Matthew Henry

Atos 18

Argumento

Neste capítulo temos:

I. A chegada de Paulo a Corinto, sua comunhão particular com Áquila e Priscila e seus raciocínios públicos com os judeus, dos quais se voltou para os gentios quando o rejeitaram, vv. 1-6.

II. O grande êxito de seu ministério ali e o ânimo que Cristo lhe deu numa visão para continuar seus trabalhos ali, na esperança de êxito ulterior, vv. 7-11.

III. As importunações que, depois de algum tempo, sofreu ali por parte dos judeus, das quais se saiu bastante bem graças à frieza de Gálio, governador romano, diante da causa, vv. 12-17.

IV. O avanço de Paulo por muitas regiões, depois de permanecer muito tempo em Corinto, para edificar e regar as igrejas que havia fundado e plantado. Nesse percurso fez uma breve visita a Jerusalém, vv. 18-23.

V. Um relato do progresso de Apolo em conhecimento e de sua utilidade na igreja, vv. 24-28.

Versículos 1 a 6

Paulo Visita Corinto.

Não vemos que Paulo tenha sofrido muita perseguição em Atenas nem que tenha sido expulso dali por maus-tratos, como ocorreu nos lugares onde os judeus tinham ou podiam conseguir alguma influência. Mas, visto que sua recepção em Atenas foi fria e havia pouca perspectiva de fazer o bem ali, deixou a cidade, confiando a Dionísio o zelo pelos que ali haviam crido.

E de lá chegou a Corinto, onde agora serviu de instrumento para plantar uma igreja que se tornou importante por muitos aspectos. Corinto era a principal cidade da Acaia, então província do império, uma cidade rica e esplêndida. Non cuivis homini contingit adire Corinthum: nem a todo homem é concedido ver Corinto. A região ao redor é hoje chamada Moreia. Temos aqui:

I. Paulo trabalhando para seu sustento, v. 2, 3:

  1. Embora tivesse sido formado como estudioso, ainda assim dominava um ofício manual. Era fabricante de tendas, tapeceiro; confeccionava tendas para uso de soldados e pastores, de pano ou tecido ou, como dizem alguns que geralmente se fazia então, de couro ou peles, como a cobertura exterior do tabernáculo.

Por isso, viver em tendas era viver sub pellibus: sob peles. O dr. Lightfoot mostra que era costume dos judeus ensinar um ofício aos filhos; sim, e ainda que lhes dessem instrução ou patrimônio. O rabi Judá diz: “Quem não ensina ao filho um ofício é como se lhe ensinasse a ser ladrão”.

E outro diz: “Quem tem um ofício nas mãos é como uma vinha cercada”. Ninguém deve desprezar um ofício honesto com o qual alguém possa ganhar o pão. Paulo, embora fariseu e educado aos pés de Gamaliel, tendo aprendido na juventude a fazer tendas, ainda assim não perdera a arte por falta de uso.

  1. Embora tivesse direito ao sustento das igrejas que havia plantado e das pessoas a quem pregava, ainda assim trabalhava em seu ofício para ganhar o pão. Isso é mais digno de louvor nele, que não pediu provisões, do que naqueles que não o supriram sem que ele pedisse, sabendo em que apertos se encontrava.

Veja como Paulo era humilde e admire-se de que um homem tão grande pudesse descer tanto. Mas aprendera a condescendência com seu Mestre, que veio não para ser servido, mas para servir. Veja como era trabalhador e como estava disposto a se esforçar.

Tinha tanta obra excelente a realizar com a mente e, ainda assim, quando havia ocasião, não julgava indigno trabalhar com as mãos. Mesmo os que foram redimidos da maldição da lei não estão isentos da sentença: “No suor do teu rosto comerás pão”.

Veja como Paulo era zeloso para recomendar seu ministério e evitar preconceitos contra ele, até os mais injustos e irracionais. Por isso se sustentava com o próprio trabalho, para não tornar pesado o evangelho de Cristo, 2 Coríntios 11:7, etc.; 2 Tessalonicenses 3:8, 9.

  1. Embora possamos supor que dominasse seu ofício, ainda assim não desdenhava trabalhar por diária: trabalhou com Áquila e Priscila, que tinham o mesmo ofício, de modo que não recebia mais que o salário de um dia, o mínimo para subsistir.

Os trabalhadores pobres devem ser gratos se seus ofícios lhes trouxerem sustento para si e para suas famílias, ainda que não possam fazer como os comerciantes ricos, que acumulam patrimônio por meio dos seus ofícios.

  1. Embora fosse ele próprio um grande apóstolo, ainda assim escolheu trabalhar com Áquila e Priscila porque viu que tinham grande entendimento das coisas de Deus, como se verá depois (v. 26). Reconhece que foram seus auxiliares em Cristo Jesus, Romanos 16:3.

Isso serve de exemplo para os que vão trabalhar a serviço de alguém: busquem ocupações em que possam receber a melhor ajuda para suas almas. Escolham trabalhar com os que provavelmente serão seus auxiliares em Cristo Jesus.

É bom estar em companhia e ter comunhão com os que nos farão avançar no conhecimento de Cristo e nos colocar sob a influência dos que estão decididos a servir ao Senhor. Sobre esse Áquila, somos informados aqui:

(1.) Que era judeu, mas nascido no Ponto, v. 2. Muitos judeus da dispersão estavam estabelecidos naquela região, como mostra 1 Pedro 1:1.

(2.) Que havia chegado recentemente da Itália a Corinto. Parece que mudava muitas vezes de habitação; este não é o mundo em que podemos propor para nós uma estabilidade.

(3.) Que o motivo de ter deixado a Itália foi que, por um decreto recente do imperador Cláudio César, todos os judeus foram banidos de Roma. Pois os judeus eram em geral odiados, e qualquer ocasião servia para lhes impor agruras e descrédito. A herança de Deus era como uma ave malhada, e as aves ao redor estavam contra ela, Jeremias 12:9.

Áquila, embora cristão, foi banido por ter sido judeu; e os gentios tinham noções tão confusas da questão que não conseguiam distinguir um judeu de um cristão. Suetônio, na vida de Cláudio, fala desse decreto no nono ano de seu reinado e diz que o motivo foi serem os judeus um povo turbulento: assiduo tumultuantes.

Diz também que foi impulsore Christo, por causa de Cristo. Alguns eram zelosos por ele, outros se opunham amargamente a ele; isso causava grandes agitações, que despertaram a suspeita do governo e provocaram o imperador, homem medroso e desconfiado, a ordenar que todos partissem. Se os judeus perseguem os cristãos, não é estranho que os pagãos persigam ambos.

II. Temos aqui Paulo pregando aos judeus e tratando com eles para levá-los à fé em Cristo, tanto os judeus de nascimento quanto os gregos, isto é, os que se haviam tornado prosélitos da religião judaica em maior ou menor grau e frequentavam suas reuniões.

  1. Raciocinava com eles publicamente na sinagoga todos os sábados. Veja de que maneira os apóstolos propagavam o evangelho: não pela força e violência, pelo fogo e pela espada, nem exigindo anuência implícita, mas apresentando razões justas. Atraíam-nos com cordas humanas, davam razões para o que diziam e davam liberdade para levantar objeções, tendo prontas respostas satisfatórias.

Deus nos convida a vir e raciocinar com ele (Isaías 1:18) e desafia os pecadores a apresentar sua causa e expor suas fortes razões, Isaías 41:21. Paulo era um pregador racional, além de fundamentado nas Escrituras.

  1. Ele os persuadia, epeithe. Isso indica:

(1.) A insistência de sua pregação. Não só discutia com eles apresentando razões, mas acompanhava suas razões de persuasões afetuosas, suplicando-lhes, por amor a Deus, por amor à sua própria alma, por amor aos seus filhos, que não recusassem a oferta de salvação que lhes era feita.

Ou, (2.) O bom efeito da sua pregação. Ele os persuadia, isto é, conseguia seu intento com eles; assim alguns entendem. In sententiam suam adducebat: levou-os a partilhar sua opinião. Alguns foram convencidos por seus raciocínios e se renderam a Cristo.

  1. Ficou ainda mais empenhado nisso quando seus companheiros de trabalho, seus auxiliares, se reuniram a ele (v. 5). Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, tendo trazido boas notícias das igrejas de lá, e estavam prontos a ajudá-lo ali e lhe fortaleceram as mãos, então Paulo foi mais pressionado em espírito que antes, o que o tornou mais pressionante que nunca na pregação.

Sentia dor pela obstinação e incredulidade de seus compatriotas judeus; estava mais empenhado que nunca na conversão deles, e o amor de Cristo o constrangia a isso (2 Coríntios 5:14). É essa a palavra usada aqui: pressionava-o em espírito para esse fim.

E, assim pressionado, testemunhou aos judeus com toda a solenidade e seriedade possíveis, como algo de que ele próprio tinha plena certeza e que lhes atestava como palavra fiel e digna de toda aceitação: Jesus é o Cristo, o Messias prometido aos pais e esperado por eles.

III. Temos aqui Paulo abandonando os judeus incrédulos e voltando-se deles para os gentios, como fizera em outros lugares, v. 6:

  1. Muitos judeus, de fato a maioria deles, persistiram em contradizer o evangelho de Cristo e não queriam ceder nem aos raciocínios mais fortes nem às persuasões mais cativantes. Opunham-se e blasfemavam. Alinharam-se para a batalha, como significa a palavra, contra o evangelho; uniram mão com mão para deter seu avanço.

Resolveram que eles próprios não creriam e fariam tudo o que pudessem para impedir os outros de crer. Não conseguiam apresentar razões contra o evangelho, mas compensavam com linguagem ofensiva o que lhes faltava em razão: blasfemavam, falavam de Cristo com descrédito e, nele, do próprio Deus, como em Apocalipse 13:5, 6.

Para justificar sua incredulidade, irromperam em blasfêmia aberta.

  1. Por isso Paulo declarou-se livre de responsabilidade por eles e os deixou perecer na incredulidade. Ele, que fora pressionado em espírito a lhes dar testemunho (v. 5), quando se opuseram a esse testemunho e persistiram na oposição, foi pressionado em espírito a testemunhar contra eles (v. 6).

Mostrou seu zelo nisso também por um sinal: sacudiu suas vestes, tirando-lhes o pó, como antes haviam sacudido o pó dos pés, Atos 13:51, em testemunho contra eles. Assim se declarou livre de responsabilidade por eles, mas ameaçou com os juízos de Deus contra eles.

Assim como Pilatos, ao lavar as mãos, indicou que a culpa pelo sangue de Cristo passava dele para os judeus, Paulo, ao sacudir as vestes, indicou o que disse, para, se possível, com isso tocá-los:

(1.) Tinha feito sua parte e estava limpo do sangue das almas deles. Como um fiel vigia, tinha-lhes dado aviso e, desse modo, livrado sua própria alma, embora não pudesse conseguir seu intento de livrar as deles. Tentara todos os meios para tocá-los, mas tudo em vão.

Portanto, se perecerem na incredulidade, o sangue deles não lhe deve ser cobrado. Aqui e em Atos 20:26, refere-se claramente a Ezequiel 33:8, 9. É muito confortante para um ministro ter o testemunho da própria consciência de que cumpriu fielmente seu encargo, avisando os pecadores.

(2.) Certamente pereceriam se persistissem na incredulidade, e a culpa caberia inteiramente a eles: seu sangue seja sobre suas próprias cabeças. Vocês serão seus próprios destruidores; sua nação será arruinada neste mundo, e os particulares serão arruinados no outro mundo, e somente vocês levarão a culpa.

Se algo pudesse enfim assustá-los a ponto de aceitarem o evangelho, certamente isso o faria.

  1. Tendo desistido deles, ainda assim não desiste de sua obra. Ainda que Israel não seja reunido, Cristo e seu evangelho serão gloriosos: “De agora em diante irei aos gentios”. E os judeus não podem reclamar, pois receberam a primeira oferta, e uma oferta justa.

Os convidados primeiramente chamados não querem vir, e a provisão não pode ser desperdiçada. Por isso é preciso trazer convidados dos caminhos e das cercas. Teríamos reunido os judeus (Mateus 23:37), teríamos curado os judeus (Jeremias 51:9), e eles não quiseram. Mas Cristo não pode ser cabeça sem corpo nem fundamento sem construção; por isso, se eles não querem, devemos ver se outros querem.

Assim a queda e a diminuição dos judeus tornaram-se riqueza dos gentios. Paulo lhes disse isso face a face não só porque era algo que podia justificar, mas para provocá-los ao zelo, Romanos 11:12, 14.

Versículos 7 a 11

Paulo Visita Corinto.

Aqui nos é dito:

I. Que Paulo mudou de lugar. Quando enviou seus discípulos, Cristo os orientou a não ir de casa em casa (Lucas 10:7); mas podia haver ocasião para fazê-lo, como Paulo fez aqui. Ele saiu da sinagoga, expulso pela perversidade dos judeus incrédulos, e entrou na casa de certo homem chamado Justo, v. 7.

Ao que parece, foi à casa desse homem não para hospedar-se, pois continuou com Áquila e Priscila, mas para pregar. Quando os judeus não lhe permitiram prosseguir pacificamente com sua obra na reunião deles, esse homem honesto lhe abriu as portas e disse que seria bem-vindo para pregar ali. Paulo aceitou a proposta.

Não era a primeira vez que a arca de Deus se alojava numa casa particular. Quando Paulo não pôde ter liberdade para pregar na sinagoga, pregou numa casa, sem nenhum descrédito para sua doutrina. Mas observe o relato desse homem e de sua casa:

  1. O homem era quase um judeu; era alguém que adorava a Deus. Não era idólatra, embora fosse gentio, mas adorador do Deus de Israel, e só dele, como Cornélio.

Para causar menos ofensa aos judeus, embora os tivesse abandonado, Paulo estabeleceu sua reunião na casa desse homem. Mesmo quando precisou separar-se deles para voltar-se aos gentios, ainda assim procurava ser atencioso com eles.

  1. A casa ficava ao lado da sinagoga, bem junto a ela. Alguns talvez interpretassem isso como feito com o desígnio de atrair pessoas da sinagoga para a reunião.

Mas prefiro pensar que foi feito por caridade, para mostrar que Paulo se aproximaria deles tanto quanto pudesse e estava pronto a voltar para eles se estivessem dispostos a receber sua mensagem e não a contradissessem nem blasfemassem como haviam feito.

II. Que Paulo logo viu o bom fruto de seus trabalhos, tanto entre judeus quanto entre gentios:

  1. Crispo, judeu eminente e principal dirigente da sinagoga, creu no Senhor Jesus com toda a sua casa, v. 8. Era para honra do evangelho que alguns dirigentes e pessoas da mais alta posição, tanto na igreja quanto no estado, o abraçassem.

Isso deixaria os judeus sem desculpa: o dirigente da sinagoga deles, que se pode supor superior aos demais no conhecimento das escrituras e no zelo por sua religião, creu no evangelho, e ainda assim eles se opunham a ele e o blasfemavam. Não só ele, mas também sua casa creu e provavelmente foi batizada com ele por Paulo, 1 Coríntios 1:14.

  1. Muitos dos coríntios, que eram gentios — alguns deles de mau caráter, como se vê em 1 Coríntios 6:11: “Tais foram alguns de vós” —, ao ouvir, creram e foram batizados. Primeiro ouviram, pois a fé vem pelo ouvir.

Talvez alguns tenham ido ouvir Paulo por certos convencimentos da consciência de que o caminho em que estavam não era certo. Mas é provável que a maioria tenha ido apenas por curiosidade, porque se pregava uma doutrina nova.

Contudo, ao ouvir, creram, pelo poder de Deus que operava neles. E, ao crer, foram batizados e assim se firmaram por Cristo, assumiram a profissão do cristianismo e adquiriram direito aos privilégios dos cristãos.

III. Que Paulo foi animado por uma visão a continuar sua obra em Corinto (v. 9). O Senhor Jesus falou a Paulo de noite, numa visão.

Enquanto ele refletia sobre sua obra, tinha comunhão com seu próprio coração no leito e ponderava se deveria continuar ali ou não, que método deveria adotar e qual era a probabilidade de fazer o bem, Cristo lhe apareceu em momento muito oportuno.

E, em meio à multidão de pensamentos em seu íntimo, alegrou sua alma com consolos divinos:

  1. Renovou sua comissão e sua incumbência de pregar o evangelho: “Não temas os judeus, embora estejam muito exaltados e talvez ainda mais enfurecidos pela conversão do principal dirigente da sinagoga deles. Não temas os magistrados da cidade, pois não têm poder algum contra ti senão o que lhes é dado do alto.”

“É a causa do céu que defendes; faze-o com ousadia. Não temas suas palavras nem te assustes com seus olhares; mas fala e não te cales; não deixes passar nenhuma oportunidade de lhes falar. Clama em alta voz, não te poupes. Não te cales de falar por medo deles, nem te cales ao falar” — se assim posso dizer.

“Não fales com timidez e cautela, mas de modo claro, pleno e corajoso. Fala abertamente; usa toda a liberdade de espírito própria de um embaixador de Cristo.”

  1. Assegurou-lhe sua presença, o que bastava para animá-lo e lhe dar vida e vigor: “Não temas, porque estou contigo para proteger-te, sustentar-te e livrar-te de todos os teus temores. Fala e não te cales, porque estou contigo para reconhecer o que dizes, trabalhar contigo e confirmar a palavra com os sinais que a seguirem.”

A mesma promessa que confirmou a comissão geral (Mateus 28:19, 20), “Eis que estou convosco sempre”, é aqui repetida. Os que têm Cristo consigo não precisam temer e não devem recuar.

  1. Deu-lhe garantia de proteção para preservá-lo de qualquer prejuízo: “Ninguém te atacará para te fazer mal; serás livrado das mãos de homens perversos e desarrazoados e não serás expulso daqui pela perseguição, como foste de outros lugares.”

Ele não promete que ninguém atacaria Paulo, pois, conforme v. 12, a próxima notícia que temos é de que o atacaram e levaram ao tribunal. Mas promete: “Ninguém te atacará para te fazer mal; o restante da cólera deles será refreado; não serás açoitado nem preso aqui como foste em Filipos.”

Paulo recebeu de início tratamento mais grosseiro que depois e agora era consolado segundo o tempo em que fora afligido. As provações não durarão para sempre, Salmos 66:10-12.

Ou podemos entendê-lo de modo mais geral: “Ninguém te atacará, tou kakosai se — para te fazer mal; por mais dificuldades que te causem, não há nisso mal verdadeiro. Podem matar-te, mas não podem causar-te prejuízo, pois estou contigo”, Salmos 23:4; Isaías 41:10.

  1. Deu-lhe perspectiva de êxito: “Porque tenho muito povo nesta cidade. Portanto, ninguém prevalecerá para obstruir tua obra; portanto, estarei contigo para reconhecer tua obra; portanto, prossegue nela com vigor e alegria, pois há muitos nesta cidade que serão eficazmente chamados por teu ministério. Neles verás o fruto do trabalho da tua alma.”

Laos esti moi polys — Tenho aqui um povo numeroso. O Senhor conhece os que são seus, sim, e os que serão seus, pois é pela obra dele neles que se tornam seus, e todas as suas obras lhe são conhecidas.

“Eu os tenho, embora ainda não me conheçam, embora Satanás ainda os leve cativos à sua vontade, pois o Pai os deu a mim para serem uma descendência que me sirva. Tenho-os inscritos no livro da vida; tenho anotados seus nomes e, de todos os que me foram dados, não perderei nenhum.”

“Eu os tenho, pois tenho certeza de que os terei.” Aos que predestinou, a esses chamou. Nessa cidade, embora seja uma cidade muito profana e perversa, cheia de impureza, ainda mais por causa do templo de Vênus que ali havia e ao qual muitos recorriam, ainda assim, nesse monte que parece ser só palha, há trigo; nesse minério que parece ser só escória, há ouro.

Não nos desesperemos quanto a lugar algum, pois até em Corinto Cristo tinha muito povo.

IV. Que, diante desse ânimo, permaneceu muito tempo ali (v. 11): continuou em Corinto por um ano e seis meses, não para descansar, mas para prosseguir em sua obra, ensinando-lhes a palavra de Deus. Como era uma cidade à qual afluíam pessoas de toda parte, tinha ali oportunidade de pregar o evangelho a visitantes e de fazer que a notícia dele chegasse dali a outras regiões. Permaneceu tanto tempo:

  1. Para trazer para dentro os que estavam fora. Cristo tinha muito povo ali e, pelo poder de sua graça, poderia tê-lo convertido por inteiro num mês ou numa semana, como na primeira pregação do evangelho, quando milhares foram apanhados num só lançamento da rede. Mas Deus opera de maneiras diversas.

O povo que Cristo tem em Corinto precisa ser chamado aos poucos, alguns por um sermão, outros por outro. Ainda não vemos todas as coisas sujeitas a Cristo. Que os ministros de Cristo prossigam em seu dever, embora a obra não se conclua toda de uma vez; ou melhor, embora avance só um pouco de cada vez.

  1. Para edificar os que estavam dentro. Os convertidos ainda precisam que lhes seja ensinada a palavra de Deus e, em Corinto, precisavam especialmente que o próprio Paulo a ensinasse. Pois mal fora semeada a boa semente naquele campo, o inimigo veio e semeou joio: os falsos apóstolos, aqueles obreiros fraudulentos de quem Paulo tanto se queixa nas suas epístolas aos coríntios.

Quando as mãos dos perseguidores judeus, inimigos declarados do evangelho, foram atadas, a língua dos pregadores judaizantes causou a Paulo uma tribulação mais vexatória e à igreja um estrago mais danoso. Sob o pretexto do nome cristão, minavam os próprios fundamentos do cristianismo.

Supõe-se que Paulo tenha escrito, pouco depois de chegar a Corinto, a primeira epístola aos tessalonicenses, que, em ordem cronológica, foi a primeira de todas as epístolas que escreveu por inspiração divina. A segunda epístola à mesma igreja foi escrita não muito depois.

Os ministros podem servir a Cristo e promover os grandes fins de seu ministério escrevendo boas cartas, assim como pregando bons sermões.

Versículos 12 a 17

Paulo Visita Corinto.

Temos aqui o relato de uma perturbação causada a Paulo e a seus amigos em Corinto, mas sem grande prejuízo nem muito impedimento à obra de Cristo ali.

I. Paulo é acusado pelos judeus perante o governador romano, v. 12, 13. O governador era Gálio, delegado da Acaia, isto é, procônsul, pois a Acaia era uma província consular do império.

Esse Gálio era irmão mais velho do famoso Sêneca. Na juventude chamava-se Novato, mas tomou o nome de Gálio quando foi adotado pela família de Júlio Gálio. Seu irmão Sêneca o descreve como homem de grande franqueza e probidade e de temperamento maravilhosamente bom.

Era chamado Dulcis Gallio, Gálio, o Doce, por sua índole amável, e diz-se que era amado por todos. Agora observe:

  1. Com que rudeza Paulo é preso e levado diante de Gálio. Os judeus se insurgiram em comum acordo contra Paulo. Eram os líderes de todo o dano causado contra ele e fizeram uma aliança para causar-lhe dano.

Estavam unânimes nisso: vieram contra ele de comum acordo, de mãos dadas para praticar essa maldade. Fizeram-no com violência e furor. Levantaram-se numa revolta que perturbou a paz pública e arrastaram Paulo ao tribunal, sem lhe dar, até onde sabemos, tempo para preparar sua defesa.

  1. Com quanta falsidade Paulo é acusado perante Gálio (v. 13): “Este sujeito persuade as pessoas a adorar a Deus de um modo contrário à lei”. Não podiam acusá-lo de persuadir as pessoas a não adorar a Deus de modo algum nem a adorar outros deuses (Deuteronômio 13:2), mas só de adorá-lo de um modo contrário à lei.

Os romanos consentiam que os judeus de suas províncias observassem a própria lei. E daí? Seriam, por isso, processados como criminosos os que adorassem a Deus de outra maneira? A tolerância concedida a eles incluía o poder de impor sua prática aos demais?

A acusação, porém, era injusta. A própria lei deles continha a promessa de um profeta que Deus levantaria entre eles e a quem deveriam ouvir. Ora, Paulo os persuadia a crer nesse profeta, que já viera, e a ouvi-lo, o que estava de acordo com a lei. Pois ele não veio destruir a lei, mas cumpri-la.

Os judeus de Corinto não podiam observar a lei relativa ao serviço do templo por estarem longe de Jerusalém, e Paulo não contrariava nenhuma parte do culto deles na sinagoga.

Assim, quando se ensina às pessoas a adorar a Deus em Cristo e a adorá-lo no Espírito, estão prontas a criar desavença, como se lhes fosse ensinado a adorá-lo contra a lei. De fato, isso aperfeiçoa a lei.

II. Gálio, logo ao começar a audiência, ou melhor, sem sequer ouvir a causa, a dispensa e se recusa a tomar conhecimento dela, v. 14, 15. Paulo estava prestes a se defender e mostrar que não ensinava as pessoas a adorar a Deus contra a lei. Mas o juiz, decidido a não proferir sentença sobre a causa, não quis dar-se ao trabalho de examiná-la. Observe:

  1. Mostra-se disposto a cumprir o papel de juiz em qualquer questão que lhe competisse examinar. Disse aos judeus, os acusadores: “Se fosse questão de injúria ou de grave maldade, se pudésseis acusar o réu de furto ou fraude, homicídio ou roubo violento, ou qualquer ato de imoralidade, eu me consideraria obrigado a suportar vossas queixas, ainda que fossem clamorosas e ruidosas”.

Pois a grosseria dos requerentes não seria bom motivo para lhes negar justiça, se sua causa fosse justa. É dever dos magistrados reparar os danos sofridos pelos prejudicados e punir os que praticam a injustiça. Mesmo que a queixa não seja apresentada com todo o decoro possível, devem ouvi-la até o fim. Mas:

  1. De modo algum consentiria que lhe apresentassem queixa de algo fora da sua jurisdição (v. 15): “Se é questão de palavras, nomes e da vossa lei, vede-o vós mesmos. Resolvei-a entre vós como puderdes, mas não serei juiz dessas coisas. Não sobrecarregareis minha paciência com a audiência nem minha consciência com um julgamento”.

Por isso, quando insistiram e pressionaram para ser ouvidos, ele os expulsou do tribunal (v. 16) e mandou chamar outra causa. Agora:

(1.) Havia algo correto e digno de louvor na conduta de Gálio: não alegar julgar questões que não entendia; deixar os judeus resolverem entre si os assuntos da própria religião, mas não permitir que, sob essa alegação, atacassem e maltratassem Paulo.

Ou, ao menos, não se deixar usar como instrumento da malícia deles para proferir sentença contra ele. Considerava a questão fora da sua jurisdição e, por isso, não quis envolver-se nela. Mas:

(2.) Certamente errou ao falar com tanto desprezo de uma lei e religião que poderia saber serem de Deus e com as quais deveria familiarizar-se. De que maneira Deus deve ser adorado, se Jesus é o Messias, se o evangelho é revelação divina: essas não eram questões de palavras e nomes, como ele as chamou com desdém e irreverência.

São questões de enorme importância nas quais, se as tivesse entendido corretamente, teria visto estar pessoalmente envolvido. Fala como se se gabasse de sua ignorância das escrituras e dela se orgulhasse, como se fosse indigno dele reparar na lei de Deus ou fazer qualquer investigação sobre ela.

III. O abuso cometido contra Sóstenes e a indiferença de Gálio diante disso, v. 17:

  1. As partes manifestaram grande desprezo pelo tribunal quando agarraram Sóstenes e o espancaram diante dele. Há muitas conjecturas sobre a questão, pois não se sabe ao certo quem era esse Sóstenes nem quem eram os gregos que o maltrataram.

Parece mais provável que Sóstenes fosse cristão e amigo particular de Paulo, que se apresentou em seu favor nessa ocasião e provavelmente zelou pela segurança dele e o conduziu para longe quando Gálio dispensou a causa. Assim, não encontrando Paulo, atacaram quem o protegia.

É certo que havia um Sóstenes amigo de Paulo e bem conhecido em Corinto. É provável que fosse ministro, pois Paulo o chama irmão e o associa a si na primeira epístola à igreja de Corinto (1 Coríntios 1:1), como faz com Timóteo na segunda. Provavelmente era esse mesmo homem.

Diz-se que era chefe da sinagoga, ou governando-a juntamente com Crispo (v. 8), ou chefiando uma sinagoga enquanto Crispo chefiava outra.

Quanto aos gregos que o maltrataram, é muito provável que fossem judeus helenistas ou gregos judaizantes, os que se juntaram aos judeus na oposição ao evangelho (v. 4, 6), e que os judeus de nascimento os incitaram a agir, pensando que a conduta deles causaria menos ofensa.

Estavam tão enfurecidos contra Paulo que espancaram Sóstenes; e tão enfurecidos contra Gálio, por não apoiar a acusação, que espancaram Sóstenes diante do tribunal. Com isso, na prática, disseram a Gálio que não se importavam com ele. Se ele não quisesse executar as sentenças deles, eles mesmos seriam seus próprios juízes.

  1. O tribunal não manifestou menor desprezo pela causa nem pelas pessoas: Gálio não se importou com nenhuma dessas coisas. Se isso significa que não se importava com as afrontas dos homens maus, era louvável.

Enquanto aderisse firmemente às leis e às regras da equidade, podia desprezar o desprezo deles. Mas, se significa, como penso que significa, que não se preocupava com os abusos cometidos contra homens bons, sua indiferença vai longe demais e nos dá uma má opinião dele.

Há aqui maldade praticada no lugar do julgamento, como Salomão lamenta em Eclesiastes 3:16, e nada é feito para desestimulá-la ou reprimi-la. Gálio, como juiz, deveria ter protegido Sóstenes e contido e punido os gregos que o atacaram.

Talvez não seja fácil impedir que um homem seja atacado por uma multidão na rua ou no mercado. Mas que isso aconteça em seu tribunal, durante uma sessão, sem que o tribunal se importe, mostra que “a verdade caiu na rua e a equidade não pode entrar”; pois “quem se afasta do mal se torna presa”, Isaías 59:14, 15.

Os que veem ou ouvem falar dos sofrimentos do povo de Deus e não têm compaixão nem preocupação por eles, não sentem pena deles nem oram por eles, e para quem tanto faz se os interesses da religião afundam ou se mantêm, têm o espírito de Gálio. Quando um homem bom foi maltratado diante dele, não se importou com nada disso.

São como os que viviam sossegados em Sião e não se afligiam com a aflição de José (Amós 6:6), e como o rei e Hamã, que se sentaram para beber enquanto a cidade de Susã estava perplexa, Ester 3:15.

Versículos 18 a 23

A Visita de Paulo a Éfeso e Jerusalém.

Temos aqui Paulo em movimento, como o tivemos em Corinto em repouso por algum tempo; mas em ambos ocupado, muito ocupado, no serviço de Cristo. Se permanecia sentado, se andava por toda parte, continuamente era para fazer o bem. Aqui está:

I. A partida de Paulo de Corinto, v. 18:

  1. Ele só partiu algum tempo depois da tribulação que encontrou ali. De outros lugares havia partido quando a tempestade surgiu, mas não de Corinto, porque ali mal havia surgido quando caiu outra vez.

Alguns nos dizem que Gálio deu apoio discreto a Paulo e o tomou sob sua proteção, e que isso ocasionou uma correspondência entre Paulo e Sêneca, irmão de Gálio, da qual alguns dos antigos falam.

Depois disso, permaneceu ali ainda por um bom tempo, segundo alguns, além do ano e meio mencionado, v. 11. Enquanto percebia que não trabalhava em vão, continuava trabalhando.

  1. Ao partir, despediu-se dos irmãos solenemente e com muita afeição, com consolos e conselhos apropriados e orações na despedida, elogiando o que era bom, censurando o que era diferente e dando-lhes as cautelas necessárias contra as astúcias dos falsos apóstolos; seu sermão de despedida deixaria impressões neles.

  2. Levou consigo Priscila e Áquila, porque desejavam acompanhá-lo; pois pareciam dispostos a mudar-se e pouco inclinados a permanecer muito tempo num lugar. Essa disposição pode surgir de um bom princípio e produzir bons efeitos; por isso, não deve ser condenada nos outros, embora deva ser suspeitada em nós mesmos.

Uma grande amizade havia sido contraída entre eles e Paulo; por isso, quando ele partiu, pediram para ir com ele.

  1. Em Cencreia, perto de Corinto, o porto onde os que saíam de Corinto para o mar embarcavam, ou Paulo ou Áquila, pois o original não determina qual, teve sua cabeça rapada para se liberar do voto de nazireu: Tendo rapado a cabeça em Cencreia; pois tinha um voto.

Os que viviam na Judeia eram, em tal caso, obrigados a fazê-lo no templo; mas os que viviam em outras regiões podiam fazê-lo em outros lugares. A cabeça do nazireu devia ser rapada ou quando sua consagração fosse acidentalmente contaminada, caso em que deveria começar outra vez, ou quando os dias de sua separação se completassem (Números 6:9, 18); supomos que este era o caso aqui.

Alguns atribuem isso a Áquila, que era judeu (v. 2) e talvez retivesse mais de seu judaísmo do que era conveniente; mas não vejo prejuízo em admiti-lo a respeito de Paulo, pois a respeito dele temos de admitir a mesma coisa (Atos 21:24, 26).

Era não só por uma acomodação temporária aos judeus, para quem se tornou como judeu (1 Coríntios 9:20), para conquistá-los, mas porque o voto dos nazireus, embora cerimonial e, como tal, prestes a desaparecer, contudo tinha muita significação moral e muito piedosa; por isso, era apropriado que morresse por último entre todas as cerimônias judaicas.

Os nazireus são associados aos profetas (Amós 2:11) e eram em grande medida a glória de Israel (Lamentações 4:7); por isso, não é estranho que Paulo se obrigasse por algum tempo, com o voto de nazireu, a abster-se de vinho e bebida forte e de aparar o cabelo, para recomendar-se aos judeus; agora se liberou disso.

II. A passagem de Paulo por Éfeso, que era a metrópole da Ásia Menor e um porto marítimo:

  1. Ali deixou Áquila e Priscila, não só porque seriam apenas um peso para ele em sua viagem, mas porque poderiam ser úteis aos interesses do evangelho em Éfeso. Paulo pretendia em breve estabelecer-se ali por algum tempo e, nesse intervalo, deixou Áquila e Priscila ali.

Era para o mesmo fim com que Cristo enviou seu discípulo adiante a cada lugar aonde ele próprio iria, para preparar seu caminho. Áquila e Priscila, cristãos muito inteligentes e criteriosos, poderiam, por conversas particulares, dispor as mentes de muitos a receber Paulo favoravelmente quando viesse entre eles e a entender sua pregação.

Por isso, ele os chama de seus auxiliares em Cristo Jesus, Romanos 16:3.

  1. Ali pregou aos judeus em sua sinagoga; embora só passasse ali em sua viagem, ainda assim não quis partir sem lhes dar um sermão. Entrou na sinagoga não como ouvinte, mas como pregador, pois ali raciocinou com os judeus.

Embora tivesse abandonado os judeus em Corinto, que se opunham e blasfemavam, ainda assim não evitou, por causa deles, as sinagogas dos judeus em outros lugares, mas continuamente lhes fez a primeira oferta do evangelho. Não devemos condenar todo um corpo ou denominação de homens por causa de alguns que se conduzem mal.

  1. Os judeus em Éfeso estavam tão longe de expulsar Paulo que solicitaram sua permanência com eles (v. 20): “Desejavam que permanecesse mais tempo com eles”, para instruí-los no evangelho de Cristo. Eram mais nobres e mais bem educados que os judeus de Corinto e de outros lugares.

Era um sinal de que Deus não havia rejeitado totalmente seu povo, mas tinha um remanescente entre eles.

  1. Paulo não quis permanecer com eles agora: “Não anuiu”; mas se despediu deles. Tinha de ir mais longe; precisava de todo modo guardar essa festa em Jerusalém; não que se julgasse obrigado por dever a isso, pois sabia que as leis das festas já não obrigavam.

Mas tinha assuntos em Jerusalém, quaisquer que fossem, que seriam mais bem tratados na época da festa, quando havia um encontro geral de todos os judeus de todas as partes; não nos é dito qual das festas era, provavelmente a Páscoa, que era a mais eminente.

  1. Indicou seu propósito, depois dessa viagem, de vir passar algum tempo em Éfeso, animado pelo convite bondoso deles a esperar fazer o bem entre eles. É bom ter oportunidades de reserva; quando uma boa obra termina, ter outra à qual nos aplicar: “Voltarei outra vez a vós”; mas ele insere aquela ressalva necessária: “Se Deus quiser”.

Nossos tempos estão na mão de Deus; nós propomos, mas ele dispõe; por isso, devemos fazer todas as nossas promessas com submissão à vontade de Deus. “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Voltarei outra vez a vocês, se o Espírito me permitir (Atos 16:7); isso estava incluído no caso de Paulo.

Não só se a providência conceder, mas se Deus não dirigir meus movimentos de outra maneira.

III. A visita de Paulo a Jerusalém foi uma visita curta, mas serviu como sinal de respeito àquela que era na verdade a igreja-mãe:

  1. Veio por mar ao porto mais próximo de Jerusalém. Navegou de Éfeso (v. 21) e desembarcou em Cesareia, v. 22. Escolheu ir por mar pela rapidez e segurança e para ver as obras do Senhor e suas maravilhas nas profundezas.

Jope havia sido o porto de Jerusalém, mas Herodes havia desenvolvido Cesareia, e o porto de Jope era perigoso; por isso, aquele era geralmente usado.

  1. Subiu e saudou a igreja, expressão pela qual, penso, se entende claramente a igreja de Jerusalém, enfaticamente chamada a igreja, porque ali começou a igreja cristã, Atos 15:4.

Paulo julgou necessário mostrar-se entre eles, para que não pensassem que seu êxito entre os gentios o fizera julgar-se ou acima deles ou afastado deles, ou que a honra que Deus lhe havia dado o fizera esquecer a honra que lhes devia. Sua ida para saudar a igreja em Jerusalém indica:

(1.) Que lhes fez uma visita muito amistosa, por pura bondade, para perguntar por seu estado e testemunhar sua boa vontade sincera para com eles. Repare: o aumento de nossos novos amigos não deve nos fazer esquecer os antigos; mas deve ser um prazer para homens bons e bons ministros renovar o conhecimento anterior.

Os ministros em Jerusalém eram residentes constantes, Paulo era um itinerante constante; mas teve zelo por manter boa correspondência com eles, para que se alegrassem com ele em sua saída e ele se alegrasse com eles em suas tendas, e para que tanto se congratulassem quanto desejassem bem ao consolo e ao êxito uns dos outros.

(2.) Que foi só uma visita curta. Subiu e os saudou, talvez com o beijo santo, e não permaneceu entre eles. O desígnio era só um encontro passageiro, e contudo Paulo empreendeu essa longa viagem para isso. Este não é o mundo em que estaremos juntos.

O povo de Deus é o sal da terra, disperso e espalhado; contudo, é bom nos vermos às vezes, mesmo que seja só para nos vermos, para confirmar o amor mútuo, melhor manter nossa comunhão espiritual uns com os outros à distância e desejar tanto mais aquela Jerusalém celestial em que esperamos estar juntos para sempre.

IV. Seu retorno por aquelas regiões onde havia anteriormente pregado o evangelho:

  1. Foi e passou algum tempo em Antioquia, entre seus antigos amigos ali, de onde havia sido enviado pela primeira vez a pregar entre os gentios, Atos 13:1. Desceu a Antioquia para refrescar-se com a visão dos ministros ali e com a comunhão com eles.

É um refresco muito bom para um ministro fiel ter por algum tempo o convívio de seus irmãos; pois, como o ferro afia o ferro, assim um homem aguça o semblante de seu amigo. A chegada de Paulo a Antioquia traria à lembrança os dias anteriores, que lhe forneceriam matéria para novas ações de graças.

  1. Dali percorreu a região da Galácia e da Frígia em ordem, onde havia pregado o evangelho e plantado igrejas; embora mencionado muito brevemente (Atos 16:6), contudo esse foi um trabalho glorioso, como aparece em Gálatas 4:14, 15, onde Paulo fala de sua primeira pregação do evangelho aos gálatas e de o receberem como um anjo de Deus.

Essas igrejas rurais, pois eram assim (Gálatas 1:2), e não lemos de nenhuma cidade na Galácia onde houvesse uma igreja, Paulo visitou em ordem conforme sua localização, regando o que havia sido instrumento para plantar e fortalecendo todos os discípulos. Sua própria chegada entre eles e seu reconhecimento deles eram um grande fortalecimento para eles e seus ministros.

O apoio de Paulo os animava; mas isso não era tudo: pregava-lhes o que os fortalecia, o que confirmava sua fé em Cristo, suas resoluções por Cristo e suas afeições piedosas para com ele.

Os discípulos precisam ser fortalecidos, pois estão cercados de fraqueza; os ministros devem fazer o que puderem para fortalecê-los, fortalecer todos eles, dirigindo-os a Cristo e levando-os a viver dele, cuja força é aperfeiçoada na fraqueza deles e que é ele próprio sua força e cântico.

Versículos 24 a 28

O Caráter de Apolo.

A história sagrada deixa Paulo em suas viagens e vai aqui encontrar Apolo em Éfeso e nos dar algum relato dele, que era necessário para entendermos algumas passagens das epístolas de Paulo.

I. Eis um relato de seu caráter quando chegou a Éfeso:

  1. Era judeu, nascido em Alexandria do Egito, mas de pais judeus. Pois havia muitos judeus naquela cidade desde a dispersão do povo, conforme fora predito (Deuteronômio 28:68): “O Senhor te fará voltar ao Egito”. Seu nome, no original, não era Apollo, nome de um dos deuses pagãos, mas Apollos. Alguns pensam que era o mesmo que Apeles, Romanos 16:10.

  2. Era um homem de excelentes capacidades e bem preparado para o serviço público. Era eloquente e poderoso nas escrituras do Antigo Testamento, em cujo conhecimento fora criado como judeu:

(1.) Tinha grande domínio da linguagem. Era eloquente, aner logios: homem prudente, segundo alguns; homem erudito, segundo outros; historiarum peritus: bom historiador, excelente qualificação para o ministério. A expressão significa propriamente alguém que sabia falar bem.

Era um oráculo de homem. Era famoso por falar de modo pertinente e direto, completo e fluente, sobre qualquer assunto.

(2.) Tinha grande domínio da linguagem das escrituras, e era essa a eloquência pela qual se destacava. Chegou a Éfeso, sendo poderoso nas escrituras: é assim que as palavras estão dispostas. Dotado de excelente capacidade para expor as escrituras, foi a Éfeso, lugar público, negociar com esse talento para a honra de Deus e o bem de muitos.

Não era apenas versado nas escrituras, capaz de citar textos de memória, repeti-los e dizer onde encontrá-los. Muitos judeus carnais também o eram e, por isso, dizia-se que tinham a forma do conhecimento e a letra da lei. Ele, porém, era poderoso nas escrituras.

Entendia o sentido e o significado delas; sabia como usá-las e aplicá-las, como raciocinar com base nelas e fazê-lo com força. Um poder de convencer, impor respeito e confirmar acompanhava todas as suas exposições e aplicações das escrituras. É provável que tivesse dado provas de seu conhecimento das escrituras e de suas capacidades nelas em muitas sinagogas dos judeus.

  1. Fora instruído no caminho do Senhor. Isto é, tinha algum conhecimento da doutrina de Cristo, adquirira noções gerais do evangelho e dos princípios do cristianismo: que Jesus é o Cristo e aquele profeta que viria ao mundo.

A primeira informação disso seria prontamente acolhida por alguém tão poderoso nas escrituras quanto Apolo, que, por isso, entendia os sinais dos tempos. Fora instruído, katechemenos: fora catequizado, como diz a palavra, ou por seus pais ou por ministros. Fora-lhe ensinado algo sobre Cristo e o caminho da salvação por meio dele.

Aos que devem ensinar outros precisa primeiro ser ensinada a palavra do Senhor, não só para falar dela, mas para andar nela. Não basta que nossas línguas estejam afinadas com a palavra do Senhor; mas nossos pés precisam ser dirigidos ao caminho do Senhor.

  1. Contudo, conhecia somente o batismo de João. Fora instruído no evangelho de Cristo até onde o ministério de João podia levá-lo, e não além. Conhecia mais a preparação do caminho do Senhor por aquela voz que clamava no deserto que o próprio caminho do Senhor.

Não podemos deixar de pensar que tivesse ouvido falar da morte e ressurreição de Cristo, mas não fora iniciado no mistério dessas coisas. Não tivera oportunidade de ter comunhão com nenhum dos apóstolos desde o derramamento do Espírito. Ou ele próprio só tivesse sido batizado com o batismo de João, mas não com o Espírito Santo, como os discípulos no dia de Pentecostes.

II. Temos aqui o emprego e o aproveitamento de seus dons em Éfeso. Foi para lá buscando oportunidades de fazer o bem e recebê-lo, e encontrou ambas:

  1. Ali fez ótimo uso de seus dons em público. Provavelmente chegou recomendado à sinagoga dos judeus como homem apto a ensinar ali. Conforme a luz que tinha e a medida do dom que lhe fora dado, dispôs-se a servir (v. 25): “Sendo fervoroso no Espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor”.

Embora não tivesse os dons milagrosos do Espírito que os apóstolos tinham, fazia uso dos dons que possuía. Pois a dispensação do Espírito, qualquer que seja sua medida, é dada a cada um para proveito. E, por uma parábola, nosso Salvador tinha o desígnio de ensinar a seus ministros que, ainda que tivessem apenas um talento, não deveriam enterrá-lo.

Vimos que Apolo era dotado de boa cabeça e boa língua: era eloquente e poderoso nas escrituras. Acumulara grande reserva de conhecimento útil e tinha excelente capacidade de comunicá-lo. Vejamos agora o que ulteriormente o recomendava como pregador; e seu exemplo é recomendado à imitação de todos os pregadores:

(1.) Era um pregador vivo e afetuoso. Assim como tinha boa cabeça, assim tinha bom coração: era fervoroso no Espírito. Havia nele muito fogo divino, além de luz divina; ardia tanto quanto brilhava. Estava cheio de zelo pela glória de Deus e pela salvação de almas preciosas.

Isso aparecia tanto na prontidão com que pregava quando os líderes da sinagoga o chamavam quanto no fervor de sua pregação. Pregava como alguém que falava a sério e tinha o coração na obra.

Que combinação feliz! Muitos são fervorosos no espírito, mas fracos no conhecimento, no conhecimento das escrituras; precisam procurar longe as palavras apropriadas e usam muitas inadequadas. Por outro lado, muitos são suficientemente eloquentes, poderosos nas escrituras, eruditos e judiciosos, mas não têm vida nem fervor.

Aqui estava um homem de Deus completo, inteiramente preparado para sua obra: tanto eloquente quanto fervoroso, cheio tanto de conhecimento divino quanto de afetos divinos.

(2.) Era um pregador trabalhador e laborioso. “Falava e ensinava diligentemente.” Empenhava-se na pregação; o que expunha era elaborado. Não oferecia a Deus nem à sinagoga algo que ou não custasse nada ou nada lhe custasse.

Primeiro trabalhava a mensagem em seu próprio coração e depois se esforçava para imprimi-la nos que ouviam sua pregação. Ensinava diligentemente, akribos: com precisão e exatidão; tudo o que dizia era bem ponderado.

(3.) Era um pregador evangélico. Embora só conhecesse o batismo de João, ainda assim esse era o começo do evangelho de Cristo, ao qual se mantinha fiel. Pois ensinava as coisas do Senhor, do Senhor Cristo, as coisas que preparavam seu caminho e o exaltavam.

Os assuntos pertinentes ao reino do Messias eram os que escolhia para insistir neles. Não nas coisas da lei cerimonial, embora agradassem aos ouvintes judeus; nem nas coisas da filosofia gentílica, embora pudesse ter discorrido muito bem sobre essas coisas; mas nas coisas do Senhor.

(4.) Era um pregador corajoso. Começou a falar ousadamente na sinagoga como alguém que, tendo posto sua confiança em Deus, não temia o rosto de nenhum homem. Falava como quem conhecia a verdade do que dizia e dela não duvidava, conhecia seu valor e não receava sofrer por ela.

Na sinagoga, onde os judeus não só estavam presentes, mas tinham poder, pregava as coisas de Deus contra as quais sabia que eles tinham preconceito.

  1. Ali obteve um bom aumento de seus dons na vida privada, não tanto pelo estudo quanto pela comunhão com Áquila e Priscila. Se Paulo ou algum outro apóstolo ou evangelista tivesse estado em Éfeso, teria instruído Apolo. Mas, na falta de ajuda melhor, Áquila e Priscila, que faziam tendas, lhe expuseram mais perfeitamente o caminho de Deus. Observe:

(1.) Áquila e Priscila o ouviram pregar na sinagoga. Embora, em conhecimento, ele lhes fosse muito inferior, ainda assim, por ter excelentes dons para o serviço público, animavam seu ministério comparecendo a ele com diligência e constância.

Assim, os cristãos maduros devem apoiar os jovens ministros promissores, pois convém-lhes cumprir toda a justiça.

(2.) Ao perceber que seu conhecimento do cristianismo era incompleto, acolheram-no para morar com eles e lhe expuseram mais perfeitamente o caminho de Deus, o caminho da salvação por Jesus Cristo.

Não aproveitaram as deficiências que observaram nele para ou desprezá-lo eles próprios ou diminuí-lo diante de outros. Não o chamaram de pregador jovem e inexperiente, inapto para subir ao púlpito. Mas levaram em conta as desvantagens sob as quais estivera, pois só conhecia o batismo de João.

Eles próprios haviam adquirido grande conhecimento das verdades do evangelho por sua longa e estreita comunhão com Paulo. Partilharam com Apolo o que sabiam e lhe deram um relato claro, distinto e organizado das coisas das quais antes ele só tinha noções confusas.

[1.] Veja aqui um exemplo do que Cristo prometeu: “Ao que tem, dar-se-lhe-á”. Quem tem e usa o que tem receberá mais. Aquele que negociava diligentemente com o talento que possuía logo o duplicou.

[2.] Veja um exemplo de caridade na verdade cristã em Áquila e Priscila: fizeram o bem conforme sua capacidade. Áquila, embora homem de grande conhecimento, ainda assim não se propôs a falar na sinagoga, pois não possuía os dons para a obra pública como os que Apolo tinha.

Mas forneceu a Apolo o conteúdo e então deixou que ele o revestisse de palavras agradáveis. Instruir em particular, por meio da comunhão, jovens cristãos e jovens ministros bem-intencionados e que atuam bem até onde vão, é serviço muito bom tanto para eles quanto para a igreja.

[3.] Veja um exemplo de grande humildade em Apolo. Era jovem muito brilhante, de grandes capacidades e erudição, recém-chegado da universidade, pregador popular, muito elogiado e seguido.

E, ainda assim, ao perceber que Áquila e Priscila eram cristãos sérios e criteriosos, capazes de falar com inteligência e experiência sobre as coisas de Deus, embora fossem apenas trabalhadores manuais, pobres fabricantes de tendas, recebeu de bom grado suas instruções.

Aceitou que eles lhe mostrassem seus defeitos e erros, que eles corrigissem seus erros e suprissem suas deficiências. Jovens estudiosos podem ganhar muito pela comunhão com cristãos mais velhos, assim como jovens estudantes de direito com profissionais experientes.

Apolo, embora instruído no caminho do Senhor, não se contentou com o conhecimento que alcançara nem pensou que entendia o cristianismo tão bem quanto qualquer outro, como costumam fazer os jovens orgulhosos e presunçosos. Estava disposto a receber uma exposição mais perfeita.

Quem sabe muito deve desejar saber mais e conhecer melhor o que já sabe, avançando rumo à perfeição.

[4.] Eis um exemplo de uma boa mulher que, embora não lhe fosse concedido falar na igreja nem na sinagoga, ainda assim fazia o bem na comunhão privada com o conhecimento que Deus lhe dera. Paulo quer que as mulheres idosas sejam mestras de boas coisas, Tito 2:3, 4.

III. Eis seu cargo para o serviço da igreja de Corinto, um campo de utilidade maior do que Éfeso era naquele momento. Paulo havia posto as rodas em movimento na Acaia e, em particular, em Corinto, a cidade principal da região.

Muitos foram despertados por sua pregação para receber o evangelho e precisavam ser firmados; e muitos também foram incitados a se opor ao evangelho e precisavam ser refutados.

Paulo partira, fora chamado a outra obra, e agora havia uma boa oportunidade nessa vaga para Apolo entrar em ação. Ele era mais apto a regar que a plantar, a edificar os que estavam dentro que a trazer os de fora. Temos agora:

  1. Seu chamado a esse serviço, não por uma visão, como Paulo fora chamado à Macedônia; não, nem sequer por convite dos que ele iria visitar, mas:

(1.) Ele próprio se inclinou a ir: dispunha-se a passar à Acaia. Ouvira falar do estado das igrejas dali e tinha vontade de experimentar que bem poderia fazer entre elas. Embora ali houvesse pessoas eminentes em dons espirituais, ainda assim Apolo pensou que poderia haver alguma obra para ele, e Deus dispôs sua mente nessa direção.

(2.) Seus amigos o animaram a ir e aprovaram seu propósito. E, como ele era inteiramente desconhecido ali, deram-lhe uma declaração ou cartas de recomendação, exortando os discípulos na Acaia a recebê-lo e empregá-lo.

Entre outras maneiras, a comunhão entre as igrejas é mantida pela recomendação recíproca de membros e ministros quando estes, como Apolo, se dispõem a mudar de lugar.

Embora os de Éfeso perdessem muito com a saída de Apolo, não se ressentiram de os da Acaia se beneficiarem de seus trabalhos. Mas, ao contrário, usaram sua influência entre eles para apresentá-lo, pois as igrejas de Cristo, embora sejam muitas, ainda assim são uma só.

  1. Seu êxito nesse serviço, que de ambas as maneiras correspondeu à sua intenção e expectativa. Pois:

(1.) Os crentes foram muito edificados, e os que haviam recebido o evangelho foram grandemente firmados: “Ajudou muito os que pela graça haviam crido”. Repare:

[1.] Quanto aos que creem em Cristo, é pela graça que creem. Isso não procede deles próprios; é dom de Deus para eles; é obra de Deus neles.

[2.] Os que creem pela graça, ainda assim precisam continuamente de ajuda. Enquanto estiverem neste mundo, restam neles traços de incredulidade e algo falta para aperfeiçoar sua fé e levar a obra da fé ao cumprimento.

[3.] Ministros fiéis são capazes de, de muitas maneiras, prestar ajuda aos que creem pela graça. Sua tarefa é ajudá-los, ajudá-los muito; e, quando um poder divino os acompanha, prestarão ajuda a eles.

(2.) Os incrédulos foram profundamente constrangidos. Suas objeções receberam respostas completas, e a insensatez e a sofística de suas razões foram expostas, de modo que não tinham o que dizer para defender sua oposição ao evangelho; suas bocas foram fechadas e seus rostos se encheram de vergonha (v. 28).

Apolo “convenceu poderosamente os judeus”, e isso publicamente, diante do povo. Fazia-o eutonos, com empenho e grande veemência; esforçava-se para isso, com o coração na obra, como alguém que na verdade desejava tanto servir à causa de Cristo quanto salvar as almas humanas.

Fazia-o de maneira eficaz e satisfatória a todos. Fazia-o levi negotio, com facilidade. A questão era tão clara e as razões a favor de Cristo tão fortes que era fácil refutar tudo o que os judeus pudessem dizer contra ela.

Embora fossem tão ferozes, ainda assim sua causa era tão fraca que Apolo reduzia sua oposição a nada. Seu objetivo era convencê-los de que Jesus é o Cristo, o Messias prometido aos pais, que viria, e de que não deviam esperar nenhum outro.

Se os judeus fossem ao menos convencidos disto, que Jesus é o Cristo, até a própria lei deles lhes ensinaria a ouvi-lo. Repare: a tarefa dos ministros é pregar Cristo. “Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor.”

Para convencê-los, Apolo recorria às escrituras. Delas tirava suas razões, pois os judeus reconheciam sua autoridade divina, e para ele, poderoso nas escrituras, era fácil demonstrar por meio delas que Jesus é o Cristo.

Repare: os ministros devem ser capazes não só de pregar a verdade, mas de prová-la e defendê-la e de convencer os que a contradizem com mansidão e, ainda assim, com poder, instruindo os que se opõem. Isso é verdadeiro serviço à igreja.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra