Matthew Henry

Atos 3

Argumento

Neste capítulo temos um milagre e um sermão: o milagre foi realizado para abrir caminho para o sermão, confirmar a doutrina que seria pregada e abrir caminho para ela na mente do povo. E depois vem o sermão, para explicar o milagre e semear o terreno que o milagre havia revolvido.

I. O milagre foi a cura de um homem coxo desde o nascimento, mediante uma palavra proferida (vv. 1-8), e a impressão que isso causou no povo, vv. 9-11.

II. O propósito do sermão então pregado foi levar as pessoas a Cristo: a se arrependerem do seu pecado de crucificá-lo (vv. 12-19), a crerem nele agora que estava glorificado e a agirem de acordo com o desígnio do Pai ao glorificá-lo, vv. 20-26. A primeira parte do discurso abre a ferida; a segunda aplica o remédio.

Versículos 1 a 11

A Cura de um Coxo.

Fomos informados de modo geral (Atos 2:43) de que muitos sinais e maravilhas foram feitos pelos apóstolos, os quais não estão escritos neste livro. Aqui, porém, um deles nos é dado como exemplo.

Assim como operavam milagres, não em toda pessoa sempre que ela precisava deles, mas conforme a orientação do Espírito Santo, de modo a cumprir o fim da sua comissão, também não estão escritos neste livro todos os milagres que operaram. Foram registrados apenas aqueles que o Espírito Santo julgou apropriados para cumprir o fim desta história sagrada.

I. As pessoas por cujo ministério este milagre foi realizado eram Pedro e João, dois homens principais entre os apóstolos. O eram no tempo de Cristo: um era, na maior parte das vezes, o porta-voz do grupo; o outro, o favorito do Mestre. E assim continuam.

Quando, após a conversão de milhares, a igreja foi dividida em diversos convívios, talvez Pedro e João presidissem aquele com o qual Lucas convivia. Por isso ele registra mais detalhadamente o que disseram e fizeram, assim como depois registrou o que Paulo disse e fez quando o acompanhou; ambos os relatos se destinavam a dar exemplos do que os outros apóstolos faziam.

Pedro e João tinham, cada qual, um irmão entre os doze, com quem foram emparelhados quando enviados. Agora, contudo, parecem estar ligados um ao outro mais estreitamente do que cada um ao próprio irmão, pois o vínculo da amizade às vezes é mais forte do que o do parentesco: há um amigo que se apega mais do que um irmão.

Pedro e João parecem ter tido uma intimidade especial depois da ressurreição de Cristo, maior do que antes, João 20:2. O motivo disso (se posso ter liberdade para conjecturar) poderia ter sido este: João, um discípulo feito de amor, foi mais compassivo com Pedro depois da sua queda e do seu arrependimento do que qualquer outro apóstolo.

E foi mais terno com ele no seu amargo choro pelo seu pecado e mais cuidadoso em restaurá-lo com espírito de mansidão. Isso o tornou muito querido a Pedro dali em diante. E o fato de o favorito de Cristo se tornar seu amigo do peito era uma boa prova de que Deus havia acolhido Pedro após o seu arrependimento. Davi orou depois da sua queda: “Voltem-se para mim os que te temem”, Salmos 119:79.

II. O tempo e o lugar são aqui indicados:

  1. Foi no templo, aonde Pedro e João subiram juntos, porque era um lugar de aglomeração. Ali estavam os cardumes entre os quais se devia lançar a rede do evangelho, especialmente durante os dias de pentecostes, dentro dos quais podemos supor que isso aconteceu.

Repare: É bom subir ao templo para aplicar-se às ordenanças públicas; e é consolador subir juntos ao templo: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos”. O melhor convívio é o convívio na adoração a Deus.

  1. Foi na hora da oração, uma das horas de culto público comumente designadas e observadas entre os judeus. Tempo e lugar são duas circunstâncias necessárias de toda ação, que devem ser determinados por anuência, conforme for mais conveniente para a edificação.

No culto público, deve haver uma casa de oração e uma hora de oração. A hora nona, isto é, três horas da tarde, era uma das horas de oração entre os judeus; as outras duas eram nove da manhã e meio-dia. Veja Salmos 55:17; Daniel 6:10.

É útil que os cristãos, em sua vida particular, tenham horários de oração até o ponto em que sirvam, embora não para obrigar a consciência, ainda assim para lembrá-la: cada coisa é bela em sua estação.

III. O paciente em quem se realizou esta cura milagrosa é aqui descrito, v. 2. Era um pobre mendigo coxo à porta do templo:

  1. Era coxo, não por acidente, mas de nascença. Era coxo desde o ventre da sua mãe, ao que parece por uma doença paralítica que lhe enfraqueceu os membros; pois se diz na descrição da cura (v. 7): “Os seus pés e tornozelos receberam força.”

De tempos em tempos há casos tão dignos de compaixão como esse, que devem nos comover e ser olhados com compaixão. Eles se destinam a nos mostrar o que todos somos espiritualmente por natureza: sem força, coxos desde o nosso nascimento, incapazes de trabalhar ou caminhar no serviço de Deus.

  1. Era mendigo. Incapaz de trabalhar para o próprio sustento, precisava viver de esmolas; tais são os pobres de Deus. Diariamente os seus amigos o colocavam junto a uma das portas do templo: um espetáculo miserável, incapaz de fazer algo por si mesmo, a não ser pedir esmolas aos que entravam no templo ou saíam dele.

Havia uma aglomeração: uma aglomeração de pessoas boas e devotas, das quais se podia esperar caridade, e uma aglomeração dessas pessoas quando se podia esperar que estivessem na sua melhor disposição. E ali era colocado. Os necessitados que não podem trabalhar não devem ter vergonha de pedir esmolas.

Ele não teria sido colocado ali, dia após dia, se não costumasse receber ajuda naquele lugar, ajuda diária. Repare: Nossas orações e nossas esmolas devem andar juntas; assim acontecia com as de Cornélio, Atos 10:4.

Os que precisam de caridade devem ser particularmente bem-vindos para nós quando subimos ao templo para orar. É uma pena que alguns mendigos habituais à porta das igrejas tenham um caráter capaz de desanimar a caridade; mas nem sempre se deve deixar de olhar para eles.

Certamente há alguns que merecem consideração, e é melhor alimentar dez zangões, sim, e ainda, algumas vespas, do que deixar uma única abelha morrer de fome.

A porta do templo junto à qual ele era colocado é aqui nomeada: chamava-se Formosa, por seu extraordinário esplendor e magnificência. O dr. Lightfoot observa que era a porta que levava do pátio dos gentios ao dos judeus e supõe que o coxo pedia esmolas apenas aos judeus, por desdenhar pedi-las aos gentios.

O dr. Whitby, porém, entende que ficava na primeira entrada do templo e que havia sido suntuosamente embelezada, como convinha à fachada do lugar onde a Majestade divina teve por bem habitar. E o fato de um homem pobre estar ali pedindo esmolas não diminuía a beleza daquela porta.

  1. Ele pediu a Pedro e João (v. 3), pediu uma esmola. Isso era o máximo que esperava deles, que tinham fama de homens caridosos e que, embora não possuíssem muito, ainda assim faziam o bem com o que tinham.

Não fazia muitas semanas que cegos e coxos tinham ido a Cristo no templo e sido curados ali, Mateus 21:14. Por que, então, não poderia ele ter pedido mais do que uma esmola, se sabia que Pedro e João eram mensageiros de Cristo e pregavam e operavam milagres em seu nome? Mas foi-lhe feito aquilo que não esperava: pediu uma esmola e recebeu a cura.

IV. Temos aqui o modo como se deu a cura:

  1. As expectativas dele foram despertadas. Pedro, em vez de desviar os olhos dele, como muitos fazem diante de quem precisa de caridade, voltou os olhos para ele. Ou melhor: fixou nele o olhar, para que o seu olhar afetasse o seu coração com compaixão por ele, v. 4.

João fez o mesmo, pois ambos eram guiados por um só e mesmo Espírito e agiram juntos nesse milagre. Disseram: “Olha para nós.” Nossos olhos devem estar sempre voltados para o Senhor (os olhos da mente) e, como sinal disso, os olhos do corpo podem, com razão, fixar-se naqueles que ele emprega como ministros da sua graça.

Esse homem não precisava receber duas vezes a ordem de olhar para os apóstolos, pois pensou, com razão, que isso lhe dava motivo para esperar receber deles alguma coisa. Por isso, prestou-lhes atenção, v. 5.

Repare: Devemos vir a Deus, tanto para nos aplicarmos à sua palavra quanto para nos dirigirmos a ele em oração, com o coração firme e as expectativas despertadas. Devemos olhar para o céu e esperar receber benefício daquilo que Deus fala de lá, e uma resposta de paz às orações enviadas para lá. “Dirigirei a ti a minha oração e olharei para cima.”

  1. Sua expectativa de receber uma esmola foi frustrada. Pedro disse: Não tenho prata nem ouro e, portanto, nada disso para dar a você. Ainda assim, indicou que, se tivesse algum, lhe daria uma esmola, não em bronze, mas em prata ou ouro.

Repare: (1.) Não é frequente que os amigos e favoritos de Cristo tenham abundância das riquezas deste mundo. Os apóstolos eram muito pobres; tinham apenas o suficiente para si mesmos, sem sobra.

Pedro e João tinham abundância de dinheiro depositado aos seus pés, mas ele se destinava ao sustento dos pobres da igreja. Não o usariam para proveito próprio, nem o distribuiriam de outra maneira que não fosse segundo a intenção dos doadores. Os bens confiados para uso público devem ser administrados com rigor e fidelidade.

(2.) Muitos que têm boa disposição para obras de caridade não têm condições de fazer nada de grande monta, ao passo que outros, que possuem recursos para fazer muito, não têm disposição para fazer coisa alguma.

  1. Suas expectativas, apesar disso, foram inteiramente superadas. Pedro não tinha dinheiro para lhe dar, mas: (1.) Tinha algo melhor, tal influência junto ao céu e tal poder vindo do céu que podia curar a doença do homem.

Repare: Aqueles que são pobres no mundo podem, ainda assim, ser ricos, muito ricos, em dons espirituais, graças e consolações. Certamente há algo que podemos possuir infinitamente melhor do que a prata e o ouro; sua mercadoria e seu ganho são melhores, Jó 28:12, etc.; Provérbios 3:14, etc.

(2.) Pedro lhe deu algo melhor, a cura da sua doença. Se o homem tivesse prata e ouro, de bom grado teria dado muito por essa cura, caso ela pudesse ser obtida assim. Isso lhe permitiria trabalhar pelo próprio sustento, de modo que não precisaria mais mendigar.

Ou melhor: teria para dar aos necessitados, e é mais bem-aventurado dar do que receber. Uma cura milagrosa seria demonstração maior do favor de Deus e lhe conferiria honra maior do que milhares em ouro e prata.

Observe: Quando Pedro não tinha prata nem ouro para dar, ainda assim disse: “O que tenho, isso te dou.” Repare: Quem não dispõe de recursos para dar em caridade pode e deve ser caridoso e prestativo aos pobres de outras maneiras.

Quem não tem prata nem ouro tem os seus membros e sentidos e, com eles, pode prestar serviço aos cegos, aos coxos e aos enfermos. Se não o fizer quando houver oportunidade, tampouco lhes daria algo se tivesse prata e ouro. Conforme cada um recebeu o dom, assim o ministre. Vejamos agora como se realizou a cura.

[1.] Cristo enviou a sua palavra e o curou (Salmos 107:20), pois a graça que cura é concedida por meio da palavra de Cristo; ela é o veículo do poder de cura que vem dele. O próprio Cristo proferia curas; os apóstolos as proferiam em seu nome.

Pedro manda um coxo levantar-se e andar, o que teria sido zombar dele se não tivesse dito antes “em nome de Jesus Cristo de Nazaré”: “Digo isso por autorização dele; acontecerá pelo poder dele, e toda a glória e todo o louvor por isso serão atribuídos a ele.”

Chama Cristo de Jesus de Nazaré, um nome de descrédito, indicando que as humilhações que ele sofreu na terra serviram apenas de contraste para as glórias que tem agora no céu.

“Deem-lhe o nome que quiserem; se quiserem, chamem-no com desprezo de Jesus de Nazaré. Nesse nome vocês verão maravilhas acontecer, pois, por ter se humilhado, foi exaltado a tal altura.”

Pedro manda o coxo levantar-se e andar. Isso não prova que o homem tivesse poder em si mesmo para fazê-lo, mas que será capacitado se tentar levantar-se e andar e, ciente da sua própria incapacidade, depender de um poder divino para capacitá-lo.

Ao levantar-se e andar, ele deve mostrar o que esse poder realizou nele; então, que ele receba o consolo, e Deus, o louvor. Assim se dá na cura das nossas almas, que são espiritualmente incapazes.

[2.] Pedro lhe estendeu a mão e o ajudou (v. 7): tomou-o pela mão direita, no mesmo nome em que lhe havia ordenado levantar-se e andar, e o ergueu.

Não que esse gesto pudesse contribuir em alguma coisa para a cura, mas era um sinal que indicava claramente a ajuda que ele receberia de Deus caso se esforçasse para fazer o que lhe fora ordenado.

Quando Deus, por sua palavra, nos manda levantar e andar no caminho dos seus mandamentos, se misturarmos fé àquela palavra e submetermos nossas almas ao poder dela, ele dará seu Espírito para nos tomar pela mão e nos erguer.

Se nos dispusermos a fazer o que podemos, Deus prometeu sua graça para nos capacitar a fazer o que não podemos. Por essa promessa participamos de uma nova natureza, e essa graça não será em vão. Aqui não foi: “Seus pés e tornozelos receberam força.”

Isso não teria acontecido se ele não tivesse tentado levantar-se e recebido ajuda para ficar de pé. Ele faz a sua parte, e Pedro faz a dele; contudo, é Cristo quem faz tudo, pois é ele quem lhe dá força.

Assim como o pão se multiplicava ao ser partido, e a água se transformava em vinho ao ser derramada, assim a força foi dada aos pés do coxo quando ele os moveu e usou.

V. Aqui está a impressão que a cura causou no próprio paciente, que podemos compreender melhor se colocarmos nossa alma no lugar da dele:

  1. Ele saltou, obedecendo à ordem: “Levanta-te.” Sentiu nos pés e tornozelos tal força que não se ergueu devagar, com medo e tremor, como fazem as pessoas fracas ao começar a recuperar a força. Antes, levantou-se de repente, como alguém revigorado pelo sono, com ousadia e grande agilidade, sem duvidar da sua própria força.

A força lhe chegou de repente, e com a mesma rapidez ele a demonstrou. Saltou como quem se alegra por deixar a cama ou esteira de palha onde jazia coxo havia tanto tempo.

  1. Ficou de pé e andou. Ficou de pé sem se apoiar nem tremer, ereto, e andou sem bastão. Pisava com firmeza e se movia com segurança; isso mostrava a cura e que ela havia sido completa.

Repare: Os que experimentaram a ação da graça divina em si devem mostrar o que experimentaram. Deus nos deu força? Permaneçamos de pé diante dele nas práticas de devoção; andemos diante dele em todas as expressões de uma conduta religiosa.

Permaneçamos firmes por ele e andemos alegremente com ele, fazendo ambas as coisas com a força que dele provém e que dele recebemos.

  1. Ele se agarrou a Pedro e João, v. 11. Não precisamos perguntar por que se agarrou a eles. Creio que ele próprio mal sabia; mas, tomado de alegria, abraçou-os como os melhores benfeitores que já havia encontrado e se pendurou neles a ponto de mostrar falta de humanidade.

Não os deixava seguir adiante; queria que ficassem com ele enquanto anunciava a todos à sua volta o que Deus havia feito por ele por meio deles. Assim demonstrou o seu afeto por eles: agarrou-se a eles e não os deixou partir.

Alguns sugerem que se agarrou a eles por temer que, se o deixassem, sua condição de coxo voltasse. Aqueles a quem Deus curou amam os que ele fez instrumentos da sua cura e veem a necessidade da ajuda ulterior deles.

  1. Entrou com eles no templo. Seu forte afeto por eles o fazia segurá-los, mas não a ponto de impedi-los de entrar no templo, aonde iam pregar Cristo. Nunca devemos permitir que as maiores demonstrações de bondade afetuosa dos nossos amigos nos desviem do caminho do nosso dever.

Se, porém, eles não quisessem ficar com ele, estava decidido a acompanhá-los, tanto mais porque iam ao templo, do qual havia tanto tempo o afastavam a sua fraqueza e a necessidade de mendigar. Como o homem enfermo curado por Cristo, imediatamente foi encontrado no templo, João 5:14.

Entrou no templo não só para oferecer a Deus louvores e ações de graças, mas também para ouvir mais dos apóstolos acerca daquele Jesus em cujo nome fora curado. Quem experimentou o poder de Cristo deve desejar fervorosamente conhecê-lo cada vez melhor.

  1. Ali estava ele andando, saltando e louvando a Deus. Repare: A força que Deus nos deu, tanto na mente quanto no corpo, deve ser usada para o seu louvor; devemos procurar honrá-lo com ela.

Os que são curados em seu nome devem andar por toda parte em seu nome e na sua força, Zacarias 10:12. Assim que pôde saltar, esse homem saltou de alegria em Deus e o louvou. Cumpriu-se aqui esta Escritura (Isaías 35:6): “Então o coxo saltará como um cervo.”

Recém-curado, o homem transbordava de alegria e gratidão. Todos os verdadeiros convertidos andam e louvam a Deus; talvez, porém, os recém-convertidos saltem mais ao louvá-lo.

VI. Conta-se a seguir como as pessoas que testemunharam o milagre foram influenciadas por ele:

  1. Ficaram inteiramente convencidas da realidade do milagre e não tinham nada a objetar contra ele. Sabiam que era aquele que costumava ficar sentado pedindo esmolas à porta Formosa do templo, v. 10.

Havia ficado sentado ali por tanto tempo que todos o conheciam; por isso foi escolhido para ser o vaso desta misericórdia. Agora não foram tão perversos a ponto de duvidar de que fosse o mesmo homem, como os fariseus haviam questionado a respeito do cego curado por Cristo, João 9:9, 18.

Viram-no então andando e louvando a Deus (v. 9) e talvez reparassem numa mudança em sua mente: agora louvava a Deus em voz tão alta quanto antes pedia auxílio. A melhor prova de que a cura era completa foi que passou a louvar a Deus por ela. As misericórdias chegam à perfeição quando são santificadas.

  1. Ficaram maravilhadas: “Foram tomados de admiração e espanto” (v. 10); “muito maravilhados”, v. 11. Estavam em êxtase.

Parece que o derramamento do Espírito teve este efeito: o povo, ao menos o de Jerusalém, ficou muito mais impressionado com os milagres operados pelos apóstolos do que havia ficado com os da mesma espécie operados pelo próprio Cristo. Isso ocorreu para que os milagres cumprissem o seu fim.

  1. Reuniram-se ao redor de Pedro e João: “Todo o povo correu junto para eles no pórtico de Salomão.” Alguns queriam apenas satisfazer a curiosidade vendo homens que tinham tal poder; outros desejavam ouvi-los pregar, concluindo que a doutrina deles devia ter origem divina, pois recebia uma confirmação divina.

Acorreram a eles no pórtico de Salomão, parte do pátio dos gentios onde Salomão havia construído o pórtico exterior do templo. Ou alguns claustros ou galerias que Herodes ergueu sobre o mesmo alicerce em que Salomão construíra o majestoso pórtico que levava seu nome, por ambicionar ser, nisso, um segundo Salomão. Ali o povo se reuniu para ver esse grande espetáculo.

Versículos 12 a 26

A Fala de Pedro depois de Curar o Coxo.

Temos aqui o sermão que Pedro pregou depois de ter curado o homem coxo. Quando Pedro viu isso:

  1. Quando viu o povo reunido numa multidão, aproveitou aquela oportunidade para lhes pregar Cristo, especialmente porque o templo era o lugar da sua afluência, e ali estava o pórtico de Salomão.

Que venham ouvir uma sabedoria mais excelente que a de Salomão, pois eis que alguém maior que Salomão é aqui pregado.

  1. Quando viu o povo afetado pelo milagre e cheio de admiração, então semeou a semente do evangelho no terreno que assim estava revolvido e preparado para recebê-la.

  2. Quando viu o povo pronto para adorar a ele e a João, interveio imediatamente e desviou deles a consideração do povo, para que fosse dirigida somente a Cristo. A isso respondeu imediatamente, como Paulo e Barnabé em Listra. Veja Atos 14:14, 15. No sermão:

I. Ele humildemente recusa a honra do milagre como não devida a eles, que eram somente os ministros de Cristo ou instrumentos na sua mão para realizá-lo.

As doutrinas que pregavam não eram da sua própria invenção, nem os seus selos eram seus próprios, mas daquele a quem pertenciam as doutrinas.

Dirige-se a eles como homens de Israel, homens a quem pertenciam não só a lei e as promessas, mas também o evangelho e os cumprimentos, e que tinham um interesse próximo na presente dispensação. Duas coisas lhes pergunta:

  1. Por que estavam tão surpresos com o próprio milagre: “Por que vos maravilhais com isso?” Era de fato maravilhoso, e com razão se admiravam dele. Mas não era mais do que Cristo havia feito muitas vezes, e não haviam devidamente atentado para isso, nem sido afetados por isso.

Fazia só pouco tempo que Cristo havia ressuscitado Lázaro dos mortos. E por que então isso lhes pareceria tão estranho? Repare: Pessoas obtusas agora acham estranho aquilo que poderia ter sido familiar a elas, se não tivesse sido por sua própria culpa.

Cristo havia recentemente ressuscitado dos mortos ele mesmo. Por que não se maravilhavam com isso? Por que não eram convencidos por isso?

  1. Por que davam tanto do louvor disso a eles, que eram somente os seus instrumentos: “Por que olhais tão atentamente para nós?”

(1.) Era certo que haviam feito esse homem andar, pelo que aparecia que os apóstolos não só eram enviados por Deus, mas enviados para serem bênçãos para o mundo, benfeitores da humanidade.

E eram enviados para curar almas enfermas e adoentadas, que eram espiritualmente coxas e impotentes, para pôr ossos quebrados no lugar e fazê-los alegrar-se.

(2.) Contudo, não o fizeram por qualquer poder ou santidade próprios. Não foi feito por qualquer força própria, qualquer habilidade que tivessem com remédios ou cirurgia, nem qualquer virtude na sua palavra. O poder pelo qual o fizeram era inteiramente derivado de Cristo.

Nem foi feito por qualquer mérito próprio. Não haviam merecido o poder que Cristo lhes deu para fazê-lo. Não foi pela sua própria santidade. Pois, assim como eram coisas fracas, assim eram coisas insensatas que Cristo escolheu empregar. Pedro era um homem pecador.

Que santidade tinha Judas? Contudo, realizou milagres no nome de Cristo. Qualquer santidade que algum deles tivesse fora operada neles, e não podiam alegar mérito por ela.

(3.) Era culpa do povo atribuir isso ao poder e santidade deles, e de acordo com isso olhar para eles. Repare: Os instrumentos do favor de Deus para nós, embora devam ser respeitados, não devem ser idolatrados. Devemos tomar cuidado para não considerar feito pelo instrumento aquilo de que Deus é o autor.

(4.) Era o louvor de Pedro e João que não quisessem tomar para si a honra desse milagre, mas cuidadosamente a transmitissem a Cristo. Homens úteis devem zelar para que sejam muito humildes.

Não a nós, ó Senhor, não a nós, mas ao seu nome dê glória. Toda coroa deve ser lançada aos pés de Cristo. Não eu, mas a graça de Deus comigo.

II. Ele lhes prega Cristo. Essa era a sua ocupação, para que pudesse conduzi-los à obediência a Cristo:

  1. Prega Cristo como o verdadeiro Messias prometido aos pais (v. 13). Pois:

(1.) Ele é Jesus, o Filho de Deus. Embora recentemente tivessem condenado Cristo como blasfemo por dizer que era o Filho de Deus, ainda assim Pedro o declara: Ele é o seu Filho Jesus. Para ele, querido como um Filho; para nós, Jesus, um Salvador.

(2.) Deus o glorificou, levantando-o para ser rei, sacerdote e profeta da sua igreja. Glorificou-o na sua vida e na sua morte, assim como na sua ressurreição e ascensão.

(3.) Ele o glorificou como o Deus dos nossos pais, a quem nomeia com respeito (pois eram grandes nomes entre os homens de Israel, e com razão), o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

Deus o enviou ao mundo em cumprimento das promessas feitas àqueles patriarcas de que na sua descendência as famílias da terra seriam abençoadas, e da aliança feita com eles de que Deus seria um Deus para eles e para a sua descendência.

Os apóstolos chamam os patriarcas seus pais, e Deus, o Deus daqueles patriarcas de quem os judeus descendiam, para lhes indicar que não tinham desígnio mau contra a nação judaica (para que eles os olhassem com um olhar desconfiado).

Mas tinham apreço e preocupação por ela, e nisso eram seus benquerentes. E o evangelho que pregavam era a revelação da mente e vontade do Deus de Abraão. Veja Atos 26:7, 22; Lucas 1:72, 73.

  1. Ele os acusa categoricamente e claramente do assassinato desse Jesus, como havia feito antes:

(1.) Vocês o entregaram aos seus principais sacerdotes e anciãos, o corpo representativo da nação. E vocês do povo comum foram influenciados por eles a clamar contra ele, como se fosse um agravo público.

(2.) Vocês o negaram e o repudiaram, não quiseram que então fosse seu rei, não puderam considerá-lo o Messias, porque não veio em pompa e poder exteriores.

Vocês o negaram na presença de Pilatos, renunciaram a todas as expectativas da sua igreja na presença do governador romano, que com razão riu de vocês por isso. Vocês o negaram contra a face de Pilatos (assim o Dr. Hammond), desafiando os raciocínios dele com vocês.

Pilatos havia determinado soltá-lo, mas o povo se opôs a isso e se sobrepôs a ele. Vocês foram piores que Pilatos, pois ele o teria libertado, se tivessem deixado que seguisse o seu próprio juízo.

Vocês negaram o Santo e o Justo, que havia demonstrado ser assim, e toda a malícia dos seus perseguidores não poderia provar o contrário. A santidade e justiça do Senhor Jesus, que são algo mais que a sua inocência, eram um grande agravamento do pecado daqueles que o mataram.

(3.) Vocês desejaram que um assassino fosse libertado e Cristo crucificado. Como se Barrabás tivesse merecido mais das suas mãos do que o Senhor Jesus, e nenhuma afronta maior poderia ser feita a ele do que essa.

(4.) Vocês mataram o príncipe da vida. Observe a antítese: Vocês preservaram um assassino, um destruidor da vida. E destruíram o Salvador, o autor da vida.

Vocês mataram aquele que foi enviado para ser para vocês o príncipe da vida, e assim não só abandonaram, mas se rebelaram contra as suas próprias misericórdias.

Vocês fizeram algo ingrato, tirando a vida daquele que teria sido a sua vida. Fizeram algo insensato ao pensar que poderiam conquistar o príncipe da vida, que tem vida em si mesmo e logo retomaria a vida que entregou.

  1. Ele atesta a sua ressurreição, como antes, Atos 2:32.

Vocês pensavam que o príncipe da vida poderia ser privado da sua vida, como qualquer outro príncipe poderia ser privado da sua dignidade e domínio. Mas se viram enganados, pois Deus o ressuscitou dos mortos. De modo que, ao matá-lo, vocês lutaram contra Deus e foram frustrados.

Deus o ressuscitou dos mortos, e nisso ratificou as suas exigências, confirmou a sua doutrina e removeu todo o descrédito dos seus sofrimentos. E da verdade da sua ressurreição somos todos testemunhas.

  1. Ele atribui a cura desse homem impotente ao poder de Cristo (v. 16): O seu nome, pela fé no seu nome, naquela revelação que fez de si mesmo, tornou forte esse homem.

Repete-o novamente: “A fé que é por ele lhe deu esta saúde”. Aqui:

(1.) Recorre a eles próprios acerca da verdade do milagre. O homem em quem foi realizado é alguém que vocês veem e conhecem, e têm conhecido. Ele não conhecia Pedro e João antes, de modo que não havia espaço para suspeitar de um pacto entre eles.

Vocês sabem que ele era coxo desde criança. O milagre foi realizado publicamente, na presença de todos vocês. Não num canto, mas na porta do templo. Vocês viram de que maneira foi feito, de modo que não poderia haver truque nele. Tinham liberdade para examiná-lo imediatamente, e ainda podem.

A cura é completa. É uma perfeita saúde. Vocês veem que o homem anda e salta, como alguém que não tem resto algum ou de fraqueza ou de dor.

(2.) Ele lhes dá a conhecer o poder pelo qual foi realizado:

[1.] É feito pelo nome de Cristo, não simplesmente por nomeá-lo como feitiço ou encanto, mas é feito por nós como professantes e mestres do seu nome, em virtude de uma comissão e instruções que recebemos dele, e de um poder de que nos investiu, aquele nome que Cristo tem acima de todo nome.

A sua autoridade, a sua ordem o fez. Como os mandados correm no nome do rei, embora seja um oficial inferior quem os executa.

[2.] O poder de Cristo é obtido pela fé no seu nome, uma confiança nele, uma dependência dele, um dirigir-se a ele com fé e uma expectativa dele. Até aquela fé que é di autou, por ele, que é da sua operação.

Não é de nós mesmos, é o dom de Cristo. E é por causa dele, para que tenha a sua glória. Pois ele é tanto o autor quanto o consumador da nossa fé.

O Dr. Lightfoot sugere que a fé é nomeada duas vezes neste versículo por causa da fé dos apóstolos ao fazer esse milagre e da fé do coxo ao recebê-lo. Mas suponho que se refere principalmente, se não somente, à primeira.

Aqueles que realizaram esse milagre pela fé derivaram poder de Cristo para realizá-lo e, por isso, devolveram-lhe toda a glória.

Por esse relato verdadeiro e justo do milagre, Pedro tanto confirmou a grande verdade do evangelho que deveriam pregar ao mundo, que Jesus Cristo é a fonte de todo poder e graça, e o grande curador e Salvador, quanto recomendou o grande dever evangélico da fé nele como o único caminho para receber benefício por ele.

Isso explica também o grande mistério do evangelho da nossa salvação por Cristo. É o seu nome que nos justifica, aquele seu nome glorioso: O Senhor, nossa justiça. Mas nós, em particular, somos justificados por esse nome, pela fé nele, aplicando-o a nós mesmos.

Assim Pedro lhes prega Jesus, e este crucificado, como um amigo fiel do noivo, a cujo serviço e honra devotou toda a sua influência.

III. Ele os anima a esperar que, embora tivessem sido culpados de matar Cristo, ainda assim pudessem encontrar misericórdia. Faz tudo o que pode para convencê-los, contudo é cuidadoso para não levá-los ao desespero. A culpa era muito grande, mas:

  1. Ele atenua o crime deles atribuindo-o benevolentemente à sua ignorância.

Talvez percebesse pelo semblante dos seus ouvintes que foram atingidos de grande horror quando lhes disse que haviam matado o príncipe da vida, e estavam prontos ou a afundar ou a fugir. E, por isso, viu que era necessário mitigar o rigor da acusação chamando-os irmãos.

E bem poderia chamá-los assim, pois ele próprio havia sido irmão deles nessa iniquidade. Havia negado o santo e o Justo, e jurado que não o conhecia. Fez isso por surpresa. E, quanto a vocês, sei que o fizeram por ignorância, como também os seus governantes, v. 17.

Essa era a linguagem da caridade de Pedro e nos ensina a avaliar da melhor maneira aqueles que desejamos tornar melhores.

Pedro havia explorado a ferida até o fundo, e agora começa a pensar em curá-la. Para isso é necessário gerar neles uma boa opinião do seu médico. E poderia alguma coisa ser mais atraente do que isso?

O que o sustenta nisso é que tem o exemplo do seu Mestre orando pelos seus crucificadores e apelando em favor deles para o fato de que não sabiam o que faziam.

E é dito dos governantes que, se tivessem sabido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Veja 1 Coríntios 2:8.

Talvez alguns dos governantes e do povo nisso se rebelassem contra a luz e os convencimentos das suas próprias consciências e o fizessem por malícia. Mas a maioria seguiu corrente abaixo e o fez por ignorância. Como Paulo perseguiu a igreja, ignorantemente e em incredulidade, 1 Timóteo 1:13.

  1. Ele atenua os efeitos do crime deles, a morte do príncipe da vida. Isso soa muito terrível, mas estava de acordo com as Escrituras (v. 18).

As suas predições, embora não tornassem necessário o pecado deles, ainda assim tornavam necessários os sofrimentos dele. Assim ele próprio diz: “Assim está escrito, e assim convinha que Cristo sofresse”.

Vocês o fizeram por ignorância pode ser entendido neste sentido: Vocês cumpriram a Escritura e não o sabiam. Deus, pelas suas mãos, cumpriu o que mostrou pela boca de todos os seus profetas: que Cristo sofreria.

Esse era o seu desígnio ao entregá-lo a vocês. Mas vocês tinham pontos de vista próprios e ignoravam inteiramente esse desígnio. Vocês não pretendiam assim, nem assim pensava o seu coração. Deus estava cumprindo a Escritura quando vocês gratificavam as suas próprias paixões.

Observe: Não só foi determinado no conselho secreto de Deus, mas declarado ao mundo muitas eras antes, pela boca e pena dos profetas, que Cristo sofreria para o cumprimento do seu empreendimento.

E o próprio Deus o mostrou por eles, que zelará para que as suas palavras sejam cumpridas. O que mostrou, cumpriu. Assim cumpriu como havia mostrado, pontual e exatamente, sem qualquer variação.

Ora, embora isso não seja de modo algum uma atenuação do pecado deles ao odiar e perseguir Cristo até a morte (isso continua a aparecer excessivamente pecaminoso), ainda assim era um ânimo para se arrependerem e esperarem misericórdia sobre o seu arrependimento.

Não só porque, em geral, os desígnios graciosos de Deus foram levados adiante por isso. E assim isso concorda com o ânimo que José deu aos seus irmãos, quando pensavam que a sua ofensa contra ele era quase imperdoável: Não tenham medo, diz ele; vocês pensaram mal contra mim, mas Deus o intentou para o bem, Gênesis 50:15, 20.

Mas porque, em particular, a morte e os sofrimentos de Cristo eram para a remissão dos pecados e o fundamento daquela manifestação de misericórdia que ele agora os animava a esperar.

IV. Ele exorta todos a se tornarem cristãos e lhes assegura que isso seria indescritivelmente para a sua vantagem. Faria a felicidade deles para sempre. Essa é a aplicação do seu sermão:

  1. Ele lhes diz o que devem crer:

(1.) Devem crer que Jesus Cristo é a descendência prometida, aquela descendência na qual Deus havia dito a Abraão que todas as parentelas da terra seriam abençoadas, v. 25.

Isso se refere àquela promessa feita a Abraão (Gênesis 12:3), promessa que levou muito tempo antes de ser cumprida. Mas agora, por fim, teve o seu cumprimento nesse Jesus, que era da descendência de Abraão segundo a carne.

E nele todas as famílias da terra são abençoadas, e não somente as famílias de Israel. Todos têm alguns benefícios por ele, e alguns têm todos os benefícios.

(2.) Devem crer que Jesus Cristo é um profeta, aquele profeta semelhante a Moisés que Deus havia prometido lhes levantar dentre os seus irmãos, v. 22. Isso se refere àquela promessa, Deuteronômio 18:18.

Cristo é um profeta, pois por ele Deus fala conosco. Nele toda revelação divina se concentra, e por ele nos é transmitida. É um profeta semelhante a Moisés, um favorito do Céu, mais intimamente conhecedor do conselho divino e com quem se tem comunhão mais familiarmente do que com qualquer outro profeta.

Foi um libertador do seu povo da escravidão e o seu guia pelo deserto, como Moisés. Um príncipe e um legislador, como Moisés. O construtor do verdadeiro tabernáculo, como Moisés foi do típico.

Moisés foi fiel como servo, Cristo como Filho. Contra Moisés Israel murmurou, Faraó o desafiou, contudo Deus o reconheceu e ratificou a sua comissão. Moisés foi um modelo de mansidão e paciência, assim é Cristo. Moisés morreu pela palavra do Senhor, assim morreu Cristo.

Não havia profeta semelhante a Moisés (Números 12:6, 7; Deuteronômio 34:10), mas alguém maior que Moisés está aqui onde Cristo está. Ele é um profeta levantado por Deus, pois não tomou essa honra por conta própria, mas foi chamado por Deus a ela.

Foi levantado a Israel em primeiro lugar. Executou esse ofício na sua própria pessoa somente entre eles. A primeira oferta da graça divina lhes foi feita. E por isso foi levantado dentre eles. Deles, no que diz respeito à carne, Cristo veio.

Assim como isso foi uma grande honra feita a eles, assim foi tanto uma obrigação sobre eles quanto um ânimo para abraçá-lo. Se vem aos seus, alguém pensaria que deveriam recebê-lo.

A igreja do Antigo Testamento foi abençoada com muitos profetas, com escolas de profetas, por muitas eras com uma sucessão constante de profetas. Aqui se repara nisso, desde Samuel e aqueles que vieram depois, v. 24, pois desde Samuel começou a era profética.

Mas, sendo esses servos maltratados, por último Deus lhes enviou o seu Filho, que estivera no seu seio.

(3.) Devem crer que tempos de refrigério virão da presença do Senhor (v. 19), e que serão os tempos da restituição de todas as coisas, v. 21.

Há um estado futuro, outra vida depois desta. Aqueles tempos virão da presença do Senhor, do seu aparecimento glorioso naquele dia, da sua vinda no fim do tempo.

A ausência do Senhor ocasiona muitas dos sentimentos de segurança dos pecadores e das desconfianças dos santos. Mas a sua presença se apressa, e para sempre silenciará ambas. Eis que o Juiz está diante da porta. A presença do Senhor introduzirá:

[1.] A restituição de todas as coisas (v. 21). Os novos céus e a nova terra, que serão o produto da dissolução de todas as coisas (Apocalipse 21:1), a renovação da criação inteira, que é aquilo por cuja falta ela sente dor, assim como a sua carga presente sob o pecado do homem é aquilo sob o que geme.

Alguns entendem isso de um estado deste lado do fim do tempo. Mas deve antes ser entendido daquele fim de todas as coisas de que Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas desde que o mundo começou.

Pois isso é aquilo de que Enoque, o sétimo desde Adão, profetizou (Judas 1:14), e os juízos temporais que os outros profetas predisseram eram tipos daquilo que o apóstolo chama o juízo eterno.

Isso é revelado mais clara e explicitamente no Novo Testamento do que havia sido antes, e todos que recebem o evangelho têm uma expectativa disso.

[2.] Com isso virão os tempos de refrigério (v. 19), de consolação para o povo do Senhor, como uma sombra fresca para aqueles que suportaram o peso e o calor do dia.

Todos os cristãos aguardam um descanso que permanece para o povo de Deus, depois das fadigas e labutas do seu estado presente. E, com a perspectiva disso, são sustentados sob os seus sofrimentos presentes e levados adiante nos seus serviços presentes.

O refrigério que então vem da presença do Senhor continuará eternamente na presença do Senhor.

  1. Ele lhes diz o que devem fazer:

(1.) Devem arrepender-se, devem refletir sobre o que fizeram errado, devem retornar ao seu juízo correto, admitir um segundo pensamento e submeter-se aas convicções desse pensamento. Devem começar de novo. Pedro, que havia ele próprio negado Cristo, arrependeu-se, e queria que eles fizessem assim também.

(2.) Devem ser convertidos, devem dar meia-volta e dirigir tanto as suas faces quanto os seus passos pelo caminho contrário ao que haviam seguido. Devem retornar ao Senhor seu Deus, de quem haviam se revoltado.

Não basta arrepender-se do pecado, mas devemos ser convertidos dele e não retornar a ele novamente. Devem não só trocar a profissão do judaísmo pela do cristianismo, mas o poder e domínio de uma mente carnal, mundana e sensual pelo de princípios e afeições santos, celestiais e divinos.

(3.) Devem ouvir Cristo, o grande profeta: “A ele ouvireis em todas as coisas, tudo o que vos disser”. Atendam aos seus ditames, recebam a sua doutrina, submetam-se ao seu governo. Ouçam-no com uma fé divina, como devem ser ouvidos os profetas que vêm com uma comissão divina.

“A ele ouvireis”, e a ele subscreverão com uma fé e obediência implícitas. Ouçam-no em todas as coisas. Que as suas leis governem todas as suas ações, e os seus conselhos determinem todas as suas submissões.

Sempre que tiver uma boca para falar, vocês devem ter um ouvido para ouvir. Tudo o que lhes disser, embora desagrade tanto quanto for à carne e ao sangue, recebam-no de bom grado. Fale, Senhor, pois o seu servo ouve.

Um bom motivo é aqui dado para que sejamos observantes da palavra de Cristo e obedientes a ela. Pois é por nossa conta e risco se fazemos ouvidos surdos à sua chamada e um pescoço rígido ao seu jugo (v. 23).

Toda alma que não ouvir aquele profeta e não for dirigida pelo que ele diz será destruída dentre o povo. A destruição da cidade e nação, pela guerra e fome, foi ameaçada por fazer pouco caso dos profetas do Antigo Testamento.

Mas a destruição da alma, uma destruição espiritual e eterna, é ameaçada por fazer pouco caso de Cristo, esse grande profeta. Aqueles que não querem ser aconselhados pelo Salvador não podem esperar outra coisa senão cair nas mãos do destruidor.

  1. Ele lhes diz o que poderiam esperar:

(1.) Que teriam o perdão dos seus pecados. Isso é sempre mencionado como o grande privilégio de todos aqueles que abraçam o evangelho (v. 19): “Arrependei-vos e sede convertidos, para que os vossos pecados sejam apagados”. Isso implica:

[1.] Que a remissão do pecado é apagá-lo, como uma nuvem é apagada pelos raios do sol (Isaías 44:22), como uma dívida é riscada e apagada quando é remitida.

Indica que, quando Deus perdoa o pecado, não mais o lembra contra o pecador. É esquecido, como aquilo que é apagado. Todas as coisas amargas escritas contra o pecador (Jó 13:26) são limpas como que com uma esponja. É o cancelamento de um título de dívida, a anulação de uma sentença.

[2.] Que não podemos esperar que os nossos pecados sejam perdoados a menos que nos arrependamos deles e nos voltemos deles para Deus.

Embora Cristo tenha morrido para comprar a remissão do pecado, ainda assim, para que tenhamos o benefício dessa compra no perdão dos nossos pecados, devemos arrepender-nos e ser convertidos. Se não há arrependimento, não há remissão.

[3.] Esperanças do perdão do pecado mediante arrependimento devem ser um poderoso incentivo para nos arrependermos. “Arrependei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados.”

E aquele arrependimento é evangélico que flui de uma percepção da misericórdia de Deus em Cristo e das esperanças de perdão. Essa era a primeira e grande razão: “Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo.”

[4.] O fruto mais consolador do perdão dos nossos pecados será quando os tempos de refrigério vierem. Se os nossos pecados nos são perdoados, temos agora motivo para estar de bom ânimo.

Mas o consolo será completo quando o perdão for reconhecido em tribunal aberto e a nossa justificação publicada diante de anjos e homens. Quando aqueles que ele justificou, esses ele glorifica, Romanos 8:30.

Assim como agora somos os filhos de Deus (1 João 3:2), assim agora temos os nossos pecados apagados. Mas ainda não se manifesta quais são os seus frutos benditos, até que venham os tempos de refrigério.

Durante esses tempos de labuta e conflito (dúvidas e temores por dentro, tribulações e perigos por fora), não podemos ter aquela plena satisfação do nosso perdão, e nele, que teremos quando os tempos de refrigério vierem, os quais limparão todas as lágrimas.

(2.) Que teriam o consolo da vinda de Cristo (v. 20, 21): Ele enviará Jesus Cristo, o mesmo Jesus, precisamente o mesmo que antes lhes foi pregado. Pois não devem esperar outra dispensação, outro evangelho, mas a continuação e completude deste.

Não devem esperar outro profeta semelhante a Jesus, como Moisés lhes ordenou esperar outro semelhante a ele. Pois, embora os céus devam recebê-lo até os tempos da restituição de todas as coisas, ainda assim, se se arrependerem e forem convertidos, não sentirão falta dele. De um modo ou de outro, ele será visto por vocês:

[1.] Não devemos esperar a presença pessoal de Cristo conosco neste mundo. Pois os céus, que o receberam fora da vista dos discípulos, devem retê-lo até o fim do tempo.

Àquela sede dos benditos a sua presença corporal é limitada, e será até o fim do tempo, o cumprimento de todas as coisas (assim pode ser lido). E por isso aqueles o desonram e enganam a si mesmos que sonham com a sua presença corporal na eucaristia.

É adequado a um estado de prova e provação que o Redentor glorificado esteja fora da vista, porque devemos viver por aquela fé nele que é a evidência das coisas não vistas. Porque ele deve ser crido no mundo, deve ser recebido no alto, na glória.

O Dr. Hammond lê: Quem deve receber os céus, isto é, quem deve receber a glória e poder do mundo superior. Deve reinar até que todos sejam feitos sujeitos a ele, 1 Coríntios 15:25; Salmos 75:2.

[2.] Contudo, é prometido que será enviado a todos que se arrependem e são convertidos (v. 20): Ele enviará Jesus Cristo, que lhes foi pregado pelos seus discípulos, tanto antes quanto desde a sua ressurreição, e é, e será, tudo em todos para eles.

Primeiro: Vocês terão a sua presença espiritual. Aquele que é enviado ao mundo será enviado a vocês. Terão o consolo de ele ser enviado. Será enviado entre vocês no seu evangelho, que será o seu tabernáculo, o seu carro de guerra.

Segundo: Ele enviará Jesus Cristo para destruir Jerusalém e a nação dos judeus incrédulos, que são inimigos de Cristo e do cristianismo, e para libertar deles os seus ministros e povo.

E lhes dar paz na profissão do evangelho, e isso será um tempo de refrigério, do qual vocês participarão. Então as igrejas tiveram descanso, assim o Dr. Hammond.

Terceiro: O envio de Cristo para julgar o mundo no fim do tempo será uma bênção para vocês. Então levantarão as suas cabeças com alegria, sabendo que a sua redenção se aproxima.

Parece referir-se a isso, pois até então os céus devem recebê-lo, v. 21. Assim como os conselhos de Deus desde a eternidade, assim as suas predições desde o início do tempo tinham referência aos atos do último dia.

Quando o mistério de Deus for terminado, como declarou aos seus servos, os profetas, Apocalipse 10:7. A instituição de todas as coisas na igreja tinha em vista a restituição de todas as coisas no fim do tempo.

  1. Ele lhes diz que fundamento tinham para esperar essas coisas, se fossem convertidos a Cristo. Embora o tivessem negado e matado, ainda assim poderiam esperar encontrar favor por ele, por serem israelitas. Pois:

(1.) Como israelitas, tinham o monopólio da graça do Antigo Testamento. Eram, acima de qualquer outra, a nação favorita de Deus, e os favores que Deus lhes concedia eram tais que tinham referência ao Messias e ao seu reino. Vocês são os filhos dos profetas e da aliança. Um privilégio duplo:

[1.] Eram os filhos, isto é, os discípulos dos profetas, como crianças na escola. Não filhos dos profetas no sentido em que lemos de tais no Antigo Testamento, desde Samuel em diante, que eram, ou são, educados para serem dotados do espírito de profecia.

Mas vocês são daquele povo dentre o qual profetas foram levantados e ao qual profetas foram enviados. É mencionado como um grande favor a Israel que Deus levantou dos seus filhos para profetas, Amós 2:11.

Todos os escritores inspirados, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, eram da descendência de Abraão. E era a sua honra e vantagem que “a eles foram confiados os oráculos de Deus”, Romanos 3:2.

O seu governo era constituído por profecia, isto é, por revelação divina. E por ela os seus assuntos foram em grande parte administrados por muitas eras. Veja Oseias 12:13: “Por um profeta o Senhor trouxe Israel do Egito, e por um profeta ele foi preservado”.

Aqueles das eras posteriores da igreja, quando a profecia havia cessado, ainda poderiam ser apropriadamente chamados filhos dos profetas. Porque ouviam, embora não conhecessem, as vozes dos profetas, que eram lidas nas suas sinagogas todo dia de sábado, Atos 13:27.

Ora, isso deveria vivificá-los para abraçar Cristo, e poderiam esperar ser aceitos por ele. Pois os seus próprios profetas haviam predito que essa graça lhes seria trazida na revelação de Jesus Cristo (1 Pedro 1:13), e por isso não deveria ser negligenciada por eles, nem lhes deveria ser negada.

Aqueles que são abençoados com profetas e profecia (como são todos que têm as Escrituras) devem zelar para não receberem a graça de Deus nelas em vão.

Podemos aplicá-lo particularmente aos filhos de ministros, que, se apelarem eficazmente para a sua ascendência diante de si mesmos, como incentivo para serem fiéis e dispostos na religião, poderão, com consolo, apelar para ela diante de Deus e esperar que os filhos dos servos de Deus continuem.

[2.] Eram os filhos, isto é, os herdeiros da aliança que Deus fez com os nossos Pais, como crianças na família. A aliança de Deus foi feita com Abraão e a sua descendência.

E eles eram aquela descendência com quem a aliança foi feita e a quem as bênçãos da aliança foram vinculadas por herança. A promessa do Messias foi feita a vocês.

E por isso, se não abandonarem as suas próprias misericórdias e não colocarem pela incredulidade obstinada uma barreira na sua própria porta, poderão esperar que ela lhes seja cumprida.

Aquela promessa aqui mencionada como o artigo principal da aliança: “Na tua descendência serão abençoadas todas as parentelas da terra”, embora se refira principalmente a Cristo (Gálatas 3:16), ainda assim pode incluir também a igreja, que é o seu corpo, todos os crentes, que são a descendência espiritual de Abraão.

Todas as parentelas da terra foram abençoadas por ter uma igreja para Cristo entre elas. E aqueles que eram a descendência de Abraão segundo a carne tinham a melhor perspectiva desse privilégio.

Se todas as parentelas da terra seriam abençoadas em Cristo, muito mais aquela parentela, os seus parentes segundo a carne.

(2.) Como israelitas, tinham a primeira oferta da graça do Novo Testamento.

Porque eram os filhos dos profetas e da aliança, por isso a eles o Redentor foi primeiro enviado, o que era um ânimo para esperarem que, se se arrependessem e fossem convertidos, ele seria enviado ainda mais para o seu consolo (v. 20).

Ele enviará Jesus Cristo, pois a vocês primeiro o enviou, v. 26. A vocês primeiro, vocês judeus, embora não somente a vocês, Deus, tendo levantado o seu Filho Jesus, designou-o e autorizou-o a ser um príncipe e Salvador.

E, em confirmação disso, o ressuscitou dos mortos, enviou-o para abençoar vocês, para lhes fazer uma oferta da sua bênção, especialmente aquela grande bênção de desviar cada um de vocês das suas iniquidades.

E por isso lhes cabe receber essa bênção e desviar-se das suas iniquidades, e vocês podem ser animados a esperar que o farão:

[1.] Aqui nos é dito de onde Cristo tinha a sua missão: Deus levantou o seu Filho Jesus e o enviou. Deus o levantou quando o constituiu profeta, reconheceu-o por uma voz do céu e o encheu com o seu Espírito sem medida, e então o enviou.

Pois para esse fim o levantou, para que fosse o seu comissário para tratar de paz. Enviou-o para dar testemunho da verdade, enviou-o para buscar e salvar almas perdidas, enviou-o contra os seus inimigos, para conquistá-los.

Alguns relacionam o seu levantamento à ressurreição, que foi o primeiro passo para a sua exaltação. Isso era, por assim dizer, a renovação da sua comissão.

E, embora, tendo-o levantado, parecesse imediatamente tirá-lo de nós, ainda assim realmente o enviou de novo a nós no seu evangelho e Espírito.

[2.] A quem foi enviado: A vocês primeiro. Vocês da descendência de Abraão, vocês que são os filhos dos profetas e da aliança, a vocês é feita a oferta da graça do evangelho.

O ministério pessoal de Cristo, como o dos profetas, era limitado aos judeus. Ele não foi então enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel, e proibiu os discípulos que então enviou de irem mais adiante.

Depois da sua ressurreição, seria de fato pregado a todas as nações, mas deviam começar em Jerusalém, Lucas 24:47. E, quando foram a outras nações, primeiro pregaram aos judeus que encontraram nelas. Eram os primogênitos e, como tais, tinham o privilégio da primeira oferta.

Estavam tão longe de ser excluídos por terem matado Cristo que, quando ele é ressuscitado, é primeiro enviado a eles, e se pretende primariamente que tenham benefício pela sua morte.

[3.] Com que incumbência foi enviado: É enviado a vocês primeiro para abençoá-los. Essa é a sua incumbência primária, não condená-los como merecem, mas justificá-los, se aceitarem a justificação que lhes é oferecida, no caminho em que é oferecida.

Mas aquele que o envia primeiro para abençoá-los, se recusarem e rejeitarem essa bênção, o enviará para amaldiçoá-los com uma maldição, Malaquias 4:6. Repare:

Primeiro: A incumbência de Cristo no mundo era nos abençoar, trazer uma bênção consigo. Pois o Sol da justiça nasceu com cura debaixo das suas asas.

E, quando deixou o mundo, deixou uma bênção atrás de si, pois foi separado dos discípulos enquanto os abençoava, Lucas 24:51. Enviou o seu Espírito para ser a grande bênção, a bênção das bênçãos, Isaías 44:3.

É por Cristo que Deus nos envia bênçãos, e somente por ele podemos esperar recebê-las.

Segundo: A grande bênção com que Cristo veio nos abençoar foi desviar-nos das nossas iniquidades, salvar-nos dos nossos pecados (Mateus 1:21), desviar-nos do pecado, para que possamos ser qualificados para receber todas as outras bênçãos.

O pecado é aquilo a que naturalmente nos apegamos. O desígnio da graça divina é desviar-nos dele. Ou melhor: voltar-nos contra ele, para que possamos não só abandoná-lo, mas odiá-lo.

O evangelho tem uma tendência direta para fazer isso, não só por exigir que nós, cada um de nós, nos desviemos das nossas iniquidades, mas por nos prometer graça para nos capacitar a fazê-lo.

Por isso, façam a sua parte. Arrependam-se e sejam convertidos, porque Cristo está pronto para fazer a dele, desviando vocês das suas iniquidades e assim abençoando vocês.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra