Matthew Henry

Atos 12

Argumento

Neste capítulo temos a história:

I. Do martírio de Tiago, o apóstolo, e da prisão de Pedro por Herodes Agripa, que agora reinava como rei na Judeia, vv. 1-4.

II. Do livramento milagroso de Pedro da prisão pelo ministério de um anjo, em resposta às orações da igreja em favor dele, vv. 6-19.

III. Da eliminação de Herodes no auge do seu orgulho pelo golpe de um anjo, ministro da justiça de Deus, vv. 20-23. Isso aconteceu enquanto Barnabé e Saulo estavam em Jerusalém, na missão para a qual a igreja de Antioquia os enviara, de levar a caridade dela.

Por isso, no fim temos um relato da volta deles a Antioquia, v. 24, 25.

Versículos 1 a 3

O Martírio de Tiago; A Prisão de Pedro.

Desde a conversão de Paulo, não ouvimos mais falar da atuação dos sacerdotes na perseguição aos santos em Jerusalém.

Talvez aquela mudança maravilhosa operada nele e a frustração que causou ao desígnio deles contra os cristãos em Damasco os tivessem abrandado um pouco e colocado sob a restrição do conselho de Gamaliel: deixar aqueles homens em paz e ver qual seria o resultado. Mas aqui a tempestade se levanta de outro ponto.

O poder civil age por si mesmo na perseguição, sem ter sido agora incitado pelos eclesiásticos, como costumava ocorrer, pelo que se vê. Mas Herodes, embora originário de família edomita, ainda assim parece ter sido prosélito da religião judaica, pois Josefo diz que era zeloso pelos ritos mosaicos, fanático pelas cerimônias.

Não era apenas tetrarca da Galileia, como Herodes Antipas, mas também recebera do imperador Cláudio o governo da Judeia e residia principalmente em Jerusalém, onde estava nessa ocasião. Aqui nos são ditas três coisas que fez:

I. Estendeu suas mãos para maltratar certos membros da igreja, v. 1. Estender suas mãos para isso indica que elas haviam sido atadas pelas restrições sob as quais talvez sua própria consciência o mantivesse nesse assunto.

Mas agora rompeu essas restrições e estendeu suas mãos deliberadamente e com malícia premeditada. Herodes lançou mão de alguns da igreja para afligi-los, assim alguns leem. Empregou seus oficiais para prendê-los e detê-los, a fim de serem processados. Veja como avança gradualmente:

  1. Começou com alguns dos membros da igreja, certos deles que tinham menos notoriedade e destaque. Primeiro se divertiu com caça pequena, mas depois investiu contra os próprios apóstolos.

Sua maldade se dirigia à igreja e, quanto àqueles a quem perturbou, não foi por qualquer outro motivo, mas porque pertenciam à igreja e assim pertenciam a Cristo.

  1. Começou apenas maltratando-os ou afligindo-os, prendendo-os, multando-os, saqueando suas casas e seus bens e molestando-os de outros modos. Mas depois passou a maiores manifestações de crueldade.

Os servos sofredores de Cristo são assim preparados por menores perturbações para maiores, para que a tribulação produza paciência, e a paciência experiência.

II. “Matou Tiago, irmão de João, com a espada”, v. 2. Aqui devemos considerar:

  1. Quem era o mártir: era Tiago, irmão de João, assim chamado para distingui-lo do outro Tiago, irmão de José. Este era chamado Jacobus major, Tiago, o maior; aquele, minor, o menor.

Este que aqui foi coroado com o martírio era um dos três primeiros discípulos de Cristo, um dos que testemunharam sua transfiguração e agonia, pelas quais foi preparado para o martírio. Era um dos que Cristo chamou Boanerges, Filhos do trovão.

Talvez por sua pregação poderosa e despertadora tivesse provocado Herodes ou os que estavam ao redor dele, como João Batista fez com o outro Herodes, e essa fosse a ocasião de entrar nessa perturbação.

Era um daqueles filhos de Zebedeu aos quais Cristo disse que beberiam do cálice de que ele beberia e seriam batizados com o batismo com que ele seria batizado, Mateus 20:23.

Agora aquelas palavras de Cristo se cumpriram nele. Mas foi para que se sentasse à direita de Cristo, pois, se sofrermos com ele, reinaremos com ele.

Era um dos doze comissionados para fazer discípulos de todas as nações. Eliminá-lo agora, antes de ter saído de Jerusalém, era como Caim matar Abel quando o mundo precisava ser povoado, e um homem então era mais que muitos em outro tempo.

Matar um apóstolo agora era matar não se sabia quantos. Mas por que Deus toleraria isso? Se o sangue dos seus santos, muito mais o sangue dos apóstolos, é precioso aos seus olhos, podemos ter certeza de que não é derramado sem uma razão de grande valor.

Talvez Deus pretendesse com isso despertar os demais apóstolos a se dispersarem entre as nações e não se acomodarem mais em Jerusalém.

Ou era para mostrar que, embora os apóstolos fossem designados para plantar o evangelho no mundo, ainda assim, se fossem eliminados, Deus poderia fazer sua obra sem eles e a faria.

O apóstolo morreu como mártir para mostrar aos demais o que deveriam esperar, para que se preparassem de acordo. A tradição da igreja romana de que esse Tiago estivera antes disso na Espanha e plantara ali o evangelho é inteiramente infundada; não há qualquer certeza disso nem boa autoridade que o sustente.

  1. Que espécie de morte sofreu: foi abatido com a espada, isto é, sua cabeça foi cortada com uma espada. Os romanos consideravam isso um modo mais vergonhoso de ser decapitado do que com um machado, assim diz Lorinus.

A decapitação não era normalmente usada entre os judeus. Mas, quando reis davam ordens verbais para execuções privadas e súbitas, usava-se esse modo de morte por ser o mais rápido. É provável que esse Herodes tenha matado Tiago, como o outro Herodes matou João Batista, privadamente na prisão.

É estranho não termos um relato mais completo e particular do martírio desse grande apóstolo, como tivemos do de Estêvão.

Mas até essa breve menção do acontecimento basta para nos informar que os primeiros pregadores do evangelho tinham tanta certeza da sua verdade que a selaram com seu sangue. E com isso nos animaram, se em algum momento formos chamados a isso, a também resistir até o sangue.

Os mártires do Antigo Testamento “foram abatidos com a espada” (Hebreus 11:37), e Cristo não veio enviar paz, mas espada (Mateus 10:34). Para nos preparar para isso, precisamos armar-nos com a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, e então não precisamos temer o que a espada dos homens pode fazer conosco.

III. Prendeu Pedro, de quem mais ouvira falar, por ter o maior destaque entre os apóstolos, e de cuja eliminação, por isso, se orgulharia de ter a honra. Observe aqui:

  1. Depois de decapitar Tiago, prosseguiu ulteriormente, acrescentou prender também Pedro. Repare: O sangue só torna os sanguinários mais sanguinários, e o caminho da perseguição, como o dos outros pecados, é uma descida.

Quando os homens estão nele, não podem facilmente deter-se; quando entram, descobrem que precisam seguir adiante. Male facta male factis tegere ne perpluant, uma ação má é coberta por outra, de modo que não há passagem por elas.

Os que dão um passo ousado num caminho pecaminoso dão a Satanás vantagem contra eles para tentá-los a dar outro. E provocam Deus a deixá-los entregues a si mesmos, para ir de mal a pior. Por isso nossa sabedoria é tomar cuidado com os começos do pecado.

  1. Fez isso porque viu que agradava aos judeus. Observe: Os judeus se tornaram culpados do sangue de Tiago ao mostrar-se muito satisfeitos com isso depois, embora não tivessem incitado Herodes a fazê-lo.

Há cúmplices ex post facto, depois do fato, e aqueles que têm prazer na perseguição praticada por outros serão chamados a prestar contas como perseguidores.

Deleitam-se em ver homens bons maltratados e clamam: “Ah, assim o queremos”, ou ao menos o aprovam secretamente.

Pois perseguidores sanguinários, quando se percebem aplaudidos por aquilo de que todos deveriam envergonhá-los, são animados a continuar, têm suas mãos fortalecidas e seus corações endurecidos, e as restrições das suas próprias consciências são abafadas.

Ou melhor: isso é uma tentação tão forte para fazerem o mesmo quanto foi aqui para Herodes, porque viu que agradava aos judeus.

Embora não tivesse motivo para temer desagradá-los caso não prendesse Pedro, como Pilatos temeu ao condenar Cristo, ainda assim esperava agradá-los ao fazê-lo. Assim conquistaria influência entre eles e compensaria tê-los desagradado em alguma outra coisa.

Repare: Tornam-se presa fácil para Satanás os que fazem de agradar aos homens sua ocupação.

  1. Repara-se no tempo em que Herodes prendeu Pedro: “Então eram os dias dos pães sem fermento”. Era na festa da Páscoa, quando celebrar a memória do seu livramento figurativo deveria tê-los levado a aceitar seu livramento espiritual.

Em vez disso, sob alegação de zelo pela lei, lutavam com extrema violência contra ele e, nos dias dos pães sem fermento, estavam extremamente azedados e amargurados com o velho fermento da malícia e da perversidade.

Na Páscoa, quando os judeus vinham de todas as partes a Jerusalém para celebrar a festa, incitavam-se uns aos outros contra os cristãos e o cristianismo, e eram então mais violentos do que em outros tempos.

  1. Aqui está um relato da prisão de Pedro (v. 4). Depois de prendê-lo e, provavelmente, interrogá-lo, colocou-o na prisão, na prisão interior.

Alguns dizem que na mesma prisão em que ele e os outros apóstolos haviam sido lançados alguns anos antes, e da qual haviam sido resgatados por um anjo, Atos 5:18.

Foi entregue a quatro grupos de quatro soldados, isto é, dezesseis, que deveriam guardá-lo, quatro por vez, para que não escapasse nem fosse resgatado por seus amigos. Assim pensavam tê-lo bem preso.

  1. O desígnio de Herodes era, depois da Páscoa cristã, apresentá-lo ao povo:

(1.) Faria dele um espetáculo. Provavelmente levara Tiago à morte em particular, do que o povo reclamara. Não porque fosse injusto levar um homem à morte sem lhe dar uma audiência pública, mas porque os privava da satisfação de vê-lo executado.

Por isso Herodes, agora que conhece o pensamento deles, os satisfará com a visão de Pedro em amarras, de Pedro sobre o cepo, para que saciem os olhos com espetáculo tão agradável. E certamente era muito ambicioso de agradar ao povo aquele que estava disposto a agradá-lo assim!

(2.) Faria isso depois da Páscoa cristã, meta to pascha, depois da Páscoa judaica. Certamente é assim que se deve ler, pois é a mesma palavra sempre traduzida dessa maneira.

Insinuar a introdução de uma festa do evangelho em lugar da Páscoa judaica, quando nada temos no Novo Testamento sobre tal coisa, é mesclar judaísmo com nosso cristianismo.

Herodes não o condenaria até acabar a Páscoa judaica, alguns pensam, por medo de que tivesse tal influência entre o povo que este exigisse sua libertação, segundo o costume da festa.

Ou, depois de terminar a agitação da festa e esvaziar-se a cidade, os entreteria com o julgamento público e a execução de Pedro.

Assim foi estabelecida a trama, e tanto Herodes quanto o povo anseiam pelo fim da festa, para poderem satisfazer-se com esse entretenimento bárbaro.

Versículos 5 a 19

A Prisão e o Livramento de Pedro.

Temos aqui um relato do livramento de Pedro da prisão, pelo qual o desígnio de Herodes contra ele foi derrotado, sua vida preservada para serviço ulterior e essa torrente sangrenta detida. Ora:

I. Uma coisa que engrandeceu seu livramento foi ser resposta notável à oração (v. 5). Pedro era mantido na prisão com muito zelo, de modo que era inteiramente impossível tirá-lo de lá ou pela força ou furtivamente.

Mas a igreja orava a Deus sem cessar em favor dele, pois orações e lágrimas são as armas da igreja. Com elas luta não só contra seus inimigos, mas em favor dos seus amigos. A esses meios recorrem:

  1. O adiamento do julgamento de Pedro lhes deu tempo para orar. É provável que Tiago tenha sido levado tão súbita e secretamente que não tenham tido tempo de orar em favor dele. Deus assim dispôs as coisas para que não tivessem prazo para orar, quando tinha como desígnio que não obtivessem aquilo por que oravam.

Tiago deve ser oferecido sobre o sacrifício e serviço da fé deles, e por isso a oração em seu favor é restringida e impedida. Mas Pedro deve ser conservado para eles, e por isso se desperta oração em seu favor e lhes é dado tempo para isso pelo adiamento do processo por Herodes.

Contudo, ele não pretendia isso, nem seu coração assim pensava.

  1. Foram muito específicos em suas orações em favor dele: que Deus tivesse por bem, de um modo ou de outro, derrotar o propósito de Herodes e arrancar o cordeiro das mandíbulas do leão.

A morte de Tiago os despertou para maior fervor na oração em favor de Pedro. Pois, se forem assim quebrantados, com ruptura sobre ruptura, temem que o inimigo acabe com tudo. Estêvão já não está, Tiago já não está, e levarão também Pedro? Todas essas coisas são contra eles; isso será “tristeza sobre tristeza”, Filipenses 2:27.

Repare: Embora a morte e os sofrimentos dos ministros de Cristo possam ser levados a servir muito aos interesses do reino de Cristo, ainda assim é dever e preocupação da igreja orar fervorosamente pela vida, liberdade e tranquilidade deles. Às vezes a Providência dispõe que sejam levados a perigo iminente, para despertar oração em favor deles.

  1. Orava-se sem cessar; era proseuche ektenes, oração fervorosa. É a palavra usada para Cristo orar mais fervorosamente em sua agonia. É a oração fervorosa do justo que é eficaz e muito pode. Alguns pensam que indica a constância e a continuação das suas orações; assim a entendemos: oravam sem cessar.

Era oração estendida. Oravam por sua soltura em suas assembleias públicas, talvez particulares por medo dos judeus. Depois iam para casa e oravam por ela em suas famílias; depois se retiravam aos seus quartos e oravam por ela lá. Assim oravam sem cessar.

Ou primeiro um grupo deles, depois outro e depois um terceiro mantinham em seu favor um dia de oração, ou antes, uma noite de oração, v. 12. Repare: Tempos de angústia e perigo públicos devem ser tempos de oração para a igreja; devemos orar sempre, mas então especialmente.

II. Outra coisa que engrandeceu seu livramento foi que, quando o mandamento e decreto do rei se aproximavam da execução, então seu livramento foi realizado, como em Ester 9:1, 2. Observemos quando veio seu livramento:

  1. Foi na própria noite anterior ao dia em que Herodes tinha o desígnio de apresentá-lo, o que o tornou tanto maior consolação para seus amigos e confusão para seus inimigos.

É provável que alguns com influência sobre Herodes ou sobre os que o cercavam a estivessem aproveitando para obter a soltura de Pedro, mas em vão. Herodes resolve que ele morrerá.

Agora desesperam de conseguir o intento por esse caminho, pois amanhã é o dia marcado para apresentá-lo. É provável que terminem com ele tão rapidamente quanto com seu Mestre. Agora Deus abriu para ele uma porta de escape.

Repare: O tempo de Deus ajudar é quando as coisas chegam ao último extremo, quando não há nenhum encerrado nem deixado (Deuteronômio 32:36), e por esse motivo se tem dito: “Quanto pior, melhor”.

Quando Isaque está amarrado sobre o altar, a faca na mão e a mão estendida para abatê-lo, então Jehovah-jireh, o Senhor proverá.

  1. Foi quando estava firmemente amarrado com duas correntes, entre dois soldados; de modo que, se tentar mover-se, os desperta.

Além disso, embora as portas da prisão estivessem, sem dúvida, trancadas e aferrolhadas, ainda assim, para ter certeza, os guardas diante da porta guardavam a prisão, para que ninguém sequer tentasse resgatá-lo. Nunca a habilidade humana poderia fazer mais para manter um preso em segurança.

Herodes, sem dúvida, disse como Pilatos (Mateus 27:65): “Tornai-o tão seguro quanto puderdes”. Quando os homens pensarem ser mais fortes que Deus, Deus mostrará que é mais forte que eles.

  1. Foi quando dormia entre os soldados, profundamente adormecido:

(1.) Não aterrorizado com seu perigo, embora muito iminente e sem modo visível de escapar. Havia apenas um passo entre ele e a morte e, ainda assim, podia deitar-se em paz e dormir: dormir no meio dos seus inimigos, dormir quando talvez estivessem acordados.

Tinha boa causa pela qual sofria, boa consciência com a qual sofria e a certeza de que Deus daria à sua prova o desfecho que mais contribuísse para sua glória.

Tendo confiado sua causa àquele que julga justamente, sua alma habita em sossego. Até na prisão, entre dois soldados, Deus lhe dá sono, como dá ao seu amado.

(2.) Não esperando seu livramento. Não ficou acordado olhando à direita ou à esquerda por alívio, mas estava dormindo e foi inteiramente surpreendido pelo seu livramento. Assim a igreja (Salmos 126:1): éramos como os que sonham.

III. Também engrandeceu muito seu livramento que um anjo fosse enviado do céu de propósito para resgatá-lo, o que tornou sua fuga tanto praticável quanto autorizada. Esse anjo lhe trouxe soltura legal e o capacitou a usá-la:

  1. O anjo do Senhor veio sobre ele; epeste, ficou acima dele. Parecia alguém abandonado pelos homens, ainda assim não esquecido pelo seu Deus: o Senhor pensa nele.

Portas e guardas afastavam dele todos os seus amigos, mas não podiam afastar dele os anjos de Deus. Invisivelmente acampam ao redor dos que temem a Deus para livrá-los (Salmos 34:7), e por isso estes não precisam temer, embora um exército de inimigos acampe contra eles, Salmos 27:3.

Onde quer que estejam os membros do povo de Deus, por mais cercados que estejam, têm caminho aberto para o céu; nada pode interceptar sua comunhão com Deus.

  1. Uma luz brilhou na prisão. Embora seja lugar escuro, e durante a noite, Pedro verá seu caminho claro. Alguns observam que no Antigo Testamento não encontramos luz brilhando ao redor dos anjos onde apareciam, pois aquela era dispensação escura, e a glória dos anjos estava então velada.

Mas no Novo Testamento, quando se menciona a aparição dos anjos, repara-se na luz em que apareceram. Pois pelo evangelho o mundo superior é trazido à luz.

Os soldados aos quais Pedro estava acorrentado ou foram então postos em sono profundo, como Saul e seus soldados quando Davi levou sua lança e seu jarro de água, ou, se estivessem acordados, a aparição do anjo os fez tremer e ficar como mortos, como aconteceu com a guarda posta no sepulcro de Cristo.

  1. O anjo acordou Pedro, dando-lhe um golpe no lado, leve toque suficiente para despertá-lo do sono, embora tão profundamente adormecido que a luz que brilhou sobre ele não o despertou.

Quando pessoas boas dormitam em tempo de perigo e não são despertadas pela luz da palavra e pelas revelações que ela lhes dá, esperem ser golpeadas no lado por alguma aflição aguda. Melhor ser despertado assim do que deixado adormecido.

A linguagem desse golpe era: “Levanta-te depressa”. Não como se o anjo temesse não conseguir por causa da demora de Pedro, mas Pedro não deve ser tolerado nela. Quando Davi ouve o som do movimento nas copas das amoreiras, deve então levantar-se depressa e se mexer.

  1. Suas correntes caíram das suas mãos. Parece que o haviam algemado para mantê-lo preso, mas Deus soltou suas amarras. Se elas caem das suas mãos, é tão bom como se tivesse a força de Sansão para rompê-las como fios de estopa.

A tradição faz enorme alarde dessas correntes e conta história formal de que um dos soldados as guardou como relíquia sagrada e, muito depois, foram apresentadas à imperatriz Eudóxia. Não sei que milagres dizem ter sido realizados por elas.

A igreja romana mantém festa anual em primeiro de agosto em memória das correntes de Pedro, festum vinculorum Petri, a festa das correntes de Pedro; ao passo que isso ocorreu na Páscoa. Certamente gostam tanto das correntes de Pedro na esperança de com elas escravizar o mundo!

  1. Recebeu ordem de vestir-se imediatamente e seguir o anjo; e assim fez, v. 8, 9. Quando Pedro acordou, não sabia o que fazer senão conforme o anjo o dirigia:

(1.) Deve cingir-se, pois os que dormiam vestidos se descingiam, de modo que ao levantar-se nada tinham a fazer senão apertar seus cintos.

(2.) Deve atar suas sandálias para estar apto a andar. Aqueles cujas amarras são soltas pelo poder da graça divina devem ter seus pés calçados com a preparação do evangelho da paz.

(3.) Deve lançar suas roupas sobre si, sair como estava e seguir o anjo. Poderia ir com muita coragem e alegria quem tinha um mensageiro do céu por guia e guarda. Saiu e o seguiu.

Os que são livrados de uma prisão espiritual devem seguir seu livrador, como Israel fez ao sair da casa da escravidão. Saíram sem saber para onde iam, mas sabendo quem seguiam.

Ora, diz-se que, quando Pedro saiu atrás do anjo, não sabia que era verdade o que fora feito pelo anjo, que era realmente um fato, mas pensava ver uma visão. Se visse, não era a primeira que tinha visto.

Mas por isso parece que uma visão celestial era tão clara e levava consigo tanta evidência própria que era difícil distinguir o que se fazia de fato do que se fazia em visão. Quando o Senhor trouxe de volta o cativeiro do seu povo, éramos como os que sonham, Salmos 126:1. Pedro estava assim; pensava que a notícia era boa demais para ser verdadeira.

  1. Foi conduzido em segurança pelo anjo para fora do perigo, v. 10. Guardas eram mantidos numa passagem e em outra, pelas quais deviam passar quando saíssem da prisão. Assim fizeram sem oposição alguma; ou melhor: pelo que parece, sem serem descobertos.

Ou os olhos dos guardas estavam fechados, ou suas mãos atadas, ou sua coragem lhes faltou. Assim o anjo e Pedro passaram em segurança a primeira e a segunda guarda.

Esses sentinelas representavam os sentinelas da igreja judaica, sobre os quais Deus derramara um espírito de sono, olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, Romanos 11:8. Seus sentinelas são cegos, dormem, deitam-se e gostam de dormitar.

Mas continua havendo, afinal, um portão de ferro que os deterá. Se ao menos os guardas puderem recompor-se, lá poderão recuperar seu preso, como Faraó esperava retomar Israel no mar Vermelho. Contudo, marcham até esse portão, e, como o mar Vermelho diante de Israel, ele se abriu para eles.

Nem sequer puseram a mão nele, mas abriu-se por conta própria, por poder invisível. Assim se cumpriu literalmente o que figuradamente foi prometido a Ciro (Isaías 45:1, 2): abrirei diante dele os portões de duas folhas, quebrarei os portões de bronze em pedaços e cortarei as barras de ferro.

Provavelmente o portão de ferro se fechou novamente por si mesmo, para que nenhum dos guardas pudesse perseguir Pedro. Repare: Quando Deus quiser operar salvação para seu povo, nenhuma dificuldade no caminho é insuperável; mas até portões de ferro são levados a abrir-se por conta própria.

Esse portão de ferro o levou para a cidade, para fora do castelo ou torre. Não é certo se dentro dos portões da cidade ou fora, de modo que, ao passar por ele, chegaram à rua.

Esse livramento de Pedro nos representa nossa redenção por Cristo, frequentemente descrita como libertar presos: não só proclamar liberdade aos cativos, mas tirá-los da casa da prisão.

A aplicação da redenção na conversão das almas é o envio dos presos, pelo sangue da aliança, para fora da cova em que não há água, Zacarias 9:11.

A graça de Deus, como esse anjo do Senhor, primeiro traz luz à prisão, pela abertura do entendimento; golpeia no lado o pecador adormecido, pelo despertar da consciência; faz as correntes caírem das mãos, pela renovação da vontade; e então dá a palavra de ordem: “Cinge-te e segue-me”.

Devem-se atravessar as dificuldades e a oposição de Satanás e dos seus instrumentos, uma primeira e segunda guarda, uma geração perversa, da qual nos interessa salvar-nos. Seremos salvos pela graça de Deus se nos pusermos sob a direção divina.

Por fim, o portão de ferro nos será aberto para entrar na Nova Jerusalém, onde seremos perfeitamente libertos de todas as marcas do nosso cativeiro e levados à gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

  1. Feito isso, o anjo se afastou dele e o deixou por conta própria. Estava fora do perigo dos seus inimigos e não precisava de guarda. Sabia onde estava e como encontrar seus amigos, e não precisava de guia. Por isso seu guarda e guia celestial lhe diz adeus.

Repare: Não se devem esperar milagres quando meios comuns devem ser usados. Quando Pedro já não tem guardas a passar nem portões de ferro a atravessar, precisa apenas da ministração invisível comum dos anjos, que acampam ao redor dos que temem a Deus e os livram.

IV. Tendo visto como seu livramento foi engrandecido, veremos em seguida como foi manifestado tanto a ele próprio quanto aos outros e como, tendo sido tornado grande, foi tornado conhecido. Aqui nos é dito:

  1. Como Pedro voltou a si e assim chegou ele próprio ao conhecimento disso, v. 11. Tantas coisas estranhas e surpreendentes juntas, sobre um homem que acabara de acordar, o deixaram um tanto confuso naquele momento. De modo que não sabia onde estava, o que fazia, se era fantasia ou fato.

Mas, por fim, Pedro voltou a si, estava inteiramente acordado e descobriu que não era sonho, mas coisa real: “Agora sei com certeza; agora sei alethos, na verdade; agora sei que é verdade, e não ilusão da fantasia.”

“Agora estou bem satisfeito a respeito disso: o Senhor Jesus enviou seu anjo, pois os anjos lhe estão sujeitos e cumprem seus encargos. Por ele me livrou das mãos de Herodes, que pensava me ter firme.”

“Assim frustrou toda a expectativa do povo judeu, que não duvidava de ver Pedro eliminado no dia seguinte. Esperavam que ele fosse o único pescoço do cristianismo, pelo qual todo ele seria cortado de um só golpe.”

Por esse motivo era causa de grande expectativa não só entre o povo comum, mas entre os grandes do povo judeu. Pedro, ao recobrar-se, percebeu verdadeiramente as grandes coisas que Deus fizera em seu favor, que a princípio não podia crer por alegria.

Assim as almas livradas de uma escravidão espiritual não percebem de início o que Deus operou nelas. Muitos têm a verdade da graça sem ter evidência dela. Perguntam-se se de fato essa mudança foi operada neles ou se estiveram todo esse tempo num sonho.

Mas, quando vier o Consolador, que o Pai enviará mais cedo ou mais tarde, lhes fará saber com certeza que bendita mudança foi operada neles e a que estado feliz foram levados.

  1. Como Pedro veio aos seus amigos e lhes trouxe o conhecimento disso. Aqui há relato particular disso, muito interessante:

(1.) Considerou a coisa (v. 12), considerou quão iminente era seu perigo, quão grande seu livramento. Agora o que tem de fazer? Que aproveitamento deve fazer desse livramento? O que deve fazer em seguida?

A providência de Deus deixa espaço para o uso da nossa prudência. Embora tenha se comprometido a executar e aperfeiçoar o que começou, ainda assim espera que consideremos a coisa.

(2.) Foi diretamente à casa de uma amiga, provavelmente perto de onde estava. Era a casa de Maria, irmã de Barnabé e mãe de João Marcos. Ao que parece, sua casa era frequentemente usada para a reunião particular dos discípulos, ou por ser lugar discreto ou por ela estar mais pronta que os outros a lhes abrir suas portas.

Sem dúvida era, como a casa de Obede-Edom, abençoada por causa da arca. Uma igreja na casa a torna um pequeno santuário.

(3.) Lá encontrou muitos reunidos em oração, na hora morta da noite, orando em favor de Pedro, que no dia seguinte iria a julgamento, para que Deus encontrasse algum modo de livrá-lo. Observe:

[1.] Continuaram em oração como sinal de sua insistência. Não julgavam suficiente ter apresentado uma vez seu caso a Deus, mas o faziam repetidas vezes. Assim os homens devem orar sempre e não desfalecer. Enquanto somos mantidos esperando uma misericórdia, devemos continuar orando por ela.

[2.] Ao que parece, agora que o assunto se aproximava de uma crise e o próprio dia seguinte fora fixado para sua decisão, estavam mais fervorosos na oração que antes.

Era bom sinal de que Deus pretendia livrar Pedro quando assim despertava espírito de oração por seu livramento, pois nunca disse à descendência de Jacó: busquem minha face em vão.

[3.] Reuniram-se para orar nessa ocasião. Embora isso os expusesse ao governo se fossem descobertos, ainda assim conhecem o ânimo que Cristo deu à oração conjunta, Mateus 18:19, 20. Sempre foi prática do povo de Deus que ora unir suas forças na oração, como em 2 Crônicas 20:4; Ester 4:16.

[4.] Eram muitos os reunidos para essa obra, talvez tantos quanto a sala comportasse. Primeiro orava um, depois outro dos que se dedicavam à palavra e à oração, e os demais se uniam a eles.

Ou, se não tinham ministros entre eles, sem dúvida havia muitos cristãos particulares que sabiam orar, orar pertinentemente e continuar muito tempo em oração, quando as afeições dos que se uniam eram tão despertadas que os acompanhavam em tal ocasião.

Isso foi à noite, quando os outros dormiam, exemplo tanto de sua prudência quanto de seu zelo. Repare: É bom que os cristãos tenham reuniões particulares para orar, especialmente em tempos de angústia, e não deixem cair nem abandonem tais assembleias.

[5.] Pedro chegou quando estavam assim ocupados, resposta imediata e presente à sua oração. Foi como se Deus dissesse: “Vocês estão orando para que Pedro seja restaurado a vocês; ora, aqui está ele”. “Enquanto ainda falam, ouvirei”, Isaías 65:24.

Assim o anjo foi enviado com resposta de paz à oração de Daniel enquanto ele orava, Daniel 9:20, 21. Peçam, e será dado.

(4.) Bateu à porta e teve muito trabalho para conseguir que o deixassem entrar (vv. 13-16). Pedro bateu à porta do portão com o desígnio de acordá-los do sono e, pelo que parece, sem saber que os perturbava em suas devoções.

Ainda assim, se seus amigos podiam falar com ele em particular na prisão, é possível que soubesse dessa reunião marcada. Foi disso que se lembrou e isso considerou ao decidir ir àquela casa, onde sabia que encontraria muitos dos seus amigos juntos. Ora, quando bateu lá:

[1.] Uma moça veio ouvir; não abrir a porta até saber quem estava lá, amigo ou inimigo, e qual era sua ocupação, por medo de delatores.

Não fica claro se essa moça era da família ou da igreja, se serva ou filha. Ao que parece, por ser nomeada, era notável entre os cristãos e mais zelosa pela melhor parte que a maioria da sua idade.

[2.] Conheceu a voz de Pedro, tendo-o ouvido muitas vezes orar, pregar e discursar com muito prazer. Mas, em vez de imediatamente deixá-lo entrar e sair do frio, não abriu o portão por alegria. Assim, às vezes, num transporte de afeto pelos nossos amigos, fazemos o que carece de bondade.

Num êxtase de alegria, esqueceu-se de si e não abriu o portão.

[3.] Correu para dentro, provavelmente subiu a uma sala superior onde estavam juntos e lhes disse que Pedro certamente estava à porta, embora não tivesse coragem suficiente para abrir o portão, por medo de ser enganada e de que fosse o inimigo.

Mas, quando falou que Pedro estava lá, disseram: “Estás louca; é impossível ser ele, pois está na prisão”. Às vezes somos mais tardios em crer no que mais fervorosamente desejamos, por medo de nos iludir a nós mesmos, como os discípulos que, quando Cristo ressuscitou, não creram por alegria.

Contudo, ela insistiu que era ele. Então disseram: “É seu anjo”, v. 15:

Primeiro, “É um mensageiro dele que usa seu nome”; assim alguns entendem; angelos frequentemente significa apenas mensageiro. É usado dos mensageiros de João (Lucas 7:24, 27) e dos de Cristo, Lucas 9:52.

Quando a moça estava certa de que era Pedro por conhecer sua voz, pensaram que era por aquele que estava à porta ter se chamado Pedro. Por isso oferecem esta solução da dificuldade: “É alguém que vem com um encargo dele, e te enganaste como se fosse ele próprio”. O Dr. Hammond pensa ser esse o modo mais fácil de entender.

Segundo, “É seu anjo da guarda, ou algum outro anjo que assumiu sua forma e voz e está à porta à sua semelhança”. Alguns pensam que supuseram seu anjo aparecer como presságio da aproximação da sua morte.

Isso concorda com uma noção do povo comum de que às vezes, antes de as pessoas morrerem, sua guarda foi vista, isto é, algum espírito exatamente à sua semelhança no rosto e nas roupas, quando elas próprias estavam ao mesmo tempo em outro lugar.

Chamam isso de sua guarda, isto é, seu anjo, que é seu guardião. Se assim fosse, concluíram que era mau agouro, que suas orações foram negadas e que a linguagem da aparição era: “Isso vos baste; Pedro deve morrer; não digais mais nada desse assunto”.

Se o entendermos assim, só prova que tinham então essa opinião de a guarda de um homem ser vista pouco antes da sua morte; não prova, porém, que tal coisa exista. Outros pensam que o tomaram por anjo do céu, enviado para lhes trazer concessão às suas orações.

Mas por que imaginariam que esse anjo assumisse a voz e a forma de Pedro, quando não encontramos nada parecido na aparição dos anjos?

Talvez aqui falassem a linguagem dos judeus, que tinham a ideia tola de que todo homem bom tem anjo tutelar particular, encarregado dele e que às vezes o personifica. Os pagãos o chamavam de bom gênio que acompanhava um homem.

Mas, como nenhuma outra passagem da Escritura fala de tal coisa, só essa é fraca demais para suportar o peso de tal doutrina. Temos certeza de que os anjos são espíritos ministradores para o bem dos herdeiros da salvação, que têm encargo a seu respeito e armam suas tendas ao redor deles.

Não precisamos estar ansiosos para que cada santo particular tenha seu anjo da guarda, quando temos certeza de que tem uma guarda de anjos.

(5.) Por fim, o deixaram entrar (v. 16). Continuou batendo, embora demorassem a abrir-lhe; e finalmente o admitiram. O portão de ferro que se opunha à sua soltura abriu-se por si mesmo, sem sequer bater uma vez nele.

Mas a porta da casa do seu amigo, que devia acolhê-lo, não se abre por conta própria, mas exige que se bata, que se bata muito. Para que Pedro não se enchesse de orgulho com as honras que o anjo lhe fez, encontra essa humilhação numa aparente desconsideração dos seus amigos.

Mas, quando o viram, ficaram espantados, cheios de admiração e alegria nele, tanto quanto pouco antes estavam de tristeza e medo a seu respeito. Foi tanto surpreendente quanto agradável para eles no mais alto grau.

(6.) Pedro lhes deu o relato do seu livramento. Quando veio à companhia reunida com tanto zelo para orar em seu favor, cercaram-no com não menos zelo para parabenizá-lo pelo livramento.

Nisso faziam tanto barulho que, quando o próprio Pedro lhes pediu que considerassem o perigo em que ainda estava se fossem ouvidos, não conseguiu fazê-los ouvi-lo. Foi obrigado a lhes acenar com a mão para se calarem e teve muito trabalho para assim conseguir silêncio enquanto lhes relatava como o Senhor Jesus, por um anjo, o tirara da prisão.

É muito provável que, tendo-os encontrado orando pelo seu livramento, não tenha se despedido deles até que juntos tivessem solenemente agradecido a Deus por sua soltura. Ou, se não pôde ficar para fazê-lo, é provável que tenham permanecido juntos para fazê-lo.

Pois o que se ganha pela oração deve ser usado com louvor, e Deus deve sempre ter a glória daquilo de que temos o conforto. Quando Davi declara o que Deus fez por sua alma, bendiz a Deus, que não rejeitou sua oração, Salmos 66:16, 20.

(7.) Pedro enviou o relato a outros dos seus amigos: vão, mostrem essas coisas a Tiago e aos irmãos com ele, que talvez estivessem reunidos em outro lugar ao mesmo tempo, com o mesmo encargo perante o trono da graça.

Isso é um modo de manter a comunhão dos santos e lutar com Deus em oração, agindo em conjunto, embora a distância, como Ester e Mardoqueu.

Queria que Tiago e sua companhia soubessem do seu livramento, não só para serem aliviados de sua dor e livrados dos seus medos a respeito de Pedro, mas para agradecerem a Deus com ele e em seu favor.

Observe: Embora Herodes tivesse abatido um Tiago com a espada, ainda assim aqui estava outro Tiago, e também em Jerusalém, que se levantou em seu lugar para presidir entre os irmãos de lá. Pois, quando Deus tem obra a fazer, nunca lhe faltarão instrumentos com que fazê-la.

(8.) Pedro nada mais tinha a fazer por enquanto senão prover sua própria segurança, e assim fez: partiu e foi a outro lugar mais discreto e, por isso, mais seguro. Conhecia muito bem a cidade e sabia onde encontrar lugar que fosse abrigo para ele.

Repare: Até a lei cristã de renunciar a si mesmo e sofrer por Cristo não ab-rogou nem revogou a lei natural da preservação de si mesmo e do zelo pela nossa própria segurança, na medida em que Deus dá oportunidade de provê-la por meios lícitos.

V. Tendo visto o triunfo dos amigos de Pedro em seu livramento, observemos em seguida a confusão dos seus inimigos por isso. Era tanto maior porque a expectativa das pessoas pela sua morte estava tão elevada:

  1. Os guardas ficaram em extrema consternação, pois sabiam quão severamente eram punidos por deixar fugir um preso que tinham sob seu encargo (v. 18).

Assim que amanheceu e descobriram que o preso se fora, houve não pequena agitação, ou contenda, como alguns leem, entre os soldados sobre o que acontecera com Pedro. Foi-se, e ninguém sabe como ou por onde. Julgavam estar o mais seguros possível dele ainda na noite anterior; ainda assim, agora o pássaro voou, e não podem ouvir relato nem notícias dele.

Isso os pôs em conflito uns com os outros. Um diz: “Foi tua culpa”; o outro: “Não: foi a tua”, sem outro modo de se inocentarem senão acusarem uns aos outros. Entre nós, se ao menos um preso por dívida escapa, o xerife deve responder pela dívida.

Assim os perseguidores do evangelho de Cristo foram frequentemente cheios de desgosto ao ver sua causa triunfando, apesar da oposição que lhe fizeram.

  1. Casas foram revistadas em vão à procura do preso resgatado (v. 19): Herodes o procurou e não o encontrou. Quem pode encontrar quem Deus escondeu? Baruque e Jeremias estão seguros, embora procurados, pois o Senhor os escondeu, Jeremias 36:26.

Em tempos de perigo público, todos os crentes têm Deus por esconderijo: segredo tão grande que lá o mundo ignorante não pode encontrá-los; força tão grande que o mundo impotente não pode alcançá-los.

  1. Os guardas foram chamados a prestar contas por fuga tolerada. Herodes examinou os guardas e, descobrindo que não podiam dar relato satisfatório de como Pedro escapara, ordenou que fossem mortos, segundo a lei romana e aquela de 1 Reis 20:39: “Se de algum modo ele faltar, então tua vida irá por sua vida”.

É provável que esses guardas tivessem sido mais severos com Pedro que o necessário, como o carcereiro em Atos 16:24, e o tivessem maltratado, assim como outros que foram seus presos por motivo semelhante.

Agora, justamente, são mortos por aquilo que não foi sua culpa, e também por aquele que os pusera a trabalhar para desgostar a igreja. Quando os ímpios são assim presos na obra das suas próprias mãos, o Senhor é conhecido pelos juízos que executa.

Ou, se não se tivessem assim exposto à justiça de Deus e se considerar duro que homens inocentes sofram assim pelo que foi puramente ato de Deus, podemos facilmente admitir as conjecturas de alguns:

Embora recebessem ordem de ser mortos para agradar aos judeus, tristemente frustrados pela fuga de Pedro, ainda assim não foram executados. Mas a morte de Herodes imediatamente depois a impediu.

  1. O próprio Herodes se retirou por isso: desceu da Judeia a Cesareia e lá permaneceu. Desgostava-se até o coração, como leão frustrado da sua presa.

Tanto mais porque havia elevado tanto a expectativa do povo judeu a respeito de Pedro, dizendo-lhes como muito em breve os satisfaria com a visão da cabeça de Pedro numa bandeja, o que lhes agradaria tanto quanto a de João Batista agradou a Herodias.

Isso o envergonhou por ser privado dessa vanglória e por ver-se, apesar da sua confiança, incapaz de cumprir suas palavras. É humilhação tal para seu espírito orgulhoso que não suporta ficar na Judeia, mas vai embora para Cesareia.

Josefo menciona essa vinda de Herodes a Cesareia no fim do terceiro ano do seu reinado sobre toda a Judeia (Antiq. 19.343). Diz que foi para lá solenizar os jogos realizados ali, com vasta aglomeração da nobreza e dos homens de posição do reino, pela saúde de César e em sua honra.

Versículos 20 a 25

A Morte de Herodes.

Nestes versículos temos:

I. A morte de Herodes. Deus lhe pediu contas não só por ter mandado matar Tiago, mas pelo desígnio e pela tentativa de matar Pedro. Pois os pecadores prestarão contas não só pela maldade dos seus atos, mas pela maldade das suas tentativas (Salmos 28:4), pelo dano que fizeram e pelo dano que teriam feito.

Herodes viveu apenas pouco tempo depois disso. Com alguns pecadores, Deus age depressa. Observe:

  1. Como se completou a medida de sua iniquidade: foi o orgulho que a completou. É o orgulho que geralmente precede mais imediatamente a destruição, e o espírito altivo, a queda.

Nabucodonosor fora homem muito sanguinário e grande perseguidor. Mas a palavra que estava na boca do rei quando os juízos de Deus caíram sobre ele era uma palavra orgulhosa: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei?”, Daniel 4:30, 31.

É glória de Deus olhar para todo orgulhoso e humilhá-lo, Jó 40:12. O exemplo aqui é muito notável e mostra como Deus resiste aos orgulhosos.

(1.) Ao que parece, os homens de Tiro e Sidom haviam ofendido Herodes. Essas cidades estavam então sob o jugo romano e haviam cometido certas faltas das quais Herodes se ressentiu muito. Estava resolvido a fazê-los sentir seu ressentimento.

Qualquer coisa mínima serviria de provocação para um homem tão orgulhoso e autoritário como Herodes, quando estava disposto a criar uma desavença. Estava muito descontente com esse povo, e eles teriam de saber que sua cólera era como o rugido de um leão, como mensageiros de morte.

(2.) Os ofensores se curvaram, convencidos, se não de terem agido mal, ao menos de que era inútil contender com adversário tão poderoso, que, tivesse razão ou não, seria forte demais para eles. Submeteram-se e se dispuseram a fazer as pazes com ele sob quaisquer condições. Observe:

[1.] Por que desejavam resolver o assunto: porque seu país era alimentado pelo país do rei. Tiro e Sidom eram cidades comerciais e possuíam pouca terra, mas sempre recebiam cereais da terra de Canaã. Judá e Israel comerciavam no mercado delas trigo, mel e azeite, Ezequiel 27:17.

Se Herodes promulgasse uma lei proibindo a exportação de cereais para Tiro e Sidom, o que não sabiam se homem tão vingativo não faria logo, sem se importar com quantos morressem de fome por isso, seu país estaria arruinado. Assim, tinham interesse em manter boas relações com ele.

Não é, então, sábio da nossa parte fazer as pazes com Deus e humilhar-nos diante dele? Dependemos dele de modo muito mais constante e necessário do que um país pode depender de outro, pois nele vivemos, nos movemos e existimos.

[2.] O método que empregaram para evitar uma ruptura: fizeram de Blasto, camareiro do rei, seu amigo, provavelmente por meio de subornos e bons presentes. Esse costuma ser o meio pelo qual os homens fazem dos cortesãos seus amigos.

É duro o destino dos príncipes que precisam ter não só seus assuntos, mas também seus afetos governados por instrumentos mercenários como esses. Ainda assim, homens como Herodes, que não se deixam governar pela razão, estariam melhor governados desse modo do que pelo orgulho e pela paixão.

Blasto tinha o ouvido de Herodes e tem a arte de abrandar seus ressentimentos. Marcou-se um momento para que os embaixadores de Tiro e Sidom viessem submeter-se publicamente, pedir perdão à sua majestade, lançar-se à sua clemência e prometer que nunca mais o ofenderiam de modo semelhante.

Aquilo que assim alimentará seu orgulho servirá para esfriar sua paixão.

(3.) Herodes apareceu com toda a pompa e grandeza que possuía. Vestiu-se com seu traje real (v. 21) e sentou-se no seu trono. Josefo relata o esplendor com que Herodes se apresentou nessa ocasião, Antiq. 19.344.

Diz que Herodes usou então uma veste de tecido de prata, tecida com tanta riqueza e confeccionada com tanta arte que, quando o sol brilhava, ela refletia a luz com fulgor capaz de ofuscar os olhos dos espectadores e causar-lhes assombro.

Pessoas insensatas avaliam os homens pela sua aparência exterior. Não são melhores os que se avaliam pela estima dessas pessoas, buscam-na e procuram conquistar seu favor, como fez Herodes, que pensava suprir com seu traje real a falta de um coração real.

Sentou-se no trono como se isso lhe desse o privilégio de pisotear todos à sua volta como escabelo dos seus pés.

(4.) Fez aos homens de Tiro e Sidom um discurso, uma oração esmerada. Provavelmente, depois de ampliar a culpa deles e elogiar sua submissão, concluiu com a garantia de que deixaria passar a ofensa e os receberia de novo em seu favor.

Orgulhava-se bastante de ter poder para conservar vivos os que quisesse, assim como para abater os que quisesse. Provavelmente os manteve sem saber qual seria sua condenação até proferir o discurso, para que o ato de graça lhes chegasse como surpresa ainda mais agradável.

(5.) O povo o aplaudiu, aquele povo que dependia dele e se beneficiava de seu favor. Soltaram um brado, e estas foram as palavras: “É voz de um deus, e não de um homem”, v. 22.

Deus é grande e bom, e eles pensaram que Herodes possuía tamanha grandeza em seu traje e trono, e tamanha bondade ao perdoá-los, que merecia ser chamado de nada menos que um deus. Talvez também seu discurso tivesse sido proferido com tal ar de majestade, misturado com clemência, que causou esse efeito nos ouvintes.

Ou talvez isso não viesse de impressão real na mente deles, nem de qualquer pensamento elevado ou bom que tivessem de fato formado a seu respeito. Mas, por pior que pensassem dele, estavam decididos a conquistar-lhe o favor e fortalecer a paz recém-feita entre eles.

Assim os grandes homens se tornam presas fáceis dos bajuladores se lhes dão ouvidos e os animam. Grócio observa aqui que, embora os magistrados sejam chamados deuses (Salmos 82:1), ainda assim os reis ou monarcas, isto é, pessoas individuais, não o são.

Isso para que não se desse respaldo aos gentios, que prestavam honras divinas aos seus reis vivos e mortos, como aqui. São um colégio de senadores ou um tribunal de juízes os chamados deuses: In collegio toto senatorum non idem erat periculi; itaque eos, non autem reges, invenimus dictos elohim.

Os que vivem pelos sentidos rebaixam Deus, como se fosse exatamente igual a eles, e divinizam homens, como se fossem deuses, admirando-lhes a pessoa por causa de alguma vantagem.

Isso não é só grande afronta a Deus, por dar a outros a glória devida só a ele, mas grande injúria aos que são assim bajulados. Faz que se esqueçam de si mesmos e os enche de orgulho a ponto de correrem o maior perigo possível de cair na condenação do diabo.

(6.) Herodes tomou para si esses louvores indevidos, agradou-se deles e orgulhou-se deles. Esse foi seu pecado. Não encontramos que tenha dado ordem particular aos seus confidentes para iniciarem tal brado ou porem essas palavras na boca do povo, nem que lhes tenha agradecido o elogio e se comprometido a corresponder à opinião que tinham dele.

Sua culpa foi ficar calado: não repreendeu a bajulação, não rejeitou o título que lhe deram nem deu glória a Deus (v. 23). Tomou a honra para si e quis que ela se concentrasse nele, que o considerassem um deus e lhe prestassem honras divinas.

Si populus vult decipi, decipiatur, se o povo quer ser enganado, que seja. E isso era pior nele, que era judeu e professava crer em um só Deus, do que nos imperadores pagãos, que tinham muitos deuses e muitos senhores.

  1. Como sua iniquidade foi punida: Imediatamente (v. 23), o anjo do Senhor o feriu, por ordem de Cristo, pois a ele está entregue todo o julgamento, porque não deu glória a Deus, pois Deus tem zelo pela sua própria honra e será glorificado naqueles por quem não é glorificado. Foi comido por vermes acima da terra e entregou o espírito.

Agora lhe eram cobradas contas por afligir a igreja de Cristo, matar Tiago, prender Pedro e por todos os outros danos que havia causado. Observe, na destruição de Herodes:

(1.) O agente era ninguém menos que um anjo, o anjo do Senhor. Era o anjo designado e encarregado de fazer isso, ou o anjo habitualmente empregado em obras dessa natureza, o anjo destruidor. Ou era o anjo que livrou Pedro na parte anterior do capítulo: esse anjo feriu Herodes.

Pois esses espíritos ministradores são ministros ou da justiça divina ou da misericórdia divina, conforme Deus tem por bem empregá-los.

O anjo o feriu com doença grave no exato momento em que se empavonava com os aplausos do povo e adorava sua própria sombra.

Assim o rei de Tiro disse em seu orgulho: “Sou um deus, sento-me no assento de Deus”, e pôs seu coração como o coração de Deus. Mas será homem, e não Deus, homem mortal e fraco, na mão daquele que o abate (Ezequiel 28:2-9). Assim também Herodes aqui.

Os príncipes poderosos precisam saber não só que Deus é onipotente, mas que os anjos também são maiores em força e poder que eles. O anjo o feriu porque não deu a glória a Deus. Os anjos têm zelo pela honra de Deus e, assim que recebem ordem, estão prontos para ferir os que usurpam suas prerrogativas e roubam a honra de Deus.

(2.) O instrumento da destruição de Herodes não era mais que um verme. Foi comido por vermes, genomenos skolekobrotos, tornou-se comido por vermes; é assim que deve ser lido. Estava podre e se tornou como um pedaço de madeira apodrecida.

O corpo no túmulo é destruído pelos vermes, mas o corpo de Herodes apodreceu enquanto ainda vivia e gerou os vermes que começaram a alimentar-se dele cedo. Assim morreu Antíoco, aquele grande perseguidor. Veja aqui:

[1.] Que corpos vis carregamos conosco. Trazem em si as sementes da sua própria dissolução, pelas quais logo serão destruídos assim que Deus disser a palavra.

Recentemente, descobertas surpreendentes feitas por microscópios mostraram a multidão de vermes existente nos corpos humanos e quanto contribuem para suas doenças. Isso é bom motivo para não termos orgulho dos nossos corpos nem de quaisquer dos seus atributos, e para não mimarmos nossos corpos, pois isso é apenas alimentar os vermes e alimentar os corpos para os vermes.

[2.] Veja que criaturas fracas e desprezíveis Deus pode fazer instrumentos de sua justiça, quando lhe agrada. Faraó é afligido por piolhos e moscas, Efraim é consumido como por uma traça e Herodes é comido por vermes.

[3.] Veja como Deus se agrada não só de abater os homens orgulhosos, mas de abatê-los do modo que mais os humilha e que sobre eles derrama mais desprezo. Herodes não é apenas destruído, mas destruído por vermes, para que o orgulho de sua glória seja eficazmente manchado.

Essa história da morte de Herodes é narrada em particular por Josefo, judeu, Antiq. 19.343-350:

“Herodes desceu a Cesareia para celebrar uma festa em honra de César. No segundo dia da festa, foi pela manhã ao teatro, vestido com aquele traje esplêndido já mencionado. Seus bajuladores o saudaram como um deus e pediram que lhes fosse propício.”

“Até então o haviam reverenciado como homem, mas agora confessariam haver nele algo mais excelente que a natureza mortal. Não recusou nem corrigiu essa bajulação ímpia, assim se expressa o historiador.”

“Mas imediatamente depois, ao levantar os olhos, viu uma coruja pousada acima de sua cabeça e, no mesmo instante, foi acometido por dor violentíssima nos intestinos e por cólicas no ventre, intensas desde o primeiro momento.”

“Voltou os olhos para os amigos e disse algo neste sentido: ‘Agora eu, a quem chamastes deus e, portanto, imortal, devo ser demonstrado homem e mortal’. Seu tormento continuou sem interrupção nem o menor alívio, e então morreu no quinquagésimo quarto ano de sua vida, depois de reinar sete anos.”

II. O avanço do evangelho depois disso:

  1. A palavra de Deus crescia e se multiplicava como semente lançada à terra, que brota com grande aumento, trinta, sessenta, cem vezes mais. Onde quer que o evangelho fosse pregado, multidões o acolhiam e por ele eram acrescentadas à igreja, v. 24.

Depois da morte de Tiago, a palavra de Deus cresceu, pois a igreja, quanto mais era afligida, mais se multiplicava, como Israel no Egito. A coragem e o consolo dos mártires, e o fato de Deus reconhecê-los, fizeram mais para atrair pessoas ao cristianismo do que seus sofrimentos para afastá-las.

Depois da morte de Herodes, a palavra de Deus ganhou terreno. Quando um perseguidor como ele foi retirado por um juízo terrível, muitos se convenceram de que a causa do cristianismo era sem dúvida a causa de Cristo e, por isso, a acolheram.

  1. Barnabé e Saulo voltaram a Antioquia assim que concluíram a tarefa para a qual haviam sido enviados. Quando cumpriram seu ministério, entregaram o dinheiro às pessoas apropriadas e zelaram para que fosse devidamente distribuído àqueles em favor de quem foi arrecadado, voltaram de Jerusalém.

Embora tivessem muitos amigos ali, ainda assim, naquele momento seu trabalho estava em Antioquia. Devemos estar onde se encontra nossa tarefa e só nos afastar dela pelo tempo necessário.

Quando um ministro é chamado para fora por algum serviço, depois de cumprir esse ministério deve lembrar-se de que tem trabalho a fazer em casa, que precisa dele ali e o chama para lá.

Quando Barnabé e Saulo foram a Antioquia, levaram consigo João, de sobrenome Marcos, em cuja casa materna acontecera aquela reunião de oração de que lemos em v. 12. A mãe dele era irmã de Barnabé.

É provável que Barnabé, e talvez Paulo com ele, se hospedassem ali enquanto estiveram em Jerusalém, e que isso tenha motivado a reunião naquela casa na ocasião, pois onde quer que Paulo estivesse haveria alguma boa obra em andamento.

A proximidade que tiveram com aquela família enquanto estavam em Jerusalém levou-os a levar consigo um filho dela ao voltar, para que fosse formado sob sua orientação e empregado por eles no serviço do evangelho.

Preparar jovens para o ministério e introduzi-los nele é uma obra muito boa para os ministros mais velhos cuidarem e presta bom serviço à geração que surge.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra