Cristo devem vir com Cristo, em santa obediência a ele e conformidade com ele. Sendo unidos a ele, devemos andar com ele. Essa é a sua ordem a nós diariamente:

“Vem comigo, minha esposa; vem comigo a Deus como Pai; vem comigo adiante, em direção ao céu; vem à frente comigo; sobe comigo; vem comigo do Líbano, do topo de Amana, das covas dos leões.”

Esses montes devem ser considerados:

(1.) Como lugares aparentemente deleitosos. O Líbano é chamado aquele monte belo, Deuteronômio 3:25. Lemos da glória do Líbano (Isaías 35:2) e do seu bom cheiro, Oseias 14:6.

Lemos do orvalho agradável do Hermom (Salmos 133:3) e da alegria do Hermom (Salmos 89:12). E podemos supor que os outros montes mencionados aqui sejam agradáveis.

Assim, esse é o chamado de Cristo à sua esposa para se afastar do mundo, de todos os seus produtos, de todos os seus prazeres, para se desapegar de todos os deleites dos sentidos.

Todos aqueles que querem vir com Cristo devem fazer assim. Devem retirar as suas afeições de todas as coisas presentes.

Sim, e ainda: embora estejam colocados no extremo superior do mundo, no topo de Amana e no topo de Senir, embora desfrutem das mais altas satisfações que a criatura pode propor dar, ainda assim devem sair de todas elas e viver acima dos topos das colinas mais altas da terra, para que tenham a sua conduta no céu.

Venham daqueles montes para acompanhar Cristo ao monte santo, o monte da mirra, v. 6. Mesmo enquanto temos a nossa residência nesses montes, ainda assim devemos procurá-los, olhar acima deles.

Levantaremos os nossos olhos para os montes? Não: o nosso auxílio vem do Senhor, Salmos 121:1, 2. Devemos olhar além deles, para as coisas que não se veem (como essas colinas altas são vistas), que são eternas.

Dos topos de Senir e Hermom, que estavam do outro lado do Jordão, como de Pisga, eles podiam ver a terra de Canaã. Deste mundo devemos olhar adiante para a pátria melhor.

(2.) Devem ser considerados como realmente perigosos. Essas colinas de fato são suficientemente agradáveis, mas nelas há covas de leões. São montes dos leopardos, montes de presa, embora pareçam gloriosos e excelentes, Salmos 76:4.

Satanás, aquele leão que ruge, é o príncipe deste mundo. Nas coisas dele fica à espreita para devorar.

Nos topos desses montes há muitas tentações perigosas para aqueles que querem estabelecer neles a sua residência. E por isso venham comigo para fora deles; não ponhamos os nossos corações nas coisas deste mundo, e então elas não poderão nos causar prejuízo.

Venham comigo dos templos dos idólatras e dos convívios de ímpios (assim alguns entendem); saiam do meio deles e sejam separados.

Saiam do domínio dos seus próprios desejos pecaminosos, que são como leões e leopardos, ferozes contra nós e nos tornando ferozes.

  1. Pode ser tomado como promessa: Você virá comigo do Líbano, das covas dos leões. Isto é:

(1.) “Muitos serão trazidos para casa, para mim, como membros vivos da igreja, de cada ponto, do Líbano no norte, Amana no oeste, Hermom no leste, Senir no sul, de todas as partes, para se assentar com Abraão, Isaque e Jacó”, Mateus 8:11.

Veja Isaías 49:11, 12. Alguns dos topos desses montes, alguns dos grandes homens deste mundo, se entregarão a Cristo.

(2.) A igreja será libertada dos seus perseguidores no devido tempo. Embora agora habite entre leões (Salmos 57:4), Cristo a levará consigo do meio das suas covas.

III. O grande deleite que Cristo tem na sua igreja e em todos os crentes. Ele se deleita neles:

  1. Como numa noiva agradável, adornada para o seu marido (Apocalipse 21:2), que grandemente deseja a sua beleza, Salmos 45:11.

Nenhuma expressão de amor pode ser mais apaixonada que essas aqui, nas quais Cristo manifesta a sua afeição por sua igreja. E contudo aquela grande prova do seu amor, morrer por ela para apresentá-la a si mesmo uma igreja gloriosa, vai muito além de todas elas.

Uma esposa tão caramente comprada e paga não podia deixar de ser caramente amada. Sendo dado tal preço por ela, necessariamente deve ser atribuído a ela um alto valor de acordo com isso.

E tanto um quanto o outro podem bem nos fazer maravilhar com a altura e profundidade, comprimento e largura do amor de Cristo, que supera o conhecimento, aquele amor no qual se deu em nosso favor e se dá a nós. Observe:

(1.) Como ele é afetado para com a sua esposa: “Tu arrebataste o meu coração”. A palavra é usada somente aqui. Você me acoraçoou, ou você me desacoraçoou.

Novas palavras são cunhadas para expressar o caráter inexprimível do amor surpreendente de Cristo à sua igreja. E a força desse amor é exposta por aquilo que é fraqueza nos homens: estar tão apaixonado por um objeto que fique sem coração para tudo mais.

Isso pode se referir àquele amor que Cristo tinha pelo remanescente escolhido antes que os mundos existissem, quando os seus deleites estavam com os filhos dos homens (Provérbios 8:31), aquele primeiro amor, que o trouxe do céu à terra para buscá-los e salvá-los a uma despesa tão vasta, contudo incluindo a satisfação que tem neles quando os trouxe a si mesmo.

Repare: o coração de Cristo está na sua igreja; assim tem aparecido o tempo todo. O seu tesouro está nela; é o seu tesouro peculiar (Êxodo 19:5), e por isso ali está também o seu coração.

“Nunca houve amor semelhante ao amor de Cristo, que o fez até esquecer de si mesmo, quando se esvaziou da sua glória e desprezou toda vergonha e dor por nossa causa.”

“A ferida de amor para conosco, que tinha desde a eternidade em si mesmo, o fez negligenciar todas as feridas e descréditos da cruz”, assim o bispo Reynolds. Amemos assim a ele.

(2.) O que é que assim o afeta com deleite:

[1.] A consideração que ela tem por ele: “Tu arrebataste o meu coração com um dos teus olhos”, aqueles olhos de pomba, claros e castos (que foram elogiados, v. 1), com um relance daqueles olhos.

Cristo está maravilhosamente satisfeito com aqueles que olham para ele como o seu Salvador e pelo olho da fé lançam a ele as suas afeições acima de qualquer rival, e cujos olhos estão sempre para ele.

Ele logo percebe o primeiro olhar de uma alma para ele e o acolhe com os seus favores.

[2.] Os ornamentos que ela tem dele, isto é:

A obediência que lhe presta, pois essa é a corrente do seu pescoço, as graças que enriquecem a sua alma, que são conectadas como elos numa corrente.

O exercício dessas graças numa conduta que adorna tanto ela mesma quanto a doutrina de Jesus Cristo, que professa crer (como uma corrente de ouro é um ornamento para pessoas de posição), e uma inteira submissão ao poder imperativo do seu amor.

Tendo sacudido as amarras do nosso pescoço, pelas quais éramos presos a este mundo (Isaías 52:2), e o jugo das nossas transgressões, somos ligados pelas cordas do amor, como correntes de ouro, a Jesus Cristo, e os nossos pescoços são postos sob o seu jugo doce e suave, para puxar sob ele.

Isso nos recomenda a Jesus Cristo, pois essa é aquela verdadeira sabedoria que, na sua avaliação, é “um ornamento de graça para a cabeça e correntes ao redor do pescoço”, Provérbios 1:9.

[3.] A afeição que ela tem por ele: “Quão belo é o teu amor!” Quão bonito é! Não só o teu próprio amor, mas todos os frutos e produtos dele, o seu trabalho no coração, as suas obras na vida.

Quão bem convém a um crente amar assim a Cristo, e que prazer Cristo tem nisso! Nada nos recomenda a Cristo como isso.

“Quanto melhor é o teu amor que o vinho”, que todo o vinho que era derramado para o Senhor nas ofertas de bebida! Por isso se diz que o fruto da videira alegra Deus e o homem, Juízes 9:13.

Ela dissera do amor de Cristo: É melhor que o vinho (Cantares de Salomão 1:2), e agora Cristo diz assim do dela. Nada se perde por louvar Cristo, nem ele ficará atrás dos seus amigos em bondade.

[4.] Os unguentos, os odores com que ela é perfumada, os dons e graças do Espírito, as suas boas obras, que são “um odor de doce cheiro, um sacrifício aceitável, agradável a Deus”, Filipenses 4:18.

O cheiro do seu unguento é melhor que todas as especiarias, tais como as que a rainha de Sabá apresentou a Salomão, cargas de camelos delas (1 Reis 10:2). Ou, antes, que todas as especiarias usadas na composição do santo incenso que era queimado diariamente no altar de ouro.

O amor e a obediência a Deus são mais agradáveis a Cristo que sacrifício ou incenso.

O cheiro das suas vestes também, a profissão visível que faz de religião e relação com Cristo diante dos homens, e na qual aparece ao mundo, isso é muito grato a Cristo, como o cheiro do Líbano.

Cristo tendo colocado na sua esposa a roupa branca da sua própria justiça (Apocalipse 3:18) e da justiça dos santos (Apocalipse 19:8), e isso perfumado de santa alegria e conforto, está bem satisfeito com ela.

[5.] As suas palavras, tanto na sua devoção a Deus quanto nos seus discursos com os homens (v. 11): “Os teus lábios, ó minha esposa, gotejam como o favo de mel”, gotejam aquilo que é muito doce e o gotejam livre e abundantemente.

Se o que Deus fala a nós é para nós mais doce que o mel e o favo de mel (Salmos 19:10), o que dizemos a ele em oração e louvor será também agradável a ele: “Doce é a tua voz”.

E, se de um bom tesouro no coração tiramos coisas boas, se a nossa fala é sempre com graça, se os nossos lábios usam corretamente o conhecimento, se dispersam conhecimento, então, na avaliação de Cristo, até gotejam o favo de mel, gotejam mais que ele.

“Mel e leite” (as duas mercadorias principais de Canaã) “estão debaixo da tua língua”, isto é, no teu coração, não só reservados lá para o teu próprio uso como um bocado doce para ti mesmo, mas prontos lá para o uso de outros.

Na palavra de Deus há alimento doce e salutar, leite para criancinhas, mel para os que cresceram. Cristo está bem satisfeito com aqueles que estão cheios da sua palavra.

  1. Como num jardim agradável. E bem pode um grandíssimo deleite ser comparado ao deleite num jardim, quando a felicidade de Adão na inocência era representada por colocá-lo num jardim, um jardim de prazer.

Essa comparação é desenvolvida, vv. 12-14. A igreja é apropriadamente comparada a um jardim, a um jardim que, como era usual, tinha uma fonte nele.

Onde Salomão fez jardins e pomares para si mesmo, fez tanques de água para si mesmo (Eclesiastes 2:5, 6), não só pela arte primorosa e diversão nas obras hidráulicas, mas para uso, para regar os jardins. O Éden era bem regado, Gênesis 2:10; 13:10. Observe:

(1.) A peculiaridade desse jardim: É um jardim fechado, um paraíso separado da terra comum. É destinado exclusivamente a Deus; ele o separou para si mesmo; Israel é a porção de Deus, o lote da sua herança.

É fechado para manter-se secreto; os santos são os ocultos de Deus, por isso o mundo não os conhece; Cristo anda no seu jardim sem ser visto.

É fechado para segurança. Uma cerca de proteção é feita ao redor dele, na qual todos os poderes das trevas não podem nem encontrar nem fazer uma brecha. A vinha de Deus é cercada (Isaías 5:2); há um muro ao redor dela, um muro de fogo.

Tem uma nascente nele e uma fonte, mas é uma nascente fechada e uma fonte selada, que envia as suas correntes para fora (Provérbios 5:16), mas ela mesma é cuidadosamente trancada, para que não seja enlameada nem contaminada por qualquer mão injuriosa.

As almas dos crentes são como jardins fechados. A graça nessas almas é como uma nascente fechada lá no homem oculto do coração, onde a água que Cristo dá é um poço de água viva, João 4:14; 7:38.

A igreja do Antigo Testamento era um jardim fechado pelo muro de separação da lei cerimonial. A Bíblia era então uma nascente fechada e uma fonte selada; estava restrita a uma nação.

Mas agora o muro de separação foi removido, o evangelho pregado a cada nação, e em Jesus Cristo não há nem grego nem judeu.

(2.) Os produtos desse jardim. É como o jardim do Éden, onde o Senhor Deus fez crescer toda árvore agradável à vista e boa para alimento, Gênesis 2:9.

“As tuas plantas”, ou plantações, “são um pomar de romãs com frutos agradáveis”, v. 13. Não é como a vinha do homem sem entendimento, que estava toda coberta de espinhos e urtigas.

Mas aqui há frutos, frutos agradáveis, “todas as árvores de incenso” e “todas as principais especiarias”, v. 14.

Aqui há uma grande abundância de frutos e grande variedade, nada faltando que pudesse ou embelezar ou enriquecer esse jardim, torná-lo ou deleitoso ou prestativo ao seu grande Senhor. Tudo aqui é o melhor da sua espécie.

As suas principais especiarias eram muito mais valiosas, porque muito mais duradouras, que as mais escolhidas das nossas flores.

Salomão era um grande mestre em botânica, assim como em outras partes da filosofia natural. Tratou amplamente de árvores (1 Reis 4:33) e talvez tivesse referência a algumas qualidades específicas dos frutos aqui especificados, que os tornavam muito apropriados ao propósito para o qual faz alusão a eles.

Mas devemos nos contentar em observar, em geral, que os santos na igreja e as graças nos santos são muito apropriadamente comparados a esses frutos e especiarias. Pois:

[1.] São plantados e não crescem por si mesmos; as árvores de justiça são a plantação do Senhor (Isaías 61:3); a graça brota de uma semente incorruptível.

[2.] São preciosos e de alto valor. Por isso lemos dos preciosos filhos de Sião e da sua fé preciosa. São plantas de renome.

[3.] São agradáveis e de aroma doce para Deus e o homem e, como aromáticos fortes, difundem a sua fragrância.

[4.] São proveitosos e de grande utilidade. Os santos são as bênçãos desta terra, e as suas graças são as suas riquezas, com as quais negociam como os mercadores do oriente com as suas especiarias.

[5.] São permanentes e serão preservados para um bom propósito quando as flores estiverem murchas e não prestarem para nada. A graça, amadurecida em glória, durará para sempre.

Versículos 15 a 16

O Amor da Igreja a Cristo.

Essas parecem ser as palavras da esposa, a igreja, em resposta aos elogios que Cristo, o noivo, lhe dera como jardim agradável e frutífero. Ela é um jardim?

I. Ela reconhece a sua dependência do próprio Cristo para tornar esse jardim frutífero. Para ele tem os olhos voltados (v. 15) como a fonte dos jardins, não só o fundador deles, por quem são plantados e a quem devem o seu ser, mas a fonte deles, pela qual são regados e à qual devem a sua continuidade e bem-estar, e sem cujos suprimentos constantes logo se tornariam como o deserto seco e estéril.

A ele dá toda a glória da sua fecundidade, como sendo nada sem ele: “Ó fonte dos jardins! Fonte de todo bem, de toda graça, não me faltes.”

Diz um crente à igreja: “Todas as minhas nascentes estão em ti”, em ti, ó Sião? (Salmos 87:7). A igreja transmite o louvor a Cristo e lhe diz: “Todas as minhas nascentes estão em ti”; tu és o poço de águas vivas (Jeremias 2:13).

Dele fluem as correntes do Líbano, o rio Jordão, que nascia ao pé do monte Líbano, e as águas do santuário, que saíam de debaixo do limiar da casa, Ezequiel 47:1.

Aqueles que são jardins para Cristo devem reconhecê-lo como fonte para eles, de cuja plenitude recebem e a quem se deve que as suas almas sejam como um jardim regado, Jeremias 31:12.

A cidade de Deus na terra é alegrada pelo rio que flui dessa fonte (Salmos 46:4), e a nova Jerusalém tem o seu rio puro de água da vida procedendo do trono de Deus e do Cordeiro, Apocalipse 22:1.

II. Ela implora as influências do bendito Espírito para tornar esse jardim fragrante (v. 16): “Desperta, ó vento norte, e vem, tu, sul”. Essa é uma oração:

  1. Pela igreja em geral, para que haja uma abundante efusão do Espírito sobre ela, para que esteja em estado florescente.

Os dons dos ministros são as especiarias. Quando o Espírito é derramado, elas fluem para fora, e então o deserto se torna um campo frutífero, Isaías 32:15.

Essa oração foi respondida no derramamento do Espírito no dia de pentecostes (Atos 2:1), introduzido por um vento poderoso. Então os apóstolos, que antes estavam presos, fluíram para fora e foram um aroma doce para Deus, 2 Coríntios 2:15.

  1. Pelos crentes particulares. Repare:

(1.) As almas santificadas são como jardins, jardins do Senhor, fechados para ele.

(2.) As graças na alma são como especiarias nesses jardins, aquilo neles que é valioso e útil.

(3.) É muito desejável que as especiarias da graça fluam para fora tanto em afeições piedosas e devotas quanto em ações santas e graciosas, para que com elas possamos honrar a Deus, adornar a nossa profissão e fazer o que será grato aos homens bons.

(4.) O bendito Espírito, nas suas operações na alma, é como o vento norte e o sul, que sopra onde quer e de diversos pontos, João 3:8.

Há o vento norte dos convencimentos e o vento sul dos confortos. Mas todos, como o vento, são tirados dos tesouros de Deus e cumprem a sua palavra.

(5.) O fluir das especiarias da graça depende das rajadas do Espírito. Ele desperta boas afeições e opera em nós tanto o querer quanto o fazer o que é bom. É ele que manifesta o aroma do seu conhecimento por nós.

(6.) Devemos por isso esperar no Espírito da graça pelas suas influências vivificantes, orar por elas e colocar as nossas almas sob elas. Deus prometeu nos dar o seu Espírito, mas a ele se recorrerá quanto a isso.

III. Ela convida Cristo para o melhor entretenimento que o jardim oferece:

“Que o meu amado então venha ao seu jardim e coma os seus frutos agradáveis; que tenha a honra de todos os produtos do jardim (é apropriado que tenha), e que eu tenha o conforto da sua aceitação deles, pois esse é o melhor resultado que se pode fazê-los produzir.” Observe:

  1. Ela o chama seu jardim, pois aqueles que são desposados com Cristo não chamam nada de seu senão o que lhe dedicaram e desejam que seja usado em favor dele.

Quando as especiarias fluem para fora, então é apropriado chamá-lo seu jardim, e só então. Os frutos do jardim são os seus frutos agradáveis, pois ele os plantou, os regou e deu o crescimento.

O que podemos alegar merecer das mãos de Cristo quando não podemos convidá-lo a nada senão o que já é dele próprio?

  1. Ela pede que ele o visite e aceite o que produz. O crente pode ter pouco prazer no seu jardim a menos que Cristo, o amado da sua alma, venha a ele, nem ter nenhuma alegria dos seus frutos a menos que de alguma maneira redundem na glória de Cristo. E o crente considerará tudo que tem bem concedido a Cristo.

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra