Matthew Henry

Atos 22

Argumento

No fim do capítulo anterior, vimos Paulo amarrado, conforme a profecia de Ágabo sobre os maus-tratos que receberia dos judeus em Jerusalém. Contudo, sua língua foi posta em liberdade pela permissão que o comandante lhe deu para falar em sua própria defesa.

E tão decidido está ele a usar a liberdade de fala que lhe é consentida, para honra de Cristo e a serviço de seu interesse, que esquece as amarras que o prendem e nem as menciona, mas fala das grandes coisas que Cristo fez por ele com tanta facilidade e alegria como se nada tivesse sido feito para perturbá-lo ou deixá-lo descomposto. Temos aqui:

I. Seu discurso ao povo e a atenção que este lhe deu, v. 1, 2.

II. O relato que dá de si mesmo:

  1. O judeu fanático que havia sido no início de sua vida, vv. 3-5.

  2. Sua conversão milagrosa e sua condução à fé em Cristo, vv. 6-11.

  3. Sua confirmação e seu batismo pelo ministério de Ananias, vv. 12-16.

  4. Seu chamado posterior, por ordem direta do céu, para ser apóstolo dos gentios, vv. 17-21.

III. A interrupção causada pelos da turba, que não suportavam ouvir coisa alguma em favor dos gentios, e a paixão violenta em que se lançaram, v. 22, 23.

IV. O segundo resgate de Paulo das mãos da turba e o procedimento ulterior que o comandante adotou para descobrir o verdadeiro motivo daquele grande clamor contra ele, v. 24, 25.

V. A invocação de seu privilégio de cidadão romano por Paulo, pela qual foi isento daquele método bárbaro de investigação, vv. 26-29.

VI. A transferência do caso pelo comandante ao tribunal do sumo sacerdote e o comparecimento de Paulo ali, v. 30.

Versículo 1

A Primeira Defesa de Paulo.

No último versículo do capítulo anterior, Paulo havia alcançado algo importante: impôs um silêncio tão profundo depois de um clamor tão alto. Agora observe aqui:

I. Com que admirável serenidade e presença de espírito se dispõe a falar. Jamais um pobre homem fora atacado de modo mais tumultuoso nem com maior furor e fúria. Contudo, no que disse:

  1. Não aparece susto algum, mas sua mente está calma e serena. Assim, torna verdadeiras suas próprias palavras: “Nenhuma dessas coisas me abala”; e as de Davi (Salmos 3:6): “Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.”

  2. Não aparece paixão alguma. Embora todas as insinuações contra ele fossem frívolas e injustas, embora tivesse irritado qualquer homem vivo ser acusado de profanar o templo justamente quando maquinava e tinha o desígnio de mostrar seu respeito por ele, ainda assim Paulo não irrompe em expressões iradas, mas é conduzido como um cordeiro ao matadouro.

II. Que títulos respeitosos dá até aos que assim o maltrataram e com que humildade pede sua atenção: “Homens, irmãos e pais”, v. 1. “A vós, ó homens, chamo; homens que deveriam ouvir a razão e deixar-se governar por ela, homens de quem se pode esperar humanidade. Vós, irmãos do povo comum; vós, pais dos sacerdotes.”

Assim lhes mostra que era um deles e não havia renunciado ao vínculo com a nação judaica, mas continuava a ter bondade e preocupação por ela. Repare: embora não devamos dar títulos lisonjeiros a ninguém, ainda assim devemos dar a todos os títulos de respeito que lhes são devidos; e devemos procurar não provocar aqueles a quem desejamos fazer o bem.

Embora tivesse sido resgatado de suas mãos e posto sob a proteção do comandante, ainda assim não os ataca com um “Ouvi agora, rebeldes”; mas os elogia: “Homens, irmãos e pais.” Observe também que não apresenta acusação contra eles nem os contra-acusa: “Ouvi agora o que tenho a dizer contra vós.” Diz, porém: “Ouvi agora o que tenho a dizer em minha defesa: ouvi minha defesa.”

Era um pedido justo e razoável, pois todo acusado tem direito de responder por si mesmo e não se faz justiça a ele se sua resposta não é ouvida com paciência e imparcialidade.

III. A língua em que falou, que recomendou suas palavras aos ouvintes: falou na língua hebraica, isto é, a língua comum dos judeus. Naquela época, não era o hebraico puro do Antigo Testamento, mas o siríaco, dialeto do hebraico, ou melhor, uma forma corrompida dele, como o italiano em relação ao latim. Seja como for:

  1. Mostrava seu respeito continuado por seus compatriotas judeus. Embora tivesse tido tanta comunhão com os gentios, ainda assim continuava conservando a língua dos judeus e podia falá-la com facilidade. Por isso parece que é judeu, pois sua fala o denuncia.

  2. Suas palavras eram compreendidas de modo mais geral, pois essa era a língua falada por todos. Falar nela era, portanto, recorrer de fato ao povo, pelo que poderia ter algo a insinuar em seus afetos. Por isso, quando ouviram que falava na língua hebraica, guardaram ainda mais silêncio.

Como se pode pensar que as pessoas prestariam qualquer atenção ao que lhes é dito numa língua que não entendem? O comandante se surpreendeu ao ouvi-lo falar grego (Atos 21:37); os judeus se surpreenderam ao ouvi-lo falar hebraico. E por isso, ambos pensam melhor dele.

Mas quanto teriam se surpreendido se tivessem perguntado, como deveriam ter feito, e descoberto em quantas línguas diferentes o Espírito lhe dava fala! 1 Coríntios 14:18: “Falo em línguas mais do que todos vós.” A verdade, porém, é que muitos homens sábios e bons são por isso menosprezados apenas por não serem conhecidos.

Versículos 3 a 20

A Primeira Defesa de Paulo.

Paulo dá aqui um relato de si mesmo que poderia servir não só para satisfazer o comandante de que ele não era aquele egípcio por quem o tomava, mas também os judeus de que não era aquele inimigo da sua igreja e nação, da sua lei e templo, por quem o tomavam, e de que o que fazia ao pregar Cristo, e particularmente ao pregá-lo aos gentios, fazia por uma comissão divina. Ele lhes dá aqui a entender:

I. Quais eram a sua linhagem e educação:

  1. Que era da própria nação deles, da linhagem de Israel, da descendência de Abraão, hebreu de hebreus, não de alguma família obscura, nem renegado de outra nação: “Não: sou verdadeiramente um homem judeu, aner Ioudaios, um homem judeu; sou homem e, por isso, não devo ser tratado como animal; um homem judeu, não um bárbaro.”

“Sou amigo sincero da vossa nação, pois faço parte dela, e macularia o meu próprio ninho se injustamente diminuísse a honra da vossa lei e do vosso templo.”

  1. Que nasceu numa cidade de boa reputação e respeitável, Tarso, na Cilícia, e era, por nascimento, cidadão livre daquela cidade. Não nasceu em servidão, como provavelmente alguns dos judeus da dispersão; mas nasceu como homem livre de boa posição e talvez pudesse apresentar o certificado da sua liberdade naquela cidade antiga e honrada.

De fato, isso era apenas uma pequena coisa de que se gloriar, e contudo precisava ser mencionado naquele momento aos que insolentemente o pisoteavam, como se devesse ser contado com os “filhos de insensatos, sim, e ainda, filhos de homens vis”, Jó 30:8.

  1. Que teve uma educação erudita e liberal. Não era só judeu e homem de boa posição, mas também estudioso. Foi criado em Jerusalém, principal sede do saber judaico, e aos pés de Gamaliel, que todos conheciam como eminente doutor da lei judaica, da qual o próprio Paulo estava destinado a ser mestre.

E, por isso, não poderia desconhecer a lei deles, nem se poderia pensar que a desprezava por não conhecê-la. Seus pais o haviam levado muito jovem àquela cidade, com o desígnio de fazê-lo fariseu.

E alguns pensam que ter sido criado aos pés de Gamaliel indica não só que era um dos seus alunos, mas que era, mais que qualquer outro, diligente e constante em assistir às suas aulas, atento a ele e obediente em tudo o que dizia, como Maria, que se sentava aos pés de Jesus e ouvia a sua palavra.

  1. Que, nos seus primeiros anos, foi um adepto muito ativo e eminente da religião dos judeus; seus estudos e saber se dirigiam inteiramente para ela.

Estava tão longe de ter recebido na juventude princípios de aversão aos costumes religiosos dos judeus que não havia entre eles um jovem com maior e mais completa veneração por esses costumes, mais rigoroso em observá-los pessoalmente ou mais ardoroso em impô-los aos outros.

(1.) Era um adepto inteligente da religião deles e tinha a mente clara. Aplicava-se à sua ocupação aos pés de Gamaliel, e ali lhe foi ensinada a lei dos pais segundo o modo perfeito.

Os desvios que havia feito da lei não se deviam a noções confusas ou erradas dela, pois a entendia com precisão, kata akribeian, segundo o método mais rigoroso e exato.

Não foi formado nos princípios dos latitudinários, nada tinha em si de saduceu, mas pertencia à seita que mais estudava a lei, que mais se apegava a ela e que, para torná-la mais rigorosa do que era, lhe acrescentava as tradições dos anciãos.

A lei dos pais era a lei que lhes fora dada e que eles deram aos seus filhos, e assim ela nos foi transmitida. Paulo dava à antiguidade, à tradição e à autoridade da igreja tanto valor quanto qualquer um deles; e nunca houve entre todos eles um judeu que entendesse a sua religião melhor que Paulo, ou pudesse dar melhor relato dela ou razão em seu favor.

(2.) Era um adepto ativo da religião deles e tinha um coração ardoroso: “Era zeloso para com Deus, como todos vós sois neste dia.” Muitos que são muito versados na teoria da religião estão dispostos a deixar a sua prática aos outros, mas Paulo era tão zeloso quanto rabino.

Era zeloso contra tudo o que a lei proibia e a favor de tudo o que a lei ordenava; e isso era zelo para com Deus, porque pensava que servia à honra de Deus e aos seus interesses.

E aqui elogia os seus ouvintes com uma opinião benevolente e caridosa sobre eles, de que todos naquele dia eram zelosos para com Deus; dá testemunho deles (Romanos 10:2) de que têm zelo por Deus, mas não segundo o conhecimento.

Ao odiá-lo e expulsá-lo, diziam: “Seja o Senhor glorificado” (Isaías 66:5); e, embora isso de modo algum justificasse a sua fúria, contudo permitia aos que oravam: “Pai, perdoa-lhes”, apelar, como Cristo, para o fato de que “não sabem o que fazem”.

E, quando Paulo reconhece que havia sido zeloso por Deus na lei de Moisés, como eles eram naquele dia, indica a sua esperança de que pudessem ser zelosos por Deus em Cristo, como ele era naquele dia.

II. Que perseguidor ardente e furioso da religião cristã havia sido no começo da sua vida, v. 4, 5:

Menciona isso para tornar mais claro e evidente que a mudança operada nele, quando se converteu à fé cristã, era puramente o efeito de um poder divino.

Pois estava tão longe de ter qualquer inclinação anterior para ela ou opinião favorável dela que, imediatamente antes de ser operada nele aquela mudança repentina, tinha a maior antipatia imaginável pelo cristianismo e estava cheio de fúria contra ele no mais alto grau.

E talvez mencione isso para justificar Deus na sua perturbação presente; por mais injustos que fossem os que o perseguiam, Deus era justo ao tolerar que o fizessem, pois houve tempo em que ele era perseguidor.

E talvez tenha nisso um objetivo ulterior de convidar e animar aquele povo a se arrepender, pois ele próprio havia sido blasfemo e perseguidor, e contudo alcançara misericórdia. Vejamos o retrato que Paulo faz de si mesmo quando era perseguidor:

  1. Odiava o cristianismo com uma inimizade mortal: “Persegui este caminho até à morte”, isto é: “Quanto aos que andavam neste caminho, procurava, se possível, causar-lhes a morte.” Respirava matança contra eles, Atos 9:1. Quando eram mortos, dava o seu voto contra eles, Atos 26:10.

Ou melhor: perseguia não só os que andavam nesse caminho, mas o próprio caminho, o cristianismo, que era estigmatizado como desvio, seita; procurava persegui-lo até a morte, arruinar essa religião.

Perseguia-o até a morte, isto é, poderia ter estado disposto a morrer pessoalmente na sua oposição ao cristianismo; assim alguns entendem. Teria perdido a sua vida de bom grado e a teria considerado bem empregada na defesa das leis e tradições dos pais.

  1. Fazia tudo o que podia para amedrontar as pessoas a fim de que não entrassem nesse caminho ou saíssem dele, amarrando e entregando à prisão tanto homens quanto mulheres; enchia as cadeias de cristãos.

Agora que ele próprio estava amarrado, dá especial destaque a essa parte da sua acusação contra si mesmo: que havia amarrado os cristãos e os levado à prisão.

Também reflete com especial pesar sobre ter aprisionado não só os homens, mas as mulheres, o sexo mais fraco, que deveria ser tratado com particular ternura e compaixão.

  1. Era empregado pelo grande sinédrio, pelo sumo sacerdote e por todo o conselho dos anciãos, como agente deles na supressão dessa nova seita; tanto se havia distinguido pelo seu zelo contra ela, v. 5. O sumo sacerdote pode testemunhar em seu favor que estava pronto para ser empregado em qualquer serviço contra os cristãos.

Quando souberam que muitos dos judeus em Damasco haviam abraçado a fé cristã, para dissuadir outros de fazer o mesmo resolveram proceder contra eles com a máxima severidade, e não podiam pensar em pessoa mais adequada para essa ocupação, nem mais propensa a levá-la até o fim, que Paulo.

Por isso o enviaram, e por ele cartas aos judeus em Damasco, aqui chamados irmãos, porque todos descendiam de uma linhagem comum e também eram de uma família na religião.

Ordenavam que ajudassem Paulo a prender os que entre eles se haviam tornado cristãos e a levá-los presos a Jerusalém, para que fossem punidos como desertores da fé e do culto ao Deus de Israel; e assim ou fossem obrigados a se retratar, ou fossem mortos para aterrorizar os outros.

Assim Saulo devastava a igreja e estava a caminho de arruiná-la e arrancá-la pela raiz, se houvesse prosseguido por algum tempo. “Tal homem”, diz Paulo, “eu era no princípio, exatamente como vós sois agora.”

“Conheço o coração de um perseguidor e, por isso, me compadeço de vós e oro para que conheçais o coração de um convertido, como Deus logo me fez conhecer. E quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?”

III. De que maneira foi convertido e feito o que agora era:

Isso não veio de quaisquer causas naturais ou externas; não mudou de religião por afetação de novidade, pois então tinha tanto apego à antiguidade quanto costumava ter.

Nem surgiu de descontentamento por ter sido frustrado na busca de um cargo, pois agora, mais do que nunca, estava a caminho de um cargo na igreja judaica; muito menos poderia surgir de cobiça, ambição ou qualquer esperança de melhorar a sua fortuna no mundo ao se tornar cristão, pois isso era expor-se a toda espécie de desonra e perturbação.

Nem havia tido comunhão com os apóstolos ou quaisquer outros cristãos, por cuja sutileza e sofismas se pudesse pensar que fora persuadido com lisonjas a essa mudança.

Não: era obra do Senhor, e as circunstâncias em que fora feita bastavam para justificá-lo na mudança perante todos os que creem que existe um poder sobrenatural; e ninguém pode condená-lo por isso sem lançar descrédito sobre aquela energia divina que nisso se sobrepôs a ele.

Relata aqui a história da sua conversão muito particularmente, como a tivemos antes (Atos 9), procurando mostrar que foi puramente um ato de Deus:

  1. Estava tão inteiramente decidido a perseguir os cristãos imediatamente antes de Cristo detê-lo quanto em qualquer outro momento.

Fez a sua viagem e chegou perto de Damasco (v. 6), e não tinha outro pensamento senão executar o desígnio cruel com que fora enviado; não percebia o menor abrandamento compassivo para com os pobres cristãos, mas continuamente os representava a si mesmo como hereges, cismáticos e inimigos perigosos tanto da igreja quanto do Estado.

  1. Uma luz do céu primeiro o assustou, uma grande luz que repentinamente brilhou ao seu redor, e os judeus sabiam que Deus é luz e os seus anjos, anjos de luz, e que uma luz como essa, brilhando ao meio-dia e, por isso, excedendo a do sol, devia vir de Deus.

Se houvesse brilhado sobre ele dentro de algum aposento privado, poderia haver um embuste nisso; mas brilhou sobre ele na estrada aberta, ao meio-dia, e com tanta força que o lançou ao chão (v. 7), e a todos os que estavam com ele, Atos 26:14. Não podiam negar que certamente o Senhor estava nessa luz.

  1. Uma voz do céu primeiro gerou nele pensamentos reverentes sobre Jesus Cristo, de quem antes não tinha senão pensamentos odiosos e rancorosos.

A voz o chamou pelo nome, para distingui-lo dos que viajavam com ele: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” E, quando perguntou: “Quem és tu, Senhor?”, recebeu a resposta: “Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues”, v. 8.

Por isso ficou evidente que esse Jesus de Nazaré, a quem eles também agora perseguiam, era alguém que falava do céu, e sabiam que era perigoso resistir a quem fazia isso, Hebreus 12:25.

  1. Para que não se objetasse: “Como essa luz e voz vieram a operar tal mudança nele, e não naqueles que viajavam com ele?” (embora seja muito provável que tivesse um bom efeito sobre eles e que por isso se tornassem cristãos), observa que os seus companheiros de viagem de fato viram a luz.

E temiam ser consumidos com fogo do céu, talvez as suas próprias consciências agora lhes dizendo que o caminho em que estavam não era bom, mas semelhante ao de Balaão quando ia amaldiçoar Israel, e por isso poderiam esperar encontrar um anjo com uma espada flamejante e reluzente.

Mas, embora a luz os assustasse, não ouviram a voz daquele que falou a Paulo, isto é, não ouviram distintamente as palavras.

Ora, a fé vem pelo ouvir, e por isso aquela mudança foi agora imediatamente operada naquele que ouviu as palavras, e as ouviu dirigidas a si mesmo, a qual não foi operada naqueles que apenas viram a luz; e contudo poderia depois ser operada neles também.

  1. Assegura-lhes que, quando foi assim assustado, se entregou inteiramente a uma direção divina; não exclamou imediatamente por causa disso: “Bem, serei cristão”, mas: “Que farei, Senhor? Que a mesma voz do céu que me deteve no caminho errado me guie para o caminho certo, v. 10. Senhor, dize-me o que farei, e o farei.”

E imediatamente recebeu instruções para ir a Damasco, e ali ouviria mais daquele que agora lhe falava: “Nada mais precisa ser dito do céu; ali te serão ditas, por um homem como tu, em nome daquele que agora te fala, todas as coisas que te são designadas para fazer.”

Os meios extraordinários de revelação divina, por visões, vozes e aparições de anjos, tinham o desígnio, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, apenas de introduzir e estabelecer o método comum pelas escrituras e por um ministério permanente; e, por isso, geralmente eram substituídos quando estes estavam estabelecidos.

O anjo não pregou ao próprio Cornélio, mas mandou que buscasse Pedro; assim a voz aqui não diz a Paulo o que fará, mas manda que vá a Damasco, e ali lhe será dito.

  1. Como demonstração da grandeza daquela luz que o atingiu, relata-lhes o efeito imediato que teve sobre a sua visão (v. 11): “Não podia ver por causa da glória daquela luz.” Ela o deixou cego por aquele momento. Nimium sensibile lædit sensum, o seu brilho o ofuscou.

Pecadores condenados são cegados, como os sodomitas e egípcios, pelo poder das trevas, e essa é uma cegueira duradoura, como a dos judeus incrédulos.

Mas pecadores convencidos são cegados, como Paulo aqui, pela luz, não pelas trevas; naquele momento são levados a ficar perplexos dentro de si, mas para serem iluminados, como a aplicação de barro aos olhos do cego foi o método destinado à sua cura.

Os que estavam com Paulo não tiveram a luz lançada tão diretamente sobre os seus rostos quanto Paulo sobre o seu, e por isso não foram cegados como ele; contudo, considerando o desfecho, quem não teria antes escolhido a sorte dele que a deles? Eles, tendo a sua visão, levaram Paulo pela mão à cidade.

Paulo, sendo fariseu, se orgulhava da sua visão espiritual. Os fariseus disseram: “Também nós somos cegos?”, João 9:40. Ou melhor: estavam certos de que eles próprios eram guias dos cegos e luzes dos que estavam nas trevas, Romanos 2:19.

Agora Paulo foi assim atingido de cegueira corporal para fazê-lo perceber a sua cegueira espiritual e o seu engano sobre si mesmo, quando estava vivo sem a lei, Romanos 7:9.

IV. Como foi confirmado na mudança que havia feito e recebeu instruções ulteriores sobre o que deveria fazer, por Ananias, que morava em Damasco. Observe:

  1. O caráter aqui atribuído a Ananias. Não era homem de algum modo preconceituoso contra a nação ou religião judaica, mas ele próprio era “homem devoto segundo a lei”; se não judeu de nascimento, contudo alguém que se tornara prosélito da religião judaica, e por isso chamado homem devoto, e dali avançara mais à fé de Cristo.

E se conduzia tão bem que “tinha bom testemunho de todos os judeus” que moravam em Damasco. Esse foi o primeiro cristão com quem Paulo teve qualquer comunicação amigável, e não era provável que lhe inculcasse quaisquer noções como as que suspeitavam que ele abraçasse, prejudiciais à lei ou a esse santo lugar.

  1. A cura imediatamente operada por ele nos olhos de Paulo, milagre que devia confirmar a missão de Ananias a Paulo e ratificar tudo o que depois lhe diria.

Foi até ele (v. 13); e, para assegurar-lhe que vinha da parte de Cristo (o mesmo que o havia dilacerado e o curaria, que o havia ferido, mas enfaixaria, que lhe havia tirado a visão, mas a restauraria novamente, com vantagem), pôs-se ao seu lado e disse: “Irmão Saulo, recebe a tua vista.”

Poder acompanhou essa palavra, e na mesma hora, imediatamente, recuperou a visão e levantou os olhos para Ananias, pronto para receber dele as instruções que Cristo enviara por seu intermédio.

  1. A declaração que Ananias lhe faz do favor, do favor peculiar, que o Senhor Jesus tinha o desígnio de lhe conceder acima de qualquer outro:

(1.) Na presente manifestação de si mesmo a ele (v. 14): “O Deus de nossos pais te escolheu.” Esse chamado poderoso é o resultado de uma escolha particular.

Chamando Deus de Deus de nossos pais, indica que o próprio Ananias era judeu de nascimento, que observava a lei dos pais e vivia da promessa feita aos pais; e dá um motivo para dizer “Irmão Saulo”, quando fala de Deus como Deus de nossos pais: Esse Deus de nossos pais escolheu você para:

[1.] Conhecer a sua vontade, a vontade do seu preceito que deve ser cumprida por você, a vontade da sua providência que deve ser cumprida a respeito de você.

Escolheu você para conhecê-la de modo mais peculiar; não de homem nem por homem, mas sem mediação pela revelação de Cristo, Gálatas 1:1, 12. Aqueles que Deus escolheu, escolheu para conhecer a sua vontade e cumpri-la.

[2.] Ver aquele Justo e ouvir a voz da sua boca, e assim conhecer a sua vontade, recebendo-a dele próprio sem mediação. Era para isso que Paulo, de modo particular, foi escolhido acima dos outros; era um favor distintivo que visse Cristo aqui na terra depois da sua ascensão ao céu.

Estêvão o viu em pé à direita de Deus, mas Paulo o viu em pé à direita do próprio Paulo. Ninguém teve essa honra senão Paulo. Estêvão o viu, mas não encontramos que ouvisse a voz da sua boca, como Paulo, que diz: “Por último de todos foi visto por mim, como por um nascido fora do devido tempo”, 1 Coríntios 15:8.

Cristo é aqui chamado aquele Justo; pois é Jesus Cristo, o justo, e sofreu injustamente. Observe: Aqueles que Deus escolheu para conhecer a sua vontade devem ter os olhos em Cristo, e devem vê-lo e ouvir a voz da sua boca; pois por ele Deus deu a conhecer a sua vontade, a sua boa vontade para conosco, e disse: “Ouvi-o.”

(2.) Na manifestação posterior de si mesmo por ele aos outros (v. 15): Você será sua testemunha, não só um monumento da sua graça, como uma coluna pode ser, mas uma testemunha viva voce, de viva voz; publicará o seu evangelho, como aquilo cujo poder experimentou e a cujo molde foi entregue.

Você será sua testemunha perante todos os homens, gentios assim como judeus, daquilo que viu e ouviu, agora bem no princípio. E, vendo Paulo relatar tão particularmente o modo da sua conversão em suas defesas, aqui e em Atos 26, temos motivo para pensar que frequentemente relatava a mesma narrativa na sua pregação para converter outros.

Contava-lhes o que Deus havia feito pela sua alma, para animá-los a esperar que fizesse algo pelas almas deles.

  1. O conselho e ânimo que lhe deu para se unir ao Senhor Jesus pelo batismo (v. 16): “Levanta-te e sê batizado.” Na sua circuncisão havia sido entregue a Deus, mas agora deve pelo batismo ser entregue a Deus em Cristo.

Deve abraçar a religião cristã e os seus privilégios, em submissão aos seus preceitos. Isso deve agora ser feito imediatamente após a sua conversão, e assim foi acrescentado à sua circuncisão; mas, para a descendência dos fiéis, vem no lugar dela; pois é, como ela era para Abraão e a sua descendência crente, selo da justiça que é pela fé.

(1.) O grande privilégio do evangelho que pelo batismo nos é selado é a remissão dos pecados: “Sê batizado e lava os teus pecados”, isto é: “Recebe o conforto do perdão dos teus pecados por Jesus Cristo e apega-te à sua justiça para esse propósito, e recebe poder contra o pecado para a mortificação da tua corrupção.”

Pois sermos lavados inclui sermos tanto justificados quanto santificados, 1 Coríntios 6:11. Sejam batizados e não descansem no sinal, mas se assegurem da coisa significada, a remoção da imundície do pecado.

(2.) O grande dever do evangelho a que somos obrigados pelo nosso batismo é invocar o nome do Senhor, o Senhor Jesus; reconhecê-lo como nosso Senhor e nosso Deus, e recorrer a ele de acordo com isso; dar-lhe honra, colocar todos os nossos pedidos nas suas mãos.

Invocar o nome de Jesus Cristo nosso Senhor (“Filho de Davi, tem misericórdia de nós”) é a perífrase de um cristão, 1 Coríntios 1:2.

Devemos lavar os nossos pecados, invocando o nome do Senhor; isto é, devemos buscar o perdão dos nossos pecados em nome de Cristo e na dependência dele e da sua justiça.

Na oração, não devemos mais chamar Deus de Deus de Abraão, mas de Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e nele, nosso Pai; em cada oração, os nossos olhos devem estar em Cristo.

(3.) Devemos fazer isso depressa. “Por que te demoras?” Nossa entrada na aliança com Deus em Cristo é obra necessária, que não deve ser adiada. O caso é tão claro que é desnecessário deliberar; e o perigo, tão grande que é loucura demorar. Por que não se faria no presente aquilo que deve ser feito em algum momento, ou estamos arruinados?

V. Como recebeu a comissão para ir pregar o evangelho aos gentios:

Essa era a grande coisa pela qual estavam tão irados com ele, e por isso era necessário que, para isso, de modo especial, apresentasse uma autorização divina; e aqui o faz.

Não recebeu essa comissão imediatamente após a sua conversão, pois isso ocorreu em Jerusalém, aonde não foi até três anos depois, ou mais (Gálatas 1:18); e não temos certeza se foi então, ou depois, que teve essa visão aqui mencionada.

Mas, para reconciliá-los, se possível, com a sua pregação do evangelho entre os gentios, lhes diz:

  1. Que recebeu as suas ordens para fazê-lo quando estava em oração, pedindo a Deus que lhe designasse a sua obra e mostrasse o rumo que deveria seguir.

E (circunstância que teria algum peso para aqueles a quem agora falava) estava em oração no templo, que devia ser chamado casa de oração para todos os povos; não só onde todos os povos deveriam orar, mas onde se deveria orar em favor de todos os povos.

Ora, assim como a oração de Paulo no templo era evidência, contrária à insinuação maliciosa deles, de que venerava o templo, embora não fizesse dele um ídolo como eles, assim Deus lhe dar essa comissão ali no templo era evidência de que enviá-lo aos gentios não prejudicaria o templo, a menos que a incredulidade dos judeus o fizesse.

Ora, seria grande satisfação para Paulo depois, ao executar essa comissão, refletir que a havia recebido quando estava em oração.

  1. Recebeu-a numa visão. Caiu em transe (v. 17), com os seus sentidos externos fechados naquele momento; estava em êxtase, como quando foi arrebatado ao terceiro céu, e não percebia naquela ocasião se estava no corpo ou fora do corpo.

Nesse transe viu Jesus Cristo, não com os olhos do seu corpo, como na sua conversão, mas apresentado aos olhos da sua mente (v. 18): “Vi-o dizendo-me.” Nossos olhos devem estar em Cristo quando recebemos a lei da sua boca; e não devemos só ouvi-lo falar, mas vê-lo falando conosco.

  1. Antes de Cristo lhe dar uma comissão para ir aos gentios, lhe disse que era inútil pensar em fazer qualquer bem em Jerusalém; de modo que não devem culpar a ele, mas a si mesmos, se é enviado aos gentios.

Paulo veio a Jerusalém cheio de esperanças de que, pela graça de Deus, pudesse ser instrumento para trazer à fé de Cristo aqueles que haviam resistido ao ministério dos outros apóstolos.

E talvez fosse isso que agora pedia em oração: que, tendo recebido a sua educação em Jerusalém e sendo bem conhecido ali, pudesse ser empregado em reunir a Cristo os filhos de Jerusalém que ainda não estavam reunidos, para o que pensava ter vantagens particulares.

Mas Cristo contraria os planos que havia traçado: “Apressa-te”, diz ele, “e sai depressa de Jerusalém”; pois, embora tu penses ter mais probabilidade de influenciá-los que outros, descobrirás que têm mais preconceito contra ti que contra qualquer outro, e por isso “não receberão o teu testemunho a meu respeito”.

Assim como Deus sabe de antemão quem receberá o evangelho, assim sabe quem o rejeitará.

  1. Paulo, apesar disso, renovou o seu pedido de ser empregado em Jerusalém, porque eles sabiam, melhor que qualquer outro, o que havia sido antes da sua conversão, e por isso deveriam atribuir tão grande mudança nele ao poder da graça todo-poderosa, e consequentemente dar maior consideração ao seu testemunho.

Assim raciocinava tanto consigo mesmo quanto com o Senhor, e pensava raciocinar com justiça (v. 19, 20): “Senhor”, diz ele, “eles sabem que outrora pensava como eles, que era inimigo tão amargo quanto qualquer um deles daqueles que criam em ti.”

“Que incitava o poder civil contra eles e os aprisionava, e voltava contra eles também o fio do poder espiritual, e os espancava em cada sinagoga.”

“E, por isso, não atribuirão a minha pregação de Cristo à educação nem a qualquer predisposição em seu favor (como fazem com a de outros ministros), mas mais prontamente considerarão o que digo porque sabem que eu próprio fui um deles.”

“Particularmente no caso de Estêvão; sabem que, quando foi apedrejado, eu estava ao lado, eu ajudava, instigava e anuía à sua morte, e, em sinal disso, guardava as roupas dos que o apedrejavam.”

Ora, “Senhor”, diz ele, “se eu aparecer entre eles pregando a doutrina que Estêvão pregou e pela qual sofreu, sem dúvida receberão o meu testemunho.”

“Não:”, Cristo lhe diz, “não o receberão; mas ficarão mais exasperados contra ti como desertor da ordem religiosa deles do que contra outros que consideram apenas estranhos a ela.”

  1. Uma ordem se sobrepõe ao pedido de Paulo de uma autorização para pregar o evangelho em Jerusalém, e ele recebe ordens peremptórias para ir para junto dos gentios (v. 21): “Parte, pois te enviarei daqui para longe, aos gentios.”

Repare: Deus frequentemente dá respostas cheias de graça às orações do seu povo, não na própria coisa que pedem, mas em algo melhor. Abraão ora: Ah, que Ismael viva diante de você; e Deus o ouve em favor de Isaque.

Assim Paulo aqui ora para que possa ser instrumento para converter almas em Jerusalém: Não: diz Cristo, mas você será empregado entre os gentios; e mais serão os filhos da desolada que os da mulher casada.

Deus designa aos seus trabalhadores tanto o seu dia quanto o seu lugar, e é apropriado que aceitem a sua designação, embora ela possa contrariar as suas próprias inclinações.

Paulo anseia por Jerusalém; ser pregador ali era o auge da sua ambição; mas Cristo tem o desígnio de lhe dar um cargo maior. Não entrará nos trabalhos de outros homens (como fizeram os outros apóstolos, João 4:38), mas abrirá terreno novo e pregará o evangelho onde Cristo não era nomeado, Romanos 15:20.

Tantas vezes a Providência maquina melhor em nosso favor do que nós mesmos; por isso devemos nos entregar à sua direção. Ele escolherá a nossa herança em nosso favor. Observe: Paulo não irá pregar entre os gentios sem uma comissão: “Eu te enviarei.”

E, se Cristo o enviar, o seu Espírito o acompanhará, ele ficará ao seu lado, o fará prosseguir, o sustentará e lhe dará ver o fruto dos seus trabalhos. Paulo não deve fixar o coração em Jerusalém, pois deve ser enviado daqui para longe; seu chamado deve ser por um caminho inteiramente diferente, e sua obra, de outra espécie.

E poderia mitigar a ofensa disso para os judeus que não estabeleceu uma igreja gentílica nas nações vizinhas; outros fizeram isso na vizinhança direta deles; foi enviado a lugares distantes, muitíssimo longe, onde o que fazia não poderia ser considerado um incômodo para eles.

Ora, se considerassem tudo isso junto, certamente veriam que não tinham motivo para se irar contra Paulo por pregar entre os gentios, nem para interpretar isso como ato de má vontade para com a sua própria nação, pois foi obrigado a isso, contra a sua própria inclinação, por uma ordem do céu que se sobrepôs a ele.

Versículos 22 a 30

A Primeira Defesa de Paulo.

Paulo prosseguia com esse relato de si mesmo. Havia lhes mostrado sua comissão para pregar entre os gentios, sem quaisquer observações irritadas sobre os judeus. E podemos supor que seu desígnio era mostrar em seguida como, posteriormente, por uma direção especial do Espírito Santo em Antioquia, foi separado para esse serviço.

Mostraria quão terno era para com os judeus, quão respeitoso para com eles e quão zeloso em lhes dar a precedência em todos os lugares aonde chegava e em unir judeus e gentios num só corpo.

Depois mostraria como Deus maravilhosamente o havia reconhecido e que bom serviço fora prestado ao interesse do reino de Deus entre os homens em geral, sem causar estrago a nenhum dos verdadeiros interesses da igreja judaica em particular.

Mas, seja qual for seu desígnio ao falar, eles resolvem que não lhes dirá mais nada: ouviram-no até essa palavra. Até então o haviam ouvido com paciência e alguma atenção.

Quando, porém, fala de ser enviado aos gentios, embora fosse o que o próprio Cristo lhe dissera, não conseguem suportar isso, nem sequer ouvir os gentios serem mencionados, tal era sua inimizade contra eles e seu ciúme deles.

À menção disso, não têm paciência alguma, mas esquecem todas as regras de decência e equidade. Assim, foram provocados ao ciúme por aqueles que não eram povo, Romanos 10:19.

Agora nos é contado aqui quão furioso e desmedido foi o povo contra Paulo por mencionar os gentios como incluídos no âmbito da graça divina e, assim, justificar sua pregação entre eles.

I. Interromperam-no, levantando sua voz para confundi-lo e para que ninguém pudesse ouvir uma palavra do que dizia. Consciências feridas dão coices ao menor toque; e os que estão resolvidos a não ser governados pela razão geralmente resolvem não ouvi-la, se puderem evitar isso.

E o espírito de inimizade contra o evangelho de Cristo geralmente se mostra em silenciar os ministros de Cristo e de seu evangelho e tapar-lhes a boca, como os judeus fizeram aqui com a de Paulo.

Seus pais haviam dito aos melhores videntes: “Não vejais”, Isaías 30:10. Assim também eles dizem aos melhores oradores: “Não faleis.” “Cessa; por que haverias de ser ferido?”, 2 Crônicas 25:16.

II. Clamaram contra ele como alguém indigno da vida, muito mais da liberdade. Sem pesar as razões que havia apresentado em sua própria defesa nem se oferecer para lhes dar qualquer resposta, gritaram com um ruído confuso:

Tirem da terra um sujeito como este, que alega ter uma comissão para pregar aos gentios; ora, não convém que viva. Assim, os homens que foram as maiores bênçãos de sua época têm sido representados como os fardos da terra e, além disso, como a praga de sua geração.

Aquele que era digno das maiores honras da vida é condenado como indigno da própria vida. Veja que diferentes opiniões Deus e os homens têm dos homens bons; ainda assim, ambos concordam nisto: não é provável que vivam muito neste mundo.

Paulo diz dos judeus piedosos que eram homens dos quais o mundo não era digno, Hebreus 11:38. Por isso, devem ser removidos, para que o mundo seja justamente castigado com a perda deles.

Aqui os judeus ímpios dizem de Paulo que não convinha que vivesse; por isso, deve ser removido, para que o mundo seja aliviado do fardo dele, como das duas testemunhas, Apocalipse 11:10.

III. Ficaram completamente loucos contra Paulo e contra o comandante por não matá-lo imediatamente a seu pedido ou lançá-lo como presa entre seus dentes, para que o devorassem (v. 23).

Como homens cuja razão se perdera inteiramente na paixão, gritavam como leões rugidores ou ursos enfurecidos e uivavam como os lobos da tarde. Tiravam suas roupas com fúria e violência, como se dissessem que assim o despedaçariam, se ao menos pudessem alcançá-lo.

Ou, antes, mostravam assim quão prontos estavam para apedrejá-lo; os que apedrejaram Estêvão tiraram suas roupas, v. 20. Ou rasgavam suas roupas, como se ele tivesse falado blasfêmia, e lançavam pó ao ar, em sinal de detestação disso, ou indicando quão prontos estavam para lançar pedras contra Paulo, se o comandante lhes tivesse concedido fazê-lo.

Mas por que tentaríamos dar um motivo para essas manifestações de fúria, que eles mesmos não podiam explicar? Tudo o que pretendiam era fazer o comandante perceber quanto estavam irados e exasperados contra Paulo, de modo que nada poderia fazer para satisfazê-los mais do que deixá-los fazer sua vontade contra ele.

IV. O comandante zelou por sua segurança, ordenando que fosse levado para a fortaleza, v. 24. Às vezes, uma prisão tem sido proteção para os homens bons contra o furor popular.

A hora de Paulo ainda não havia chegado, ele não havia terminado seu testemunho; por isso, Deus levantou alguém que zelasse por ele, quando nenhum de seus amigos ousava comparecer em sua defesa. “Não concedas, ó Senhor, o desejo do ímpio.”

V. Ordenou que fosse torturado, para arrancar-lhe uma confissão de alguns crimes flagrantes que haviam provocado o povo a tamanha violência incomum contra ele. Ordenou que fosse interrogado mediante açoites, como agora se faz em alguns países com o cavalete de tortura, para saber por que clamavam assim contra ele.

Nisso não procedeu com justiça. Deveria ter separado alguns dos que apresentavam queixas clamorosas e tumultuosas e tê-los levado à fortaleza como perturbadores da paz.

Deveria tê-los interrogado, também mediante açoites, sobre que acusação tinham contra um homem que podia dar tão bom relato de si mesmo e não parecia ter feito coisa alguma digna de morte ou de amarras.

Era apropriado perguntar a eles, mas de modo algum apropriado perguntar a Paulo por que clamavam assim contra ele. Ele podia dizer que não lhes havia dado motivo justo para isso; se houvesse algum motivo, que o apresentassem.

Nenhum homem é obrigado a acusar a si mesmo, embora seja culpado; muito menos deve ser compelido a acusar a si mesmo quando é inocente. Certamente o comandante não conhecia a nação judaica quando concluiu que aquele contra quem clamavam necessariamente havia feito algo muito mau.

Não haviam clamado exatamente assim contra nosso Senhor Jesus: “Crucifica-o, crucifica-o”, quando não tinham uma palavra para responder à pergunta do juiz: “Ora, que mal fez?”

É motivo correto ou justo para açoitar Paulo o fato de uma turba desumana e tumultuosa clamar contra ele, mas não conseguir dizer por quê ou por qual motivo, e, portanto, ele ter de ser forçado a dizê-lo?

VI. Paulo invocou seu privilégio de cidadão romano, pelo qual estava isento de todos os julgamentos e castigos dessa natureza (v. 25).

Enquanto o amarravam com correias, ou tiras de couro, ao poste de açoites, como costumavam amarrar os mais vis malfeitores numa casa de correção, dos quais arrancariam uma confissão, não levantou clamor contra a injustiça de seus procedimentos contra um homem inocente.

Muito brandamente, porém, fez que entendessem a ilegalidade de seus procedimentos contra ele como cidadão de Roma. Já havia feito isso uma vez em Filipos, depois de ter sido açoitado (Atos 16:37); aqui, porém, faz uso disso para prevenção.

Disse ao centurião que estava ao lado: Vocês conhecem a lei; por favor, é lícito a vocês, que são vocês mesmos romanos, açoitar um homem que é romano e não foi condenado?

Sua maneira de falar indica claramente que santa segurança e serenidade de espírito esse homem bom desfrutava, sem ser perturbado por ira ou medo em meio a todas aquelas indignidades que lhe faziam e ao perigo em que estava.

Os romanos tinham uma lei, chamada lex Sempronia, segundo a qual, se algum magistrado castigasse ou condenasse um homem livre de Roma indicta causa, isto é, sem ouvi-lo falar em sua própria defesa e deliberar sobre todo o seu caso, ficaria sujeito à sentença do povo, que era muito zeloso de suas liberdades.

De fato, é privilégio de todo homem não sofrer injustiça, a menos que se prove que cometeu injustiça; assim como é privilégio de todo inglês, pela Magna Charta, não ser privado da vida ou de suas terras de livre posse, senão pelo veredito de doze homens de seus pares.

VII. O comandante se surpreendeu com isso e ficou assustado. Havia tomado Paulo por um egípcio vagabundo e se admirara de que pudesse falar grego (Atos 21:37); agora, porém, fica muito mais surpreendido ao descobrir que ele é um homem de condição tão respeitável quanto ele próprio.

Quantos homens de grande valor e mérito são desprezados por não serem conhecidos, são vistos e tratados como a escória de todas as coisas, quando os que assim os consideram, se conhecessem seu verdadeiro caráter, os reconheceriam entre os excelentes da terra!

O comandante tinha centuriões, oficiais subalternos, que o acompanhavam, Atos 21:32. Um deles relata o caso ao comandante (v. 26): Tome cuidado com o que faz, pois este homem é romano, e qualquer indignidade que lhe seja feita será interpretada como ofensa à majestade do povo romano, como gostavam de dizer.

Todos sabiam que valor se atribuía a esse privilégio dos cidadãos romanos. Túlio o exalta num de seus discursos contra Verres:

O nomen dulce libertatis, O jus eximium nostræ civitatis! O lex Porcia! O leges Semproniæ; facinus est vincere Romanum civem, scelus verberare, isto é: “Ó liberdade! Amo teu nome encantador; e estas nossas leis Pórcias e Semprônias, quão admiráveis! É crime amarrar um cidadão romano, mas crime imperdoável espancá-lo.”

“Portanto”, diz o centurião, “cuidemos de nós mesmos; se este homem for romano e lhe fizermos qualquer indignidade, correremos o risco de perder pelo menos nossas comissões.” Agora:

  1. O comandante queria certificar-se da verdade disso pela própria boca dele (v. 27): “Dize-me, és romano? Tens direito aos privilégios de cidadão romano?” “Sim:”, diz Paulo, “sou”; e talvez tenha apresentado algum certificado ou documento que o provasse, pois, de outro modo, dificilmente teriam aceitado sua palavra.

  2. O comandante compara muito livremente com ele suas informações sobre esse assunto, e fica evidente que o privilégio de Paulo como cidadão romano era, dos dois, mais honroso que o do coronel, pois o coronel reconhece que o seu fora comprado:

“Sou um homem livre de Roma, mas com uma grande soma obtive essa liberdade; custou-me caro. Como a obtiveste?” “Ora, na verdade”, diz Paulo, “nasci livre.”

Alguns pensam que adquiriu direito a essa liberdade pelo lugar de seu nascimento, como natural de Tarso, cidade privilegiada pelo imperador com os mesmos privilégios desfrutados pela própria Roma.

Outros pensam antes que foi por seu pai ou avô ter servido na guerra entre César e Antônio, ou em alguma outra das guerras civis de Roma, e ter sido recompensado, por algum serviço notável, com a liberdade da cidade; assim, Paulo veio a nascer livre.

E aqui a invoca para sua própria preservação, finalidade para a qual não só podemos, mas devemos usar todos os meios lícitos.

  1. Isso pôs fim imediato à perturbação de Paulo. Os que foram designados para interrogá-lo mediante açoites deixaram o local; afastaram-se dele (v. 29), para não se meterem numa armadilha.

Ou melhor: e o próprio coronel, embora possamos supor que tivesse considerável influência, teve medo quando ouviu que ele era romano, porque, embora não o tivesse espancado, ainda assim o havia amarrado para que fosse espancado.

Assim, muitos são impedidos de práticas más pelo medo do homem, quando não seriam impedidos delas pelo temor de Deus. Veja aqui o benefício das leis humanas e da magistratura e que motivo temos para ser gratos a Deus por elas.

Pois, mesmo quando não têm dado apoio nem proteção especial ao povo e aos ministros de Deus, ainda assim, pelo sustento geral da equidade e do tratamento justo entre os homens, têm servido para conter o furor de homens ímpios, insensatos e contrários à lei, que, de outro modo, não conheceriam limites.

Têm servido para dizer: até aqui chegará, mas não mais adiante; aqui serão detidas suas ondas orgulhosas.

Por isso, devemos este serviço a todos os que estão em autoridade: orar por eles, pois temos motivo para esperar deles esse benefício, quer o tenhamos, quer não, enquanto formos quietos e pacíficos: viver vidas quietas e pacíficas, em toda piedade e honestidade, 1 Timóteo 2:1, 2.

  1. No dia seguinte, o governador levou Paulo perante o Sinédrio, v. 30. Primeiro o soltou de suas amarras, para que estas não prejudicassem antecipadamente sua causa e para que ele não fosse acusado de ter amarrado os braços de um cidadão romano.

Depois convocou os principais sacerdotes e todo o conselho deles para se reunirem e tomarem conhecimento do caso de Paulo, pois descobriu que se tratava de uma questão de religião; por isso, considerou-os os juízes mais apropriados para ela.

Nesse caso, Gálio dispensou Paulo; descobrindo que se tratava de uma questão da lei deles, expulsou os acusadores do tribunal (Atos 18:16) e não quis se envolver em absoluto com isso. Este romano, porém, que era militar, manteve Paulo sob custódia e recorreu da turba à assembleia geral. Agora:

(1.) Podemos esperar que, com isso, pretendesse a segurança de Paulo, pensando que, se fosse um homem inocente e inofensivo, embora a multidão pudesse estar irritada contra ele, ainda assim os principais sacerdotes e anciãos lhe fariam justiça e o absolveriam.

Pois eram, ou deveriam ser, homens de instrução e ponderação, e seu tribunal, governado por regras de equidade.

Quando o profeta não pôde encontrar bem algum entre a gente mais pobre, concluiu que isso se devia a não conhecerem o caminho do Senhor nem os juízos de seu Deus. E prometeu a si mesmo que teria melhor êxito entre os grandes homens, como fez aqui o comandante, mas logo se viu decepcionado ali: “Estes, todos juntos, quebraram o jugo e romperam as amarras”, Jeremias 5:4, 5.

(2.) Contudo, aquilo a que se diz aqui que ele visava era satisfazer sua própria curiosidade: queria saber com certeza por que era acusado pelos judeus.

Se tivesse mandado chamar Paulo a seu próprio aposento e conversado livremente com ele, poderia logo ter aprendido dele aquilo que teria feito mais do que satisfazer sua investigação e que poderia tê-lo persuadido a ser cristão.

Mas é comum demais que os grandes homens façam questão de manter longe de si aquilo que poderia despertar suas consciências e desejem não ter mais conhecimento dos caminhos de Deus do que o que lhes sirva para falar a respeito deles.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra