Matthew Henry

Cantares de Salomão 2

Argumento

Neste capítulo, I. Cristo fala tanto a respeito de si mesmo quanto a respeito da sua igreja, v. 1, 2.

II. A igreja fala:

  1. Lembrando o prazer e a satisfação que tem na comunhão com Cristo, v. 3, 4.

  2. Entretendo-se com os sinais presentes do seu favor e tendo zelo para que nada os interrompa, vv. 5-7.

  3. Triunfando nas suas aproximações dela, v. 8, 9.

  4. Repetindo os chamados graciosos que lhe fizera para acompanhá-lo numa caminhada, convidada pelos prazeres da primavera que retorna (vv. 10-13), para sair da sua obscuridade (v. 14), e a ordem que dera aos servos para destruir o que seria prejudicial à sua vinha, v. 15.

  5. Alegrando-se na sua participação nele, v. 16.

  6. Ansiando pela sua chegada, v. 17.

Aqueles cujos corações estão cheios de amor a Cristo e esperança do céu sabem melhor o que essas coisas significam.

Versículos 1 a 2

Cristo, a Rosa de Sarom.

Veja aqui:

I. Com o que Cristo tem por bem se comparar. E ele condescende muito na comparação.

Ele, Filho do Altíssimo, estrela brilhante e matutina, chama-se e se reconhece como a rosa de Sarom e o lírio dos vales, para expressar sua presença com seu povo neste mundo, a facilidade de acesso a ele, a beleza e doçura que encontram nele e para lhes ensinar a se adornar com ele, como pastores e pastoras se adornavam de rosas e lírios, guirlandas e grinaldas de flores quando apareciam festivos.

A rosa, pela beleza e fragrância, é a principal das flores, e o nosso Salvador prefere a roupa do lírio à de Salomão em toda a sua glória.

Cristo é a rosa de Sarom, onde provavelmente cresciam as melhores rosas e em maior abundância, a rosa do campo (assim alguns), denotando que a salvação do evangelho é uma salvação comum. Está aberta a todos.

Quem quiser pode vir e colher os botões de rosa dos privilégios e confortos que crescem na aliança da graça. Ele não é uma rosa trancada num jardim, mas todos podem vir e receber benefício por ele e conforto nele.

Ele é um lírio pela brancura, um lírio dos vales pela doçura, pois aqueles que assim chamamos produzem um perfume forte.

Ele é um lírio dos vales, ou lugares baixos, na sua humilhação, exposto à injúria. As almas humildes veem mais beleza nele. Seja o que for para os outros, para aqueles que estão nos vales ele é um lírio.

Ele é a rosa, o lírio; não há nenhum além dele. Qualquer excelência que esteja em Cristo está nele singularmente e no mais alto grau.

II. Com o que ele tem por bem comparar a sua igreja, v. 2:

  1. Ela é como um lírio. Ele mesmo é o lírio (v. 1), ela é como o lírio. A beleza dos crentes consiste na sua conformidade e semelhança com Jesus Cristo.

Eles são o seu amor e por isso são como lírios, pois são feitos semelhantes a Cristo aqueles em cujos corações o seu amor é derramado.

  1. “Como um lírio entre espinhos”, como um lírio comparado com espinhos. A igreja de Cristo excede todos os outros convívios tanto quanto um canteiro de rosas excede um arbusto de espinhos. Como um lírio cercado de espinhos.

Os ímpios, as filhas deste mundo, aqueles que não têm amor a Cristo, são como espinhos, sem valor e inúteis, bons para nada senão tapar uma brecha. Ou melhor: são nocivos e prejudiciais.

Entraram com o pecado e são um fruto da maldição. Sufocam a boa semente e impedem o bom fruto, e o seu fim é ser queimados.

O povo de Deus é como lírios entre eles, arranhados e dilacerados, sombreados e obscurecidos por eles. São queridos de Cristo e contudo expostos a agruras e tribulações no mundo.

Devem esperar isso, pois são plantados entre espinhos (Ezequiel 2:6), mas nem por isso são menos queridos dele. Ele não deixa de ver nem subestima nenhum dos seus lírios por estarem entre espinhos.

Quando estão entre espinhos, devem ser continuamente como lírios, devem manter a sua inocência e pureza e, embora estejam entre espinhos, não devem ser transformados em espinhos, não devem retribuir vitupério por vitupério.

E, se assim preservarem o seu caráter, serão continuamente reconhecidos como conformes a Cristo.

A graça na alma é um lírio entre espinhos. As corrupções são espinhos na carne (2 Coríntios 12:7), são como cananeus para o Israel de Deus (Josué 23:13).

Mas o lírio que agora está entre espinhos em breve será transplantado deste deserto para aquele paraíso onde não há espinheiro que pique nem espinho que cause dor, Ezequiel 28:24.

Versículos 3 a 7

O Amor da Igreja a Cristo.

Aqui, I. A esposa elogia o seu amado e o prefere a todos os outros. Como a macieira entre as árvores do bosque, que talvez não cresça tão alto nem se espalhe tão amplamente como algumas outras árvores, contudo é útil e prestativa ao homem, produzindo fruto agradável e proveitoso.

Ao passo que as outras árvores são de pouca utilidade, não, nem mesmo os próprios cedros, até serem derrubados. Assim é o meu amado entre os filhos; tanto ele excede a todos:

Todos os filhos de Deus, os anjos (aquela honra foi conferida a ele, a qual nunca foi destinada a eles, Hebreus 1:4); todos os filhos dos homens.

Ele é mais belo que todos eles, mais belo que os mais escolhidos deles, Salmos 45:2. Nomeie a criatura que quiser, e descobrirá que Cristo tem a preeminência sobre todas elas. O mundo é uma árvore estéril para uma alma; Cristo é uma frutífera.

II. Ela lembra o conforto abundante que teve na comunhão com ele. Sentou-se perto dele com grande deleite, como os pastores às vezes repousam, às vezes têm comunhão entre si, debaixo de uma árvore. Ela encontrou uma vantagem dupla em se sentar tão perto do Senhor Jesus:

  1. Uma sombra refrescante: “Sentei-me debaixo da sua sombra”, para ser abrigada por ele do calor abrasador do sol, para ser refrescada e assim descansar um pouco.

Cristo é para os crentes como a sombra de uma grande árvore, ou melhor, de uma grande rocha numa terra cansada, Isaías 32:2; 25:4.

Quando uma pobre alma está ressecada pelos convencimentos do pecado e os terrores da lei, como Davi (Salmos 32:4), quando fatigada pelas tribulações deste mundo, como Elias quando se sentou debaixo de um zimbro (1 Reis 19:4), encontra em Cristo, no seu nome, nas suas graças, nos seus confortos e no seu compromisso em favor de pobres pecadores aquilo que a reanima e impede de desfalecer.

Aqueles que estão cansados e muito sobrecarregados podem encontrar descanso em Cristo.

Não basta passar por essa sombra, mas devemos nos sentar debaixo dela (aqui habitarei, pois o desejei). E descobriremos que ela não é como a aboboreira de Jonas, que logo murchou e o deixou no calor, tanto interior quanto exterior.

Mas é como a árvore da vida, cujas folhas eram não só para abrigo, mas para a cura das nações. Devemos nos sentar debaixo dessa sombra com deleite, devemos colocar inteira confiança na sua proteção (como Juízes 9:15) e ter inteira satisfação no seu refrigério. Mas isso não é tudo:

  1. Aqui há alimento agradável e nutritivo. Essa árvore deixa cair os seus frutos para aqueles que se sentam debaixo da sua sombra, e aqueles que ali se sentam são bem-vindos a desfrutá-los e os acharão doces ao seu paladar, sejam o que forem para os outros.

Os crentes provaram que o Senhor Jesus é gracioso (1 Pedro 2:3). Os seus frutos são todos os preciosos privilégios da nova aliança, comprados pelo seu sangue e comunicados pelo seu Espírito.

As promessas são doces para um crente, sim, e ainda: os preceitos também. Tenho deleite na lei de Deus segundo o homem interior.

Os perdões são doces, e a paz de consciência é doce. As certezas do amor de Deus, as alegrias do Espírito Santo, as esperanças da vida eterna e os seus presentes penhores e antecipações são doces, todos doces para aqueles que têm os seus sentidos espirituais exercitados.

Se as nossas bocas perderem o gosto pelo prazer do pecado, as consolações divinas serão doces ao nosso paladar, mais doces que o mel e o favo de mel.

III. Ela reconhece a sua obrigação para com Jesus Cristo por todo o benefício e conforto que teve na comunhão com ele (v. 4):

“Sentei-me debaixo da macieira, contente de estar lá, mas ele me admitiu, ou melhor, insistiu comigo, numa comunhão mais íntima com ele: Entra, bendito do Senhor, por que ficas fora?”

“Ele me levou à casa do vinho, o lugar onde recebe os seus amigos especiais, de medidas e graus inferiores de conforto a superiores, do fruto da macieira ao fruto mais rico da videira.”

Àquele que valoriza as alegrias divinas que tem, mais será dado. Um dos rabinos entende a casa do banquete como o tabernáculo da congregação, onde era dada a interpretação da lei.

Certamente podemos aplicá-la às assembleias cristãs, onde o evangelho é pregado e as ordenanças do evangelho são administradas, particularmente a ceia do Senhor, aquele banquete de vinho. Especialmente ao interior dessas ordenanças, à comunhão com Deus nelas. Observe:

  1. Como ela foi introduzida: “Ele me levou, operou em mim uma inclinação para me aproximar de Deus, ajudou-me a vencer os meus desânimos, tomou-me pela mão, guiou-me e conduziu-me, e me deu acesso com ousadia a Deus como Pai”, Efésios 2:18.

Nunca teríamos entrado na casa do banquete, nunca teríamos conhecido prazeres espirituais, se Cristo não nos tivesse levado, abrindo para nós um caminho novo e vivo e abrindo em nós uma fonte nova e viva.

  1. Como ela foi recebida: “O seu estandarte sobre mim era amor”. Ele me levou para dentro com um estandarte estendido sobre a minha cabeça, não como alguém sobre quem triunfava, mas como alguém em quem triunfava e a quem sempre fazia triunfar com ele e nele, 2 Coríntios 2:14.

O evangelho é comparado a um estandarte ou insígnia (Isaías 11:12), e o que é representado no estandarte, escrito nele em letras de ouro, letras de sangue, é amor, amor. E esse é o entretenimento na casa do banquete.

Cristo é o capitão da nossa salvação e alista todos os seus soldados sob o estandarte do amor. Nele se concentram; a ele devem continuamente ter os olhos voltados e ser animados por ele. O amor de Cristo deve impeli-los a lutar varonilmente.

Quando uma cidade era tomada, o conquistador erguia nela o seu estandarte. “Ele me conquistou com o seu amor, venceu-me com bondade, e esse é o estandarte sobre mim.”

Ela fala disso como algo que havia experimentado antes e lembra com deleite. O pão comido não deve ser esquecido, mas lembrado com gratidão àquele Deus que nos alimentou com maná neste deserto.

IV. Ela professa a sua forte afeição e o seu amor mais apaixonado a Jesus Cristo (v. 5): “Estou enferma de amor”, vencida, dominada por ele.

Davi explica isso quando diz (Salmos 119:20): “A minha alma se quebra pelo anseio que tem pelos teus juízos”, e (Salmos 119:81): “A minha alma desfalece pela tua salvação”, definhando pela preocupação de assegurá-la e pelo medo de não alcançá-la.

A esposa agora talvez estivesse ausente do seu amado, esperando o seu retorno, e não pode suportar a dor da distância e da demora. Oh, quão melhor está a alma quando está enferma de amor a Cristo do que quando está empanturrada de amor a este mundo! Ela clama por tonificantes:

“Oh, sustenta-me com jarros, ou unguentos, ou flores, qualquer coisa que reanime; conforta-me com maçãs, com os frutos daquela macieira, Cristo (v. 3), com o mérito e a mediação de Cristo e o sentimento do seu amor pela minha alma.”

Repare: aqueles que estão enfermos de amor a Cristo não terão falta de sustento espiritual enquanto ainda esperam confortos espirituais.

V. Ela experimenta o poder e a ternura da graça divina, aliviando-a nos seus desfalecimentos presentes, v. 6. Embora ele parecesse ter se retirado, ainda assim era mesmo então um auxílio muito presente:

  1. Para sustentar a alma enferma de amor e impedi-la de desfalecer: “A sua mão esquerda está debaixo da minha cabeça, para erguê-la, ou melhor, como um travesseiro para deitá-la com tranquilidade.”

Davi experimentou a mão de Deus sustentando-o então, quando a sua alma seguia de perto após Deus (Salmos 63:8), e Jó, num estado de abandono, contudo descobriu que Deus punha força nele, Jó 23:6.

Todos os seus santos estão na sua mão, que ternamente sustenta as suas cabeças doloridas.

  1. Para animar a alma enferma de amor a continuar esperando até que ele retorne: “Pois, nesse meio-tempo, a sua mão direita me abraça e assim me dá uma certeza inquestionável do seu amor.”

Os crentes devem toda a sua força e conforto à mão esquerda sustentadora e à mão direita que abraça, do Senhor Jesus.

VI. Encontrando o seu amado assim perto dela, ela tem grande zelo para que a sua comunhão com ele não seja interrompida (v. 7): “Eu vos ordeno, ó filhas de Jerusalém”.

Jerusalém, a mãe de todos nós, ordena a todas as suas filhas, a igreja ordena a todos os seus membros, a alma crente ordena a todos os seus poderes e faculdades, a esposa ordena a si mesma e a todos ao seu redor que não agitem nem despertem o seu amor até que ele queira.

Agora que ele está adormecido nos seus braços, como ela foi sustentada nos dele, v. 6. Ela lhes dá essa ordem pelas gazelas e pelas corças do campo, isto é, por tudo que é amável aos seus olhos e querido para eles, como a corça afetuosa e a gazela agradável.

“O meu amor é para mim mais querido do que aquelas podem ser para vocês, e será perturbado, como elas, por um ruído muito pequeno.”

Repare: 1. Aqueles que experimentam a doçura da comunhão com Cristo e as manifestações palpáveis do seu amor não podem deixar de desejar a continuação dessas visões benditas, dessas visitas benditas. Pedro queria fazer tabernáculos no monte santo, Mateus 17:4.

  1. Contudo, Cristo, quando lhe agrada, retirará essas comunicações extraordinárias de si mesmo, pois é um agente livre, e o Espírito, como o vento, sopra onde e quando quer, e convém que aquiesçamos ao seu agrado. Mas:

  2. O nosso zelo deve ser não fazermos nada que o provoque a se retirar e esconder o seu rosto, vigiarmos cuidadosamente os nossos próprios corações e suprimirmos todo pensamento que possa entristecer o seu bom Espírito. Aqueles que têm conforto tenham medo de perdê-lo pelo pecado.

Versículos 8 a 13

O Amor Mútuo de Cristo e da Igreja.

A igreja aqui se agrada extraordinariamente com os pensamentos da sua comunhão ulterior com Cristo depois de ter se recuperado do seu desfalecimento.

I. Ela se alegra na aproximação dele, v. 8:

  1. Ela o ouve falar: “É a voz do meu amado, chamando-me para me dizer que está vindo.”

Como uma das suas próprias ovelhas, conhece a sua voz antes de vê-lo e pode facilmente distingui-la da voz de um estranho (João 10:4, 5). E, como um amigo fiel do noivo, “alegra-se grandemente por causa da voz do noivo”, João 3:29.

Com que ar de triunfo e exultação ela exclama: “É a voz do meu amado, não pode ser a voz de nenhum outro, pois nenhum além dele pode falar ao coração e fazê-lo arder.”

  1. Ela o vê vir, vê as marchas do nosso Deus, do nosso Rei, Salmos 68:24. “Eis que ele vem”. Isso pode muito bem ser aplicado à perspectiva que os santos do Antigo Testamento tinham da vinda de Cristo na carne.

Abraão viu o seu dia à distância e ficou contente. Quanto mais o tempo se aproximava, mais claras descobertas dele eram feitas. E aqueles que esperavam a consolação de Israel, com um olho de fé, o viam vir e triunfavam na visão: “Eis que ele vem”.

Pois o haviam ouvido dizer (Salmos 40:7): “Eis que venho”, ao que a sua fé aqui apõe o seu selo: Eis que ele vem como prometeu:

(1.) Ele vem alegremente e com grande prontidão. Vem saltando e pulando como uma gazela e como um cervo jovem (v. 9), como alguém satisfeito com o seu próprio compromisso, que tinha o seu coração nele e os seus deleites com os filhos dos homens.

Quando veio para ser batizado com o batismo de sangue, como estava angustiado até que fosse realizado! Lucas 12:50.

(2.) Ele vem desprezando e superando todas as dificuldades que estavam no seu caminho. Vem saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas (assim alguns leem), não fazendo caso dos desânimos que devia romper.

A maldição da lei, a morte da cruz, devem ser sofridas; todos os poderes das trevas devem ser enfrentados. Mas, diante das resoluções do seu amor, esses grandes montes se tornam planícies.

Qualquer oposição que seja feita a qualquer tempo ao livramento da igreja de Deus, Cristo a romperá, passará por cima dela.

(3.) Ele vem depressa, como uma gazela ou um cervo jovem. Eles achavam o tempo longo (cada dia um ano), mas realmente ele se apressava. Como agora, assim então, certamente ele vem depressa; aquele que virá virá e não demorará.

Quando vem para o livramento do seu povo, voa sobre uma nuvem e nunca demora além do seu tempo, que é o melhor tempo.

Podemos aplicar isso aos crentes particulares, que descobrem que, mesmo quando Cristo retirou confortos palpáveis e parece abandonar, ainda assim é apenas por um pequeno momento e logo retornará com bondade afetuosa eterna.

II. Ela se agrada com os vislumbres que tem dele e os relances que tem do seu favor: “Ele está atrás do nosso muro; sei que está lá, pois às vezes olha pela janela, ou olha para dentro dela, e se mostra através da treliça.”

Tal era o estado da igreja do Antigo Testamento enquanto estava na expectativa da vinda do Messias. A lei cerimonial é chamada muro de separação (Efésios 2:14), véu (2 Coríntios 3:13), mas Cristo estava atrás daquele muro.

Eles o tinham perto deles; o tinham com eles, embora não pudessem vê-lo claramente. Aquele que era a substância não estava longe das sombras, Colossenses 2:17.

Eles o viam olhando pelas janelas das instituições cerimoniais e sorrindo através daquelas treliças. Nos seus sacrifícios e purificações, Cristo se revelava a eles e lhes dava indicações e penhores da sua graça, tanto para induzir quanto para animar os seus anseios pela sua vinda.

Tal é o nosso estado presente em comparação com o que será na segunda vinda de Cristo. Agora o vemos obscuramente por um espelho (o corpo é um muro entre nós e ele, pelas janelas do qual de vez em quando o avistamos), mas não face a face, como esperamos vê-lo em breve.

Nos sacramentos, Cristo está perto de nós, mas atrás do muro dos sinais exteriores; por aquelas treliças ele se manifesta a nós. Mas em breve o veremos como ele é.

Alguns entendem isso como o estado de um crente quando está debaixo de uma nuvem: Cristo está fora de vista e contudo não está longe. Veja Jó 35:14 e compare Jó 23:8-10.

Ela chama o muro que se interpunha entre ela e o seu amado de nosso muro, porque é o pecado e nada mais que separa entre nós e Deus, e esse é um muro da nossa própria construção (Isaías 59:2).

Atrás dele está, como esperando para ser gracioso e pronto para ser reconciliado diante do nosso arrependimento.

Então ele olha para dentro da janela, observa a disposição dos nossos corações e o trabalho das nossas almas. Olha para fora da janela e se mostra ao lhes dar algum conforto, para que possam continuar esperando o seu retorno.

III. Ela repete o convite gracioso que lhe fizera para vir caminhar com ele, vv. 10-13. Ela lembra o que o seu amado lhe disse, pois causara nela uma impressão muito agradável e poderosa, e nunca esqueceremos a palavra que nos vivifica.

Ela o relata para o ânimo dos outros, contando-lhes o que ele dissera à sua alma e fizera em favor da sua alma, Salmos 66:16.

  1. Ele a chamou de seu amor e sua bela. Seja o que for para os outros, para ele é aceitável e aos seus olhos amável. Aqueles que tomam Cristo por seu amado, ele reconhecerá como seus; nunca se perdeu nenhum amor que foi concedido a Cristo.

Cristo, expressando o seu amor aos crentes, os convida e anima a segui-lo.

  1. Ele a chamou para se levantar e vir, v. 10, e novamente v. 13. A repetição denota relutância nela (precisamos ser frequentemente chamados para vir com Jesus Cristo; preceito deve ser sobre preceito e linha sobre linha), mas denota fervor nele.

O seu coração está tão empenhado no bem-estar de almas preciosas que ele as solicita com a maior insistência para aquilo que é para o seu próprio bem.

  1. Ele deu como motivo o retorno da primavera e a agradabilidade do tempo:

(1.) A estação é elegantemente descrita numa grande variedade de expressões:

[1.] “O inverno passou”, o inverno escuro, frio e estéril. Os invernos longos e rigorosos passam por fim; não duram sempre.

E a primavera não seria tão agradável como é se não sucedesse o inverno, que realça a sua beleza, Eclesiastes 7:14. Nem a face dos céus nem a da terra é sempre a mesma, mas está sujeita a vicissitudes contínuas, diurnas e anuais.

O inverno passou, mas não passou para sempre; virá novamente, e devemos prover para ele no verão, Provérbios 6:6, 8. Devemos chorar no inverno e nos alegrar no verão como se não chorássemos nem nos alegrássemos, pois ambos estão passando.

[2.] “A chuva acabou e se foi”, a chuva do inverno, a chuva fria e tempestuosa. Acabou agora, e o orvalho é como o orvalho das ervas.

Até a chuva que afogou o mundo acabou e se foi por fim (Gênesis 8:1-3), e Deus prometeu não afogar mais o mundo, o que era um tipo e figura da aliança da graça, Isaías 54:9.

[3.] “As flores aparecem na terra”. Todo o inverno estão mortas e sepultadas nas suas raízes, e não há sinal delas. Mas na primavera revivem e se mostram numa variedade e verdura maravilhosas, e, como o orvalho que as produz, não esperam pelo homem, Miquéias 5:7.

Aparecem, mas logo desaparecerão novamente, e nisso o homem é como a flor do campo, Jó 14:2.

[4.] “Chegou o tempo do canto dos pássaros”. Os pequenos pássaros, que todo o inverno ficam escondidos nos seus retiros e mal vivem, quando a primavera retorna esquecem todas as calamidades do inverno e, segundo o melhor da sua capacidade, entoam os louvores do seu Criador.

Sem dúvida, aquele que entende os pássaros que clamam por falta (Salmos 147:9) repara naqueles que cantam de alegria, Salmos 104:12.

O canto dos pássaros pode envergonhar o nosso silêncio nos louvores de Deus, nós que somos mais bem alimentados (Mateus 6:26) e mais bem ensinados (Jó 35:11) e temos mais valor que muitos pardais.

Eles vivem sem preocupações desordenadas (Mateus 6:26) e por isso cantam, ao passo que nós murmuramos.

[5.] “A voz da rolinha se ouve na nossa terra”. Ela é um dos pássaros das estações mencionados em Jeremias 8:7, que observam o tempo da sua vinda e o tempo do seu canto.

E assim nos envergonham, nós que não conhecemos o juízo do Senhor, não entendemos os tempos nem fazemos o que é belo na sua estação, não cantamos no tempo de cantar.

[6.] “A figueira produz os seus figos verdes”, pelos quais sabemos que o verão está próximo (Mateus 24:32), quando os figos verdes serão figos maduros e aptos para uso. E “as videiras com a uva tenra dão um bom cheiro”.

A terra produz não só flores (v. 12), mas frutos, e o cheiro dos frutos, que são proveitosos, deve ser preferido de longe ao das flores, que são apenas para exibição e prazer.

As serpentes, dizem, são afugentadas pelo cheiro das videiras; e quem é a antiga serpente e quem é a verdadeira videira, sabemos muito bem.

(2.) Agora, essa descrição da primavera que retorna, como motivo para vir com Cristo, é aplicável:

[1.] À introdução do evangelho no lugar da dispensação do Antigo Testamento, durante a qual era tempo de inverno para a igreja. O evangelho de Cristo aquece aquilo que era frio, torna frutífero aquilo que antes era morto e estéril.

Quando chega a qualquer lugar, coloca beleza e glória nesse lugar (2 Coríntios 3:7, 8) e fornece ocasião para alegria. O tempo da primavera é tempo agradável, e assim é o tempo do evangelho.

Aspice venturo lætentur ut omnia seclo, “Veja que alegria a era nascente inspira!”, disse Virgílio, a partir das Sibilas, talvez com mais referência ao estabelecimento do reino do Messias naquele tempo do que ele mesmo pensava. Veja Salmos 96:11.

Levantem-se então e aproveitem esse tempo da primavera. Saiam do mundo e da carne, venham à comunhão com Cristo, 1 Coríntios 1:9.

[2.] Ao livramento da igreja do poder de inimigos perseguidores e à restauração de liberdade e paz para ela depois de um inverno severo de sofrimento e restrição.

Quando as tempestades da tribulação acabam e se vão, quando a voz da rolinha, o som alegre do evangelho de Cristo, se ouve novamente e as ordenanças são desfrutadas com liberdade, então levantem-se e venham para aproveitar a conjuntura feliz.

Andem na luz do Senhor; cantem nos caminhos do Senhor. Quando as igrejas tiveram descanso, então foram edificadas, Atos 9:31.

[3.] À conversão dos pecadores de um estado de natureza para um estado de graça. Essa mudança bendita é como o retorno da primavera, uma mudança universal e muito confortável. É uma nova criação; é nascer de novo.

A alma que era dura e fria e congelada e inútil, como a terra no inverno, torna-se frutífera, como a terra na primavera, e aos poucos, como ela, leva os seus frutos à perfeição.

Essa mudança bendita se deve puramente às aproximações e influências do sol da justiça, que nos chama do céu para nos levantar e vir; venham, colham no verão.

[4.] Às consolações dos santos depois de um estado de abatimento e desalento interiores. Um filho de Deus, sob dúvidas e medos, é como a terra no inverno, as suas noites longas, os seus dias escuros, as boas afeições esfriadas, nada feito, nada obtido, a mão selada.

Mas o conforto retornará; os pássaros cantarão novamente e as flores aparecerão. Levante-se, por isso, pobre alma combalida, e venha com o seu amado.

“Levanta-te e sacode-te do pó”, Isaías 52:2. “Levanta-te, resplandece, pois a tua luz chegou” (Isaías 60:1); ande nessa luz, Isaías 2:5.

[5.] À ressurreição do corpo no último dia e à glória a ser revelada. Os ossos que estavam na sepultura, como as raízes das plantas no chão durante o inverno, então florescerão como uma erva, Isaías 66:14; 26:19.

Essa será uma despedida eterna do inverno e uma entrada alegre numa primavera eterna.

Versículos 14 a 17

O Amor da Igreja a Cristo.

Aqui está:

I. O convite animador que Cristo dá à igreja e a cada alma crente para vir à comunhão com ele, v. 14:

  1. O seu amor é agora a sua pomba. Davi havia chamado a igreja de rolinha de Deus (Salmos 74:19), e assim ela é chamada aqui.

Uma pomba pela beleza, as suas asas cobertas de prata (Salmos 68:13), pela inocência e ausência de ofensa. Um espírito gracioso é um espírito semelhante ao da pomba, inofensivo, amante da tranquilidade e da limpeza, e fiel a Cristo, como a rolinha ao seu companheiro.

O Espírito desceu como uma pomba sobre Cristo, e assim faz sobre todos os cristãos, tornando-os de espírito manso e tranquilo.

Ela é a pomba de Cristo, pois ele a reconhece e se deleita nela. Não pode encontrar descanso senão nele e na sua arca, e por isso a ele, como ao seu Noé, retorna.

  1. Essa pomba está nas fendas da rocha e nos lugares secretos das escadas. Isso fala ou:

(1.) Do seu louvor. Cristo é a rocha para a qual voa em busca de abrigo e só em quem pode se julgar segura e se encontrar tranquila, como uma pomba no buraco de uma rocha quando atacada pelas aves de rapina, Jeremias 48:28.

Moisés foi escondido numa fenda da rocha para que pudesse contemplar algo da glória de Deus, cujo brilho de outra maneira não poderia ter suportado.

Ela se retira para os lugares secretos das escadas, onde pode estar sozinha, sem ser perturbada, e pode melhor ter comunhão com o seu próprio coração. Os bons cristãos encontrarão tempo para estar em particular. Cristo frequentemente se retirava sozinho para um monte, para orar. Ou:

(2.) Da sua culpa. Ela se arrastou para as fendas da rocha e os lugares secretos por medo e vergonha, para qualquer lugar onde esconder a sua cabeça, estando desalentada e desanimada e evitando até a visão do seu amado.

Consciente da sua própria inaptidão e indignidade para vir à sua presença e falar com ele, recuava e era como uma pomba tola sem coração, Oseias 7:11.

  1. Cristo graciosamente a chama para fora dos seus retiros: Venha, deixe-me ver o seu semblante, deixe-me ouvir a sua voz.

Ela estava pranteando como uma pomba (Isaías 38:14), lamentando-se como as pombas dos vales, onde estão perto das fendas das rochas suspensas, pranteando pelas suas iniquidades (Ezequiel 7:16) e recusando ser confortada.

Mas Cristo a chama para levantar o seu rosto sem mancha, sendo expurgada de uma consciência má (Jó 11:15; 22:26), para vir ousadamente ao trono da graça, tendo lá um grande sumo sacerdote (Hebreus 4:16), para dizer qual é a sua petição e qual é o seu pedido.

Deixe-me ouvir a sua voz, ouvir o que tem a dizer. O que você quer que eu lhe faça? Fale livremente, fale alto e não tema desconsideração ou repulsa.

  1. Para o seu ânimo, ele lhe diz os bons pensamentos que tinha dela, seja o que for que ela pensasse de si mesma: “Doce é a tua voz”, a sua voz de oração, embora só possa gorjear como um grou ou uma andorinha (Isaías 38:14). É música aos ouvidos de Deus.

Ele nos assegurou que a oração dos retos é o seu deleite. Sentiu um aroma doce do sacrifício de Noé, e os sacrifícios espirituais não são menos aceitáveis, 1 Pedro 2:5.

Isso não elogia tanto os nossos serviços quanto a condescendência graciosa de Deus em tirar deles o melhor partido e a eficácia do muito incenso que é oferecido com as orações dos santos, Apocalipse 8:3.

“Aquele teu semblante, do qual tens vergonha, é formoso, embora agora triste; muito mais será assim quando se tornar alegre.”

Então a voz da oração é doce e aceitável a Deus quando o semblante, a conduta na qual nos mostramos diante dos homens, é santo e assim formoso e conforme à nossa profissão. Aqueles que são santificados têm a melhor formosura.

II. A ordem que Cristo dá aos seus servos para se oporem àquilo que é um terror para a sua igreja e o suprimirem, pois a impele, como uma pobre pomba assustada, para as fendas da rocha e é uma obstrução e um prejuízo para os interesses do seu reino neste mundo e no coração (v. 15):

“Apanhai para nós as raposas” (apanhem-nas em nosso favor, pois é bom serviço tanto para Cristo quanto para a igreja), “as pequenas raposas”, que entram sem ser percebidas.

Pois, embora sejam pequenas, causam grande dano, estragam as videiras, o que de modo algum se deve permitir que façam a qualquer tempo. Especialmente agora, quando as nossas videiras têm uvas tenras que devem ser preservadas, ou a vindima falhará.

Os crentes são como videiras, plantas fracas, mas úteis. Os seus frutos são como colheitas tenras no princípio, que devem ter tempo para chegar à maturidade. Essa ordem para apanhar as raposas é:

  1. Uma ordem aos crentes particulares para mortificarem as suas próprias corrupções, os seus apetites e paixões pecaminosos, que são como raposas, pequenas raposas, que destroem as suas graças e confortos, abafam bons impulsos, esmagam bons começos e evitam que cheguem à perfeição.

Agarrem as pequenas raposas, os primeiros surgimentos do pecado, os pequeninos da Babilônia (Salmos 137:9), aqueles pecados que parecem pequenos, pois frequentemente se mostram muito perigosos. Tudo que encontrarmos como impedimento para nós no que é bom devemos afastar.

  1. Uma ordem a todos nos seus lugares para se oporem à propagação de todas as opiniões e práticas que tendem a corromper os juízos dos homens, depravar as suas consciências, deixar as suas mentes perplexas e desanimar as suas inclinações à virtude e à piedade, e a impedirem.

Os perseguidores são raposas (Lucas 13:32); os falsos profetas são raposas, Ezequiel 13:4.

Aqueles que semeiam o joio da heresia ou cisma e, como Diótrefes, perturbam a paz da igreja e obstruem o progresso do evangelho são as raposas, as pequenas raposas, que não devem receber golpes na cabeça (Cristo não veio para destruir a vida dos homens), mas ser apanhadas, para que sejam domesticadas ou, de outro modo, contidas para que não causem dano.

III. A profissão crente que a igreja faz da sua relação com Cristo e a satisfação que tem na sua participação nele e comunhão com ele, v. 16.

Ele a havia chamado para se levantar e vir com ele, para deixá-lo ver o seu rosto e ouvir a sua voz. Agora, essa é a sua resposta àquele chamado, na qual, embora atualmente no escuro e à distância:

  1. Ela se conforta com os pensamentos da participação e relação mútuas que havia entre ela e o seu amado. Meu amado para mim e eu para ele, assim o original diz muito enfaticamente. A concisão da linguagem fala da grandeza da sua afeição.

“O que ele é para mim e eu para ele pode ser melhor concebido do que expresso.” Repare:

(1.) É o privilégio indizível dos verdadeiros crentes que Cristo seja deles: “O meu amado é meu”. Isso denota não só propriedade (“Tenho direito a ele”), mas posse e domínio: “Recebo da sua plenitude”.

Os crentes são participantes de Cristo. Têm não só uma participação nele, mas o desfrute dele, são recebidos não só na aliança, mas na comunhão com ele. Todos os benefícios do seu compromisso glorioso como Mediador são transferidos a eles.

Ele é para eles aquilo que o mundo nem é nem pode ser, tudo de que precisam e desejam, e que fará uma felicidade completa para eles.

Tudo o que ele é pertence a eles, e tudo o que tem, tudo o que fez e tudo o que está fazendo; tudo o que prometeu no evangelho, tudo o que preparou no céu, tudo é de vocês.

(2.) É o caráter indubitável de todos os verdadeiros crentes que são de Cristo, e então, e somente então, ele é deles.

Entregaram a ele a si próprios (2 Coríntios 8:5). Recebem a sua doutrina e obedecem às suas leis, trazem a sua imagem e abraçam o seu interesse; pertencem a Cristo. Se somos dele, inteiramente dele, só dele, dele para sempre, podemos ter o conforto de ele ser nosso.

  1. Ela se conforta com os pensamentos das comunicações da sua graça ao seu povo: “Ele se alimenta entre os lírios”.

Quando lhe faltam os sinais do seu favor para com ela em particular, alegra-se na certeza da sua presença com todos os crentes em geral, que são lírios aos seus olhos.

Ele se alimenta entre eles, isto é, tem tanto prazer neles e nas suas assembleias quanto um homem na sua mesa ou no seu jardim, pois anda no meio dos castiçais de ouro. Deleita-se em ter comunhão com eles e lhes fazer bem.

IV. A esperança e expectativa da igreja da vinda de Cristo e a sua oração fundamentada nelas:

  1. Ela não duvida de que o dia romperá e as sombras fugirão. O dia do evangelho amanhecerá e as sombras da lei cerimonial fugirão.

Esse era o conforto da igreja do Antigo Testamento: depois da longa noite daquela dispensação escura, o amanhecer do alto por fim os visitaria para dar luz àqueles que se assentam nas trevas.

Quando o sol nasce, as sombras da noite desaparecem, assim como as sombras do dia quando vem a substância. O dia do conforto virá depois de uma noite de abandono.

Ou isso pode se referir à segunda vinda de Cristo e à felicidade eterna dos santos. As sombras do nosso estado presente fugirão, a nossa escuridão e dúvidas, as nossas dores e todos os nossos agravos.

E um dia glorioso amanhecerá, uma manhã em que os retos terão domínio, um dia que não terá nenhuma noite depois dele.

  1. Ela pede a presença do seu amado, nesse meio-tempo, para sustentá-la e confortá-la:

“Volta, meu amado, volta para mim, vem e visita-me, vem e alivia-me, fica comigo sempre até o fim da era. No dia da minha extrema necessidade, apressa-te a me ajudar, não demores muito.”

“Vem até sobre os montes de divisão, o tempo e os dias que se interpõem, com algumas antecipações graciosas daquela luz e amor.”

  1. Ela pede que ele não só volte para ela no presente, mas apresse a sua vinda para buscá-la para si mesmo:

“Assim mesmo, vem, Senhor Jesus, vem depressa. Embora haja montes no caminho, tu podes, como uma gazela ou um cervo jovem, passar por cima deles com facilidade. Oh, mostra-te a mim ou leva-me para junto de ti.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra