Atos 14
Argumento
Temos, neste capítulo, um relato ulterior do avanço do evangelho pelo ministério de Paulo e Barnabé entre os gentios. Ele continua vencendo e para vencer, embora encontre oposição, como antes, entre os judeus incrédulos. Aqui está:
I. A pregação bem-sucedida do evangelho por eles durante algum tempo em Icônio, sua expulsão dali pela violência dos seus perseguidores, tanto judeus quanto gentios, e sua ida forçada às regiões vizinhas, vv. 1-7.
II. A cura de um homem coxo em Listra por eles e a profunda veneração que o povo passou a ter por eles em consequência disso, que tiveram muito trabalho para impedir de chegar a um extremo, vv. 8-18.
III. A violência do povo contra Paulo, por instigação dos judeus, cujo resultado foi que o apedrejaram até a morte, como pensavam. Mas ele foi maravilhosamente restituído à vida, v. 19, 20.
IV. A visita que Paulo e Barnabé fizeram às igrejas que haviam plantado, para confirmá-las e pô-las em ordem, vv. 21-23.
V. O retorno deles a Antioquia, de onde haviam sido enviados; o bem que fizeram pelo caminho; e o relato que prestaram à igreja de Antioquia da sua expedição e, se assim posso dizer, da campanha que fizeram, vv. 24-28.
Versículos 1 a 6
Paulo em Icônio.
Nestes versículos temos:
I. A pregação do evangelho em Icônio, para onde os apóstolos foram obrigados a retirar-se de Antioquia. Assim como o sangue dos mártires tem sido a semente da igreja, assim o banimento dos confessores ajudou a espalhar essa semente. Observe:
- Como fizeram a primeira oferta do evangelho aos judeus nas sinagogas deles. Para lá foram, não só por ser lugar de reunião, mas por ser lugar de reunião com aqueles a quem, aonde quer que chegassem, deveriam dirigir-se em primeiro lugar.
Embora os judeus de Antioquia os tivessem tratado barbaramente, nem por isso deixaram de pregar o evangelho aos judeus em Icônio, que talvez estivessem mais bem dispostos.
Que os de qualquer denominação não sejam condenados em bloco, nem alguns sofram pelas faltas de outros; antes, façamos o bem aos que nos fizeram o mal.
Embora os sanguinários odeiem os íntegros, ainda assim os justos buscam a alma deles (Provérbios 29:10), buscam a salvação dela.
- Como os apóstolos concordaram nisso. Repara-se neste fato: entraram ambos juntos na sinagoga, para testemunhar sua unanimidade e afeição mútua, a fim de que as pessoas pudessem dizer: “Veja como amam um ao outro”, e pensar melhor do cristianismo.
E para que pudessem fortalecer as mãos um do outro e confirmar o testemunho um do outro, e para que pela boca de duas testemunhas toda palavra pudesse ser estabelecida.
Não foi um num dia e outro noutro, nem um no começo e o outro algum tempo depois; entraram, porém, ambos juntos.
II. O êxito da pregação deles ali: falaram de tal modo que uma grande multidão, talvez algumas centenas, senão milhares, tanto de judeus quanto de gregos, isto é, gentios, creu. Observe aqui:
- Que o evangelho agora era pregado a judeus e gentios juntos, e os que criam de cada denominação se reuniam na igreja.
No fim do capítulo anterior, foi pregado primeiro aos judeus, e alguns deles creram; depois aos gentios, e alguns deles creram. Mas aqui são reunidos e postos no mesmo nível.
Os judeus não perderam sua preferência a ponto de serem relegados ao segundo plano; somente os gentios foram trazidos a condições iguais às deles. Ambos são reconciliados com Deus num só corpo (Efésios 2:16) e ambos são admitidos juntos na igreja sem distinção.
- Parece ter havido algo notável na maneira de pregar dos apóstolos aqui, que contribuiu para seu êxito: falaram de tal modo que uma grande multidão creu, com tanta clareza e força convincente, com tamanha evidência e demonstração do Espírito, e com tamanho poder.
Falaram de tal modo, com tanto ardor e afeto, e com preocupação tão manifesta pelas almas das pessoas, que se podia perceber que estavam não só convencidos, mas cheios das coisas de que falavam, e que o que diziam vinha do coração e, portanto, provavelmente alcançaria o coração.
Falaram de tal modo, com tanta seriedade e empenho, com tanta ousadia e coragem, que os ouvintes não podiam deixar de dizer que Deus estava, na verdade, com eles.
Contudo, o êxito não deveria ser atribuído à maneira da sua pregação, mas ao Espírito de Deus, que se serviu desse meio.
III. A oposição que a pregação deles encontrou ali e a perturbação que lhes foi causada. Para que não se ensoberbecessem com a multidão dos seus convertidos, foi-lhes dado esse espinho na carne.
- Os judeus incrédulos foram a primeira origem da sua perturbação aqui, como em outros lugares (v. 2): incitaram os gentios.
A influência que o evangelho exerceu sobre muitos gentios e o fato de o abraçarem, assim como provocaram em alguns judeus um santo zelo, estimulando-os também a receber o evangelho (Romanos 11:14), assim provocaram em outros um zelo perverso e os exasperaram contra o evangelho.
Assim como boas instruções, também bons exemplos são para uns cheiro de vida para vida e, para outros, cheiro de morte para morte. Veja 2 Coríntios 2:15, 16.
- Os gentios indispostos, irritados pelos judeus incrédulos, provavelmente seriam instrumentos da perturbação deles.
Os judeus, por meio de falsas insinuações que continuamente zumbiam aos ouvidos dos gentios, tornaram hostis as mentes deles para com os irmãos, dos quais, por conta própria, estavam inclinados a pensar favoravelmente.
Não só aproveitavam as ocasiões em todas as companhias, conforme surgiam, mas faziam sua ocupação ir de propósito àqueles com quem tinham algum conhecimento e dizer tudo o que sua astúcia ou malícia podia inventar para produzir neles uma opinião não só baixa, mas má, do cristianismo.
Diziam-lhes quão destrutivo ele certamente seria para sua teologia e culto pagãos e que, por sua parte, preferiam ser gentios a cristãos. Assim azedavam e amarguravam o espírito deles tanto contra os que convertiam quanto contra os convertidos.
A antiga serpente, por meio da língua venenosa deles, infundiu nas mentes desses gentios seu veneno contra a descendência da mulher; isso se tornou neles uma raiz de amargura que produzia fel e absinto.
Não é de admirar que os que são hostis às pessoas boas lhes desejem o mal, falem mal delas e maquinem o mal contra elas; tudo se deve à má vontade.
Ekakosan: molestavam e afligiam a mente dos gentios, segundo a interpretação de alguns críticos. Incomodavam-nos continuamente com suas solicitações impertinentes. Os instrumentos dos perseguidores levam uma vida de cão, continuamente incitados.
IV. A continuação da obra deles ali, apesar dessa oposição, e o reconhecimento de Deus a eles nela, v. 3. Temos aqui:
- Os apóstolos trabalhando para Cristo, com fidelidade e diligência, conforme o encargo que lhes fora confiado.
Porque as mentes dos gentios se tornaram hostis a eles, poderíamos pensar que, por isso, deveriam ter-se retirado e apressado a sair do caminho; ou, se tivessem pregado, que deveriam ter pregado com cautela, por receio de provocar ainda mais aqueles que já estavam bastante enfurecidos.
Não: pelo contrário, foi por isso que permaneceram ali por muito tempo, falando ousadamente no Senhor.
Quanto mais percebiam a maldade e o rancor da cidade contra os novos convertidos, mais se animavam a prosseguir na sua obra e mais necessário julgavam permanecer entre eles para confirmá-los na fé e consolá-los.
Falavam com ousadia e não tinham medo de ofender os judeus incrédulos. O que Deus dissera ao profeta a respeito dos judeus incrédulos dos seus dias agora se cumpria nos apóstolos: “Fiz o teu rosto forte contra os rostos deles”, Ezequiel 3:7-9.
Mas observe o que os animava: falavam ousadamente no Senhor, na força dele e confiando que ele os sustentaria, sem depender de coisa alguma em si mesmos. Eram fortes no Senhor e no poder da sua força.
- Cristo trabalhando com os apóstolos, conforme sua promessa: “Eis que estou convosco sempre”. Quando prosseguiam em seu nome e na sua força, ele não deixava de dar testemunho à palavra da sua graça. Repare:
(1.) O evangelho é palavra de graça, a certeza da boa vontade de Deus para conosco e o meio da sua boa obra em nós. É a palavra da graça de Cristo, pois somente nele encontramos favor diante de Deus.
(2.) O próprio Cristo atestou essa palavra de graça, ele que é o Amém, a testemunha fiel. Ele nos assegurou que é a palavra de Deus e que podemos confiar a ela nossas almas.
Assim como se disse em geral, a respeito dos primeiros pregadores do evangelho, que tinham o Senhor trabalhando com eles e confirmando a palavra pelos sinais que se seguiam (Marcos 16:20), assim se diz em particular a respeito dos apóstolos aqui que o Senhor confirmou o testemunho deles.
Ele concedeu que sinais e maravilhas fossem feitos pelas mãos deles, nos milagres que operavam no reino da natureza, assim como nas maravilhas feitas por sua palavra, nos milagres maiores realizados nas mentes humanas pelo poder da graça divina. O Senhor estava com eles enquanto eles estavam com ele, e muito bem foi feito.
V. A divisão que isso ocasionou na cidade (v. 4): a multidão da cidade se dividiu em dois partidos, ambos ativos e vigorosos.
Entre os governantes e as pessoas de posição, e entre o povo comum, alguns tomaram o partido dos judeus incrédulos e outros, o dos apóstolos.
Barnabé é aqui contado como apóstolo, embora não fosse um dos doze nem tivesse sido chamado da maneira extraordinária como Paulo, porque fora separado por designação especial do Espírito Santo para o serviço dos gentios.
Parece que a pregação do evangelho atraiu atenção tão universal e interessada que cada pessoa, até entre a multidão da cidade, era ou favorável ou contrária a ela. Ninguém permaneceu neutro.
“Ou por nós ou por nossos adversários, por Deus ou por Baal, por Cristo ou por Belzebu.”
- Podemos ver aqui o significado da predição de Cristo de que não veio trazer paz à terra, mas antes divisão, Lucas 12:51-53.
Se todos tivessem aderido unanimemente às suas medidas, haveria concordância universal; e, se os homens tivessem conseguido concordar nisso, não haveria discórdia perigosa nem desacordo nas outras coisas. Mas, como discordaram nesse ponto, a brecha era vasta como o mar.
Ainda assim, os apóstolos não devem ser culpados por terem vindo a Icônio, embora antes da sua chegada a cidade estivesse unida e agora estivesse dividida, pois é melhor que uma parte da cidade vá para o céu do que toda ela para o inferno.
- Podemos aqui estabelecer a medida das nossas expectativas. Não achemos estranho que a pregação do evangelho provoque divisão, nem nos ofendamos com isso.
É melhor sofrer descrédito e perseguição como causadores de divisão por nadar contra a corrente do que ceder e ser levados pela corrente que conduz à destruição. Tomemos o partido dos apóstolos e não temamos os que ficam do lado dos judeus.
VI. A tentativa feita contra os apóstolos por seus inimigos. A hostilidade deles afinal irrompeu em violências, v. 5. Observe:
- Quem eram os conspiradores: tanto os gentios quanto os judeus, com seus governantes. Gentios e judeus eram inimigos uns dos outros e, contudo, uniram-se contra os cristãos, como Herodes e Pilatos, saduceus e fariseus, contra Cristo; e como Gebal, Amom e Amaleque, antigamente, contra Israel.
Se os inimigos da igreja podem unir-se assim para destruí-la, seus amigos não deveriam, deixando de lado todas as rivalidades pessoais, unir-se para preservá-la?
- Qual era a trama. Como agora tinham os governantes do seu lado, não duvidavam de que conseguiriam seu intento. Seu desígnio era maltratar os apóstolos, expô-los à vergonha e depois apedrejá-los, matando-os; e assim esperavam destruir sua causa.
Pretendiam tirar-lhes tanto a reputação quanto a vida, e essas eram as únicas coisas que tinham a perder e que os homens podiam tirar-lhes, pois não possuíam terras nem bens.
VII. O livramento dos apóstolos das mãos desses homens perversos e irracionais, v. 6, 7.
Escaparam quando receberam aviso do desígnio contra eles, ou do início da tentativa de atacá-los, de que logo tomaram conhecimento, e fizeram uma retirada honrosa, pois não foi uma fuga vergonhosa, para Listra e Derbe. Ali:
Encontraram segurança. Seus perseguidores em Icônio ficaram por ora satisfeitos por tê-los expulsado das suas fronteiras e não os perseguiram mais. Deus tem abrigos para o seu povo numa tempestade; ou melhor: ele próprio é e será o esconderijo deles.
Encontraram trabalho, e era para isso que tinham ido. Quando a porta da oportunidade se fechou para eles em Icônio, abriu-se em Listra e Derbe.
Foram a essas cidades e ali, e na região que fica ao redor, pregaram o evangelho. Em tempos de perseguição, os ministros podem ver motivo para deixar o lugar sem, contudo, deixar a obra.
Versículos 8 a 18
O Homem Coxo Curado em Listra; Paulo e Barnabé em Listra.
Nestes versículos temos:
I. Uma cura milagrosa operada por Paulo em Listra num aleijado que era coxo desde o nascimento, como aquele milagrosamente curado por Pedro e João, Atos 3:2. Aquela introduziu o evangelho entre os judeus, esta entre os gentios.
Tanto aquela quanto esta tinham o desígnio de representar a incapacidade de todos os filhos dos homens nas coisas espirituais. São coxos desde o nascimento até que a graça de Deus lhes dê força, pois foi quando ainda estávamos sem força que Cristo morreu pelos ímpios, Romanos 5:6. Observe aqui:
- A situação deplorável do pobre aleijado (v. 8). Era sem força nos pés, incapacitado, assim diz a palavra, a tal ponto que lhe era impossível pôr o pé no chão e exercer qualquer pressão sobre ele.
Era bem conhecido que estava assim desde o ventre da sua mãe e que nunca andara nem podia levantar-se. Daí devemos aproveitar a ocasião para agradecer a Deus pelo uso dos nossos membros. E os privados disso podem observar que sua situação não é única.
- A expectativa de cura que foi despertada nele (v. 9). Ouviu Paulo pregar e, provavelmente, foi muito afetado pelo que ouviu. Creu que os mensageiros, tendo sua comissão do céu, tinham poder divino que os acompanhava e por isso podiam curá-lo da sua condição de coxo.
Paulo percebeu isso pelo espírito de discernimento que possuía, e talvez o aspecto do rosto do homem em parte desse testemunho em seu favor. Paulo percebeu que ele tinha fé para ser curado; desejava isso, esperava isso, tinha algo assim no pensamento.
Não parece que o coxo curado por Pedro tivesse isso, pois esperava apenas uma esmola. Não se encontrou fé tão grande em Israel como havia entre os gentios, Mateus 8:10.
- A cura operada: Paulo, percebendo que tinha fé para ser curado, trouxe a palavra e o curou, Salmos 107:20. Repare: Deus não frustrará os desejos que ele próprio acende, nem as esperanças que ele próprio desperta.
Paulo lhe falou em voz alta, ou porque estava a alguma distância, ou para mostrar que os milagres verdadeiros, operados pelo poder de Cristo, eram muito diferentes dos prodígios mentirosos operados por enganadores, que piavam, murmuravam e sussurravam, Isaías 8:19.
Deus diz: “Não falei em segredo, num lugar escuro da terra”, Isaías 45:19. Paulo lhe falou em voz alta para que as pessoas ao redor reparassem e tivessem suas expectativas elevadas quanto ao efeito.
Não parece que esse aleijado fosse mendigo. Diz-se (v. 8) que estava sentado, não que estava sentado mendigando.
Mas podemos imaginar quão melancólico era para ele ver outras pessoas andando ao seu redor, enquanto ele próprio estava incapacitado. E por isso, quão bem-vinda lhe foi a palavra de Paulo:
Fique de pé sobre seus pés; ajude-se, e Deus ajudará você; tente ver se tem força, e descobrirá que tem. Algumas cópias leem: “Digo-te, em nome do Senhor Jesus Cristo, fica de pé sobre teus pés”.
É certo que isso está implícito e muito provavelmente foi expresso por Paulo, e o poder acompanhou essa palavra. Pois imediatamente saltou e andou, levantou-se saltando do lugar onde estava sentado.
Não só ficou de pé, mas, para mostrar que estava perfeitamente curado, e isso imediatamente, andou de um lado para outro diante de todos eles.
Nisso a escritura se cumpriu: quando o deserto do mundo gentio florescer como a rosa, então “o homem coxo saltará como um cervo”, Isaías 35:1, 6.
Os que pela graça de Deus são curados da sua condição espiritual de coxos precisam demonstrá-lo saltando com santa exultação e andando numa santa conduta.
II. A impressão que essa cura causou no povo. Ficaram espantados com ela, nunca tinham visto nem ouvido algo semelhante, e entraram num êxtase de admiração.
Paulo e Barnabé eram estrangeiros, exilados, refugiados no seu país; tudo se juntava para torná-los insignificantes e desprezíveis. Contudo, operar esse único milagre bastou para torná-los, na verdade, grandes e honrados aos olhos desse povo, embora a multidão dos milagres de Cristo não pudesse protegê-lo do maior desprezo entre os judeus. Encontramos aqui:
- O povo os toma por deuses (v. 11). Levantaram a voz com ar de triunfo, dizendo na sua própria língua, pois era o povo comum que falava, na fala da Licaônia, um dialeto do grego: “Os deuses desceram até nós na semelhança de homens”.
Imaginavam que Paulo e Barnabé haviam caído até eles das nuvens e que eram alguns poderes divinos, nada menos que deuses, embora na semelhança de homens.
Essa noção concordava suficientemente bem com a teologia pagã e com o relato fabuloso que tinham das visitas dos seus deuses a este mundo inferior. E ficavam suficientemente orgulhosos de pensar que receberiam uma visita.
Levaram essa noção aqui tão longe que alegavam dizer quais dos seus deuses eram, segundo as ideias que seus poetas lhes haviam dado dos deuses (v. 12). Chamaram Barnabé de Júpiter, pois, se o querem como deus, é tão fácil torná-lo príncipe dos seus deuses quanto não fazê-lo.
É provável que fosse o mais velho e o homem mais imponente e belo, com algo de majestade no rosto. A Paulo chamaram Mercúrio, o mensageiro dos deuses enviado nas suas missões.
Pois Paulo, embora não tivesse a aparência de Barnabé, era o principal orador e tinha maior domínio da língua, e talvez parecesse ter algo de mercurial no seu temperamento e talento.
Júpiter costumava levar Mercúrio consigo, diziam, e, se visita sua cidade, suporão que faz isso agora.
- O sacerdote então se prepara para lhes oferecer sacrifício, v. 13. O templo de Júpiter, ao que parece, ficava diante do portão da sua cidade, como seu protetor e guardião.
O sacerdote daquele ídolo e templo, ao ouvir o povo clamar assim, captou a sugestão imediatamente e julgou ser hora de movimentar-se para cumprir seu dever.
Muitos sacrifícios caros oferecera à imagem de Júpiter. Mas, se o próprio Júpiter está entre eles, in propria persona, interessa-lhe prestar as maiores honras imagináveis a ele, e o povo está pronto para juntar-se a ele nisso.
Veja como mentes vãs são facilmente arrastadas por um clamor popular. Se a multidão brada: “Aqui está Júpiter”, o sacerdote de Júpiter capta a primeira sugestão e oferece seu serviço imediatamente.
Quando Cristo, o Filho de Deus, desceu e apareceu na semelhança de homens, e fez muitos, muitíssimos milagres, ainda assim estavam tão longe de lhe oferecer sacrifício que fizeram dele um sacrifício ao seu orgulho e malícia.
Estava no mundo, e o mundo não o conheceu; veio aos seus, e os seus não o receberam. Mas Paulo e Barnabé, ao operar um milagre, são divinizados imediatamente.
O mesmo poder do deus deste mundo, que predispõe a mente carnal contra a verdade, faz erros e enganos encontrarem admissão fácil. E de ambos os modos seus fins são atendidos.
Trouxeram bois para serem sacrificados a eles e grinaldas para coroar os sacrifícios. Essas grinaldas eram feitas de flores e fitas; douravam os chifres dos bois que sacrificavam.
Victimæ ad supplicium saginantur,
hostiæ ad poenam coronantur.
Assim animais para sacrifício se alimentam,
Primeiro para serem coroados, depois para sangrar.
Assim diz Otávio em Minúcio Félix.
III. Paulo e Barnabé protestam contra esse respeito indevido que lhes é prestado e com muito trabalho o impedem. Muitos dos imperadores pagãos se chamavam deuses e se orgulhavam de receber honras divinas.
Mas os ministros de Cristo, embora reais benfeitores da humanidade, enquanto esses tiranos só alegavam sê-lo, recusaram essas honras quando lhes eram assim oferecidas.
É fácil dizer, portanto, de quem é sucessor aquele que se senta no templo de Deus e mostra que é deus (2 Tessalonicenses 2:4), e que é adorado como nosso senhor deus, o papa. Observe:
- A santa indignação que Paulo e Barnabé conceberam com isso: quando ouviram isso, rasgaram suas roupas. Não encontramos que as tenham rasgado quando o povo os desprezou e falou em apedrejá-los; podiam suportar isso sem perturbação.
Mas, quando os divinizaram e falaram em adorá-los, não puderam suportar isso e rasgaram suas roupas, mais interessados na honra de Deus do que na sua própria.
- Os esforços que fizeram para impedi-lo. Não fizeram vista grossa, nem disseram: “Se as pessoas querem ser enganadas, que sejam enganadas”.
Muito menos sugeriram a si mesmos e um ao outro que poderia contribuir tanto para a segurança das suas pessoas quanto para o êxito do seu ministério permitir que o povo continuasse nesse engano, e assim poderiam tirar bom proveito de uma coisa má.
Não: A verdade de Deus não precisa do serviço da mentira do homem. Cristo lhes conferira honra suficiente ao fazê-los apóstolos; não precisavam assumir ou a honra de príncipes ou a honra de deuses.
Apresentavam-se com títulos muito mais magníficos quando chamados embaixadores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus do que quando chamados Júpiter e Mercúrio. Vejamos como o impediram:
(1.) Correram para o meio do povo assim que souberam disso e não quiseram sequer esperar um pouco para ver o que o povo faria.
Correr como servos para o meio do povo mostrava que estavam longe de considerar-se deuses ou dar-se ares de grandeza. Não ficaram parados esperando honras, mas claramente as recusaram lançando-se na multidão.
Correram como homens empenhados, com tanto interesse quanto Arão ao correr para entre os vivos e os mortos quando a praga começara.
(2.) Argumentaram com eles, clamando para que todos pudessem ouvir: “Senhores, por que fazeis essas coisas?” Por que vocês tentam fazer de nós deuses? É a coisa mais absurda que podem fazer, pois:
[1.] Nossa natureza não o admite: também somos homens de paixões semelhantes às de vocês, homoiopatheis. É a mesma palavra usada a respeito de Elias, Tiago 5:17, onde traduzimos: “sujeito a paixões semelhantes às nossas”.
Somos homens, e por isso vocês fazem injustiça a si mesmos se esperam de nós o que só se pode ter em Deus. E fazem injustiça a Deus se dão a nós, ou a qualquer outro homem, a honra que só deve ser dada a Deus.
Não só temos corpos como os que vocês veem, mas temos paixões semelhantes às de vocês, corações formados como os de outros homens (Salmos 33:15). Pois, como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem, Provérbios 27:19.
Por natureza estamos sujeitos às mesmas fraquezas da natureza humana e expostos às mesmas calamidades da vida humana. Somos não só homens, mas homens pecadores e homens sofredores, e por isso não seremos divinizados.
[2.] Nossa doutrina é diretamente contrária a isso. Devemos ser acrescentados ao número dos deuses de vocês, nós cuja ocupação é abolir os deuses que vocês têm? Pregamos a vocês que se voltem dessas vaidades ao Deus vivo.
Se permitíssemos isso, os confirmaríamos naquilo de que é nossa ocupação afastá-los. Assim aproveitam essa ocasião para mostrar-lhes quão justo e necessário era voltarem-se a Deus dos ídolos, 1 Tessalonicenses 1:9.
Quando pregavam aos judeus, que odiavam a idolatria, nada tinham a fazer senão pregar a graça de Deus em Cristo. Não precisavam, como os profetas ao tratar com seus pais, pregar contra a idolatria.
Mas, quando precisavam tratar com os gentios, tinham de corrigir seus enganos na religião natural e afastá-los das suas grosseiras corrupções. Veja aqui o que pregavam aos gentios:
Primeiro, Que os deuses que eles e seus pais adoravam e todas as cerimônias da sua adoração eram vaidades, coisas vãs, desarrazoadas, sem proveito, das quais não se poderia dar explicação racional nem obter vantagem real.
Os ídolos são frequentemente chamados vaidades no Antigo Testamento, Deuteronômio 32:21; 1 Reis 16:13; Jeremias 14:22. “Um ídolo nada é no mundo” (1 Coríntios 8:4); de modo algum é o que se alega ser, é um embuste, uma falsificação.
Engana os que confiam nele e esperam seu auxílio. Por isso voltem-se dessas vaidades, voltem-se delas com repulsa e detestação, como Efraim fez (Oseias 14:8): que tenho eu mais a fazer com ídolos? Nunca mais serei assim iludido.
Segundo, Que o Deus a quem desejavam que se voltassem é o Deus vivo. Até então adoravam imagens mortas, inteiramente incapazes de ajudá-los (Isaías 44:9), ou, como tentavam agora, homens que morrem e que logo estariam incapacitados de ajudá-los.
Mas agora são persuadidos a adorar um Deus vivo, que tem vida em si mesmo e vida para nós, e vive para sempre.
Terceiro, Que esse Deus é o criador do mundo, a fonte de todo ser e poder: ele fez o céu, a terra, o mar e todas as coisas que neles há, até aquelas que vocês adoram como deuses, de modo que ele é o Deus dos deuses de vocês.
Vocês adoram deuses que fizeram, criaturas da própria fantasia de vocês e obra das próprias mãos de vocês. Chamamos vocês a adorar o Deus verdadeiro, e não se deixem levar por embuste pelos que alegam sê-lo; adorem o Soberano Senhor de tudo e não se rebaixem curvando-se diante das suas criaturas e súditos.
Quarto, Que o mundo devia à paciência dele não ter sido destruído muito antes por sua idolatria (v. 16). Nos tempos passados, por muitas eras até este dia, permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos.
Esses idólatras, chamados do serviço de outros deuses, poderiam pensar: “Não servimos a esses deuses até agora, e nossos pais antes de nós, desde tempos imemoriais? E por que não podemos igualmente continuar a servi-los como antes?”
Não: Servi-los foi pôr a paciência de Deus à prova, e foi milagre de misericórdia não serem eliminados por isso.
Mas, embora não os tenha destruído por isso enquanto estavam na ignorância e não sabiam coisa melhor (Atos 17:30), ainda assim, agora que enviou seu evangelho ao mundo e por ele revelou claramente a si mesmo e sua vontade a todas as nações, e não só aos judeus, se continuarem na sua idolatria não os suportará como tem feito.
A todas as nações que não tinham o benefício da revelação divina, isto é, todas exceto os judeus, permitiu andar nos seus próprios caminhos. Pois nada tinham para restringi-las ou controlá-las senão suas próprias consciências, seus próprios pensamentos (Romanos 2:15), nem escrituras nem profetas.
Então eram mais desculpáveis se errassem o caminho. Mas agora que Deus enviou ao mundo uma revelação a ser publicada a todas as nações, a situação mudou.
Podemos entender como juízo sobre todas as nações Deus permitir que andassem nos seus próprios caminhos, entregá-las às cobiças dos seus próprios corações.
Mas agora chegou o tempo de retirar o véu da cobertura estendido sobre todas as nações (Isaías 25:7), e agora vocês não serão mais desculpados nessas vaidades, mas precisam voltar-se delas. Repare:
A paciência de Deus conosco até agora deve levar-nos ao arrependimento, e não animar-nos a presumir sua continuação enquanto continuamos a provocá-lo.
Ter feito o mal enquanto estávamos na ignorância não nos sustentará em fazer o mal quando somos melhor instruídos.
Quinto, Que, até quando não estavam sob a orientação e correção da palavra de Deus, ainda assim poderiam ter sabido e deveriam ter sabido fazer melhor pelas obras de Deus, v. 17.
Embora os gentios não tivessem os estatutos e juízos que os judeus tinham para testemunhar em favor de Deus contra todos os que alegavam ser deuses, nem tábuas do testemunho nem tabernáculo do testemunho, ainda assim ele não se deixou sem testemunho.
Além do testemunho em favor de Deus dentro deles, os ditames da consciência natural, tinham testemunhas em favor de Deus ao seu redor: a generosidade da providência comum.
Não terem escrituras em parte os desculpava e por isso Deus não os destruiu pela sua idolatria como fez à nação judaica.
Contudo, isso não os desculpava inteiramente; apesar disso, eram altamente criminosos e profundamente culpados diante de Deus.
Pois havia outras testemunhas em favor de Deus suficientes para informar-lhes que ele, e só ele, deve ser adorado, e que a ele deviam todos os seus serviços, de quem recebiam todos os seus consolos. Por isso eram culpados da maior injustiça e ingratidão imagináveis ao desviar dele os serviços que lhe deviam.
Deus, não tendo deixado a si mesmo sem testemunho, não nos deixou sem guia e assim nos deixou sem desculpa. Pois tudo o que é testemunha em favor de Deus é testemunha contra nós, se damos a qualquer outro a glória devida somente a ele:
- As generosidades da providência comum nos testemunham que há um Deus, pois todas são dispensadas com sabedoria e desígnio.
A chuva e as estações frutíferas não poderiam vir por acaso, nem há quaisquer das vaidades dos pagãos que possam dar chuva, nem podem os céus por conta própria dar aguaceiros, Jeremias 14:22.
Todos os poderes da natureza nos testemunham um poder soberano no Deus da natureza, de quem derivam e de quem dependem.
Não é o céu que nos dá chuva, mas Deus que nos dá chuva do céu. Ele é o Pai da chuva, Jó 38:28.
- Os benefícios que temos por essas generosidades nos testemunham que devemos dirigir nossos reconhecimentos não às criaturas que nos são feitas úteis, mas ao Criador que as faz assim. Não se deixou sem testemunho, pois fez o bem.
Deus parece considerar os exemplos da sua bondade provas mais expressivas e convincentes do seu direito à nossa homenagem e adoração do que as evidências da sua grandeza, pois sua bondade é sua glória.
A terra está cheia da sua bondade; suas ternas misericórdias estão sobre todas as suas obras, e por isso elas o louvam, Salmos 145:9, 10.
Deus nos faz bem ao preservar para nós seu ar para respirar, seu chão para andar, a luz do seu sol para enxergar.
Mas, porque o exemplo mais palpável da bondade da Providência a cada um de nós em particular é a provisão diária que ela faz de alimento e bebida para nós, o apóstolo escolhe insistir nisso e mostra como Deus nos faz bem:
(1.) Ao prepará-los para nós, e isso por uma longa cadeia de causas que dependem dele como a primeira causa: os céus ouvem a terra; a terra ouve o cereal, o vinho e o azeite, e eles ouvem Jezreel, Oseias 2:21, 22.
Faz-nos bem ao dar-nos chuva do céu, chuva para beber, pois, se não houvesse chuva, não haveria fontes de água e logo morreríamos de sede. Chuva para nossa terra beber, pois nosso alimento, assim como nossa bebida, vem da chuva; ao dar-nos isso, dá-nos estações frutíferas.
Se os céus forem como ferro, a terra logo será como bronze, Levítico 26:19. Esse é o rio de Deus que enriquece grandemente a terra, e por ele Deus nos prepara cereal, Salmos 65:9-13.
De todas as operações comuns da providência, os pagãos escolheram formar sua noção do Deus supremo por aquela que exprime terror e é apropriada para causar-nos temor dele: o trovão.
Por isso chamavam Júpiter de trovejador e o representavam com um raio na mão. Parece, por Salmos 29:3, que isso não deve ser desconsiderado.
Mas o apóstolo aqui, para levar-nos a adorar a Deus, nos apresenta sua beneficência, para termos bons pensamentos a seu respeito em tudo em que tratamos com ele, para amá-lo e deleitar-nos nele como alguém que faz o bem, faz o bem a nós, faz o bem a todos, dando chuva do céu e estações frutíferas.
E se em algum momento a chuva for retida ou as estações forem infrutíferas, podemos agradecer a nós mesmos. É nosso pecado que desvia de nós essas boas coisas que nos vinham e interrompe a corrente dos favores de Deus.
(2.) Ao dar-nos os consolos deles. É ele que enche nossos corações de alimento e alegria. Deus é rico em misericórdia para com todos (Romanos 10:12), nos dá ricamente todas as coisas para desfrutar (1 Timóteo 6:17).
É não só benfeitor, mas generoso, não só nos dá as coisas de que precisamos, mas nos dá desfrutá-las (Eclesiastes 2:24).
Enche nossos corações de alimento, isto é, nos dá alimento para contentar nossos corações, ou segundo o desejo dos nossos corações. Não apenas para suprir a necessidade, mas com abundância, iguarias e variedade.
Até aquelas nações que haviam perdido o conhecimento dele e adoravam outros deuses, ainda assim ele encheu suas casas, encheu suas bocas, encheu suas barrigas (Jó 22:18; Salmos 17:14) de boas coisas.
Os gentios que viviam sem Deus no mundo, ainda assim viviam sustentados por Deus. Cristo apresenta isso como motivo para fazermos o bem aos que nos odeiam, Mateus 5:44, 45.
Aqueles pagãos tinham seus corações cheios de alimento; essa era sua felicidade e satisfação, nada mais desejavam. Mas essas coisas não encherão a alma (Ezequiel 7:19), nem os que sabem valorizar suas próprias almas ficarão satisfeitos com elas.
Mas os apóstolos se incluem como participantes da beneficência divina. Todos precisamos reconhecer que Deus enche nossos corações de alimento e alegria: não só alimento, para vivermos, mas alegria, para vivermos alegremente. A ele devemos não comer em tristeza todos os nossos dias.
Repare: Precisamos agradecer a Deus não só pelo nosso alimento, mas pela nossa alegria: por nos dar licença para ser alegres, motivo para ser alegres e corações para ser alegres.
E se nossos corações forem cheios de alimento e alegria, devem ser cheios de amor e gratidão, e ampliados em dever e obediência, Deuteronômio 8:10; 28:47.
Por fim, o êxito dessa proibição que os apóstolos deram ao povo (v. 18). Por essas palavras, com muito trabalho, contiveram o povo de oferecer-lhes sacrifício; tão fortemente esses idólatras estavam decididos a praticar sua idolatria.
Não bastava os apóstolos recusarem ser divinizados, pois isso seria entendido apenas como um acesso de modéstia. Mas se ressentiram disso, mostraram ao povo o mal disso, e tudo isso mal bastou, pois quase não conseguiam contê-los.
E alguns estavam prontos para culpar o sacerdote por não continuar seu serviço apesar disso. Podemos ver aqui o que deu origem à idolatria pagã: dirigir aos instrumentos do nosso consolo as honras que deveriam passar por eles até o Autor.
Paulo e Barnabé curaram um aleijado, e por isso o povo os divinizou em vez de glorificar a Deus por lhes dar esse poder. Isso deve fazer-nos muito cautelosos para não dar a outro, nem tomar para nós mesmos, aquela honra devida só a Deus.
Paulo Apedrejado em Listra; Os Discípulos Exortados e Animados; Paulo e Barnabé Ordenam Anciãos.
Versículos 19 a 28
Temos aqui um relato ulterior dos serviços e sofrimentos de Paulo e Barnabé.
I. Como Paulo foi apedrejado e deixado por morto, mas milagrosamente voltou a si, v. 19, 20. Caíram sobre Paulo em vez de Barnabé porque Paulo, sendo o principal porta-voz, os feria e irritava mais que Barnabé. Agora observe aqui:
- Como o povo foi incitado contra Paulo. Não foi por alguma injúria que alegassem que ele lhes fizera, pois, se considerassem afronta ele não lhes permitir prestar-lhe indevidamente honras divinas, ao refletirem eles próprios facilmente lhe perdoariam essa injustiça.
Mas chegaram certos judeus de Antioquia, tendo provavelmente ouvido, e se irritado ao ouvir, que respeito se prestava a Paulo e Barnabé em Listra. E incitaram o povo contra eles como pessoas facciosas, sediciosas e perigosas, indignas de ser acolhidas.
Veja como era incansável o furor dos judeus contra o evangelho de Cristo. Não suportavam que ele encontrasse lugar em parte alguma.
- A que ponto esses judeus bárbaros incitaram o povo: inflamaram-no de tal modo que a multidão se levantou e apedrejou Paulo, não por sentença judicial, mas num tumulto popular. Atiraram-lhe pedras, com as quais o derrubaram, e depois o arrastaram para fora da cidade, como alguém indigno de viver nela.
Ou o arrastaram numa espécie de trenó ou numa carroça para sepultá-lo, supondo que estivesse morto. Tão forte é a inclinação do coração corrupto e carnal para o mal, mesmo em extremos contrários, que, assim como é com grande dificuldade que os homens são contidos do mal por um lado, assim é com grande facilidade que são persuadidos ao mal por outro.
Veja como são inconstantes e mutáveis as mentes das pessoas carnais e mundanas, que não conhecem nem consideram as coisas. Os que havia poucos dias teriam tratado os apóstolos como mais que homens agora os tratam como piores que animais brutos, como os piores homens, os piores malfeitores.
Hoje, “Hosana”; amanhã, “Crucifica”. Hoje recebem sacrifícios; amanhã são sacrificados. Temos exemplo de mudança no sentido contrário em Atos 28: “Este homem é um homicida”, Atos 28:4; sem dúvida ele é um deus, Atos 28:6. O sopro popular gira como o vento.
Se Paulo tivesse querido ser Mercúrio, poderia ter sido entronizado; ou melhor: poderia ter sido posto num santuário. Mas, se quiser ser ministro fiel de Cristo, será apedrejado e lançado para fora da cidade. Assim, os que facilmente se submetem a fortes ilusões odeiam receber a verdade no amor por ela.
- Como ele foi livrado pelo poder de Deus: quando foi arrastado para fora da cidade, os discípulos ficaram ao redor dele, v. 20. Ao que parece, havia ali em Listra alguns que se tornaram discípulos, que encontraram o meio-termo entre divinizar os apóstolos e rejeitá-los.
E até esses novos convertidos tiveram coragem de reconhecer Paulo quando assim fora abatido, embora tivessem motivos suficientes para temer que os mesmos que o apedrejaram os apedrejassem por reconhecê-lo.
Ficaram ao redor dele como uma guarda para ele contra violências ulteriores do povo; ficaram ao seu redor para ver se estava vivo ou morto. E de repente, ele se levantou. Embora não estivesse morto, ainda assim sem dúvida fora duramente esmagado e contundido, e desmaiara.
Estava num deliquium, de modo que não foi sem milagre que voltou a si tão depressa e ficou tão bem a ponto de poder entrar na cidade.
Repare: Os servos fiéis de Deus, embora possam ser levados a um passo da morte e considerados mortos tanto por amigos quanto por inimigos, não morrerão enquanto ele tiver obra para eles fazerem. São abatidos, mas não destruídos, 2 Coríntios 4:9.
II. Como prosseguiram com sua obra apesar da oposição que encontraram. Todas as pedras que atiraram em Paulo não puderam afastá-lo de sua obra: arrastaram-no para fora da cidade (v. 19), mas ele, como quem os desafiava, entrou novamente nela para mostrar que não os temia. Nenhuma sequer dessas coisas o abala.
Contudo, a perseguição que sofreram ali lhes é indicação clara para procurar oportunidades de ser úteis em outro lugar. Por isso, por ora deixam Listra.
- Foram preparar e semear terra nova em Derbe. Para lá partiram Paulo e Barnabé no dia seguinte; era cidade não muito distante. Ali pregaram o evangelho, ali ensinaram a muitos, v. 21.
Ao que parece, Timóteo era daquela cidade e foi um dos discípulos que então acompanhavam Paulo: encontrara-o em Antioquia e o acompanhara por todo esse circuito. Pois, com referência a essa história, Paulo lhe diz como conhecera plenamente as aflições que ele suportou em Antioquia, Icônio e Listra, 2 Timóteo 3:10, 11. Nada se registra do que aconteceu em Derbe.
- Voltaram e refizeram seu trabalho, regando o que haviam semeado. Depois de permanecer em Derbe pelo tempo que julgaram conveniente, regressaram a Listra, Icônio e Antioquia, cidades onde haviam pregado, v. 21.
Assim como tivemos um relato muito instrutivo dos métodos que usaram ao lançar o fundamento e começar a boa obra, assim temos aqui relato semelhante de como edificaram sobre esse fundamento e deram continuidade à boa obra. Vejamos o que fizeram:
(1.) Confirmaram as almas dos discípulos, isto é, inculcaram-lhes o que era apropriado para confirmá-los, v. 22. Os novos convertidos são propensos a vacilar, e uma coisa pequena os abala. Seus antigos conhecidos lhes rogam que não os deixem.
Os que consideram mais sábios que eles próprios lhes apresentam o absurdo, a falta de decoro e o perigo de uma mudança. Eram atraídos pela perspectiva de obter um cargo para se apegar às tradições de seus pais; são assustados pelo perigo de nadar contra a corrente.
Tudo isso os atrai a pensar em retirar-se enquanto há tempo. Mas os apóstolos chegam e lhes dizem que esta é a verdadeira graça de Deus na qual permanecem. Por isso devem manter-se firmes nela: não há perigo comparável ao de perder sua parte em Cristo, nem vantagem comparável à de conservar seu apego a ele.
Quaisquer que sejam as suas provações, terão força de Cristo para atravessá-las; e quaisquer que sejam as suas perdas, serão abundantemente recompensados.
E isso confirma as almas dos discípulos; fortalece suas resoluções piedosas, na força de Cristo, para se apegarem a Cristo, custe o que custar. Repare:
[1.] Os convertidos precisam ser confirmados; os plantados precisam criar raízes. A obra dos ministros é estabelecer os santos, assim como despertar os pecadores. Non minor est virtus quam quaerere parta tueri, conservar às vezes é tão difícil quanto adquirir.
Os que foram instruídos na verdade precisam conhecer a certeza das coisas em que foram instruídos; e os que estão resolvidos precisam ser firmados em suas resoluções.
[2.] A verdadeira confirmação é a confirmação da alma. Não consiste em prender o corpo por meio de penas severas impostas aos apóstatas, mas em prender a alma. Os melhores ministros só podem fazê-lo insistindo nas coisas próprias para prender a alma. É a graça de Deus, e nada menos, que pode confirmar eficazmente as almas dos discípulos e impedir sua apostasia.
(2.) Exortaram-nos a continuar na fé; ou, como se pode ler, animaram-nos. Disseram-lhes que perseverar era tanto seu dever quanto seu interesse: permanecer na crença de que Cristo é o Filho de Deus e o Salvador do mundo.
Repare: Os que estão na fé têm o dever de continuar na fé, apesar de todas as tentações que possam sofrer para abandoná-la, pelos sorrisos ou pelas sobrancelhas franzidas deste mundo. E é necessário que muitas vezes sejam exortados a fazê-lo.
Os que estão continuamente cercados por tentações de apostatar precisam ser continuamente acompanhados por exortações insistentes à perseverança.
(3.) Aquilo em que mais insistiram foi que devemos entrar no reino de Deus por meio de muita tribulação. Não só eles devem, mas nós devemos. É preciso contar com o fato de que todos os que quiserem ir para o céu devem esperar tribulação e perseguição no caminho até lá.
Mas esse é o modo de confirmar as almas dos discípulos e levá-los a continuar na fé? Alguém poderia pensar que isso antes os abalaria e cansaria. Não: quando a questão é apresentada com justiça e tomada por inteiro, ajudará a confirmá-los e a firmá-los em Cristo.
É verdade que encontrarão tribulação, muita tribulação; essa é a pior parte. Mas então:
[1.] Assim foi designado. Devem passar por ela; não há remédio. A questão já está resolvida e não pode ser alterada.
Aquele que dispõe soberanamente de nós determinou que seja nossa sorte que todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus sofram perseguição. E aquele que nos governa soberanamente determinou que seja nosso dever que todos os que quiserem ser discípulos de Cristo tomem sua cruz.
Quando entregamos nossos nomes a Jesus Cristo, foi com isso que concordamos. Quando nos sentamos e calculamos o custo, se calculamos corretamente, foi com isso que contamos. Assim, se surgirem tribulação e perseguição por causa da palavra, é apenas o que nos fora avisado de antemão.
Tem de ser assim: ele executa aquilo que foi designado para nós. A questão está fixada de modo inalterável; e acaso a rocha será removida do seu lugar por nossa causa?
[2.] É a sorte dos líderes do exército de Cristo, assim como dos soldados. Não só vocês, mas nós estamos sujeitos a isso, caso seja considerado uma agrura. Portanto, assim como seus próprios sofrimentos não devem ser pedra de tropeço para vocês, os nossos também não devem ser. Veja 1 Tessalonicenses 3:3.
Que ninguém seja abalado por nossas aflições, pois vocês próprios sabem que fomos designados para isso. Assim como Cristo não impôs aos apóstolos serviço mais árduo que o que ele próprio suportara antes deles, tampouco os apóstolos o impuseram aos cristãos comuns.
[3.] É verdade que devemos contar com muita tribulação, mas isto anima: conseguiremos atravessá-la. Não nos perderemos nem pereceremos nela. É um mar Vermelho, mas o Senhor abriu por ele um caminho para os redimidos do Senhor atravessarem. Devemos descer à perturbação, mas voltaremos a subir.
[4.] Não só conseguiremos atravessá-la, mas atravessá-la até o reino de Deus. A alegria e a glória do fim compensarão abundantemente todas as dificuldades e agruras que possamos encontrar pelo caminho.
É verdade que devemos passar pela cruz; mas é igualmente verdade que, se nos mantivermos no caminho e não nos desviarmos nem voltarmos atrás, chegaremos à coroa. A perspectiva disso pela fé tornará a tribulação leve e agradável.
(4.) Ordenaram-lhes anciãos, ou presbíteros, em cada igreja. Nessa segunda visita, fixaram certa ordem entre eles, formaram-nos em convívios religiosos sob a orientação de um ministério fixo e fixaram aquela distinção entre aqueles a quem se ensina a palavra e aqueles que ensinam:
[1.] Cada igreja tinha seus governantes ou presidentes. Cabia-lhes orar com os membros da igreja, pregar-lhes em suas assembleias solenes, administrar-lhes todas as ordenanças do evangelho e supervisioná-los: instruir os ignorantes, avisar os indisciplinados, consolar os de ânimo fraco e convencer os contradizentes. É necessário que cada igreja particular tenha um ou mais desses para presidi-la.
[2.] Esses governantes eram, então, anciãos, que possuíam, como qualificação, a sabedoria e a gravidade dos mais velhos e, por sua comissão, a autoridade e o comando dos mais velhos. Não deviam fazer novas leis: essa é a prerrogativa do Príncipe, o grande Legislador.
O governo da igreja é monarquia absoluta, e o poder legislativo pertence inteiramente a Cristo. Deviam, porém, cuidar da observância e da execução das leis que Cristo fez; e, nessa medida, devem ser obedecidos e receber a submissão dos demais.
[3.] Esses anciãos foram ordenados. As qualificações dos que eram propostos ou se propunham (quer os apóstolos, quer o povo os apresentassem) eram avaliadas pelos apóstolos, os mais aptos para julgar. E eles, tendo-se dedicado, eram solenemente separados para o trabalho do ministério e vinculados a ele.
[4.] Esses anciãos foram ordenados para eles, para os discípulos, para seu serviço e seu bem. Os que estão na fé precisam ser edificados nela e precisam da ajuda dos anciãos para isso: os pastores e mestres que devem edificar o corpo de Cristo.
(5.) Por meio da oração unida ao jejum, recomendaram-nos ao Senhor, ao Senhor Jesus, em quem haviam crido. Repare:
[1.] Mesmo quando pessoas são levadas a crer, e sinceramente, ainda assim o zelo dos ministros por elas não termina.
É preciso continuamente velar por elas, continuamente instruí-las e adverti-las; continuamente há algo que falta em sua fé e precisa ser aperfeiçoado.
[2.] Os ministros que têm mais zelo pelos que creem devem, afinal, recomendá-los ao Senhor e colocá-los sob a proteção e a direção de sua graça: Senhor, guarde-os pelo seu próprio nome. Devem confiar-se à sua guarda, e seus ministros devem confiá-los a ela.
[3.] É por meio da oração que devem ser recomendados ao Senhor. Cristo, em sua oração (João 17), recomendou seus discípulos ao Pai: “Eram teus, e tu os deste a mim.” “Pai, guarda-os”.
[4.] É grande ânimo para nós, ao recomendar os discípulos ao Senhor, poder dizer: É nele que creram; confiamos a ele aqueles que confiaram a si mesmos a ele e sabem que creram naquele que é capaz de guardar o que eles e nós lhe confiamos até aquele dia, 2 Timóteo 1:12.
[5.] É bom unir o jejum à oração, como sinal de nossa humilhação pelo pecado e para dar vigor às nossas orações.
[6.] Quando nos despedimos dos nossos amigos, a melhor despedida é recomendá-los ao Senhor e deixá-los com ele.
- Continuaram pregando o evangelho em outros lugares onde haviam estado, mas onde, ao que parece, não tinham feito tantos convertidos que, ao regressar, pudessem organizá-los em igrejas. Por isso voltaram para ali a fim de prosseguir e dar continuidade à obra de conversão.
De Antioquia passaram pela Pisídia, província onde ficava aquela Antioquia. Dali chegaram à província da Panfília, cuja cidade principal era Perge, onde haviam estado (Atos 13:13). Voltaram a Perge para pregar a palavra (v. 25), fazendo segunda oferta, para ver se agora estavam mais dispostos que antes a receber o evangelho.
Não nos é dito que êxito tiveram ali, mas que dali desceram a Atália, cidade da Panfília à beira-mar. Não permaneciam muito tempo em um lugar; onde quer que chegassem, esforçavam-se para lançar fundamento sobre o qual depois se pudesse edificar e semear sementes que, com o tempo, produziriam grande aumento.
Agora se explicavam as parábolas de Cristo em que ele comparava o reino do céu a um pouco de fermento que, com o tempo, leveda toda a massa; a um grão de mostarda que, embora muito pequeno a princípio, cresce e se torna grande árvore; e à semente que um homem semeia em seu campo e que brota sem que ele saiba como.
III. Como, por fim, voltaram a Antioquia da Síria, de onde haviam sido enviados nessa expedição. De Atália foram por mar até Antioquia, v. 26. E aqui nos é dito:
- Por que foram para lá: porque dali tinham sido recomendados à graça de Deus. E davam tanto valor a uma solene recomendação à graça de Deus, embora eles próprios tivessem grande crédito no céu, que nunca julgavam poder mostrar respeito suficiente aos que assim os tinham recomendado.
Os irmãos os haviam recomendado à graça de Deus para a obra que cumpriram. Agora que a haviam cumprido, julgavam dever-lhes um relato dela, para que pudessem ajudá-los com seus louvores, assim como haviam sido ajudados com suas orações.
- Que relato lhes deram de sua missão (v. 27): reuniram a igreja. É provável que houvesse em Antioquia mais cristãos do que os que habitualmente se reuniam, ou podiam se reunir, num só lugar. Mas, nessa ocasião, convocaram seus homens principais.
Assim como os chefes das tribos muitas vezes são chamados de congregação de Israel, também os ministros e membros principais da igreja de Antioquia são chamados de igreja. Ou talvez se tenham reunido nessa ocasião tantas pessoas quantas o lugar comportava.
Ou alguns se reuniram em uma ocasião ou em um lugar, e outros em outra. Mas, depois de reuni-los, deram-lhes o relato de duas coisas:
(1.) Dos sinais da presença divina com eles em seus trabalhos: “Relataram tudo o que Deus fizera com eles”. Não contaram o que haviam feito, o que teria cheirado a vanglória, mas o que Deus fizera com eles e por meio deles.
Repare: O louvor por todo o pouco bem que fazemos em qualquer ocasião deve ser atribuído a Deus. Pois é ele quem não só opera em nós tanto o querer quanto o realizar, mas também opera conosco para dar bom êxito ao que fazemos.
A graça de Deus pode fazer qualquer coisa sem a pregação dos ministros; mas a pregação dos ministros, até a de Paulo, nada pode fazer sem a graça de Deus. E as operações dessa graça devem ser reconhecidas na eficácia da palavra.
(2.) Do fruto de seus trabalhos entre os gentios. Contaram como Deus “abrira aos gentios a porta da fé”: não só ordenara que fossem convidados ao banquete do evangelho, mas inclinara o coração de muitos deles a aceitar o convite. Repare:
[1.] Não se entra no reino de Cristo senão pela porta da fé; é preciso crer firmemente em Cristo, ou não temos parte nele.
[2.] É Deus quem abre a porta da fé: abre-nos as verdades em que devemos crer, abre nosso coração para recebê-las e faz dela uma porta ampla e eficaz para a igreja de Cristo.
[3.] Temos motivo para agradecer que Deus tenha aberto aos gentios a porta da fé. Tanto lhes enviou seu evangelho, “dado a conhecer a todas as nações para a obediência da fé” (Romanos 16:26), quanto lhes deu coração para acolhê-lo.
Assim o evangelho se espalhou e brilhou cada vez mais, e ninguém pôde fechar essa porta que Deus abrira, nem mesmo todos os poderes do inferno e da terra.
- Como se dispuseram por ora: permaneceram ali muito tempo com os discípulos (v. 28), mais talvez do que a princípio pretendiam. Não porque temessem seus inimigos, mas porque amavam seus amigos e relutavam em separar-se deles.