Atos 6
Argumento
Neste capítulo temos: I. O descontentamento que havia entre os discípulos acerca da distribuição da caridade pública, v. 1. II. A eleição e ordenação de sete homens, que zelariam por esse assunto e aliviariam os apóstolos desse encargo, vv. 2-6. III. O crescimento da igreja, pela adição de muitos a ela, v. 7.
IV. Um relato particular sobre Estêvão, um dos sete. 1. Sua grande atuação por Cristo, v. 8. 2. A oposição que encontrou da parte dos inimigos do cristianismo e suas disputas com eles, v. 9, 10. 3. Sua convocação perante o grande Sinédrio e os crimes que lhe foram imputados, vv. 11-14. 4. Deus o reconhecendo como seu durante o seu julgamento, v. 15.
Versículos 1 a 7
A Designação de Diáconos.
Tendo visto as lutas da igreja com os seus inimigos e triunfado com ela nas suas vitórias, chegamos agora a examinar a administração dos seus assuntos internos. E aqui temos:
I. Uma discordância infeliz entre alguns dos membros da igreja, que poderia ter tido má consequência, mas foi prudentemente acomodada e resolvida a tempo (v. 1). Quando o número dos discípulos (pois assim eram chamados os cristãos a princípio, alunos de Cristo) se multiplicou para muitos milhares em Jerusalém, surgiu uma murmuração:
- Faz bem aos nossos corações descobrir que o número dos discípulos se multiplica, assim como, sem dúvida, atormentava até o coração os sacerdotes e saduceus vê-lo.
A oposição que a pregação do evangelho encontrou, em vez de conter o seu progresso, contribuiu para o seu sucesso. E esta igreja cristã na infância, como a igreja judaica na infância no Egito, quanto mais era afligida, mais se multiplicava.
Os pregadores eram espancados, ameaçados e maltratados, e contudo o povo recebia a sua doutrina, sem dúvida levado a isso pela maravilhosa paciência e alegria deles sob as suas provações. Isso convencia as pessoas de que eram sustentados e levados adiante por um espírito melhor que o deles próprios.
- Contudo, nos desalenta descobrir que a multiplicação dos discípulos se mostra ocasião de discórdia. Até então estavam todos de comum acordo. Muitas vezes se reparara nisso para sua honra.
Mas agora que se multiplicaram, começaram a murmurar, como no mundo antigo, quando os homens começaram a se multiplicar, corromperam-se. “Multiplicaste a nação e não aumentaste a sua alegria”, Isaías 9:3.
Quando Abraão e Ló aumentaram as suas famílias, houve contenda entre os seus pastores. Assim foi aqui: surgiu uma murmuração, não uma ruptura aberta, mas um ressentimento secreto.
(1.) Os que se queixavam contra os hebreus eram os gregos, ou helenistas: judeus dispersos na Grécia e em outras partes, que habitualmente falavam a língua grega e liam o Antigo Testamento na versão grega, e não no hebraico original.
Muitos deles, estando em Jerusalém na festa, abraçaram a fé de Cristo e foram acrescentados à igreja, e assim continuaram ali. Estes se queixavam contra os hebreus, os judeus nativos, que usavam o hebraico original do Antigo Testamento.
Alguns de cada um desses se tornaram cristãos. E parece que a fé de Cristo, abraçada por ambos, não conseguiu, como deveria ter conseguido, extinguir os pequenos ciúmes que tinham uns dos outros antes da conversão; retinham algo daquele velho fermento.
Não entendendo, ou não lembrando, que em Cristo Jesus não há nem grego nem judeu, nenhuma distinção de hebreu e helenista, mas todos são igualmente bem-vindos a Cristo e devem, por causa dele, ser queridos uns dos outros.
(2.) A queixa destes gregos era que as suas viúvas eram negligenciadas na administração diária, isto é, na distribuição da caridade pública, e que se tinha mais zelo pelas viúvas hebreias.
Observe: A primeira disputa na igreja cristã foi acerca de uma questão de dinheiro. Mas é uma pena que as pequenas coisas deste mundo sejam provocadoras de contendas entre os que professam estar ocupados com as grandes coisas de outro mundo.
Muito dinheiro foi reunido para o auxílio dos pobres. Mas, como frequentemente acontece nesses casos, era impossível agradar a todos ao gastá-lo.
Os apóstolos, a cujos pés era depositado, faziam o seu melhor para distribuí-lo de modo a corresponder às intenções dos doadores. E, sem dúvida, tinham o desígnio de fazê-lo com a máxima imparcialidade, e estavam longe de respeitar os hebreus mais que os gregos.
E contudo aqui os apóstolos recebem queixas e, tacitamente, são alvo delas: as viúvas gregas eram negligenciadas. Embora fossem tão verdadeiramente objetos de caridade, ainda assim não se consentia em lhes dar tanto quanto às hebreias, ou em dar a tantas delas, ou não se lhes pagava com a mesma regularidade. Ora:
[1.] Talvez esta queixa fosse infundada e injusta, e não houvesse motivo para ela. Mas aqueles que, por qualquer motivo, estão em desvantagem (como os judeus gregos, em comparação com os que eram hebreus dos hebreus) tendem a ter ciúmes de que são menosprezados quando realmente não o são.
E é a falha comum dos pobres que, em vez de serem agradecidos pelo que lhes é dado, são queixosos e clamorosos, e tendem a reclamar por não lhes ser dado mais, ou por ser dado mais a outros do que a eles.
E há inveja e cobiça, aquelas raízes de amargura, entre os pobres assim como entre os ricos, apesar das providências humilhantes sob as quais estão e às quais devem se acomodar. Mas:
[2.] Suporemos que poderia haver alguma ocasião para a sua queixa. Primeiro: Alguns sugerem que, embora os seus outros pobres fossem bem providos, ainda assim as suas viúvas eram negligenciadas, porque os administradores se governavam por uma regra antiga que os hebreus observavam: que uma viúva devia ser sustentada pelos filhos do seu marido. Veja 1 Timóteo 5:4.
Mas, segundo: Entendo que as viúvas são aqui postas por todos os pobres, porque muitos dos que estavam no registro da igreja e recebiam esmolas eram viúvas. Eram bem providas pelo trabalho dos seus maridos enquanto viviam, mas reduzidas a dificuldades quando eles se foram.
Assim como aqueles que têm a administração da justiça pública devem, de maneira particular, proteger as viúvas de injúria (Isaías 1:17; Lucas 18:3), assim aqueles que têm a administração da caridade pública devem, de maneira particular, prover às viúvas o necessário. Veja 1 Timóteo 5:3.
E observe: As viúvas aqui, e os outros pobres, tinham uma ministração diária. Talvez lhes faltasse previdência e não pudessem poupar para depois, e por isso os administradores do fundo, em bondade para com eles, lhes davam dia a dia o seu pão diário. Viviam da mão para a boca.
Ora, parece que as viúvas gregas eram, comparativamente, negligenciadas. Talvez os que distribuíam o dinheiro considerassem que os hebreus ricos traziam mais ao fundo que os gregos ricos, que não tinham propriedades para vender, como os hebreus tinham, e por isso os gregos pobres deveriam receber menos do fundo.
Isso, embora houvesse algum motivo admissível para tal, consideravam duro e injusto. Repare: Na igreja mais bem ordenada do mundo haverá algo errado, alguma má administração ou outra, alguns agravos, ou ao menos algumas queixas. As melhores são aquelas que têm o mínimo e o menor número deles.
II. A feliz acomodação deste assunto, e o expediente escolhido para tirar a causa desta murmuração. Os apóstolos até então dirigiam o assunto. Pedidos lhes eram feitos, e recursos em casos de agravos.
Eram obrigados a empregar pessoas sob eles, que não tinham todo o zelo que poderiam ter tido, nem estavam tão bem fortalecidas quanto deveriam contra tentações à parcialidade.
E por isso devem ser escolhidas algumas pessoas para administrar este assunto que tenham mais tempo livre para se aplicar a ele do que os apóstolos tinham, e sejam mais qualificadas para o encargo do que eram aquelas que os apóstolos empregavam. Ora, observe:
- Como o método foi proposto pelos apóstolos. Chamaram a si a multidão dos discípulos, os cabeças das congregações de cristãos em Jerusalém, os principais dirigentes.
Os próprios doze não quiseram determinar nada sem eles, pois na multidão de conselheiros há segurança. E num assunto desta natureza poderiam ser mais capazes de aconselhar aqueles mais familiarizados com os assuntos desta vida do que os apóstolos eram:
(1.) Os apóstolos insistem que de modo algum poderiam admitir um desvio tão grande, como este seria, da sua grande obra (v. 2): Não é razoável que deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Receber e pagar dinheiro era servir às mesas, demasiado semelhante às mesas dos cambistas no templo. Isso era estranho à ocupação para a qual os apóstolos foram chamados.
Deviam pregar a palavra de Deus. E, embora não tivessem tal ocasião de estudar para o que pregavam como nós temos (sendo-lhes dado naquela mesma hora o que deveriam falar), ainda assim consideravam que era obra suficiente para um homem inteiro e para ocupar todos os seus pensamentos, zelos e tempo, embora um homem deles fosse mais que dez de nós, que dez mil.
Se servirem às mesas, devem, em alguma medida, deixar a palavra de Deus. Não poderiam se aplicar à sua obra de pregação tão de perto quanto deveriam. Pectora nostra duas non admittentia curas, estas nossas mentes não admitem duas ocupações ansiosas distintas.
Embora este serviço às mesas fosse para usos piedosos, servindo à caridade dos cristãos ricos e à necessidade dos cristãos pobres, e em ambos servindo a Cristo, ainda assim os apóstolos não quiseram tirar tanto tempo da sua pregação quanto isso exigiria.
Não serão mais desviados da sua pregação pelo dinheiro depositado aos seus pés do que serão afastados dela pelos açoites postos nas suas costas.
Enquanto o número dos discípulos era pequeno, os apóstolos podiam administrar este assunto sem torná-lo uma interrupção considerável da sua principal ocupação. Mas agora que o seu número havia aumentado, não podiam fazê-lo.
Não é razoável, ouk areston estin, não é apropriado ou louvável que negligenciemos a ocupação de alimentar almas com o pão da vida para nos aplicarmos à ocupação de aliviar os corpos dos pobres.
Repare: Pregar o evangelho é a melhor obra, e a mais apropriada e necessária em que um ministro pode ser empregado, e aquela a que deve se dedicar inteiramente (1 Timóteo 4:15).
Para que o faça, não deve se enredar nos assuntos desta vida (2 Timóteo 2:4), não, nem mesmo na ocupação exterior da casa de Deus, Neemias 11:16.
(2.) Por isso desejam que sejam escolhidos sete homens, bem qualificados para o propósito, cuja ocupação seria servir às mesas, diakonein trapezais, ser diáconos para as mesas, v. 2.
A ocupação deve receber atenção, mais do que recebera até então e mais do que os apóstolos poderiam dar-lhe. Por isso, pessoas apropriadas, empregadas apenas ocasionalmente na palavra e na oração e não tão inteiramente dedicadas a elas quanto os apóstolos, devem assumir esse cuidado.
E estas devem zelar pelo patrimônio da igreja, devem revisar, pagar e manter contas. Devem comprar aquelas coisas de que precisavam para a festa (João 13:29), e se aplicar a todas aquelas coisas necessárias in ordine ad spiritualia, para exercícios espirituais, para que tudo fosse feito decorosamente e em ordem, e nenhuma pessoa nem coisa negligenciada. Ora:
[1.] As pessoas devem ser devidamente qualificadas. O povo deve escolher, e os apóstolos ordenar. Mas o povo não tem autoridade para escolher, nem os apóstolos para ordenar, homens inteiramente inadequados ao ofício: Escolham sete homens.
Tantos pensavam que poderiam bastar por enquanto. Mais poderiam ser acrescentados depois, se houvesse ocasião. Estes devem ser:
Primeiro: De reputação honesta, homens livres de escândalo, considerados pelos seus vizinhos como homens de integridade e homens fiéis, bem atestados, como homens em quem se poderia confiar.
Sem mancha por vício algum, mas, ao contrário, bem falados por tudo o que é virtuoso e louvável; martyroumenous, homens que podem produzir bons testemunhos acerca da sua conduta.
Repare: Aqueles empregados em qualquer ofício na igreja devem ser homens de reputação honesta, de caráter irrepreensível, ou melhor: de caráter admirável, o que é necessário não só ao crédito do seu ofício, mas ao seu devido cumprimento.
Segundo: Devem ser cheios do Espírito Santo, devem ser cheios daqueles dons e graças do Espírito Santo que eram necessários à correta administração deste encargo.
Devem não só ser homens honestos, mas devem ser homens de capacidade e homens de coragem. Tais como seriam feitos juízes em Israel (Êxodo 18:21), homens capazes, temendo a Deus; homens de verdade e odiando a cobiça; e assim aparecendo como cheios do Espírito Santo.
Terceiro: Devem ser cheios de sabedoria. Não bastava que fossem homens honestos e bons, mas devem ser homens prudentes e judiciosos, que não poderiam ser iludidos e que organizariam as coisas da melhor maneira, e com consideração.
Cheios do Espírito Santo e sabedoria, isto é, do Espírito Santo como Espírito de sabedoria. Encontramos a palavra de sabedoria dada pelo Espírito como distinta da palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito, 1 Coríntios 12:8.
Devem ser cheios de sabedoria aqueles a quem é confiado dinheiro público, para que seja distribuído não só com fidelidade, mas com frugalidade.
[2.] O povo deve nomear as pessoas: Escolham entre vocês sete homens. Considerem entre vocês quem são os mais aptos para tal encargo e em quem podem confiar com maior satisfação.
Podia-se presumir que conheciam melhor, ou ao menos eram mais aptos a indagar, o caráter que os homens tinham do que os apóstolos. E por isso a escolha lhes é confiada.
[3.] Os apóstolos os ordenarão para o serviço, lhes darão a sua incumbência, para que saibam o que têm de fazer e façam disso um dever de consciência, e lhes darão a sua autoridade, para que as pessoas envolvidas saibam a quem devem recorrer e a quem se submeter nos assuntos dessa natureza: Homens que nós podemos designar.
Em muitas edições das nossas Bíblias inglesas houve aqui um erro de impressão. Pois leram: que vocês podem designar, como se o poder estivesse no povo, ao passo que certamente estava nos apóstolos: “que nós podemos designar sobre este assunto”, para zelar por ele e assegurar que não haja nem desperdício nem falta.
(3.) Os apóstolos se comprometem a se dedicar inteiramente à sua obra como ministros, e tanto mais de perto se ao menos puderem se livrar devidamente deste ofício trabalhoso (v. 4): “Nós nos dedicaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra”. Veja aqui:
[1.] Quais são as duas grandes ordenanças do evangelho, a palavra e a oração. Por estas duas a comunhão entre Deus e o seu povo é mantida e sustentada. Pela palavra ele fala com eles, e pela oração eles falam com ele. E estas têm referência mútua uma à outra.
Por estas duas o reino de Cristo deve ser promovido, e acréscimos feitos a ele. Devemos profetizar sobre os ossos secos e então orar por um espírito de vida de Deus para entrar neles. Pela palavra e oração outras ordenanças são santificadas para nós, e os sacramentos têm a sua eficácia.
[2.] Qual é a grande ocupação dos ministros do evangelho, dedicar-se continuamente à oração e ao ministério da palavra. Devem continuamente ou se preparar e prover para aqueles serviços ou se ocupar neles, ou pública ou particularmente, nos tempos fixados ou fora deles.
Devem ser a boca de Deus para o povo no ministério da palavra, e a boca do povo para Deus na oração.
Para o convencimento e conversão dos pecadores e a edificação e consolação dos santos, devemos não só oferecer as nossas orações em favor deles, mas devemos ministrar-lhes a palavra, secundando as nossas orações com os nossos esforços no uso dos meios designados.
Nem devemos somente ministrar-lhes a palavra, mas devemos orar em favor deles para que seja eficaz. Pois a graça de Deus pode fazer tudo sem a nossa pregação, mas a nossa pregação nada pode fazer sem a graça de Deus.
Os apóstolos eram dotados de dons extraordinários do Espírito Santo, línguas e milagres. E contudo aquilo a que continuamente se dedicavam era pregar e orar, pelo que poderiam edificar a igreja.
E aqueles ministros que se dedicam continuamente à oração e ao ministério da palavra são, sem dúvida, os sucessores dos apóstolos. Não na plenitude do poder apostólico — são usurpadores ousados os que alegam isso —, mas nas melhores e mais excelentes obras apostólicas. E com tais ministros Cristo estará sempre, até o fim do mundo.
- Como esta proposta foi aceita e imediatamente posta em execução pelos discípulos. Não lhes foi imposta por um poder absoluto, embora pudessem ter sido ousados em Cristo para fazê-lo (Filemom 1:8).
Mas proposta como aquilo que era altamente conveniente, e então “a fala agradou a toda a multidão”, v. 5. Agradou-lhes ver os apóstolos tão dispostos a ser dispensados de se intrometer nos assuntos seculares e a transmiti-los a outros.
Agradou-lhes ouvir que se dedicariam à palavra e à oração. E por isso nem disputaram o assunto nem adiaram a sua execução:
(1.) Escolheram as pessoas. Não é provável que todos fixassem os seus olhos nos mesmos homens. Cada um tinha o seu amigo, de quem pensava bem.
Mas a maioria dos votos caiu sobre as pessoas aqui nomeadas. E os demais, tanto candidatos quanto eleitores, aquiesceram e não causaram perturbação, como os membros de comunidades devem fazer nesses casos.
Um apóstolo, que era um oficial extraordinário, foi escolhido por sorte, modo em que Deus age com menos mediação. Mas os supervisores dos pobres foram escolhidos pelo sufrágio do povo.
Nisso, contudo, deve-se considerar a providência de Deus, que tem os corações e línguas de todos os homens na sua mão. Temos uma lista das pessoas escolhidas.
Alguns pensam que eram dos setenta discípulos de antes. Mas isso não é provável, pois haviam sido ordenados pelo próprio Cristo, muito tempo antes, para pregar o evangelho.
E não havia mais motivo para que eles deixassem a palavra de Deus para servir às mesas do que para que os apóstolos o fizessem.
Por isso é mais provável que fossem daqueles convertidos desde o derramamento do Espírito. Pois foi prometido a todos que fossem batizados que receberiam o dom do Espírito Santo.
E o dom, segundo aquela promessa, é aquela plenitude do Espírito Santo exigida daqueles que seriam escolhidos para este serviço. Podemos conjecturar ainda, acerca destes sete:
[1.] Que eram daqueles que haviam vendido as suas propriedades e trazido o dinheiro ao patrimônio comum. Pois cæteris paribus, sendo iguais as outras coisas, os mais aptos a receber o encargo da sua distribuição eram aqueles que tinham sido mais generosos na contribuição para ele.
[2.] Que estes sete eram todos dos judeus gregos ou helenistas, pois todos têm nomes gregos. E isso seria o mais provável para silenciar as murmurações dos gregos (que ocasionaram esta instituição), ter o encargo depositado naqueles que eram estrangeiros, como eles mesmos, que certamente não os negligenciariam.
Nicolau, é explícito, era um deles, pois era um prosélito de Antioquia. E alguns pensam que a forma da expressão indica que todos eram prosélitos de Jerusalém, assim como ele era de Antioquia.
O primeiro nomeado é Estêvão, a glória destes septemviri, homem cheio de fé e do Espírito Santo. Tinha uma fé forte na doutrina de Cristo e estava cheio dela acima da maioria, cheio de fidelidade, cheio de coragem (assim alguns), pois estava cheio do Espírito Santo, dos dons e graças do Espírito.
Era um homem extraordinário e se sobressaía em tudo o que era bom. O seu nome significa uma coroa.
Filipe é posto em seguida, porque ele, tendo usado bem este ofício de diácono, por isso obteve um bom grau, e depois foi ordenado ao ofício de evangelista, companheiro e auxiliar dos apóstolos, pois assim é expressamente chamado, Atos 21:8. Compare Efésios 4:11.
E a sua pregação e o seu batismo (de que lemos em Atos 8:12) certamente não eram como diácono (pois é explícito que aquele ofício era servir às mesas, em oposição ao ministério da palavra), mas como evangelista.
E, quando foi elevado àquele ofício, temos motivo para pensar que deixou este ofício, como incompatível com aquele. Quanto a Estêvão, nada do que encontramos feito por ele prova que fosse pregador do evangelho. Pois só disputa nas escolas e defende a própria vida perante o tribunal, v. 9; Atos 7:2.
O último nomeado é Nicolau, que, alguns dizem, depois degenerou (como o Judas entre estes sete) e foi o fundador da seita dos nicolaítas, de que lemos (Apocalipse 2:6, 15), e que Cristo ali diz, uma e outra vez, ser algo que odiava.
Mas alguns dos antigos o livram desta acusação e nos contam que, embora aquela seita vil e impura se denominasse por ele, ainda assim era injustamente.
Ele apenas insistia muito em que aqueles que tinham esposas fossem como se não tivessem nenhuma. Disso inferiram perversamente que aqueles que tinham esposas deveriam tê-las em comum.
Por isso Tertuliano, quando fala da comunhão de bens, particularmente faz esta exceção: Omnia indiscreta apud nos, præter uxores, todas as coisas são comuns entre nós, exceto as nossas esposas. Apol., cap. 39.
(2.) Os apóstolos os designaram para esta obra de servir às mesas por enquanto, v. 6. O povo os apresentou aos apóstolos, que aprovaram a sua escolha e os ordenaram:
[1.] Oraram com eles e em favor deles para que Deus lhes desse mais e mais do Espírito Santo e de sabedoria. Para que os qualificasse para o serviço ao qual foram chamados, os reconhecesse nele e por isso os fizesse bênção para a igreja, e particularmente para os pobres do rebanho.
Todos os que são empregados no serviço da igreja devem ser confiados à direção da graça divina pelas orações da igreja.
[2.] Puseram as suas mãos sobre eles, isto é, os abençoaram no nome do Senhor, pois impor as mãos era usado ao abençoar. Assim Jacó abençoou ambos os filhos de José. E, sem controvérsia, o menor é abençoado pelo maior (Hebreus 7:7).
Os diáconos são abençoados pelos apóstolos, e os supervisores dos pobres pelos pastores da congregação.
Tendo pela oração implorado uma bênção sobre eles, pela imposição de mãos lhes asseguraram que a bênção foi concedida em resposta à oração. E isso era dar-lhes autoridade para executar aquele ofício e impor ao povo uma obrigação de respeitá-los nele.
III. O avanço da igreja em consequência disso. Quando as coisas foram assim postas em boa ordem na igreja (os agravos reparados e os descontentamentos silenciados), então a religião ganhou terreno, v. 7:
- A palavra de Deus aumentou. Agora que os apóstolos resolveram apegar-se mais de perto do que nunca à sua pregação, isso propagou mais longe o evangelho e o fez chegar aos corações com mais poder.
O fato de os ministros se desembaraçarem de ocupações seculares e se dedicarem inteira e vigorosamente à sua obra contribuirá muito, como meio, para o sucesso do evangelho. Diz-se que a palavra de Deus aumenta como a semente semeada aumenta quando brota novamente trinta, sessenta, cem vezes.
Os cristãos se tornaram numerosos: “O número dos discípulos se multiplicou grandemente em Jerusalém”. Quando Cristo estava na terra, o seu ministério teve o menor sucesso em Jerusalém. Contudo, agora aquela cidade fornece o maior número de convertidos. Deus tem o seu remanescente até nos piores lugares.
“Uma grande companhia dos sacerdotes era obediente à fé”. Então a palavra e a graça de Deus são grandemente engrandecidas quando alcançam aqueles de quem menos se esperaria isso, como os sacerdotes aqui, que ou se haviam oposto a ela ou ao menos estavam ligados aos que o haviam feito.
Os sacerdotes, cujos cargos surgiam da lei de Moisés, estavam contudo dispostos a deixá-los pelo evangelho de Cristo. E, ao que parece, vieram em grupo. Muitos deles concordaram entre si em unir-se de uma vez e dar seus nomes a Cristo, para preservar a reputação uns dos outros e fortalecer as mãos uns dos outros.
Polis ochlos, uma grande multidão de sacerdotes foi, pela graça de Deus, ajudada a superar os seus preconceitos e era obediente à fé. Assim a sua conversão é descrita:
(1.) Abraçaram a doutrina do evangelho. Os seus entendimentos foram cativados ao poder das verdades de Cristo, e todo pensamento oposto e objetor trazido à obediência a ele, 2 Coríntios 10:4, 5.
Diz-se que o evangelho é dado a conhecer para a obediência da fé, Romanos 16:26. A fé é um ato de obediência, pois este é o mandamento de Deus, que creiamos, 1 João 3:23.
(2.) Evidenciaram a sinceridade da sua crença no evangelho de Cristo por uma alegre conformidade com todas as regras e preceitos do evangelho. O desígnio do evangelho é refinar e reformar os nossos corações e vidas. A fé nos dá lei, e devemos ser obedientes a ela.
Versículos 8 a 15
O Discurso de Estêvão.
Sem dúvida, Estêvão foi diligente e fiel no desempenho do seu cargo de distribuidor da caridade da igreja. E empenhou-se em organizar bem esse assunto, o que fez para satisfação de todos. E, embora aqui pareça que era um homem de dons incomuns, apto a uma posição mais elevada, ainda assim, chamado para esse cargo, não considerou inferior a si cumprir os deveres dele.
E, sendo fiel no pouco, mais lhe foi confiado. E, embora não o encontremos propagando o evangelho pela pregação e pelo batismo, ainda assim o encontramos aqui chamado a serviços muito honrosos e reconhecido como seu por Deus ao desempenhá-los.
I. Comprovou a verdade do evangelho por meio de milagres realizados em nome de Cristo, v. 8:
- Estava “cheio de fé e de poder”, isto é, de uma fé forte, que o capacitou a fazer grandes coisas. Os que estão cheios de fé estão cheios de poder, pois pela fé o poder de Deus é mobilizado em nosso favor.
A sua fé o enchia tanto que não deixava espaço para a incredulidade e abria espaço para as influências da graça divina. Assim, como diz o profeta, estava cheio de poder pelo Espírito do Senhor dos Exércitos, Miquéias 3:8.
Pela fé somos esvaziados de nós mesmos e, assim, cheios de Cristo, que é a sabedoria de Deus e o poder de Deus.
- Desse modo, realizou grandes maravilhas e milagres entre o povo, abertamente e à vista de todos, pois os milagres de Cristo não temiam o exame mais rigoroso.
Não é estranho que Estêvão, embora não fosse pregador por ofício, realizasse essas grandes maravilhas. Pois encontramos que esses eram dons distintos do Espírito, distribuídos separadamente: a um era dado realizar milagres e a outro profetizar, 1 Coríntios 12:10, 11. Esses sinais acompanhavam não apenas os que pregavam, mas também os que criam, Marcos 16:17.
II. Defendeu a causa do cristianismo contra os que se opunham a ele e o contestavam, v. 9, 10. Serviu aos interesses da religião como debatedor nos pontos altos do campo de batalha, enquanto outros os serviam como vinhateiros e lavradores.
- Aqui nos é dito quem eram seus adversários, v. 9. Eram judeus, porém judeus helenistas, da dispersão, que parecem ter sido mais zelosos pela sua religião do que os judeus naturais da terra.
Era difícil manterem a prática e a profissão da sua religião no país em que viviam, onde eram como aves malhadas. E não era sem grande despesa e esforço que continuavam a frequentar Jerusalém. Isso os tornou defensores mais ativos do judaísmo do que aqueles para quem professar a religião era fácil e pouco custoso.
Pertenciam à sinagoga chamada dos Libertos. Os romanos chamavam de Liberti ou Libertini os que ou, sendo estrangeiros, eram naturalizados ou, nascidos escravos, eram alforriados, ou tornados livres.
Alguns pensam que esses libertos eram judeus que haviam obtido a cidadania romana, como Paulo, Atos 22:27, 28. É provável que ele fosse o mais empenhado dessa sinagoga dos Libertos em debater com Estêvão e que envolvesse outros na disputa, pois o vemos ativo no apedrejamento de Estêvão e anuindo à sua morte.
Havia outros pertencentes à sinagoga dos cireneus e alexandrinos, da qual falam os escritores judeus; e outros, da Cilícia e da Ásia, que pertenciam à sua sinagoga. Se Paulo, como cidadão romano, não pertencia à sinagoga dos Libertos, pertencia a esta, pois era natural de Tarso, cidade da Cilícia. É provável que fosse membro de ambas.
Os judeus nascidos em outros países e que neles mantinham interesses tinham frequentes ocasiões não só de ir a Jerusalém, mas também de residir ali. Cada nação tinha a sua sinagoga, como há em Londres igrejas francesas, holandesas e dinamarquesas.
Essas sinagogas eram as escolas para as quais os judeus dessas nações enviavam seus jovens a fim de receberem instrução nos conhecimentos judaicos.
Os mestres e professores dessas sinagogas viam o evangelho crescer e os governantes fazerem vista grossa ao seu avanço. Temendo as consequências disso para a religião judaica, pela qual tinham zelo, e confiantes na justiça de sua causa e na própria capacidade de defendê-la, decidiram tentar derrotar o cristianismo pela força das razões.
Era uma maneira justa e racional de lidar com ele, à qual a religião está sempre pronta a se submeter. “Apresentai a vossa causa”, diz o Senhor, “trazei as vossas fortes razões”, Isaías 41:21. Mas por que debateram com Estêvão? Por que não com os próprios apóstolos?
(1.) Alguns pensam que desprezavam os apóstolos como homens sem instrução e sem cultura, com quem consideravam indigno debater. Estêvão, porém, havia recebido formação de estudioso, e eles achavam honroso enfrentar alguém à sua altura.
(2.) Outros pensam que tinham receio dos apóstolos e não podiam tratar com eles com a mesma liberdade e familiaridade com que tratavam Estêvão, que exercia um cargo inferior.
(3.) Talvez tivessem lançado um desafio público, e os discípulos escolhessem e designassem Estêvão como seu defensor. Não convinha aos apóstolos abandonar a pregação da palavra de Deus para se envolverem numa controvérsia.
Estêvão, que era apenas diácono na igreja, jovem de raciocínio muito ágil e inteligência brilhante, tinha mais aptidão do que os próprios apóstolos para lidar com debatedores contenciosos. Por isso foi designado para esse serviço.
Alguns historiadores dizem que Estêvão havia sido educado aos pés de Gamaliel e que Saulo e os demais o atacaram como desertor, tomando-o por alvo com fúria especial.
(4.) É provável que debatessem com Estêvão porque ele próprio tinha zelo em argumentar com eles e convencê-los. Era para esse serviço que Deus o havia chamado.
- Aqui nos é dito como prevaleceu nessa disputa, v. 10: “Não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito pelo qual ele falava.” Não conseguiam sustentar as próprias razões nem responder às dele.
Com razões tão irresistíveis, provou que Jesus é o Cristo e se expressou com tamanha clareza e plenitude que não tinham o que objetar ao que ele dizia. Embora não fossem convencidos, ainda assim foram confundidos.
O texto não diz que não podiam resistir a ele, mas que não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito pelo qual ele falava, o Espírito de sabedoria que falava por meio dele.
Cumpriu-se então a promessa: “Eu vos darei boca e sabedoria a que todos os vossos adversários não poderão contradizer nem resistir”, Lucas 21:15. Pensavam que haviam debatido apenas com Estêvão e que poderiam enfrentá-lo à altura; mas debatiam com o Espírito de Deus nele, contra quem não tinham condições de competir.
III. Por fim, selou essa defesa com seu sangue, como veremos no capítulo seguinte. Aqui vemos alguns passos dados por seus inimigos rumo a esse fim. Como não podiam responder às suas razões como debatedor, processaram-no como criminoso e subornaram testemunhas para jurarem que ele havia blasfemado.
“É nesses termos”, diz o Sr. Baxter aqui, “que debatemos com homens malignos. E é quase um milagre da providência que um número maior de pessoas religiosas não tenha sido assassinado no mundo por meio de perjúrio e sob alegação da lei, quando tantos milhares as odeiam e não sentem escrúpulos em prestar falso juramento.”
Subornaram homens, isto é, instruíram-nos sobre o que dizer e depois os contrataram para jurar isso. Ficaram ainda mais enfurecidos contra Estêvão porque ele havia provado que estavam errados e lhes mostrado o caminho certo. Por isso deveriam ter-lhe dado seus maiores agradecimentos. Teria ele se tornado inimigo deles por lhes dizer a verdade e provar que era verdade? Ora, observemos aqui:
- Com toda a habilidade e todo o empenho possíveis incitaram contra ele tanto as autoridades quanto a multidão, para que, se não conseguissem o intento por um meio, pudessem consegui-lo pelo outro, v. 12.
Agitaram o povo contra ele para que, caso o Sinédrio continuasse a considerar apropriado deixá-lo em paz, conforme o conselho de Gamaliel, ainda assim pudessem derrubá-lo pela fúria e pelo tumulto popular.
Também encontraram meios de agitar os anciãos e escribas contra ele para que, caso o povo o apoiasse e protegesse, conseguissem o intento pela autoridade. Assim, não duvidavam de que alcançariam seu objetivo, pois tinham duas cordas no arco.
- Como o levaram perante o tribunal: vieram sobre ele quando menos esperava, agarraram-no e o levaram ao Sinédrio. Vieram em grupo e se lançaram sobre ele como um leão sobre a sua presa; é isso que a palavra significa.
Com o seu tratamento duro e violento, queriam apresentá-lo tanto ao povo quanto às autoridades como homem perigoso, que ou fugiria da justiça se não fosse vigiado ou lutaria contra ela se não fosse contido à força. Depois de capturá-lo, levaram-no triunfalmente ao Sinédrio, ao que parece com tanta pressa que nenhum de seus amigos o acompanhava.
Quando haviam levado vários discípulos juntos, perceberam que eles se animavam uns aos outros e fortaleciam as mãos uns dos outros. E por isso tentarão lidar com eles individualmente.
- Como tinham provas prontas para apresentar contra ele. Estavam decididos a não encalhar como quando levaram nosso Salvador a julgamento e então precisaram procurar testemunhas.
Desta vez, prepararam-nas de antemão e as instruíram a jurar que o tinham ouvido proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus, v. 11, contra este lugar santo e contra a lei, v. 13. Afinal, tinham-no ouvido dizer o que Jesus faria ao lugar e aos costumes deles, v. 14.
É provável que Estêvão tivesse dito algo nesse sentido. Ainda assim, os que juraram contra ele são chamados falsas testemunhas porque, embora houvesse alguma verdade no seu testemunho, ainda assim deram interpretação errada e maliciosa ao que ele havia dito e o deturparam. Observe:
(1.) Qual era a acusação geral apresentada contra ele: proferir palavras blasfemas. Para agravá-la, diziam: “Ele não para de proferir palavras blasfemas; é sua conversa habitual, seu assunto em qualquer companhia. Aonde quer que vá, dedica-se a incutir suas ideias em todos com quem conversa.”
A acusação também insinua certa contumácia e desprezo pela advertência: “Ele já foi advertido e, ainda assim, não para de falar dessa maneira.”
A blasfêmia é justamente considerada um crime grave, pois consiste em falar com desprezo e descrédito de Deus, nosso Criador. Por isso, os perseguidores de Estêvão queriam parecer profundamente preocupados com a honra do nome de Deus e agir por zelo por ele.
Como aconteceu com os confessores e mártires do Antigo Testamento, também aconteceu com os do Novo: seus irmãos, que os odiavam e os expulsavam, diziam: “Seja glorificado o Senhor”, e alegavam prestar-lhe serviço com isso.
Dizia-se que Estêvão havia proferido palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. Nisso tinham razão: quem blasfema contra Moisés, se por Moisés entendiam seus escritos, dados por inspiração de Deus, blasfema contra o próprio Deus.
Quem fala das escrituras com descrédito e as ridiculariza atinge o próprio Deus e o insulta. Sua grande intenção é engrandecer a lei e torná-la honrosa. Portanto, os que rebaixam a lei e a tornam desprezível blasfemam contra o nome dele, pois engrandeceu sua palavra acima de todo o seu nome.
Mas Estêvão blasfemou contra Moisés? De modo algum; estava longe disso. Cristo e os pregadores do seu evangelho nunca disseram nada que se assemelhasse a uma blasfêmia contra Moisés.
Sempre citaram seus escritos com respeito, recorreram a eles e nada disseram além do que Moisés havia anunciado que aconteceria. Era, pois, muito injusta a acusação de blasfêmia contra Moisés apresentada contra Estêvão. Mas:
(2.) Vejamos como essa acusação é sustentada e comprovada. Ora, na verdade, quando chega a hora de prová-la, tudo o que podem imputar a ele é que proferiu palavras blasfemas contra este lugar santo e contra a lei. E isso deve ser considerado e tomado como blasfêmia contra Moisés e contra o próprio Deus. Assim, a acusação se reduz quando chegam às provas.
[1.] Acusam-no de blasfemar contra este lugar santo. Alguns entendem que se trata da cidade de Jerusalém, a cidade santa, pela qual nutriam enorme zelo. É mais provável, porém, que se refira ao templo, aquela casa santa.
Cristo foi condenado como blasfemador por palavras que eles julgaram ofensivas ao templo. Pareciam preocupar-se com a honra dele, mesmo tendo-o profanado com sua própria maldade.
[2.] Acusam-no de blasfemar contra a lei, da qual se gloriavam e na qual depositavam confiança, embora desonrassem a Deus ao transgredi-la, Romanos 2:23.
Bem, mas como podem comprovar isso? Ora, aqui a acusação se reduz mais uma vez. Tudo o que podem alegar é que eles próprios o ouviram dizer que esse Jesus de Nazaré, de quem tanto se falava, destruiria este lugar e mudaria os costumes que Moisés lhes havia transmitido.
Não se consideravam obrigados a explicar em que contexto isso foi dito ou que esclarecimento Estêvão deu às palavras. Não podiam acusá-lo de ter dito algo em detrimento ou do templo ou da lei.
Os sacerdotes tinham profanado o templo ao transformá-lo não só em casa de comércio, mas também em covil de ladrões.
Ainda assim, queriam parecer zelosos pela honra do templo contra alguém que jamais dissera nada impróprio a seu respeito e que o frequentava como casa de oração, segundo sua verdadeira intenção, mais do que eles próprios o faziam. Tampouco Estêvão havia desacreditado a lei como eles.
Primeiro, ele havia dito: “Jesus de Nazaré destruirá este lugar”, destruirá o templo, destruirá Jerusalém. É provável que pudesse ter dito isso. E que blasfêmia contra o lugar santo havia em afirmar que ele não duraria para sempre, assim como Siló não durou, e que o Deus justo e santo não manteria os privilégios de seu santuário para os que abusavam deles?
Os profetas não haviam dado aos antepassados deles o mesmo aviso sobre a destruição daquele lugar santo pelos caldeus? Ou melhor: quando o templo foi construído pela primeira vez, o próprio Deus não fizera o mesmo aviso? “Esta casa, que é alta, causará espanto”, 2 Crônicas 7:21.
Seria, então, blasfemador quem lhes dissesse que, se persistissem em se opor a Jesus de Nazaré, ele traria justa destruição sobre seu lugar e sua nação, e que só poderiam culpar a si mesmos?
Abusam perversamente de sua profissão religiosa aqueles que, sob esse pretexto, chamam de ofensas blasfemas à sua religião as censuras recebidas por suas condutas incompatíveis com ela.
Segundo, ele havia dito: “Esse Jesus mudará os costumes que Moisés nos transmitiu.” Esperava-se que fossem mudados nos dias do Messias e que as sombras desaparecessem quando chegasse a realidade. Isso, porém, não era uma mudança essencial da lei, mas seu aperfeiçoamento.
Cristo veio não para destruir a lei, mas para cumpri-la. Se mudou alguns costumes transmitidos por Moisés, foi para introduzir e estabelecer outros muito melhores.
E, pelo que sei, se a igreja judaica não tivesse se recusado obstinadamente a aceitar essa nova ordem, apegando-se à lei cerimonial, o seu lugar não teria sido destruído. Assim, Estêvão é acusado de blasfêmia por lhes indicar um caminho seguro para evitar a destruição e por adverti-los de que ela certamente viria se não o seguissem.
IV. Aqui nos é dito como Deus reconheceu Estêvão como seu quando ele foi levado perante o Sinédrio e deixou claro que estava a seu lado, v. 15: “Todos os que estavam assentados no Sinédrio”, sacerdotes, escribas e anciãos, “fixando os olhos nele”, que lhes era desconhecido e ainda não havia comparecido perante eles, “viram o seu rosto como o rosto de um anjo”.
É costume dos juízes observar o semblante do acusado, que às vezes dá indícios de culpa ou de inocência. Naquele momento, Estêvão compareceu perante o tribunal com semblante de anjo.
- Talvez isso signifique apenas que seu semblante era extraordinariamente agradável e alegre, sem o menor sinal de medo por si mesmo ou de ira contra seus perseguidores.
Parecia nunca ter estado tão contente na vida quanto naquele momento, em que era chamado a testemunhar do evangelho de Cristo tão publicamente e tinha diante de si a possibilidade de receber a coroa do martírio.
Havia em seu rosto tamanha serenidade imperturbável, coragem intrépida e inexplicável mistura de mansidão e majestade que todos diziam que ele parecia um anjo. Isso certamente bastaria para convencer os saduceus de que existem anjos, pois viam diante dos olhos um anjo em forma humana.
- Parece mais provável que houvesse em seu rosto um esplendor e brilho milagrosos, semelhantes aos do rosto de nosso Salvador quando foi transfigurado, ou ao menos aos de Moisés quando desceu do monte.
Com isso, Deus tinha o desígnio de honrar sua testemunha fiel e confundir seus perseguidores e juízes. O pecado deles seria grandemente agravado e constituiria, de fato, rebelião contra a luz se, apesar disso, prosseguissem contra Estêvão.
Não nos é dito se o próprio Estêvão sabia ou não que a pele do seu rosto brilhava. Todos os que estavam no Sinédrio, porém, viram o brilho e provavelmente comentaram entre si.
Foi uma vergonha completa que, ao verem esse sinal e não poderem deixar de reconhecer por ele que Deus o reconhecia como seu, não o chamassem de onde estava de pé perante o tribunal para sentar-se no lugar principal entre os juízes.
A sabedoria e a santidade fazem brilhar o rosto de uma pessoa, mas nem por isso a protegem das maiores indignidades. E não é de surpreender, pois nem mesmo o brilho do rosto de Estêvão pôde protegê-lo, embora tivesse sido fácil provar que, se ele houvesse desonrado Moisés de qualquer maneira, Deus não o teria revestido da honra concedida a Moisés.