Matthew Henry

Cantares de Salomão 1

Argumento

Cantares de Salomão

UMA EXPOSIÇÃO, COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS, DOS CANTARES DE SALOMÃO.

Toda a escritura, temos certeza, é dada por inspiração de Deus e é proveitosa para o sustento e o avanço dos interesses do seu reino entre os homens. E não o é menos por nela se encontrarem algumas coisas obscuras e difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis torcem para a sua própria destruição.

Na nossa crença tanto na origem divina quanto na exposição espiritual deste livro, somos confirmados pelo testemunho antigo, constante e concordante tanto da igreja dos judeus quanto da igreja cristã. Aos judeus foram confiados os oráculos de Deus, e eles nunca tiveram dúvida alguma da autoridade deste livro; a igreja cristã felizmente lhes sucede nessa incumbência e honra.

I. Deve-se confessar, por um lado, que, se a quem apenas lê este livro for perguntado, como ao eunuco, “Entendes o que lês?”, ele terá mais motivo do que o eunuco teve para dizer: “Como posso, se algum homem não me guiar?”

Os livros de história e profecia da escritura são muito semelhantes uns aos outros, mas estes Cantares de Salomão são muito diferentes dos cânticos do seu pai Davi. Aqui não se encontra o nome de Deus; o livro nunca é citado no Novo Testamento.

Não encontramos nele expressões de religião natural ou de devoção piedosa, não, nem mesmo é introduzido por visão ou por qualquer das marcas de revelação direta.

Parece tão difícil quanto qualquer parte da escritura torná-lo um aroma de vida para vida. Ou melhor, para os que vêm à sua leitura com mentes carnais e afeições corruptas, ele corre o perigo de se tornar um aroma de morte para morte; é uma flor da qual eles extraem veneno.

Por isso, os doutores judeus aconselhavam os seus jovens a não lê-lo até terem trinta anos. Temiam que, pelo abuso daquilo que é mais puro e sagrado (horrendum dictu, horrível de dizer!), as chamas da lascívia fossem acesas com fogo do céu, que é destinado somente ao altar.

Mas, II. Deve-se confessar, por outro lado, que, com a ajuda dos muitos guias fiéis de que dispomos para entender este livro, ele parece ser um raio muito brilhante e poderoso de luz celestial, admiravelmente apropriado para despertar afeições piedosas e devotas nas almas santas, fazer seus desejos se voltarem a Deus, aumentar seu deleite nele e aproveitar sua familiaridade e comunhão com ele.

É uma alegoria, cuja letra mata os que repousam nela e não olham além, mas cujo espírito dá vida, 2 Coríntios 3:6; João 6:63. É uma parábola, que torna as coisas divinas mais difíceis para os que não as amam, mas mais claras e agradáveis para os que as amam, Mateus 13:14, 16.

Os cristãos experientes encontram aqui uma correspondência das suas experiências, e para eles o livro é inteligível, ao passo que não o entendem nem o saboreiam os que não têm parte nem porção na questão.

É um cântico, um Epithalamium, ou cântico nupcial, no qual, pelas expressões de amor entre um noivo e a sua noiva, são expostas e ilustradas as afeições mútuas que se dão entre Deus e um remanescente distinto da humanidade.

É uma pastoral; a noiva e o noivo, para uma representação mais viva da humildade e da inocência, são apresentados como um pastor e a sua pastora. Agora:

  1. Este cântico podia facilmente ser tomado em sentido espiritual pela igreja judaica, para cujo uso foi inicialmente composto. E assim foi tomado, como se vê pela Paráfrase Caldaica e pelos expositores judeus mais antigos.

Deus desposou consigo o povo de Israel; entrou em aliança com eles, e era uma aliança matrimonial. Ele havia dado provas abundantes do seu amor por eles e exigia deles que o amassem com todo o seu coração e a sua alma.

A idolatria era frequentemente descrita como adultério espiritual e paixão pelos ídolos. Para evitar isso, este cântico foi escrito, representando a satisfação que Deus tinha em Israel e que Israel deveria ter em Deus, e animando-os a continuar fiéis a ele, embora pudesse parecer às vezes retirar-se e esconder-se deles, e a esperar a manifestação ulterior dele mesmo no Messias prometido.

  1. Pode mais facilmente ser tomado em sentido espiritual pela igreja cristã, porque as condescendências e as comunicações do amor divino parecem mais ricas e livres sob o evangelho do que pareciam sob a lei, e a comunhão entre céu e terra, mais familiar.

Deus às vezes falava de si mesmo como o marido da igreja judaica (Isaías 54:5; Oseias 2:16, 19) e se alegrava nela como na sua noiva, Isaías 62:4, 5.

Mas mais frequentemente Cristo é representado como o noivo da sua igreja (Mateus 25:1; Romanos 7:4; 2 Coríntios 11:2; Efésios 5:32), e a igreja como a noiva, a esposa do Cordeiro, Apocalipse 19:7; 21:2, 9.

De acordo com essa metáfora, Cristo e a igreja em geral, Cristo e os crentes individuais, estão aqui conversando com abundância de estima e carinho mútuos.

A melhor chave para este livro é Salmos 45, que encontramos aplicado a Cristo no Novo Testamento, e, por isso, este livro também deveria ser assim aplicado.

É necessário algum esforço para descobrir qual pode ser, provavelmente, o significado do Espírito Santo nas diversas partes deste livro. Pois muitos dos cânticos de Davi estão ao alcance da capacidade dos mais humildes, e há águas rasas neles eruditos, e há profundezas nele em que um elefante pode nadar.

Mas, quando o significado é descoberto, ele será de admirável utilidade para despertar afeições piedosas e devotas em nós. E as mesmas verdades que são claramente expostas em outras escrituras, quando extraídas desta, chegam à alma com um poder mais agradável.

Quando nos dedicamos ao estudo deste livro, devemos não só, com Moisés e Josué, tirar o nosso calçado dos nossos pés e até esquecer que temos corpos, pois o lugar onde pisamos é terra santa.

Mas também, com João, devemos subir aqui, devemos abrir as asas, tomar um voo nobre e elevar-nos, até que, pela fé e pelo santo amor, entremos no lugar santíssimo, pois isto não é outra coisa senão a casa de Deus e esta é a porta do céu.

Neste capítulo, depois do título do livro (v. 1), temos Cristo e a sua igreja, Cristo e um crente, expressando a sua estima um pelo outro:

I. A noiva, a igreja, fala ao noivo (vv. 2-4), às filhas de Jerusalém (v. 5, 6) e depois ao noivo, v. 7.

II. Cristo, o noivo, fala em resposta às queixas e aos pedidos da sua esposa, vv. 8-11.

III. A igreja expressa o grande valor que atribui a Cristo e os deleites que tem na comunhão com ele, vv. 12-14.

IV. Cristo elogia a beleza da igreja, v. 15.

V. A igreja retribui o elogio, v. 16, 17.

Onde houver um fogo de verdadeiro amor por Cristo no coração, isto será útil para soprá-lo até se tornar uma chama.

Versículo 1

O Título do Livro.

Temos aqui o título deste livro, mostrando:

  1. A sua natureza; é um cântico, para que pudesse corresponder melhor à intenção, que é despertar as afeições e aquecê-las, para o que a poesia será um instrumento importante.

O assunto é agradável e, por isso, apropriado para ser tratado num cântico, ao cantarmos o qual podemos fazer melodia com os nossos corações ao Senhor.

É evangélico; e os tempos do evangelho deveriam ser tempos de alegria, pois a graça do evangelho põe um novo cântico nas nossas bocas, Salmos 98:1.

  1. A sua dignidade; é o cântico dos cânticos, um cântico excelentíssimo, não somente acima de qualquer composição humana ou acima de todos os outros cânticos que Salomão escreveu, mas até acima de qualquer outro dos cânticos da escritura, por ter mais de Cristo em si.

  2. O seu escritor; é de Salomão. Não é o cântico de insensatos, como são muitos dos cânticos de amor, mas o cântico do mais sábio dos homens.

Nem pode homem algum dar melhor prova da sua sabedoria do que celebrar o amor de Deus pela humanidade e, com isso, despertar o seu próprio amor por Deus e o de outros.

Os cânticos de Salomão eram mil e cinco (1 Reis 4:32); os que tratavam de outros assuntos se perderam, mas este, de amor seráfico, permanece e permanecerá até o fim dos tempos.

Salomão, como o seu pai, era dedicado à poesia, e, qualquer que seja a direção do talento de um homem, ele deveria se empenhar em honrar a Deus e edificar a igreja com ele.

Um dos nomes de Salomão era Jedidias, amado do Senhor (2 Samuel 12:25). E ninguém tão apropriado para escrever sobre o amor do Senhor como aquele que tinha, ele próprio, tão grande participação nele.

Nenhum de todos os apóstolos escreveu tanto sobre o amor como aquele que era, ele próprio, o discípulo amado e se reclinava no peito de Cristo.

Salomão, como rei, tinha grandes questões a considerar e administrar, que ocupavam muito dos seus pensamentos e do seu tempo. Contudo, encontrou disposição e tempo livre para este e outros exercícios religiosos.

Os homens de negócios deveriam ser homens devotos, sem pensar que os negócios os dispensarão daquilo que é o grande negócio de todo homem: manter a comunhão com Deus.

Não é certo quando Salomão escreveu este cântico sagrado.

Alguns pensam que o escreveu depois de se recuperar, pela graça de Deus, dos seus desvios, como uma prova ulterior do seu arrependimento, e como se, fazendo o bem a muitos com este cântico, ele fosse expiar o prejuízo que talvez tivesse causado com cânticos licenciosos, vãos e amorosos, quando amou muitas esposas estrangeiras; agora, voltou a sua inteligência na direção certa.

É mais provável que o tenha escrito no início do seu tempo, enquanto se mantinha perto de Deus e mantinha a sua comunhão com ele. E talvez tenha posto este cântico, junto dos salmos do seu pai, nas mãos do músico principal, para o serviço do templo, não sem uma chave para a sua correta compreensão.

Alguns pensam que foi escrito por ocasião do seu casamento com a filha de Faraó, mas isso é incerto. A torre do Líbano, mencionada neste livro (Cantares de Salomão 7:4), só foi construída, como se supõe, muito depois do casamento.

Podemos, com razoabilidade, pensar que, quando, no auge da sua prosperidade, ele amava o Senhor (1 Reis 3:3), assim o servia com alegria e contentamento de coração, na abundância de todas as coisas.

Pode ser traduzido: O cântico dos cânticos, que diz respeito a Salomão. Como filho e sucessor de Davi, a quem estava vinculada a aliança da realeza, como fundador do templo e como alguém que se destacava em sabedoria e bens, ele era um tipo de Cristo.

Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e, contudo, ele é maior do que Salomão; este é, por isso, um cântico a respeito dele.

Está aqui apropriadamente colocado depois de Eclesiastes, pois, quando por esse livro estivermos plenamente convencidos da vaidade da criatura e da sua insuficiência para nos satisfazer e nos proporcionar felicidade, seremos vivificados para buscar felicidade no amor de Cristo e aquele verdadeiro prazer transcendente que só pode ser encontrado na comunhão com Deus por meio dele.

A voz no deserto, que deveria preparar o caminho de Cristo, clamava: “Toda carne é erva.”

Versículos 2 a 6

O Amor da Igreja por Cristo.

A esposa, neste poema dramático, é aqui apresentada primeiro se dirigindo ao noivo e depois às filhas de Jerusalém.

I. Ao noivo, sem lhe dar nome ou título algum, mas começando abruptamente: “Beije-me ele”; como Maria Madalena ao suposto jardineiro (João 20:15): “Se tu o levaste daqui”, querendo dizer Cristo, mas sem nomeá-lo.

O coração havia antes se ocupado com os pensamentos sobre ele, e esses pensamentos eram o antecedente desse relativo, aquela boa matéria que o coração estava compondo, Salmos 45:1. Os que estão, eles próprios, cheios de Cristo estão prontos a pensar que os outros deveriam estar assim também.

Duas coisas a esposa deseja, e se agrada com os pensamentos delas:

  1. A amizade do noivo (v. 2): “Beije-me ele com os beijos da sua boca, isto é, reconcilie-se comigo e faça-me saber que assim está; deixe-me ter o sinal do seu favor.”

Assim, a igreja do Antigo Testamento desejava que Cristo se manifestasse na carne, para não mais estar sob a lei como um mestre-escola, sob uma dispensação de escravidão e terror, mas receber as comunicações da graça divina no evangelho.

Nele, Deus está reconciliando o mundo consigo mesmo, enfaixando e curando o que pela lei foi rasgado e ferido; como a mãe beija a criança com quem altercou.

“Que ele não mais envie a mim, mas venha ele próprio; que não mais fale por anjos e profetas, mas deixe-me ter a palavra da sua própria boca, aquelas palavras graciosas (Lucas 4:22), que serão para mim como os beijos da boca, sinais seguros de reconciliação, como foi o beijo de Esaú em Jacó.”

Todo o dever do evangelho se resume em beijarmos o Filho (Salmos 2:12); assim, toda a graça do evangelho se resume em ele nos beijar, como o pai do pródigo o beijou quando ele voltou penitente. É um beijo de paz.

Os beijos se opõem às feridas (Provérbios 27:6), assim como os beijos da graça às feridas da lei.

Assim, todos os verdadeiros crentes desejam ardentemente as manifestações do amor de Cristo às suas almas. Nada mais desejam para fazê-los felizes do que a certeza do seu favor, o erguer da luz do seu rosto sobre eles (Salmos 4:6, 7) e o conhecimento daquele seu amor que ultrapassa o conhecimento.

Esta é a única coisa que desejam, Salmos 27:4. Estão prontos a acolher a manifestação do amor de Cristo às suas almas pelo seu Espírito e a retribuí-la nas humildes profissões de amor por ele e de satisfação nele, acima de tudo.

O fruto dos seus lábios é paz, Isaías 57:19. “Dê-me ele dez mil beijos, cuja própria fruição me faz desejá-lo mais, e, ao passo que todos os outros prazeres azedam e murcham pelo uso, os do Espírito se tornam mais deleitosos.”

Assim diz o bispo Reynolds. Ela dá diversos motivos para esse desejo:

(1.) Por causa da grande estima que tem pelo amor dele: “O teu amor é melhor do que o vinho.”

O vinho alegra o coração, reanima os espíritos abatidos e os anima. Mas as almas agraciadas têm mais prazer em amar a Cristo e ser amadas por ele, nos frutos e dons do seu amor e nos penhores e certezas dele, do que homem algum jamais teve nos mais requintados deleites dos sentidos, e isso as reanima mais do que jamais o mais rico tônico reanimou alguém prestes a desmaiar. Repare:

[1.] O amor de Cristo é, em si mesmo e na avaliação de todos os santos, mais valioso e desejável do que os melhores entretenimentos que este mundo pode dar.

[2.] Somente podem esperar os beijos da boca de Cristo e os confortáveis sinais do seu favor aqueles que preferem o seu amor a todos os deleites dos filhos dos homens, que antes abririam mão desses deleites do que perderiam o seu favor, e têm mais prazer nas alegrias espirituais do que em quaisquer refrigérios corporais.

Observe aqui a mudança da pessoa: “Beije-me ele”; aí ela fala dele como ausente, ou como se temesse falar com ele. Mas, nas palavras seguintes, ela o vê perto e, por isso, dirige a sua fala a ele: “O teu amor, os teus amores” (assim é a palavra), “desejo tão ardentemente, porque o estimo muito.”

(2.) Por causa da fragrância difundida do seu amor e dos frutos dele (v. 3): “Por causa do aroma do teu bom unguento (a agradabilidade e a aceitabilidade das tuas graças e dos teus confortos para todos os que entendem corretamente tanto a eles quanto a si mesmos), o teu nome é como unguento derramado.”

“Tu és assim, e tudo aquilo pelo que te fizeste conhecido; o teu próprio nome é precioso para todos os santos; é um unguento e um perfume que alegram o coração.”

O desdobramento do nome de Cristo é como a abertura de uma caixa de unguento precioso, com cujo odor o quarto se enche. A pregação do seu evangelho era a manifestação do aroma do seu conhecimento em todo lugar, 2 Coríntios 2:14.

O Espírito era o óleo de alegria com que Cristo foi ungido (Hebreus 1:9), e todos os verdadeiros crentes têm essa unção (1 João 2:27), de modo que ele lhes é precioso, e eles a ele e uns aos outros.

Um bom nome é como unguento precioso, mas o nome de Cristo é mais fragrante do que qualquer outro. A sabedoria, como o óleo, faz brilhar o rosto; mas o Redentor supera em brilho e beleza todos os outros.

O nome de Cristo agora não é como unguento selado, como fora por muito tempo (não pergunte pelo meu nome, pois ele é secreto), mas como unguento derramado. Isso denota tanto a liberdade quanto a plenitude das comunicações da sua graça pelo evangelho.

(3.) Por causa da afeição geral que todas as almas santas têm por ele: “Por isso as virgens te amam.” O amor de Cristo derramado nos nossos corações faz com que se voltem em amor a ele.

Todos os que estão puros das corrupções do pecado, que preservam a castidade dos seus próprios espíritos e são fiéis aos votos pelos quais se dedicaram a Deus, são as virgens que amam a Jesus Cristo e o seguem para onde quer que ele vá, Apocalipse 14:4.

Não somente não permitem que as suas afeições sejam violadas, mas não podem suportar sequer ser assediados pelo mundo e pela carne. E, porque Cristo é o querido de todos os puros de coração, seja ele o nosso, e voltem-se os nossos desejos a ele e aos beijos da sua boca.

  1. A comunhão com o noivo, v. 4. Observe aqui:

(1.) A sua petição por graça divina: “Atrai-me.” Isso implica percepção da distância dele, desejo de união com ele. “Atrai-me a ti mesmo, atrai-me para mais perto, atrai-me para casa, para ti.”

Ela havia orado para que ele se aproximasse dela (v. 2); para esse fim, ora para que ele a aproxime dele.

“Atrai-me, não somente com a persuasão moral que há na fragrância dos bons unguentos, não somente com os atrativos daquele nome que é como unguento derramado, mas com graça sobrenatural, com as cordas de um homem e os laços de amor”, Oseias 11:4.

Cristo nos disse que ninguém vem a ele senão aqueles que o Pai atrai, João 6:44. Não somente somos fracos e não podemos vir por conta própria além do ponto até o qual somos ajudados, mas naturalmente somos relutantes e avessos a vir.

E, por isso, devemos orar por aquelas influências e operações do Espírito, pelo poder das quais, sendo indispostos, somos tornados dispostos, Salmos 110:3. “Atrai-me, ou não me movo; vence o mundo e a carne, que me atrairiam para longe de ti.”

Não somos impelidos a Cristo, mas atraídos de um modo que é adequado a criaturas racionais.

(2.) A sua promessa de aproveitar essa graça: “Atrai-me”, e então “correremos após ti”. Veja como a doutrina da graça especial e eficaz se harmoniza com o nosso dever e é um poderoso compromisso e ânimo para ele. E, contudo, reserva toda a glória de todo o bem que há em nós somente a Deus. Observe:

[1.] O fluir da alma em direção a Cristo e a sua pronta conformidade com ele são o efeito da sua graça; não poderíamos correr após ele se ele não nos atraísse, 2 Coríntios 3:5; Filipenses 4:13.

[2.] A graça que Deus nos dá, devemos aproveitá-la diligentemente. Quando Cristo, pelo seu Espírito, nos atrai, devemos, com os nossos espíritos, correr após ele.

Assim como Deus diz: Eu farei, e vocês farão (Ezequiel 36:27), assim devemos dizer: “Tu farás, e nós faremos; tu operarás em nós tanto o querer quanto o fazer, e, por isso, nós realizaremos a nossa própria salvação” (Filipenses 2:12, 13).

Não somente andaremos, mas correremos após você, o que denota avidez de desejo, prontidão de afeição, vigor de busca e rapidez de movimento.

Quando você alargar o meu coração, então correrei pelo caminho dos seus mandamentos (Salmos 119:32); quando a sua mão direita me sustentar, então a minha alma seguirá de perto após você (Salmos 63:8).

Quando, com bondade amorosa para conosco, ele nos atrai (Jeremias 31:3), nós, com bondade amorosa para com ele, devemos correr após ele, Isaías 40:31. Observe a diferença entre a petição e a promessa: “Atrai-me, e então correremos.”

Quando Cristo derrama o seu Espírito sobre a igreja em geral, que é a sua noiva, todos os membros dela recebem daí influências reanimadoras e vivificadoras, e são levados a correr a ele com mais alegria, Isaías 55:5.

Ou: “Atrai-me” (diz a alma crente), “e então não somente eu própria te seguirei tão depressa quanto puder, mas trarei comigo todos os meus: Correremos após ti, eu e as virgens que te amam (v. 3), eu e todos em quem tenho alguma participação ou sobre quem tenho influência.”

“Eu e a minha casa (Josué 24:15), eu e os transgressores a quem ensinarei os teus caminhos”, Salmos 51:13. Os que se esforçam, em conformidade com a graça divina, descobrirão que o seu zelo provocará muitos, 2 Coríntios 9:2.

Os que são vivazes serão ativos; quando Filipe foi atraído a Cristo, atraiu Natanael. E serão exemplares, e assim ganharão os que não seriam ganhos pela palavra.

(3.) A resposta direta que foi dada a essa oração: O Rei me atraiu, “trouxe-me às suas câmaras”. Não é tanto uma resposta obtida pela fé do mundo da graça de Cristo como uma resposta obtida pela experiência das operações da sua graça.

Se observarmos, como devemos, os retornos da oração, podemos descobrir que às vezes, enquanto ainda estamos falando, Cristo ouve, Isaías 65:24.

O noivo é um rei; tanto mais maravilhosa é a sua condescendência nos convites e entretenimentos que nos oferece, e tanto maior motivo temos para aceitá-los e correr após ele.

Deus é o Rei que fez a ceia de casamento para o seu Filho (Mateus 22:2) e faz entrar até os pobres e os mutilados. E até os mais retraídos e tímidos são compelidos a entrar.

Os que são atraídos a Cristo são trazidos não somente aos seus átrios, aos seus palácios (Salmos 45:15), mas à sua câmara de presença, onde o seu segredo está com eles (João 14:21) e onde estão seguros no seu pavilhão, Salmos 27:5; Isaías 26:20.

Os que esperam às portas da sabedoria serão levados a vir (assim é a palavra) às suas câmaras; serão conduzidos à verdade e ao conforto.

(4.) A maravilhosa satisfação que a esposa tem na honra que o rei lhe conferiu. Trazida à câmara:

[1.] “Temos o que queríamos ter. Os nossos desejos são coroados com deleites indizíveis; todas as nossas dores desaparecem, e nos alegraremos e regozijaremos. Se um dia nos átrios é melhor do que mil, do que dez mil, em outro lugar, muito mais uma hora nas câmaras.”

Os que, pela graça, são trazidos à aliança e à comunhão com Deus têm motivo para seguir o seu caminho se regozijando, como o eunuco (Atos 8:39). E essa alegria alargará os nossos corações e será a nossa força, Neemias 8:10.

[2.] Toda a nossa alegria se concentrará em Deus: “Regozijaremo-nos, não nos unguentos ou nas câmaras, mas em ti. Somente Deus é a nossa alegria suprema, Salmos 43:4. Não temos alegria senão em Cristo, e pela qual estamos em dívida com ele.”

Gaudium in Domino, Alegria no Senhor, era a antiga saudação, e Salus in Domino sempiterna, Salvação eterna no Senhor.

[3.] “Conservaremos o sabor e o aroma desta tua bondade e nunca a esqueceremos: Lembraremos os teus amores mais do que o vinho; não somente o teu próprio amor (v. 2), mas a sua própria lembrança nos será mais agradável do que o tônico mais forte para os espíritos, ou a bebida mais saborosa ao paladar.”

“Lembraremos de dar graças pelo teu amor, e ele causará em nós impressões mais duradouras do que qualquer coisa neste mundo.”

(5.) A comunhão que uma alma agraciada tem com todos os santos nessa comunhão com Cristo. Nas câmaras às quais somos trazidos, não somente nos encontramos com ele, mas nos encontramos uns com os outros (1 João 1:7).

Pois “os retos te amam”; a congregação, a geração dos retos te ama. O que quer que outros façam, todos os que são israelitas de fato e fiéis a Deus amarão a Jesus Cristo.

Quaisquer diferenças de compreensão e afeição que possa haver entre os cristãos em outras coisas, nisto todos concordam: Jesus Cristo lhes é precioso. Os retos aqui são os mesmos que as virgens, v. 3.

Todos os que lembram o seu amor mais do que o vinho o amarão com amor superlativo. Nem é aceitável a Cristo amor algum senão o amor dos retos, amor “em sinceridade”, Efésios 6:24.

II. Às filhas de Jerusalém, v. 5, 6. A igreja em geral, estando em angústia, fala às igrejas individuais para guardá-las do perigo em que estavam de se sentirem ofendidas com os sofrimentos da igreja, 1 Tessalonicenses 3:3.

Ou o crente fala aos que professavam a fé em geral na igreja, mas não eram dela, ou aos cristãos fracos, criancinhas em Cristo, que sofrem sob muita ignorância, debilidade e equívoco, não perfeitamente instruídos e, contudo, dispostos a receber ensino nas coisas de Deus.

Ela observou esses espectadores olharem com desdém para ela por causa da sua negrura, tanto em relação a pecados quanto a sofrimentos. Por causa disso, pensavam que ela tinha pouco motivo para esperar os beijos que desejava (v. 2), ou esperar que se juntassem a ela nas suas alegrias, v. 4.

Por isso, ela se empenha em remover essa ofensa; reconhece que é negra. A culpa enegrece; as heresias, os escândalos e as ofensas que acontecem na igreja a tornam negra; e os melhores santos têm as suas falhas.

A tristeza enegrece; isso parece ser especialmente o que se quer dizer. A igreja está frequentemente numa condição baixa, humilde e pobre, e na aparência desprezível, com a sua beleza manchada e o seu rosto sujo de chorar.

Ela está em vestes de luto, vestida de pano de saco, como os nazireus que haviam se tornado “mais negros do que um carvão”, Lamentações 4:8. Agora, para remover essa ofensa:

  1. Ela afirma a sua própria formosura apesar disso (v. 5): “Sou negra, mas formosa”, negra como as tendas de Quedar, em que os pastores viviam, que eram muito grosseiras e nunca branqueadas, castigadas pelo tempo e descoloridas pelo uso prolongado, mas formosa como as cortinas de Salomão, cujos aposentos, sem dúvida, tinham mobília suntuosa e rica, proporcional à imponência das suas casas.

A igreja é às vezes negra pela perseguição, mas formosa em paciência, constância e consolação, e nem por isso menos amável aos olhos de Cristo. Negra na avaliação dos homens, mas formosa na estima de Deus; negra em alguns que lhe são escândalo, mas formosa em outros que são sinceros e lhe são honra.

Os verdadeiros crentes são negros em si mesmos, mas formosos em Cristo, com a formosura que ele lhes confere. Negros exteriormente, pois o mundo não os conhece, mas “toda gloriosa por dentro”, Salmos 45:13.

Paulo era fraco e, contudo, forte, 2 Coríntios 12:10. E assim a igreja é negra e, contudo, formosa; um crente é pecador e, contudo, santo; as suas próprias justiças são como trapos imundos, mas ele está vestido com o manto da justiça de Cristo.

A Paráfrase Caldaica aplica isso à negrura do povo de Israel quando fez o bezerro de ouro e à sua formosura quando se arrependeu disso.

  1. Ela dá o relato de como veio a ser tão negra. A negrura não era natural, mas adquirida, e se devia ao tratamento árduo que lhe havia sido dado: Não olhem para mim com tanto desprezo porque sou negra.

Devemos tomar cuidado com que olhos olhamos para a igreja, especialmente quando está de negro. “Não deverias ter olhado o dia do teu irmão”, o dia da sua aflição, Obadias 1:12. Não se sintam ofendidos, pois:

(1.) Sou negra por causa dos meus sofrimentos: “O sol olhou para mim.” Ela era bela e formosa; a brancura era a sua cor própria; mas adquiriu essa negrura pela carga e pelo calor do dia, que era forçada a suportar.

Estava queimada pelo sol, chamuscada pela tribulação e pela perseguição (Mateus 13:6, 21); e as maiores belezas, se expostas ao tempo, são as primeiras a se bronzearem.

Observe como ela atenua as suas tribulações; não diz, como Jacó (Gênesis 31:40): “Durante o dia a seca me consumiu”, mas: “O sol olhou para mim”. Pois não convém ao povo sofredor de Deus apresentar os seus sofrimentos da pior forma. Mas qual era a questão?

[1.] Ela caiu sob o desagrado dos da sua própria casa: “Os filhos da minha mãe se iraram comigo.” Estava em perigos por falsos irmãos; os seus inimigos eram os da sua própria casa (Mateus 10:36).

Irmãos por natureza, como homens; por profissão, como membros da mesma corporação sagrada, os filhos da igreja, sua mãe, mas não de Deus, seu Pai; eles se iraram com ela.

Os samaritanos, que alegavam parentesco com os judeus, se irritavam com qualquer coisa que tendesse à prosperidade de Jerusalém, Neemias 2:10. Repare: Não é coisa nova o povo de Deus cair sob a ira dos filhos da sua própria mãe.

“Eras tu, um homem, meu igual”, Salmos 55:12, 13. Isso torna a tribulação mais importuna e penosa; vindo de tais pessoas, é recebido como falta de bondade, e a ira delas é implacável. É árduo ganhar um irmão ofendido.

[2.] Eles a trataram muito duramente: “Fizeram-me guardiã das vinhas”, isto é, Primeiro: “Seduziram-me ao pecado, atraíram-me a cultos falsos, para servir aos seus deuses, o que era como cultivar as vinhas, guardar a videira de Sodoma.”

“E não me deixavam guardar a minha própria vinha, servir ao meu próprio Deus e observar aqueles cultos puros que ele me deu como incumbência, e que reconheço e sempre reconhecerei como meus.”

Estes são agravos dos quais as pessoas boas mais se queixam num tempo de perseguição: que as suas consciências são forçadas e que aqueles que as governam com rigor dizem às suas almas: “Curva-te, para que passemos por cima”, Isaías 51:23.

Ou, Segundo: “Trouxeram-me à tribulação, impuseram-me aquilo que era fatigante, pesado e muito vergonhoso.” Guardar as vinhas era trabalho baixo e servil, e muito laborioso, Isaías 61:5. Os filhos da sua mãe a fizeram a trabalhadora servil da família.

Maldita seja a sua ira, pois era feroz, e a sua cólera, pois era cruel. A esposa de Cristo tem encontrado muito tratamento árduo.

(2.) “Os meus sofrimentos são tais como tenho merecido, pois a minha própria vinha não guardei. Por mais injustos que sejam os meus irmãos ao me perseguirem, Deus é justo ao tolerar que assim façam.”

“Sou justamente feita guardiã escravizada das vinhas dos homens, porque tenho sido uma guardiã descuidada das vinhas que Deus me confiou.”

Os servos preguiçosos de Deus são justamente levados a servir aos seus inimigos, para que conheçam o seu serviço e o serviço dos reis dos países, 2 Crônicas 12:8; Deuteronômio 28:47, 48; Ezequiel 20:23, 24.

“Não pensem pior dos caminhos de Deus por causa dos meus sofrimentos, pois sofro pela minha própria insensatez.”

Repare: Quando o povo de Deus é oprimido e perseguido, convém que seus membros reconheçam o seu próprio pecado como a causa que produziu as suas tribulações. Especialmente a sua negligência em guardar as suas vinhas, de modo que a vinha tem sido como o campo do preguiçoso.

Versículos 7 a 11

O Amor da Igreja por Cristo.

Aqui está:

I. A humilde petição que a esposa apresenta ao seu amado, a pastora ao pastor, a igreja e todo crente a Cristo, por uma comunhão mais livre e íntima com ele.

Ela se volta das filhas de Jerusalém, às quais havia se queixado tanto dos seus pecados quanto das suas tribulações, e olha para o céu em busca de alívio e socorro contra ambos, v. 7. Aqui, observe:

  1. O título que dá a Cristo: “Ó tu a quem a minha alma ama.” Repare: É o caráter indubitável de todos os verdadeiros crentes que as suas almas amem a Jesus Cristo, o que indica tanto a sinceridade quanto a força do seu amor.

Eles o amam com todo o seu coração; e os que assim fazem podem vir a ele com ousadia e podem humildemente apresentar-lhe isso como apelo.

  1. A opinião que tem dele como o bom pastor das ovelhas; ela não duvida de que ele alimenta o seu rebanho e o faz descansar ao meio-dia.

Jesus Cristo graciosamente proporciona tanto refeição quanto repouso às suas ovelhas. Elas não são levadas a morrer de fome, mas bem alimentadas; não dispersas sobre os montes, mas alimentadas juntas, alimentadas em pastos verdes.

E, na hora quente do dia, são conduzidas junto às águas tranquilas e levadas a se deitar sob uma sombra fresca e refrescante. É para o povo de Deus um meio-dia de tribulações exteriores, de conflitos interiores? Cristo tem descanso para eles; ele os carrega nos seus braços, Isaías 40:11.

  1. O seu pedido a ele para que pudesse ser admitida no seu convívio: “Dize-me onde alimentas.” Os que querem que lhes seja dito, que lhes seja ensinado, o que lhes interessa saber e fazer, devem recorrer a Jesus Cristo e pedir-lhe que lhes ensine, que lhes diga.

“Dize-me onde te encontrar, onde posso ter comunhão contigo, onde alimentas e cuidas do teu rebanho, para que ali eu possa ter alguns da minha companhia.”

Observe, de passagem: Não devemos, por amor aos nossos amigos e à sua companhia, atraí-los ou instá-los a negligenciar os seus negócios, mas desejar um desfrute deles que seja compatível com isso. E antes, se pudermos, juntar-nos a eles nos seus negócios e ajudar a fazê-los avançar.

“Dize-me onde alimentas, e ali me sentarei contigo, andarei contigo, alimentarei os meus rebanhos junto dos teus e não impedirei a ti nem a mim mesma, mas trarei comigo o meu trabalho.”

Repare: Aqueles cujas almas amam a Jesus Cristo desejam ardentemente ter comunhão com ele, pela sua palavra, na qual ele nos fala, e pela oração, na qual lhe falamos, e participar dos privilégios do seu rebanho.

E podemos aprender, pelo zelo que ele tem pela sua igreja, para lhe proporcionar alimento e descanso convenientes, como zelar pelas nossas próprias almas, que são a nossa incumbência.

  1. O apelo que usa para reforçar esse pedido: “Pois por que eu seria como alguém que se desvia junto aos (ou após os) rebanhos dos teus companheiros, que alegam ser assim, mas são na verdade teus adversários e rivais contigo?”

Repare: Desviar-se de Cristo após outros amantes é o que as almas agraciadas temem e suplicam que seja afastado, mais do que qualquer outra coisa.

“Tu não quererias que eu me desviasse, não, nem mesmo que fosse como alguém que se desvia; dize-me então, ó dize-me, onde posso estar perto de ti, e nunca te deixarei.”

(1.) “Por que eu ficaria sob suspeita e pareceria pertencer a algum outro, e não a ti? Por que os rebanhos dos nossos companheiros me considerariam uma desertora de ti e uma dependente de algum outro pastor?”

Os bons cristãos temerão dar qualquer ocasião aos que os rodeiam para questionar a sua fé em Cristo e o seu amor por ele. Não quereriam fazer coisa alguma que pareça despreocupação com as suas almas, ou falta de caridade para com os seus irmãos, ou que tenha sabor de indiferença e desafeição pelas santas ordenanças.

E deveríamos orar a Deus para nos dirigir ao caminho do nosso dever e nele nos guardar, para que sequer pareçamos ficar aquém, Hebreus 4:1.

(2.) “Por que eu ficaria na tentação de me desviar, como fico enquanto estou ausente de ti?” Deveríamos ser fervorosos com Deus por uma paz estabelecida na comunhão com Deus por meio de Cristo, para que não sejamos como abandonados e extraviados, prontos a ser recolhidos por quem passar em seguida.

II. A resposta graciosa que o noivo dá a esse pedido, v. 8. Veja como Deus está pronto a responder à oração, especialmente às orações por instrução; até enquanto ela ainda está falando, ele ouve. Observe:

  1. Quão afetuosamente ele lhe fala: “Ó tu, a mais bela entre as mulheres!” Repare: As almas crentes são belas, aos olhos do Senhor Jesus, acima de quaisquer outras. Cristo vê beleza na santidade, quer nós vejamos ou não.

A esposa se chamou negra, mas Cristo a chama bela. Os que são baixos aos seus próprios olhos são tanto mais amáveis aos olhos de Jesus Cristo. Corar pela sua própria deformidade (diz o Sr. Durham) é uma parte principal da sua beleza.

  1. Quão brandamente ele a censura pela sua ignorância, nestas palavras: “Se não sabes”, indicando que ela poderia ter sabido se não fosse por culpa dela própria. “Como! Não sabes onde encontrar a mim e o meu rebanho?”

Compare a resposta de Cristo a um pedido semelhante de Filipe (João 14:9): “Estou há tanto tempo convosco, e contudo não me conheceste, Filipe?” Mas:

  1. Com que ternura ele lhe faz saber onde poderia encontrá-lo. Se os homens disserem: Eis aqui o Cristo, ou: Eis que ele está ali, não acreditem neles, não vão após eles, Mateus 24:23, 26. Mas:

(1.) “Anda no caminho dos homens bons” (Provérbios 2:20), sigam o rastro, perguntem pelo bom caminho antigo, observem as pegadas do rebanho e saiam por elas.

Não servirá ficar sentado sem se mover e clamar: “Senhor, mostre-me o caminho”, mas devemos nos movimentar para investigar o caminho. E podemos encontrá-lo olhando em que direção levam as pegadas do rebanho, qual tem sido a prática das pessoas piedosas ao longo de todo o tempo.

Seja essa prática a nossa, Hebreus 6:12; 1 Coríntios 11:1.

(2.) Sentem-se sob a direção de bons ministros: “Alimenta a ti mesma e os teus cabritos junto às tendas dos pastores subordinados. Traze contigo os que estão sob a tua incumbência” (é provável que o costume fosse confiar os cordeiros e os cabritos à custódia das mulheres, as pastoras).

“Todos eles serão bem-vindos; os pastores não te serão impedimento, como foram às filhas de Reuel (Êxodo 2:17), mas antes auxiliares, e, por isso, permanece junto às suas tendas.”

Repare: Os que desejam familiaridade e comunhão com Cristo devem aderir estreita e conscienciosamente às santas ordenanças, devem se juntar ao seu povo e se aplicar aos seus ministros.

Os que têm a incumbência de famílias devem trazê-las consigo às assembleias religiosas; tenham os seus cabritos, os seus filhos, os seus servos, o benefício das tendas dos pastores.

III. Os altos encômios que o noivo faz à sua esposa. Ser dado em casamento, no idioma hebraico, é ser louvado (Salmos 78:63, margem), como esta esposa é aqui. O seu marido louva esta mulher virtuosa (Provérbios 31:28); ele a louva, como é usual nos poemas, por semelhanças:

  1. Ele a chama de seu amor (v. 9); é um tratamento carinhoso frequentemente usado neste livro: “Minha amiga, minha companheira, minha íntima.”

  2. Ele a compara a um conjunto de cavalos fortes e imponentes nos carros de Faraó. O Egito era famoso pelos melhores cavalos. Salomão tinha os seus de lá; e Faraó, sem dúvida, tinha para os seus próprios carros os mais escolhidos que o país oferecia.

A igreja havia se queixado da sua própria fraqueza e do perigo em que estava de ser feita presa pelos seus inimigos: “Não temas”, diz Cristo; “fiz-te como uma companhia de cavalos; pus força em ti como fiz ao cavalo (Jó 39:19).”

“De modo que, com uma ousadia graciosa, zombarás do medo e não te assustarás, como o leão, Provérbios 28:1. O Senhor te fez como o seu belo cavalo no dia da batalha, Zacarias 10:3. Comparei-te à minha companhia de cavalos que triunfou sobre os carros de Faraó, os santos anjos, cavalos de fogo.”

Habacuque 3:15: “Andaste pelo mar com os teus cavalos”; e veja Isaías 63:13. Somos fracos em nós mesmos, mas, se Cristo nos fizer como cavalos, fortes e ousados, não precisamos temer o que todos os poderes das trevas podem fazer contra nós.

  1. Ele admira a beleza e os ornamentos do seu rosto (v. 10): “As tuas faces são formosas com fileiras de joias”, o adorno da cabeça, cachos de cabelo ou mechas nas têmporas (assim dizem alguns), ou nós de fitas.

O pescoço dela também traz correntes, tais como as pessoas da primeira categoria usam, correntes de ouro. As ordenanças de Cristo são os ornamentos da igreja.

As graças, os dons e os consolos do Espírito são o adorno de toda alma crente, e a embelezam; estes a tornam, aos olhos de Deus, de grande valor.

Os ornamentos dos santos são muitos, mas todos dispostos ordenadamente em fileiras e correntes, nas quais há uma conexão mútua e dependência uns dos outros. A beleza não vem de coisa alguma neles próprios, do pescoço ou das faces, mas dos ornamentos com que são realçados.

Era a formosura que pus sobre você, disse o Senhor Deus; pois nascemos não somente nus, mas contaminados, Ezequiel 16:14.

IV. O seu propósito gracioso de acrescentar aos ornamentos dela; pois onde Deus deu verdadeira graça, dará mais graça; a quem tem será dado.

É a igreja corajosa na sua resistência ao pecado, como os cavalos nos carros de Faraó? É formosa no exercício da graça, como com fileiras de joias e correntes de ouro? Ela será embelezada ainda mais (v. 11): “Faremos para ti bordaduras de ouro”, incrustadas ou esmaltadas, “com botões de prata”.

Tudo o que estiver faltando será suprido, até que a igreja e todo verdadeiro crente cheguem a ser perfeitos em beleza; veja Ezequiel 16:14.

Isso aqui é assumido como algo a ser feito pelo poder conjunto das três pessoas na Divindade: Nós o faremos; como aquilo (Gênesis 1:26): “Façamos o homem; assim, façamo-lo de novo e aperfeiçoemos a sua beleza.”

O mesmo que é o autor será o consumador da boa obra; e ela não pode fracassar.

Versículos 12 a 17

Colóquio entre Cristo e a Sua Igreja.

Aqui o colóquio continua entre Cristo e a sua esposa, e carinhos são mutuamente trocados.

I. Os crentes têm grande satisfação em Cristo e na comunhão com ele. “Para vós que credes, ele é precioso”, acima de qualquer coisa neste mundo, 1 Pedro 2:7. Observe:

  1. A humilde reverência que os crentes têm por Cristo como o seu Soberano, v. 12. Ele é um Rei tanto em dignidade quanto em domínio; usa a coroa de honra, carrega o cetro de poder, sendo ambos a satisfação indizível de todo o seu povo.

Este Rei tem a sua mesa real posta no evangelho, no qual é feito para todas as nações um banquete de coisas gordurosas, Isaías 25:6. A sabedoria preparou a sua mesa, Provérbios 9:1.

Ele se senta a essa mesa para ver os seus convidados (Mateus 22:11), para ver que nada falte que seja apropriado para eles; ele ceia com eles e eles com ele (Apocalipse 3:20); tem comunhão com eles e se alegra neles.

Ele se senta à sua mesa para lhes dar boas-vindas e repartir-lhes as porções, como Cristo partiu os cinco pães e deu aos seus discípulos para que distribuíssem à multidão.

Ele se senta ali para receber petições, como Assuero admitiu a petição de Ester no banquete de vinho. Ele prometeu estar presente com o seu povo nas suas ordenanças sempre.

Então os crentes lhe dão toda a honra que podem e estudam como expressar a sua estima por ele e a sua gratidão a ele, como Maria fez quando ungiu a sua cabeça com o unguento de nardo, que era muito caro, uma libra dele valendo trezentos dinheiros.

E tão fragrante que a casa se encheu do seu odor agradável (João 12:3). Essa história parece como se tivesse o desígnio de se referir a esta passagem, pois Cristo estava então sentado à mesa.

Na ordenança da ceia do Senhor, o Rei tem por bem, por assim dizer, sentar-se conosco à sua própria mesa.

Quando os bons cristãos, em qualquer dever religioso, especialmente nessa ordenança, têm as suas graças exercitadas, os seus corações quebrantados pelo arrependimento, curados pela fé e inflamados pelo santo amor e pelos desejos por Cristo, com alegres expectativas da glória a ser revelada, então o nardo exala o seu cheiro.

Cristo tem por bem considerar-se honrado por isso e aceitá-lo como uma demonstração de respeito por ele, como ocorreu com os sábios do Oriente, que prestaram a sua homenagem ao recém-nascido Rei dos judeus, apresentando-lhe incenso e mirra.

As graças do Espírito de Deus nos corações dos crentes são extremamente preciosas em si mesmas e agradáveis a Cristo, e a sua presença nas ordenanças as traz à ação e ao exercício.

Se ele se retira, as graças murcham e definham, como plantas na ausência do sol; se ele se aproxima, a face da alma é renovada, como a da terra na primavera.

E então é tempo de nos movimentarmos, para que não percamos o clarão, não percamos o vento; pois nada é feito aceitavelmente senão o que a graça faz, Hebreus 12:28.

  1. A forte afeição que têm por Cristo como o seu amado, o seu bem-amado, v. 13. Cristo não somente é amado por todas as almas crentes, mas é o seu bem-amado, o seu mais amado, o seu único amado.

Ele tem nos seus corações aquele lugar ao qual nenhum rival pode ser admitido, o lugar mais íntimo e mais elevado. Observe:

(1.) Como Cristo é considerado por todos os crentes: Ele é “um feixe de mirra” e “um cacho de hena”, algo, podemos ter certeza, ou melhor, tudo o que é agradável e deleitoso.

A doutrina do seu evangelho e os confortos do seu Espírito lhes são muito refrescantes, e eles repousam no seu amor. Nenhum de todos os deleites dos sentidos é comparável ao prazer espiritual que têm em meditar em Cristo e desfrutá-lo.

Há uma doçura composta em Cristo e uma abundância dela; há um feixe de mirra e um cacho de hena. Não somos limitados naquele em quem há toda a plenitude.

A palavra traduzida por hena é copher, a mesma palavra que significa expiação ou propiciação. Cristo é um cacho de mérito e justiça para todos os crentes; por isso lhes é querido, porque é a propiciação pelos seus pecados.

Observe que ênfase a esposa põe na aplicação: Ele é para mim, e novamente para mim, tudo o que é doce; seja o que for para os outros, assim é para mim. Ele me amou e se deu por mim. Ele é o meu Senhor e o meu Deus.

(2.) Como ele é aceito: “Ficará deitado toda a noite entre os meus seios”, perto do meu coração. Cristo põe os discípulos amados no seu peito; por que, então, eles não poriam o seu amado Salvador nos seus peitos?

Por que não o abraçariam com ambos os braços e o segurariam firmemente, com uma resolução de nunca deixá-lo ir? Cristo deve habitar no coração (Efésios 3:17), e, para esse fim, os adultérios devem ser afastados de entre os seios (Oseias 2:2); ninguém que alegue direito a esse lugar deve ocupá-lo na alma.

Ele será como um feixe de mirra ou uma bolsa de perfume entre os meus seios, sempre doce para mim. Ou a sua efígie em miniatura, os seus sinais de amor, serão pendurados entre os meus seios, segundo o costume dos que são queridos uns aos outros.

Ele não somente será colocado ali por algum tempo, mas ficará deitado ali, permanecerá ali.

II. Jesus Cristo tem grande satisfação na sua igreja e em todo verdadeiro crente; são amáveis aos seus olhos (v. 15): “Eis que és bela, meu amor”; e novamente: “Eis que és bela.”

Ele diz isso, não para torná-la orgulhosa (a humildade é um ingrediente principal da beleza espiritual), mas:

  1. Para mostrar que há verdadeira beleza na santidade, que todos os que são santificados são por isso embelezados; são na verdade belos.

  2. Que ele tem grande deleite naquela boa obra que a sua graça operou nas almas dos crentes. De modo que, embora tenham as suas debilidades, o que quer que pensem de si mesmos e o mundo pense deles, ele os considera belos.

Ele os chama de amigos. O homem oculto do coração, naquilo que não é corruptível, é aos olhos de Deus de grande valor, 1 Pedro 3:4.

  1. Para consolar os crentes fracos, que estão desanimados pela sua própria negrura; seja-lhes dito vez após vez que são belos.

  2. Para comprometer todos os que são santificados a serem muito gratos por aquela graça que os fez belos, sendo por natureza deformados, e mudou a pele do etíope.

Uma demonstração da beleza da esposa é aqui mencionada: ela tem “olhos de pombas”, como em Cantares de Salomão 4:1. São belos, na avaliação de Cristo, os que têm não o olhar penetrante da águia, mas o olhar puro e casto da pomba.

Não como o gavião, que, quando se eleva, tem continuamente o seu olhar na presa na terra, mas um olhar humilde e modesto. Um olhar que revela simplicidade, sinceridade piedosa e uma inocência semelhante à da pomba, olhos iluminados e guiados pelo Espírito Santo, aquela bendita Pomba, olhos que choram.

“Eu lamentava como uma pomba”, Isaías 38:14.

III. A igreja expressa o valor que atribui a Cristo e retribui a estima (v. 16): “Eis que és belo.” Veja como Cristo e os crentes louvam um ao outro.

Israel diz de Deus: “Quem é como tu?”, Êxodo 15:11. E Deus diz de Israel: “Quem é como tu?”, Deuteronômio 33:29. Senhor, diz a igreja: “Tu me chamas bela? Não: se falamos de força, tu és forte (Jó 9:19), assim, se de beleza, tu és belo.”

“Sou bela somente na medida em que tenho a tua imagem estampada em mim. Tu és o grande Original; sou apenas uma cópia fraca e imperfeita, sou apenas a tua umbra, a tua sombra, João 1:16; 3:34.”

“Tu és belo em ti mesmo e (o que é mais) agradável a todos os que são teus. Muitos são suficientemente belos para serem vistos e, contudo, a aspereza do seu temperamento os torna desagradáveis; mas tu és belo, sim, e ainda, agradável.”

Cristo é agradável, por ser nosso, em aliança conosco, em relação conosco. “Tu és agradável agora, quando o Rei se senta à sua mesa.”

Cristo é sempre precioso para os crentes, mas de modo especial agradável quando são admitidos à comunhão com ele, quando ouvem a sua voz, veem o seu rosto e saboreiam o seu amor. É bom estar aqui.

Tendo expressado a sua estima pela pessoa do seu marido, ela em seguida, como uma esposa afetuosa, que é arrebatada de alegria por ter escolhido tão bem para si, aplaude as acomodações que ele tinha para o seu entretenimento, o seu leito, a sua casa, as suas vigas ou galerias (v. 16).

Isso pode ser apropriadamente aplicado àquelas santas ordenanças em que os crentes têm comunhão com Jesus Cristo, recebem os sinais do seu amor e lhe retribuem as suas afeições piedosas e devotas, aumentam a sua familiaridade com ele e aproveitam as suas vantagens por meio dele. Agora:

  1. A estas ela chama nossas, tendo Cristo e os crentes participação conjunta nelas. Assim como marido e mulher são herdeiros juntos (1 Pedro 3:7), assim os crentes são coerdeiros com Cristo, Romanos 8:17.

São as instituições dele e os privilégios deles; nelas Cristo e os crentes se encontram. Ela não as chama de “minhas”, pois um crente não reconhecerá nada como seu senão aquilo em que Cristo tenha participação.

Nem de “tuas”, pois Cristo disse: “Tudo o que tenho é teu”, Lucas 15:31. Tudo é nosso se somos de Cristo. Os que podem, pela fé, reivindicar Cristo podem reivindicar tudo o que é dele.

  1. Estas são as melhores da sua espécie. A cor do leito e a mobília que lhe pertence ajudam a realçá-lo? “O nosso leito é verde”, uma cor que, numa pastoral, é preferida a qualquer outra, porque é a cor dos campos e bosques onde estão os negócios e o deleite do pastor.

É uma cor refrescante, boa para os olhos; e denota fecundidade. “Sou como uma oliveira verde”, Salmos 52:8. Somos casados com Cristo, para que produzamos para Deus, Romanos 7:4.

“As vigas da nossa casa são de cedro” (v. 17), o que provavelmente se refere ao templo que Salomão havia recentemente construído para a comunhão entre Deus e Israel. Ele era de cedro, um tipo forte de madeira, doce, durável e que nunca apodrecerá, tipificando a firmeza e a continuidade da igreja, o templo do evangelho.

As galerias para andar são de abeto ou de cipreste, algum tipo de madeira que era agradável tanto à vista quanto ao olfato, indicando o deleite que os santos têm em andar com Cristo e ter comunhão com ele.

Tudo na aliança da graça (em cuja base todos os seus tratados se realizam) é muito firme, muito esmerado e muito fragrante.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra